O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Os direitos televisivos III

. 19 comentários


Portugal, 19 de Julho de 2013



Neste último texto sobre o malfadado (pelas suspeitas de pagamentos de comissões que legitimamente levanta) assunto dos direitos televisivos, começo por dizer que já sou subscritor da Benfica TV Premium e que recomendo a todos os benfiquistas que acompanham o futebol, a aderirem. Podemos discordar da linha editorial da estação, demasiado virada para o culto do líder, mas não podemos ignorar que são estas receitas que irão (?) equilibrar as contas da SAD. E por tabela as contas do Clube. Isto se o Sr.º Vieira não continuar a construir “esquemas” para gastar em mais e mais jogadores, a pagar mais e mais indemnizações, etc. Recordo que esta época o Benfica já gastou entre 15 e 20 milhões em contratações (o “faz que é Presidente” diz que temos de estar preparados para os tempos difíceis que se avizinham – os adeptos acreditam) e ainda não vendeu nada...

Recuperemos o que foi dito nestes últimos meses:

A CMVM pediu explicações à SAD do Benfica sobre a intenção de passarem os direitos televisivos do clube para a Benfica TV na próxima época”. 25 de Outubro 2012, SAPO online. Qual a contrapartida que o Clube recebeu por “oferecer” os direitos televisivos à Benfica TV?


Em termos futuros, Domingos Soares de Oliveira acredita que vai ser ainda mais risonho. “Todos sabem que temos um grande desafio que são os jogos do Benfica em casa e a intenção do presidente é que estejam disponíveis na Benfica TV a partir de Junho de 2013. Esse passo, uma vez dado, vai mudar radicalmente a Benfica TV, quer do ponto de vista de distribuição, quer do ponto de vista conteúdos. Vai ser uma Benfica TV muito mais atraente, que os benfiquistas terão cada vez mais orgulho””, afirmou. DSO, Benfica TV, 10 de Dezembro de 2012. Sim, vai ser risonho para os benfiquistas e para a Benfica TV que passa a ser detentora dos milhões que esses direitos televisivos geram.


A Benfica TV vai passar a ser um canal pago a partir de julho, não estando ainda definido quanto custará aos telespetadores que vierem a estar interessados em subscrever o canal, indicaram hoje os responsáveis do clube”. SAPO DESPORTO 1 de Março. E assim foi até ao dia 30 de Junho. Ninguém sabia, excepto a MEO, qual o valor a pagar pela mensalidade.

O Benfica pode ser o primeiro clube do mundo a emitir em exclusivo os seus jogos em casa num canal pago detido pela própria SAD. Fontes do mercado consideram a ideia «arriscada», mas a direcção benfiquista assegura ter um estudo que garante a viabilidade do projecto”. BOLA online 12 de Março. O famoso estudo garantia a viabilidade do projecto mas não conseguiu fixar o valor da mensalidade… Será que existiu algum estudo sério e credivel, ou apenas umas contas feitas pelo contabilista da SAD? Tenho as minhas dúvidas…

Domingos Soares de Oliveira, administrador da SAD do Benfica, confirmou hoje que as negociações com "todas as plataformas" para a transmissão dos jogos de futebol do clube fecham até final de Abril”. SOL/Lusa, 9 de Abril. Neste tópico faltou dizer quanto vai pagar a Benfica TV para ser transmitida em cada uma das plataformas… Mas como também não disseram – problema do Estudo - quanto iamos pagar pela assinatura mensal, fico com a ideia que isto anda tudo à sorte…

Na temporada que agora está a terminar, 2012/2013, a Juventus, bicampeã em título, vai receber 95,9 milhões de euros referentes aos direitos de televisão.  Em segundo lugar aparece o Milan (79,91 milhões de euros), em terceiro o Inter (79,82 milhões de euros), depois o Nápoles (61,54 milhões de euros), a Roma (59,82 milhões de euros), a Lazio (48,8 milhões de euros) e a Fiorentina (43,59 milhões de euros)”. BOLA online, 30 de Maio. Curiosamente em Portugal, a Olivedesportos sempre negociou os direitos televisivos dos 3 grandes, numa base de retribuição semelhante. Os “representantes” do Benfica aceitaram esse principio. De borla? Insisto…

A exploração dos direitos televisivos directamente por parte do Benfica, à partida é um enorme passo na afronta a um “sistema” complexo que começa nas nomeações dos árbitros de futebol, passa pelo branqueamento ou polemização, conforme as equipas beneficiadas ou prejudicadas pelos erros dos árbitros, e também consoante o nome dos árbitros, e terminava numa retribuição financeira que colocou o Benfica e o seu recorde de sócios no Guiness, ao nível do FCP e do SCP, durante 10 anos.

O esquema funcionava bem e dava os titulos sempre ao mesmo clube. Com este passo do Benfica, há 15 jogos que a Sportv vai deixar de manipular e 15 arbitragens que deixarão de ser condicionadas por eles. Quer dizer: espero que a BTV tenha instruções para repetir tantas vezes os lances polémicos, como a Sporttv! O meu receio (bem real) é ver a BTV deixar passar casos gravissimos como no Benfica-FCP em juniores, onde nos sonegaram 2 penaltys e a palavra “penalty” só a muito custo saiu da boca dos assalariados da BTV. Comparando com o caso Capela, onde se manipularam imagens para tirar conclusões erradas, o referido jogo de juniors apresentou lances mais limpos e de fácil visibilidade onde fomos sempre prejudicados.

Entretanto hoje saiu a seguinte noticia:

O presidente do Conselho de Administração da Sport TV, Joaquim Oliveira, disse hoje aguardar a decisão final da Autoridade da Concorrência (AdC) sobre o controlo conjunto da Sport TV pela Portugal Telecom (PT) e pela Zon.” – SAPO ONLINE, 18 de Julho. Que é que isto quererá dizer e que implicação poderá ter na Benfica TV? Não sei, mas ainda não me consegui convencer da bondade do actual projecto de Vieira para o Benfica e seus direitos televisivos. A prova está em que, primeiro transferiu os direitos televisivos (que valem milhões) do Clube para a Benfica TV (roubo n.º 1). Depois transferiu o capital social da Benfica TV para a Benfica SAD (roubo n.º 2). Em 3 “penadas”, o Clube, tecnicamente falido em mais de 90 milhões de euros (!), fica sem a maior fonte de receitas que qualquer clube de futebol tem. Tudo em favor da SAD onde o Sr.º Vieira, Joaquim Oilveira, BES e Somague têm uma parcela de quase 20% do capital social...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. “Isto se o Sr.ºVieira não continuar a construir “esquemas” para gastar em mais e mais jogadores, a pagar mais e mais indemnizações, etc. Recordo que esta época o Benfica já gastou entre 15 e 20 milhões em contratações”

    Não estou aqui para fazer advogado de LFV, nem de ninguém em particular. Mas a verdade é que se formos analisar o período de tempo em que Quique Flores foi contratado até hoje; ainda sem nenhuma venda feita como EAGLE01 realça… entre compras e vendas de jogadores; o Benfica gerou lucro.

    Mas já agora esclareça e explique lá a todos os benfiquistas esses "esquemas". É que se o fizer é mais de meio caminho de os benfiquistas fazerem a LFV o que fizeram a VA. Ou não confia na honestidade dos Benfiquistas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na honestidade dos benfiquistas eu confio. Não confio é na capacidade de inteligência dos benfiquistas. Você vem aqui dizer que o Benfica gerou lucro nestes anos. Eu analiso as contas e vejo prejuízos nos últimos mesmos anos. Alguma coisa não bate certo...

      Esquemas? Olhe, eu diria que analisando as contas bancárias dos empresários, talvez tivéssemos uma chave do problema...

      Eliminar
  2. “(o “faz que é Presidente” diz que temos de estar preparados para os tempos difíceis que se avizinham – os adeptos acreditam) e ainda não vendeu nada...”

    Bem até foi o primeiro a vender e ainda não estávamos a meio da época passada. Bruno César, lembras-te. O Nolito também já foi. Mas esta tua afirmação só reforça que o Benfica está preparado para esses tempos difíceis e não tem necessidade de vender sem mais nem menos; de vender por vender… se não o Cardozo e o Matic há muito que tinham sido vendidos. Mas tenho a certeza que se o tivesse feito, vinhas para aqui dizer cobras e lagartos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno César e Nolito foram vendidos em instantes diferentes. Bruno César em Janeiro da época passada, e ao desbarato, Nolito de facto foi vendido já neste defeso. Um pequeno erro de pormenor da minha parte.

      Bruno César e Nolito, vendidos em instantes diferentes, eram dois jogadores descontentes e que havia que resolver. BC saiu pelo preço de compra, o que na minha opinião se deveu a ser trocado pelo Salvio (que tendo feito uma época ao nível do que tinha feito BC, apenas foi comprado para que o Atlético pagasse o que devia ao FCP). Nolito rendeu 3 milhões, parece-me razoável tendo em conta que também foi trocado pelo Ola Jonh que de seguida foi vendido a um fundo que, dizem, é de Adelino Caldeira, Salvador e Jorge Mendes.

      Em contrapartida o Benfica já gastou mais de 15 milhões, julgo que cerca de 20 milhões em contratações e não há perspectivas de equilibrar a balança. Excepto se vender mais um dos craques... Tal como fez nos anos anteriores.... Di Maria, Ramires, David Luiz, etc...

      Eliminar
  3. “A CMVM pediu explicações à SAD do Benfica sobre a intenção de passarem os direitos televisivos do clube para a Benfica TV na próxima época”. 25 de Outubro 2012, SAPO online. Qual a contrapartida que o Clube recebeu por “oferecer” os direitos televisivos à Benfica TV?”

    Vai ao site da CMVM e vê o que foi comunicado. E depois se não bastar vai ver e analisar os R&C da Sad passados e futuros. Quanto ao Benfica clube analisa o R&C. Eu sinceramente não sei, mas ainda não me quis informar. Até lá não levanto ondas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até lá não levantas ondas, porque se calhar és um crente. Eu quando vejo o buraco - situação liquida - do clube Benfica superior a 80 milhões de euros, não posso ser crente...

      A noticia era:

      A CMVM pediu explicações à SAD do Benfica sobre a intenção de passarem os direitos televisivos do clube para a Benfica TV na próxima época. «Sim, estamos a aguardar o comunicado da SAD do Benfica», depois das declarações do presidente do clube. «Foram pedidos esclarecimentos», sublinha fonte oficial da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) questionada pela Lusa. «O que está em causa é a afirmação [de Luís Filipe Vieira à SIC] de que os direitos passam para a Benfica TV, porque a não renovação do contrato com a Olivedesportos já tinha sido comunicada», explicitou a mesma fonte da CMVM. 25 de Outubro 2012, SAPO online

      Eliminar
  4. “Sim, vai ser risonho para os benfiquistas e para a Benfica TV que passa a ser detentora dos milhões que esses direitos televisivos geram.”

    EAGLE01, já paraste para pensar, para ver que não é assim tão ilógico. Em primeiro lugar o Benfica clube é o accionista maioritário da Benfica SAD, logo da Benfica TV. A Benfica TV, anteriormente vivia das modalidades; agora vai viver essencialmente dos jogos da equipa principal e da equipa B de futebol; que fazem parte do universo da Benfica SAD. O investimento que a Benfica TV vai ter que fazer e já está a fazer é mais apropriado ser feito pela SAD que pelo o Clube. Claro que é bom saber quais as contrapartidas que o clube irá ter directa ou indirectamente. Como disse de forma indirecta o clube tem a maioria de capital nas duas sociedades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei qual a percentagem que o clube tinha da Benfica TV. Tenho ideia que era uma percentagem muito grande.

      O Clube é que tem suportado todas as despesas de investimento. Quando está na hora de receber, mudam-se as regras.

      O Clube tem 67% da SAD ou por aí. Mas se tivesse 80% da BTV os ganhos seriam maiores para o clube e menores para a SAD que julgo que tinha o remanescente do capital social.

      Isto vem na sequência do ultimo Orçamento aprovado em que o Clube Benfica contrai um empréstimo de 400 mil euros para pagar o Museu que abre no dia 26 e as receitas, porque questões fiscais, vão para a Benfica Estádio... curiosamente mais uma que está no universo SAD... Os roubos sucedem-se e agora ninguém diz nada...

      Eliminar
  5. “O famoso estudo garantia a viabilidade do projecto mas não conseguiu fixar o valor da mensalidade… Será que existiu algum estudo sério e credível, ou apenas umas contas feitas pelo contabilista da SAD? Tenho as minhas dúvidas…”

    EAGLE01, estás no teu direito em duvidar, como outros em não duvidar. A única coisa que sei é que a vontade de a grande maioria dos Benfiquistas de ver o Benfica a deixar de estar subjugado pelo Joaquim Oliveira era tão grande; que até com prejuízo aceitam de bom grado este ou outro qualquer projecto alternativo ao da Sport TV; onde eu me incluo. Pois como já escrevi aqui; este passo é o primeiro para a independência estratégica futura do Benfica e esta é mais importante que o dinheiro oferecido por JO de forma a manter o garrote á volta do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não contesto isso, apenas a série de aldrabices da Direcção. Se havia estudo, deviam os sócios e adeptos ser informados das condições de subscrição. Ou não? Uma das razões porque votei JVA quando perdeu, foi por ter cortado com a Olivedesportos. Nesse aspecto estou 13 anos à frente de quase todos ...

      Eliminar
  6. “Sim, vai ser risonho para os benfiquistas e para a Benfica TV que passa a ser detentora dos milhões que esses direitos televisivos geram.”

    EAGLE01, já paraste para pensar, para ver que não é assim tão ilógico. Em primeiro lugar o Benfica clube é o accionista maioritário da Benfica SAD, logo da Benfica TV. A Benfica TV, anteriormente vivia das modalidades; agora vai viver essencialmente dos jogos da equipa principal e da equipa B de futebol; que fazem parte do universo da Benfica SAD. O investimento que a Benfica TV vai ter que fazer e já está a fazer é mais apropriado ser feito pela SAD que pelo o Clube. Claro que é bom saber quais as contrapartidas que o clube irá ter directa ou indirectamente. Como disse de forma indirecta o clube tem a maioria de capital nas duas sociedades.

    ResponderEliminar

  7. “Neste tópico faltou dizer quanto vai pagar a Benfica TV para ser transmitida em cada uma das plataformas… Mas como também não disseram – problema do Estudo - quanto iamos pagar pela assinatura mensal, fico com a ideia que isto anda tudo à sorte…”

    Bem se analisarmos bem toda a situação vivida e tendo em conta o duopólio e oligopólio que na realidade existe e domina o mercado de TV paga em Portugal e o mercado de canais desportivos. No dia que não nos sujeitámos ao monopólio da Sportinvest… na verdade o Benfica ficou á mercê e muito da sorte. Pois não é fácil em nenhum lugar do mundo combater um monopólio “institucionalmente” protegido. Quanto ao resto mais cedo ou mais tarde vais ficar a saber. Acho que neste momento não é relevante saber esse dado; pois no fundo esse é um ponto importante como tantos outros num projecto empresarial desta dimensão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com sou um técnico e tudo que faço nessa qualidade é baseado em factos, óbviamente era isso que esperava que fosse dito aos sócios e adeptos. Não está em causa a decisão de avançar para a exploração directa dos direitos televisivos, aliás ate me surpreendo por terem assinado 10 anos por um valor ruinoso com essa empresa e relacionei isso com pagamento de favores e comissões entre amigos.

      Saber mais alguns aspectos era importante. Em particular se há Estudos com a ilusão que agora se trabalha com muito rigor, enfim... Enganar os adeptos é feio.. Melhor seria que a decisão é politica e mais nada...

      É esse rigor que nos leva a ter 2 titulos de campeão em 12 anos completos ...

      Eliminar
  8. “A exploração dos direitos televisivos directamente por parte do Benfica, à partida é um enorme passo na afronta a um “sistema” complexo que começa nas nomeações dos árbitros de futebol, passa pelo branqueamento ou polemização, conforme as equipas beneficiadas ou prejudicadas pelos erros dos árbitros, e também consoante o nome dos árbitros, e terminava numa retribuição financeira que colocou o Benfica e o seu recorde de sócios no Guiness, ao nível do FCP e do SCP, durante 10 anos.”

    Tudo isto é muito mais importante que os 22M que eles criam pagar para nós abdicarmos da nossa independência estratégica.

    ResponderEliminar

  9. Para esta gente compra por 10 e vende por 30 é tudo lucro.

    Esquecem-se dos juros que são pagos à banca para fazer essas aquisições, esquecem-se das comissões, esquecem-se dos ordenados, esquecem-se que só foram vendidos com lucro significativo menos de uma dúzia de jogadores e..

    esquecem-se que para aí 150 jogadores saíram pela porta baixa sendo cedidos ou emprestados até fim dos contratos.

    Mas...o espantoso é que perante tantos lucros o passivo em QUATRO ANOS aumentou mais de 200M€.

    Isto é mentira ?????

    Então expliquem lá porque batem palmas.

    Como na politica anda muita gente gente a governar-se à conta dos clubes e se com os outros pouco me importa constrange-me ver que há gente que engole estas patranhas.

    Como o estado o Benfica também esta cheio de parasitas, muito gordo e não demorará muito em que muitos caiam na realidade, que espero, não seja tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conde, o estado dos adeptos e sócios está uma tristeza, o EAGLE01 tem deixado aqui factos da podridão que existe o que se vê é a continua da ilusão de que tudo está bem! Repara que neste blog se o assunto for saida/compra/venda/ de jogadores ou assuntos relacionados com a "oposição" ao Rei sol os comentários disparam e a discusão é muita...uma tristeza!
      Por exemplo a arbitragem anda em pé de guerra...
      Temos Farina que supostamente Benfica comprou e pelo que sei irá para o Braga! Temos jogadores emprestados somente a clubes com relações com o currupto! Temos uma apresentação do Belenenses em que Oliveira estava sentado ao lado do presidente do Belenenses...Temos esta palhaçada de compra e empréstimos de jogodores do Benfica sem que alguém se pergunte se o Benfica é um clube rico...temos uma merda de defesa esquerdo, e porque não resgatar Coentrão!...enfim...

      Eliminar
    2. Amigo Conde: os resultados contabilísticos são elucidativos: prejuízos sobre prejuízos porque temos de pagar 20 milhoes de juros à Banca e isso só por si, inviabiliza qualquer lucro. Porque razão contraímos tantos empréstimos? Assunto para outros textos .. Abraços,

      Eliminar
  10. Mas vcs querem iludir quem? Leiam o RC e deixem de tentar enganar os benfiquistas... De facto o Benfica tem pago fartas quantias aos bancos de juros e essa é a única verdade do que aqui se escreve. Não se pode olhar para o passivo e dizer divida... o que tem que analisar é a relação Activos/passivo... Mas enfim não vale a pena!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking