O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 6 de julho de 2013

Exclusivo NGB: Entrevista a Bruno Carvalho

. 47 comentários



  1. ENQUADRAMENTO E O PASSADO
  1. Gostaríamos que começasse por se apresentar. Quem é o benfiquista Bruno Carvalho?
Sou uma pessoa normal. Benfiquista por influência do meu avô que era Benfiquista e foi jogador do Clube. Tenho 3 filhos (com 13, 11 e 10 anos) que, felizmente, são todos Benfiquistas.
Nasci na Guiné, vivi grande parte da minha vida na cidade Porto, vivi um ano em Cardiff, dois anos em Londres e Madrid e vivo há 4 anos em Lisboa.
O grau de Benfiquismo não se altera consoante o lugar onde se vive, mas confesso que é muito mais fácil ser-se Benfiquista em Lisboa do que em qualquer outro sítio.
O Benfica é a minha grande paixão.
  1. Com honestidade, soube pela primeira vez da sua “existência” por ocasião das eleições e do blog que lançou e, entretanto, encerrou. Porquê sair do anonimato?
Eu nunca saí de um relativo anonimato. Aliás, gosto do anonimato.
Quando me candidatei a Presidente do Benfica, em 2009, várias revistas cor-de-rosa quiseram entrevistar-me e eu sempre recusei.
Claro que ser candidato ao Benfica nos deixa algo expostos, mas eu não gosto dessa exposição.
Fui Director de 2 canais de televisão, ocupei outros lugares relevantes, fui mandatário do Dr. Francisco Assis e nunca ouviram falar de mim. Ou ouviram pouco.
  1. Incompreensivelmente, o Bruno Carvalho é visto como “persona non grata”. Como explica esta situação?
Não sei se sou visto como “persona non grata”. Acho que não. Já fui, mas isso é passado.
Nas duas últimas Assembleias Gerais do Clube vi o Presidente do Benfica sair rodeado por seguranças. Eu estive lá normalmente, falei, e fui bastante aplaudido.
O que aconteceu em 2009 foi fruto de uma campanha inqualificável contra mim. Mas são águas passadas. Hoje os Benfiquistas conhecem-me muito melhor.
  1. Há quantos anos é sócio do SL Benfica?
Sou sócio do há 11 anos, desde 2002.
  1. O FCPorto alguma vez teve alguma ligação, ainda que oficiosa ou de parceria, com o Porto Canal enquanto o Bruno Carvalho foi um dos sócios?
Claro que não. Eu fundei o Porto Canal em 2006, sendo um accionista minoritário. Em 2009, vendi a totalidade minha participação a uma empresa.
Refira-se que o Porto Canal era um canal de televisão dedicado à cidade do Porto, onde vivem milhares de Benfiquistas, e nada tinha a ver com nenhum clube de futebol.
Em 2011, o canal foi vendido ao FC Porto, venda à qual eu sou alheio.
Essa confusão faz parte do conjunto de mentiras que serviram para enganar os Benfiquistas e denegrir a minha imagem.
  1. Porque entende que as suas propostas e candidatura ao SL Benfica foi vista como oportunista? Como um “enviado do FC Porto”?
Essa pergunta mostra apenas a que estado chegou o Benfica.
Há pouco tempo vimos 6 candidatos a Presidente do Sporting. Algum foi acusado de não ser sportinguista?
Tem de haver o mínimo de respeito pelas pessoas!
Eu sou uma pessoa séria, com amigos de infância que conhecem o meu Benfiquismo.
Exijo que me respeitem. Que me respeitem a mim e ao Benfica!
  1. Chegou mesmo a pensar que poderia ser “levado a sério” com a ideia da candidatura no avião e com pessoas como Carlos Azenha, com um passado copioso no Setubal e confesso admirador do FC Porto?
Essa pergunta é curiosa e não me levem a mal, mas mostra o projecto de país que Portugal é e que pequenino pensamos.
A minha campanha foi dirigida por uma empresa de Madrid cujo dono foi responsável pela campanha da 1ª candidatura de Florentino Perez ao Real Madrid. A ideia do avião foi deles e queria simbolizar que o Benfica podia voar alto de novo.
Tínhamos razão. Nos últimos 10 anos o Benfica perdeu 8 campeonatos e nos últimos 20 perdeu 17!
Não percebo o conformismo de tantos Benfiquistas. Eu sei que podia fazer muito melhor!
A reacção ao avião teve algo de provinciano, de meio pequeno que, afinal, é o que o nosso país é.
Quanto ao Carlos Azenha, pareceu-me uma boa escolha na altura, apesar de se saber que não foi a minha primeira opção. Na altura Azenha ainda não estava no Setúbal e era alguém muito promissor. Nunca saberemos o que poderia ter sido no Benfica. O que sabemos é que não foi Carlos Azenha quem perdeu 3 campeonatos seguidos no Benfica e todos sabemos o quão difícil é treinar clubes mais pequenos. Por exemplo, Jesus desceu o Felgueiras (1995/96) e o Moreirense (2004/05), ano em que o Benfica foi campeão. A vida é feita destas coisas.
  1. Sendo um homem dos media, do Norte e do Porto, alguma vez teve a possibilidade de privar com o Sr. Pinto da Costa ou com aqueles a quem chamam, os homens do Sistema, como Fernando Gomes, Valentim Loureiro, Pinto de Sousa ou Joaquim Oliveira?
Não conheço o Dr. Fernando Gomes nem o Sr. Joaquim Oliveira pessoalmente. Os outros conheço, mas não sou amigo pessoal.
Já agora, gostava de recordar, porque foi dito pelo próprio, que o actual Presidente do Benfica era amigo pessoal de Pinto da Costa, Fernando Gomes e Joaquim Oliveira. Com Pinto da Costa, Vieira tinha uma relação estreita (familiar e futebolística) e era até sócio do FC Porto.
Luís Filipe Vieira também disse, publicamente, ser amigo pessoal de Joaquim Oliveira e Fernando Gomes, tendo mesmo apoiado este último para Presidente da FPF.
Fazerem-me estas perguntas a mim é um pouco estranho quando se tem um Presidente com estas relações!
Já agora, o actual Presidente do Benfica é, também, amigo de António Salvador e parece que ambos têm negócios no Brasil, mas isso não preocupa ninguém e preocupam-se comigo?
  1. Alguma vez antes, durante ou depois das eleições tentou ter algum contacto ou foi contactado pela Direcção do SL Benfica? Porque motivo?
Depois das eleições nunca tive nenhum contacto com ninguém do Benfica. Durante a campanha eleitoral de 2009 chamaram-me “garoto” e o Presidente veio até um hotel onde eu estava reunido insultar-me.
Depois mudaram os estatutos para que eu não me pudesse candidatar.
Nas duas últimas AGs intervim. Numa delas o Presidente do Benfica não ouviu palavra porque esteve sempre ao telemóvel, na outra riu-se de tudo o que eu disse.
É certo que em 2009 talvez me tenham convidado para alguma coisa para me calarem.
  1. Na sua opinião, porque ao cabo de 12 anos de Liderança do SL Benfica, apenas com dois títulos de campeão, Luís Filipe Vieira tem ainda tamanha maioria nas votações e sofre uma contestação bastante moderada?
É um mistério absoluto. Mas se quisermos algumas explicações podemos avançar 3:
  1. a falta de cultura de exigência que há no Benfica
  2. a exploração até ao limite do caso Vale e Azevedo
  3. com o voto electrónico, sem ser acompanhado por voto físico, nunca sabemos ao certo os resultados. Recordo que no dia anterior às últimas eleições, o profético jornal “A Bola” avançou com uma sondagem que dava 83,7% a Vieira tendo o resultado final sido de 83,02%! Fantástica precisão, sobretudo, se pensamos na dificuldade em saber quem vota de facto, uma vez que há muitos Benfiquistas que não são sócios e depois acresce o problema de alguns terem 1 voto, outros 5, outros 20 e, ainda, outros 50 votos. No entanto, todas essas complicações não impediram “A Bola” de acertar, em cheio, no resultado.
  1. O que falhou na sua candidatura para ter apenas 3% de votos? Porque optou por não concorrer às eleições seguintes?
Com a campanha feita contra mim até podia ter sido pior. De resto, só não concorri nas últimas eleições porque mudaram os estatutos para que eu não me pudesse candidatar.
  1. Se sente que nunca foi efectivamente aceite pelos sócios... porque não optar antes por apresentar um projecto de apoio à Direcção, ou seja, apresentar projectos, ideias e soluções à Direcção?
Mais? Querem que eu apresente mais? Eu, em 2009, apresentei um projecto que os Benfiquistas nunca tinha visto. Vieira ganhou com mais de 90% sem ter escrito uma linha, sem apresentar uma ideia. Para que servem, então, os projectos?
Quem me acompanha no facebook sabe que eu proponho soluções para todos os problemas do Benfica que eu identifico.
Nunca se conheceu tanto o pensamento de alguém que se candidatou a Presidente do Benfica como se conhece o meu.
  1. Vai aos jogos do SL Benfica no estádio? E aos pavilhões?
Vou aos jogos que entendo e quando quero. Já tive um camarote na Luz, em nome de uma empresa, e nunca disse nada a ninguém. Essas coisas ficam connosco e não são bandeira para ninguém.
Luís Filipe Vieira costumava ir aos jogos antes de ser Presidente do Benfica? Mesmo como Presidente falta tanto e nos momentos mais importantes...

  1. O PRESENTE
  1. Qual a sua opinião de Luís Filipe Vieira, o Homem? Consegue distinguir de Luís Filipe Vieira, o Presidente?
Como podem calcular não vou emitir qualquer opinião sobre Luís Filipe Vieira enquanto pessoa.
Enquanto Presidente do Benfica, estou profundamente desiludido com os resultados desportivos e financeiros.
Sei que comigo o Benfica estaria muito melhor, ganharia muito mais e estaria com muito mais saúde nas suas contas.
  1. Se fosse chamado por Luís Filipe Vieira para integrar a equipa de gestão do SL Benfica, como reagiria?
Essa questão é absurda, mas toda a gente sabe que recusaria como talvez o já tenha feito no passado.
  1. Por falar em integração de opositores, como vê a integração de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz na estrutura directiva do SL Benfica e de Administração da SAD, no caso do JEM?
Não me merece muitos comentários. A pergunta deveria ser feita a eles: o que é que mudou de 2009 para 2012 no Benfica que lhes calasse as criticas e aceitassem juntar-se à equipa de Vieira? É que a situação desportiva manteve-se péssima e as contas pioraram. Não quero dizer mais nada.
  1. O NGB tem apontado muitas vezes, inclusivamente indicando potenciais soluções, que o mais grave problema do SL Benfica é o “amadorismo dos profissionais”, onde temos imensa gente com pouca competência ou capacidade para os cargos que ocupam e acabamos sempre a reagir em vez de agir e sempre a “correr atrás do prejuízo”. Concorda?
Concordo. O Benfica devia guiar-se por 2 critérios para nomear pessoas para os cargos:
1. A competência.
2. O Benfiquismo (excepto para treinadores e jogadores)
Mas não é assim que as coisas se passam, infelizmente. E o pior é que não aprendem com os erros e todos os anos há erros novos para cometerem.
  1. Concorda com a ideia do GB que o Presidente manda “de menos”, devido ao facto de não se dedicar a 100% e, com isso, acaba por ficar muita coisa nas mãos de gente que decide mal ou acaba por não decidir, estando sempre a espera de poder exercer influencia no Presidente?
Não. Não concordo. O Presidente tem todo o poder de que necessita, mas falta-lhe amor ao clube, paixão pelo clube e dedicação ao clube. Esse é o maior problema. Vieira não respira Benfica. Ainda hoje não consigo compreender como é que foi para o Brasil tratar dos seus negócios na semana do jogo contra o Estoril. É totalmente incompreensível.
  1. Como homem dos media, como vê este novo rumo da Benfica TV? Há dias o NGB apresentou um “plano de evolução da Benfica TV, onde era apontada uma necessária “revolução”. O que acha da forma como foi conduzido o processo?
Eu trabalho em televisão desde 1999. Fui director de 2 canais ( e convidado para mais alguns) e fui eu quem apresentou ao Benfica a ideia da Benfica TV. Faço consultoria para várias televisões de vários pontos do mundo e sou Director de Conteúdos da maior produtora europeia de televisão, algo que terá escapado na vossa análise que li atentamente. Neste momento, não me quero pronunciar porque entro em conflito directo com o sigilo profissional a que me sinto obrigado.
  1. Qual a sua opinião sobre a Comunicação do Clube? O que entende que deveria ser diferente?
Que comunicação do Clube? A vaidade do Sr. João Gabriel? A comunicação do Clube não existe e o que se faz é uma vergonha e um insulto ao prestígio do Benfica. O Benfica não merecia isto.
  1. Considera que a forma desastrosa como o SL Benfica comunica tem impacto nos resultados desportivos?
Claro! Eu insurgi-me contra a conferência de imprensa do Sr. João Gabriel após o jogo da Madeira e antes do jogo contra o Estoril. Acharam, na altura, que o campeonato estava ganho e não conseguiram conter-se. Na altura, quase toda e gente me criticou e os resultados estão á vista de todos. Os resultados desportivos são a soma de um conjunto grande de factores e a comunicação é de importância fundamental. Ou alguém acha que os jogadores, treinadores e até os adeptos não são influenciados pelo que se diz?
  1. Qual a sua opinião sobre o modelo de gestão de Luís Filipe Vieira? Considera que integra os sócios ou apenas nos momentos que são necessários/precisos? Concorda com a ideia de alguns que dizem que o clube é gerido como se fosse do Presidente?
Este Presidente e esta Direcção não respeitam os sócios. Por exemplo, as contas são chumbadas em Assembleia Geral e não acontece nada. O Clube vende a Benfica TV à SAD e os sócios não são consultados. Não se percebe que a razão de ser do Benfica são os sócios. Infelizmente, hoje os sócios não mandam no Clube.
  1. Qual a sua opinião sobre a importância (ou não) que a blogsfera pode ter na vida do Clube? E as redes sociais?
As redes sociais e a blogosfera são importantes em todos os domínios porque são livres. É verdade que há excessos, mas a liberdade sobrepõe-se. Esta entrevista é prova disso. Seria impossível na Benfica TV, na Bola ou no Record, por exemplo. Talvez achem que eu não tenho interesse. Se eu um dia for Presidente do Benfica andarão logo atrás de mim.
Os órgãos de comunicação social convencionais perderam a coragem e estão amarrados a teias de interesses.
Saúdo a blogosfera e a coragem do vosso blog em fazer-me esta entrevista.
Digo isso com toda a sinceridade e com muita pena de ver como funciona o mundo.
  1. O SL Benfica faz um bom trabalho nesses domínios?
Vocês sabem isso muito melhor do que eu. No Benfica faz-se algum trabalho, mas muito básico. E esse trabalho seria fundamental, sobretudo, junto dos adeptos mais novos.
  1. Qual a sua opinião sobre as modalidades passarem um ano inteiro “abandonadas” pela Direcção, no que diz respeito a terem o Presidente, Vices, Directores e mesmo elementos do futebol sénior (com todo o impacto mediático) nos jogos ao longo do ano?
Depois de constatar que o Presidente faltou a uma final europeia de hóquei em patins e não viu o Benfica a sagrar-se campeão europeu pela primeira vez na sua história está tudo dito.
  1. Na formação entende que deveria ser também assim?
Eu tenho um entendimento algo diferente da formação daquele que é convencional. A formação deve servir para formar e não deve estar orientada para resultados, não se retirando, como é evidente, o carácter competitivo às equipas mais jovens.
De qualquer forma, de que nos serve a formação se depois não aproveitamos ninguém?
  1. Tem suporte (credibilidade) com instituições financeiras que lhe permitam ter acesso a financiamento das mesmas? Senão, como se propõe a negociar com a banca a dívida do Benfica e o acesso a financiamento?
Eu sou economista e trabalhei durante anos em Banca de Investimento. Conheço bem os bancos por dentro. Mas não se iludam, hoje em dia os bancos emprestam dinheiro ao Benfica e não a pessoas. Ainda agora vimos isso no Sporting.
  1. De onde nasce a sua candidatura à presidência do SLB?
A minha candidatura nasce após ter passado um ano a escrever e reflectir sobre o Benfica no blog que fundei com um conjunto de Benfiquistas muito conhecidos.
Havia muita coisa errada e eu proponha soluções.
Isso começou a chamar a atenção a muita gente e um dia, um grande Benfiquista, o Sr. Comandante João Parada desafiou-me publicamente para eu me candidatar à Presidência do Clube.
Eu pensei e acabei por avançar.
Acreditava que podia ter soluções para o que estava errado.
Por incrível que pareça a maior parte dos problemas que eu apontava ainda subsistem.
  1. Que participação teve na vida do clube antes da sua candidatura ao SLB?
Tive a participação de um sócio normal. Vibrava intensamente com o Clube. O Benfica sempre foi uma enorme paixão da minha vida. As pessoas mais próximas de mim não percebem porque é que eu me exponho tanto por causa do futebol tendo eu a vida recatada que tenho. Mas o Benfica é uma paixão que não se explica. Sente-se.
  1. O que pensa do papel de: Rui Costa? João Gabriel? J Eduardo Moniz? Varandas Fernandes? Luis Nazaré?
Sinceramente, não vejo qualquer utilidade em individualizar a acção de cada um deles. Posso, no entanto, dizer que admirei muito Rui Costa como jogador e que José Eduardo Moniz é a principal figura da televisão Portuguesa. Varandas Fernandes não conheço, estive com ele apenas uma vez num debate na TVI24. Luís Nazaré tem o difícil papel de ser Presidente da Mesa da Assembleia Geral num momento em que os sócios não importam para a Direcção. Quanto a João Gabriel tenho uma dúvida: ele é Benfiquista? E João Gabriel é o único Director de Comunicação que conheço que dá entrevistas e se promove a si mesmo.
Em clubes bem organizados os Directores de Comunicação fazem com que a mensagem do clube saia conforme o pretendido, mas quem fala são os protagonistas. No Benfica o Director de Comunicação quer ser protagonista. Enfim...
  1. Manteria JJ como treinador do SLB após a última temporada?
Tornei pública a minha posição em diversos órgãos de comunicação social sobre essa matéria.
Defendi a sua continuidade porque considero que, ainda assim, é Jorge Jesus que consegue disfarçar a gritante falta de estrutura e de organização do Benfica.
Enquanto o Benfica não conseguir construir uma estrutura em que o treinador seja apenas mais um elemento vai ter muitas dificuldades para ganhar.
Claro que me custa defender a continuidade de um treinador que perdeu 3 campeonatos seguidos, mas creio que a mudança poderia trazer péssimas consequências para o Benfica.
Apesar de não estar de acordo com a actual politica da Direcção do Benfica, eu tento defender o que acho ser melhor para o Clube em cada momento.
Dito isto, parece-me uma péssima decisão terem renovado com JJ por 2 anos.
Eu achou que deviam ter renovado por mais uma época com duas de opção. Se ganharmos o próximo campeonato estaria perfeito, porque teríamos assegurado o treinador campeão por mais 2 anos. Se perdermos o campeonato, isso significará que será o 4º ano seguido que Jesus perde e parece-me totalmente insustentável continuar com ele, o que implicará o pagamento de uma elevada indemnização.

  1. O FUTURO
  1. Se pudesse colaborar com o Presidente, com carta branca para fazer mudanças organizacionais, o que faria desde já? Quais seriam as suas prioridades?
Teria três prioridades imediatas:
1. Criar uma estrutura sólida, profissional e Benfiquista de modo que o Clube possa ser campeão de um forma sistemática
2. Adoptaria uma politica que implicasse uma consistente diminuição do passivo. Por exemplo: 25% do valor da venda de qualquer jogador serviria para abater, de imediato, passivo bancário
3. Devolveria o Clube aos sócios e restituiria a democracia ao Benfica. O Presidente do Benfica deve estar ao serviço dos sócios e não o contrario.
  1. O que acha que será a nova Benfica TV? Considera que falta fazer/mudar algo?
Eu defendo que, a ter um canal Premium, o Benfica deveria ter 2 canais de televisão.
Acho que o Canal Premium (pago) não se devia chamar Benfica TV e que deveria poder abrir-se a outros clubes, ao mesmo tempo que penso que seria importante manter um canal gratuito (esse sim com a marca Benfica TV) que mostrasse a vida do Clube aos sócios e fomentasse o Benfiquismo em Portugal e no mundo.
De qualquer maneira não quero dizer muito mais porque entra na área de sigilo profissional a que me sinto obrigado.
Mesmo tendo José Eduardo Moniz à frente deste projecto, que é um profissional muito competente, eu creio que o caminho traçado é de alto risco e que se afasta do “core business” do Benfica que deveria ser o desporto e em especial o futebol.
Explicando-me melhor, um Hospital Privado ou um Casino são coisas que provavelmente dão dinheiro, mas deverá o Benfica abrir unidades dessas?
  1. Pretende ser candidato ao SL Benfica em 2016? Ou considera que José Eduardo Moniz irá ser sucessor “natural” de Luís Filipe Vieira, como alguns dizem ter sido a promessa para integrar a equipa?
2016 está muito longe. Veremos. No Benfica não há sucessores naturais. Deverá haver projectos e ideias e os sócios deverão poder decidir o futuro que querem para o Clube.
  1. Outros dizem que Rui Costa está no SL Benfica “à espera” de ter condições para ser Presidente. Concorda?
Essa pergunta terá que ser feita a Rui Costa, não a mim.
  1. Qual a sua perspectiva e expectativa para a nova temporada que agora se inicia?
Eu tenho sempre muita fé e muita esperança que o Benfica vença sempre, mas quando não se mudou nada estruturalmente não se devem antecipar resultados muito diferentes dos anos anteriores.
  1. Quais são as cinco principais iniciativas ou mudanças que terão que ser levadas a cabo no SL Benfica?
Respondi a essa pergunta no ponto 3.1.
  1. Acha que os benfiquistas conseguirão “aguentar-se” sem contestação mais séria se a Direcção e a equipa de futebol voltar a falhar este ano?
Não sei. Mas o que posso dizer é que os critérios de exigência estão mais baixos do que nunca.
Ficámos satisfeitos por chegar às decisões. Já não é preciso ganhar nada.
E isso é dito por treinador e Presidente sem quaisquer consequências.
Perdemos 8 campeonatos nos últimos 10 anos. Perdemos 17 campeonatos nos últimos 20 anos. A última vez que ganhámos dois campeonatos seguidos foi há 29 anos (em 1984) e a última vez que fomos tricampeões foi há 36 anos (em 1977).
Isto significa que já há muitos e muitos que não fazem a mínima ideia do que o Benfica era.
E a desculpa para tudo isto é um Presidente que saiu do Benfica há já 13 anos.
  1. Nesse caso, não acha que neste momento deveríamos antes estar a colaborar todos (apontando soluções à Direcção) ao invés de contar espingardas?
Mas quem é que está a contar espingardas?
Quem me lê diariamente sabe que eu proponho múltiplas soluções e faço inúmeras propostas.
Elogio quando devo elogiar e critico quando não concordo.
Para mim o Benfica está acima de quaisquer interesses pessoais.
  1. Nas modalidades, depois de anos consecutivos de muito dinheiro gasto... parece que este ano irão sair muitos atletas, com uma consequente redução dos orçamentos. Qual a sua opinião?
Não posso deixar de elogiar o facto de o Benfica ser tão eclético e ter modalidades que outros grandes não têm.
No entanto, causa-me muita confusão que o Presidente do Benfica não tenha estado presente em nenhum momento decisivo de qualquer modalidade.
Também me causa estranheza o facto de ver treinadores ganhadores (andebol, futsal e hóquei) saírem do Clube.
As modalidades são muito importantes e tenho alguma dificuldade em entender a estratégia seguida.
  1. Qual a sua opinião sobre a não inclusão no plantel de Miguel Rosa e Nelson Oliveira, os produtos mais “maduros” da formação?
Mais do que referir casos específicos creio que seria um sinal de inteligência aproveitar melhor os produtos da nossa formação.
  1. Que estrutura para o futebol consigo no clube? Que nomes convidaria para essa mesma estrutura?
Convidaria só Benfiquistas, excepto treinador e jogadores. No Benfica só deveria haver Benfiquistas.
Numa estrutura como eu defendo, mais importante que os nomes são as tarefas e como elas devem ser desempenhadas.
Eu sei que é algo a que os Benfiquistas não estão habituados. Parece que os Benfiquistas se acostumaram à feira de vaidades que o Clube proporciona.
  1. Qual a sua matriz para o relacionamento com o Sporting? E para com o FC Porto? E os restantes clubes?
Essa pergunta é interessante.
Se olharmos para os principais campeonatos: Alemanha. Inglaterra, Espanha e Itália o que vemos? Vemos os clubes principais com a máxima rivalidade em campo, mas que se respeitam e colaboram para defender a indústria do futebol.
Relações cortadas entre grandes clubes é um sinal de terceiro-mundismo.
Eu sei que os adeptos gostam dos confrontos verbais, mas isso são cortinas de fumo para disfarçar insucessos.
Onde eu quero ganhar aos outros é em campo, não é verbalmente nem nos insultos.
  1. Que intervenção pensa que o clube deve ter junto da AF Lisboa e da FPF?
O facto de o Benfica ter apoiado o Dr. Fernando Gomes para Presidente da FPF é algo que ainda hoje me choca e é totalmente incompreensível. Como se pode apontar o dedo a um “sistema” e depois apoiar um dos rostos desse “sistema”?
O Benfica deveria procurar para esses lugares homens sérios e íntegros que não prejudicassem nem beneficiassem ninguém e que fossem respeitados por todos. Dou alguns exemplos de nomes: Bagão Félix ou Humberto Coelho. Agora, apoiar Fernando Gomes? Como é possível?
  1. Que destino daria à Sede da R. Regedor?
Segundo julgo saber, as instalações da Rua Jardim do Regedor nunca foram a sede do Benfica. A sede estava situada na Av. do Uruguai, em Benfica.
No entanto, trata-se de um edifício histórico de enorme importância para o Clube e que deve ser mantido e preservado e que deve ser utilizado pelos sócios.
  1. O que entende que deve ser a expansão da marca Benfica a nível internacional? Como daria seguimento a essa expansão?
Os triunfos é que solidificam e expandem uma marca. É por aí que temos que começar. O Benfica tem que ganhar muito mais, ser sistematicamente campeão.
O Benfica deveria ter nas suas camisolas, por exemplo, um grande patrocinador mundial e não um operador local.
Estar, este ano, no pote 1 do sorteio da Champions é, nesse contexto, um factor amplamente positivo.
Não esqueço também o papel que uma Benfica TV com qualidade e que as Casas do Benfica por esse mundo fora podem ter na expansão da marca.
  1. Acha que o Benfica como clube deve impor a presença de mais jogadores da formação junto da equipa principal?
Acho que não. Essa não pode ser uma decisão unilateral do Benfica.
Creio que o Benfica podia ajudar a mudar as regras junto da FPF, obrigando todas as equipas a alinhar com pelo menos 3 jogadores portugueses na equipa inicial em todas as competições internas. Isso traria efeitos muito positivos para o futebol português e, claro, por arrastamento, para a formação.
Mas o Benfica não pode fazer isso sozinho, pois arriscar-se-ia a perder competitividade interna.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

47 comentários

  1. 4 - Sócio desde 2002...

    7 - Na altura Azenha ainda não estava no Setúbal e era alguém muito promissor. Nunca saberemos o que poderia ter sido no Benfica. - A sério que ele disse isto????

    13 - Luís Filipe Vieira costumava ir aos jogos antes de ser Presidente do Benfica? Mesmo como Presidente falta tanto e nos momentos mais importantes... - Se ele não fazia eu também posso não fazer. Quanto anos tem mesmo Bruno Carvalho???


    O PRESENTE:

    2 - Essa questão é absurda, mas toda a gente sabe que recusaria como talvez o já tenha feito no passado. - Afinal recusou ou não????

    3 - Não me merece muitos comentários. A pergunta deveria ser feita a eles: o que é que mudou de 2009 para 2012 no Benfica que lhes calasse as criticas e aceitassem juntar-se à equipa de Vieira? É que a situação desportiva manteve-se péssima e as contas pioraram. Não quero dizer mais nada. - Será que colocou a hipótese de terem ido para ajudar a melhorar????


    6 - Eu trabalho em televisão desde 1999. Fui director de 2 canais ( e convidado para mais alguns) e fui eu quem apresentou ao Benfica a ideia da Benfica TV. - Epá a sério?? Ele afirma que foi ele que deu a ideia da Benfica TV????


    12 - Depois de constatar que o Presidente faltou a uma final europeia de hóquei em patins e não viu o Benfica a sagrar-se campeão europeu pela primeira vez na sua história está tudo dito. - E consta que também faltou à ultima jornada do ténis de mesa e aos jogos de pool....Não é por o Presidente estar presente nos jogos que as modalidades têm mais ou menos apoio...

    16 - Tive a participação de um sócio normal. Vibrava intensamente com o Clube. O Benfica sempre foi uma enorme paixão da minha vida. As pessoas mais próximas de mim não percebem porque é que eu me exponho tanto por causa do futebol tendo eu a vida recatada que tenho. Mas o Benfica é uma paixão que não se explica. Sente-se. - Paixão tão grande que se fez sócio em 2002.....

    17 - Sinceramente, não vejo qualquer utilidade em individualizar a acção de cada um deles. Posso, no entanto, dizer que admirei muito Rui Costa como jogador e que José Eduardo Moniz é a principal figura da televisão Portuguesa. Varandas Fernandes não conheço, estive com ele apenas uma vez num debate na TVI24. - Portanto nada disse acerca destes 3 elementos....


    O FUTURO:

    1 - Teria três prioridades imediatas:
    1. Criar uma estrutura sólida, profissional e Benfiquista de modo que o Clube possa ser campeão de um forma sistemática - E dizer o que é isso????
    2. Adoptaria uma politica que implicasse uma consistente diminuição do passivo. Por exemplo: 25% do valor da venda de qualquer jogador serviria para abater, de imediato, passivo bancário - Parece-me uma boa medida.
    3. Devolveria o Clube aos sócios e restituiria a democracia ao Benfica. O Presidente do Benfica deve estar ao serviço dos sócios e não o contrario. - E como faria isso???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/7/13 23:30

      Sobre a questão do futuro concordo contigo. Foi muito vago. Estes sao os problemas das entrevistas por email. Nao consegues reforçar as questões e pedir para ser mais claro :((

      Quanto ao resto acho q estas a desprezar questões essênciais e outras fez o entrevistado. A questão da presença do presidente no pavilhão tu desvalorizas, eu considero essencial. Mas na verdade, Bruno Carvalho nao faz diferente de LFV, logo nao me parece que possa criticar.

      Uma das questões que gostaria também de ter reforçado seria a dos anos de sócio. Porquê so em 2002 com o histórial que diz ter de Familia.....

      Eliminar
    2. Sim, eu sei que por email é mais complicado aprofundar a questão. Aqui a minha crítica é apenas ao Bruno Carvalho por ter sido tão vago.

      Só comentei as que me fizeram mais confusão, há outras que concordo com o que ele diz e outras que não concordo.

      Eu não considero importante o Presidente estar nas modalidades, porque senão também teria que ir aos jogos do Ténis de Mesa e aos jogos de Pool. Ou o Andebol e Hóquei são mais importantes. Além disso eu acho que o apoio que o Presidente tem de dar às modalidades é dar-lhes todas as condições para lutarem pelos títulos das provas em que participem. O estar ou não estar é irrelevante. Até fomos campeões europeus sem o Presidente lá estar.

      A questão de ser sócio em 2002 eu apontei porque ele refere muitas vezes a paixão benfiquista que sempre teve, porém só se lembrou de ser sócio em 2002...

      Eliminar
    3. Águia Preocupada6/7/13 23:56

      "3. Devolveria o Clube aos sócios e restituiria a democracia ao Benfica. O Presidente do Benfica deve estar ao serviço dos sócios e não o contrario. - E como faria isso???"

      Já fez alguma coisa propondo a alteração dos Estatutos. E não me venham com a conversa de que tentou apenas adaptá-los a uma sua futura candidatura, porque nas condições dele haverão milhares de sócios...

      Eliminar
    4. GeracaoBenfica:

      Preocupa MUITO mais a ficha de inscrição do actual presidente NÃO aparecer....

      Como já foi noticiado, existe discrepâncias entre as listas de sócios com direito a Águia de Prata onde aparece e não aparece LFV, isso sim devia ser explorado.... para provar ou não...

      Saudações Gloriosas
      Jorge

      Eliminar
    5. Anónimo7/7/13 23:42

      Gandaia: se não tens nada de relevante a dizer/acrescentar, porque intervens? Só nos fazes perder tempo a ler linhas inúteis na esperança de encontrar algo interessante.

      E, já agora, duas coisas:
      1. A paixão e a quotização são independentes uma da outra (no clube, no partido, no sindicato, na banda de música, etc.). Segundo a tua fórmula, amar e casar-se estão irremediavelmente correlacionados.
      2. A ausência da final no hóquei é algo sem remissão, indesculpável, nódoa que fica para todo o sempre. Ou o óme não terá querido expor-se, sendo o local que era?
      "Irrelevante"??? Isso quer dizer desprezível ou cobarde? À final da Liga Europa também não foi, queres ver... Defende o teu guru (já que não tens melhor nas redondezas) mas não defendas o que é indefensável.

      Eliminar
  2. Boa entrevista parabéns. Gostei muito do que li.
    Pedro Silva sócio 25345

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6/7/13 23:32

    Prometo para 2a feira a minha analise, num tópico, a esta entrevista.

    ResponderEliminar
  4. Aviso (para alguns):

    Enquanto eu aqui estiver de serviço, é escusado virem com comentários da treta! Por mim não passam!
    Comentem à vontade, mas não se estiquem sff.

    obrigado pela visita

    ResponderEliminar
  5. Águia Preocupada6/7/13 23:51

    Gostei na generalidade das perguntas e das respostas. Muito equilibrado e respeitador nas análises, não entrando no campo das ofensas. (como faz Vieira apelidando os que o enfrantam de abutres, oportunistas e outros mimos!!!)
    Mas claro, não sendo pergunta / resposta, teve tempo para pensar e elaborar as respostas.
    Apesar desta vantagem, foi um bom exercício de cidadania benfiquista que nunca, repito NUNCA, Vieira aceitaria fazer!
    E sim o que BC diz do benfiquismo de Vieira está bem patente no que ele tornou o Benfica.

    Li aqui um comentário/interrogação sobre o porquê de se fazer sócio só(?!) em 2002... Eu pergunto o que é que isso quer dizer ou explica? Eu só me associei aos 32 anos e sou menos benfiquista por isso? Serei menos benfiquista que os que tiveram a sorte(?) de nascer há oitenta anos?
    Estes comentários de caca que dão-me cá uma volta ao estômago...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/7/13 22:06

      nao e comentario nenhum de caca. uma pessoa pode perguntar a um benfiquista qualquer quando e que se fez socio e porque? seja qd era bebe e foi inscrito por causa do pai ou com 32 anos e decidiu ser socio pk o Benfica foi campeao.
      n sejas tacanho.

      Eliminar
    2. Anónimo7/7/13 23:57

      É fraca, sim senhor. O que a pergunta queria dar a entender é que esse elemento é suspeito. Pode bem ser uma coincidência (temporal) como um investimento (fisgado). As respostas foram de uma maneira geral fraquinhas, de uma mediocridade inesperada para um "homem de comunicação" que se apresenta à pôba de avião, mas nessa em particular ele poderia ter negado claramente ser um "infiltrado", ou "cristão-novo", ou "apanha-bolas". Não, ficou sempre por meias tintas e pela conversa de tanga que eu ouço no tasco ao domingo de manhã. Assim não, não é um tigrezito de papel que vai dar um chuto ao nosso ditadorzinho...

      Eliminar
  6. Que participação teve na vida do clube antes da sua candidatura ao SLB?
    Tive a participação de um sócio normal. Vibrava intensamente com o Clube. O Benfica sempre foi uma enorme paixão da minha vida. As pessoas mais próximas de mim não percebem porque é que eu me exponho tanto por causa do futebol tendo eu a vida recatada que tenho. Mas o Benfica é uma paixão que não se explica. Sente-se.

    Ao dizer que teve a participação de um sócio normal, quer dizer que começou a participar em 2002?!?!?

    Tinha uma paixão tão grande desde muito cedo, mas somente em 2002 é que se fez sócio e começou a fazer o que um sócio normal, seja lá o que isso for, faz...

    Eu não afirmei que ele era menos benfiquista, só achei estranho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/7/13 00:04

      Ó Gandaia! Outra vez?! Puxa, tu deves ser difícil de aturar!... "antes da candidatura" significa "antes de 2009". E antes de 2009 é depois de 2002 mas também antes — todos os anos anteriores. Por exemplo: 1954, 1903, 1865, 1741, 1418, etc. O óme diz que fez o que faz um sócio normal, antes e depois de 2002! Cá para mim tu gostas muito de escrever. Mas não tens muito jeito.

      Eliminar

  7. Esta Gandaia é risivel e nem repara que com os seus dichotes só enterrou mais o seu idolo-

    È que se BC não tem passado Benfiquista tem pelo menos uma grande vantagem pois que se saiba não andou aliado a mafiosos espoliando o Benfica.

    Mas não penses que daria o meu apoio a BC Carvalho sem conhecer a sua equipa e pormenonizar muita coisa que aqui abordou pela rama.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ídolo? Referes-te a Aimar?? É que se falares de Aimar estás correcto ao afirmar que é um ídolo para mim.

      A entrevista não foi a Bruno Carvalho? Porque é que haveria de falar de Vieira?? Não vejo onde é risível estranhar o facto de Bruno Carvalho que diz ter uma paixão enorme pelo Benfica desde muito cedo só ter-se feito sócio em 2002.

      O que tu pensas ou deixas de pensar é tão importante para mim como o que eu penso é para ti.

      Eliminar
  8. Gostei do que li, tanto das perguntas como de muitas respostas.
    Mas o B.C. dificilmente será algum dia Presidente do Benfica. Bem pode tirar o cavalinho da chuva para o animal não apanhar uma pneumonia.
    Só nos próximos 14 anos é que poderá candidatar-se, se até lá, não surgirem outras reformas e outras blindagens nos estatutos.
    É mais fácil candidatar-se ao Palácio de Belém, que se poderá fazer aos 35 anos de idade, enquanto que no Benfica, só se pode aos 43 (até concordo....porque ser-se Presidente do Benfica é muito mais importante que P.R.)
    -----------------
    Quero dar uma dica a propósito do Benfiquismo, ou não, do João Gabriel. Ele tem pelo menos 25 anos de sócio, porque já o vi numa Assembleia com o papelinho de 50 votos no ar. Falei com ele nessa noite a propósito desses 50 votos...que não são piratas, asseguro-vos.
    -------------------
    Sobre a nossa antiga sede (?) da Rua do Regedor,há tres semanas o Miguens explicou-me esse negócio e a existência desse imóvel com todos os contornos. Antes desse imóvel, o Benfica até tinha alugado um escritório no Rossio, por cima da antiga Loja das Meias...mas o melhor é eu pedir ao Miguens para que no seu blogue, nos conte a história desse imóvel, com a riqueza de pormenores e de detalhes... como só ele sabe.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Viriato

      Não digo que não seja Benfiquista. Não sei, mas ter um numero baixo infelizmente nos dias de hoje não prova nada no Benfica e sabes bem que há casos desses.

      O BC insinua que até as votações não são fiáveis e da eleição de Vilrinho ficou celebre uma frase: Até mortos votaram....

      Eliminar

  9. É uma entrevista com a vantagem e desvantagem de ter sido dada por escrito.

    No fundo espelha o que gostaria por contraposição a Viera e se nao esperava grandes novidades penso que não aponta nada de novo a não ser uma excepção que pelos vistos tem de me pagar direitos de autor.

    Tem a vantagem de ser uma pessoa culta, instruída com formação e curriculum profissional e aqui derrota Viera por 15-0.

    Há um facto que há muito ando para referir e que entronca nesta vontade de BC querer ser presidente do Benfica.

    Noutros tempos para se ser Presidente ou mesmo dirigente do Benfica era preciso acima de tudo ter curriculum Benfiquista e este curricullum era adquirido pela dedicação ao clube como sócio e depois como dirigente de onde saía o presidente.

    O primeiro que me lembro que quebrou esta regra foi Fernando Martins ((o pedreiro como era conhecido e que saiu do Benfica rico, como autror do fecho do terceiro anel que deixou por pagar acabando e sede do Regedor hipotecada pela Teixeira Duarte, a construtora.))

    Seguidamnete João Santos até tinho curricullum como dirigente mas era na vela modalidade e num outro clube, mas João Santos era um Senhor e esteve soube rodear-se de um grupo de insignes Benfiquistas onde sobressaía o Senhor Jorge de Brito.

    Por falar no Senhor Jorge de Brito (( chegou ao Benfica muito tarde e com problemas familiares e de saúde o que foi terrível para ele e para o Clube)) toda a vida guardarei a mágoa de não ter ganho as eleições quando defrontou Fernando Martins em 82 na primeira vez em que dois candidtos se debataram num programa de relevisão e, para mim, foi nesse programa que o bronco e desbocado pedreiro ganhou pois deixou Jorge de Brito perfeitamente atónito com o palavreadro e jogo rasteiro que utilizou.

    Damásio foi para mim o pior presidente, ((conheci-o muito bem como tinha conhecido tamb+em os anteriores)) um autêntico paraquedista que dirigiu o Benfica ao estilo dos jet-oito ((não set)) de cascais.

    Também JVA caiu de paraquedas embora empurrado por Benfiquistas sem mácula como Morais Leitão e outros. Conheci-o muito bem e acompanhei a par e passo o seu mandato e apostei as fichas todas pois sabia bem o estado calamitoso em que Damásio ((a quem só apoiei ano e meio e depois eu e outros Benfiqusitas tudo fizemos para que abdicasse o que conseguimos e no-lo deixou garantido no fim de um jogo no Rio Ave que perdemos por 3-1 tendo sofrido no fim uma contestação não conseguindo sair se ali garantir a sua demissão o que fez no dia seguinte em conferência de imprensa))deixou o clube.

    Só o Senhor Jorge de Brito o curricullum indespensável nos bons velhos tempos pois Vialrinho tinha estado meio ano com Damásio e que conhece o trajecto profissional de Vilarinho não se admira que ao fim de 6 meses de mandato já dizia_ ""Se soubesse o que sei hoje nunca me teria candidatado. Sei o que alguns estão a pensar mas não se esqueçam que ele na campnha dizia estar mil vezes pior do que realmente estava. O problema de Vilarinho era outro porque isto de ter andado toda a vida em caçadas e safaris bebendo uns copos não é realmente condizente com o ser Presidente do Benfica.

    Viera entrou pela porta do cavalo, a única por onde poderia ter entrado e vamos ver como sai.

    Rico, certamente ao contrário do ""ladrão"" que está arruinado mesmo que antes de ter entrado no Clube já pagasse dezenas de milhares de CONTOS de IRC enquanto Viera vendia uns pneus encostados aos maiores mafiosos cá do burgo.

    PS-Os direitos de autor de uma ideia que BC Carvalho deixou neste entrevista podem confirmá-los assim:

    No dia 1 deste m~es punliquei um post no Belo Voar da Águia com o seguinte tópico...AFINAL...onde a determinada altura sugeri isto:

    ............É minha opinião que o BTV deveria desdobrada em dois canais mantendo-se o actual melhorado e gratuito e um novo canal premium que privilegiaria os jogos do campeonato português, a liga inglesa, outros campeonatos e a abrangência do desporto internacional..........

    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  10. Era suposto esta entrevista ser isenta ou existe alguma agenda por trás? Isto parece-me clara campanha anti LFV e pró BC. Só quero lembrar que esta direção reconquistou a credibilidade perdida desde meados da década de 90. A marca Benfica é hoje bastante reconhecida a nível mundial e talvez a marca portuguesa mais forte além fronteiras. Claro que a perda de todos os títulos no final da época passada doeu muito a todos os benfiquistas mas não me parece que seja motivo para deixar cair um projeto que vem sendo reforçado ano após ano. Nos últimos anos fomos, no mínimo, aos quartos de final das competições europeias em que estivemos envolvidos. Parece que já toda a gente se esqueceu que, há bem pouco tempo, levamos 7 do celta de vigo (esse colosso europeu). Eu não esqueci e não quero passar por nova vergonha semelhante. Por estes motivos acho que esta direção merece continuar com o trabalho desenvolvido até agora.
    PS: O Sporting está neste momento, como o Benfica estava há uns anos atrás. Veremos quanto tempo demorará ate regressar ao topo do futebol português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Parece que já toda a gente se esqueceu que, há bem pouco tempo, levamos 7 do celta de vigo (esse colosso europeu). Eu não esqueci e não quero passar por nova vergonha semelhante."

      Eu não me esqueci do sexto lugar, dos 5-0 contra o Olympiakos, dos 5-0 no Dragão, da festa do Porto no Estádio da Luz, etc, etc.

      Eliminar
    2. O Benfica regressou ao topo?? O 2º lugar n/ é o topo!!!

      Eliminar
    3. Anónimo7/7/13 13:28

      Buuuuuuu olha o papão vale e azevedo!! buuuuuuuuuuu fujam fujam!
      ainda não trocaram a cassete?

      Eliminar
    4. Anónimo7/7/13 13:58

      por acaso são poucas vergonhas as que já passamos com este Vieira.

      Eliminar
    5. Águia Preocupada7/7/13 20:16

      "A marca Benfica é hoje bastante reconhecida a nível mundial e talvez a marca portuguesa mais forte além fronteiras"
      A marca Benfica foi construída com vitórias e é essa a sua matriz. Nada do que pretendem fazer crer é ou alguma vez será a marca de algo ligado ao clube.
      Se hoje somos conhecidos pelo mundo, é devido à epopeia de grandes conquistas e não a marketing de qualquer produto vendável.
      E a continuarmos a achar que a "direcção merece continuar com o trabalho desenvolvido até agora" é o mesmo que assumirmos que qualquer dia já ninguém nos conhece! É que os que ainda sabem quem somos, tem já uma idade avançada. E os jovens saberão alguma coisa, só através das histórias dos seus avós ou bisavós!
      Mas tudo bem! Se o Grande Líder diz...é porque está bem!

      Eliminar
  11. E ainda há menos tempo ficamos em 6º lugar no campeonato.

    ResponderEliminar

  12. Vergonhas falas nessa de Vigo, mas quando ficaste em sexto e qurato lugares não deves ter sentido vergonha.

    Olha se tivesses alguma vergonha nem falavas pois nos três anos deste seculo já foste ene mais humilhado, até em pleno estádio da Luz e essas sim bem recentes mas convém lembrar que muitos dos que por aqui andam nem vira ((eu estive lá e não foi a diferença de valor entre as duas equipas que contribuiu para a humilhação não não perco tempo a fazer-te o relato.

    As humilhações sofridas neste século, algumas realmente muito traumáticas para os Benfiquistas ultrapassam largamente as sofridas em 96 anos de história.

    Pelo teu discurso ganhar não importa e a marca Benfica é obra deste messias e nunca esteve tão pujante.

    Agora imagina se em treze anos tivessemos ganho, sete ou oito titulos, outras tantas TP e até tivessemos ido a uma ou duas finais da CL.

    Mas está ele o messias há muito que diz que arrasaremos, que seremos como o RM e blablbalbala num chorrilho de baboseitas para iludir incautos enquanto enche os bolsos à tripa forrA.

    O que eu quero é que me digam quando começamos a ganhar e ....até eu calo-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito em acusações baseadas em suposições... Mas com a certeza que falas deves ter provas irrefutáveis.

      O facto de teres estado no estádio em alguns maus momentos não te torna melhor benfiquista que os outros nem te dá maior legitimidade para falar desses assuntos. Mas compreendo que as memórias de curto prazo estão mais vivas que as mais antigas.

      Por fim, acredito sinceramente que a marca Benfica nunca esteve tão pujante. Concordo que as vitórias potenciariam essa força, mas com a BenficaTV a divulgação da nossa marca nunca foi tão efetiva.

      Eliminar
  13. Ramiro Lopes7/7/13 11:49

    Boa entrevista.

    Infelizmente, o Bruno Carvalho em 2009 cometeu erros que aliados à campanha que existiu contra ele (como existirá contra qualquer candidato) fizeram dele um alvo fácil de abater. No entanto, tenho-o seguido no Facebook há bastante tempo e estou certo que neste momento evoluiu bastante. Revejo-me em muitas das coisas que diz. No entanto, nem isso seria suficiente para vencer as eleições no Benfica. O preconceito "Vieira ou o caos" está demasiado enraizado para que tal aconteça.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo7/7/13 12:50

    Há uns que falam falam falam enquanto outros TRABALHAM TRABALHAM TRABALHAM.

    Finalmente deu para entender o conde do Vimioso...até LFV chegar ao SLB influenciava todos (????) os Presidentes do SLB. Será que era o Rasputine do SLB?.
    Na entrevista(????) ao BC tudo o que diz tb eu poderia dizer, excepto as mentiras que conta. Mostre projectos que tenha lançado e conseguido resultados. Não os tem pq é testa de ferro. Pq será que são os amigos do BC quem vem incentivando a candidatura de BC e até aproveitou o blog do mesmo?
    Fez-se sócio depois de 2002? Mas que tipo de sócio?Sócio correspondente pq tinha dificuldades económicas? Não, pq se convenceu que pagando pouquinho podia na mesma candidatar-se a Presidente do SLB e descobriu que não dava. Foi a alteração dos regulamentos que fez passar a contar os anos de correspondente e efectivo.Amava tanto o SLB e com um pai antigo atleta não o inscreveu como sócio à nascença? Pq não se candidatou quando o SLB estava de rastos e na iminência de fechar? Ah e tal...
    Aparecer depois da recuperação desportiva e financeira do clube ser um facto é OPORTUNISMO. Outros Presidentes virão mas não será desfazendo o trabalho já feito.Será corrigir erros (que sempre os há) e traçando novos rumos. OPORTUNISTAS NUNCA MAIS...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunta ao Viera se não me conhece e ele que te conte.....

      Eliminar
  15. Felicito o Bruno Carvalho pela disponibilidade para responder a todas as perguntas que lhe colocamos.
    Mais tarde darei a minha opinião em pormenor sobre as suas respostas.

    Goste-se ou não, isto é que contribui para que se discuta o Benfica.

    Faço minhas as palavras do Master. Querem mostrar que sabem debater, digam de vossa justiça.
    Querem só vir ladrar, fiquem à porta e não apareçam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/7/13 00:43

      O facto em si é que é importante — o conteúdo, menos. A iniciativa foi de louvar; os resultados, esses foram menos que sofríveis.
      Shadows, vais-me desculpar o radicalismo, mas eu insisto: já vi uma boa mão-cheia de bloguistas e uns quantos blogueiros com coisas muito mais interessantes, mais inteligentes, mais úteis, mais valiosas, que as respostas simplórias, titubeantes e desnorteadas de um candidato a presidente de 200 mil confrades. Das duas uma: ou não quer mostrar o jogo (o que é suspeito, tipo JVA) ou só tem duques na mão...

      Eliminar
  16. O debate é fundamental! Infelizmente, o ditador sul americano, por falta de ideias e capacidade de defender um projecto(?) recusa-se a enfrentar um debate! Recusa-se a ouvir os sócios... Usa só de demagogia! "No Benfica não há impossíveis" diz o presidente. Há... É impossível ganhar títulos! Agora... betão! É com ele. Já agora, quem mete dinheiro ao bolso com tt construção???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/7/13 15:49

      Debates, porquê? Ele ganha na mesma. Os benfiquistas não são tolos, percebem as coisas sem necessidade de debates.
      Quase um ano depois das eleições ainda há pessoas que estão em campanha. Será que nunca desistem?

      Eliminar
  17. PEÇO DESCUPLA POR ESCREVER EM CAPS LOCK, É SÓ PARA FAZER DISTINGUIR ESTE COMENTÁRIO QUE PRETENDE ALERTAR AO CHEFE AQUI DO BURGO QUE FALTA UMA OPÇÃO NA LISTA DE VOTAÇÕES LÁ EM CIMA RELATIVAMENTE À ADESÃO OU NÃO À BENFICA TV:

    TENHO VODAFONE/ OPTIMUS E COMO TAL SÓ NÃO ADERI À BTV PORQUE NÃO ESTÁ DISPONÍVEL NESTE OPERADOR

    ( OU ALGO SEMELHANTE...)

    OBRIGADO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/7/13 00:46

      Já agora falta outra opção: "Já tenho a BenficaTV há uns anos e vou continuar".

      Eliminar
  18. O homem (BC) tem um currículo que deus ma livre!

    Ele é economista... formado em que instituto/faculdade?

    Ele é/foi diretor de dois canais de televisão (só conheço 1)

    Ele é faz consultoria para várias televisões de vários pontos do mundo( mas quais televisões?) e é Director de Conteúdos da maior produtora europeia de televisão ( mas não diz o nome da maior produtora de televisão da Europa?)

    Talve por modéstia, esqueceu-se de referir que também tem uma licenciatura em Marketing pelo “The Chartered Institute of Marketing” de Londres, daí eu não perceber o porquê da sua campanha em 2009 ter sido dirigida por uma empresa de Madrid cujo dono foi responsável pela campanha da 1ª candidatura de Florentino Perez ao Real Madrid.

    Ele diz que trabalhou vários anos na Banca de Investimento onde se especializei em Reestruturações Financeiras, Avaliação de Empresas e Fusões & Aquisições ( mas em que bancos.. BPN, BPP,BIC, BANIF ?)


    Cum camandro, o homem é um autêntico workalcoholic !( favor não confundir com alcoólatra) !

    Não me vou alongar muito mais, porque já foi quase tudo dito sobre quais eram,segundo as línguas viperinas, as verdadeiras intenções que estavam por detrás do mandatário (Bruno Carvalho) à candidatura de Francisco Assis a presidente da C.M.do Porto...

    Tal como escreveu Pedro Bidarra num artigo sobre os"filhos do 25 de Abril"

    Uma geração feita para as artes, para a escrita, para a conversa, para a música e para a viagem. É uma geração de diletantes, de amadores e amantes. Foi feita para ser nova para sempre e por isso esgotou-se quando a juventude acabou. Deu bons músicos, bons actores, bons desportistas, bons artistas. E drogaditos. Mas não deu nenhum bom político, nem nenhum grande empresário. Talvez porque o hedonismo e a diletância, coisas boas para a escrita e para as artes, não sejam os melhores valores para actividades que necessitam disciplina, trabalho, cultura e honestidade; valores, de algum modo, pouco pertinentes durante aqueles anos de festa"

    Enfim, muita parra e pouca uva...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/7/13 22:21

      muito gosta o povo de debater,discutar,falar,opinar. enfim como todos os fazem aqui vou eu atirar mais achas para a fogueira.

      O BdC sabe tao bem como todos os que estao aqui a comentar que sera impossivel bater o LFV numas eleicoes e se fosse um homem esperto poderia dizer se nao o consigo vencer mais vale juntar a eles. Porquê meter de lado a possibilidade de entrar para a equipa do LFV ? se o LFV fez coisas mas mas tambem muitas coisas boas, porque nao disponibilizar-se para ajudar a corrigir o que pode e deve ser melhorar?

      Afinal de contas veio dizer que no estrangeiro os grandes eram todos amigos(discordo e basta chegar aos nossos vizinhos pa constatar isso) e que rivalidade so em campo. portanto ele tb podia dizer o mesmo ele e LFV quererem apenas o melhor para o clube.

      por mto boa pessoa que queira transparecer e bom benfiquista nao o acho capaz de dirigir o maior clube de portugal e isso sejam anti ou pro vieira quase tds concordam.

      Eliminar
    2. Anónimo8/7/13 00:54

      Olha, eu estou "aqui a comentar" e não acho que "sera impossivel bater o LFV numas eleicoes". Pelo contrário, o homem é tão fraco que não seria preciso licenciatura em marketing nem em relações públicas para o varrer como a uma folha no Outono.

      Eliminar
  19. Anónimo8/7/13 01:15

    P.S. Correcção, VIRIATO

    ResponderEliminar
  20. Anónimo8/7/13 01:32

    Parabéns pela entrevista! Mostra quem é BC e o que pretende! São linhas gerais, que quem acompanha mais de perto sabe que se reflectem em propostas concretas! O Benfica tem de mudar, e passa pro aquí essa mudança!

    ResponderEliminar
  21. Confesso que pouco ou nada conhecia sobre Bruno de Carvalho para além de ser ousado, saber de televisão e de ter sido cilindrado nas eleições de 2009.
    E até achei, em silêncio, que a entrevista poderia não se justificar. Mas confesso o meu engano. Bruno de Carvalho tem ideias, diz os que as pessoas inteligentes falam em tertúlias benfiquistas e demonstra lucidez. É possível que o futuro ainda passa por ele.
    Parabéns a quem teve a ideia, aos meus colegas de blogue que idealizaram as perguntas e ao questionado pela qualidade demonstrada.

    ResponderEliminar
  22. sinceramente,é sempre a desvastar no LFV, isto tudo porque o Benfica nao é campeao,porque se fosse ja era o maior.....

    ResponderEliminar
  23. Por favor facam mais uma entrevista ao BC

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking