O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 21 de maio de 2013

Dispensas na Luz (continuação)

. 30 comentários

Queria deixar a minha sincera homenagem ao nosso leitor Rui Sergio Guerra pela abordagem apresentada ao tópico A primeira lista de dispensas na Luz.

Eu considero este tema ser, porventura, dos mais importantes para o futuro do SLBenfica e o nosso leitor Rui Sergio Guerra foi mais longe na análise incluindo duas dimensões à reestruturação que proponho para o SLBenfica, nomeadamente apontando a um assessor mais operacional para o Director Geral do Futebol do SLBenfica e ao treinador da equipa B.

Ora, desenvolvendo o tema do meu tópico, no que diz respeito a Rui Costa ter um braço direito, agrada-me a ideia Carlos Mozer, mas a melhor função para alguém com as características de Mozer, tal como é preconizada por José Mourinho, é a de segundo adjunto. Ou seja, aquele que tem a função de ser o pilar de suporte e de respeito no balneário. Função agora desempenhada por Pietra e que Mozer em tempos desempenhou com Mourinho, seguindo-se Baltemar Brito. Neste particular penso que o SLBenfica está bem servido.

No entanto, o braço direito de um Director Geral para o futebol, que apontei a Rui Costa, seria obviamente fundamental. Essa função tem um destinatário natural em alguém que estará prestes a iniciar a sua vida fora dos relvados, que é um benfiquista de peito cheio e um grande exemplo de Homem: Nuno "Gomes" Ribeiro.

O apoio operacional no departamento de futebol, ficaria a cargo de Lourenço Coelho e Sheu Han.

Quanto ao treinador da equipa B, não considero que Norton de Matos seja, por via dos resultados, um "remodelável", contudo sempre preconizei para a equipa B um modelo mais próximo do que adoptaram SportingCP e FCPorto, ou seja, treinadores jovens, com potencial e capacidade para inovar e potenciar jogadores. Neste perfil enquadra-se um excelente treinador que o SLBenfica permitiu que saísse para o Médio Oriente por se recusar aos caprichos de Armando Jorge Carneiro: Bruno Lage -  um fabuloso, jovem e benfiquista treinador.

Por falar em Armando Jorge Carneiro... com toda a sinceridade, não vejo qualquer vantagem em manter este senhor no SLBenfica. É mais um, como Carraça ou João Gabriel a quem é dado um protagonismo exagerado como se as vitórias da formação se devessem a ele.

É preciso reduzir a exposição deste cargo, inseri-lo na estrutura do futebol da SAD, sob a responsabilidade do director geral e do seu "braço direito", porventura sendo um espaço privilegiado para este último ter maior preponderância. Que jovem não "abanaria" quando se aparecesse Nuno Gomes à frente para terem uma conversa sobre o interesse do SLBenfica na sua contratação?

Ainda de volta à Comunicação e à liderança da SAD de José Eduardo Moniz, o Rui Sérgio Guerra sugere Carlos Daniel para a liderança operacional da Comunicação sob a direcção de Moniz. O Carlos Daniel parece-me já noutro patamar até da esfera de análise política, pelo que aproveito para sugerir outro nome e focá-lo mais na reconversão da BenficaTV: Pedro Pinto, actual pivot da TVI e conhecido grande benfiquista.

Em resumo, a proposta de alterações sugerida daria origem a uma estrutura do futebol mais ou menos como abaixo, onde apenas não tenho sugerido o lugar de Administrador da SAD com o pelouro jurídico - onde até coloco uma continuidade de Paulo Gonçalves, mas sempre sob a liderança de um homem forte e conhecedor dos meandros dos regulamentos nacionais, da FIFA e da UEFA:


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Nuno Gomes? Mas porquê o Nuno Gomes e não o Paulo Sousa ou o Pacheco?
    Um gajo que decide trocar o Benfica pelo Porto B vem para director de formação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além de um grande homem um grande benfiquista que só saiu do benfica porque foi despensado.

      Eliminar
    2. Além de um grande homem um grande benfiquista que só saiu do benfica porque foi despensado.

      Eliminar
    3. E bem dispensado, como refiro abaixo. É mais do que o Eusébio?

      Eliminar
  2. NSC, se for só esse teu problema em relação ao plano apresentado fico contente. Para tua informação o Nuno queria jogar mais duas épocas (imagina o que é dizer-te que já nao tens capacidade para fazeres o teu trabalho e tu achas que consegues mais uns anos) mas o Benfica não o queria como jogador, ele sempre adorou o Benfica e adora e fala bem.
    O Pacheco e o Paulo sousa - sabes muito bem como sairam, estás a ser maldoso e destrutivo.
    Achando esse "chart" utópico, seria fantástico, uma estrutura profissional com pessoas que percebem dos respectivos assuntos.
    Carlos Daniel ou Pedro Pinto, é indiferente, são ambos muito bons e poderiam fazer da nossa TV algo que orgulhasse toda a gnete pois o nosso publico vai aumentar e podemos ser bons para o clube sem ser fundamentalistas.
    Acredito que JJ irá aceitar essas funções e limitações, sendo que ele é a parte mais complicada do processo e acredito que voltando a dar ao Rui Costa plenos poderes, ele voltará a trazer magia ao futebol português. Poucos sabem que as grandes estrelas de hoje foram trazidas por ele.

    ResponderEliminar
  3. RedSpecial21/5/13 10:27

    Mais uma vez uma visão sectária de NSC. nós sabemos que defendes o status quo do Benfica, no entanto convém seres verdadeiro. Nuno Gomes foi DISPENSADO por JJ. nem assim podia aceitar ir para o braga? Clube onde Vieira anda aos sorrisos com o presidente enquanto os nossos jogadores são agredidos na relva???

    Sobre o texto. É sempre um contributo válido! Mas inútil! Acham mesmo que irá haver remodelações? Sinceramente. Acham? Temos Vieira há 10 anos, jogadores entram e vão. Treinadores idem, fica sempre o mesmo! Iremos ter sempre mais do mesmo! Há anos que se pedem remodelações profundas e anos a fio vemos o mesmo discurso: o "Benfica tem um projecto" e que o fantasma do Vale e Azevedo ainda paira por aí, mesmo tendo este saído do clube há 12 anos atrás. E depois mais do mesmo em relação a outra coisa: os mesmos do costume a apelidarem de abutres aqueles que exigem mudanças de fundo, como se ficar em 2 lugar constantemente fosse motivo de orgulho!

    Não sou fã da política da terra queimada, mas enquanto não existirem mudanças no Benfica, iremos continuar a a ver o Porto ganhar! Enquanto Vieira insistir na vaidade pessoal em detrimento de colocar alguém sério e cmpetente à frente do futebol, vamos continuar na mesma: Uma liga a cada 5 anos! E Vieira é o Presidente que viu o FCP passar-nos em títulos absolutos. Para um tipo tão competente, isto devia ser preocupante, mas não me parece que seja,,,, Importante é ir p Brasil numa fase decisiva da época!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o que é que Nuno Gomes fez para ser director de formação? Qual é o seu curriculum? Se é apenas o benfiquismo e os títulos então para isso mais vale ir buscar o Álvaro, o João Alves, o Toni, o Chalana ou o Veloso, entre muitos outros...
      Não percebo esta de andarem a endeusar o Nuno Gomes. Olhem, vão buscar o Moreira também.

      Eliminar
  4. RedSpecial21/5/13 10:31

    Uma verdade incómoda por Luís Sobral!
    Houve um tempo em que Luís Filipe Vieira falava muito. Batia-se com Pinto da Costa, contratava treinadores, despedia treinadores. Foi o tempo de Koeman, Quique, Camacho, Fernando Santos, duas vezes Camacho. Nada disso bastava, só Veiga e Trapattoni funcionaram.

    Esse foi o tempo de Veira, o apressado. Este parece ser o tempo de Vieira, o paciente. Este parece ser o tempo, aliás, em que no Benfica já não faz grande diferença entre ganhar ou perder, desde que seja com honra. Ou azar. Ou culpa do árbitro. Todos parecem satisfeitos por ir no comboio até à última paragem. Talvez o Benfica seja hoje de facto diferente e isso chegue. Entretanto, o F.C. Porto aproxima-se, mais um ano. Nesta altura está 32-27, em campeonatos. Como estará em 2020? Perguntado de outra forma: alguém ainda se interessa?” por Luis Sobral in MaisFutebol

    Pois é... Hoje em dia ninguém se interessa! Basta jogar bom futebol! E vender bem! MAS EU DIGO PREFIRO GANHAR UM CAMPEONATO À TRAPATONNI QUE PERDER 3 À JESUS!!!!

    ResponderEliminar
  5. E quanto ao nosso querido plantel? É das coisas que me dá mais gosto sonhar, um plantel equilibrado, sem falhas e capaz de lutar por todas as competições.
    O que mais gostava era de ver finalmente o Benfica apostar num 4-3-3 mas sei bem como o JJ não o vai fazer. O 4-4-2 seria a tática usada até pela investida no mercado em Djuricic, jogador que jogo como 10.

    Eu apostaria no seguinte:

    GR: Mika, Jan Oblak e Paulo Lopes. O Artur não caminha para novo e ganha um ordenado avultado e estaria na altura de darmos a baliza ao um dos nossos jovens, tanto Mika ou Oblak seriam perfeitamente capazes disso, jovens com grande margem de progressão. Entre Mika e Oblak, um a titular e o outro iria rodando na equipa B quando não jogasse e o nosso Paulo Lopes serveria de apoio caso algo acontecesse. Mais um Português no nosso plantel.

    DD: Maxi, André Almeida e João Cancelo (Equipa B). O Maxi está naturalmente em declínio como jogador mas continua a ser um jogador muito importante em campo pela raça e motivação com que disputa os lances. André Almeida tem evoluído como jogador e parece-me cada vez mais um bom DD, melhor que centro campista até. João Cancelo seria bom começar a entrar na equipa, Taça da Liga podia ser titular em todos os jogos. É um jogador com muito potencial, bom nas bolas paradas e mais importante de tudo, é do Benfica. E seria mais um Português no nosso Benfica.

    DC: Luisão, ?, Steven Vitória e Jardel. Steven Vitória seria uma boa 3ª opção, possante, aceitavelmente rápido e bom nas bolas paradas. Um central goleador dá sempre jeito. Seria mais um Português no plantel (luso-canadiano). E teriamos de contratar um bom central para fazer dupla com Luisão, de créditos firmados mas sem entrar em loucuras.

    DE: Sílvio, Antunes. Mais uma vez, teríamos de fazer nova investida no mercado em busca de um DE de créditos firmados. Eu ficaria agradado com a possibilidade de irmos buscar o Sílvio. Português, internacional, jovem e com margem para evoluir mais um pouco nas mãos de Jorge Jesus. E Antunes para rodar. Seriam duas boas opçõese são Portugueses.

    MD: Matic, Rafael Miranda. Acreditando que Matic faz pelo menos mais uma época de águia ao peito podiamos ir buscar o Rafael Miranda. A custo zero visto estar em final de contrato e para poupar o Matic nalguns jogos da Liga cumpre mais que bem.

    MC: Enzo Pérez, André Gomes. Enzo Pérez revelou-se uma máquina a jogar como 8. O André Gomes é um miúdo com grande margem de progressão, tem um toque de bola muito bom e grande margem para evoluir.

    MO: Flip Djuricic, Miguel Rosa. Djuricic, parece-me ser uma grande opção para o lugar, joga que se farta. Miguel Rosa foi o melhor da 2ª liga mais um ano. Merece e muito a subida ao plantel principal. É português e tem muita qualidade.

    ED: Salvio, Urreta. Salvio tem de ficar, que jogador! E Urreta já está na altura de calçar de vez, sempre que o faz não desilude é um bom suplente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro: Dispensar o Artur e colocar o Antunes em vez do Melgarejo. Como é que ninguém pensou nisso?

      Eliminar
    2. Porque não dispensar o Artur? Um jogador que ganha bastante, tem 32 anos e mais do que defende agora já não é possível. Toda a gente gosta do Rei Artur mas todos concordam que é GR com algumas lacunas como o jogo de pés e as saídas aos cruzamentos.

      Antunes é um jogador muito rotinado a DE, muitíssimo superior ao actual suplente de DE Luisinho e certamente melhor defensivamente que o Melga. Aliás o Málaga veio buscá-lo em Janeiro e os 10 jogos a titular que fez cumpriu muito bem sendo elogiado. Serve para a Liga Espanhola mas não serve para a nossa?

      Eliminar
    3. Serve para o Málaga mas não para o Benfica. Eu quero alguém melhor do que o Melgarejo (que teve alguns erros técnicos mas não tácticos), não alguém igual.
      O Artur serve para deixar crescer o Oblak. E o Mika é uma azelha. Do pior que já vi defender a baliza do Benfica.

      Eliminar
    4. E o Antunes nao é melhor que o Melgarejo? Esta mania do que é Português nao presta... Nao entendo. Mas sao opiniões e respeito a tua claro, apesar de nao concordar. Afinal de contas umas das boas coisas do futebol é estas discussões saudáveis senão nem tinha piada. Acho o Antunes superior, de longe. Mais rotinado, mais certinho.

      Quanto ao Artur o sem desempenho tem-se revelado cada vez menos eficaz desde que cá esta. Toda a gente gosta do Rei Artur, eu gosto dele. Mas acho que o que ele nos podia dar ja ficou por aqui. Acho o Mika um bom GR, precisa de mais confiança e de jogar com os melhores. Mas certamente que o Artur vai ficar e dar tudo pela camisola como tem feito. Isto nao passam de suposições parvas de um adepto que só quer ver o nosso Benfica ganhar, tal como todos nos.

      Eliminar
  6. EE: Sulejmani, Ola John. Sulejmani parece-me ser mais uma boa contratação, jogador rápido, tecnicista e inteligente. Ola John é para continuar a rodar e a evoluir, com apenas 20 anos tem muito para dar.

    PL: Cardozo, Ghilas, Nélson Oliveira, Lima. 4 PL's para um posição é muito mas o JJ gosta muito de jogar em 4-4-2 na Liga e temos muitas competições para os rodar. Se aparecesse uma boa proposta pelo Rodrigo era deixá-lo ir e ir buscar o Ghilas que não vai ser nada caro visto que Moreirense desce e está aflito de dinheiro. Cardozo, o mal-amado na Luz é garantia de no mínimo 25 golos por época, por mim SÓ tem de ficar!! Lima provou que foi uma excelente aposta e claro fica também. Nélson Oliveira voltaria para ir rodando havendo talvez a hipótese de ser emprestado novamente. Mas preferia vê-lo entrar na equipa principal com alguma regularidade e dar uma perninha na B de vez em quando.

    Saídas: Garay (inevitável segurar), Gaitán (25M), Artur (?), Nolito e Ruben Amorim (infelizmente o JJ faz birrinhas e não os quer no plantel seriam jogadores com qualidade), Carlos Martins (não entendo a renovação, não faz 3 jogos seguidos, admiro-lhe a raça mas...), Aimar (o ordenado dele tendo em conta o nº de minutos é absurdo), Hugo Vieira, Luisinho, Michel, Mora, Kardec, Djaló, Djaniny, e esses exedentários todos espalhos pelo Mundo que temos --'

    Entradas: Antunes, Sílvio, central para o lugar de Garay, Rafael Miranda, Steven Vitória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta aí o Markovic

      Eliminar
    2. E o Mitrovic...central... e o Rojas...médio direito, e o outro Matic...que nem sei bem a posição efectiva...

      Eliminar
  7. RedSpecial21/5/13 10:53

    Só mais um aparte: Pedro Pinto e Carlos Daniel na BTV? Ao contrário do asqueroso "Juca", Pinto e Daniel são profissionais de televisão, acima do amor cego e devoto. É que se calhar fazia falta também ao Benfica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada21/5/13 13:58

      Pedro Pinto talvez aceitasse! Carlos Daniel vive no Porto, tem lá a sua vida estruturada e este cargo é temporário... Gosto dele, é competentíssimo, é sensato, mas infelizmente não poderemos almejá-lo! Com muita pena minha!

      Eliminar
  8. «o Nuno queria jogar mais duas épocas (imagina o que é dizer-te que já nao tens capacidade para fazeres o teu trabalho e tu achas que consegues mais uns anos) mas o Benfica não o queria como jogador»

    Ai queria jogar mais e o clube deve ficar com ele por isso? Assim ainda o Veloso lá jogava. Um drama, claro está. Claro que não podemos colocar o Nuno Gomes ao nível do Eusébio, do Chalana, do Diamantino, do Coluna, do Jaime Graça, do João Alves, do Cavém, do Germano, do Santana, do Torres ou do Álvaro, por exemplo... Todos estes queriam jogar mais mas tiveram de acabar a carreira em outros clubes, mas não tinham o nível futebolístico, nem a garra ou o benfiquismo do Nuno Gomes...

    Saiu e bem. E poderia ter escolhido muitos clubes mas escolheu exactamente um que está alinhado com a corrupção. É a mesma coisa do que ter ido para o Porco. Por mim nunca mais punha os pés no clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada21/5/13 14:00

      Ah! Ele foi para um clube alinhado com a corrupção, logo é um proscrito! Já Vieira pode ser amigo deles, andar de braço dado com eles, apoiá-los, ser sócio deles e está tudo na maior!? Mas que coerência!

      Eliminar
    2. Faz-lhe uma estátua. Mas o Benfica é algum asilo para manter jogadores que já não rendem?

      Eliminar
    3. Nem eusébio acabou a carreira no Benfica...

      Eliminar
  9. RedSpecial21/5/13 11:10

    "E poderia ter escolhido muitos clubes mas escolheu exactamente um que está alinhado com a corrupção. É a mesma coisa do que ter ido para o Porco. Por mim nunca mais punha os pés no clube."
    LOL E o Vieira que anda aos sorrisos e abraços com o Salvador?? N conta, não?? Há limites...

    ResponderEliminar
  10. Também não concordo com Nuno Gomes, não tem perfil! Paulo Sousa seria uma boa surpresa na minha opinião, mas, gostava de ver Rui Àguas ou Vitor Paneira que é um homem do norte se é que me percebem...Rui Costa é um "encostado" neste momento "não fode nem sai de cima" anda ali a fumar uns cigarritos e vai aos sorteios com um discurso normal e bonzinho, não percebe tambem nada de bola (muito á imagem do presisdente e vice presidente) e é mesmo isso que falta na estrutura do Benfica, benfiquistas competentes e que percebam de futebol com um discurso sempre virado para o futebol! Agora cá merdinhas de negócios inauguraões de casas e discursos escritos por outros e populistas estou farto...repararam que quando o FCP ia em segundo os cães portistas vinham a terreiro falar disto e daquilo contra o Benfica?? Pois é precisamente isso que devemos fazer mas não somos um clube muito nosso e com grandeza dos anos 60 e 70 fdx que merda de discurso que o presidente "manda" cá para fora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está. O Paneira. Muito melhor que o Deus Nuno Gomes.

      Eliminar

    2. PAULO SOUSA----WTF?????!!!!Brincadeira certo?Um jogador que nos traiu e foi para o sporting???Amigo, Roma não paga a traidores!Tragam HOMENS da estatura de Humberto Coelho e Mozer e vão ver o respeito a regressar ao Benfica.

      Eliminar
  11. João Oliveira21/5/13 11:15

    Este modelo parece-me bastante bom, mas ou se tem algum conhecimento interno de como estão realmente estruturadas as coisas (falo mesmo de responsabilidades de cada elemento estrutural) ou então isto pode ser de certa forma redundante com a realidade.
    Não implica que as mudanças sugeridas sejam ótimas escolhas para o nosso Benfica!

    Concordo em praticamente todas estas opções, sendo que a do Nuno Gomes é brilhante na minha opinião. Ele é tão ou mais benfiquista que eu (e olhem que isso é muitoooooo difícil!!), conhece bem o futebol em Portugal e como disseram é uma excelente "cara" para apresentação a novos valores emergentes no futebol (isto além do carisma que representaria tê-lo na estrutura técnica do Benfica).
    O insinuarem que ele "se vendeu" ao Porto B não faz sentido...foi uma opção de carreira razoável quando já não o queriam para jogar no Benfica. Além do mais, tive a felicidade de estar no restaurante em Amesterdão com ele na semana passada e digo-vos uma coisa: GRANDE BENFIQUISTA!! Venham mais assim!

    Viva o BENFICA!!

    ResponderEliminar
  12. Águia Preocupada21/5/13 13:44

    Sem ler o texto todo e nenhum dos comentários - fá-lo-ei depois - pergunto:
    Porquê a continuação de Rui Costa? Que fez ele no clube ou para o clube que mereça continuar? Um homem que se deixou usar como isco em eleições... Um homem que se submeteu ao grande líder sem espernear... um homem que deixou que o grande líder o apelidasse de incompetente e não reagiu...
    E ainda merece ficar? Realmente a exigência benfiquista anda mesmo muito por baixo!

    Quanto ao Mozer não me choca. Mas o homem certo para o lugar, um homem que já demonstrou o quanto ama o Benfica, um homem que já demonstrou a alma, a garra, a mística benfiquistas é sem dúvida Álvaro Magalhães. Este sim, já deu provas do que é capaz e foi dispensado sem nenhuma explicação. Seria precisa? Basta que seja gabado e Vieira não resiste. Ninguém pode ser melhor que ele!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor é ir buscar o Nuno Gomes e dispensar o Rui Costa...

      Eliminar
  13. comprem mas é a Apaf e pode ser que ganhem campeonatos

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking