O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 13 de março de 2013

A importância da "jogada" da BenficaTV

. 29 comentários

Sim eu sei... de repente todos descobriram que são do Real Madrid e a Liga Espanhola é que é. Bullshit!

A maior parte dos que se colam à televisão a ver os jogos do Real, são os mesmos que viam os do Chelsea, os Inter e antes ainda os do Manchester United. Acima de tudo por Cristiano Ronaldo e José Mourinho... os expoentes máximos da paixão tuga.

Se Mourinho voltar a Inglaterra na próxima temporada, os aficionados do Real Madrid em boa parte vão voltar a ser "do Chelsea desde pequeninos" (aparentemente essa é a escolha mais provável do José Mourinho segundo a imprensa).

Se juntarmos a isso a "loucura" que seduziu Manchester com o nosso CR7 e acreditarmos numa possível loucura de Malcom Glazer para levar Ronaldo de volta para a "casa da partida", teremos um campeonato inglês repleto de portugueses e "portugueses" que muito dizem aos adeptos de futebol em Portugal: Mourinho, Ronaldo, Villas Boas, David Luiz, Ramires, Nani, etc. etc. etc.

As atenções dos espectadores para esta Liga, que já são muito elevadas, ganham um expoente maior ainda. O potencial de retorno publicitário aumenta e o potencial de assinantes aumenta drasticamente com os conteudos do SLBenfica em casa e da Liga Inglesa... e nada impede o SLBenfica de adquirir a alguns clubes nacionais os direitos dos jogos do SLBenfica fora em alguns estádios, nomeadamente clubes cujos contratos leoninos com a Olivedesportos estejam em renovação.

Feitas as contas de merceeiro, com 200.000 assinantes (a Sporttv tem 660.000) a 8€ cada assinante, teremos um retorno só de subscrição no valor de 1.6M€... mês, qualquer coisa como 19.2M€/ano aos quais temos que acrescentar a venda de publicidade no canal, a publicidade estática no campo nos jogos, os direitos de revenda de diferidos e spots/resumos a outros canais... e os subscritores do mercado internacional: Angola, Moçambique, Estados Unidos, Brasil, Luxemburgo.

Penso que é perfeitamente aceitável que neste contexto consigamos obter 30M€ anuais em receitas.

A "jogada" da BenficaTV de investir 2.6M€ nos direitos da Premier League foi brilhante! O José Eduardo Moniz, como suspeito, foi mais uma vez o principal dinamizar da mudança de paradigma da televisão em Portugal (tal como já acontecera na RTP e mais ainda depois na TVI).

... Se o Quinzinho tiver o azar de o Mourinho e o Ronaldo voltarem à Premier League então... será o princípio do fim do império de financiamento da corrupção no futebol português.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. E como estão os direitos da liga espanhola?
    Foram cedidos a Sporttv por 1 ano ou pelos 3?
    Se a Benfica TV os conseguisse adquirir era a machadada final.

    ResponderEliminar
  2. E os Custos amigo?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O orçamento anual da Benfica anda na ordem dos 5,5M€/ano actualmente, salvo erro e já têm as contas equilibradas.

      ora se juntarmos mais 2,6M dos direitos e mais 1M€ de custos por jogo (absurdo) estariamos a falar de um incremento de 17,6M€ ano para uma receita que estimei em 30M... parece-me que tens claramente um saldo muito positivo e bastante mais que hoje em dia... e com "facadas" no Sistema.

      Eliminar
    2. Ok.... Por curiosidade o JJ fica ou n?

      Eliminar
    3. LOL, tens que lhe perguntar a ele. Eu tenho a minha opinião e já a escrevi aqui.

      Eliminar
  3. "Angola, Moçambique, Estados Unidos, Brasil, Luxemburgo"
    + Canada e Venezuela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mais frança: o proprio comentador da mcs que poe no ar os jogos do campeonato português jà reconheceu que està em negociaçoes adiantadas com a benfica tv para transmitir os jogos do benfica pro ano. Parabens ao nosso glorioso clube!

      Eliminar
  4. Quanto aos 660.000 da Sport tv, acho que isso foi nos anos das vacas gordas, pois se tiveram perto de meio milhão já se poderão dar por felizes. Daí que considere que a ideia de 200.000 me parece demasiado optimista a curto prazo.

    Independentemente disso, o que falas daria um retorno de cerca de 12,5 milhões à BTV, ou seja esse seria o valor máximo a receber pela Benfica SAD, valor bastante abaixo dos 22,2 que o Oliveira oferecia e abaixo de Porto e semelhante ao Sporting.

    Se os teus pressupostos me parecem um bocado irrealistas (pela positiva) e mesmo assim estamos a falar de uma receita que pouco nos faz ultrapassar as verbas actuais e inclusivamente ficar atrás do nosso competidor directo, será que é um bom negócio ?

    Não estou a discutir o aspecto moral, apenas o negócio em si ... Se isso servir para colocar o Benfica a jogar à tarde ao fim-de-semana, eu assino já, mas se for para continuar a ter jogos às 8 da noite, não vejo vantagem alguma no negócio.

    ResponderEliminar
  5. Quanto a contas equilibradas não é bem assim, ainda no primeiro semestre a Btv teve cerca de 274.000 euros de prejuízo num volume de facturação de 2,4 milhões, ou seja cerca de 11%. não é exactamente o que se pode dizer de um orçamento equilibrado

    ResponderEliminar
  6. Boas!
    Faltam aí os custos, a queda nas receitas de publicidade (as outras tv´s já andam a piar) ainda vai no adro e nunca se deve fazer as contas a 12 meses, pois há uma maioria de subscritores que suspende a assinatura durante o defeso, uns 2/3 meses. No entanto, concordo em geral com as tuas ideias.

    ResponderEliminar
  7. Que eu saiba os direitos de transmisao da liga portuguesa continuam a ser do oliveirinha. Sim ele teve de devolver a lusomundo aka controlinvest ao banco (sem juros) mas continua com os direitos da liga como sempre. Ele oliveirinha detem os direitos que sao cedidos a sportv, tem o rendimento anual de 50M garantidos.

    Portanto a jogada do Benfica, embora muito boa, nada de mais acrescenta ao prejuizo do oliveirinha que a devolucao da empresa aos donos angolanos ja nao tenha feito.

    O que temos agora é um Benfica que, se jogar bem as cartas, se pode tornar n'O fornecedor de tv paga em Portugal.

    Pode, por outro lado, levar uma bofetada grande se a jogada de bastidores da liga centralizar os direitos televisivos nela propria e distribuir as receitas pelos clubes for avante. Basta proibirem isso num final de tempo razoavel ou contratual. Nunca será simples, haveria muita batalha legal contra uma liga de marionetas sedentas de cifroes, mas no final das contas é como a uefa, quem quer quer quem nao quer... nao joga.

    ResponderEliminar
  8. Daniel Oliveira13/3/13 12:01

    À primeira vista este investimento que anda a ser feito pela BenficaTv, sendo a aquisição dos direitos televisivos da Premier League um exemplo, parece ser um grande passo. A minha dúvida é se isto tem como objectivo um crescimento do Benfica ou se é uma guerra com a Oliverdesportos. A minha dúvida é até que ponto isto realmente irá beneficiar o Benfica e os seus adeptos e sócios.

    As minhas dúvidas são devido às seguintes situações:
    O Benfica é um clube de futebol. Não é nem tem de ser um player no mercado dos direitos televisivos.
    Para concorrer com a Oliverdesportos e ganhar é preciso empenho, investimento e paciência. Esta não é a área nem pode ser o foco do Benfica.
    Será que SportTv vai baixar o preço no próximo ano? Será que vai baixar o suficiente para o adepto Benfiquista não ficar a perder com este negócio?
    Os adeptos do Porto não vão mudar da SportTv para a BenficaTv. Os adeptos do Sporting também não.
    E os adeptos do Benfica? Também não, agora precisam é de pagar estes dois canais. Ficará tudo junto menos de 27 euros? Irá a SportTv baixar em mais de 10 euros o seu valor? Eu se fosse eles não mudava.
    A BenficaTv tem assim os direitos da liga grega, da liga brasileira e da liga inglesa. A SportTV tem de todos os jogos nacionais, menos os pertencentes à BenficaTV, tem do campeonato espanhol, argentino, alemao, italiano, outras ligas, champions e liga europa e outros desportos.
    E quanto aos jogos do Benfica? A BenficaTV tem os 15 menos interessantes e a SportTV os 15 mais interessantes. Onde está a diferença de interesse? Simples, os da BenficaTV são os jogos na Luz e nesses jogos há menos gente a ver na TV porque vai mais pessoal ao estádio.

    Por isto é que tenho as minhas dúvidas. Se o Benfica estivesse focado neste mercado isto era um passo dos vários necessários. Mas era um passo importante e uma evolução que no futuro podia ser proveitosa.
    Mas isto é secundário para o Benfica, este negócio é secundário, este mercado não é nem pode ser prioridade no investimento nem pode prejudicar outros investimentos mais importantes.
    A concorrência é importante mas não sei se é o Benfica o mais indicado para fazer concorrência num mercado que não é o seu.

    O que sei é que a SportTv não vai perder clientes. O que sei é que os sócios e adeptos do Benfica vão ter de pagar mais.

    O Benfica é um clube desportivo, é uma instituição do desporto português. Os principais objectivos e focos são as conquistas nas várias modalidades, principalmente no futebol.
    Os negócios paralelos devem funcionar como apoio a estes objectivos, devem ser algo secundário e de menor importancia. A BenficaTv é um projecto interessante no interesse de servir ao benfiquista mais conhecimento e visão do clube, de aproximar mais o adepto do jogador, treinador, instituição e história do clube.
    Entrar num mercado enorme como é o mercado televisivo, mais concretamente dos direitos televisivos, e fazer concorrência a um monopolista exige mais do que aquilo que acho que o Benfica pode e deve oferecer.
    Penso que é uma jogada arriscada do Benfica, penso que é uma jogada focada em rivalidades pessoais e não totalmente no interesse do Benfica.

    Mas logo veremos. Espero que esteja enganado, espero que isto ajude no sucesso. O processo é ainda uma grande incógnita a meu ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A SportTV vai pelo menos perder um cliente que sou eu.
      E se consideras um Benfica-Porto ou um Benfica-Sporting pouco interessante...

      Eliminar
    2. Não sei se viram, mas fica o link para poderem ver o que disse o DSO no programa d'A Bola TV sobre a Benfica TV.

      http://aspapoilasdobiscaia.blogspot.co.uk/2013/03/domingos-soares-oliveira-na-bola-tv.html

      DSO disse que existem cerca de 3,3M de subscritores de cabo dos quais 1,3M são benfiquistas e que é nesses que a BTV se vai focar numa fase inicial.
      Também referiu que a Sporrtv deverá baixar os preços e que a ideia não será acabar com eles mas sim trabalhar em parceria, principalmente quando se tenta vender o conteudo liga portuguesa para outros paises, pois ninguém vai querer comprar apenas os jogos do Benfica em casa.

      Visualizem pois vale a pena.

      Abraço
      Diogo

      Eliminar
    3. Aguia despreocupada13/3/13 16:51

      Daniel Oliveira desculpe,primeiro voce escreve bastante bem parabens por isso,por outro lado parece-me os adversarios do Benfica a falar nomeadamente Guilherme Aguiar e o outro que nao sei o seu nome falam que vai ser um desastre esse negocio da Benfica tv e riem gozam nao sei mais que,voce esta vendo as coisas tal e qual como eles veem,sera que os Dirigentes do Benfica sao uns conanas e nao sabem onde se meteram pronto eu acho que nao vamos confiar.cumprimentos

      Eliminar
    4. Daniel Oliveira13/3/13 18:20

      A SportTV não perde nada com isto. Os adeptos do Benfica não deixar de ter SportTV. Nem os do Sporting nem os do Porto.

      A menos que me venham dizer que os benfiquistas vão deixar de seguir os jogos fora. Há mais benfiquistas interessados nos jogos que a SportTv tem a oferecer do que nos jogos da BenficaTV.

      A Oliverdesportos é um monopólio. A BenficaTV tem de ter muito dinheiro e conhecimento para conseguir permanecer no mercado, caso contrário será abafada pelo monopólio. E não me parece que o Benfica, sendo um clube desportivo e com objectivos e prioridades desportivas, possa fazer frente ao monopólio.

      A meu ver a SportTv vai continuar com o mesmo preço. A malta já tem dificuldades em andar a pagar a SportTV, muito dificilmente irá haver muito mais gente disposta a pagar ainda mais 10 euros.

      Eliminar
    5. Daniel Oliveira13/3/13 23:43

      Aguia despreocupada, sou um benfiquista preocupado. Não gosto de embandeirar em arco. Eu não confio nesta direcção e como tal recebo as boas noticias com um pé atras. Gosto primeiro de pensar nas coisas, de ponderar e tentar perceber o que se passa. Não é por ser algo que acontece no Benfica que temos de apoiar cegamente sem tentarmos primeiro perceber se é bom ou não.
      Como disse, à primeira vista parece um grande negócio. Mas quando penso no assunto fico com as minhas dúvidas.
      A mim pouco me importa se os anti-benfica gozam ou riem ou o que for. Eu penso pela minha cabeça, oiço opiniões de benfiquistas e não benfiquistas e tento perceber as coisas o melhor que consigo.
      Neste caso tenho o receio que isto seja uma disputa pessoal entre a direcção do Benfica e a malta da Oliverdesportos e que quem possa pagar com isto seja o Benfica. Mas é só um receio, não uma certeza nem uma acusação.

      Eliminar
  9. Eu sou dos tais, que no fim deste ano desportivo, acabo com SporTV e fico só com a BenficaTV. E como eu há muitos benfiquistas. Espero que isto ajude a cabar com esta cambada que só nos tem tratado mal.
    Victor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel Oliveira13/3/13 13:02

      Portanto vais deixar de ver jogos da Liga Espanhola e alemã? Vais deixar de seguir os jogos de equipas internacionais na Liga Europa e na Liga dos Campeões?

      Vais deixar de assistir aos jogos que o Benfica realiza fora de casa? Se fores ao estádio então na televisão não vais assistir a nenhum jogo em todo o campeonato?

      Claro está que podemos recorrer sempre à internet mas não é essa a questão aqui.

      Eliminar
  10. Estou absolutamente convencido que as tuas contas pecam por defeito... A médio prazo o Benfica irá alcançar esse valor dos 600 mil assinantes. O Benfica é um clube nacional e da lusofonia e todos os benfiquistas estou certo irão colaborar neste processo. Se a estes se somarem os cafés e bares ...Excelente medida da direcção! Numa 1ª fase os números de comparação são os 8.5 milhões que recebíamos e a liberdade comercial que vamos passar a dispor! Eu vou assinar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eh pah, não deu para não rir... lol!!!!!!

      Eliminar
    2. Motivos para rir e sorrir de felicidade neste pais só o SLBenfica...abraço!Achas que não chegamos aos 600 mil ou percebi mal?

      Eliminar
    3. GB: repara na informação contida no post anterior do Diogo,e relativo a informações de DSO: 1.3milhões de benfiquistas no cabo, num universo de 3.3 milhões. È irrealista pensar que metade irá aderir a BTV?

      Eliminar
    4. Sócio,

      eu vi o programa na semana passada, lembro-me do DSO ele ter referido os 3,3M de subscritores de cabo e de que ele falou num número de familias benfiquistas. Penso que será os valor que referi, mas poderá ser mais do que isso.

      Ele também referiu que está em negociações com todas as operadoras de cabo e a partir de Junho/Julho a BTV estará em todas elas.

      Convém mesmo ver o programa pois posso estar a esquecer-me de algo.

      Abraço,
      Diogo

      Eliminar
  11. "...A "jogada" da BenficaTV de investir 2.6M€ nos direitos da Premier League foi brilhante..."

    - não foi o LFV?

    "...O José Eduardo Moniz, como suspeito, foi mais uma vez o principal dinamizar da mudança..."

    - não foi o LFV?

    Custa admitir que tal quando é mau é o LFV, qunado é bom também é?

    Vá lá, o que é mau é o LFV o que é bom são os outros. Haja coerência.

    ResponderEliminar
  12. A Liga Inglesa é a mais espectacular, a melhor. O resto são cantigas.

    ResponderEliminar
  13. Eu percebo as dúvidas. Não percebo é o incómodo de alguns Benfiquistas e as certezas de que a sportv nada perde com este negócio.

    ResponderEliminar
  14. A sportv não pode manter os preços.
    Para quem gosta de futebol e tem a assinatura da sportv, que outro produto existe por aí ao nível de uma premier league?Assim de repente não vejo nenhum.
    Portanto, a sportv vai reduzir a qualidade da oferta nos jogos da premier league, em 15 jogos do Benfica e praticar os mesmos preços???Eu já desisti da sportv, mas se a mantivesse recusava pagar o mesmo.

    Quem vai ficar a ganhar com isto vão ser os adeptos do Sporting e do porto, pois vão pagar menos por 29 jogos dos seus clubes.

    Para finalizar, com os jogos da liga inglesa, poderíamos negociar uma troca de 1/2 jogos pelos jogos do benfica fora de casa, se eles não aceitassem ou se fizessem difíceis, todos os jogos transmitidos por nos seriam a mesma hora dos jogos do porto que vai passar a ser a "jóia da coroa" da sportv.

    ResponderEliminar
  15. NauBenfica15/3/13 00:33

    Parece que vejo benfiquistas indecisos entre acabar com a PORCATV e contratar com a nossa BenficaTV, por causa da liga espanhola, e mais os outros desportos...
    Mas ainda há benfiquistas que pagam ao Oliveira? Não sabia e acho admirável!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking