O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 25 de junho de 2013

Haverá algum problema em ter 104 jogadores?

. 50 comentários


A resposta é... depende da estratégia!

Há várias dimensões sobre as quais podemos e devemos olhar para esta questão. A saber:

A questão da nacionalidade:
É incontornável! Por muito que nos custe, o futebol mundial mudou e termos a ambição de ter a maioria do plantel formado por portugueses, enquanto ao mesmo tempo queremos ter um plantel que lute contra a corrupção, contra as nossas incompetências e contra os adversários... não é possível.

O que não quer dizer, por outro lado, que seja admissível que na equipa B estejam apenas 19 em 38 portugueses, ou seja, apenas metade do plantel é português. Aqui, efectivamente, não se compreende que se permita uma aposta em jovens cuja qualidade deixa a desejar e não são, de todo, melhores do que inúmeros portugueses que conseguimos formar e contratar em Portugal.

Neste contexto, torna-se legítimo questionar a quem interessa este "entreposto" de jogadores sem critério e com tanta escala na equipa B! Um plantel com 38 jogadores, mesmo sabendo que alguns também jogavam pelos juniores é... absurdo!

Portanto, olhando ao facto de termos muito estrangeiros, eu diria que não é por aí... mas sim é absurdo e totalmente questionável a quantidade de jogadores estrangeiros sem qualquer proveito para o clube ou que sejam capazes de fazer a diferença ou gerar mais valias.

O numero de jogadores emprestados:
São 24 jogadores emprestados na época passada, aos quais se juntam muitos da equipa B que ali estiveram porque não foi possível emprestar (pelo menos 5 jogadores) e onde se juntam ainda os dois sem actividade. Portanto, um total de 31 jogadores excedentários que possivelmente NENHUM integrará brevemente (ou mesmo alguma vez) a camisola do SLBenfica.

Olhando por esta perspectiva, seria devastador pagar 31 vencimentos e ter efectuado perto de outras tantas aquisições com custos para o clube. A não ser que...

... que estes jogadores estejam inseridos numa estratégia de "ajuda" aos clubes da I e II Liga, evitando assim que estes preencham os planteis com jogadores ligados ao FCPorto, como sabemos é uma estratégia comum para aliviar a tesouraria dos clubes e deixá-los "mais macios" para quando é preciso.

Olhando para isso temos: Oblak, Ruben Amorim, Diego Lopes, David Simão, Duarte Duarte, Hugo Vieira e Djianny. 7 jogadores de 31 integraram equipas da primeira divisão. Eventualmente juntamos mais dois que integraram a II Liga. Ou seja, no máximo, apenas 1/3 dos jogadores emprestados se encaixaria neste perfil, o que não permite olhar a quantidade de jogadores nesta condição como uma estratégia positiva ou que beneficie o clube.

Novamente, é caso para perguntar a quem interessa manter uma estrutura gigantesca como esta, com tão pouco aproveitamento para o plantel principal?

Jovens com contrato profissional:
Residual! Apenas 11 dos 104 jogadores têm contrato profissional e ainda jogam nos escalões de formação, pelo que não será seguramente por aqui o SLBenfica tem excedente de jogadores, pois representam contratos de baixos encargos e que não impactaram quaisquer custos de investimento/transferências.

Resposta planeada, com visão a três anos:
Ter muitos jogadores em contrato, se não for para nenhuma das questões acima, pode ser interessante com vista a ir buscar jogadores identificados com o campeonato nacional (já vimos que não!) ou que tenham potencial para integrar o clube em posições que pretendemos reforçar, mas não necessariamente para o lugar de titular, mas sim de apoio.

Ora, olhando para o plantel principal do SLBenfica... não vemos nem um que tenha passado por estas circunstâncias. E não me falem no Rodrigo, Roderick ou Carlos Martins, pois sabemos que não é o caso do que me refiro e nem sequer é o caso de terem representado mais-valias para  a equipa.

Neste contexto, por muito que se queira ver o lado positivo, é caso para perguntar a quem interessa manter uma estrutura gigantesca como esta, com tão pouco aproveitamento para o plantel principal?

Continuamos a ter apenas o André Gomes e o Roderick da nossa formação no plantel principal.
Continuamos a não ter um defesa esquerdo.
Continuamos anualmente a investir milhões em aquisições a manter e aumentar o numero de excedentários que nem sequer em Portugal ficam a jogar.
Esta situação representa um encargo enormíssimo para a SAD, como ficou provado acima, é IMPOSSÍVEL dizer que tem uma perspectiva positiva ou sequer a culpa é do Vale Azevedo ou do Veiga.

Fica o humilde pedido de ajuda do NGB para nos esclarecerem sobre a utilidade desta situação, especialmente a todos aqueles que gostam de encontrar sempre as boas justificações para as formas AMADORAS de gerir determinados dossiers do Clube. Fiquei comovido de ver o apoio que é dado a um tal de Lisandro Lopez que nem sei quem é, mas que já aqui comentado como sucessor do Garay, que já empolga pelo discurso ambicioso e totalmente ao contrario do "pé frio" do Artur, do "inutil" do Jardel, do "baixinho" do Miguel Victor, do "fraco" do Miguel Rosa", do "inconstante" do Nolito, do "verde" do André Gomes, do "desncessário" do Rodrigo, etc. etc. etc. Ou seja, os que cá estão têm imensos defeitos que felizmente não há em todos os que chegam...

... talvez esse comportamento dessa gente que adora o "entreposto de verão" é que estamos nesta situação.

Mas venham de lá essas justificações, porque há sempre as mais criativas formas de justificar o impensável. Mas fica a dica: tentem não usar como justificação "então e já contaram os do FCPorto?"...


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

50 comentários

  1. Acaba-se com a equipa B?? são menos 38

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colocam-se os melhores na Equipa B e dispensa-se quem apenas serve para receber vencimento. É uma árvore de custos simplesmente insustentável.

      Eliminar
  2. Agoro compreendo o rolo compressor e a facilidade com que vencemos o Gil, quando eles colocam tantas dificuldades a outros, agora compreendo a compra do Hugo Vieira, agora compreendo as facilidades no jogo com o Maritimo, só não compreendo como se criticou esta postura de outros clubes noutros tempos e bate-se palmas quando nós o fazemos.
    Estamos a preparar bem a proxima época, estou confiante, estamos a trabalhar bem e fora de capo, até tornando os adversários mais macios para a nossa vitória, só falta emprestarmos jogadores aos nossos adversários directos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olha este troll a ver se engana alguém. Enganaste-te no blog, corrupto.

      Eliminar
  3. O Benfica é a maior lavandaria de Portugal. " Acabou-se os contentores de jogadores..." dizia LFV há uns anos atrás. Investiguem isto.

    ResponderEliminar
  4. Não vou falar no Porto, mas vou sim elevar a fasquia para o nível do Benfica: Já contaram o número de jogadores que tem o Real Madrid? O Manchester U.? O Barça? O Bayern? Etc....

    Faz lá esse estudo e depois pensa quem será mesmo o amador e o que não sabe o que faz/diz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compara as receitas que têm o Real Madrid, o Man United, o Barça ou o Bayern. Tem comparação?
      Se somos obrigados a fazer entre 40 a 50 milhões em venda/ano, como podemos sustentar uma lista tão grande de jogadores que não entram para os planos da equipa principal?

      Quem é que afinal não sabe o que diz?

      Eliminar
    2. Sendo tu tão inteligente e sabido podias fundar um clube ou comprar algum à v enda, mais os teus amigos e mostrares a n+os todos como se sabe fazer toda essa filosofia desportiva...Palavras leva-as o vento...prova que és capaz de fazer o que dizes...criticar opçóes é um direito...falar mal só por falar é demagogia...

      Eliminar
  5. Bling Bling25/6/13 13:58

    Em 104 jogadores não se arranja um ou 2 defesas esquerdos como deve ser? Mas que merda de estratégia/planeamento é este??
    A unica estratégia que eu vejo nisto é de encher os bolsos a alguem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preocupa-me que estamos perto do início dos trabalhos e ainda não temos defesa esquerdo nem direito, pois considero que o Maxi já não tem mais nada a dar ao Benfica e que André Almeida é uma boa opção, mas precisamos de outra para a exigência da temporada.

      Eliminar
  6. E o objectivo é começarmos esta época com 200 jogadores ou mais! Ora bem, se cada um desses 104 trouxer um irmão ou familiar batemos os 200 jogadores com tranquilidade!
    E com tanto jogador ainda conseguimos começar a época com um plantel deficiente e sem laterais esquerdos nem substitutos pro matic! ai está a estratégia de LFV e sus muchachos....entreposto allezzzzzz

    ResponderEliminar
  7. Bandarilheiro Mor25/6/13 14:16

    JF, quando compara o SLB com o RM, MU, Barça e Bayern... faça tabém o favor de comparar os resultados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se esqueça também de comparar a liga, é que os resultados são mais fáceis de alcançar quando não se disputa o campeonato com ladrões.

      Eliminar
    2. JF, achas qualquer desses campeonatos mais fáceis? Vives em que mundo, rapaz?

      Eliminar
    3. Não acho mais fácil, mas lá as equipas principais também têm jogadores mais fortes. Se calhar vives noutro mundo e não sabes que por exemplo o RM têm um jogador chamado C. Ronaldo, o Barça têm um que se chama Messias, o Bayern tem por exemplo um Roben, o MU tem um chamado V. Pierse, etc etc. Agora nenhuma dessas ligas tem a dificuldade acrescida de jogar contra ladrões.

      Eliminar
  8. Temos ai muito boa gente para mandar embora. Mas única coluna que me faz realmente confusão é a dos emprestados são 24 e a maior parte deles sem grande qualidade...
    De resto o numero parece normal por exemplo a B tem 38 (é um facto que tem demasiados estrangeiros e tendo em conta as regras não faz o mínimo sentido) mas tem muitos miúdos dos juniores e afins. Mas a compra de jogadores devia ser muito mais criteriosa. Como é que temos um Michele que nem conseguimos arranjar clube para o gajo? Ia ter lugar na equipa do Benfica ? Não treina nos últimos 6 meses, ele já era gordinho então agora deve tar porreiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta o número de jogadores da formação que entram para o plantel principal, ou que têm hipótese de mostrar o seu valor...este número de jogadores sob contrato é absurdo.

      Eliminar
  9. É muito disso que escreves.
    Lembram-se da resposta de Vieira quando o Rangel disse q o SLB tinha mais de 95 jogadores? Pois...

    E o q interessa os jogadores q os outros têm? 103 são demasiados. 38 na Equipa B e 24 emprestados. Qual o aproveitamento para a equipa principal? Digam-me.

    Temos 62 jogadores em segundo plano e mesmo assim ainda a época não começou e já compramos mais jogadores de segundo plano (como todo o respeito por Mitrovic, Uros Matic e Steven Vitória). Não faz sentido. É deitar dinheiro fora e depois percebemos o pq do passivo estar a galopar e, pior q tudo, sem resultados desportivos a condizer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O passivo a galopar? Pelo último RC para além do resultado positivo que o Benfica teve, ainda baixou uns 22M ao passivo...

      Eliminar
    2. E nos juniores?
      Não existem jogadores com contrato profisional?
      Pois, é só fazer as contas.

      Eliminar
    3. Pedro, recordo-me perfeitamente. Aliás esse argumento foi mais um motivo para Rangel ser insultado.

      Face ao tão baixo aproveitamento dos jovens, não só este número demonstra uma grande falta de critério bem como um preocupante desperdício de recursos financeiros.

      JF...looool.

      Eliminar
    4. Disse alguma mentira shadows?

      Eliminar
  10. Esta é mais uma noticia dos pasquins para encher chouriços.
    Mas é importante que saibamos analisar a noticia com rigor e distânciamento.
    Shadows, da tua análise a noticia, num dos pontos escreves o seguinte : "Residual! Apenas 11 dos 104 jogadores têm contrato profissional e ainda jogam nos escalões de formação", errado.

    Se olharem para os jogadores que estão contabilizados como sendo da equipa B, chegamos facilmente a conclusão que estão pelo menos mais 14 jogadores jovens sob contracto.
    A ler : Bruno Varela, José Costa, Copetti, Cancelo, Fábio Cardoso, João Nunes, Bruno Gaspar, Filipe Oliveira, Raphael Guzzo, João Teixeira, Helder Costa, Gonçalo Guedes, Sancidino, Lindelof.
    Todos eles jogadores Juniores de 1º e 2º Ano, sendo o Gonçalo Guedes ainda Juvenil.

    Não coloquei aqui outros jovens jogadores que não sendo juniores, são Séniores de 1º Ano, como são os casos de Ivan Cavaleiro, João Mario, Ruben Pinto, etc.

    Volto a frisar, deve ser analisado com conhecimento e distânciamento, sob pena de se caír na demagogia.
    Existem 15 a 20 jogadores que claramente pode ser dispensados depois do periodo de observação a que estiveram sujeitos no ultimo ano, sem duvida nenhuma não têm qualidade para representar no futuro a equipa principal do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Copetti, júnior? Tem 22 anos. Bruno Gaspar? 20 anos.

      Eliminar
    2. ERRADO, nao! Certo...

      Os jogadores (11) que o Shadows fala jogam no escaloes de formação NAO PROFISSIONAIS. Os que referes são precisamente o contrario.

      Eliminar
    3. Desculpa, mas os Juniores são considerados escalões de Formação Profissionais ?
      O Gonçalo Guedes, João Nunes, Sancidino, José Costa, João Teixeira, etc ???!!!!

      Explica melhor que não estou a perceber onde é que estes jovens na sua maioria Juniores, não se inserem em jogadores com contrato profissional pertencentes a escalões de Formação?
      O Shadows inumerou os 11 que vêm transcritos no jornal a A Bola, e eu indiquei que esse numero não é correcto, porque existe um numero muito maior nessas condições, que não podem deixar de o ser apenas porque a politica de Formação do Benfica, a meu ver bem, os utilizou em alguns jogos da equipa B.

      M.Silva : Correcto esses jogadores inserem-se no segundo grupo que descrevi.
      Continuam a ser Juniores com contratos Profissionais.

      Eliminar
  11. Águia Preocupada25/6/13 15:38

    Haja ou não estratégia - duvido que se houver seja para benefício do clube - é inadmissível que numa época de crise, o clube se dê ao luxo de ter uma carga tão dimensionada!
    É claro que o Benfica precisa de ter alguns e bons jogadores a mais que outro que não concorra à totalidade das competições nacionais e internacionais... mas isto é mesmo um descalabro inqualificável! Ou talvez seja qualificável, pois já se percebeu há muito que esta forma de (não)gestão só serve interesses pessoais de quem pratica a tal (não)gestão! Isto é tão óbvio, que não tem discussão...
    E no fim de contas, entre a multidão de jogadores, não há um defesa esquerdo de jeito e outros para substituirem os que pontualmente estejam impedidos de jogar!
    É assim que Vieira cumpre a "máxima" atirada em tempos em que prometia que: "acabou-se os contentores de jogadores"...
    Já agora, quem é capaz de fazer um estudo sobre a quantidade de jogadores contratados por Vieira, desde que entrou na Luz? Seria interessante e quiçá arrepiante não só a quantidade, mas o número dos que nunca vestiram a camisola do Benfica ou vestiram apenas por uma época!
    Continue-se assim, que tal como o país vamos no caminho certo!
    De mim, nem mais um cêntimo além das quotas e RedPass (só por mais a próxima época pois caduca no final da época da época 13/14)!
    Isto já é demais!

    ResponderEliminar







  12. "Anónimo25 Junho, 2013 13:47

    O Benfica é a maior lavandaria de Portugal. " Acabou-se os contentores de jogadores..." dizia LFV há uns anos atrás. Investiguem isto."

    Nem mais, aqui está uma resposta que diz tudo, só não concordo com o "maior" pois o FCP ainda o é em Portugal!

    ResponderEliminar
  13. rui benfiquista25/6/13 16:35

    meus caros chegou-me ha dias atraz uma noticia que o Carlos Carneiro irá ser o substituto do Carraça, ontem o Rui Gomes da Silva fez questão de o elogiar aquando dos pontos positivos e negativos do ano desportivo, não me pareceu inocente este comentario, até porque não estavam a falar do Paços e ele RGS fez questão em lembrar e elogiar o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veremos quem virá, e se virá alguém. No entanto, a passagem do tempo e a ausência de nomes credíveis e de sinais claros de que se aprendeu com os erros do passado deixam-me cada vez mais apreensivo.

      Eliminar
  14. Alguém se anda a governar com isto tudo.Só não vê quem mnão quer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu sempre k vejo a luz vejo o dso a governarse a grande o moniz o lfv. antes iam de mercedes pa casa ag vao de helicoptero. alias o facto do ultimo rc ter sido positivo e o passivo diminuir em 22milhoes so prova o que eu e tu dizemos.

      nao quero imaginar quantos milhoes 72?seriam reduzidos neste ultimo rc se nao se andassem a governar.

      e verdade e sim td sem ter recebido um tostao dos direitos televisivos porque se tivessem aceite a proppsta (inadmissivel obvio) o rc seria mto mais positivo

      quando se diz uma acusacao grave e preciso confirmar se e mesmo verdade !!!cm tu sabes com o k se tem passado no sporting e no slb ha mais de 13anos

      Eliminar
  15. é so confusao realmente o ser humano e demais é o confundir pra reinar primeiro a benfica tv agora isto tudo baseado na tese se der certo somos os maiores se der errado paciencia pro ano tentamos outra vez mas tudo a base da confusao

    ResponderEliminar
  16. Benfiquista Atento25/6/13 20:08

    ..." Carlos Carneiro irá ser o substituto do Carraça "

    Quem diria ...o Carlos Carneiro vai deixar o "andebol" para se dedicar ao futebol!

    Esta fonte, deve ser uma das muitas onde o Correio Manhoso vai beber as suas informações altamente credíveis ...

    ResponderEliminar
  17. Respondendo à pergunta, há um problema óbvio que são os 104 ordenados.
    Podemos ter a mesma estratégia mas com cerca de 70/80 jogadores.
    Porque há jogadores como Copetti, Manuel Liz, Duarte Duarte entre outros nunca terão a mínima hipotese de vestir o manto sagrado.
    Passem pelo http://patadasnoborges.blogspot.pt/ é um blog novo.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Façam o que fizerem...se os seus nomes fossem 'Emerson' ou 'Melgarejo' já seriam defendidos com unhas e dentes e quem não via qualidades neles seria insultado como não percebendo nada de bola.

      Parece um blogue interessante.

      Eliminar
  18. 2/3 dos jogadores tem menos de 25 anos

    1/4 são jogadores da formação
    1/4 ou mais foram contratados para a equipa B (e muitos só para isso)
    1/4 deve sair do clube em definitivo ou quase nos próximos meses
    1/4 esteve emprestado e o Benfica sem encargos com ordenados

    Preocupado estou com o Jara e o Sidnei que custaram muito e será difícil ter o devido retorno. O resto ou tem rendido bem o dinheiro investido ou custou muito pouco ou nada. O que se perde nuns ganha-se e muito nos outros. Há uns que só entraram no Benfica para levar o carimbo e o Benfica pagar menos comissões aos empresários nas transferências de jogadores importantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa lá, mas não estou a ver quem são os que têm rendido ou que não custaram nada.
      Principalmente os estrangeiros que quase nem vestiram a camisola mas que custaram não só a verba de aquisição bem como comissões.

      Eliminar
    2. Bling Bling26/6/13 01:25

      O Leo Kanu tem rendido bastante. 1MILHÃO de €€€ por um matreco que jogava nos distritais do Brasil. Nem no Belenenses há 2 anos calçou...

      Eliminar
  19. O Shadows terá certamente interesse em perceber que os presidentes não treinam nem escolhem jogadores e que perante o perfil competitivo do jogador "à Benfica", ter no Scouting e posteror contratação uma taxa de sucesso de cerca dois terços é muito bom(dizer que é mau considero ingratidão para quem tem contribuido para este sucesso).
    Os encargos? Não o vejo preocupado com os danos materiais(excluindo desde já outros)que a constante critica expeculativa e negativa provoca ao nosso SLB.
    Costumo ouvir dos nossos adversários em tom jocoso, muito do que é escrito nos seus post, não creio que estes(adversários) estejam a tentar ajudar o nosso clube.
    Com o nº de portugueses já se calaram pois passam pelo mesmo fenómeno. Querem qualidade(e eles nem precisam de jogar contra os arbitros)têm de ir contratar a todos os cantos do mundo e chegar antes dos mais ricos, jornalistas e bloggers. Só existem duas soluções para esta realidade que preocupa alguns adeptos do desporto rei.
    Ou se perde a competitividade e passamos a empunhar a bandeira nacional nos nossos jogos ou passa a ser legal nos estados de direito, rescindir contratos com justa causa, apenas porque as expectativas de valorização desportiva de determinado atleta, não correspondeu às expectativas iniciais da entidade patronal.
    Se conhecer outras, agradeço desde já pois pode até ser um post pertinente e ser possivel fazer diferente, para melhor.

    Fernando Tomás

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando,

      O que os adversários dizem ou pensam do que se escreve neste ou noutro qualquer blogue sinceramente não me interessa nem um bocadinho. E tenho pena de quem dá importância a quem não dá o mínimo contributo para um futebol mais justo, limpo e transparente.

      Quanto à taxa de sucesso do Scouting, não vejo como o Fernando chega a essa percentagem. Aliás, no Scouting temos sido particularmene 'competentes' a descobrir jogadores de grande qualidade que depois assinam...pelo FC Porto. Curioso não é?

      Numa altura em que a banca cortou no financiamento da economia, em que é vital diminuir nos encargos e continuar num caminho de aumento das receitas, é preocupante ver que entre tantos jogadores, apenas 2 'servem' para ser utilizados no plantel principal. Encarar isto como sucesso é algo que não entendo.

      Eliminar

  20. Convém também não esquecer que os custo não se resumem só ao valor da transferência pois a estes ainda há que acrescentar os juros que se vão pagando ano após ano, sim porque que eu saiba as transferências não são pagas a pronto.

    Queiram ou não isto é uma politica ruinosa que conduzirá o passivo a valores incomportáveis com consequências desastrosas.

    ResponderEliminar
  21. Pensei que ia ler finalmente um bom post e de facto estava a ser até que cheguei à parte do pedido humilde que de humilde nada tem (aliás esse tem sido o problema deste blog..)!..
    Tem sido um comportamento tão humilde que se julga um jogador,o Lisandro,em primeiro lugar por palavras dele deturpadas pela imprensa e depois por não o conhecer..Pergunto-me se o Witsel,o Javi,o Di Maria,o Enzo,o Salvio,o Nolito e muitos outros já eram conhecidos antes de chegarem..Mas cá estarei para ver esses elogios ao central que se não for o substituto de Garay(caso fique) com certeza irá sentar Luisão no banco..Decerto que eles chegarão e não serão poucos.
    Em relação ao resto estou de acordo com quase tudo.Penso que a questão de redução de elementos acho que tem que começar imediatamente e em relação à aposta em jogadores da cantera tem que ser feita paulatinamente.Não é o mais importante se o jogador é português,vem da Sérvia,Argentina ou China.O mais importante é a qualidade e competitividade.

    ResponderEliminar
  22. rui benfiquista26/6/13 09:33

    meu caro benfiquista atento, de atento tens pouco, tens de estar mais atento, quando falei no Carlos Carneiro referia-me ao diretor desportivo do Paços de Ferreira.

    ResponderEliminar
  23. è impossivel garir assim uma empresa, Tendo em conta que há ai jogadores da mesma idade com mais futuro a ganharem 6 x menos que outros que foram pacotes de empresários. Não há estratégia. Repito não há estratégia. Isso é que é preocupante. voçes acham mesmo que o Jesus conheçe o duarte duarte, ou outros como este. Quem os comprou e porque? Acham que o jogador que se foi buscar ao Barcelona B a meio da época para ganhar 20.000 euros e não jogar sabe porque veio??? E quem está e que joga e sabe que ele ganha aquele dinheiro? Sabendo que a Estrutura é Luis Filipe Vieira e Jesus.

    Luis

    ResponderEliminar
  24. E os ordenados, imposto, prémios e mordemias ( casas e despesas)

    Luis

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking