O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Os direitos televisivos II

. 23 comentários


Portugal, 10 de Julho de 2013

O primeiro texto sobre este assunto gerou alguns mal entendidos e indicações de erros, por parte de alguns leitores que tiveram a amabilidade de registar comentários, uns menos abonatórios do que outros, relativamente ao conteúdo desse texto.

Dado que não me interessa propagandear perspectivas erradas do assunto, devo corrigir o texto anterior nos seguintes pontos: 1) o Benfica poderá ter rescindido com a SIC de forma amigável, ao contrário do que referi, 2) o valor dos contratos negociados em 2003 para 10 anos (e não 12) era de 7,5 milhões de euros e não os 8 milhões por mim referidos, 3) o FCP recebe 20 milhões resultantes da soma de dois contratos, o inicial e o renegociado, o que não altera o meu raciocínio em relação ao que o Benfica perdeu nestes 10 anos de contrato.

Por existir também por aí um certo tipo de debate sobre o “anti-Vieirismo” do blogue NovaGeraçãoBenfica devo esclarecer que as minhas opiniões não comprometem mais ninguém, excepto eu. Nunca pedi uma opinião a nenhum dos outros elementos do blogue sobre a oportunidade de meter um texto sobre um determinado assunto. Nunca ninguém me pediu expressamente para não falar de qualquer tema do Benfica, excepto de Vale e Azevedo porque acham que falo de mais no assunto. Estou aqui convidado pelo Jedi, pessoa que não conheço, tal como não conheço nenhum dos colegas de blogue. Escrevo pelo que considero ser o melhor interesse do Benfica e quem disser que sou um “subversivo” ou “rancoroso” anti-Vieira só pode ter um problema de iliteracia. Adiante.

Das várias respostas que tive sobre o texto anterior, nenhum dos mais críticos ou menos abonatórios contestaram o valor encaixado na última época de Vale e Azevedo, 6,125 milhões de euros facturados contra tudo e contra todos. Também ninguém soube adiantar quanto custou ao Benfica, a rescisão (amigável ou não) com a SIC.

Alguns repisaram algo que eu também tinha referido, que Vieira não era presidente do Benfica quando se deu a assinatura e como tal a sua posição não o vinculava a esse negócio ruinoso que custou dezenas de milhões de euros ao Clube e SAD. Contudo esqueceram-se de um pormenor. Sendo Vieira candidato à Presidência do Benfica, e o mais forte concorrente à sucessão de Vilarinho, até que ponto a decisão de Vilarinho em assinar esses contratos ruinosos foi contra a opinião de Vieira? Até que ponto Vieira não podia dizer que não, caso assim o entendesse, para não ter de arcar com as consequências económico-financeiras (os milhões a pagar à SIC e os milhões que deixavam de ser encaixados) no seu mandato?

É minha convicção que Vieira estava interessado nesses contratos e é minha convicção que muita gente dentro do Benfica ganhou com esquemas de comissionamento e outro tipo de prendas que Joaquim Oliveira costuma dar a quem o faz mais rico. Vieira nunca se pode por de lado nesta matéria, tanto mais que já tinha negócios com Joaquim Oliveira desde a SAD do Alverca e tanto mais que a sua riqueza aumentou desde que veio para o Benfica – é um facto, o que não pode ser desconsiderado do debate.

E porque nada acontece por acaso neste pobre país, voltando à temática dos direitos televisivos vs Vale e Azevedo, recordo aos mais esquecidos que foi a Olivedesportos que litigou contra o Benfica na questão da declaração de nulidade dos contratos, tendo ganho na 1ª estância, mas perdendo na Relação a favor do Benfica. Dá-se a coincidência (mais uma) que a sentença que dava uma estrondosa vitória a JVA e ao Benfica, apenas ter sido conhecida 1 semana depois das eleições. E se o acórdão tem sido conhecido antes? Quem ganharia? O abraço do Eusébio a Vilarinho bem propagandeado nas televisões, mais o trunfo Jardel propagandeado pela BOLA, ou o Benfica Independente de JVA que a 3 dias das eleições tinha a vitória certa de acordo com uma sondagem publicada na BOLA?

Quanto à nossa obrigação “moral” para com Joaquim Oliveira, ao contrário do que diz LFV, o Benfica não ficou a dever nada ao seu amigo, o tal que já “ajudou muito o Benfica”. O Benfica pagou, bem pago o acerto de contas devido à declaração de nulidade de JVA. O Benfica trocou os 10 milhões de euros que Damásio havia recebido, adiantado, por um contrato que só se iniciava em 1999, por 49% da Benfica Multimédia. O Benfica pagou de juros ou lucros cessantes (não posso precisar, a actual transparência nada esclarece) 3 milhões de euros em acções da SAD, que passaram para a posse de Joaquim Oliveira.

Se o Benfica pagou tudo que era devido ao Sr.º Oliveira do que devia pela indemnização dos lucros cessantes e dinheiro que ele adiantara, porque razão foram celebrar um contrato ruinoso com esse operador, quando até tinham em vigor um melhor contrato com a SIC, por 8 anos? Para pagar os favores que o Sr.º Joaquim fez nas eleições que derrubaram JVA e implantaram o actual modelo de gestão? Não estou a ver muitas outras hipóteses, para além, claro, das comissões...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. JediVermelho11/7/13 10:55

    Obrigado pela menção! Acho que está na altura de sair do... exílio!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres que te mande o convite?

      Eliminar
    2. JediVermelho11/7/13 18:16

      Manda. Se calhar é altura de sair mesmo do exílio... Ainda tens o meu mail??

      Eliminar
    3. Sejas bem revindo ... mas a verdade tinha de ser dita, até para que os leitores percebam como funciona o NGB...

      Eliminar
    4. JediVermelho15/7/13 12:57

      Eu estou disponível! É tempo disso... Se estiverem interessados na minha contratação...

      Eliminar
  2. Aind ha quem defenda jv!!!
    So por ma vontade e que alguém não percebe que , em 2003, o Benfica estava condicionado pelo processo que corria em tribunal.
    E evidente que o contrato realizado com a sportv não foi bom e felizmente acabou mas atacar Lfv e defender Jva por causa destes contratos revela bem o objetivo deste post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior que isso, é termos um presidente tão medíocre que só se compara com VA! Por isso, qq blogger pode fazê-lo, não acha??

      Eliminar
    2. Se achas que o Lfv e um presidente medíocre, e não foi essa a discussão mas sim o contrato com a sportv, entao deves primar pela diferença e procurar fazer criticas constritivas caso contrário perdes credibilidade para criticar, até quando tiveres razão.
      Na minha opinião, neste caso não tens razão e utilizares o Jva para medida e descredivilizares a tua posição.

      Eliminar
    3. Claro que defendo JVA.. qual é a tua admiração? Um tipo que recebeu um clube falido, sem receitas e com despesas de milhões a curto prazo, um tipo que ia ver os jogos do Benfica ao Porto no meio dos adeptos, um tipo que criou o dia do Benfiquista, um tipo que lançou a SAD mais inovadora de todos os clubes portugueses, um tipo que com os seus defeitos de presença defendeu os interesses do Benfica e até - pasme-se - do Alverca, não é para ser defendido por causa dos processos que correm em Tribunal, a maior parte FORJADOS por cópias e duplicações de contratos que nem estão assinados por ele (como os tais contratos duplos da Euroárea)?

      Sobre a questão dos contratos televisivos, o Benfica de JVA ganhou na Relação, a toda a linha, o processo que tinha contra a Olivedesportos. Se essa decisão judicial fosse conhecida antes das eleições, JVA tinha ganho as eleições e outros clubes iriam seguir-se na rescisão de contratos com a Olivedesportos. Era o fim da Sportinvest, 50% da PT Multimédia e 50% da Olivedesportos! Era o fim do controlo programado do futebol através dos midia controlados pelo Joaquim .. e FCP!

      Qual o problema do Benfica de Vilarinho? Nenhum! O Supremo, que era o ultimo recurso da Olivedesportos, apenas analisa questões de direito! Qual a chance do Benfica perder depois de ter ganho na Relação? Muito menos do que a Olivedesportos...

      E se perdesse o que acontecia? Acontecia o que JVA sempre disse e que esta Direcção PAGOU: o Benfica só tinha de devolver os 2 milhões de contos que Damásio recebera adiantados (mais os correspondentes juros) e pagar os LUCROS CESSANTES.

      Imbecis e idiotas como o Manuel Botto ou Jaime Antunes na altura defenderam que contabilisticamente o Benfica devia incluir na rubrica dos Passivos, um acréscimo de 8 milhões de contos para caso perdesse o processo. Ora JVA não fez nada disso não só porque estava convicto que ia ganhar, como ganhou na Relação, como também NUNCA seria esse o valor da pagar a Olivedesportos.

      Aliás há uma frase "assassina" que acabou por ditar o futuro de JVA: "se tivermos de pagar, vamos ter de ver a contabilidade da Olivedesportos e outras empresas com ela relacionada como a RTP".... Percebes ou não? As comissões iam saltar todas cá para fora e era o caos no sistema ...

      Eliminar
  3. "É minha convicção que Vieira estava interessado nesses contratos e é minha convicção que muita gente dentro do Benfica ganhou com esquemas de comissionamento e outro tipo de prendas que Joaquim Oliveira costuma dar a quem o faz mais rico. Vieira nunca se pode por de lado nesta matéria, tanto mais que já tinha negócios com Joaquim Oliveira desde a SAD do Alverca e tanto mais que a sua riqueza aumentou desde que veio para o Benfica – é um facto, o que não pode ser desconsiderado do debate."

    È a tua e a minha convicção! Creio que parte da resposta certas negociatas,que ainda hoje são anunciadas por esta direção como as melhores, as únicas e as que defendem o Benfica são uma farsa, a grande "magia" de se parecerem bons negócios é o facto de haver quem lhes dê grande "publicidade"...por exemplo, imaginem no tempo de damásio ou outros a compra de jogadores que nestes ultimos anos assistimos e alguns deles sem critério como os irmãos... , como seria tratada por todos os que queriam o poder?? Pois...muito provávelmente essas compras e salarios seriam exagerados e proibitivos e danosos ao clube...
    Acreditar que LFV deu uma punhalada no seu amigo pessoal Joaquim Oliveira é ser ingénuo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela concordância.. fico mais aliviado :) não estou só ...

      "Acreditar que LFV deu uma punhalada no seu amigo pessoal Joaquim Oliveira é ser ingénuo!" - absolutamente de acordo. Até porque no dia em que Oliveira se sentir incomodado com a gestão de LFV, todo o passado obscuro deste, começa a sair cá para fora através dos mesmos que iludiram os adeptos e sócios do Benfica com as histórias mirabolantes (a maior parte) de JVA... Até lá estão os dois no mesmo barco ...

      Eliminar
  4. Grande artigo!

    Nunca me conformei com a forma como "esta" direcção, se apoderou do Benfica à 11 anos...

    e quem pensar que nos livrámos de um presidente ladrão, para um presidente transparente e sério está bem enganado...seja ele o lfv ou o vilas...

    este é o grande problema do Benfica...o poder actual é sustentado pela má gestão do presidente JVA...

    e essa vai ser a bandeira eterna, e o argumento mais forte que o poder actual tem, para se manter de uma forma segura por lá...independentemente de fazerem melhor, igual ou pior...

    enquanto o nosso rei sol andar a dar palmadinhas nas costas nos oliveiras, jmendes e fgomes etc... não vamos ter hipoteses de ganhar nada...

    quem achar o contrário que olhe bem para o nosso palmarés dos ultimos 11 anos...ganhou pouco mais que o damasio ou o VA....por isso o seu lugar é onde esses dois estão; fora do Benfica!!!!

    SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS!!!!

    LInhaceiraslb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo... a verdade deve-nos interessas não interessa qual o seu sentido ... sem verdade nunca mais seremos grandes... ser geridos por uma cambada de aldrabões, que toda a gente no meio desportivo sabe quem são, não dá a credibilidade que precisamos para, por exemplo, sermos respeitados pela arbitragem e seus patrões...

      Eliminar
  5. A chamada "polícia do benfiquinha" vai aparecer já de seguida. Porque admitir que os dois últimos presidentes que tivemos foram e são mais aldrabões do que o que está preso é complicado para alguns. Essa história da decisão da Relação ser conhecida uma semana depois das eleições talvez um dia venha a ser explicada, ou talvez não. Porque esse início de século no nosso clube ficou bastante na obscuridade. E, de acordo com a vontade de muita gente, assim continuará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigado. Algum sentido de humor também faz bem nestas alturas que não são fáceis para mim, acreditem ou não ...

      Eliminar
  6. A Polícia do Benfiquinha e seus comissários já aparecem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aguarda o texto "o águia do graveto" e então vais ver a policia do benfiquinha por aí adentro .. :)

      Eliminar
  7. Benfiquista Atento11/7/13 16:33

    Porra que a policia nunca mais chega...

    O que me parece é que o Eagle01 tem que dar uma "revisão" no aparelho, porque a clientela é cada vez mais escassa. Qualquer dia tem que alugar o aparelho a uma cia low-cost :-)))

    ResponderEliminar
  8. A minha opinião é que devia ser efectuada uma auditoria interna ao periodo do Damasio, JVA, Vilarinho e quando sair o que está lá a mesma coisa, mas uma coisa séria, totalmente independente, incorruptivel por quem quer que fosse e que mostra-se de forma clara, bem documentada e explicada aos socios, as contas e todos os negocios efectuados, e quem saiu beneficiado e prejudicado e então no fim veriamos quem é quem.
    Não estou a defender Vale, pois ele fez coisas boas e outras menos boas, mas o que o antecedeu e os que vieram depois dele não são melhores que ele, aliás os ultimos 20 anos do Benfica coincidem tambem com os 4 piores presidentes da sua historia, sem qualquer ordem, porque nem são bons nem maus, são pessimos, até Fernando Martins, que considero que foi o iniciador da fase descendente do Benfica, e só não o foi no seu tempo porque o Benfica tinha grandes jogadores e grandes equipas e o futebol tinha outro contexto, mas assim que apareceu a lei Bosman foi o descalabro total que dura até hoje e não se vê fim à vista, mas foi com ele que os do contumil, minaram as instancias do futebol, onde se passaram casos muitissimo mais graves que o que se houve nas escutas, mas como dizia ao pé destes 4 é um grande presidente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só par apedir desculpas por não responder como mereces, por manifesta falta de tempo ... as minhas desculpas, mas o tema era bom...

      Eliminar
  9. só não percebo uma coisa é como é que chegas à conclusão que o contracto com a sic tinha melhores valores que o da sporco tv.

    Existe ainda uma causa para termos assinado com a sporco tv que não mencionaste quando jva quebrou o contracto com o oliveirinha este ficou literalmente com as calças na mão e o banco que mais tinha a perder com a sua falência decidiu arriscar e foi quem o segurou depois quando vilarinho ganhou um dos pressupostos para aceder ao credito desse banco foi voltar a assinar contracto com a sporco tv que acabou por servir de garantia aos empréstimos a que recorremos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se JVA facturou 6,125 milhões em 2000 e a Direcção de MV assinou por 7,5 milhões para 10 anos, que te posso dizer mais?

      E nesse ano o valor foi assim "baixo" porque fomos eliminados na 1ª eliminatória da Taça UEFA. Por isso só marcamos 50 mil contos... Quanto mais longe fossemos, mais facturávamos ...

      Eliminar
    2. a minha pergunta faz sentido porque estamos numa de supomos, podia ser mais, muito mais ou não.
      Mas os 7,5 é só para os jogos do campeonato portanto seriam 6,075 M.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking