O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 2 de março de 2013

Fora da Bouça #1

.
O barulho da caixa registadora alarmou-me na minha vez.
À minha frente, um engravatado, que tinha o SLK estacionado à porta da papelaria onde estávamos.
Também à porta, um arrumador de carros queria trocar as milhentas moedas por notas, mais fáceis de entregar ao dealer.
Quando o engravatado se vira para sair, reconhece o arrumador, provavelmente dos tempos de escola, e este fica visivelmente envergonhado, pela diferença de destinos que a vida lhes deu.
O engravatado murmurou qualquer coisa de depreciativo entre dentes cerrados, e o arrumador baixou a cabeça.
Quando saí da loja o arrumador ria-se convulsivamente, depois de ter 'mandado' um "E como vai ser com a equipa B quando vocês descerem?" ao empresário, que ao entrar no carro soltou um "Foda-se lá para isto", para depois arrancar numa nuvem de poluição concentrada.
Eu segui o meu caminho, mas não sem antes lançar um sorriso ao arrumador por ser cúmplice do gozo dele. Sim, o arrumador era do Benfica e o engravatado do Sporting.

Podia estrear este convite do meu amigo Benfiquista de Braga para escrever no Geração Benfica, com a perspectiva do Benfica unir todos os estratos sociais, mas não é disso que a minha crónica 'sabatina' irá tratar ao longo do tempo em que me sentir bem e inspirado para cá escrever. O 'Fora da Bouça' pretende ser um espaço onde falarei de outros clubes, e tendo em conta que todos queremos uma vitória verde logo à noite, o Sporting será o primeiro visado.

Hoje em dia é fácil gozar com o Sporting. O arrumador, o peixeiro, o juíz, o político, o banqueiro, o bancário, o coveiro e o gajo que emigrou para a Flórida para limpar cus (beijinho na boca, Lemos), todos eles gostam de gozar com o Sporting, e só há um motivo para isso. É fácil. Sim, o único motivo porque todos gozam com o Sporting é porque é fácil fazê-lo, é fácil senti-lo, aliás, o nosso subconsciente já parece programado para associar qualquer coisa ao Sporting, e isso é divertido, mas também é mau. É mau porque pode-nos acontecer a qualquer um de nós, e a prova disso é o arrumador benfiquista e o engravatado sportinguista, que alheios às escolhas realmente importantes na vida, sofrem um revés acidental, deixando-os à mercê da escolha/imposição que tiveram em pequenos, em relação ao clube desportivo.

O que eu peço aos meus colegas benfiquistas, e eu próprio tento fazer esse exercício (Ai, meu santo Aimar, como é difícil conter-me), para terem mais calma na piada aos verdinhos, e que encarem isto como se de uma raça ou etnia se tratasse, onde simplesmente não pudeste escolher a cor da tua pele, do cabelo ou dos olhos, o sitio onde nasceste, os pais que tiveste, e mesmo que seja possível mudar tudo isso, a pessoa 'normal' não vai querer mudar, porque aprendeu a amar-se como é. (isto não se aplica às mulheres, porque não percebem nada do que é ser adepto de futebol)


_____
Artigo de opinião escrito e enviado para a redacção do blog "Geração Benfica" no dia 2 de Março e publicado no mesmo blog, à mesma hora, pelo mesmo.
[Se alguém quiser manifestar-me a sua opinião, pode fazê-lo para o caralho mais velho, que certamente não irei ler]

ranking