O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 21 de março de 2013

Fora de Campo: José Sócrates.

. 30 comentários

Ter José Sócrates a comentar política e a situação actual do país é o mesmo que ter Artur Jorge a comentar a destruição de um plantel campeão em 1994. Ou George W.Bush a falar sobre o perigo de armas de destruição maciça no Iraque.

Acrescento: Ainda mais 'engraçado' é ler que ele vem a 'custo zero' e 'salários zero'. Depois de quase 2 anos em Paris a viver do 'nada', agora volta para Portugal continuando a viver do 'nada'. Qual é a receita, José Sócrates???
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Hehehehehe. É mais uma originalidade deste País.

    ResponderEliminar
  2. Já se perdeu toda a vergonha em Portugal e isso é muito assustador.

    ResponderEliminar

  3. Que ideia mais macabra!

    ResponderEliminar
  4. E pensar que já nos tínhamos visto livres deste e que só faltavam as outras dezenas e dezenas!
    Que medo!

    ResponderEliminar
  5. apenas mais um criminoso a regressar onde foi feliz

    ResponderEliminar
  6. Em vez de preocuparem-se com isso deviam eram preocupar-se com a merda que nos governa, por exemplo, poderiam dizer...
    Qual será a receita para um diplomado aos 37 anos!!!!, ter como primeiros empregos, volto a frisar, aos 37 anos!!!!:
    (2004-2006) Director Financeiro da Fomentinvest,SGPS,SA;
    (2004-2009) Administrador Delegado da Tejo Ambiente, SA;
    (2004-2006) Administrador Financeiro da HLC Tejo,SA.

    Este é o “magnífico” CV do homem que desgoverna este País! Um homem que nunca soube o que era trabalhar até aos 37 anos de idade! Um homem que, mesmo sem ocupação profissional, só conseguiu terminar a Licenciatura (numa Universidade privada…) com 37 anos de idade!

    Quanto ao ordenado do JS se não souber lembro-o, que com as funções que ocupou ele só não têm reforma se não quiser, e mais, desde o 1 de janeiro 2013 que é Consultor do grupo farmacêutico Octapharma, multinacional suíça, para a América Latina.

    P.S. É certo que JS fez muito mal ao pais, mas agora fazer dele o UNICO mau da fita quando todos os dados economicos indicam que o Durão "Cherne" Barroso e este governo é que foram os piores governantes de sempre e conduziram o pais para a situação miserável que estamos, é que não! Para que percebam melhor, é o mesmo que dizer que o Benfica esteva em 2000, na situação que estava, apenas por causa do Jorge de Brito e esquecer os brilhantes desempenhos do Damasio e o Vale e Azevedo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro J,
      Não encontra neste post qualquer referência a que JS foi o pior ou o melhor. Foi um deles.

      E sem querer entrar aqui numa de debate político ou de o 'partido A' é pior que o 'partido B', acho insultuoso para a memória de um grande benfiquista chamado Jorge de Brito essa comparação com José Sócrates.
      Jorge de Brito meteu dinheiro do seu bolso no Benfica. Muito. E ficou a perder. Muito.

      Na sua análise parece esquecer quanto tempo esteve Durão Barroso no Governo. E que quando estes que lá estão agora entraram o plano de Resgate da Troika estava assinado.
      E que foi o PS, através de Guterres e Sócrates que passu a esmagadora maioria do tempo no poder.
      Eu que não tenho filiação partidária nem qualquer simpatia por nenhum partido político consigo perceber isso.

      E não estamos aqui a falar dos negócios de compra dos apartamentos na Castilho. Ou outros.
      Sócrates é um dos principais responsáveis pelo estado do país.
      Contratá-lo é gozar com os contribuintes.

      Eliminar
    2. Jorge de Brito destruiu boa parte da sua fortuna no Benfica, destruiu as relações familiares por causa do dinheiro que colocou no Benfica.
      Pode ter tido azar, ter sido incompetente, mas não tem comparação com mais ninguém o que fez e deu por amor ao Benfica.

      Na memória (da maioria) dos Benfiquistas ficará para sempre esse amor e esse sacrifício.

      Parece-me insultuosa essa comparação.

      Em relação ao Sr. Sócrates, eu já digo no meu grupo de amigos desde que saiu de PM que ele irá ser Presidente da República.
      O povo português não tem memória.
      E este programa, antecedido de uma "grande entrevista" é o inicio da limpeza de imagem que o levará a tentar suceder a Cavaco.

      Eliminar
    3. Caro J

      Nestes últimos 18 anos, os socialistas estiveram 14 no poder.
      Quanto ao Barroso, ele foi acudir e salvar o Guterrez a sair do pantano....não sei se se recorda.
      Quando o socialista Guterres entrou encontrou uma dívida de 65% sobre o PIB....quando o seu amigalhaço Sócrates pediu SOCORRO, estava a dívida nuns belos 120% do PIB e apenas cotão nos bolsos para pagar os ordenados, pensões e reformas no mês seguinte.

      Alguém perguntou ao Sócrates como é que ele e a mãe tem tanto dinheiro lá fora nas off-choras???
      E este lugar de viajante/Presidente de uma Farmacéutica? Porquê foi ele o escolhido e não outro???

      Mas o melhor meu caro J e Shadows é usarmos este espaço para glorificarmos o nosso Gloriosíssimo clube - onde estamos quase sempre de acordo - porque meter aqui politica no meio, dá estrilho e do grosso, ok???

      Eliminar
    4. Águia Preocupada21/3/13 19:20

      Não me agrada entrar no campo da política, porque além de ser perigoso, é um campo que não domino de todo.
      Contudo e porque foram mencionados alguns nomes, porquê esquecer o principal e primeiro culpado disto tudo? Sim, chama-se Aníbal Cavaco Silva! Quem foi que estoirou à tripa forra os fundos milhionários que vieram da Europa em infra estruturas sem sentido, sem estudo, sem necessidade? Quem mandou abater barcos de pesca, olivais e vinhas? Quem disse SEMPRE amen às exigências da então CEE para que em Portugal não houvesse produção agrícola, pescas e mesmo leiteira?
      Ah! Pois é! Memória curta.
      E já agora convém lembrar: A primeira eleição de Cavaco, foi baseada num pressuposto usado com muito a propósito (nisso os políticos são eximios e sabem-na toda!) de que sendo financeiro ajudaria o país, que já na altura estava em maus lençóis. Esta mais valia(?) foi usada até à exaustão e assim convenceram os portugueses. Para que serviu afinal esse seu poder financeiro? Ajudou a enterrar ainda mais o país pois o povo não tem memória e deu-lhe novo mandato.
      Resumindo: Cavaco portou-se como diz o povo no seu sábio ditado: "Tão ladrão é o que vai à vinha, como o que fica ao portao"
      Resumindo: Se ele viu o que estava a acontecer, calou, foi conivente ao não tomar nenhumma atitude. Não tem poderes? Ai não! Então vê o país a definhar e não toma medidas? Imaginem alguém no Benfica, numa empresa ou numa qualquer instituição, saber que o seu presidente rouba e não diz nada... Não é culpado também?
      A Cavaco deu jeito e tudo fez para ajudar a meter lá os seus correligionários de partido que tanto o ajudaram e à sua filha a enriquecer...


      Eliminar
    5. Caríssimos, eu fulanizei fazendo o post sobre o Sócrates porque no mínimo é gozar com a malta este tipo ir fazer comentário político.

      Quanto a Jorge de Brito, cometeu erros como todos cometem, mas compará-lo com a cambada de ladrões onde se inclui Sócrates é insultuoso para tudo o que deu e para a forma como amava o Benfica.

      O grande problema dos portugueses é olharem para os partidos da mesma forma como olham para os clubes de futebol. E enquanto for assim, terão os governos que merecem, porque todos os primeiros ministros não foram para lá com os votos dos espanhóis. Foram com os votos dos portugueses.

      Na minha opinião, um político que entra para a política teso e sem curso e que agora tem um património superior a 3 milhões de euros, não pode ser sério. Temos muitos nesta situação.

      Como benfiquistas mas também cidadãos portugueses, todos os assuntos caberão sempre, desde que discutidos com elevação por todos, o que tem sido o caso neste post.

      Eliminar
  7. Já existe uma petição on line contra esta pouca vergonha. www.peticaopublica.com. Eu já assinei façam o mesmo

    ResponderEliminar
  8. Caro Shadows, mas o que é que tem o cú a ver com as calças??????????????
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  9. Isto é até começarem a levar uns balázios no meio da rua. Quando ganharem medo, já pensam duas vezes.

    ResponderEliminar
  10. Quando se trata de poder, não há santos nem anjinhos é ambição a qualquer preço meus amigos. O resto são tretas umas mais soft outras mais hard. É como o bimbo com o filipinho, vocês acham que eles são assim tão inimigos?. Cá por mim nunca acarditei nesta zanga. Quem os fazia zangar a sério está engavetado.

    António José

    ResponderEliminar
  11. Caro Shadows,
    A minha comparação do JS com o Jorge Brito só é insultuosa para quem não tenha percebido o que eu quis dizer, ou seja, ambos cometeram erros (não acha que o J Brito cometeu erros?), mas fizeram muito pouco comparado com o que as outras "referências" fizeram...
    O Durão Barroso teve um dos piores governos que há memória, tendo "fugido" da sua excelente governação para não ser demitido (deixou a batata quente ao Santana Flopes).
    O Socrates, como eu disse anteriormente, é um dos responsáveis pelo mau estar de Portugal, agora achar que o Cavaco, o Guterres, o Durão Barroso, e o Burro do Passos Coelho foram/são bons, e que não tiveram participação nenhuma, é que não.

    Caro Viriato,
    deixe-me corrigir alguns dados que lançou, o Governo de Socrates deixou o pais, no meio da maior crise economica europeia, com um valor abaixo dos 100% do PIB (e já agora junto um valor abaixo dos 12% de desemprego), para mais, basta ver a evolução do PIB nos últimos anos para perceber que a economia estava a crescer em 2010 e que em 2011 começou em queda, afundando de forma brutal em 2012...
    Agora de resto, acho que têm razão numa coisa, este é o espaço do Benfica e não de falar em vigaristas...

    ResponderEliminar
  12. Shadows, não queres entrar num debate político mas consegues escrever um post sobre isso.

    Eu, sem se um apoiante fervoroso do Sócrates, consigo analisar de uma maneira fria a governação dele e acho que foi dos melhores primeiros ministros desde 1990.

    Diz-me erros gravíssimos que ele cometeu durante a sua governação, e casos de corrupção que foi formalmente acusado.

    Após colocares aqui os teus argumentos, vamos ver se consigo perceber melhor este teu post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Count,

      Como já disse num outro comentário, eu não isolei o Sócrates como o único culpado seja do que for.
      Considero Sócrates um dos políticos mais obscuros que já passou pela política portuguesa, superado apenas por Angelo Correia e mais um ou dois.

      Considero insultuoso a RTP contratar, por valores confidenciais, alguém como Sócrates. Assim como se fosse Durão, Guterres ou Cavaco.
      É gozar com os portugueses que estão desempregados ou que foram obrigados a ir para outro país. Com aqueles que tiveram de fechar portas por não terem rentabilidade para pagar impostos elevadíssimos.

      Sócrates: aquele curso 'tipo Relvas', o Freeport onde uma certa procuradora impediu que fosse investigado, o milagre da compra de 2 andares na Castilho, avaliados em mais de meio milhão de contos, onde quem dá o nome como compradora foi a sua mãe, que mal sabe escrever ou falar e não tinha sequer dinheiro para mandar cantar um cego.

      E assim como ele, muitos outros que estão ou já estiveram na política.

      Como já disse também atrás, os portugueses merecem os políticos que têm. A maioria é incapaz de perceber que anda a ser explorada há pelo menos 30 anos.
      E olham para um partido como se fosse o seu clube do coração.
      Entratanto, esses partidos continuam a governar-se.

      Eliminar
    2. Bandarilheiro Mor22/3/13 11:55

      Shadows, não te esqueças que Santana Lopes foi primeiro ministro e hoje é comentador televisivo. Não gostas do Sócrates, é um direito que te assiste. Será que um tem mais direitos do que outro?

      Eliminar

  13. Shadows

    Se não és politico porque é que entraste por estes caminhos??????

    Socrates não fez tudo bem??? Não, mas fez obra enquanto as avestesmas que lá estão pioram todos os indices sem nada fazerem.

    Ou esquece-se por aqui que Portugal é o 4º País do mundo em modernidade de vias rodoviarárias.

    Que todo um parque escolar caduco e a cair foi renovado.

    Que as exportações foram dinamizadas nos seus mandatos e que tanto jeito têm dado agora para reequilibrar a balança de transacções.

    Que procurou a reforma do ensino asssitindo à revolta do professorado que agora amoucha com medidas muito mais gravosas e não pia.

    Houve mais algum governo que tanto se preocupasse com as classes mais desfavorecidas e com assistência a crianças e idosos.

    Já se esqueceram do sistema de saúde que era apontado como modelo a nivel internacional????

    Também não falta por aí que queira atribuir ao Socrates o maior roubo feito aos portugueses por Cavaco e seus acolitos no esbulho que foi o BPN. Ou já esqueceram que Cavaco banqueteou-se com mais de 300.000€ ganhos nas acções que os seus discipulos lhe aconselharam, diz ele.

    Também é Socrates responsável pela falência da nossa banca que todos agora estamos a pagar?????

    Para os que vêm com aremessos direi que o pai da crise que agora vivemos tem um nome:

    Cavaco, sim pois foi ele que vendeu, as pescas, a agricultura, fazendo ao mesmo tempo de coveiro da industria ao conceder grandes incentivos a multinacionais que por aqui ficaram enquanto lhes apeteceu abalando e levando os subsidios que receberam mas deixando milhares de desempregados.

    Com isto soterrou-se a industria textil para sempre tentando agora o calçado reerguer-se indo também outras industrias pelo mesmo caminho.

    Pagaremos o legado de cavaco ainda por muitos anos.
    Agora digam-me se também é o Socrates responsável pela situação espanhola, irlandesa, italiana, belga, do Chipre e de outros que estão à bica sim, porque enquanto esse saco de batatas que é a merkle não se lembrar que muitos países lhe perdoaram a divida no pôs guerra e da ajuda que tiveram quando da reunificação. Mas a continuar assim não perde pela demora pois também a crise chegará aqueles a quem a China interessa para vender máquinas tapando os olhos aos badalados direitos humanos.

    Viriato

    Pelo menos nos numeros sejamos rigorosos pois esse numero da divida foi alcançado e a toda a velocidade ultrapassado por aqueles a quem louvas.

    Que dizer de uma politica da qual os mais criticos são os verdadeiros sociais-democratas de um partido que foi assaltado pela sua ala ultra liberal com aos resultados que estão à vista e de que o tal Gaspar deu há dias conta vindo dizer-nos que o embate contra a parede foi violento confessando a sua impotência.

    Só não vê quem não quer mas a caridade sempre fez escola neste país.

    Vivam os desgraçadinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conde, assim como não é lógico que 12 anos depois LFV ainda venha falar no legado de Vale e Azevedo, falar no legado de Cavaco não faz sentido.
      Desde que saiu do governo já lá vão 18 anos.

      E quem veio a seguir fez bem pior que ele, tendo ele feito muita coisa má.
      Mas lembro-te que numa altura em que a participação nas eleições era bem maior e mais militante, Cavaco em 1991 teve uma maioria esmagadora. Não foram os espanhóis que votaram nele.

      Pega nas vias rodoviárias que o Sócrates construiu e verifica que estão quase todas taxadas, com contratos vergonhosos que garantem renda certa as concessionários, não importa se passa lá alguém ou não.
      Pega no negócio ruinoso com a Lusoponte feita pelo ministro do Cavaco chamado Ferreira do Amaral.
      Pega nas PPP's com o Grupo Mello feitas por Guterres.
      O Durão esteve lá menos tempo mas certamente fez igual.
      Quem foi que instrumentalizou um banco rentável como a CGD e endividou-a até às orelhas em apoios a negócios sem futuro, em compra desmesurada de dívida portuguesa?
      Assim como os outros bancos como Banif, BPI ou BCP também fizeram, pelos homens de mão colocados estrategicamente nas Conselhos de Administração?

      Por isso, vires louvar um destes senhores, seja qual for, que só têm feito mal ao país, é não estar a ver bem as coisas.
      Se Sócrates fosse tão bom, não tínhamos chegado ao ponto de pedir ajuda lá fora.

      Foi gastar, gastar, como se não houvesse amanhã. Pois é: o amanhã chegou.

      E enquanto todos eles se reunem no clube do Avental a gozar com a malta, anda o contribuinte a pagar isto tudo.

      Eliminar
  14. Conde do Vimioso, mas que grande comentário!!!

    Esqueceu-se que no 1º governo do Sócrates houve a reforma da segurança social ficando esta AUTO-SUSTENTÁVEL, até que chegaram estes tipos da austeridade à bruta num panorama de crise financeira e económica e pronto, arrebentaram com tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Count, já o Guterres tinha feito uma reforma que tornava a Seg Social auto sustentável até 2030.
      Viu-se.
      Se não fosse a entrada dos fundos de pensões da Banca na Seg Social, para reforçar os capitais, aquilo já tinha estourado antes.

      Eliminar

  15. Caro Zaccone

    Esqueci essa e esqueci de certo muitas mais ou melhor não quiz ser fastidioso pois podia falar no apio continuado a idosos, nos inumeros centros do pré-primário abertos pelo país , etc, ect em muitos outros campos.

    Lembrei-me da iniciativa de uma amigo meu, muito mais evoluido politicamente do que eu que quando da inauguração da via rápida Vila Real Sabrosa pediu ao presidente da junta de S. Martinho de Anta para desfraldar um cartaz que dizia o seguinte:

    O MELHOR PRIMEIRO MINISTRO DO PÔS 25 DE ABRIL.

    E eu concordo.

    ResponderEliminar
  16. NauBenfica22/3/13 10:24

    Portugal é o paraíso de muitos sem-vergonha e dos chicos-espertos, e este é um paradigma bem representativo dessa subespécie dos humanos.
    Não tarda, têmo-lo em campanhas eleitorais, armado em salvador da pátria. E o pior é que os eleitores caem que nem patinhos!

    ResponderEliminar
  17. Caro Shadows

    Deves ter reparado que até no que ao futebol e ao Benfica diz respeito moderei muito as minhas intervenções, porque sim e aí eu não sou isento nem independente, já politicamente sou-o.

    Não vou pegar na comparação que fizeste trazendo de novo o JVA a colação ((não há duvida que o homem é grande pois serve para tudo))nem a pouco adequada comparação com cavaco nem as razões que levam o Viera a alimentar o ódio de estimação. Nada melhor para nos prepeturamos do que arregimentar um inimigo e se for interno então é sopa no mel.

    Esquece-te que Cavaco caiu de podre e isso só prova o seu legado que como disse pagaremos por muitos anos porque não foi só gastar muito e mal gasto como se poderá dizer de Socrates, não Cavaco destruiu os alicerces do pais e se as dividas se vão pagando a destruição só com decadas será reposta.

    Queiras ou não e não me revendo eu nesta classe politica ((toda, da extrema esquerda à extrema direita pois não passam de um bando de salafrários que só lá estão para se governar a si e aos seus)))há uns melhores que outros e aquele que mais contribuiu para o desenvolvimento do pais foi Socrates que não fora a golpada a nivel mundial teria deixado o pais pronto para rápido desenvolvimento.

    Tinha as infraestruturas, tinha a saúde como modelo, ((ainda me lembro da saloiada que contestava o fecho das maternidades e centros de saude sem condições e os muitos que havia aqui pela minha terra))) as escolas e a reforma do ensino quase completa (((também não esqueço a chinfrineira por se fecharem escolas com 3 e 4 alunos ou 10 que foossem. Na altura até intervi num forum relatando o que se passava por este Planalto Mirandês com um professor com um aluno e cada classe ou menos que isso. Foi a criação das assistência continuada a idosos, foram hospitais como teria sido o aeroporto de Lisboa que tanta falta faz e tantos postos de trabalho criaria.

    Socrates investiu porque a situação convidadva a isso e não me venham agora os inteligentes dizer que era previsivel o crash.

    Infelizmente o mundo de hoje deixou de ter visionários e idealistas ou estes retraem-se perante os patos bravos que baixam as calças aos mercados com medos dos koboys que à lei da bala espetam a bandeira onde bem lhes apetece.

    Olha Shadows, vou penitenciar-me porque se até nos futebois ando muito moderado para que é que eu me vim agora meter aqui na politica.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conde, não te penitencies pois os teus comentários são apreciados. Por mim inclusivé.

      A classe política está nivelada por baixo. Quer cá quer na maioria dos países da Europaou do mundo.

      O crash era mais que previsível. Quando a banca passa anos a emprestar o que não tem e a rebentar com todos os rácios, era previsível. Quando alguns produtos bancários não passavam de um sistema de apostas em que o dinheiro 'novo' pagava ao dinheiro 'velho', em que os relatórios de contas não eram nada mais que máscaras da situação dos bancos, era mais que previsível.
      Um qualquer banco emprestava dinheiro com spread de 0,45% a 35 anos, quando o spread que o banco pagava para se financiar andava nos 2,0%, era claro que os bancos iriam estourar.

      As pessoas foram enganadas muito tempo. Mas hoje só é enganado quem quer.
      Um reformado a quem lhe comeram parte da reforma só torna a votar nestes senhores se for masoquista.
      Um funcionário público a quem têm comido o poder de compra desde 2000 só voto no PS ou PSD se quiser mais do mesmo.
      Um desempregado só vota em qualquer destes senhores se estiver satisfeito com a sua situação.

      E as sondagens dizem que os portugueses queixam-se muito mas depois dão o poder aos mesmos.
      Por isso não se podem queixar.

      Não te chateies porque estamos a falar na boa. Mesmo discordando.
      Abraço!

      Eliminar

  18. Porque haveria de me chatear???? Se só aprendo na discordância que só o é enquanto não soubermos reconhecer a nossa ignorância e nesta questão da banca sou dado a concordar contigo.

    Aprender com quem sabe é fácil e ainda por cima é gratis.

    Ignorância minha que até gosto poucos dos nossos bancos e deles só faço uso quando obrigado.

    Nasci num tempo, numa familia e numa região em que o banco era a gaveta ou o colchão metodo que ainda vou usando porque penso que essa gente fica com o porco e nem um chouriço dá.

    Quanto aos politicos já há tempos dei comigo a pensar que só há uma hipotese:

    O poder ao povo e este que eleja os seus melhores pois o sistema vigente gangrenou.

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. NauBenfica22/3/13 20:08

    Quem passa pelo poder, seja lá quem for, deixa obra bem feita - mal fora que não deixasse, é para isso que lhes pagamos! -, e Sócrates não foge à regra. Uma das coisas que mais aprecio do seu consulado, foi o início do corte nas mordomias dos senhores governantes, depois dos muitos protestos dos Portugueses. Mas meteram-se (ele e alguns correlegionários) em manigâncias que teriam de explicar muito bem explicadinhas, para eu os encarar com outros olhos. Governaram-se, mais, muito mais do que nos governaram!
    Estes macacos que estão agora no poleiro prometeram mundos e fundos durante a campanha eleitoral, e foi por isso que ganharam as eleições, mas o que mais têm feito é esbulhar-nos e enterrar mais o país a cada dia que passa.
    Do presidente que pouco tem presidido, nem me falem! Trinta anos no poder (ministro, chefe do governo, presidente) deram-lhe para destruir a capacidade produtiva da nação e trocá-la por autoestradas - lá está, deixam sempre obra - e negociatas em que se governou à grande e permitiu que os amigalhaços não ficassem a olhar para ele.
    Há muito caso de polícia no passado desta tropa-fandanga que, de ética, sabem que a palavra existe.
    Não penso, contudo, que os políticos sejam todos desonestos.

    ResponderEliminar
  20. Shadows:
    Todos pendurados pelo gasganete nas pontes deste país!
    Alguns, talvez mais que uma vez!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking