O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Benfica em movimento para um futuro glorioso

. 25 comentários

Que tal trazerem as bicicletas já agora?


Já começaram os dias de muito calor, tanto calor que até dá vontade de começar a dizer: já estou farto deste tempo, nunca mais vem o fresco? Uma das coisas que sempre me habituei a relacionar com o calor, com o verão, para além das férias grandes, das idas á praia, da leitura dos jornais para ver qual a ultima goleada do Benfica nos antigos estágios de pré-época feitos na Suécia, foi a Volta a Portugal em Bicicleta! Lembro-me lá para meados de Agosto, chegar da praia para almoçar, e ficar agarrado á TV para ver o final da tirada, ver as fugas, o pelotão a puxar, o final ao Sprint! E ainda agora para mais, que estamos a ter a disputa da 100ª Volta do Tour de France, decidi aqui fazer este Post, no seguimento daquilo que a Benfica TV significou e significa para um clube de futebol e restantes modalidades: Inovar, ganhar independência, credibilizar o desporto com uma atitude futurista e de expectativa crescente.



Eu adoro Ciclismo, quer dizer... adoro VER ciclismo, pois nunca tive uma bicicleta, nem tão pouco sei andar numa sem cair ( as do ginásio contam? Nessas, já pedalei e muito, apesar da minha crescente má forma física querem indicar o contrário!!). Todos temos as nossas preferências, gostos e "fetiches", e posso afirmar que para mim, as modalidades que me fazem ficar agarrado á TV ou deslocar aos pavilhões/estádios são apenas 4: Futebol, Hóquei em Patins, Basquetebol e Ciclismo. Não quero aqui ofender ou minimizar as restantes modalidades, desprezá-las ou considerá-las obsoletas, mas nada de futsal, andebol, voleibol, atletismo, nada destas me fazem vibrar, sobretudo com o Benfica a representar a modalidade. E é neste contexto que gostaria e muito que o Benfica voltasse a apostar no ciclismo! Se o Benfica está numa posição em que pôs todo o mundo a falar, como sendo o primeiro clube a deter os seus próprios direitos, a geri-los, a fugir ao monopólio e ás garras da "cabala" das oliveirinhas da serra por esse mundo espalhadas, adoraria que o Benfica desse o próximo passo, e agarrasse mais uma tarefa hercúlea, CREDIBILIZAR E RECONSTRUIR o ciclismo! Fustigado pelos dopings, pelos ídolos de pés de barro, pela fuga dos patrocínios que não querem ficar conotados com condutas duvidosas, este desporto está pelas ruas da amargura. Que belas primeiras páginas daríamos se nos envolvêssemos, mas em grande, no mundo do ciclismo. Não apenas com projectos feitos em cima dos joelhos, que duram as 2 épocas do patrocínio, mas como algo sustentável, que puxasse pelos valores limpos e morais desta bela modalidade, puxando até quem sabe outros clubes europeus, no sentido de promover o "iluminismo" e ressuscitar das "biclas".

Quem não se lembra de ver um Melchor Mauri a levar-nos por ali fora, a fazer-nos sonhar, de um David Plaza que nos fez ganhar a volta! Quem não se lembra ou não sabe da festa que é levar o Benfica àquelas terras mais interiores, onde não há hipóteses de ver o glorioso sem ser pela Tv, que muitos não têm? Faz vibrar toda a gente que agarra na sua bandeira ou cachecol e corre para a estrada para ver passar os atletas do Benfica, puxar por eles, vibrar com o clube? E o autocarro do Benfica, lembram-se da festa que era, sempre que parava, esgotava todos os produtos do merchandising, "assaltado" pelos milhares de fãs sequiosos de camisolas, bandeiras, de posters? Isto não pode nem deve ser ignorado! Esta é a essência do clube, levar as pessoas a vibrar, a festejar. Passear a grandiosidade pelas estradas desse mundo fora, é uma das mais belas maneiras de "lembrar" quem é o Benfica, e o que este clube representa! Isto porque o Benfica não é só Jesus, não é só Cardoso. Somos todos parte de um todo, que se quer cada vez maior.

E já agora, para voltar em grande ao panorama do ciclismo, para além de formar uma equipa coesa, acredito que podemos ir mais além! Acredito em agarrar em alguém e fazer dele um símbolo, uma imagem que se quer renovada deste desporto! E porque não um Lance Armstrong? Vá, antes de estarem já a revirar os olhos e a dizerem alguma vez, eu digo já: E porque não? Ai e tal, o dinheiro... mas acham que ele precisa ainda de dinheiro? É certo que perdeu milhões com esta historia, mas ele quer mais que tudo é voltar, regressar, ter autorização para correr e mostrar que está limpo. E se o SLBenfica apostasse nesta demanda de credibilizar o desporto, que melhor cartada que esta? O Homem que é resgatado do inferno, para entrar na Catedral da Luz pela porta grande! Não há melhor merchandising que isto meus amigos, melhor emblema ou impacto! Quem não faltaria a correr para ver isto? 

Eu gostaria, e muito que acontecesse! Agora, não sendo um Lance, que seja alguém que possa personificar uma aposta forte e válida num "comeback" que se quer permanente e vitorioso! Fica aqui a ideia, o repto e a agora a palavra é vossa, é de todos nós!


P.S. Já agora, gostaria aqui de publicamente manifestar o meu orgulho de poder contribuir (vou chamar-lhe contributo, mesmo correndo o risco de estar a ser demasiado optimista! eheheh) para este grandioso Blog que passou agora a marca dos 5M! Não tinha ainda tido oportunidade de o dizer, mas que grande marca, sinal de que algo se está a fazer bem, e sobretudo, que todos sentimos o nosso clube!

já sabem... Sintam a Mística! Carrega Benfica!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. Anónimo1/7/13 15:35

    Deixei de ler quando na mesma frase se fala de ciclismo e credibilizar o desporto...

    ResponderEliminar
  2. Lance Armstrong? Really? :O

    É capaz de ter sido a sugestão menos sugestiva que li nos últimos... anos?

    De qualquer forma, faz falta uma equipa de ciclismo do Sport Lisboa e Benfica, recordo com saudade a Volta ganha pelo David Plaza!

    ResponderEliminar
  3. É só droga...

    ResponderEliminar
  4. Excelente texto! Como benfiquista e igualmente grande fã de ciclismo, é algo que adorava ver.. o regresso à estrada das camisolas vermelhas do SLB. Afinal de contas, a roda da bicicleta destaca-se bem no nosso emblema! Faz parte da nossa história!
    A ideia do Lance era uma cereja em cima do bolo.. mas quem sabe? Um projeto construído com pés e cabeça, que apontasse ao World Tour, podia bem ter pernas para andar!
    O problema do Benfica no ciclismo.. bem acho que são 2... Conseguir um patrocinador que invista muito dinheiro, disposto a partilhar o nome da equipa com o Benfica (que não tem capacidade para investir vários milhões de euros..) e a incontornável questão do doping..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São as duas grandes variáveis aqui!! O "sempre" incontornável poder financeiro, e o doping que destruiu por completo este desporto. Mas acredito que basta vontade para se controlar tudo! Apesar de que o doping sempre existirá, em todas as modalidades, infelizmente. Agora, se controlamos o futebol, modalidades amadoras, atletismo com e sem comités olímpicos... eh pa, quem faz ciclismo continuam a ser seres humanos, como nos outros desportos. Se nas restantes modalidades se controla bem as coisas... no ciclismo nao me venham com historias, também tem de ser possível! Seja de que forma for, adapte-se o metodo e o rigor! Não podemos é deixar continuar a definhar esta grande modalidade! Abraço Tiago!

      Eliminar
  5. Anónimo1/7/13 16:34

    Da me o numero do teu dealer sff

    ResponderEliminar
  6. Melchor Mauri e Ruben Plaza isso era no tempo em que não havia "credibilidade". Agora há "credibilidade" mas não há bicicletas. João Vale e Azevedo deve tê.las levado todas com ele...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo1/7/13 17:31

    O Lance Armstrong é um desportista mais à imagem do FCPorto e não do Benfica.

    Ricardo Pereira

    ResponderEliminar
  8. JVA não levou mas deixou-as todas por pagar.Assim os credores apareceram e levaram as bicicletas...O ciclismo é imagem de marca do SLB, mas JVA deu cabo dessa imagem pelo que para recuperá-la não é fácil mas ainda veremos o ciclismo das camisolas vermelhas nas estradas de Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. Fala baixinho que na bancarrota estamos agora.

      Eliminar
    2. Nos ultimos 20 anos é venha o diabo e escolha o pior, pois terá uma missão muito dificil, na minha modesta opinião, nos ultimos 20 anos encontramos os piores presidentes da historia do Benfica, a ordem do pior é irrelevante de tão maus que foram e têm sido

      Eliminar
  9. Cuauthémoc1/7/13 19:27

    Adoro ciclismo, e adoraria ver o Benfica regressar.
    No entanto sei que a nivel nacional o ciclismo está a definhar precisamente por falta de patrocinadores, tirando a Volta a Portugal e a Volta ao Algarve mais nenhuma prova tem cobertura mediática e se o Benfica nunca poderia entrar sozinho num projecto destes ninguém entraria como parceiro sabendo que não ia ter visibilidade, para competir a sério internacionalmente seria preciso um orçamento de 4 ou 5 milhões, superior ao que no futebol têm todas as equipas abaixo de Benfica, Porto, Sporting e Braga.
    Depois começariamos como equipa continental, não tendo acesso ás grandes voltas e para chegar ao patamar do Pro Tour seriam precisos alguns anos e mesmo assim conseguindo resultados.
    Posto isto acho impossivel termos equipa de ciclismo nos anos mais próximos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. poderemos ter de começar como equipa continental, mas não podemos ver isso como obstáculo! É certo que não temos logo entrada no grande circuito, mas acredito que com um projecto serio e sustentável, chegaremos ao grande calendário internacional! Posso até dizer que as grandes provas internacionais "desesperam" por equipas que mobilizem adeptos! Seria um enorme favor que o Benfica faria a este desporto! Levando sempre para a estrada os milhares de portugueses e benfiquistas espalhados por esse mundo fora! E uma coisa que acredito que esta direcção sabe fazer... são parcerias estratégico-financeiras! Por isso, acredito que se arranje patrocínios válidos! E claro, depende muito do chefe de fila! Por isso, seria muito importante um nome sonante!

      Eliminar
  10. João Gonçalves1/7/13 22:14

    Sou ciclista amador (BTT). Só por falares aqui em ciclismo, parabéns!
    A roda de uma bicicleta tem mesmo um grande destaque no nosso emblema. Quem sabe um dia não voltaremos a ter uma equipa a sério pelas nossas estradas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem que comecemos uma petição publica "volta ciclismo"! acho que faz muita falta a nossa camisola voltar ás estradas! Abraço João!

      Eliminar
  11. Essa do Lance Armstrong seria um golpe publicitário do outro mundo...!
    Há prós e contras...mas não me desagrada essa ideia. Teria que ser bem ponderada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! Isto de entrar no ciclismo, tinha de ser com uma bomba destas! Só assim se centrariam as atenções mundiais! Quem não queria ver o regresso do Lance ás estradas? Fossem os fãs dele, fossem os críticos! Agora, claro que como tudo na vida, existem prós e contras, mas quero acreditar que as vantagens são maiores e bem mais compensadoras! Não espero também que ele chegue aqui e ganhe tudo, pois está fora de forma, não está a ir para novo, etc. Mas é o Lance, é líder de Bilheteiras! E atenção, que continuo a afirmar, o Lance Armstrong é um enorme ciclista, não me venham cá dizer que era porque se dopava (como se fosse só ele! Todas as equipas praticaram coisas... duvidosas) pois se eu me dopasse e fosse correr o tour, de certeza que não ia ganhar... É preciso ser-se bom, muito bom, para andar ali a ganhar e a dominar. Não façam da carreira dele apenas vitorias ilícitas! E quem não merece uma segunda oportunidade? Abraço Shadows!

      Eliminar
    2. Senão sabes ficas a saber o Lance Armstrong nunca mais poderá participar em qualquer corrida de qualquer desporto, foi banido para sempre, e infelizmente para ele pelos piores motivos, gostava dele quando corria e nunca esperei que estivesse envolvido daquela maneira, e se tens duvidas vê um programa do National Geografic que deu a semana passada e pensa bem se é misso que queres para o Benfica, e nem fui daqueles que devido à situação era facil dizer que o Lance era isto e era aquilo, o ciclismo e o desporto estão todos cheios de doping, no ciclismo até nos amadores tomam doping, razão tinha o Tino, não se ganha no Alpe D'Huez a comer bifes, o corpo humano não suporta corridas daquelas com aquelas medias é facil perceber isso, ganha-se a volta à França sem doping mas não com aquelas medias isso é impossivel para o corpo humano.
      Depois nem tens noção de quantas pessoas ele prejudicou na vida, é inacreditavel como se pode dizer que ele é bom pois todos estavam dopados e ele ganhou, ele ganhou porque é o melhor dos dopados, se calhar em situação normal não ganhava, o melhor que tinha conseguido antes de 1999 foi um normalissimo 36º lugar, sinceramente aconcelho-te a ver o programa do National Geografic, para realmente teres uma pequena noção da magnitude de toda a situação, pessoas foram destruidas por terem denunciado a situação antes, as coisas não se resumem apenas a ter ganho Tours.
      Só espero na vida que o meu Benfica nunca entree por esses caminhos e quando entrar que sejam todos castigados e o clube por tabela, pois aconteça o que acontecer jamis deixarei de ser do Benfica, aliás serei até ao fim da minha vida aqui, mas quero que seja de uma forma legal e não com batota, nem que não ganhe nada, mas não me importo, o dinheiro e a gloria cega as pessoas

      Eliminar
  12. A mera sugestão da contratação de Armstrong num blog que tanto preza a credibilidade e a luta contra a corrupção é de uma estupidez sem limites, felizmente tal nem sequer seria possível pois ele está suspenso para o resto da vida de qualquer atividade desportiva que adote as regras internacionais de anti dopagem.

    De qualquer modo só faria sentido apostar novamente na modalidade se esta fosse auto sustentável, o que não me parece possível dado á dificuldade que seria arranjar patrocínios significativos devido á crise económica.

    É de lembrar que da última vez que apostamos na modalidade não correu bem apesar de termos ciclistas de qualidade como o Azevedo, Cândido e até o Rui Costa, se naquela altura não foi sustentável continuar com a equipa não me parece que agora o será com a crise mais agravada que atravessamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, eu acredito, como disse anteriormente que ele (Lance) merece outra oportunidade. Não interpretes esta sugestão como desrespeitar os valores nobres de credibilidade e anti-corrupção que TODOS nós defendemos! Mas como digo, esta é a minha opinião, e compreendo perfeitamente quem dela discorde, até porque o Lance e todas as questões que o rodeiam são suficientes para o crucificar. Compreendo isso tudo, mas acho que seria, a meu ver, um enorme golpe publicitário, capaz de chamar patrocínios e o olhar do mundo. Claro que o Benfica teria de permitir todas as diligências que a União de Ciclismo quisesse, até no sentido de mostrar seriedade e transparência.
      Mas e muito bem como dizes, a nossa ultima aposta não correu bem. Apesar de termos grandes nomes, todos claudicaram na volta a portugal. Quero acreditar que ali também já havia alguma idade, e algum cansaço nos nossos atletas. O Foguete da Rebordosa já era mais um foguetito, o grande Azevedo já tinha muitos kilometros... e depois o caso da LagosBike, que não ajudou nada na nossa evolução... enfim, acho que tudo o que podia correr mal, correu. Mas se fosse assim, esta época ainda sefechava-se a secção do Futebol, pois tudo o que podia correr mal,... também correu. Mas acredito ser perfeitamente possível criar um projecto sério e capaz de criar um retorno efetivo ás nossas estradas.

      Eliminar
    2. A questão do Armstrong nem se põe pois como eu disse em cima ele está suspenso para o resto da vida de participar em qualquer competição que esteja de acordo com as normas mundiais anti-dopagem, como de certeza estará a Volta a Porugal. O homem n pode participar em triatlos ou outras competições semi amadoras, quanto mais grandes voltas.

      Relativamente á questão moral não deves conhecer bem a história do que ele fez, o tipo ameaçou pessoas que disseram a verdade sobre o doping, destruiu a vida de outras nos tribunais, enfim... Teve milhares de oportunidades para deixar de se dopar e nunca o fez... Não quero pessoas destas no meu clube.

      Sobre a reintegração da modalidade em si, na minha opinião só faria sentido se tivesse como objectivo final chegar ao nível do Pro Tour para poder um dia entrar na volta a frança, o que não sendo eu um especialista em ciclismo me parece impossível, a modalidade em Portugal está a morrer com a falta de apoio financeiro das empresas e seria necessário um grande investimento do clube, na ordem dos 4,5 milhões, como foi dito, para tornar possível a entrada no Tour de forma competitiva algo que n me parece viável...

      Se fosse só para correr as competições nacionais não acho que tenha grande interesse, até por que faltam os outros grandes para existir rivalidade. Sou também da opinião que uma modalidade num clube como o Benfica só faz sentido se tiver hipótese de disputar competições ao nível europeu. Como fazem o futsal e o Hoquei, num nível de top,e o Andebol, o que é possível numa das divisões inferiores como fez recentemente o Sporting.

      Acho que somos um clube demasiado grande para andar a competir unicamente ao nível nacional.

      Eliminar
  13. Caríssimos Carlos e Zé, realmente não estou por dentro de tudo o que terá feito ou não o Lance para manter/encobrir a questão do doping. Quer-me parecer do que muito se disse e se acusa o próprio de ser o principal responsável, eu continuo a achar que a equipa é que é a principal prevaricadora. Acho que foi a US Postal quem começou a criar o monstro, e claro a bola de neve começou a rolar pela montanha abaixo e ganhou cada vez maior dimensão. Eu vi partes da confissão dele ao programa da Oprah, e fiquei com a ideia de que apesar de tudo, ele mereceria outra oportunidade. Mas não quero aqui estar a bater no ceguinho, pois se realmente a nível Promocional da equipa e do regresso do Benfica á estrada seria IMENSO contar com um nome destes, tal como vocês defendem e com toda a justiça da vossa opinião, pessoas com este tipo de atitudes não podem representar o nosso clube. Eu quero é tentar separar o Lance do passado, com uma segunda oportunidade de vida para um homem que pecou é certo, mas agora procuraria a redenção.

    No entanto, agradeço a vossa participação neste post, acho que é debatendo os assuntos e com ideias que se avança, pois acredito demonstrar vontade de que este regresso do Benfica ao ciclismo acontecesse. Mas claro, a um nível tanto nacional com Internacional e com condições para discutir vitórias! Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei o teu nome e não te vou tratar por rolo compressor que é um nick, mas vê este programa que te disse, ele desde o inicio controlou tudo dentro da equipa, conheces a palavra Omerta? significa silencio dentro da mafia, era o que ele impunha aos colegas, há uma etapa com um tipo que falou no doping contra ele, numa fuga não o deixou ir, colocou quase em risco a volta, e depois fez um gesto feio, com dois dedos, fez um sinal para ele calar a boca, que foi captado pela televisões.
      Infelizmente ele quis ganhar a qualquer custo e prejudicou muita gente na vida, e tudo se desmoronou com ele por causa do Floyd Landis, pois Lance recusou-se a ajuda-lo ou em que ele fizesse parte da equipa dele e ele deu com a lingua nos dentes, e depois foi uma bola de neve, e confirmou-se todas as suspeitas que se falavam há muitos anos.
      E não gostei de saber porque gostava dele, gosto de ciclismo, gosto bastante de andar de bicicleta e sei o que custa andar e ele defraudou-se a si proprio principalmente, há sua familia, amigos e a todos quantos acreditaram nele, mas nunca o critiquei nem vou criticar, ele escolheu o caminho dele e agora paga por isso
      No programa da Oprah ele não contou tudo o que sabe, nem nunca vai contar, mas foi uma pena, mas se pensarmos bem, é impossivel para o corpo humano ganhar uma volta a França em 3 semanas com aquelas medias sem se estar dopado, ninguem consegue, não há super homens, só em filmes.
      Eu gostava que o Benfica tivesse ciclismo, mas se pensarmos bem, qual é o clube que tem ciclismo? nenhum, ciclismo é um desporto de marcas e não de clubes, grandes ciclistas ganham fortunas, no caso do Lance muito mais que a maioria dos futebolistas
      e nas outras modalidades é a mesma coisa, tirando o caso de Espanha e Grecia no basquetebol, em mais nenhum pais os grandes clubes têm outras modalidades, o Barcelona é mesmo um caso unico a nivel mundial, pois além do futebol tem sempre grandes equipas em Hoquei, Andebol e Basquetebol, mas se falarmos de um Ajax, Bayern, Liverpool, Milão, Boca, São Paulo, Man United, e muitos outros, são todos conhecidos pelo futebol apenas e é nisso que o Benfica se tem que concentrar, temos que perder essa mania de ter que disputar todos os titulos em todas as modalidades, a maioria das equipas de Hoquei, mesmo em Espanha e Italia, Andebol, Basquetebol, Voleibol, para falar nas modalidades mais mediaticas, Futsal não conta para nada, mas mesmo no Futsal, 95% das equipas ou são clubes pequenos que apostam forte numa modalidade ou então são marcas ou bancos

      Eliminar
  14. Opá não estás a perceber, mesmo que o perdoássemos ele não pode competir numa equipa profissional, está suspenso para o resto da vida de provas desportivas...

    A única coisa que ele pode fazer é dar umas voltas com os amigos...

    O que estás a sugerir é o mesmo que dizer que o Benfica se tivesse uma equipa na fórmula 1 devia contratar o Senna, é tanto impossível uma situação como a outra...

    ResponderEliminar
  15. NauBenfica2/7/13 20:02

    Também adoro o ciclismo, e gostaria muito de voltar a ver as camisolas do Benfica a correr por essas estradas fora, com uma equipa competitiva. Que grande propaganda ao Glorioso! E que felicidade para aqueles adeptos que vivem no fim do mundo!
    Parabéns pelo texto.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking