O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O que podem ser os 'números' da BenficaTV.

. 30 comentários

"A Benfica TV até a alteração introduzida era um negócio bastante simples e equilibrado.

Era uma operação que custava cerca de 5 milhões de euros por ano e que tinha receitas também de 5 milhões, sobretudo graças ao que o operador cabo pagava para ter a exclusividade do canal, neste caso a Meo.

Com a passagem da Benfica TV a canal “Premium” (pago), o jogo alterou-se e este meu texto visa tentar ajudar a entender qual o desafio que o Benfica tem pela frente.

Assim, do lado dos custos parece-me natural que a Benfica TV os veja aumentar por diversas razões: compra de direitos de outras ligas (sobretudo a inglesa), compra de direitos de outros clubes, custos de transmissões altamente profissionais e do necessário reforço da estrutura humana que trabalha no canal.

Deste modo, talvez se possa considerar que a Benfica TV passe a ter custos anuais de 8 ou 9 milhões.

Do lado das receitas, até à mudança, a Benfica TV tinha como principal fonte de rendimento o que recebia da Meo e a publicidade era residual. 

Com a alteração, a Benfica TV deixa de receber do operador cabo, mas será previsível que as receitas publicitárias aumentem significativamente, uma vez que o canal passará a transmitir os jogos do Benfica em casa para a Liga Portuguesa e passará a transmitir a Liga Inglesa, que são dois conteúdos de grande peso.

Assim, para simplificação de raciocínio, podemos considerar que desaparece a receita cabo, mas que a publicidade subirá para valores de 8 ou 9 milhões, isto é, considera-se que a publicidade cobre os custos de funcionamento do canal, que é a situação que ocorria até à alteração.

Tomando estes pressupostos como válidos, isso significa que será o número de subscritores que definirá a remuneração que o Benfica terá pelos seus direitos televisivos.

Sabemos, então que cada subscritor paga 9,99 euros por mês para subscrever a Benfica TV. Retirando o IVA, ficamos com um valor de 8,12 euros mensais.

Parece-me razoável pressupor que cada operador cabo fique com 20% das receitas pelo serviço de distribuição de um canal “Premium”. 

Se assim for, o Benfica receberá, líquidos, 6,50 euros por cada subscritor, o que multiplicado por 12 meses, significa que cada assinante da Benfica TV contribui com 78 euros anuais para o Benfica.

É sabido que o Benfica rejeitou uma proposta de 22 milhões de euros anuais da Sport TV.

Perante os pressupostos assumidos neste texto, esse montante seria atingido com 282.000 assinantes.

Se considerarmos que o Benfica quer receber, no mínimo, 30 milhões de euros, o desafio consiste em conseguir 384.000 assinantes.

Estes números não são rigorosos, mas servem para termos uma referência.

Penso que aqui será interessante pensarmos que a Sport TV andou pelos 700.000 subscritores e, agora, com a crise, esse número é claramente inferior.

Chegados aqui, gostava de alertar para o problema do canal Premium se chamar Benfica TV.

Com este nome, adeptos de outros clubes ficam afastados, sobretudo se se mantiver o conteúdo editorial do Canal muito agressivo face a esses clubes.

Por outro lado, é conhecido que quando um canal de um clube é pago ou tem conteúdos pagos, o número de subscritores é muito influenciado pelos resultados desportivos, havendo uma forte ligação emocional ao canal, o que já não sucederia se o canal não tivesse o nome do clube.

Daí eu recomendar vivamente que o Benfica, a seguir neste modelo, tivesse 2 canais: 
- uma Benfica TV como existia, que serviria para ligar o Benfica ao mundo, aos seus adeptos e sócios
- um canal “Premium” com outro nome e que o Benfica pudesse, até, não deter a totalidade do Canal

Finalmente um apontamento que creio que devia ser corrigido: a Benfica TV é um canal pago porque, sobretudo, transmite os jogos em casa do Benfica. Neste sentido, quem comprou entradas anuais no Estádio da Luz deveria ter um desconto na subscrição do canal, uma vez que não vai usufruir do principal benefício que o canal proporciona. O desconto até poderia não ser grande, mas era um sinal de preocupação e consideração por esses sócios.

Penso que este texto poderá ajudar a compreender o que está em causa quando se fala de Benfica TV, sobretudo para entendermos as ordens de grandeza.

Mais uma vez digo que desconheço os detalhes das negociações que o Benfica fez, mas creio que este texto dá uma ideia mais aproximada do que está em questão. 

Penso que o que escrevi ajuda a perceber a importância de todos nós, Benfiquistas, assinarmos a Benfica TV." - retirado do Facebook de Bruno Carvalho.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. A benfica Tv têm dois objectivos um é igualar numa primeira fase os 22milhões que a sport tv dava, tarefa facil caso a internaciona lização seja bem feita, a outra e mais importante é definhar a Sporttv e o indicador são os ratos que se agitam no porão.
    Mais uma vez vejo este blog ao serviço de uma campanha, valorizar os ditames do fundador do Portocanal que de referência telivisiva nada têm é de bradar aos céus.
    Ver o Bruno de Carvalho ensinar o negócio de teleisão ao Moniz é das coisas mais comovedoras que ultimamente assisti.
    Então se fosse a bordo do eagle one e com o carlos Azenha como interlocutor numa entrevista é que era.

    ResponderEliminar
  2. "Sabemos, então que cada subscritor paga 9,99 euros por mês para subscrever a Benfica TV. Retirando o IVA, ficamos com um valor de 8,12 euros mensais."

    O preço é de 9,90€, tenho dúvida a este valor não acrescenta IVA, em vez de retirar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já recebi a primeira factura da BenficaTV e são 9,90 euros com IVA incluído.

      Eliminar
    2. Ok! Dúvida esclarecida :)

      Eliminar
  3. acima de tudo a Benfica TV ainda é uma criança a dar os primeiros passos e como qualquer um vai crescendo ao longo dos meses (anos), não se pense que vai ser fácil, a vida é feita de altos e baixos
    mas com os profissionais que estão a aparecer será mais fácil o seu crescimento e sua profissionalização, não creio que a influência dos resultados desportivos façam "mossa", aliás se todos nós tivermos como objectivo "eliminar" a Sport TV tenho quase a certeza que o nosso canal terá grande êxito, posto isto faço um apelo a todos os benfiquistas que adiram ao nosso canal e deixem os cães ladrarem, porque eles vão fazer de tudo para denegrirem a imagem da Benfica Tv para que não tenhamos sucesso.

    saudações

    ResponderEliminar
  4. Aceitando para discussão os números apresentados, se a Olivedesportos consegue lucros muito interessantes pq raio o SLB não os pode conseguir com despesas bem inferiores?

    Eu acho que tem tudo para ser rentável, tudo. E acredito que o SLB irá conseguir rapidamente 200 mil assinantes. O resto irá sempre depender da qualidade do produto e, acima de tudo, da qualidade da equipa. E não duvido que quando a crise começar a amolecer um pouco a malta irá aderir ao canal do seu clube.

    A médio prazo não me choca atingir 400/450 mil assinantes.

    ResponderEliminar
  5. So um reparo:
    "neste texto, esse montante seria atingido com 282.000 assinantes.Se considerarmos que o Benfica quer receber, no mínimo, 30 milhões de euros, o desafio consiste em conseguir 384.000 assinantes."

    Isto sem as receitas da publicidade. Pois quando essas entram as figuras mudam radicalmente.

    ResponderEliminar
  6. A Benfica TV é um projecto interessante, mas não está a ser correctamente divulgado. As pessoas ainda pouco sabem de como funciona o canal, qual a sua oferta, etc. Em vez de 80mil já poderiam ser bem mais caso as coisas fossem feitas como deve de ser...

    ResponderEliminar
  7. A análise feita peca, do meu ponto de vista, de um erro de análise na sua base. Não é verdade que o Benfica não receba dinheiro dos diversos operadores.
    Aliás, tal facto é facilmente constatável uma vez que a ZAP (Operador Angolano)incluiu a Benfica TV na sua oferta sem por isso cobrar qualquer valor ao cliente final.

    ResponderEliminar
  8. Daí eu recomendar vivamente que o Benfica, a seguir neste modelo, tivesse 2 canais:
    - uma Benfica TV como existia, que serviria para ligar o Benfica ao mundo, aos seus adeptos e sócios

    Tudo bem ! Por mim seria um Benfica TV modalidades. E esse era gratuito e ponto. O resto tudo pago.

    - um canal “Premium” com outro nome e que o Benfica pudesse, até, não deter a totalidade do Canal

    Tudo mal ! Acho que não preciso de dizer as razões. Mal se apresentasse essa ideia e o abutre Oliveira atacava logo.


    Bem em relação ao desconto para sócios Red pass eu só tenho uma coisa a dizer, porque nunca se vieram queixar à Sport TV que apenas viam futebol e queriam um desconto porque não viam Basquetebol, Fórmula 1, Voleibol, etc ?
    Porque nunca se queixaram à FOX para terem um desconto por apenas verem o Dexter e o Fringe ?

    Alguns dizem inclusive que não querem a Benfica TV porque vão ao estádio. O que significa que por 180 ou talvez 200 minutos por mês de futebol na Luz já não interessa o resto do mês do canal e seus restantes conteúdos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o comentário sobre a criação de um segundo canal para os "outros". Na publicidade há uma máxima é preferível uma igreja para os ortodoxos pernetas e cegos de um olho que uma igreja de todas as religiões. Porque na primeira todos os ortodoxos pernetas e cegos de um olho vão à outra não vai ninguém porque ninguém se identifica. O que eu ando a dizer à muito tempo é: todos se estão a esquecer de um pormenor o Benfica pode comprar os direitos dos jogos de outras equipas e dos seus jogos fora. Curiosamente o Pinto da Costa já veio chorar-se que o Benfica já encetou negociações com vários clubes... Aí eu quero ver, quem nos para... 9,90 é bem melhor que pagar à Sportv. Eu só quero que o meu operador (Voo na Bélgica) inclua o pack BenficaTV, porque há outros que já o têm e caso não aconteça vou assinar por certo com outro e adicionar o canal Benfica!

      Eliminar
  9. Análise interessante. Não sendo da área, julgaria que as receitas potenciais de publicidade antes/depois e no intervalos dos jogos + publicidade estática, direitos de revenda etc seriam superiores a essas. Não sendo assim fica-se de facto muito refém das subscrições que podem variar muito consoante o momento do clube.

    Outra questão é o assumir que serão 12 meses, sendo que em 2/3 deles não haverá competição e sendo a subscrição mensal fica-se dependente da componente afectiva para manter o canal.

    No geral, penso que nem nas mais optimistas previsões do Benfica eles pensam chegar aos 22M de lucro esta época. Quem coloca isso como meta imediata está basicamente a afiar as facas para mandar o projecto abaixo mesmo que mostre potencial.

    Pessoalmente acho que o caminho devia ser algo semelhante ao proposto, mas com o foco em fazer uma "liga dentro da liga". Fazer deste canal premium uma plataforma partilhada para que os clubes tenham uma alternativa na negociação dos direitos televisivos. Aí sim podíamos ter o Benfica, Farense, Estoril, Belenenses e ir negociando com os clubes que vão acabando contrato com a Agência Cosmos. Isso sim seria ir destruindo o polvo por dentro. Mas para isso a gestão da plataforma teria de ser pelo menos partilhada entre os clubes aderentes. Não pode ser "A" BenficaTV a fazê-lo

    ResponderEliminar
  10. Este senhor percebe tanto da poda como eu de agriões: zero.

    Fala que é preciso "retirar" o IVA, mas esquece-se que o Benfica também tem direito a reaver uma boa parte.
    No meio de tanto palavreado, a énica coisa de jeito que consegue dizer é, basicamente, que é importante que se subscreva o Canal. Menos mal, pelo embalo ainda pensei que fosse sugerir o oposto...

    É com cada paraquedista que é preciso aturar...

    Shadows, já agora, há alguma coisa que consigas escrever por tua iniciativa sobre o assunto? É que parece-me que 99% das pessoas que por aqui andam sabem o que é o facebook e como consultá-lo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consegue. Um bom cão de fila ladra o que o dono manda. Não ladra por iniciativa propria.

      Eliminar
    2. Viajante do tempo, Bruno Carvalho foi o homem que fez o Porto Canal...dizer que não percebe... sim é ser panão!

      Eliminar
  11. È um pensamento vago este de Bruno Carvalho qualquer um lá chega! A Benfica Tv na minha opinião está condenada a fechar nestes moldes, poderá dar um ar da sua graça nos primeiros um ou dois anos, depois disso tenho a certeza que vai voltar para onde nunca deveria ter saido, canal á borla e para todos! Depois acho que o que o Benfica precisa é de fazer barulho sobre os intereses instalados, alertar com provas, informar os mais distraídos sobre o que se passa no futebol português! Olhem o que se passa com a classe dos arbitros...o Benfica está a meu ver mergulhado em si mesmo pensando que só a grandeza dos socios e adeptos derrotam tudo e todos...estão enganadinhos!

    ResponderEliminar
  12. A análise é interessante mas, como já foi assinalado por outros comentários, faltam aqui as receitas da publicidade. Caso contrário seria um negócio ruinoso, até porque não sabemos quanto custaram os direitos das ligas que o Benfica adquiriu, sobretudo a Premiership.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Premier League acho que foram 7M, tenho ideia de se ter falado nesse numero na altura.

      Eliminar
    2. 7M€ é o valor pago pelos direitos para as 3 épocas.

      Eliminar
  13. Concordo com a parte de ter 2 canais do Benfica, manter o mesmo canal com os mesmos conteúdos que tinha quando estava no MEO, e adicionar 1/2 jogos da liga inglesa por semana em canal aberto os menos atractivos por exemplo, isto porque? Adquirimos 10 jogos por jornada da liga inglesa, sabendo que muitos deles são à mesma hora porque não transmitir os principais candidatos ao titulo no canal premium, e os jogos mais "fraquinhos" em canal aberto, com a falta de futebol em televisão livre, íamos de certeza ter adeptos de outros clubes a dar audiências que por sua vez se ia traduzir em mais e melhores contractos de publicidade.

    Se a Benfica TV chegar à Servia, vamos de certeza ter muitos assinantes provenientes desse pais para acompanhar os seus conterrâneos, talvez com um preço mais acessível, para além disso ter no plantel um jogador de selecção Brasileira poderia também permitir um elevado numero de assinantes do Brasil, potencial não falta nem poder de compra...

    ResponderEliminar
  14. Parece-me que os "números" apresentados no artigo pecam exageradamente por defeito.

    Se a Benfica TV custava 5 milhões por ano no molde antigo, custará nestes novos moldes seguramente 3 vezes mais. Vamos apontar para 15 milhões.

    Do lado das receitas, em minha opinião, estão demasiadas omissões e alguns erro graves.
    Primeiro erro grave. Não é a Benfica TV que paga às operadoras, mas sim o contrário. As operadoras é que pagam á Benfica TV. E pagam porque o canal é uma mais valia que trás novos clientes e sobretudo limita a perda de clientes para outras operadoras.
    A Meo pagava e bem para ter a exclusividad,e e agora deve estar a pagar de forma diferente, provavelmente um valor por cada assinante. Mas entretanto ZON, ZAP e Cabovisão juntaram-se ao rol da operadoras que estão a pagar à Benfica TV para terem o canal. Aqueles que não pagarem o que a Benfica TV quer, sujeitam-se, tal como poderá acontecer brevemente com a Vodafone, uma brutal debandada de clientes.

    Do lado das receitas, uma enorme omissão. Aquela que trará seguramente mais proveitos. A venda dos direitos dos jogos para o exterior.
    Fontes ligadas a canais televisivos, asseguram que por exemplo um Benfica-Porto, pode gerar entre 5 a 10 mihões de euros em receitas, e a maior parte são da venda de direitos televisivos ao exterior.

    Depois a publicidade será outra fonte de receita importante, sobretudo se os assinantes superarem as centenas de milhar.

    Existe ainda a publicidade estática no estádio que era da propriedade da Olivedesportos, e passa diretamente para as mãos do Benfica. É provável que esta publicidade não entre diretamente nas contas da Benfica TV, mas entrará seguramente nas contas do Benfica.

    Posto isto, parece-me que a Benfica TV dará lucro sem sequer contabilizar as assinaturas.
    Caso consigam mais de 300.000 assinantes, podem muito bem chegar aos 40 milhões anuais que pretendiam.

    ResponderEliminar
  15. Parece-me que os "números" apresentados no artigo pecam exageradamente por defeito.

    Se a Benfica TV custava 5 milhões por ano no molde antigo, custará nestes novos moldes seguramente 3 vezes mais. Vamos apontar para 15 milhões.

    Do lado das receitas, em minha opinião, estão demasiadas omissões e alguns erro graves.
    Primeiro erro grave. Não é a Benfica TV que paga às operadoras, mas sim o contrário. As operadoras é que pagam á Benfica TV. E pagam porque o canal é uma mais valia que trás novos clientes e sobretudo limita a perda de clientes para outras operadoras.
    A Meo pagava e bem para ter a exclusividad,e e agora deve estar a pagar de forma diferente, provavelmente um valor por cada assinante. Mas entretanto ZON, ZAP e Cabovisão juntaram-se ao rol da operadoras que estão a pagar à Benfica TV para terem o canal. Aqueles que não pagarem o que a Benfica TV quer, sujeitam-se, tal como poderá acontecer brevemente com a Vodafone, uma brutal debandada de clientes.

    Do lado das receitas, uma enorme omissão. Aquela que trará seguramente mais proveitos. A venda dos direitos dos jogos para o exterior.
    Fontes ligadas a canais televisivos, asseguram que por exemplo um Benfica-Porto, pode gerar entre 5 a 10 mihões de euros em receitas, e a maior parte são da venda de direitos televisivos ao exterior.

    Depois a publicidade será outra fonte de receita importante, sobretudo se os assinantes superarem as centenas de milhar.

    Existe ainda a publicidade estática no estádio que era da propriedade da Olivedesportos, e passa diretamente para as mãos do Benfica. É provável que esta publicidade não entre diretamente nas contas da Benfica TV, mas entrará seguramente nas contas do Benfica.

    Posto isto, parece-me que a Benfica TV dará lucro sem sequer contabilizar as assinaturas.
    Caso consigam mais de 300.000 assinantes, podem muito bem chegar aos 40 milhões anuais que pretendiam.

    ResponderEliminar
  16. As receitas de publicidade andam pelas ruas da amargura, até nas Televisoes genenralistas. Os canais Premium pouco ou nada ganham com a PUB, a Sporttv raramente tem anuncios, talvez nos jogos dos 3 grandes, até porque as competicoes ja tem nomes e patrocinadores oficiais, tipo LIGA ZON SAGRES ou Champions League com a Henekein, etc... normalmente os anuncios dos canais Premium ou nao genenralistas sao a anunciar outros jogos ou outros directos, simplesmente porque o share comparado com as TVs generalistas (RTP, SIC e TVI) é insignificante...

    ResponderEliminar
  17. As receitas de publicidade de um jogo realizado em casa não chegam para pagar as despesas de transmissão do jogo.

    ResponderEliminar
  18. O artigo de Bruno Carvalho é muito bom. Os comentários de Miguel Barata também são de alto nível.
    Gostei!
    E toca a afundar a Sportv!

    ResponderEliminar
  19. Mas agora andamos a brincar aos cowboys,nem se quer temos que valorizar o que esse Bruno diz, a sporttv ja treme!!! ja tem a sporttv light,a custar 9,90 por mes e futuramente a sporttv paperview,pagar por jogo...A BenficaTV,veio para ficar,um canal chega e sobra!alguem que me diga qual será o cafe que nao tenha o nosso canal?qual o benfiquista que tem operador por cabo que nao quer o canal, e que tenha sporttv e nao a corte para por a BenficaTV..
    Tou convicto em 2,3 anos a Benficatv tenha 1 milhao de assinantes facil,nao somos 6 milhoes ou 5 ?!

    ResponderEliminar
  20. Já vai em 100.000 assinantes... força, rumo a mais uma vitória!

    ResponderEliminar
  21. 150.000 assinantes. Soma e segue...

    ResponderEliminar
  22. Nos 22M oferecidos pela Sportv ao Benfica não entra impostos?

    ResponderEliminar
  23. Antonio viveiros12/9/13 14:19

    já vamos nos 190 mil assinantes, de acordo com Domingos Soares Oliveira, responsável pela área financeira Benfica , sendo que só com as receitas de publicidade estática no estádio e obtida internacionalmente já atingimos os valores que a Sporttv pagava ao Benfica. Sendo que ainda existem as receitas com a subscrição pelos assinantes, bem como as vendas dos direitos dos jogos em casa em Portugal, que interessa as televisões que quiserem comentarem os lances, e como sabemos há muitas com programas de desporto, bem como a cedência internacionalmente dos jogos do Benfica em casa, o que gera mais receitas adicionais.
    Com a criação do segundo canal , teremos um canal exclusivamente com os jogos do Benfica em casa e de todas as modalidades do clube , que poderá ser distribuído internacionalmente aumentando consideravelmente o numero de assinantes não só graças aos nossos emigrantes, bem como em países que tenham jogadores internacionais a jogar no Benfica, como Sérvia, Argentina, no Brasil.
    Também Luis Filipe Vieira falou em possíveis acordos no Dubai, talvez de publicidade, ou ate de transmissão do canal nesse pais.

    As minhas previsões para os proveitos e custos tenho em conta os dados que tenho actualmente e que são mais concretos, e tendo em conta que ate o fim do ano teremos mais de 200 mil assinantes será que neste primeiro semestre passaremos os 20 milhões de receitas com a Benfica Tv e os custos andarão nos 4 a 5 milhões, e que ate ao fim do ano o Benfica atingira os 40 milhões de receitas com custos de 9 milhões e terá um lucro de 31 milhões , podendo ate superar este dependendo de como aderirem no estrangeiro os emigrantes.


    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking