O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Quem deve dar o primeiro passo para a união dos benfiquistas?

. 27 comentários

O NGB, e em especial o Chairman deste blogue, o Geração Benfica, tem produzido muitos posts com linhas de pensamento, ideias, sugestões e caminhos para o nosso Benfica.

Felizmente, na blogoesfera benfiquista há alguns exemplos de quem não se limita a debitar 'palminhas' ao caminho institucionalizado do Benfica.

No NGB temos um único objectivo, cada um à sua maneira: o sucesso do Benfica.

Mas o ponto que quero tocar tem a ver com o repto lançado pelo GB quer a Bruno Carvalho, quer a outros para enterrarem os 'machados de guerra' e irem ter com Luis Filipe Vieira para apresentarem os seus contributos.

O principal problema dessa hipótese, na minha opinião, é o próprio Luis Filipe Vieira. 
O GB no seu último post falou nesse problema e concordo inteiramente com o que escreveu.

O que parece é que para o presidente do Benfica temos 2 grupos distintos. 
Os das Casas do Benfica, onde LFV fala pelos cotovelos e comunica com os sócios presentes, e os outros 'gajos' que aparecem nas AG's que LFV ignora, considera um estorvo e mostra um fastio enorme em sequer suportar a sua presença. 

E quem é que tem vontade de falar com alguém cujo único objectivo parece ser encontrar uma forma airosa de calar as vozes incómodas?
Temos 2 exemplos na direcção do clube. Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz. 
2 vozes da oposição, que com motivações diferentes, aceitaram integrar a direcção de LFV.
Enquanto Varandas Fernandes procurava poleiro e exposição mediática sem nada para trazer de valor ao Benfica, já José Eduardo Moniz traz muitos outros contributos, experiência e liderança muito necessários ao actual Benfica.
Infelizmente, parece que isso não está a ser valorizado dentro do Benfica e estamos a perder o contributo de JEM, por exemplo, para algo tão importante como a BTV.

Seja quem for que queira dar algum contributo ao Sport Lisboa e Benfica, dificilmente o conseguirá enquanto o presidente do clube, Luis Filipe Vieira, continuar a encarar os benfiquistas da forma acima descrita.

O papel unificador cabe SEMPRE ao líder. Só quem nunca liderou é que pode pensar o contrário. 


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. Anónimo8/7/13 10:34

    A serio? Acreditas emsmo no que dizes? :
    "e estamos a perder o contributo de JEM, por exemplo, para algo tão importante como a BTV. "

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê? Tu tens algum sinal do contrário? Não sei onde...

      Eliminar
  2. Anónimo8/7/13 10:44

    patriarca disse:

    De facto para podermos VENCER certos "Sistemas" Instalados e que geralmente lutam para derrubar o Benfica é necessária e urgente a UNIFICAÇÃO dos Benfiquistas, de todos aqueles que sentem o dia a dia do SEU Benfica, sem qualquer pretensão que não seja ganhar e que tudo corra bem ao Glorioso. O Afastamento dos Benfiquistas ou o alheamento dos factos por parte da Nação Benfiquista é uma Vitória para o Sistema Instalado e para PERPETUÁ-LO como se tem vistos nas ultimas décadas e ESTA ÉPOCA está MUITO FORTE.
    Não acredito no JJ, aliás NUNCA acreditei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um ponto que não parece incomodar muitos dos benfiquistas que apoiam cegamente esta direcção. Se para levarem a sua avante, têm de excluir benfiquistas, fazem-no sem problemas. Isso é dividir e um clube dividido nunca pode ter um bom futuro.
      Olham para o Sporting.

      Eliminar
  3. A partir do momento em que lançam reptos a Bruno Carvalho acho que automáticamente tá tudo dito...
    Não se esqueçam de lançar também ao Damásio, ao Gaspar Ramos e já agora ao Vale e Azevedo que pelos vistos até já é santo...
    E o que é te leva a crer que não tamos a ter o contributo do JEM na BTV ?!?! mas precisas que ele começe a apresentar o telejornal para teres percepção do que ele faz ?

    Eu gostava mm de ver era as teorias deste blog há 13 anos atrás quando o benfica estava completamente de rastos e nem as contas da EDP se pagavam...

    E esses "gajos da AG que o LFV ignora" quando começarem a mostrar que são mais de um grupinho desejoso de agarrar um tacho no benfica...talvez comecem a ser levados a sério...

    Porque é curioso...quando no Benfica não havia dinheiro para nada, não existia esta gente toda "preocupada"....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro S.8/7/13 11:10

      Ai é??À 13 anos atrás o Benfica ganhava mais trofeus que agora, e sem dinheiro como dizes! Já que não houve Benfica á 13 anos atrás consegues dizer aqui á malta quem era LFV? Quem foi nas assembleias antes dos 13 anos? O que faz LFV parecer que é melhor que JVA? JEM sem a Benfica TV estaria a trabalhar no clube ou era mais um daqueles que pertencia ao "grupinho desejoso de agarrar um tacho"!?
      Era engraçado saber a tua opinião...

      Eliminar
    2. Moskow, voltamos sempre com os mesmos fantasmas. 13 anos depois o único argumento são os fantasmas.

      E a ti o que te leva a crer que JEM está a participar seja no que for na construção da nova BTV? É que estou mesmo curioso para ver aquilo em que te baseias.

      Para essa história das 'contas da EDP' tenho uma pergunta a fazer-te: quem é que avançou com dinheiro vivo para todas essas 'contas' penduradas nos primeiros tempos de Vilarinho? Foi LFV?

      Eliminar
    3. Anónimo8/7/13 11:48

      Moskow, Gaspar Ramos!?

      Meu caro, quem te dera ter um responsável para o futebol como tivemos o Gaspar Ramos, pah!

      Ah esquece! tens 20 anos e não sabes o que isso é! Só tens "memória Vieira"!

      Eliminar
    4. GeracaoBenfica não, por acaso tenho 32 anos, e se queres mm saber tenho memória "João Santos", "Jorge de Brito", "Damásio", "Vale e Azevedo", "Vilarinho" e sim....memória "Vieira", mas gostei da tua superioridade com essa do "Ah esquece! tens 20 anos...." mostraste bem o teu nível!

      Shadows não tem a ver com fantasmas, simplesmente dei exemplos de pessoas claramente incompetentes (na minha opinião)
      Como podia ter falado em dirigentes de outros clubes, em que os adeptos também acharam que eram bons dirigentes, e no final...não eram!!!

      Pedro S. primeiro que tudo eu não disse que o Benfica não existia há 13 anos, apenas disse que estava de rastos.
      E peço desculpa, mas tens mm que me relembrar o que o Benfica ganhou com o Jupp Heynkes há 13 anos porque eu não me lembro de nenhum titulo...aliás, o que eu me lembro é isto:

      98/99
      P J
      1 FC Porto 79 34
      2 Boavista 71 34
      3 Benfica 65 34

      99/00
      P J
      1 Sporting 77 34
      2 FC Porto 73 34
      3 Benfica 69 34

      00/01
      P J
      1 Boavista 77 34
      2 FC Porto 76 34
      3 Sporting 62 34
      4 SC Braga 57 34
      5 U. Leiria 56 34
      6 Benfica 54 34

      Mas pronto...se antigamente estávamos bem e eu só tenho memórias Vieira então peço desculpa...

      Eliminar
    5. Oh Moskow estes meninos pensam que os outros precisam de ter vivido esses tempos para saberem como quase iam destruindo o SLB. Mas posso lembrar-lhes que Gaspar Ramos disse :-"Serão os sócios do fcp que correrão com pc"...isto quando ele entrou.
      Os sócios do SLB lembram-se de Gaspar Ramos chamar a Policia de Choque quando os adeptos e sócios passaram a vedação e se sentaram à espera do fim do jogo para comemorarem a conquista de um campeonato.tive que fugir da bancada pois tinha comigo o meu filho com medo de que o atingissem na carga policial. Estes meninos saudosistas de vigaristas que andaram a levar o SLB à ruina com o mito de que iam ganhar tudo sem ser preciso dinheiro nem organização pararam no tempo. Há erros pois corrijam-se...mas estes meninos não querem corrijir.ELES SIM QUEREM SER DONOS DO SLB...

      Eliminar
    6. Moskow, agora percebi melhor o que dizias, mas continuo a não concordar com parte do que escreves.
      Falas em Damásio, um que entregou a LPFP nas mãos do PC, que deixou o clube na miséria, um tipo bem pior que o JVA e no entanto fez parte da comissão de honra de LFV nas últimas eleições. Não há 2 tipos de vigarista. JVA e Damásio são farinha do mesmo saco. Porque nunca se fala na herança de Damásio, bem mais pesada?
      E o que temos ganho nestes últimos 12 anos? Nos últimos 4 anos? A quantos pontos ficamos do FCP no 2º ano de JJ?
      E não comentaste as perguntas que te fiz...

      Eliminar
    7. Incrédulo Silva, tenho pena que essa conversa toda tenha desaparecido quando desafiei os apoiantes da atual direcção a defender a política e decisões da mesma.
      Dei todo o espaço e 2 desses conmentários irão ser transformados em posts.
      Aliás, todos os como tu nem piaram. São valentões para vir insultar, mas só servem para isso.
      Sabes porquê? É fácil vir dizer que os outros estão errados sem apresentar soluções ou alternativas.
      Vir defender decisões é que é mais complicado.
      Nós no NGB criticamos o que é preciso mas damos alternativas quando algo não está bem.
      Falas muito, mas de ideias e conteúdo deixas muito a desejar. Como seria de esperar.

      Eliminar
    8. Shadows deves estar a ver-te ao espelho. Insultei quem? Insultos é o que fazes constantemente a todos os que dirigem o SLB depois do caos de JVA. Que soluções apresentas?Nenhumas e só pensas em derrubar a Direcção sem dizeres o que farás se eles cairem. Onde estavam vc's quando o Clube estava na ruina sem dinheiro para mandar cantar um cego. OITO MESES de salários em atraso aos jogadores. Atacas o Damásio dizendo que entregou a LPFP aos corruptos. Não, quem entregou foi quem deixou o SLB sem capacidade de combate pq bastava os corruptos acenarem com contratos e todos, repito TODOS os jogadores saiam de borla e com o SLB a ter que pagar indemnizações. Foi JVA quem mandou embora o JVP só pq este não aceitou ser vendido para Espanha para não encher os bolsos do JVA e quejandos. Disse que o JVP saia sem custos para o SLB e depois o SLB teve que pagar 100 mil CONTOS ao JVP. Podes vir com muita conversa mas tudo não passam de tretas. Aliás gostava de saber o que fazes na vida para passares o dia todo aqui na net. É o teu emprego?Fazer campanha anti-Benfica.Damásio deixou uma herança? Mas quem avançou com 500 mil contos para evitar a debandada dos jogadores? Vc's NGB não são mais do que o apendice do GB apoiantes de bc. Mostrem o que fizeram de util pelo SLB e deixem de passar a vida só a falar mal.O Moskow disse que tem 32 anos e por isso conhece uma parte da hist´ria do SLB mas eu tenho exactamente o dobro da idade dele.Sei bem como vc's passam o tempo a tentar manipular e já estão como o JVA. Mentem tanto que j+a acreditam nas mentiras...

      Eliminar
    9. Que confusão vai nessa cabeça!!! Baralhas tudo e ainda vives obcecado com o JVA, que está...PRESO!

      Deves-me estar a confundir com alguém sempre a falares no JVA...nunca fui apoiante dele nem votei nele. Mas das poucas coisas que fez bem foi mandar embora o JVP. Sabes o que era o balneário do Benfica com JVP naquela altura? O balúrdio que custava aquele jogador e o desequilibrio perante os outros?

      Quanto a Damásio, não inventes! Damásio APOIOU Pinto da Costa para a Presidência da LIGA!
      Damásio, esse sim, deixou o clube nas LONAS! O caos de que falas veio daí.
      JVA colocou mais uns pregos no caixão. Podes vir com a conversa estafada para os putos de 20 e tal anos...para quem já cá anda há mais tempo isso não cola.

      Compara a dívida no tempo do papão JVA e a dívida agora. Ela vai ter que ser paga. Assim como a dívida do nosso país, que cresceu de forma incrível nos últimos 10 anos e agora estamos todos a pagar a factura. Isso sim deveria ser uma preocupação. Temos credibilidade com os bancos? Fantástico. Mas quando é que irá parar o crescimento do passivo? Vais vender o estadio e os jogadores para pagar tudo? Isso é que gostava de te ver analisar.

      Outra mentira que contas é que alguém esteja interessado em fazer cair a direcção. No NGB estamos interessados é no sucesso do Benfica. Não passamos cheques em branco a ninguém.
      Queremos que quem dirige o clube faça o melhor. Não nos contentamos com vitórias morais.

      Não apoiamos ninguém como grupo, e damos voz neste blogue a todas as personalidades benfiquistas que queiram e tenham algo de útil a dizer. Bem como aos ilustres leitores e visitantes do NGB.
      Mas digo-te isto: até podíamos apoiar o zé benfiquista da esquina. O que tu tens a ver com isso?

      O que te desafio é a fazeres um texto onde defendas a política da actual direcção. Escreve e manda para o endereço do blogue que publicaremos. Ou isso jé é pedir demas a quem 12 anos depois ainda sonha com o homem que está preso?

      Eliminar
  4. Sobre o texto tenho a seguinte opinião: é normal os Presidentes terem uma simpatia especial com as casas dos clubes,pois é aí que começa o fervor clubista e LFV tem sabido aproveitar essa situação.Nas Assembleias a participação dos sócios é muito pequena,e muitas vezes alguns só querem falar em coisas fora da ordem dos pontos para a qual a Assembleia foi marcada.No Benfica tem que haver espaço para todos expor os seus pontos de vista,mas julgo que são nas eleições estatutárias para os órgãos sociais,que os sócios devem votar naqueles que vão ao encontro dos seus pensamentos.Depois disso terá que haver uma certa paz,para que os vencedores cumprem as suas promessas eleitorais.Ainda bem que no Benfica há sempre pessoas disponíveis para trabalharem pelo clube,coisa que no da minha terra (Santo Tirso) ninguém aparece para assumir o comando do Tirsense há muitos anos.Porque será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será por o Tirsense não ter património imobiliário? (Não sei se tem...)

      A intervenção dos sócios não se esgota nas eleições, meu caro. As AG's sempre foram lugar de discussão e debate, tendo sempre havido espaço para pontos fora de ordem.
      A ideia que passa é que qualquer AG é um fardo para esta direcção.

      Eliminar
    2. Anónimo8/7/13 11:49

      "é normal os Presidentes terem uma simpatia especial com as casas dos clubes,pois é aí que começa o fervor clubista"

      ERRADO: É aí que se ganham eleições!

      O fervor sempre esteve nas AG!

      Eliminar
    3. O fervor sempre esteve nas AG!

      ERRADO: O fervor clubista está em cada lar benfiquista!

      Não precisei de ir a uma casa do Benfica ou a uma AG para me tornar benfiquista! Foi o meu pai que me transmitiu esses valores! E os meus amigos mais proximos que, como eu, seguem a vida do nosso clube relatam o mesmo!

      Eliminar
  5. Este post serve para vocês reflectirem!!!

    Quero com isto dizer que se vocês acham que têm ideias que podem ajudar o Benfica, então sejam vocês a dar o passo e a assumir tudo o que aqui escrevem, seja numa AG, seja no gabinete do presidente.

    Já que andam a desafiar pessoas para criar um grupo de trabalho em prol do Benfica, então força, avancem!!! Unam-se com Bruno Carvalho, falem com o juiz Rangel, elaborem um documento com propostas/projectos para melhorar o Benfica.

    E não digam que o presidente não vos recebe e coiso e tal... Sem tentarem nunca poderão dizer que o presidente não vos ouve!!!!

    Fica o desafio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, estás a referir-te às AG's interrompidas?
      Aquelas em que o presidente passa o tempo a falar ao telemóvel, ignorando quem está com a palavra?
      Ao gabinete em que entram opositores à política de LFV e saem defensores 'até à morte' de LFV e não do Benfica?
      Não sejamos ingénuos.

      Eliminar
  6. Smells like a PUTSCH !!! Gosto do que foi feito até agora e gosto dos projetos futuros do NOSSO Presidente LFV que continua com toda a minha confiança. A "coisinhas" à melhorar mas nada de dramático.
    Sou da geração dos anos 80 e penso que nenhuma sofreu tanto como a minha.
    O nosso amor pelo BENFICA começou com "operações coração" para salvar o que parecia morto.
    O nosso amor pelo GLORIOSO começou em épocas em que treinadores vinham e iam só o tempo de encaixar o cheque.
    O nosso amor pelo SLB não começou com o Phoenix em pleno brilho mas quando estava em cinzas.
    Em 30 anos, vi e vejo e mesmo se há sempre detalhes à melhorar, o que vejo hoje permite me fazer uma coisa que não fazia há 30 anos de benfiquismo: JÁ NÃO TENHO MEDO DO NOSSO FUTURO NEM DOS ADVERSÁRIOS.
    E a minha opinião e vale o que vale.

    Mas isto tem cheiro a putsch...

    Bruno Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno,

      A tua noção de democracia fica arrumada quando utilizas essa expressão. Ou pensavas que só tu é que a conheces? :)
      Já vi muito o Benfica para ir na conversa das cinzas e coisa que o valha.
      Olha para o Sporting. Pior que aquilo o Benfica não estava nem de perto. A banca só teve que apoiar pois está muito em jogo.

      Pois eu nunca tive medo dos adversários nem do futuro. Tenho medo sim é de quem se tem alimentado do Benfica como parasitas sem trazer nenhum valor acrescentado.
      Isso, aparentemente, não preocupa alguns benfiquistas.

      Eliminar
    2. Shadows,

      Se leres a definição de Putsch verás que ainda não chegaram la, mas estão no caminho esta certo.

      Pode ser esse o problema, já viste demais e a realidade alterasse com o tempo.

      Em claro para ti não havia real problema naquela altura, mas hoje estamos a beira da... Apocalipse ?? Really ?

      Onde esta o NOSSO E PLURIBUS UNUM ??

      E os tais parasitas são as tais "coisinhas" que resta a modificar. Claro que preocupa, mas toca me uma sem mexer na outra.

      Boa sorte para as próximas eleições.
      Mas isto cheira me muuuuuito mal.

      VIVA O GLORIOSO

      Bruno Silva

      Eliminar
  7. Anónimo8/7/13 23:35

    No dia em que a capacidade de liderança de alguem consiga tranquilisar dementes e pessoas compulsivamente desonestas intelectualmente, as farmaceuticas vão à falência. Até lá há que ter paciencia e dar um desconto, o que por vezes se confunde com indiferença. Os ignorantes esses embarcam em qualquer discurso populista.
    Quem pode ficar indiferente a um Ricardo ou um Shadows e tantos outros que através da polemica vão captando a ignorância de uns e a indignação de outros. Não ser indiferente é apesar de tudo diferente de lhes dar importância e aí resida talvez a maior falha mas será que o presidente do Benfica tem tempo para dispensar a todos os que têm ideias, criticas ou duvidas?
    E se alguns deles forem individuos que publicamente o desrespeitam, devem ser ouvidos antes de publicamente pedirem desculpa por tudo o que de ofensivo escreveram ou afirmaram?
    Em principio sou da opinião que os sócios devem ser ouvidos em toda e qualquer circunstância mas o problema é que se trata de uma utopia.

    Fernando Tomás

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando,

      Foi essa 'utopia' que transformou o Benfica num clube diferente e onde a democracia imperou mesmo num tempo em que no país isso não existia.
      Podes estar a escolher ignorar ou não te lembrares, mas os sócios eram ouvidos nas AG's que duravam o tempo que fosse preciso.
      Era uma confusão muitas vezes? Sem dúvida. Mas é um direito!
      Os sócios e os adeptos SÃO O CLUBE.

      Pensar que o problema reside nos 'Ricardos ou nos Shadows' é que é ser desonesto intelectualmente, caro Fernando.
      A liberdade tem dessas coisas. A 'canalhada' insubmissa pode falar aquilo que desagrada ao poder. Isso é insultar? Onde está o sucesso do caminho dos últimos 12 anos?
      Mais uma vez, lamento que quem discorda desses ordinarões chamados Ricardo e Shadows, entre outros, não seja capaz de defender com factos o caminho em que acreditam.
      É que o Ricardo e o Shadows fazem-no.

      Eliminar
  8. A mentira muitas vezes repetida não se transforma em verdade, Onde está o sucesso do caminho dos 12 anos? Só quem é cego não vê. O que era o SLB há 12 anos? Uma manta de retalhos de dividas, completamente desorganizado.Caos em tudo.Instalações desportivas inexistentes. Fontes de recieta todas destruidas.Jogadores de qualidade a recusarem-se a representar o SLB. Destruir tudo o que se havia construido de bom foi num ápice. Reconstruir leva muito mais tempo. Só quem não quer ver é que não vê. Hj o SLB é respeitado, tem todas as suas modalidades em crescendo e começando a ter campeões crónicos. Ainda não se atingiu o pleno porque falta nos seniores? Mas para lá se caminha sendo que o caminho de espinhos está a ser limpo. Dizer que nada se fez de sucesso é alem de mentir é fazer demagogia. Há erros? Há sim senhor mas não é com insultos e manobras escondidas nem à bomba que se resolve o problema do SLB. Fala muito que nGB dá muitas soluções para resolver problemas. Digam lá onde apresentaram soluções para resolução dos "bombistas" que provocam anualmente mais de UM MILHÃO DE EUROS DE MULTAS? Qual a solução para evitar que o SLB seja castigado com jogos da CL à porta fechada? Tb é culpa da Direcção? Tb foi culpa da direcção que sejamos chamados de "assassinos" por causa dum tresloucado ter morto um adepto de outro clube? Metam a mão na consciencia e deixem trabalhar quem quer trabalhar. NADA PIOR PARA QUEM TRABALHA DO QUE QUEM NADA FAZ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um tresloucado quê?!? Tu sabes lá o que dizes!!
      Era costume(o que não quer dizer que fosse correcto!!) todas as claques usarem very lights. E quem vir as imagens só com grande dose de maldade é que pode dizer que houve ali alguma tentativa de matar alguém. Infelizmente aconteceu e o culpado pagou por ter manuseado no meio de uma molhada de gente a festejar um golo um artefacto tão perigoso.

      Quanto aos petardeiros, como lhes chamas, porque tu ò valentão, não vais para a entrada do NN com um cartaz contra os petardos? Nunca viste lá a polícia a revistar? Sabes o que é um petardo?

      Quantas vezes é que o presidente do clube chamou os responsáveis das claques para os sensibilizar para esse assunto?

      Quantas vezes não condenamos aqui esse comportamento?

      Essa dos campeões crónicos...está a ver que modalidade? Só ser for o Basket e mesmo assim...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking