O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 8 de julho de 2013

E agora Benfica? Também aceitas o desafio?

. 8 comentários
O NGB lançou há meses um desafio a Rui Gomes da Silva para ser o primeiro entrevistado pelo NGB e a sua receptividade foi imediata, ainda que "em nome pessoal".

Seguiu-se Fernando Tavares, a recusa de Varandas Fernandes, a entrevista ao benfiquista António Melo e agora ao Bruno Carvalho.

Nunca escondemos a ambição de entrevistar alguém da Direcção do SLBenfica e da Administração da SAD. Nomes como Luis Filipe Vieira, Rui Costa, Domingos Soares Oliveira ou José Eduardo Moniz encher-nos-iam de orgulho se aceitassem este desafio, tendo nós obviamente a noção que teríamos eventualmente que ser "menos incómodos" pois há necessariamente princípios que têm que ser seguidos quando se trata de pessoas com responsabilidades executivas no Clube ou SAD.

Nesse sentido, gostaria de deixar aqui e só aqui o desafio ao SLBenfica para essa entrevista. Digo aqui e só aqui porque na verdade nunca quisemos efectuar contactos directos do blog com o Clube ou SAD, nem o inverso, e não será agora que o faremos.

Seria um efectivo motivo de orgulho que um destes interlocutores ou alguém por si nomeado se disponibilizasse para receber a nossa entrevista por email e posterior resposta pela mesma via.

Fica o desafio e o nosso email para p caso de o SLBenfica decida aceitar:

novogeracaobenfica@gmail.com

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. Gostaria antes de dar a minha opinião sobre este “desafio” lançado ao SL BENFICA; esclarecer o seguinte:

    Como é que “desafiaram” ou convidaram (assim é que deve ser por uma questão de educação e até para respeitar minimamente o acto jornalístico de “entrevistar”) o Rui Gomes da Silva e as outras personalidades referidas para darem uma entrevista ao NGB? Enviaram-lhes um convite directamente ou foram abordados por terceiros sobre a vossa intenção?

    É que esta forma de “desafiar” e/ou convidar alguém para alguma coisa (deixar num comentário de um blogue um email para contacto) é uma forma no mínimo inusitada e que qualquer pessoa ou instituição de bem e que se queira fazer respeitar; nunca poderá responder e ou aceitar; pois vai contra qualquer boa política de comunicação institucional quer pessoal.

    De qualquer forma este “desafio” inusitado na forma, está desde logo dependente que exista alguém dentro do SL Benfica e/ou da sua direcção, que tenham conhecimento da existência deste espaço. Se tiverem, qual a credibilidade e/ou importância que estes lhe darão? Será que os entrevistadores tem a competência, independência e a moral necessária para conduzir convenientemente uma entrevista? Ou será que o entrevistador (s) é possuidor do titulo profissional de Jornalista; ficando desde logo habilitado para tal, mas também obrigado por lei a cumprir o Código Deontológico que rege a profissão; sob pena de vir a ser penalizado por lei.

    Na minha opinião pessoal e profissional, esta última (possuir carteira profissional regularizada) deve ser uma condição obrigatória na perspectiva do entrevistado em relação ao entrevistador; para mais se o entrevistado é uma figura que representa uma instituição de grandeza mundial, como é o caso do SL BENFICA. É que o bom-nome e a defesa dos interesses do SL Benfica devem estar sempre acima de tudo e todos e devem ser igualmente salvaguardados.

    E o bom-nome, quer os interesses do SL Benfica ou de uma outra instituição semelhante; só poderão ficar devidamente salvaguardados no caso de uma entrevista e/ou um “desafio” como alguns lhe querem chamar lançado ao SLB e ou algum dos seus representantes; se antes, durante e depois da entrevista; ficarem garantidos todos os direitos e deveres legais de quem entrevista e de quem é entrevistado.

    Claro que esta garantia só pode ocorrer perante o enquadramento legal da República Portuguesa que rege este exercício da entrevista, ou seja, que o entrevistador esteja habilitado por lei a exercer a profissão de jornalista; para tal, necessita de possuir a carteira profissional de jornalista actualizada e estar inscrito CCPJ; o que o obriga a respeitar e fazer respeitar todas as regras inerentes ao código deontológico da profissão a que está obrigado a cumprir sob pena de vir a ser penalizado por lei.

    Se esta premissa não estiver garantida por parte do entrevistador no caso NGB é claro que o bom-nome e os máximos interesses do SLB, também não estarão. Logo é bom de ver, caso o SL Benfica e os seus dirigentes estejam á altura do que se espera e é desejável; o vosso desafio vai cair em SACO ROTO.

    É que de outra forma o dito “desafio” não passará mais do que uma simples conversa entre duas ou mais pessoas, sem nenhum significado institucional, caso fosse aceite. Mas aceite nos modos como Rui Gomes da Silva, pelos vistos aceitou o vosso “convite”/”desafio”; ou seja, falou só em seu nome pessoal e fez muito bem; pois só assim defendeu os máximos interesses e o bom-nome do SL Benfica; pois tudo o que ele passou ou falou, não foi, por mais conhecimentos que ele tivesse, só e unicamente a sua posição e ou opinião pessoal.

    Por um BENFICA uno e plural.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/7/13 16:34

      Comentário muito pertinente.

      O convite ao Dr Rui Gomes da Silva foi pessoal e enviado por email directamente.

      Quanto a este convite, até para nao haver quem diga que alguém no NGB quer protagonizando ou seja lá o que for (ha gente para tudo) até hoje nunca contactamos o SLBenfica

      Eliminar
  2. Quanto ao resto:

    “Nunca escondemos a ambição de entrevistar alguém da Direcção do SLBenfica e da Administração da SAD. Nomes como Luis Filipe Vieira… encher-nos-iam de orgulho se aceitassem este desafio”

    Para quem tão bem como eu conhece a profissão e os profissionais da “entrevista”; o bom entrevistador é aquele que sabe colocar as questões que tem colocar na altura e no modo correcto; sem nunca desrespeitar o entrevistado, e nunca dar azo a que seja ele próprio desrespeitado. Portanto essa ambição é salutar, mas não chega. É necessário muito mais.


    “tendo nós obviamente a noção que teríamos eventualmente que ser "menos incómodos" pois há necessariamente princípios que têm que ser seguidos quando se trata de pessoas com responsabilidades executivas no Clube ou SAD.”

    O verdadeiro entrevistador é aquele que tem que colocar as questões que fazem sentido ser colocadas; não há perguntas e/ou assuntos mais ou menos incómodos. O que não podem é estar a partir para a entrevista com opiniões pré-formatadas e preconceitos formados em relação a quem entrevistam. Quem entrevista, se por definição é um bom entrevistador, logo é uma pessoa de princípios que não os muda consoante, quem são ou o fazem os seus entrevistados.


    “Nesse sentido, gostaria de deixar aqui e só aqui o desafio ao SLBenfica para essa entrevista. Digo aqui e só aqui porque na verdade nunca quisemos efectuar contactos directos do blog com o Clube ou SAD, nem o inverso, e não será agora que o faremos.”

    Logo vão contra todas as premissas e princípios que devem ser utilizados para a combinação aberta e livre de uma entrevista com quem quer que seja. Desde de que uma das partes, por alguma razão corra alguma espécie de perigo, físico ou outro.

    “Seria um efectivo motivo de orgulho que um destes interlocutores ou alguém por si nomeado se disponibilizasse para receber a nossa entrevista por email e posterior resposta pela mesma via”

    Nem sei o que comentar. Mas como é possível falar em “orgulho” quando utilizam uma forma tão extraviada de contacto.

    “Fica o desafio e o nosso email para p caso de o SLBenfica decida aceitar”

    Eu também gostava de convidar a Angelina Jolly para uma saída e desafiá-la para mais qualquer coisinha. Para isso vou criar um blogue e depois faço-lhe o desafio/convite pelo dito e deixo lá o meu email de contacto. Cá para mim vou esperar sentado, mesmo que por acaso o Brad Pitt leia o meu blogue a minha missiva e que até lhe transmita tudo o que leu… ainda para mais se ela souber que não há dia que não perca oportunidade de dizer mal da “gaja”, por tudo e por nada.

    O resto do comentário ao texto, deixo para mais tarde por falta de tempo.

    Por um BENFICA Uno e Plural

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Cheira-me a gato este comentário.

      Até parece que se está a pedir uma entrevista ao Francisco o Cardeal dos cardeais.

      A não ser que este ""Ploral"" equipare o Viera ou algum dirigente à curia Romana e
      penso que nem o Francisco não poria tantas elegeria tantas barreiras.

      Depois exige-se ao entrevistador que aja de vestes brancas e outorgado pelos pelos bastiões e guardores d da honra e saber do senado romano esquecendo muita da corja que hoje prolifera por essas redacções.

      Sou um do milhão que por aqui passa durante um ano e eu pergunto quantos se não há muitos pasquins e canais de televisão desejosos de atingir esta cifra.

      Não acredito que alguém DESTA direcção se predisponha a descer ao terreno do comum dos mortais mas também penso que e ate espero que naõ aceitem-

      Poeira e demagogia já vamos tendo que baste.

      Eliminar
  3. Águia Preocupada8/7/13 17:17

    Gostaria imenso de ler aqui uma entrevista a Vieira e a Rui Costa, muito embora sabendo que estas entrevistas são sempre muito estudadas e elaboradas. Mas já seria alguma coisa...
    Mas concordo com o BENFICA Uno e Plural. Se eu fosse presidente, ou melhor, seu eu fosse Vieira, não daria importância a um convite destes.
    Claro que se fosse eu, aceitaria o repto e daria assim uma "carícia" de luva branca a esta forma de dsafio / convite!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8/7/13 17:50

    Vc's bem tentam mas só alguem distraído no SLB cairia em dar uma entrevista. Admira-me muito que RGS tenha caido em dar essa entrevista. Como se pode dar uma entrevista a quem só fala mal de tudo que se faz no SLB? Como se dá uma entrevista a quem só fala mal e mente sobre o Presidente? Qual a credibilidade que garanta colocação de tudo que for respondido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e que tal uma pomadinha para as dores? (de cotovelo)

      Eliminar

    2. Tu qurias dizer _ A quem diz as verdades sobre o SLB. Mas pelo modo vê-se que tu nem o significado de verdade deves saber.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking