O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Zé Maria do Big Brother é Jorge Jesus do Benfica

. 22 comentários
Lembram-se do Zé Maria, certo? Aquela figura mítica, parecia meio deslocada, ninguém dava por ele.  Era alguém que traduzia melhor o espírito do povo, as raízes humildes e nada aburguesadas. Ninguém apostava nele inicialmente para a vitória no primeiro Big Brother, mas a verdade é que as coisas mudaram algures por  e, surpreendentemente, ganhou mesmo o concurso. 

Zé Maria ficou deslumbrado. Teve dinheiro, muito, caído do céu, instantâneo. Zé Maria teve fama, teve protagonismo, teve poder. Zé Maria embandeirou em arco com a sua conquista e veio por aí abaixo, caindo com estrondo.

Jorge Jesus começou em divisões inferiores. Chegou à primeira liga e por aí ficou muitos anos, sempre arredado dos clubes grandes. Ninguém apostava nele para vencer, apesar de lhe reconhecerem mérito. Um dia tudo mudou, o Benfica apostou nele e 

Jorge Jesus, tal como Zé Maria, também venceu. Jorge Jesus ficou deslumbrado. Teve dinheiro, muito, caído do céu, instantâneo. Jorge Jesus teve fama, teve protagonismo, teve poder. Jorge Jesus embandeirou em arco com a sua conquista e veio por aí abaixo, caindo com estrondo.


Espero que ambos se possam reabilitar, junto de quem de perto priva com eles. Para isso, é necessário que compreendam os seus erros e aceitem que alguém os guie.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Josué no Porto. Se calhar agora percebemos porque é que o último jogo dos andrades foi um passeio com direito a pénaltis inventados. Licá e Carlos Eduardo no Porto. Se calhar agora percebemos porque é que o Estoril veio fazer o jogo da vida deles à Catedral. Ricardo e Tiago Rodrigues no Porto. Se calhar percebemos agora porque é que o Guimarães levou quatro do Porto e na final da taça foi o que se viu. Correram como uns danados e tiveram um golo em offside. Não foi o Porto que foi campeão, nem Jesus o derrotado. O sistema é que continua a funcionar. Jesus e Vieira têm a "culpa" de não terem acabado ainda com o sistema. Mas são muitos anos de corrupção e fruta e vai demorar até acabar com esta podridão.- Júlio, Torres Vedras

    ResponderEliminar
  2. RedSpecial29/5/13 19:20

    E eu n sei pq se insiste em por em questão JJ, sem questionar LFV e a sua legitimidade em continuar a liderar o futebol! N sei que análise correcta se pode fazer à situação do Benfica sem ter como ponto de partida o afastamento de Vieira da liderança do futebol (do clube é outra história). As provas estão aí: em 12 anos, apenas vencemos duas ligas e uma Taça de Portugal. O sistema consolidou-se e o FCP ultrapassou-nos em termos absolutos! N sei que seriedade pode haver ao falar-se constantemente em JJ, sem ver que o problema está todo na estrutura e numa liderança ineficaz da mesma! N sei se a vossa memória é curta para se lembrarem que ano após ano a nossa conversa é a mesma! E para resolver o problema, o que se faz? Atira-se dinheiro para cima! Vêm reforços caríssimos e vende-se sem critério ou substituto à altura (lembrado isto mesmo por JJ, há dias, quando disse: espero que para o ano n sejam precisas adaptações). E depois ainda falam em milagre financeiro? Só mesmo p rir!
    Por isso não sei que Benfica querem! Questionar um técnico que é melhor que o "bicampeão"?? Só mesmo para rir! A culpa é do sistema? Mas que se saiba ele está cada vez mais forte, desde que Vieira entrou na Luz. PC disse: que Vieira fique muito tempo! E é verídico! Acham mesmo que Vieira mete medo a alguém?
    Ou será que vocês (atenção que falo p benfiquistas em geral, onde me incluo) não reparam que em 12 anos tudo e todos mudam, menos um? Até Moniz, apelidado de mau benfiquista já serve p administrador! Até carraça que ñ servia p o futebol jovem, serve para o senior... Desculpem... Questionar JJ, sem questionar a raiz do problema n serve o Benfica! Serve para acabar com o resto... Admiram-se da força do FCP? É porque eles estão tranquilos: sabem perfeitamente que quem lá está os defende acima de tudo! A nós? Ninguém nos defende... nem aos jogadores... E ninguém se mobiliza! Nada! Andamos para aqui aos bonés, no achómetro! Engolidos pela retórica de uma direcção esvaziada de sentido clubístico! Que n ama o Benfica, ama o lucro...
    E nós... discutimos JJ! Tenham paciência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vieira é o principal responsável. Já o escrevi no meu blogue.
      Mas se Vieira não sai, tem de se adaptar. E adaptar-se pode ser colocar alguém entre ele e o treinador. Se Jesus não aceita...

      Eliminar
  3. foda-se o ano passado o benfica ainda se pode queixar das arbitragens cirurgicas, mas este ano foi de completa incompetencia um presidente que deveria estar presente no estádio e não noutros sitios é elementar o general não abandonar os seus soldados nos momentos decisivos isto é impensável no clube dos batoteiros ainda no domingo o benfica teve uma segunda degradante miserável e aponta-se sempre o dedo ao sistema tem que se olhar mais para dentro do clube e haver coragem de dizer o que está ma. o benfica tem que ter um presidente a tempo inteiro e não em parte-time. carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo. Esteve no Brasil por causa dum hotel.

      Eliminar
  4. Águia Preocupada29/5/13 20:52

    Este post fez-me lembrar um fado canção muito tocado na rádio dos anos 60 cantado pelo Tony de Matos, que contou e antecipou as histórias dos muitos Zé Marias que sonhavam partir da sua aldeia ansiando pela cidade:

    Refrão:
    - Coitado do Zé Maria!
    - Coitado do Zé Maria!

    Uma quadra:

    Depois na cidade grande
    Onde a maldade campeia
    o Zé Maria chorou
    Saudades da sua aldeia

    Talvez JJ seja mais um Zé Maria, que subiu demasiado só que talvez lhe falhe a humildade para voltar atrás!

    Perante tantos fracassos, vem-me à memória um ditado popular que diz: "Quem te manda a ti sapateiro, tocar rabecão"?

    P.S. Riam lá comigo! Há bocado ouvi na Antena 1 que o Barcelona tem interesse em Postiga! Ah!Ah!Ah! O fulano só não disse para quê... Talvez carregar as bolas para os treinos... Mas ele tão fraquito, que isso pode ser considerado escravidão!
    Estes pseudo jornalistas não se preocupam com a imagem de ridiculos que dão de si próprios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta humildade para perceber que é mais forte se se dedicar apenas às "quatro linhas".

      Eliminar
  5. O que poderei apenas dizer, é que na corrupção "ou não", eles estão a trabalhar a exigir dos seus colaboradores, pois não estão contentes com eles mesmos, pois têm conciência que os ultimos dois títulos foram conquistados mais por sorte e desmérito do Benfica do que do seu próprio mérito. Daí andarem uma época contestar o seu treinador, por falta resultados animadores, que lhes dessem confiança na conquista do título e seguintes.
    Já venderam e já compraram, estão a reunir as suas ostes pode-se quase dizer que já se encontram preparados para o arranque da próxima época.
    No nosso Benfica, está tudo na mesma, iso é, está tudo bem...até que um dia nosso coração deixa de bater pelo Grande Benfica, que em certos momentos não é tão grande como se deveria exigir, a começar por aqueles que o servem, ou deveriam servir mais competência, melhor desempenho e mais dedicação...
    Saudações Benfiqistas,
    Tiago António
    PS: A nova época é já daqui a poucos segundos.

    ResponderEliminar
  6. Sou vidente29/5/13 22:11

    Sou vidente de última classe, sem categoria nenhuma, mas mesmo assim não é difícil prever que Luís Filipe Vieira vá cometer novamente um ERRO crasso (ou melhor, mais do que um!). O treinador Jorge Jesus irá renovar! Sim, um ERRO que terá a factura na próxima época, pois duvido que, ao mínimo deslize, o treinador continue, pois irá desabar-lhe o mundo em cima. Tem parte do balneário contra ele, tem quase todos os dirigentes contra ele, tem metade da massa associativa a desejar a sua saída. Não basta ser bom treinador e ter alguns méritos, é preciso ter CONDIÇÕES e TOLERÂNCIA aceitáveis para iniciar uma época. Não será certamente o caso e será que teremos um Fernando Santos II?????

    É que é tão previsível... A renovação não serve claramente nenhuma das partes e olhem que eu até nem falei das questões monetárias que constituem um grande entrave nas negociações.

    Por mim, há que apostar num novo treinador experiente que não comprometa a aproximação que foi feita ao FCP nos últimos 4 anos. Infelizmente, temos jovens treinadores portugueses com potencialidade, mas não têm ainda um currículo por aí além (embora admire Rui Vitória).
    Por isso, e apesar de preferir um técnico nacional, temos que ir ao mercado estrangeiro. Com filosofia idêntica, Dick Advocaat perdeu, ao serviço do PSV, o campeonato (chegou a ter 6 pontos de avanço) e a taça da Holanda com o Gronigeen. Também está a ser criticado e poderá sair. Apesar duma época similar a Jorge Jesus, é um treinador de ataque, que procura imprimir ritmo elevado. Já agora tem um currículo superior ao nosso técnico, embora o estilo de jogo seja semelhante e é neste último ponto que quero insistir, pois assim não haverá mudanças radicais ou retrocessos significativos no sistema de jogo do clube.

    Mas nada disto acontecerá, pois Vieira não despedirá Jorge Jesus, da mesma forma que é bem capaz de não contratar um lateral esquerdo de qualidade que já vem com 2 anos de atraso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O lateral esquerdo não tem 2 anos de atraso. Tem cinco anos, desde Leo. Porque Coentrão foi uma (feliz) coincidência.

      Eliminar
  7. vejam na CM TV aquilo que diz o Otavio mAchado.... Dá que pensar

    ResponderEliminar
  8. POC, só para chatear, o título deveria ser: "Jorge Jesus do Benfica é Zé Maria do Big Brother".

    ResponderEliminar
  9. O JJ parece é o Cardinali - o homem parece q trabalha num CIRCO, não num clube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfiquista Atento29/5/13 23:33

      A propósito de CIRCO, estava à espera de meia dúzia de linhas a propósito das afirmações proferidas pelo putativo candidato a presidente encornado, mas até agora nicles ....

      " Bruno Carvalho: "A única resposta corajosa do Benfica seria ir buscar o Vítor Pereira!"

      Eliminar
    2. Também estou de acordo :)

      Eliminar
  10. Pedro Ribeiro30/5/13 01:01

    Tudo certo, POC. Jorge Jesus não sabe lidar com o elogio. Quando esta época começou, a maioria dos benfiquistas estava descrente, não acreditava. Há cerca de um mês e meio começou a essa maioria a acreditar, elogiando o trabalho do técnico. E acabámos aqui. O segredo é cepticismo, já que o mínimo elogio descamba numa incontrolada vaidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo, mas acontece que, novamente, na fase decisiva, Jorge Jesus volta a errar e a falhar. Com responsabilidade da Direcção, claro.

      Eliminar
  11. Acho curioso muitos defenderem a continuidade do Jesus tendo como termo de comparação o Bayern de Munique. Todos sabemos que o Bayern perdeu todas as competições o ano passado e manteve o mesmo treinador e que agora tudo ganhou. Ora bem, o "pormaior" nesta história é que o Bayern entre 2000-2013 venceu 8 campeonatos; 6 taças da Alemanha; esteve em 4 finais da Liga dos campeões - vencendo duas; quase sempre nas meias finais da champions. Tudo isto para dizer que compararmos a dinâmica de vitória dos alemães com o Benfica é ofensivo...para os alemães. Neles ganhar é o habitual, perder é a excepção. O Benfica, nos últimos anos, tem sido precisamente a antítese dos alemães. Resumindo, nos últimos dois anos com um orçamento brutal, com o melhor plantel da liga, o Benfica venceu uma taça da liga......ao Gil Vicente.

    Cumprimentos,

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Touché (apesar de, neste momento, estar tão desorientado que já não sei o que será melhor para nós...).

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking