O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Jorge Jesus PARA FICAR!

. 11 comentários

Quem me conhece sabe que não morro de amores por Jorge Jesus. Nem tenho que o fazer. Não é suposto estar grato ao treinador por fazer aquilo para o qual é pago, como não fico grato ao Lima, ao Salvio, ao Simão, ao Luisão, ao Rui Costa... enfim. Eu sou mesmo é do Benfica, perdoem-me se tenho alguma dificuldade em constituir Deuses os homens que são muitíssimo bem pagos para nem sempre cumprirem.

Dito isto, o facto de estar em pleno desacordo com muito do que Jorge Jesus diz e algumas coisas que faz, entendo que muita da responsabilidade deve ser assacada à estrutura incapaz do SLBenfica:

Muitíssimo deficiente comunicação, com elevada incapacidade de antecipar o tipo de questões colocadas ao nosso treinador e com isso incapaz de o ajudar a responder de forma que seja utilizada em favor do grupo, em favor do Clube e em protecção dele próprio. Só há um treinador no Mundo capaz de fazer isso e na Luz acham que é sempre o que está no SLBenfica, mas enganam-se... ele já saiu há uns anos e dá-se pelo nome de José Mourinho.

Na mesma medida, ainda no domínio da Comunicação, não temos uma estrutura capaz de "se mover" perto dos jornalistas e respectivas redacções (jornais e tvs) por forma a condicionar num sentido positivo o tipo de informações que circulam, as questões que são colocadas, enfim...

Isto gera um efeito de "salve-se quem puder" e de "falamos a uma só voz, mas cada um tem a sua" que coloca não poucas vezes Jesus numa posição muitíssimo difícil perante os sócios.

No mesmo sentido, Jesus gere os recursos da equipa como entende! Neste domínio, nem José Mourinho faz um trabalho exemplar, mas os títulos conferem-lhe a capacidade de exigir que assim o seja por onde passa. Jesus não tem esse capital de crédito (titulos) e a estrutura tem que ter a habilidade (mas acima de tudo a competência) para saber fazer prevalecer as suas regras... sem se impor no trabalho do treinador.

Novamente, tal como na comunicação, apoiar o treinador a maximizar o retorno das suas acções.

Nas contratações, penso que já haverá "dedo" superior ao de Jesus (ou pelo menos várias vezes acontece), pelo que eu diria que estes dois factores (Comunicação e Gestão de Recursos Humanos) são dois elementos que se o SLBenfica souber efectivamente endereçar, irá potenciar muitíssimo as competências técnicas de Jorge Jesus e maximizar os resultados do treinador, dos jogadores, da equipa, do Clube...

E num cenário de maximização, 2, 3, 4 milhões de euros são valores que têm fácil e rapidamente retorno no Clube, a começar pela estabilidade conferida à gestão técnica da equipa (olhe-se para o ManUtd).

Desperdiçar tudo isto e apontar o dedo unicamente a Jorge Jesus perante o insucesso da equipa na conquista de titulos, bem sei que é confortável para todos os que continuam a assobiar para o lado na estrutura directiva do SLBenfica e de todos aqueles que optam pela critica fácil.

Contudo, esses rapidamente se irão arrepender um dia que Jorge Jesus tenha a oportunidade de potenciar todo o seu conhecimento técnico e táctico no treino de futebol, um dia que protegido por uma estrutura forte que o apoio e o "molde" a uma realidade que o ajude a maximizar os resultados e a não ser "apanhado de surpresa" obrigando-o a jogar no campo onde é mais infeliz: Na improvisação e espontaneidade fora das quatro linhas.

Mesmo esquecendo esse arrependimento, a ideia é deixar cair Jesus para trazer quem?

Van Basten, Preud'homme, de Boer, Hidjiink, Malesani? Ou os nacionais Rui Vitoria, Paulo Bento, Sergio Conceição, Peseiro, Fernando Santos...

O que algum destes alguma vez já justificou mais que Jorge Jesus? Como se comportarão estes perante a falta de estrutura para os ajudar e proteger?

Mesmo Trapattoni, com todo o seu curriculum e experiência, precisou da protecção inatingível de José Veiga (e viu-se onde este acabou) para se aguentar na Luz.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. "Na mesma medida, ainda no domínio da Comunicação, não temos uma estrutura capaz de "se mover" perto dos jornalistas e respectivas redacções (jornais e tvs) por forma a condicionar num sentido positivo o tipo de informações que circulam, as questões que são colocadas, enfim..."


    Acredita mesmo nisto? A capa da bola de hoje foi feita a mando de quem?

    Cumprimentos.

    F.M.

    ResponderEliminar
  2. Aqui interessa é perceber se o Jesus quer ficar no Benfica.Acho que pela maneira como fala dos treinadores portugueses(diz que são do melhor que há) está à espera de ter uma oportunidade num campeonato mais competitivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No enquadramento das circunstancias que apresento no tópico, parece-me obvio que se o JJ for inteligente - mantendo-se esta situação - ele próprio não deve querer ficar.

      Eliminar
  3. concordo penamente com o post , jj tambem me mete muitas vezes nervos pra nao dizer asneiras , mas desde que jj chegou vejo o benfica a jogar a bola , é vdd que peca pela falta de titulos mas a culpa esta realemnte muito longe de ser só dele , muito longe mesmo ,epoca passada jj fez merda , mas a direcçao fez tanta ou mais que ele , só que nem todos veem isso , e este ano esta a fazer uma epoca brilhante ate ao momento , depois das saidas de witssel e javi garcia , acrescentando o castigo de luisao , ningume espera que o benfica tivesse neste momento , com um pe na final da taça de portugal , na frente do campeonato , na meia final da taça da liga e nos oitavos da liga europa , estao os objectivos completamente intactos , esta epoca so deixa a desejar por nao termos ganho ao porto na luz , mas de resto esta a ser brilhante e jj tem muito merito nisso .

    ResponderEliminar
  4. RedSpecial26/2/13 18:34

    "O que algum destes alguma vez já justificou mais que Jorge Jesus? Como se comportarão estes perante a falta de estrutura para os ajudar e proteger?"
    E JJ justificou algo para chegar à Luz? Algo a mais do que os treinadores que referes? Mais: num clube como o SLB só uma coisa deve legitimar a continuidade de um projecto: os títulos! Mai'nada. Se o SLB, para lutar por títulos, depende de JJ, não é o técnico que está mal, mas sim a Direcção! Logo, esta deveria sair! Se a estrutura é tão hábil e capaz como mts apregoam, pois é o técnico que está mal! Parece-me...

    ResponderEliminar
  5. bom tema, mas... cuidado não se distraiam !!!!!!
    que tal o comunicado - todo, tim tim por tim...!!! feito á CMVM ????!!!
    não olhem apenas para o título!

    ResponderEliminar
  6. Não intervenho no blog desde que censuraram a msg que chamei cobarde ao jj. Mas aqui torno a dizer que lembro-me do kikas, do camacho, o holandês, o jj veio e fez uma boa época Benfica jogava e ganhava,mas perdeu a taça de Portugal a supertaça etc.. embandeirou-se em arco surpresa 3-0 super taça e 5-0 no dragão... perder o titulo em casa... mas tirando tudo isso pior foi perder um campeonato para um tipo que não sabia ler nem escrever e corremos este de se passar o mesmo. Agora digo quem defende um treinador de 4M/ano que tem um numero mínimo de conquistas tem espírito de pequeno, saloio, subserviência ou e esta é mais provável eu sou um idiota que não consegue ser as conquistas de jj. Agora estar desesperado por o jj não renovar? existe sempre o papa gregas(jardim)ou para acompanhar o portista do presidente o Domingos.

    ResponderEliminar
  7. Outra coisa o passivo é pequeno e ainda fartam-se de comprar jogadores de qualidade duvidosa, esquecer os medíocres da formação e pior pedir mais 80M para pagar daqui a poucos anos

    ResponderEliminar
  8. Excelente post, apenas com uma... idiotice (?) evidente. O Guus Hiddink é provavelmente um dos melhores treinadores de todos os tempos e já o "provou" diversas vezes e em diversos países / campeonatos / selecções, pelo mundo fora. Se ele viesse para o Benfica (...mas é provavelmente mais caro do que o Fabio Capello ou do que o Mourinho) seria... muito estranho. De resto, rendo-me à qualidade de análise dos dois primeiros parágrafos (principalmente do primeiro) e saúdo a lucidez do que está escrito: custa ver este amadorismo entranhado na estrutura de comunicação do Benfica. Enfim... pode ser que "um dia" a coisa mude. Assim como "pode ser" que este ano conquistemos uma ou duas coisas de jeito.

    ResponderEliminar
  9. "O que algum destes alguma vez já justificou mais que Jorge Jesus? "

    O que é que Jesus tinha justificado para vir para o SLB? Aposto que a maioria que hoje o defende cegamente na altura deve ter dito exactamente isso "o que fez este gajo para vir para o SLB?".

    É um argumento muito fraco.

    ResponderEliminar
  10. Concordo praticamente com tudo o que foi dito no post! A verdade é que desde que vejo futebol(desde há 20anos+-), as epocas com o JJ a frente do clube foram as épocas em que se jogou melhor futebol e onde mais jogadores se valorizaram! E na minha opinião o Jesus foi o melhor treinador de longe desde as ultimas duas décadas que passou pelo Benfica! Comete erros? Sim, mas não treinadores perfeitos...A verdade é que um treinador estrangeiro de alto prestigio dificilmente virá para o Benfica, e para virem quiques flores prefiro mil vezes o chalana ou alvaro!! Em relação aos portugueses, não contando com o mourinho o JJ está muito a frente de qualquer um dos outros!! Se vier um Paulo Fonseca, rui vitoria, Leonardo jardim pode ser que um destes seja o nosso "vilas boas", mas também pode ser o nosso "couceiro, domingos, paulo sergio"!! Na minha opinião se tivéssemos um jesualdo ou vitor pereira, mudava já...com o jesus acho muito arriscado mudar, mas isto é só a minha opinião!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking