O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Balanço dos jogos na Suíça.

. 18 comentários



3 jogos/2 vitórias/1 Empate

12 golos marcados/6 golos sofridos

5 golos sofridos nos jogos mais difíceis, sendo que o score final de GM/GS é apenas desequilibrado pelo score do primeiro jogo(1-6).

O que acharam destes primeiros jogos? Quem se destacou? Quem menos entusiasmou? 

Que táctica irá apresentar JJ? Estamos mais fortes? 


Nota: Ainda sobre o post anterior e Bruno Cortez. 'Dar tempo' é coisa que não há no Benfica. Deixo um exemplo: 'dar tempo' a Melgarejo no ano passado. Comprometeu o 1º jogo do campeonato e perdemos 2 pontos no arranque, frente ao Braga. 2 pontos que fizeram falta no final. Querem 'dar tempo' e voltar a festejar o vice-campeonato?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

18 comentários

  1. Destaques nos reforços: Markovic, Djuricic, Sulejmani e Lisandro foram os reforços que, para já, deixaram as melhores indicações.

    Destaques nos jogadores da casa: Salvio e Lima parece que nem foram de férias. Incríveis!

    Quanto aos jogos, é verdade que sofremos golos em todos eles mas até se pode considerar "natural" visto que há jogadores como o Lisandro, Sílvio e Cortez que apenas chegaram a semana passada e o quarteto defensivo que entrou em campo foi constituído, na maioria das vezes, por 3 reforços e apenas 1 jogador da época passada. Para melhorar na defesa serão precisos mais treinos e mais jogos pois não se criam rotinas assim da noite para o dia. Nada de preocupante na minha opinião.
    A nível ofensivo já foram visíveis várias combinações e dinâmica entre jogadores, vários deles novos no Benfica, bastante interessantes.

    PS: "'Dar tempo' é coisa que não há no Benfica." O homem começou a treinar na quinta-feira passada! Ainda nem há uma semana está no Benfica! São pouquíssimos os treinos que teve (face aos 3 jogos que o Benfica realizou nestes dias)! E já não se pode dar mais tempo ao Bruno? Nem sequer uma semana? Nem sequer meia-dúzia de treinos? Caramba, isso aí ou é paranóia ou é já mania da perseguição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hertz,

      Refiro-me a 'dar tempo' durante a temporada e não agora. A pré-temporada servirá para isso.
      Mas começar os jogos a doer outra vez 'coxos' do lado esquerdo é cometer o mesmo erro, pelo 3º ano consecutivo.
      Confesso que o Cortez continua a não me convencer. Espero que os próximos jogos mostrem outra coisa.

      Eliminar
  2. A defesa é um buraco mas o ataque é bom, onde já vimos isto sombras?

    ResponderEliminar
  3. Também concordo com o Hertz, quem se destacou mais dos reforços foram o Markovic, Djuricic, Sulejmani e Lisandro. O Salvio está cada vez mais craque! :D

    Na defesa 3 dos que jogaram mais tempo ainda não chegaram: Garay, Maxi e Melga.

    Se estamos mais fortes? Claro que sim! Até ao momento ainda não saiu ninguém e temos várias posiçoes reforçadas, por isso...

    ResponderEliminar
  4. Boa noite

    Eis o adepto do SLB no seu melhor.
    Factos:
    - Quantos jogadores titulares da equipa do ano passado jogaram ? um Luisão.
    - Quantos treinos têm Lisandro, Cortez, Vitoria e Mitrovic ? 5, 10, 15 não sei, mas sei que são poucos. Não fosse o SLB uma equipa de renome mundial e garantidamente nem os nomes dos colegas sabiam.

    Só quem não quer ver ou então vê mas pronto temos de dizer mal, é que pode dizer que Lizandro e Cortez não têm qualidade. Lizandro será o próximo "patrão" da defesa do SLB e Cortez depende de JJ e principalmente quem colocar a jogar a defesa direito. Se o eleito for André Almeida conforme eu espero, Cortez vai fazer uma grande época. Caso optem pelo Maxi vamos ter alguns problemas. Ou já se esqueceram da época 2010/2011 com Coentrão?? "O desejado". Para mim Maxi é para vender, apostar em André Almeida e em Cancelo "se tivermos tempo" certo? Porque este miúdo se calçar uma vez, só descalça para calçar num Real ou M.United.
    Só receio que Matic seja vendido, porque não temos e não existe alternativa a este monstro, a não ser que convençam o Redondo a voltar a jogar à bola.

    KEEP CALM QUE SOMOS TODOS BENFICA

    Rui Mestre
    Socio 6947

    ResponderEliminar
  5. Shadows mas tu és mesmo do Benfica!!! Eu até poderia dar razão quando tentas imputar culpas ao Melga no empate na Luz com o SCB; mas eu não gosto de branquear as arbitragens encomendadas e pagas com fruta para dormir; se aquele golo limpinho anulado ao Cardozo tivesse sido validado como deveria, o SLB tinha ganho por 3 a 2 e tinha sido campeão. Mas quem fala do jogo contra o SCB, fala o de XistaCoimbra.

    Shadows sinceramente e para não ficar com uma ideia errada do teu Benfiquismo, responde-me P.f a estas simples perguntas.

    Achas que o Benfica foi ou não prejudicado por erros arbitrais e perdeu pontos por isso?

    Achas ou não que em determinados jogos o FCP foi beneficiado de forma descarada e que só assim ganhou alguns dos seus jogos com o último em P.F?

    Para ti qual foi e é o melhor treinador; o Sujinho do Vítor Pereira ou JJ.

    Como encaras o trabalho de JJ após este ter perdido já com o campeonato a decorrer de Witsel e Javi Garcia?

    Partilhas ou não a minha opinião; que por mais erros e culpas imputadas aos responsáveis do Benfica e reconhecendo que uns poucos de jogos foram um pouco aquém do esperado; na verdade o melhor futebol foi o do Benfica e se não fossem os habituais erros arbitrais em momentos chave a prejudicar o Benfica e a favorecer o FCP... Quem tinha sido campeão este e o ano anterior, tinha sido o Benfica?

    Ou achas mesmo que o Benfica perdeu porque o FCP foi mais competente e mereceu ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante meu caro é que as culpas sejam sempre imputadas a outros. Os jogadores, a equipa técnica e a direcção estão sempre isentas, mesmo quando empatam contra um estoril em casa, antes de ir ao dragão. Assim nunca se sentirão responsabilizados e as coisas nunca mudarão. Já agora se ainda não tiver reparado eu sou portista. Enquanto você fizer parte da maioria, no Norte estaremos eternamente agradecidos.

      Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Anónimo,

      Respondendo às tuas perguntas:

      - É claro que o Benfica foi prejudicado pelas arbitragens. Mas isso apaga os erros próprios?

      - É claro que o FCP venceu jogos onde foi beneficiado de forma descarada. O último jogo foi o exemplo de topo. Mas não será melhor preocuparmo-nos em fazer um bom trabalho VENCENDO os nossos jogos?

      - Isso nem se pergunta. O Vitó é um treinador medíocre. Mas é bicampeão. E venceu o jogo que tinha mesmo de vencer, em vez de jogar para o empate. E sem árbitros.

      - A perda de Javi e Witsel foi ultrapassada por JJ de forma brilhante, mas não se pode dizer que foi apanhado desprevenido. Tanto Javi como Witsel tinham propostas concretas há mais de um mês e estavam já a ultimar os detalhes. E foi o próprio JJ que recusou reforços.

      - Partilho da opinião de que o FC Porto sem ajudas dos árbitros não tinha vencido metade dos troféus que venceu nos últimos 30 anos. Mas há algo que não partilho. A desculpabilização nos nossos erros, que são muitos e graves. E repetidos. Usar os árbitros para branquear incompetência, não.

      - Há 2 jogos específicos em que o FC Porto é competente: com o Benfica. E o Benfica é medroso, acanhado. Assim como JJ no discurso perante os azuis. Como explicas tu isto?

      Obrigado pela pequena entrevista! :)

      Eliminar
    3. (Comentário á ENTREVISTA DO Shadows PARTE I) 
      Shadows desde já o meu muito obrigado pela a entrevista.:)

      Ainda bem que reconheces que o Benfica foi prejudicado; como eu reconheço que não apaga os erros próprios do Benfica e eu próprio reforço isso quando digo que até te podia dar razão em relação aos erros do Melga. O que quero que fique bem claro é que uma coisa é apontar os erros internos de forma construtiva, pois só assim podemos contribuir para que eles sejam corrigidos e é isso que todos desejamos. Outra bem diferente é não reconhecer que mesmo com esses erros internos o Benfica tem sido de longe nestas últimas 4 épocas a equipa mais competente em Portugal e que só não tem ganho pelas mesmas razões que levaram a não ganhar muito mais títulos na década de 80,90 e de 2000 para a frente. A CORRUPÇÃO DE ARBITROS HEROIS PELO FRUTA CORRUPÇÃO DO PORTO e pelo seu CAPO PINTO DA COSTA.
      Porque erros todos os cometem, uns mais que os outros; a diferença é que uns sofrem as consequências dos seus erros e dos ERROS DOS ARBITROS HEROIS, como é o caso flagrante do BENFICA. Outros podem errar à-vontade; pois está lá sempre um ARBITRO HEROI com a mãozinha por debaixo para o menino não cair e ao mesmo tempo sempre pronto para pregar umas rasteiras aos mais competentes. O melhor exemplo da época passada é precisamente o jogo em Coimbra. O Benfica foi competentíssimo do princípio ao fim de tal forma que os dois únicos remates que a Académica fez á baliza, foram as duas penalidades em consequência de duas rasteiras do XISTRA ao SLB. É isto que importa salientar, quando se fala nos nossos erros… ERRAMOS E QUEREMOS CORRIGIR… mas com ERROS OU NÃO… SÓ NÃO GANHAMOS MAIS TITULOS PORQUE ESTAMOS CONSTANTEMENTE A SER ROUBADOS.
      “É claro que o FCP venceu jogos onde foi beneficiado de forma descarada. O último jogo foi o exemplo de topo.”
      É isto que tens que afirmar e sublinhara antes ou depois de apontar os naturais erros do Benfica. Porque da forma que o fazes, até parece que mesmo com tantos erros imputados a nós próprios, te esqueces que temos sido bem MAIS COMPETENTES que o FRUTA CORRUPÇÃO DO PORTO. Por essa razão é que nos últimos 30 anos o Benfica mesmo sendo muitas vezes de longe o mais competente (igualmente com erros), acabou por perder para os menos competentes, não por desmérito ou mérito do FRUTA CORRUPÇÃO DO PORTO…. Não, porque mais uma vez não HOUVE VERDADE DESPORTIVA. Em conclusão, em geral os títulos conquistados pelo Benfica desde que o CORRUPTOR ACTIVO DE AGENTES DESPORTIVOS se tornou o CAPO DO CLUBE DA FRUTA; são títulos em que o Benfica faz épocas quase imaculadas de erros. E não dar relevância a este facto é BRANQUEAR A CORRUPÇÃO DO FCP.
      “Mas não será melhor preocuparmo-nos em fazer um bom trabalho VENCENDO os nossos jogos?
      Claro que é; até por aquilo que já te expliquei, nestes últimos 30 anos para sermos campeões temos que estar perto da perfeição, não basta errarmos menos e sermos mais competentes que os outros. Mas isso não é normal nem no futebol nem na vida. Normalmente para se ganhar só temos que errar menos que os outros.
      Por isso sou a favor das criticas CONSTRUTIVAS e não DESTRUTIVAS; pois para destruir e para ajudar ampliar os nossos erros não nada melhor que o SISTEMA FRUTEIRO conseguir através dos seus ARBITROS HERÓIS transformar as nossas virtudes em erros.

      Eliminar
    4. (Comentário á ENTREVISTA DO Shadows PARTE II):)

      “ Isso nem se pergunta. O Vitó é um treinador medíocre. Mas é bicampeão” Com a habitual ajuda dos árbitros; ou estás a dizer que o GOLO DE MAICON na LUZ é LIMPINHO!!!
      “E venceu o jogo que tinha mesmo de vencer, em vez de jogar para o empate. E sem árbitros.”
      Sem árbitros foi uma casualidade, pois aquele fora-de-jogo do tamanho do mundo do JAMES, só não deu golo por acaso. Mas lá está Shadows, como tu também te deixas manipular pelo SISTEMA. Então queres reduzir um campeonato constituído por 30 jogos a um só jogo. Nem os filhos da fruta fariam melhor. Como pelos vistos e como deves estar de acordo, por exemplo bastava que não tivesse havido a OFERTA DO XISTREMA EM COIMBRA e o BENFICA tinha chagado ao Ladrão Campeão, por exemplo. Parece que estás a querer BRANQUEAR A FALTA DA VERDADE DESPORTIVA EM PORTUGAL. É que se o SUJINHO DO VITOR PEREIRA consegue chegar ao jogo do LADRÃO com hipóteses de lutar pelo o título aos ARBITROS HEROIS a eles o deve. Já na época passada o mesmo tinha acontecido quando o BENFICA FOI ROUBADO em COIMBRA e GUIMARÃES antes do Clube da FRUTA chegar á LUZ; perdendo assim em dois jogos 5 PONTOS de VANTAGEM. Já para não falar que o SLB, jogou esse jogo no meio de ciclo desgastante em termos físicos e psicológicos contra um FCP fresquíssimo… claro que tudo isso só aconteceu porque o SLB nunca teve a vantagem suficiente necessária para poder gerir o plantel de uma outra forma. Por alguma razão o FRUTA C.P na época de MOURINHO CAMPEÃO EUROPEU pelo FRUTA C.P e com este já com vantagem de 5 pontos, o CAPO PC recebeu em sua casa na véspera do FCP VS BEIRA MAR o ARBITRO HEROI que ia arbitrar esse jogo e que ficou provado pelas escutas que estava comprado para o que desse e viesse.

      Eliminar
    5. (Comentário á ENTREVISTA DO Shadows PARTE III):) 

      “A perda de Javi e Witsel foi ultrapassada por JJ de forma brilhante, mas não se pode dizer que foi apanhado desprevenido. Tanto Javi como Witsel tinham propostas concretas há mais de um mês e estavam já a ultimar os detalhes. E foi o próprio JJ que recusou reforços.”
      JJ até poderia saber de tudo; mas quando dois jogadores nucleares saem no último dia de inscrições e já com o campeonato a decorrer; até pode ser que não estivesse desprevenido, mas que estava ainda com as calças pelos joelhos estava de certeza. Quanto aos reforços é natural que os tivesse recusado; porque como também sabes, na altura o mercado estava fechado e em Janeiro, todos sabem que não é a melhor altura para contratar os jogadores. O que só mostra que JJ confia nas suas capacidades e dos seus jogadores. Agora o que ele não estava á espera é que quando se chega ao último mês, estivesse, não a lutar por três títulos, mas sim que os PORCOS mesmo assim estivessem no encalço… pois a qualidade do seu futebol foi e era miserável. BENDITOS ARBITROS HEROIS.

      “Partilho da opinião de que o FC Porto sem ajudas dos árbitros não tinha vencido metade dos troféus que venceu nos últimos 30 anos. Mas há algo que não partilho. A desculpabilização nos nossos erros, que são muitos e graves. E repetidos. Usar os árbitros para branquear incompetência, não. “
      De ACORDO e RESPEITO; desde que não utilizes os nossos erros para BRANQUEAR A INCOMPETENCIA DOS OUTROS e a FALTA DE VERDADE DESPORTIVA nos títulos alcançados pelo FRUTA CORRUPÇÃO DE ACRDO. Se tal fizeres tens todo o meu respeito como BENFIQUISTA mas também como PORTUGUÊS ANTI-CORRUPÇÃO.

      “Há 2 jogos específicos em que o FC Porto é competente: com o Benfica. E o Benfica é medroso, acanhado. Assim como JJ no discurso perante os azuis. Como explicas tu isto?”
      O FCP não foi mais nem menos competente nesses dois jogos; esta é que é a verdade. Dos 3 golos marcados por nós; dois surgiram em jogo corrido e o outro do trabalho desenvolvido por JJ nos lances de linha lateral. Quanto os do FRUTA, um foi devido a um erro individual do Artur e não da equipa, outro foi por mérito do FRUTA num lance estudado de bola parada, o último foi uma mera felicidade deles e infelicidade do Maxi. A isto não se pode chamar COMPETENCIA, mas sim e no mínimo FELICDADE.
      “Obrigado pela pequena entrevista! :)” Só não foi entrevista, porque te fiz estas perguntas como mais um leitor do blogue e mais não digo…

      Eliminar
    6. Benfica Uno e Plural: sócios como tu deveriam ter direito a 500 votos. (no entanto, neste debate ambos têm razão)

      Eliminar
  6. «Deixo um exemplo: 'dar tempo' a Melgarejo no ano passado. Comprometeu o 1º jogo do campeonato e perdemos 2 pontos no arranque, frente ao Braga. 2 pontos que fizeram falta no final. Querem 'dar tempo' e voltar a festejar o vice-campeonato?»

    O exemplo é mau porque este erro de Melgarejo é um erro técnico e não táctico. A diferença é toda. O jogador estava bem posicionado para cortar a bola, a decisão de cortar a bola foi a correcta, movimentou-se correctamente, mas um mau contacto dirigiu-a para a baliza. É um erro, mas não tem nada a ver com o facto de ser um extremo adaptado a lateral porque tudo o que tinha de fazer tacticamente foi bem feito. Errou tecnicamente. Não se pode culpar o jogador por isso, como na maioria dos autogolos. Ou então podemos, mas temos de criticar os outros quando fazem uma má recepção, um mau passe ou um mau remate. Estes dão mais nas vistas porque são erros técnicos que dão em golo.

    Chamar para aqui este exemplo, como o do golo na Turquia, mas meias-finais da Europa (que são os dois grandes erros apontados a Melgarejo) só pode fazer sentido se se desconhecer o futebol ou se se embirrar com o jogador ou o treinador. No teu caso, caro Shadows, sabemos o motivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NSC, na mouche!!! O problema do Cortez é posicional e mesmo assim eu até acho que a forma como o Benfica se posiciona ofensivamente possibilita alguns posicionamentos que depois nos trazem alguns dissabores nos contyra-ataques...

      Eliminar
    2. NSC, é isso mesmo que lamento. A constante desculpabilização dos erros. O Melgarejo, sem experiência, nunca poderia arriscar cortar para o lado da baliza. E como já escrevi várias vezes, o próprio JJ deixou-o cair. Assim como já tinha feito com Emerson.

      Sabes com que embirro realmente NSC? Com perder. Nem aos berlindes gostava de perder. E continuo assim.

      No dia em que me acomodar às derrotas, entrego o meu cartão de sócio e deixo de ser benfiquista.

      Eliminar
    3. Mas que desculpabilização? Não deixa de ser um erro. Mas é um erro como outros, que acabam por ter menos impacto porque resultam em nada.

      E muitas vezes os erros são vistos de forma diferente. Há quem veja um grande erro e há quem não veja um grande erro. Há quem troque erros.

      Veja-se o jogo no Dragão. O Benfica sofre um golo em contra-ataque depois de um lançamento favorável e balançado para o ataque quando estava por cima do jogo. Sim, escrevi por cima. O Porto já não conseguia recuperar a bola à frente e o Benfica estava confiante. Tão confiante que os jogadores talvez pensassem em algo mais do que em empatar o jogo (até porque é para isso que estão direccionados em 99% dos jogos). E, quando bastava apenas defender o resultado, sofrem o golo. O que eu vi: erro ao não defender mais um pouco, guardando a bola, tendo ao invés chegar mais à frente.
      O que eu vi foi que enquanto o Benfica quis defender e empatar, não sofreu golos e a estratégia resultou; quando pensou em algo mais, perdeu o jogo. Há quem tenha visto o contrário e diga que o Benfica perdeu porque quis empatar. Bom, não perdeu por causa do lateral esquerdo. E não foi por causa do treinador, porque a estratégia resultou durante 91 minutos. Quem errou?

      Eliminar
  7. Obviamente que os três sérvios se destacam não fossem eles os mais caros reforços e os que mais expectativa geram. Por aí tudo bem.

    Os golos sofridos só são preocupantes pq são golos iguais a tantos que sofremos em competição pq de resto com tanto jogador novo quase sem treinos em conjunto é natural sofrer golos.

    De resto acho ainda muito cedo para tecer comentários sobre a qualidade dos reforços (à excepção dos três sérvios). Vamos esperar um pouco mais.

    ResponderEliminar
  8. O Markovic custou 10M; o Djuricic 6M e o Sulejami veio a custo ZERO.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking