O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Pedro Portoença

. 34 comentários

Portugal, 13 de Fevereiro de 2013

Hoje ainda se faz eco da arbitragem no empate do Benfica em casa do Nacional da Madeira, o que diz bem do interesse que o assunto tem. Parece que finalmente a comunicação social descobriu que há um problema do árbitro Pedro Proença com o Benfica (poucas referências recolhidas) ou simplesmente com a arbitragem (mais referências existentes).

Vistas as coisas assim, após o jogo, parece fácil concluir que a arbitragem de Pedro Proença estava condenada a ser mais um logro à verdade desportiva. Mas era previsível que assim fosse, assentando esta conclusão em apenas 2 aspectos: 1) a última arbitragem de Pedro Proença em pleno estádio da Luz, repleta de erros, esmagadoramente contra o Benfica, valeu um campeonato ao FCP, 2) a última vez que o Nacional da Madeira venceu o Benfica foi precisamente na Madeira, com arbitragem de Pedro Proença também repleta de erros contra o Benfica.

Na matemática, como na vida, como no futebol, pode prever-se o que acontece a seguir com base em dados ocorridos num determinado intervalo de tempo. E dado os antecedentes de Pedro Proença, era óbvio que o resultado não poderia ser diferente do que foi: casos e mais casos de más decisões, sempre em prejuízo do Benfica, o que contraria toda a lógica do erro humano. Porque se de facto errar é humano, errar sempre para o mesmo lado ao cabo de vários anos, não pode ser considerado erro humano, mas sim erro de manual humano.

Tentando exemplificar em poucas palavras, diria que erro humano é quando Inocêncio Calabote adiou por minutos um jogo entre o Benfica e a CUF, que se devia ter disputado à mesma hora do Torriense – FCP, na última jornada de um campeonato ganho por goal-average pelo FCP. O Benfica marcou vários golos à CUF, mas que se saiba o árbitro não nos ofereceu penaltis, não tirou penaltis ao adversário, não expulsou jogadores nem se tornou evidente pela arrogância com que se dirigiu aos jogadores da CUF. Como resultado do erro humano, Inocêncio Calabote foi irradiado da arbitragem.

Erro de manual humano, são as sucessivas arbitragens de Proença (e não só) em jogos do Benfica, com sucessivos erros grosseiros de interpretação que prejudicam o Benfica seja na não marcação de grandes penalidades (desta vez tocou ao Gaitan ser derrubado lá no alto, na ultima vez que o Nacional nos ganhou foi Fábio Coentrão ceifado por dois defesas), seja na avaliação das faltas e sua classificação disciplinar (Matic agora, Emerson no tal jogo contra o FCP). Como resultado do erro de manual, Proença é sistematicamente indicado para arbitrar jogos da Liga Europa, Champions e Selecções, por parte da FPF. Ganhando milhares de euros de forma legitima e transparente.

Ora, nesta perspectiva da problemática Proença vs Benfica, podemos também falar da “descoberta” RECORD, que o Benfica apenas ganha 44% dos jogos arbitrados por Pedro Proença. Porque isto evidencia uma coisa simples: há uma escala que classifica os árbitros pelos resultados que obtêm nos jogos dos clubes. Ou seja, Proença apenas deixa o Benfica vencer 44% dos jogos. Mas qual é a sua percentagem de vitórias nos jogos do FCP? Os “mídia” sabem, mas não dizem. Atrevo-me a referir perto de 90%, ou seja quase o dobro.

Aliás, o último jogo que o FCP não venceu com Proença, foi o tal FCP - Benfica em que ele teve mesmo de se esforçar ao máximo, inventando 1 penalty para impedir a derrota do FCP e quem sabe, o arranque vitorioso de Quique Flores para o título. Já lá vão quase 4 anos. Sintomático.

E assim se percebe que quem gere o futebol em Portugal, a FPF, goste tanto de Pedro Proença classificando-o regra geral, com melhor árbitro português, num ranking onde é frequente vermos Olegário Benquerença, Jorge Sousa ou Carlos Xistra. A FPF tal como Pinto da Costa, o “estúpido e parvo” que ontem veio defender Proença por omissão, ao tentar criar um facto para desviar as atenções de Proença, com a enésima referência à arbitragem do último clássico.

Proença devia mudar de nome para Portoença. Ficava-lhe melhor.

Ora que podemos dizer mais deste assunto? Podemos lembrar que sobre isto já ouvimos falar o presidente do Nacional da Madeira, o presidente da APAF, já ouvimos e lemos analistas desportivos, até já lemos e ouvimos que o Benfica vai contestar a expulsão de Matic, mas curiosamente, ou talvez não, ninguém ouviu o tal que diz passar 16 horas por dia no Benfica, o tal que passou a integrar o ranking dos milionários portugueses após vir para o Benfica, o tal que criticou a arbitragem do Chelsea – Benfica porque o presidente portista da FPF lhe sugeriu que o fizesse, o tal que supostamente é o presidente do Benfica. O tal que repetidamente tenho dito, só anda aqui a executar os interesses alheios ao clube e os que lhe interessam aos seus negócios. Esse tal da cassete da “credibilidade” e do “sabemos para onde vamos”.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

34 comentários

  1. Sei que a minha opinião vai contra à da maioria daqueles que aqui escrevem mas, pronto, é a minha opinião:

    1. De facto, Proença tem tido azar contra o Benfica, mas recuso-me a acreditar que seja tudo premeditado.

    2. Na Madeira empatámos por culpa própria. Se houvesse premeditação do árbitro, bem poderia ele ter assinalado penalty contra o Benfica numa falta de Luisão. É um daqueles lances que tanto se aceita que se marque como não.

    3. Cardozo é bem expulso, e o único erro é a expulsão de Matic aos 95 minutos de jogo, num lance assinalado pelo... fiscal de linha.

    4. No jogo da Luz contra o Porto, o erro grave do arbitro é o fora de jogo do Maicon, mais uma vez do... fiscal de linha. E também nesse jogo há um possivel penalty de Cardozo por corte com a mão, que poderia ter sido assinalado por Proença se houvesse premeditação.

    5. A percentagem de derrotas do Benfica em jogos com Proença está claramente influenciada por muitos jogos perdidos para o Porto com o árbitro Proença.

    6. O único lance que me ocorre de Proença, em que me pareceu claramente premeditado (ou apitado por medo), foi o penalty nas Antas de Yebda. Esse foi escandaloso, e com Proença a 2 metros do lance.

    7. Sinceramente, sem desculpar os erros, acho que temos justificado com Proença demasiados erros próprios.

    8. Na Madeira não ganhámos por culpa própria. E o ano passado na Luz também não teríamos derrotado o Porto, quanto muito teriamos empatado.

    9. Apesar de tudo, e indo contra a opinião da maioria, tenho de Proença a imagem de uma pessoa séria, mas com demasiado azar sempre que apita o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te esqueças da rídicula expulsão do Emerson, quando o Djalma pôde dar "porrada" em tudo o que mexia...

      Na altura em que o Cardozo joga com a mão, penso que o Emerson já tinha sido expulso.
      É certo que no lance do golo do Maicon é culpa do Assistente.
      Mas a mim o que me choca, é que nesse lance de bola parada, os jogadores do Porto estão sempre em fora-de-jogo, não há aquelas movimentações rápidas que por vezes acontecem nas bolas paradas e que podem induzir em erro o Auxiliar, nesse lance os jogadores estiveram sempre em CLARO fora-de-jogo. Portanto a pergunta é: Como é que foi possivel não ter visto o fora-de-jogo?

      Eliminar
    2. Proença pessoa séria???

      Eu devo estar a ler mal ou a ficar maluco...

      No Benfica x corruptos da época passada o lance do 2 a 2 nasce duma falta sobre o Witsel não assinalada pelo "melhor do mundo". O Emerson viu 2 cartões amarelos nas 2 únicas faltas que fez... Só viu o segundo amarelo já perto do final do jogo porque foi quando fez a segunda falta... se as tivesse feito mais cedo, mais cedo iria para a rua, porque o Emerson era o patinho feio do Benfica e então era fácil culpá-lo pelas derrotas... Depois há o golo em que estão 2 jogadores em fora de jogo...

      No Nacional x Benfica de há 2 anos atrás há um penalti claro sobre o Coentrão que o "melhor do mundo" não vê e há uma dualidade de critérios demasiado gritante... o Benfica teve 6 ou 7 amarelos nesse jogo...

      Num Benfica x sporting em 2004 marca uma penalti do Moreira sobre o Silva que não existe...

      Num Penafiel x Benfica não marcou 2 penaltis a favor do Benfica, tendo o Benfica perdido por 1 a zero, isto quando era líder do campeonato e perdeu nessa jornada a liderança, ficaram a faltar 2 jogos para acabar o campeonato, no entanto o Benfica ainda conseguiu ser campeão...

      Há dois anos na final da taça da liga com o Paços de Ferreira o Benfica ganhava por 2 a zero e a terminar a primeira parte há um penalti claríssimo sobre o Saviola que acabava com o jogo... claro que ele não marcou...

      Há o penalti falso do Hebda sobre o Lisandro, quando o Benfica ganhava 1 a zero e em caso de vitória assumia a liderança da liga...

      No ano passado no jogo em braga mais uma vez o "malvado" do Emerson a fazer das suas... leva com a bola no braço que está totalmente encostado ao corpo, mas o "melhor do mundo" entendeu que era penalti. O "malvado" do Emerson poderia muito bem ter cortado o braço... Nesse mesmo jogo há uma agressão violenta com o cotovelo dum jogador do braga (acho que foi Djamal) sobre Gaitan, mais uma vez o "melhor do mundo" só mostrou amarelo... No outro dia o Cardozo da um pequeno toque nas pernas do jogador do Nacional e leva logo vermelho, o Matic não faz rigorosamente nada e leva vermelho também... Ele é mesmo o "melhor do mundo"...

      Há 7 jogos que o Benfica não ganhou (sem contar jogos com os corruptos, sporting e braga)... portanto a teoria de que o Benfica só não ganha com o "melhor do mundo" contra as equipas mais fortes também vai ao ar... penafieis, nacionais, belenenses e estrelas da amadora já tiraram pontos ao Benfica...

      Depois de tudo isto e atenção que é apenas o que me vem à cabeça de momento, acho que tens razão quando dizes "tenho de Proença a imagem de uma pessoa séria, mas com demasiado azar sempre que apita o Benfica".

      Eu também acredito que é apenas azar... Que outra coisa poderia ser??? O nosso futebol é tão transparente... só alguém muito maluquinho podia pensar algo diferente...

      Eliminar
    3. De certa forma também me custa aceitar que um árbitro tão bem visto internacionalmente, ao ponto de apitar a final da Champions e do Europeu no mesmo ano, seja corrupto. Mas de facto parece ser azar a mais, não achas??

      Lá dizia o outro: "não acredito em bruxas, mas que as há... há!"

      Eliminar
    4. João Soares13/2/13 21:59

      http://www.youtube.com/watch?v=EtT9xrB_pQM

      Chama-se a isto uma pessoa séria? E no jogo contra o porco o ano passado, não é só a questão do golo em fora-de-jogo, porque aí o erro não é dele, mas tanto o 1ºgolo (mão do lucho) e o 2ºgolo (falta do maicon sobre o Witsel) são procedidos de faltas que ficaram por assinalar. Já para não falar no critério absolutamente ridiculo na amostragem dos cartões, Emerson expulso com 2 faltas, Djalma e Janko que enquanto tiveram em campo andaram a distribuir fruta em tudo o que se mexia.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. @Futebol

      Gostava de ter a tua memória e lembrar-me de todos esses lances de que falas. Assumo que se me lembrasse, talvez mudasse de opinião.

      O que sei é que ja ouvi varias entrevistas de Proença, incluindo esta ultima fabulosa que deu ao jornal Abola, e o homem parece-me serio, que queres que faça?

      Teve coragem de abordar o Apito Dourado bem como tocar em varias feridas. Claro que quem vê caras não ve corações mas, é a imagem que passa.

      Fatualmente, os ultimos grandes erros do Proença em jogos do Benfica nao sao dele... sao do fiscal de linha. O do Yebda, lembro-me, claro, e esse foi de facto de bradar aos ceus, apeteceu me mesmo dar um pontape na televisao.

      O que eu é acho também é que às vezes nos pomos a jeito: Na MAdeira nao jogámos nada, não merecemos ganhar. E contra o Porto perdemos porque o JJ decide que vai cilindrar os tripeiros e a ganhar 2-1, em vez do Matic para segurar o jogo, mete um avançado para lhes dar 4.

      Depois perdemos, e é sempre mais facil falar dos arbitros! O erro do Matic foi aos 95 minutos de jogo!! Um erro grave sem duvida, do fiscal de linha, mas sem qualquer influencia no resultado.

      Repito: Quer neste jogo da Madeira, quer no jogo contra o Porto, ha dois POSSIVEIS penalties contra o Benfica, que teria sido bem facil marcar se houvesse premeditação dos arbitros.

      Eliminar
    7. Claro que não tenho os jogos gravados para te mostrar. Mas identifico claramente as épocas e os jogos, logo acredito que seja mais ou menos fácil encontrar vídeos sobre estes jogos, uma vez que são na grande maioria jogos recentes 2/3 anos.

      O proença é muito bem falante, e então fala o que o povo quer ouvir, tal como por exemplo o sócrates na politica...

      Se ele acha que as punições do apito dourado não foram justas realmente não o demonstra, pois sempre que entra em campo inclina sempre o campo a favor de uns e sempre contra o Benfica... Não peço, nem quero que o "melhor do mundo" beneficie o Benfica. Quero apenas que seja justo, que não interfira com a verdade desportiva... Será pedir muito???

      Eliminar

    8. Ainda aqui falta o penalty do Emerson dem Braga e DOIS penaltys há uns bons anos no Bessa do tamanos de um carro de bois.

      Um com aquele que é agora treinador da Academica a puxar a camisola do Mantorras mais de 40 ctms. e não rasgou porque a malgha era boa.

      Outro sobre o Simão que foi ceifado tendo sido obrigado a fazer quase um mortal.


      Estes dois vi-os ao vivo e ainda andam por ai em video.

      O proençadas ainda é dos tempos em que eles eram filmados a comer a fruta e deve ter sido um dos apanhados.

      Proença tem azar com o Benfica?????

      Porra se não há excepções onde está o azar????

      É um corrupto que se vê à vista desarmada e é solicito a pagar a quem o tem levado no andor.

      Eliminar
    9. Não faço juízos de intenção sobre as pessoas, por isso julgo-as pelo que fazem. Pelos seus actos. Aqui o Redmoon contudo tem uma perspectiva diferente, porque ele sabe avaliar o carácter das pessoas que não conhece. Parabéns. É um problema dele.

      A sua opinião está tão errada como quando meteu uma derrota do Benfica de Damásio nas contas do Benfica de Vale e Azevedo. Então a opinião que os benfiquistas têm de Proença está influenciada pelas derrotas com o FCP? 2 derrotas e 1 empate podem influenciar tanto a opinião dos benfiquistas?

      Já vi que a única coisa que percebes e muito mal, é de Vale e Azevedo. Por isso vou-te lembrar. Época 2001/2002 (equipa maravilha do teu actual guru desportivo): Boavista 1 - Benfica 0. Tira 2 penaltys escandalosos sobre Simão e Mantorras. Até a 1ª página da BOLA intitulava "BASTA!". Época 2003/2004: Benfica 1 - SCP 3. Marca 2 penaltys contra o Benfica, sendo que o 1º aos 8 mn não há falta de Moreira e ele nunca podia ver porque só tinha as costas do Silva pela frente. Marca também 1 penalty a favor do Benfica, 1 dos 3 que marcou em TODA a sua carreira. Época 2004/2005: Penafiel 1 - Benfica 0, não viu 3 faltas para grande penalidade, bem à frente do nariz. Numa delas quase despiam os calções do Mantorras, o tal super jogador de Vieira que uma vez mais não teve coragem para defender o jogador. Época 2005/2006 Benfica 0 - Belenenses 0, tira 1 penalty ao Benfica sobre Nuno Assis. Época 20010/2011 Nacional 2 - Benfica 1, marca 1 falta inexistente contra o Benfica de onde nasce o 1º golo do Nacional, tira 2 penaltys ao Benfica, um deles escandaloso com Fábio Coentrão ceifado à frente dele por 2 defesas. Fora os demais jogos que o Redmoon não percebeu, como sejam o Braga - Benfica e o tal Benfica - FCP onde, pasme-se, apenas viu um erro no fora de jogo. Se visses com a mesma assertividade as exibições de Portoença, como vês Vale e Azevedo, seguramente eras um benfiquista mais esclarecido.

      Os erros de "Portoença" são do mais elementar manipulação que pode existir na arbitragem e que só os "supra sumos" das tácticas de bancada, não conseguem enxergar. Na sua super sapiência devem pensar que os árbitros "roubam" quando levam a bola de bandeja para dentro da baliza. Coitaditos ...

      Para ti em especial foi o golo de Cardozo, que pasme-se, sabe jogar à bola com árbitros internacionais e com jogadores que não fazem anti jogo. deves ser dos que não percebeu que o jogador que praticou anti jogo em vez de ser penalizado, foi beneficiado com a expulsão do melhor marcador do Benfica dos últimos anos ...

      Eliminar
  2. Aguarda pelo 24 de Dezembro e aguarda a entrega das prendas pelo Pai Natal pois deves ser dos únicos que acredita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou um bocado lerdo de raciocínio, queres explicar o que é que eu acredito?

      Eliminar
  3. Águia Preocupada13/2/13 19:42

    Muito bom texto! É lamentável o silêncio duma direcção que, tanto quanto sei, foi eleita para gerir o Benfica mas e, também para defender o Clube e os atletas.
    Não advogo a tese de que deve estar sempre a falar e muito menos a responder a peidosos corruptos pois é descer a um nível muito baixo. Mas nestas questões em que o clube é deveras envolvido e pelas razões mais que negativas, exijo que o presidente venha a terreiro e se insurja contra estas atitudes de perseguição e de prejuizo constante para o nosso clube.
    E há questões que não deveriam passar em claro. E estou a lembrar-me, por exemplo, do caso Raul Meireles. Porque é que Vieira não questionou publicamente o porquê do seu amigo fernando facturas não ter tido com Luisão a mesma atitude de defesa?
    Claro, eles vão adoçando a boca com uns castigos iguais a todos os outros mas que vendem como benesses para que o Benfica fique na fama de poupado e ajudado. E a CS vai vendendo o que lhes mandam e o que convém ao sistema corrupto do norte cujo bufento peidoso é o representate mor!
    Ainda hoje ouvia o senil do Ribeiro Cristóvão - que me parecia estar bêbado - com uma verbosidade tão ranhosa e tendenciosa que meteu dó! Dizia ele que o castigo ao Cardoso, é o castigo automático de um vermelho, porque o verdadeiro castigo ainda está para ser analisado e atribuido. Eles querem, eles desejam, eles pedem, eles incitam, eles obrigam a que o Benfica seja castigado! Já quando se trata dos corruptos, calam a boca e quando a abrem é para os elogiar.
    E tudo porquê? Porque não temos ninguém que fale, que imponha respeito, que os meta na ordem! Este silêncio incomoda e irrita. E tem um sentido preverso. Enquanto ele, Vieira cala, nós barafustamos e insurgimo-nos contra isto. E que faz a CS? Diz que o Benfica diz, que o Benfica faz, que o Benfica isto e mais aquilo, como se o que lêem na blogoesfera fosse vinculativo e comprometesse o Benfica legalmente! Tudo isto é muito nefasto para o nosso clube!
    E são mais três anos e meio disto... pelo menos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, o Vieira não protesta porque anda a comer com eles. Ele quer lá saber do Benfica. Ele quer é ver onde pode ganhar dinheiro com o Benfica e fazer de conta que está a tratar dos assuntos dos benfiquistas. Quantos mais exemplos são precisos? Quando há 2 anos fomos gamados em casa com o FCP, no jogo da Taça, que disse o Sr.º Vieira? NADA! Disse que não queria criar mau ambiente para o jogo do campeonato e que aconteceu a seguir? FOMOS GAMADOS OUTRA VEZ. Que disse o Vieira quando em 2005 fomos gamados em Penafiel pelo Proença? NADA.

      Vieira é um homem do sistema que quer isto que vemos: mais e mais endividamento bancário porque é isso que o BES quer. E ele também é cliente do BES. Mais as comissões que pode receber das contratações e que o amigo Jorge Mendes pode dividir com ele, mais o que o Joaquim lhe pode pagar pelos negócios ruinosos que o Benfica fez com a Olivedesportos, etc, etc.

      Ele está milionário e não conheço mais ninguém que a vender apartamentos que tenha ficado rico nestes últimos 10 anos. Você conhece alguém ou empresa que tenha lucrado assim tanto?

      Quanto ao Ribeiro Cristóvão, pois o Cardozo hoje deu-lhe o que merecia. E se existe um ex-governante que diz que mandaria o "fisco tomar no cú se fosse questionado sobre a não exigência de facturas", eu digo o mesmo dele "que vá tomar no cú" ...

      Eliminar
  4. Proença e muito bem será vetado, agora o passo seguinte será mesmo vetar o Skomina junta da UEFA, para que o Benfica não seja permanentemente prejudicado: cá dentro e lá fora. Isto porque o Plantel foi bem construido, a Admnistração identificou o problema lateral esquerdo há um ano e meio, e eis que o adaptado Melgarejo vai fazendo o lugar. Isto é, a culpa é dos Proenças!

    Relativamente ao Benfica Porto da época passada, o erro no fora de jogo é do auxiliar e não de Proença. Mas curiosamente, em Abril de 2012, no Benfica Chelsea na Luz, Terry jogou a bola com a mão, e Paolo Tagliavento esteve muito mal, e não assinalou uma GP que beneficiaria o Benfica, mas nessa area, um mês antes (em Março, Benfica Porto), Cardozo na mesmissima area, não joga uma vez, joga duas vezes a bola com a mão, e Proença e bem, não assinalou GP, que diferenças existem entre esses 2 lances? Bom, Terry jogou uma vez a bola com a mão é penalty, Cardozo porque jogou duplamente a bola com a mão, aí mudam as regras e já não será penalty...

    Como escreve e bem o Ricardo (Ontem vi-te no Estádio da Luz), a responsabilidade dos permanentes insucessos do Benfica? Claro que é do Proença...

    Com essa postura, sem se identificarem problemas bem profundos, e colocam a nu a "competencia" da Admnistração Benfica, será mais uma década perdida a ganhar Taças da Liga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto da sensatez da sua opinião, mas está profundamente errado nos casos do ultimo Benfica-FCP. O fora de jogo foi APENAS a cereja no topo do bolo. Antes desse lance há uma entrada a pés juntos de Álvaro Pereira sobre Maxi Pereira na 1ª parte que apenas deu cartão amarelo. Moutinho é desarmado por Aimar, cai, o Benfica partia para contra ataque em situação de vantagem, mas ele marcou falta contra o Benfica. Na 2ª parte não teve o mesmo critério quando Witsel leva uma pancada de Maicon e daí nasce o contra ataque que dá o empate ao FCP a 2-2. Djalma fez N faltas, algumas anti desportivas em particular aos 57 mn, quando devia ter levado o 2º amarelo por derrubar Maxi que partia para jogada perigosa. O Benfica vencia 2-1 mas o FCP não podia ficar com 10. Se fosse o Benfica sim, podia. Como pôde quando expulsou Emerson na 2ª falta (!) que fez em jogada que Maxi estava a cobrir o Hulk (jogador derrubado). Não havia perigosidade como no tal lance do Djalma.

      Os do FCP queixaram-se que o 2º golo do Benfica nasceu de 1 livre inexistente, mas socorrem-se da Sporttv que ampliou um lance em que dá a sensação que o jogador do FCP toca na bola primeiro. Lance que o árbityro no campo não vê. Apenas vê um tipo a ser varrido. Depois na parte final queixam-se de 1 penalty de Cardozo, ridiculo, porque ele está nas costas do Maicon que falha o cabeceamento e a bola ressalta nos braços de Cardozo. Mas mesmo que fosse penalty, o jogo estava decidido na expulsão do Djalma, esse sim o MAIOR erro do jogo. Com implicação no resultado. O Benfica estava a ganhar e ganharia o jogo deixando o FCP para trás ...

      Eliminar
  5. Vocês continuam adeptos daquela máxima do "uma mentira repetida muitas vezes torna-se verdade" e portanto continuam a insistir que o Benfica perdeu o campeonato para o Porto num mero fora de jogo no qual o árbitro principal tem ZERO de culpa, e omitindo sempre o facto de que o malévolo Proença vos poupou um penalti indiscutivel por mão(s) do Cardozo na área antes do 3-2.

    Isto sem querer de maneira alguma tentar mostrar que o Pedro Proença não prejudica o Benfica mais vezes do que seriam aceitáveis, mas essa atitude de distorcer factos para mostrar uma posição fica-vos muito mal.

    Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os lances do Benfica - FCP estão no meu comentário anterior. Para leres e lembrares. Porque há coisas que nunca podemos esquecer ...

      Eliminar
  6. RedSpecial13/2/13 22:03

    Esqueceste-te do "projecto".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol ... sim, ele não diz qual é o projecto, mas eu sei qual é: tonar o Benfica dependente e incapaz de decidir o seu rumo, enquanto ele e os amigos ganham dinheiro à custa dos otários dos sócios maravilhosos que este clube tem ...

      Eliminar
  7. "Atrevo-me a referir perto de 90%, ou seja quase o dobro."

    pff não façam como os MST desta vida que não têm vergonha e que adulteram a verdade como mais lhes convém.

    O Porto para o campeonato só perdeu um jogo em 29 apitados pelo Proença (3.5%). Mas empatou alguns, e contra o Benfica em duas ocasiões em que Proença não deixou o Porto perder. Para lutar contra a podridão basta usar a verdade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se bem percebo, o FCP ganha 96,5% de pontos com Proença, mas se incluirmos os empates (que não serão muitos) teremos uma percentagem de cerca de 90% ou seja, o dobro dos 44% que o Benfica faz com esse mesmo árbitro.

      Apesar de compreender o alcance do comentário, mas posso mesmo dizer que o Proença se devia chamar Portoença e que de facto, quando os donos da arbitragem metem o Proença num jogo do Benfica contra o FCP, já sabem qual é o resultado. Certo?

      Eliminar
  8. Para os que estão sempre a malhar na direção do Benfica , reparem que o Benfica e jogadores de multas e castigos , terá que pagar á liga , salvo erro 16779 euros , só nesta reunião do conselho de disciplina , a mesma que arquivou o caso dos corruptos .
    E para cumulo já nomearam o xistra para o jogo Beira Mar - corruptos , nas vésperas do jogo da champions .
    Parece um deja vu , em 2003/2004 tambem no mesmo jogo foi o augusto duarte o árbitro escolhido por eles .
    É à descarada , vale mesmo tudo , aguenta Benfica .E os burros somos nós!??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde anda o Sr.º Vieira? A fotografar-se em jantares com o Rui Moreira?

      Ninguém respeita o Benfica de Vieira porque TODA A GENTE SABE QUEM É VIEIRA. Os benfiquistas não sabem mais, porque a comunicação social comandada pelo Joaquim e pelo BES, não deixa que se conheça o lado obscuro da vida do Sr.º Vieira.

      O Benfica não tem um projecto de clube e que respeite o passado glorioso e a honradez dos sócios do Benfica. O Benfica tem um projecto que é alimentar o BES (este ano 20 dos 90 milhões de lucro que tiveram foram juros pagos pelo Benfica) e os negócios do amigo Joaquim Oliveira (que seguramente não o deixará de mãos a abanar).

      Mas a Vieira interessa isto. Perdendo mais e mais campeonatos com erros de arbitragem pode continuar a endividar o Benfica para contratar mais e mais jogadores. Percebem o esquema?

      Eliminar
  9. È um bom post mas partilho um pouca da opinião do Redmoon, creio que nós Benfiquistas estamos a esquecer que quem deve PRIMEIRO defender o Benfica é quem lá está a presidente e depois eu não embarco na onda de que os árbitros são os culpados do Cardozo ter uma reação daquelas e levar um vergonhoso castigo de um jogo!! Mas o Hulk á uns tempos deveria ser expulso do futebol e agora só porque é o proença...quem castiga Cardozo?? Quem mete mão nos jogadores que são pagos para jogar apesar de cometer erros?? Nos jogos a valer nunca ganhamos nada, será dos arbitros? Quando foi a última vez que ouviram um treinador do Benfica dizer antes de um jogo europeu que a prioridade é o campeonato a meio da época?? Foi o proença que encomendou a merda de segunda parte do Benfica contra ao Nacional?? Foram os árbitros que ajudaram um antigo vice presidente do FCP para modernizar e dar credebilidade ao futebol português? Ponham os olhinhos no Paços de Ferreira que com um orçamento que faz rir faz um campeonato competente sério e com um treinador muito bom...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Cardozo hoje marcou um bom golo, como já havia marcado há 2 anos quando ganhamos pela primeira vez na Alemanha. Vais-me dizer que o Cardozo perdeu a cabeça porque o árbitro não o enervou ao longo do jogo?

      Porque achas que o Iuran no Benfica era expulso e no FCP não? Não percebes que há limites para tudo, mesmo os profissionais perdem a cabeça? E ademais que fez ele? Deu um pequeno toque nas pernas do adversário que se deitou ao chão, fazendo o papel que bem sabemos e que não faria num jogo do FCP?

      Cada um vê como quer, mas eu ando a ver as mesmas coisas há anos. Olha, quantas vezes o Proença meteu o dedo no nariz de um jogador do FCP, como ia metendo no de Cardozo?

      O Paços de Ferreira se vestisse a camisola do Benfica não passavam dos lugares de descida. Não sabes (ainda) o que é a pressão de ter de ganhar, jogar bem e marcar muitos, como há no Benfica?

      Mesmo com a merda de 2ª parte, nas tuas palavras, o Benfica estaria uns 4 a 6 pontos à frente do FCP, se houvesse verdade desportiva. E aí não estavas a falar de Cardozo nem de nada. Percebes?

      Eliminar
  10. Redmoon, por favor. És demasiado inteligente para seres assim tão ingénuo. É só veres um dos vários vídeos que há no Youtube sobre o Proença. Faz a busca, vê, e depois diz-me se aquilo não é propositado. A expulsão do Emerson é claramente propositada. Ele andava mortinho para aquilo. Desde o primeiro minuto.

    Eagle, neste momento o sistema está muito refinado. Os envelopes já não circulam, não precisam. Agora são favores, as tais influências que originam avultados pagamentos de forma legal. E, claramente, o Benfica e os benfiquistas não sabem lutar contra isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com Fernando Gomes na FPF, como antes na Liga (obrigado Vieira), tudo é legal. Os árbitros têm nomeações para fora e quem quiser ser como os que já vão, têm de arbitrar como eles. Porque será que esta cambada de otários não percebe porque razão o Bruno Paixão saiu de internacional após derrota de FCP e SCP em Barcelos? Então errar não é humano? Porque cargas de água só é humano para f... o Benfica? E estes tipos não percebem?

      Eliminar
  11. Conviria que como benfiquista se informasse convenientemente do caso Calabote. Não foi o árbitro que retardou o inicio do jogo foram os jogadores do Benfica e por tal o clube foi multado, nem Inocêncio Calabote foi irradiado por causa desse jogo.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo esclarecimento. Mas tinha a ideia que Calabote havia sido irradiado após inquérito disciplinar na sequência desse jogo ... Pelo menos é a ideia que os portistas passam e que a mim parecia fazer sentido ... mas vou ver melhor um ficheiro que tenho com cópias de jornais da época ...

      Eliminar
  12. Uma correcção: no jogo contra a CUF que ditou a irradiação do árbitro Inocêncio Calabote, o jogo terminou com 7-1, com 3 golos de penalti pelo Benfica (1 dos quais unânime pela crítica como inexistente), 3 jogadores da CUF expulsos e 4 minutos de descontos. O guarda redes da CUF foi substituido a pedido dos colegas de campo.. A dar a informação, certifiquem-se que está correcta.

    Cumprimentos desportivos,

    Pedro Carneiro

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1178046

    ResponderEliminar
  13. Obrigado pela correcção que tomo como boa, apesar de não a ir confirma para já. Os 3 jogadores expulsos da CUF isso sim, interessa-me. 4 mn de compensção com tantas interrupções, acha muito? A mim parece-me pouco. Lembra-se dos 6 mn que o Paratyu deu num Farense - FCP que deu empate a zero e permitiu ao SCP arrancar para o titulo que quebrou o jejum de 17 anos?

    MAs no fundo o seu esclarecimento vem ao encontro do que afirmei: o Calabote foi irradiado, o Proença continua a apitar jogos do Benfica, a roubar penaltys que nos são favoráveis, a marcar contra nós penaltys inexistentes, a expulsar-nos jogadores e o prémio é ser internacional ...

    E o bruno Paixão porque deixou de ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 4mn com as ocorrências do jogo, não é muito. Queria apenas corrigir o facto de ter dito que não houve penaltis ou expulsões. Foi um jogo esquisito temos de admitir isso. Eu parto sempre do princípio que as pessoas são idóneas, mas há factos que são demasiado esquisitos. O jogo ter começado 6mn atrasado, 3 expulsões, 7 golos do benfica 3 de penalti e o guarda redes a ser substituido a pedido dos colegas de campo não é muito comum.
      Com isso quero mostrar que ninguém deve ter a dessensatez de admitir que o seu clube é o nirvana da transparência, porque não é. O português gosta muito de ser esperto (não é sinónimo de inteligência), vê-se isso nas filas de transito, nas ligacões piratas de tvcabo, etc etc. Essa esperteza tb se encontra nas esferas mais altas, nomeadamente na política e no futebol, por isso há que ter cuidado ao atirar pedras porque todos temos telhados de vidro.

      Cumprimentos desportivos,

      Pedro Carneiro

      Eliminar
  14. @RedMoon,

    Já pensei como tu, que era azar. Depois admiti que o senhor, sendo benfiquista, arbitrasse condicionado os jogos do seu clube. Mas já não há espaço para nada disto. As evidências são demasiadas.

    Também não tenho grande memória para registar os erros do senhor, mas a verdade é que com as listas dos jogos em que o senhor arbitrou o Benfica que foram recentemente publicadas pude ser surpreendido:

    - dos jogos apresentados ia-me lembrando dos erros - neste jogo aquele penalty, naquele jogo aquela expulsão, etc., etc. O mais espantoso é que, em alguns dos jogos já nem me conseguia lembrar do resultado...

    Agora a razão que me levou a comentar. Hoje tive oportunidade de ver o Tottenham - Lyon. Cerca dos 84' de jogo o proença marca uma falta na esquerda do meio-campo ofensivo do Lyon. A falta é em tudo semelhante, mas menos evidente, ao abalroamento do Gaitan na área do Nacional. Claro que lá ruminei, mais uma vez: "para nós não marcou... porque não quis". Para sublinhar a coisa, uns minutos mais tarde o Lisandro foi substituído, saindo a correr para poder ir cumprimentar, com um sorriso afectuoso, o amigalhaço proença. Enfim, há coisas que não se esquecem...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking