O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Factos e números dos Quartos de Final da 'Europa League'.

. 2 comentários



O estatístico residente do UEFA.com descobriu nas suas anotações dez factos e números interessantes nas equipas que vão disputar os quartos-de-final.

E se o SL Benfica é uma presença habitual nesta fase, os quartos-de-final são um território desconhecido para a S.S. Lazio, FC Basel 1893 e Fenerbahçe SK. A história mostra, no entanto, que as perspectivas são mais optimistas para um dos três representantes da Inglaterra.

1. O Benfica é a única das oito equipas que já disputou esta fase anteriormente. É a terceira qualificação para os quartos-de-final - de três participações na UEFA Europa League – e define um novo recorde, superando as duas aparições anteriores do Club Atlético de Madrid e Valencia CF.

2. Os jogos dos quartos-de-final serão disputados, pela primeira vez, por clubes de seis federações membro da UEFA; nas três edições anteriores estiveram cinco nações representadas.

3. O único país com múltipla representação é a Inglaterra e pela primeira vez (Taça UEFA incluída), com três equipas: Tottenham Hotspur FC, Chelsea FC e Newcastle United FC. Não houve equipas inglesas nos quartos-de-final em 2010/11 e 2011/2012.

4. Em cada uma das temporadas em que um país teve três equipas nos quartos-de-final, uma delas conquistou o troféu: FC Porto (Portugal) em 2010/11 e Atlético Madrid (Espanha) em 2012/13. Acresce que estes dois países tiveram também uma segunda equipa nas respectivas finais, com o SC Braga e o Athletic Club a serem os finalistas vencidos.

5. Itália, Suíça e Turquia estarão representadas nos quartos-de-final pela primeira vez - pela Lázio, FC Basel 1893 e Fenerbahçe SK, respectivamente. Onze das 53 federações-membro da UEFA somam participações nos quartos-de-final.

6. A Espanha não tem qualquer equipa nos quartos-de-final pela primeira vez, sendo que Portugal é o único país que teve sempre equipas a disputar esta fase da UEFA Europa League em cada uma das quatro épocas, pelo que a qualificação do Benfica coloca os países ibéricos nivelados no topo do "ranking" da prova com seis presenças cada. 

7. Duas das oito equipas que chegaram provenientes da fase de grupos da UEFA Champions League estão nos quartos-de-final – Benfica e Chelsea. Ambos estão na expectativa de repetir o êxito do Atlético de Madrid que, em 2009/10, conquistou a primeira edição da UEFA Europa League após ter começado a participar na fase eliminatória. 

8. O Basileia é o único campeão nacional ainda em competição. Também disputou mais jogos europeus (16) do que qualquer uma das outras equipas ainda em prova, tendo iniciado a sua participação na segunda pré-eliminatória da UEFA Champions League. 

9. O Tottenham e o FC Rubin Kazan são dois únicos sobreviventes que tiveram entrada automática na fase de grupos da UEFA Europa League.

10. Haverá um novo vencedor da UEFA Europa League em 2012/13, sendo que apenas um deles, o Tottenham, ergueu o troféu na versão anterior, a Taça UEFA, vencendo em 1972 e 1984. Chelsea, Benfica e Lázio já venceram, cada um, uma outra competição da UEFA, enquanto o Newcastle tem no seu palmarés a conquista de uma Taça das Cidades com Feira.

Fonte: Mike Hammond/Site da UEFA Europa League.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

2 comentários

  1. BENFIQUISTA DO CORAÇÃO4/4/13 12:27

    TENHO MEDO DO APINTADOR FRANCÊS

    ALEM DE SER DA NACIONALIDADE
    DA MAIORIA DOS JOGADORES
    DA EQUIPA INGLESA, CONVEM RECORDAR
    QUE PORTUGAL E FRANÇA
    ESTÃO COLADOS NA PONTUAÇÃO
    DA UEFA

    E ISSO É MUITO IMPORTANTE
    PARA EM ÉPOCAS FUTURAS DETERMINAR
    O NÚMERO DE EQUIPAS COM ENTRADA DIRECTA
    NA LIGA DOS CAMPEÕES

    APINTADOR FRANCÊS ????

    PARA JÁ UM PÉZINHO ATRÁS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tens razão. E tem sido um ponto pouco explorado.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking