O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 13 de julho de 2013

Análise à Entrevista de José Veiga

. 22 comentários
Facto prévio: José Veiga sofre de um grave problema perante alguns (muitos?) benfiquistas: O mito de ser um "infiltrado" portista, alguém que "faz parte do sistema", ou seja, alguém corrupto, criminoso fiscal e que até foi premiado pelo FCPorto com um Dragão de Ouro. Logo, é portista e só quer prejudicar o SLBenfica.

Comecemos precisamente por este ponto. 

Portanto, José Veiga é portista? Vamos a factos: É ou foi sócio do FCPorto? Não que se saiba. O que José Veiga foi, como é publico, foi sócio da Casa do FCPorto do Luxemburgo, onde fez um excelente trabalho de dinamização da mesma, ao ponto de a Casa ser distinguida pelo FCPorto com um Dragão de Ouro. Portanto, que se saiba (e admito poder estar a ser mal informado por todos aqueles que "reforçam" esta questão) José Veiga nunca foi portista e há inclusivamente muitos que o conheceram no período pré-emigrante e que sempre o conheceram como adepto do SLBenfica.

Dito isto, só quem não conhece o espírito emigrante é que não compreende a saudável convivência que existe nas comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo, onde o clubismo é quase insignificante perante a união em torno da causa de "ser português". O SLBenfica tem adeptos de outros clubes a fazerem excelentes trabalhos nas suas casas e por nunca subjugam o SLBenfica à sua paixão. Há gentes com camisolas do FCPorto e SportingCP nos jogos do SLBenfica nesses países, e desejam com sinceridade e paixão a vitória do nosso clube... e o mesmo se aplica no inverso.

Seja como for, depois de "ganhar este espaço" terá tido sim uma ajuda importante de Pinto da Costa para entrar no Mundo do futebol, onde se quis afirmar, e conseguiu, como empresário de futebol. Até ao "new age" Jorge Mendes, José Veiga era dos mais influentes do Mundo e contou para isso com um "empurrão" de Pinto da Costa que, tal como o SLBenfica e o Sporting, tirou depois proveitos dessa relação. O mesmo aconteceu com Jorge Mendes e ninguém fica chocado!

Diga-se, por exemplo, que conheço pessoalmente outro ex-emigrante também no Luxemburgo que é fanático do SLBenfica e que é também, à sua escala, agente de jogadores. Nunca trabalhou com o SLBenfica, que eu tenha conhecimento, mas já fez imensos negócios com o FCPorto e clubes "amigos" do FCPorto. É, por via de interesse profissional, sócio do FCPorto, SLBenfica e SportingCP. Mas a sua paixão, basta entrar em sua casa, é o SLBenfica.

Se falarmos de passado, o que é do conhecimento público em relação ao Presidente Luis Filipe Vieira, tem mais histórias ligadas ao FCPorto que ao SLBenfica e isso não faz dele um portista ou um infiltrado! Não faz e se faz para alguns... é absurdo!

Todos sabemos que, depois de chegar ao Alverca na altura um empresário da construção civil desconhecido no futebol, a sua perspicácia fê-lo perceber que só "alinhando" com Pinto da Costa seria possível tirar o clube da terra "do buraco", com todos os benefícios que isso lhe traria. São conhecidas e indesmentíveis as histórias das ligações de amizade e "visita de casa" de Pinto da Costa, os festejos dos sucessos do clube do norte e até festejos nas zonas privadas... perante vitórias ao SLBenfica. Isso não é crime! Fernando Martins também era amigo de Pinto da Costa e antes destes muitas foram as boas relações existentes entre os clubes.

Com sinceridade, eu não o faria, mas também não estou seguro que Vieira o fizesse como portista, mas sim como alguém que percebia, na sua condição de desconhecido e Presidente de um clube pequeno e sem recursos que lhe permitissem subsistir, que só satisfazendo "Sua Santidade" seria possível ser alguém no futebol e só sendo alguém no futebol poderia multiplicar rapidamente toda a sua capacidade e competência empresarial por 100.000, tal como aconteceu e ainda bem, pois desejo o melhor a Luis Filipe Vieira, um empresário de enorme competência.

A história repetiu-se com a ligação a Joaquim Oliveira já no Benfica. Eram tantas as dívidas que só mesmo "vendendo a alma" a Oliveira foi possível sobreviver e recuperar.

Se muitos aceitam e percebem com naturalidade que Luis Filipe Vieira tenha feito 24 anos de sócio do FCPorto, suportado na conversa de que alguém pagaria por ele as quotas. Seja como for, Luis Filipe Vieira teria tido todas as oportunidades para acabar com essa situação se não tivesse o devido interesse na mesma... e quando o fez já era Presidente do SLBenfica e em vésperas de receber o Dragão de Prata ou lá qual é a merda de distinção que fazem aos 25 anos de sócio. Trago este tema apenas para que fique claro que não deveremos julgar as pessoas por situações que criaram para defender os seus interesses, objectivos pessoais e profissionais e lhes permitir ter uma vida melhor num país onde as cunhas e os jogos de interesses fazem milionários ou sem abrigos, num enquadramento em que nada tinham que os ligasse ao SLBenfica.

Trago esta história para reforçar que a hipotética "ligação" de Luis Filipe Vieira ao FCPorto é teoricamente mais forte que a de José Veiga. Ninguém considera, ou deveria considerar, que Luis Filipe Vieira seja infiltrado, portista ou que tenha más intenções perante o SLBenfica. E ainda bem que ninguém pensa assim porque, na minha opinião, seria absurdo e injusto para com Luis Filipe Vieira.

Arrumado o enquadramento histórico, chegamos ao momento em que José Veiga chega ao SLBenfica. Pela mão de quem? De Luis Filipe Vieira, alguém que não tenho duvidas que sejam benfiquista! Ponto final!



Agora atentem nas declarações de Luis Filipe Vieira quando José Veiga saiu:

«O senhor José Veiga pediu a demissão nesse dia, sei a conversa que tive com ele, sei o estado em que estava. É lógico que quando pede demissão quer estar disponível para resolver problemas, quer proteger o Benfica e este grupo de trabalho. A grande maioria dos jogadores viu aquelas imagens e penso que é hoje unânime para todos a consciência de que a TVI prestou um péssimo serviço ao país. Sabemos o trabalho que fez nesta SAD, o seu grande profissionalismo. É conhecido como o homem que resolve os problemas, que defende o grupo até às últimas consequências. É um homem que sempre deu tudo em prol do Sport Lisboa e Benfica, o primeiro a chegar e o último a sair desta casa. Pensei ainda hoje demovê-lo, mas a posição tomada é irreversível. Pediu a demissão do cargo que ocupava, a SAD, depois de tanta insistência dele, não podia fazer outra coisa que não aceitar.

A administração da SAD espera muito brevemente voltar a contar com o senhor José Veiga. Porque em condições algumas deixarei cair as pessoas que sejam profissionais e que defendam esta casa. Sempre disse que o Benfica nunca irá mudar a minha personalidade. O senhor José Veiga não será substituído, o clube tem estrutura profissional e dentro de casa vai encontrar soluções. Fernando Santos, Shéu e Lourenço Coelho fazem parte da estrutura do futebol... Os capitães de equipa sabem que o seu trabalho vai ser mais árduo ainda. E eu também estarei mais perto do futebol do Benfica. A solidariedade tem de se manter, o rigor também», comunicou.

O líder dos encarnados criticou ainda com dureza a forma como o processo foi conduzido pela comunicação social: «O que vivemos há dois dias tem a ver com o senhor José Veiga. Não é menos verdade que o que se passou e para quem assistiu é bastante lamentável, porque não se compreende que uma estação de televisão, que teve acesso a alguma informação sobre o que é da vida privada... Aquilo não é maneira de informar. Agora ver aquelas imagens, sofás, maples, sei lá, as televisões, os plasmas. Acho que foi tão deprimente que a pessoa que deu autorização para as imagens passarem ou não tem família ou não tem filhos. Todo o país ficou a saber onde mora. Isso é achincalhar uma pessoa na praça pública. Foi um atentado ao senhor José Veiga

in blog Ontem vi-te no Estadio da Luz

Luis Filipe Vieira é um excelente empresário, um visionário em muitas áreas de negócio e claramente uma mais-valia para o SLBenfica enquanto Presidente da instituição. Já José Veiga, não tem nem nunca terá a capacidade empresarial de ser Presidente do SLBenfica - nem me parece que tenha essa legítima ambição pois não é aí que teria mais para dar ao seu clube.

Uma coisa é certa: Quem perde com esta "guerrilha" é o SLBenfica! Como era o SLBenfica que perdia com o afastamento de Luis Filipe Vieira e José Eduardo Moniz, como se demonstra possivelmente é quem estará a ajudar a dinamizar, talvez não tanto quanto gostaria, o projecto da BenficaTV.

Os benfiquistas têm tudo a ganhar com a Presidência de Vieira, mas muito pouco com a Presidencia que tem tido onde, como já aqui escrevi, Luis Filipe Vieira cria um clima de "dividir para reinar" onde só os que estão com ele são benfiquistas e todos os outros são "infiltrados", abutres ou que se querem servir do SLBenfica.

Podemos não gostar do "estilo" de José Veiga, podemos ficar com reservas perante a forma como conhece tão bem o Sistema, mas convenhamos que é impossível discordar de quase tudo o que o ex dirigente afirmou ontem. Ao contrário de muitos, pertencentes ao Clube e à SAD, nunca falou no clube na terceira pessoa do singular ("O Sport Lisboa e Benfica"), mas sim na primeira pessoa do plural ("Nós").

Ontem ficou claríssimo que quem perde com o afastamento entre Vieira e Veiga é... o SLBenfica! Ficou claro que José Veiga seria, e deu exemplos, o líder do futebol que nos falta... desde que ele saiu e que mais tarde Rui Costa esteve perto de ser mas foi rapidamente "engolido" pelo Presidente pois, como Veiga disse ontem, o Presidente quer estar sempre na primeira linha, numa postura de só eu é que decido... e só vocês são responsabilizados. Nunca irá resultar!

Por outro lado, ficou claro, quando falou da BenficaTV que a visão de José Veiga acaba no futebol ao fazer uma análise simplista do projecto da BenficaTV. Não o critico por não perceber ou por tentar opinar, mas convenhamos... ele próprio deveria deixar claro que essa é uma matéria que não conhece e onde a sua opinião é diferente do caminho seguido, mas também não se sente o mais adequado para analisar esse tema.

O episódio que contado sobre a chegada de David Luiz e a forma autónoma com deve ser gerido o futebol num clube desta dimensão, clarificou bem a dificuldade que José Veiga teria sempre no SLBenfica perante um Presidente que não quer dar autonomia a ninguém, especialmente em temas de destaque, e a um Administrador da SAD que entende poder intervir em todas as questões, mesmo as relacionadas com o futebol, como é o caso de Domingos Soares Oliveira. Aliás, DSO é o exemplo inverso de José Veiga, pois se o segundo só deve limitar a sua actividade ao futebol, o primeiro jamais deveria sequer intervir nessa temática.

As questões apresentadas por José Veiga, nomeadamente no apontar ao erro da ausência de base de apoio ao "edifício do futebol" já foram aqui por mim várias vezes descritas e não vou mais uma vez repetir que concordo em absoluto.

O que José Veiga apontou como sendo "o que não se deve fazer" na gestão do futebol, também já estão mais que analisados no blog.

Gostaria de destacar uma ideia que foi deixada por José Veiga sobre o Caixa Futebol Campus e a ausência de jogadores com capacidade/competência para integrar a equipa principal do SLBenfica. Entendi que estava a falar de o SLBenfica nunca ter "produzido" como Sporting fez com Quaresma, Simão, Ronaldo, Patrício, Moutinho, etc.

A solução passa, no entender de José Veiga, por ir buscar competências ao estrangeiro, entre os melhores na gestão e investimento na formação com é o caso os Franceses ou Holandeses, especialmente os primeiros, e com isso reestruturar o quadro de treinadores e prospectores, as metodologias de treino, etc.

Uma sugestão interessante para discutirmos no futuro.

Para finalizar, José Veiga fechou a porta a qualquer regresso ao SLBenfica a curto e médio prazo devido à sua vida profissional. Aí penso que terá sido "político" ao afirmar isso, pois na verdade o que José Veiga entende é que, no formato de gestão e no desígnio presidencialista de Luis Filipe Vieira, não há espaço para o conceito de Direcção Geral do Futebol preconizada por José Veiga. E é verdade, não há!

... E tenho muito pena que assim seja. Com José Veiga ou outro qualquer, como disse e muito bem o Redmoon no tópico anterior, a verdade é que o SLBenfica precisa deste modelo, precisa que o Presidente e todos os que fazem parte da equipa de gestão se limitem ao que saibam fazer bem, ou saiam, precisa que o futebol tenha alguém que saiba fazer bem, muito bem, porque o adversário mais directo faz disto um factor fundamental para as suas vitórias e, como disse o José Veiga, eles não são muito bons em matéria de gestão desportiva... nós é que temos sido muito fracos.

Atenção! Não confundir gestão desportiva com gestão empresarial, nem confundir a importância de um melhor modelo de gestão desportiva com a necessidade de saida do Presidente. Luis Filipe Vieira deve "reciclar" o seu modelo presidencialista. Não precisa sair para que esta questão melhore, pois que se conheça é o melhor Presidente que o SLBenfica pode ter. 

Será possível Luis Filipe Vieira alterar esta sua tendência? Tenho dúvidas...

Mas só será possível ganhar com José Veiga? Claro que não!
Não acredito em fatalismos ou em "donos da competência".

... mas só será possível ganhar consistentemente, sim... se muita coisa mudar seja com José Veiga ou com o Manuel dos Anzóis que tenha capacidade, conhecimento e competência para tal, caso contrário continuaremos a recolher as "migalhas" que o Sistema nos quer dar para nos manter entretidos.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Vosses sao uma vergonha de Benfiquistas
    Mesmo quando nao ha assunto vosses arranjam sempre a deitar abaixo tudo serve

    Pedro catarino

    ResponderEliminar
  2. Djuricic joga muito, o resto e conversa da treta...

    ResponderEliminar
  3. O artigo está muito bem escrito mas é só mais uma maneira encapotada de falar mal sempre do mesmo.Veja-se a habilidade entre o titulo e a crónica. Análise (????) à entrevista de José Veiga e depois mais de metade da escrita é uma análise à vida e obra de LFV.
    E o mais esquisito é que dá mostras de pouco ou nada saber da vida de LFV quer como empresário quer como cidadão.Um pequeno empresário? Para singrar aliou-se a pc? Quando se fala por se ouvir o diz-se diz-se dá no que dá...disparates atrás de disparates.José Veiga teve utilidade mas aconteceu o que já lhe tinha acontecido no fcp. Teve que ser afastado porque através do SLB queria resolver problemas graves da vida particular e mostrar-se dono do SLB, tal como lhe aconteceu no fcp e por isso foi afastado pelo pc.Essa da casa do fcp no Luxemburgo é para rir.
    Sobre a vida do LFV melhor mesmo é procurar informar-se melhor para saber do que fala. Só ainda não entendi afinal o que faz o SLB não ser Campeão mais vezes. Se é da incompetência dos dirigentes ou se é do Sistema. Porque umas vezes diz-se que o Sistema não existe e outras afinal existe...O que tem sido feito no SLB não é dividir para reinar mas sim uma limpeza de gente que só se servia do nome do SLB para pretender ser alguém na sociedade.E ainda há mais para fazer sair do Clube...

    ResponderEliminar
  4. O LFV é portista por alguem lhe ter pago as quotas anos a fio sem ninguem saber, já José Veiga ganhou um Dragao de ouro nao tem ligaçao nenhuma aos Corruptos??! O Problema maior para vocês é que os 83% jamais quererão um Mafioso chamado Veiga a precisar de ganhar uns trocos ao comando do SLB! Até os moveis lhe levaram em direto no jornal da noite, chega de enxovalhos! Dar-lhe merito no campeonato de 2005 é puro engano! RF

    ResponderEliminar
  5. Bandarilheiro Mor13/7/13 22:09

    Pedro Catarino, eles não são uma vergonha eles estão além da teu de literacia. Compreendo que nem todos têm capacidade de interpretar textos mais elaborados.

    ResponderEliminar
  6. Estou de acordo com quase tudo, no entanto esta tendência para estarem a ir constantemente aos cemitérios desenterrar os esqueletos que lá estão enterrados é difícil de compreender.



    ResponderEliminar
  7. Águia Preocupada13/7/13 22:13

    Já comentei a entrevista que achei muito boa e onde defendeu o que aliás muitos benfiquistas preconizam para salvação do Benfica.
    Quero apenas comentar a última frase discordando totalmente do que dizes. Infelizmente, na conjuntura actual e com este presidente, o Benfica só ganhará com maior assiduidade, com alguém à frente do futebol que o conheça e saiba movimentar no seu interior. E esse alguém é, neste momento, José Veiga!
    Se para muitos benfiquistas Vieira é insubstituível, para mim, Veiga é absolutamente necessário.
    Ele disse e bem, que, com esta estruturaeu diria falta dela, o Benfica apenas ganhará esporádicamente e quando formos esmolados com " as "migalhas" que o Sistema nos quer dar para nos manter entretidos."
    Mas, enquanto se continuar a achar que quem apareça com hipotéticamente intenção de fazer algo pelo Benfica, só tem intenções de poder ou é infiltrado, ou tem interesses pessoais, apelidando-os logo de oportunistas e abutres, não sairemos do buraco em que Vieira e seus capangas enfiaram o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas qual sistema? Para o Veiga o sistema não teve influencia nenhuma, o Benfica não ganhou por incompetência.

      Eliminar
    2. "Se para muitos benfiquistas Vieira é insubstituível..." - Os cemitérios estão cheios de insubstituiveis.

      "Mas, enquanto se continuar a achar que quem apareça com hipotéticamente intenção de fazer algo pelo Benfica, só tem intenções de poder ou é infiltrado, ou tem interesses pessoais, apelidando-os logo de oportunistas e abutres, não sairemos do buraco em que Vieira e seus capangas enfiaram o Benfica!"

      Esta tem graça. Passam a vida a dizer que o LFV é um infiltrado e só com intenções de poder e depois criticam quem afirma que "artistas" como J.Veiga ou BC são infiltrados...

      Quem não os conhece que os compre...

      Eliminar
  8. Na minha opiniao o quadro ideal de gestore para o Benfica seria:
    Presidente - LFV
    BenficaTV - Jose Eduardo Moniz
    Area Financira - DSO
    Diretor Desportivo - Jose Veiga
    Director de Scouting e Formacao - Rui Costa
    Cada um a fazer o que melhor sabe!

    ResponderEliminar
  9. o veiga que vá para o caraças mais o seu benfiquismo.
    compreedia-se no final da epoca passada.
    inadmissivel no inicio desta.

    Simplesmente porko.

    ResponderEliminar
  10. O GLORIOSO13/7/13 22:43

    O mito Veiga mais um dos muitos mitos feitos pelos Benfiquistas. Traduz-se num titulo especial com Trap no pior ano dos ultimos 20 anos dos Corruptos, dois terceiros lugares e uns quartos da Champions é isto o mito Veiga. Mudar todos os anos de treinador (a estabilidade que apregoa foi feita por ele) e quanto a contratações falou do David Luiz pois falar do Carlitos, do Amoreirinha, do Everson, do Zach Thorton, do Beto, do Karadas, do Paulo Jorge, do Manu, do Moretto, do Kinkin Fonseca, do Derlei, do Laurent Robert, do Marco Ferreira, do Marcel, etc, etc se calhar não dava muito jeito. Isto é Veiga como se sabe o melhor director do futebol de sempre o grande mito.

    P.S- Quanto ao seu Benfiquismo nunca se poderá pôr em causa é obvio então em 2000 quando ajudou a levar João Pinto para a Lagartada; em 2001 quando fez o mesmo com Jardel ainda levando o Benfica a pagar-lhe uma indemenização que não abdicou provou aí o seu grande Benfiquismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ok, ele era empresário de um jogador que o Benfica DISPENSOU e devia ter antes escolhido outro clube para defendr nao o seu cliente... Mas o seu clube? Looool

      Eliminar
  11. Benfiquista Atento13/7/13 23:08

    O Geração Benfica está muito mal informado, ou então é muito preguiçoso, porque bastaria fazer uma pesquisa mais cuidada para começar por saber o papel que o vigarista e caloteiro Veiga fez no FC Luxemburgo...

    http://www.fcporto.lu/presidentes.htm

    E não me vou alongar mais, porque este assunto tresanda !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leres o tópico era uma ajuda para nao fazeres comentários destes.

      Então eu nao escrevi que o Veiga foi presidente da Casa do FCPorto - que esteve na origem do FCPorto do Luxemburgo?

      Eliminar
  12. benfiquista a serio13/7/13 23:56

    para mim, veiga faz falta ao Benfica. ele sabe muito de futebol ao contrario de outros que ocupam cargos no futebol benfiquista que nada percebem nem sentem, só lá estão para ganhar o deles.

    sobre a entrevista: concordo a 100% quando diz que os tecnicos, olheiros e directores da da nossa formação são fracos. como é possivel dispensar jogadores como o silvio, o ruben Amorim, o diogo figueiras, o jose sá e ficar com rodericks, moreiras, etc.
    para mim, na formação o que funciona são as cunhas, nos amigos aposta-se mesmo que sejam fracos, nos bons dispensa-se. há muito banana dentro do Benfica, quer tecnicos quer jogadores, não por merito mas por factor C e amizades.

    ResponderEliminar
  13. Peço desculpa mas não concordo na critica ao DSO..Ele não interfere ou dá palpites sobre áreas que não sejam as financeiras.De resto,revejo-me neste post que está muito bem conseguido!
    Assim sim,dá gosto!Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Mas olha que não é bem assim porque eu sei de factos e pessoas que sairam por causa dele.

      Eliminar
  14. Lamento muito, não me revejo em Veigas ou Vieiras

    ResponderEliminar
  15. O mal no Benfica de há muito tempo é a exigencia atingir estes limites, nem sei porque é que criticam o LFV por ter sido socio do porto, depois sendo eu ou alguem a pagar jamais permitiria isso, na minha pessoa ainda mando eu, por os outros pagarem é desculpa esfarrapada.
    Quanto ao Veiga nunca devia ter vindo para o Benfica, eu não o quero lá nem a ele nem ao LFV, mas a maioria dos socios querem, aguentem-se aos insucessos sucessivos, no primeiro ano não fosse o Trapattoni e tinhamos ganho nada e no 2º ano foi o que se viu, paletes de jogadores em janeiro de fraquissimo nivel e que arruinaram mais um campeonato, foi essa a boa gestão do Veiga, e digo mais nenhum presidente de uma casa do Benfica jamais trabalharia no Porto em coisa nenhuma, só mesmo no Benfica isto pode acontecer e ainda haver pessoas a defender que volte

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Artistas são aqueles que pintam que o Viera tinha as cotas pagas por alguém:

      É MENTIRA.

      Ele tinha um sócio dos pneus que ainda hoje é presidente do Gondomar em quem se estribou para passar essa peta aos Benfiquistas.

      Depois parecem que querem esquecer que para se ser sócio de uma qualquer associação é preciso preencher uma ficha e essa tem de ser ASSINADA PELO PRÓPRIO. Que o sócio foi o proponente tudo bem mas ele assinou e por vontade própria.

      Viera acompanhava os corruptos na maioria dos jogos ao estrangeiro.

      Ele que diga que isto é mentira.

      Eliminar
    2. Claro Conde, isso que falaste é bem verdade, tu só és socio de qualquer colectividade, assinando a proposta não alguem por ti, alguem pode-te é propor para socio e na ficha indica por exemplo o seu numero de socio.
      Mas deixa que o pessoal gosta de sofrer, gostam de andar a ser gozados ano após ano, vai para uma decada
      Já o disse alguem que festeja-se golos seja de quem for, e mais ainda do Porto contra o Benfica, nem socio devia ser, quanto mais presidente ou dirigente.
      Eu mesmo não gostando de LFV jamais quero que o Benfica perca só para ele e a turma dele desaparecerem do clube, não será preciso a seu tempo ele vai sair, pessimo será o que virá a seguir isso é que vai ser lindo, vai ser bonito ver a chamada recuperação financeira, porque desportivamente nem vale a pena, não contamos para coisa nenhuma

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking