O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Congresso de Sócios do Sport Lisboa e Benfica

. 12 comentários

Esta manhã acordei de um sonho!

Durante semanas tinha estado a ver na BenficaTV, em blogs, no site oficial e nas notícias desportivas a informação sobre a importância do I Congresso do Sport Lisboa e Benfica. Não! Não era o Congresso das Casas, mais conhecido por nunca terem lá nascido ideias ou projectos para o SLBenfica, mas sim para as Casas...

Chegou finalmente o dia. Um espaço de grandes dimensões como o Pavilhão Atlântico ia albergar o I Congresso de Sócios do Sport Lisboa e Benfica. As casas organizaram transportes para o Congresso, o projecto "Comboio Benfica" esteve ao serviço para um evento que não um jogo, houve parcerias com unidades hoteleiras para albergar benfiquistas vindos de toda a parte do país e do Mundo.

Filas imensas para entrar no maior evento de benfiquismo à porta fechada. Lá dentro, só a BenficaTV fazia a cobertura do evento. Lá dentro, entrevistas a sócios "notáveis", debates de ideias e iniciativas à margem do Congresso. A cobertura do evento, aberto a todos os sócios com mais de 18 anos e 3 de filiação, era feita pela BenficaTV e cá fora estavam os demais orgãos de comunicação que iam entrevistando benfiquistas à entrada e à saída.

O Congresso era presidido pelos orgãos sociais do SLBenfica e orientado por uma Comissão liderada por membros nomeados pela Direcção.

O objectivo era simples: A Direcção iria apresentar as linhas gerais de um plano estratégico para os próximos 5 anos nas mais diferentes dimensões do Clube e SAD.

Contudo, era feito o convite aos sócios para apresentarem moções e projectos à análise, votação e discussão no Congresso. Até um prazo limite previamente estabelecido, qualquer sócio poderia constituir um grupo de trabalho para apresentar projectos à consideração da mesa do Congresso, que fossem dados a conhecer a todos os participantes por via electrónica ou consulta em papel antes da realização do Congresso.

Posteriormente, os mesmos seriam votados, por meio electrónico, e os que recolhessem mais votação por parte dos sócios do SLBenfica presentes no Congresso seriam apresentados no decorrer do último dia dos trabalhos (dois a três dias de duração total) para definição de quais deveriam depois ser aprofundados pela Direcção em conjunto com os proponentes para avaliar a execução e a viabilidade dos mesmos, antes de serem finalmente votados em AG com vista à sua execução depois de ultrapassadas todas as etapas em conjunto com a Direcção e com a supervisão da Comissão Consultiva do Congresso.

O Congresso era um sucesso! As inscrições para o congresso rapidamente se esgotaram e o pavilhão Atlântico esteve esgotado completo no espaço dedicado ao Congresso durante os dois/três dias. Várias propostas foram submetidas à votação prévia dos sócios, várias propostas passaram à fase de apresentação na generalidade no Congresso (com uma votação de 2/3 ou superior)  e dessas, decorrente dos trabalhos do Congresso, reuniões e encontros de opiniões, algumas foram incorporadas noutros projectos e ficou apenas uma proposta complementar à da Direcção para ir também a votação no último dia.

A Direcção sempre disponível para ouvir e incentivar à discussão e apresentação das propostas, seguiu o seu caminho. Os benfiquistas estiveram igualmente em grande relação de respeito com o Clube e a Direcção escolhendo a via da critica construtiva quando entenderam usar da palavra, do respeito pela Direcção eleita pelos sócios e procurando contribuir activamente para um projecto que realmente nascia na Direcção, mas ganhavam dimensão nas bases do Clube.

Após o Congresso seguiram-se iniciativas de trabalho conjunto entre a Direcção do SLBenfica e os proponentes dos projectos complementares, que nunca se substituiram ao projecto da Direcção, mas sim o complementaram em factores que os sócios consideraram mais valias para o SLBenfica.

O resultado de tudo isto foi um único projecto da Direcção, aceite por uma muitíssimo ampla base de sócios do SLBenfica que se envolveram em todo o processo, que contribuiram e se identificaram com as ideias da Direcção que, apesar de eleita, quis envolver os benfiquistas no futuro e dar-lhes a oportunidade de contribuirem activamente para um Clube melhor.

À margem do Congresso foram ouvidos na BenficaTV todos os benfiquistas das mais diferentes correntes de opinião, sempre posicionando as suas ideias de forma respeitosa e com grande elevação e vontade de contribuição para um SLBenfica melhor e sem "lavagem de roupa suja" ou "medição do tamanho" do benfiquismo.

O resultado foi mesmo uma Direcção, esta Direcção (ainda mais) legítimada, os benfiquistas cada vez mais unidos e um projecto onde uma larga maioria se revia e se sentia integrada e parte integrante.

Quando acordei... reparei que isto não é possível, mas fiquei se saber porquê? Porque será que não é possível fazer algo igual ou parecido com esta ideia aqui descrita "em bruto"...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Pq a noção de democracia no nosso clube é muito vaga! Pq para muitos só valem os 83%... Mas esquecem-se da importância do chumbo de um R&C ou acham que um presidente de uma AG fechar essa mesma AG qd quer é irrelevante! Já para n falar de um presidente que manda sócios p caralho ou que fala ao tlm quando o sócio se dirige a ele!

    ResponderEliminar
  2. Mas o Benfica é algum partido político! nem nos congressos deles entra quem quer, só entram militantes devidamente autorizados. Façam uma Festa do Avante como o PCP.
    Sonhos...ahahah...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belo exemplo que dás...os partidos! têm funcionado tão bem em prol do país LOL
      Só sócios é que entrariam como é obvio. Faz-te muita confusão nessa cabeça?

      Eliminar
    2. Sim, é um bom exemplo de comparação. Num congresso só entram os sócios convidados e não quem quer. Se todos os sócios quisessem ir ao congresso, onde os metias?
      Esta tua resposta é fruto dos teus verdes anos.

      Eliminar
    3. para já nem todos seria elegíveis: quotas em dia, maiores de 18, mais de 3 anos de filiação...

      depois, um processo de inscrição ao congresso seria facil. Quem demorasse muito a inscrever-se... já nao teria vaga. Simples!

      por essa ordem de ideias temos que ter um estádio para 250.000 pessoas não? Se todos quiserem ir a bola?

      Eliminar
  3. GB, tudo o que promova a união entre os benfiquistas pouco interessa à direcção, pelos vistos.

    ResponderEliminar
  4. Congresso? O Benfica é algum partido político? Encherguem-se! O Benfica é uma empresa quer queiram quer não! E tem de ser gerida como tal.




    ResponderEliminar
  5. No intervalo podíamos pôr o Tony à Carreira a cantar, que dizes?

    Tem noção das coisas!!!!

    Tens ideias boas, algumas muito boas, mas há outras que ás vezes me leva a pensar se vives neste Mundo. a malta nem às assembleias vai e ias encher o pavilhão atlântico... ehehehehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era gajo para apostar contigo, sei lá... 1.000€

      Eliminar
    2. Apostas baixo, o que significa que duvidas do sucesso... :D :D :D

      Pode um dia haver um congresso mas jamais será com a durabilidade que falas e a forma como a pensas, com propostas dos sócios e votações e não sei mais o quê... O clube é para ser dirigido pela direcção eleita, os sócios devem participar nas assembleias e propor o que bem entenderem e se os sócios não estão satisfeitos, então têm as eleições para mudar de rumo...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking