Há dias escrevi o tópico A importância da escolha do treinador onde falava sobre a importância da "Estrutura" de suporte ao futebol profissional. Todos os grandes Clubes a têm, umas mais permeáveis que outras e isso tem feito a diferença na contabilidade dos títulos pela Europa e pelo Mundo fora.
Claro que há treinadores capazes de "fazer" essa estrutura por onde quer que passam, pela capacidade que têm de ser "directores de comunicação", treinadores, "managers", directores gerais, responsáveis técnicos, coordenadores de formação, etc... tudo num só.
Quem é que o faz? Que eu conheça, apenas José Mourinho.
Mas hoje Jorge Jesus resolveu "mandar um recado" ao GB e dizer-me que não há um, mas sim dois. Diz o Jorge Jesus que «Se querem um treinador para a estrutura não sou eu».
EMBRULHA, GB! Que é para não continuares a dizer que o SLBenfica precisa de uma estrutura que proteja o JJ e o ajude a superar as lacunas, porque o homem não é perfeito nem "vai a todas"...
Pelos vistos eu estava enganado e o Jesus, de toda a sua experiência de negociar com presidentes de grandes clubes, diz que "Quando negoceio com um presidente pergunto logo: Querem um treinador para a estrutura ou um treinador que pense a estrutura? É que se pretendem um que se encaixe no primeiro caso, então não sou eu!".
E mai nada! Foi assim no Felgueiras, no Estrela, no Leiria, no Belenenses, no Braga e... no SLBenfica.
Pois claro, Jesus! Em todos este casos é mais ou menos a mesma coisa... sem tirar nem por.
Não sei o que me assusta mais: Se tu "acarditares" que realmente tens toda essa capacidade para gerir diferentes dimensões do futebol, no clube mais mediático de Portugal e um dos mais mediáticos do Mundo; Ou se é o facto de haver no SLBenfica quem, como tu, "acardite" nisso e te permita viver assim para te segurar.
Voltamos a escolher o caminho certo, da forma errada...
Jesus é um excelente treinador. Entre os portugueses, será porventura o melhor depois de Mourinho. Mas esta sua soberba de acreditar que é mais do que aquilo onde realmente é um excelente treinador, é o que "rebenta" com ele.
O Presidente que caia nesta tentação e em menos de nada, nem Jesus... nem titulos.
À margem disto, além de uma (porventura sonhadora) alfinetada no GB, este discurso cheira a provovação ao FCPorto e a indício de que Jorge Jesus, como disse o Viriato, já terá renovado com o SLBenfica, o que é uma excelente notícia.
À margem disto, além de uma (porventura sonhadora) alfinetada no GB, este discurso cheira a provovação ao FCPorto e a indício de que Jorge Jesus, como disse o Viriato, já terá renovado com o SLBenfica, o que é uma excelente notícia.
E com este paleio, cai a teoria do que rui costa pesa e muito na estrutura do futebol! JJ, e n é a primeira vez, deixa bem claro que o ex-maestro pouco ou nada manda no edifício do futebol! É JJ e LFV. E mais alguns empresários...
ResponderEliminarO papel do Rui Costa no Benfica é mais como o "director" de scouting do Benfica. O próprio JJ já disse isso.
EliminarEstranhos seres estes, que manipulam as palavras dos outros para fazerem prevalecer os seus pontos de vista!
ResponderEliminarMind Games é coisa séria, e não é para qualquer um !
Perante isto só tenho para dizer: "Presunção e água benta..." Mas é mau, muito mau, que o homem não saiba reconhecer as suas insuficiências e incapacidade... Enfim!
ResponderEliminarDe acordo ctg!
EliminarDesconfio quanto à renovação. Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Gil, JJ disse qualquer coisa como "este é o meu último ano no Benfica", que depois emendou para "este é o 4º ano..."
ResponderEliminarTambém reparei. Foi muito subtil (para quem ouviu, claro!) mas disse que este é o último ano no Benfica. Incrível como os mérdia são sempre tão atentos e escalpelizam tudo até à exaustão e deixaram escapar esta "bomba"! Deixou-se descair mas remendou logo...
EliminarTambém ouvi e admiro-me de até agora não ter visto explorado esse "lapsus linguae".
EliminarO dia que o virmos no Porto, vamos fazer a mesma pergunta ao gajo e ver o que ele responde. Até lá, não lhe liguem. Ele que se limite a ganhar o campeonato e a Taça de Portugal.
ResponderEliminarAbraço
Ñ sei qt à renovação! Mas para mim, o Benfica tem de viver de sucesso desportivo, ñ de potenciar mais valias! E um técnico do Benfica tem de ser um vencedor... Adiar esse assunto até maio é o lógico. JJ entrar no 5º ano de clube, só com uma Liga ganha era altamente prejudicial! A qq percalço a sua legitimidade esvai-se. Renovação, só com o título!
ResponderEliminarNão é só o Mourinho que faz isso. O Fergusson e o Wenger, por exemplo, também o fazem.
ResponderEliminarEm relação às palavras do JJ, de facto surpreenderam-me. Quando entre nós benfiquistas se fala tanto na possibilidade do JJ ir para o Porto e aí ter rédea curta, eis que ele tem estas declarações.
O GB a pensar que o JJ lhe mandou um recado é de rir até subir paredes.Aqui sim entra a presunção e a água benta.Há cada convencido.
ResponderEliminarJJ deve estar já de renovação praticamente assinada, é um treinador que potencia mais valias e que sabe de futebol, do jogo jogado. É um operário da bola. Dificilmente vejo outro treinador chegar e fazer melhor que ele: a verdade é que foi o único nos últimos anos a colocar o Benfica a jogar bom futebol, pelo menos. E antes dele, nem se faziam vendas de jeito: apenas me lembro de Simão.
ResponderEliminarA renovação de JJ e a compra dos direitos da Premier são duas frentes que o Benfica ganha esta época. Ambas importantes para o futuro do clube a curto-médio prazo. Já agora, espreitem este artigo, que faz uma reflexão sobre as potencialidades desse negócio que tira o monopólio à Olivedesportos:
http://palavrasaoposte.wordpress.com/2013/03/12/benfica-tv-ou-tv-do-benfica/
Caro Hertz, n leve a mal. Mas "scout" a a ganhar 20mil por mês? Ay caramba!
ResponderEliminarBom, perante estas declarações, estamos descansados! JJ nunca irá para o FCP!
Rui Costa é administrador da SAD com responsabilidades na área do scouting. Queres um desenho?
Eliminar"...será porventura o melhor depois de Mourinho"
ResponderEliminarConcordo com tudo menos com a frase acima, JJ é um bom treinador, mas a sua ascenção meteórica tem muito a ver com o clube que treina, foi o Benfica que deu projecção a Jesus e não o contrário, embora tenham "os dois" beneficiado da "relação".
Em relação aos melhores treinadores portugueses depois de Mourinho. Não há que se destaque, estão nivelados por cima e são dos melhores do mundo, mas apontar um é muito dificil!
Grande texto GeraçãoBenfica! Esperemos que haja alguém que lhe faça perceber que se pode sempre melhorar por muito bom que seja...perdão por muito bom que um tipo se ache!
ResponderEliminar