O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Estávamos pior que o Sporting - parte I

. 20 comentários

Fiquei bastante incomodado com a entrevista que o Sr.º Filipe Vieira, deu ao jornal a BOLA no dia 2 de Janeiro. Continua a pavonear uma arrogância incompreensível, a revelar uma falta de memória atroz e a mostrar um carácter que desqualifica a nobre função do Presidente do SL Benfica. Vieira continua a falar como se as suas palavras fossem sagradas, como se fossemos uma cambada de “cepos”, como se a história do Benfica tivesse começado em Novembro de 2000.
Mas as coisas não são bem assim. A memória das coisas esclarece o presente. Vejamos o que se passou na época 2001/2002, a tal que Vieira apelidou de “a primeira da nossa inteira responsabilidade”, quando da apresentação da equipa aos sócios, algures em princípios de Agosto de 2001.
Os comentários em itálico são da minha autoria. Tive de decompor o texto em duas partes, porque é demasiado extenso para este formato de blogue. O texto original foi publicado por mim, eagle01, em 2002-05-14 no Fórum dos Adeptos do Benfica (Delphi).


“ANTES DA ÉPOCA COMEÇAR”

RESPONSÁVEL CONTA COM A UNIÃO DOS BENFIQUISTAS 
Luís Filipe Vieira: «Arrasaremos pela Europa» 

NO FINAL da apresentação, o gestor do futebol, Luís Filipe Vieira, fez uma declaração à Imprensa onde, falando sempre na primeira pessoa, confirmou que a vinda de Simão e Júlio César para o Benfica não é uma miragem, mostrando grande crença no projecto do Benfica e salientando que o clube será um dos grandes do futebol europeu "dentro de dois anos". (ontem tal como hoje, Luís Filipe Vieira vive da demagogia e promessa barata. Vá lá, não se lembrou de dizer que a herança era pesada, isso foi só 10 anos mais tarde)

"Sei que sou um homem do protagonismo, mas não quero ser protagonista" (11 anos depois continua a ser um homem do protagonismo e continua a ser o único protagonista. Estamos a caminho do Sport Vieira e Benfica), afirmou o gestor para o futebol da SAD do Benfica, que reforçou, com ênfase: "Quero acordar definitivamente o Benfica." (e dar cartas na Europa daqui a uns anos, quando se lembrar que afinal não pôde fazê-lo porque o Benfica estava "pior" do que o SCP de 2012/13)

Para o final das declarações, Luís Filipe Vieira guardou a melhor parte: "Quero que o Benfica seja definitivamente líder na Europa do futebol. Se os benfiquistas ficarem unidos e derem a cara por este projecto, arrasaremos pela Europa fora, dentro de dois anos". (os benfiquistas deram-lhe sempre vitórias com mais de 90%, não pode falar de falta de união. Onde estão as vitórias europeias de 2004, 2 anos depois?) É caso para dizer que a confiança está em alta para os lados da Luz (confiança é uma palavra simpática. A demagogia estava em alta e assentou arraiais até hoje...).



Autor: RUI MATOS PEREIRA (RECORD)
Data: Sábado, 7 de Julho de 2001·



Aí está o arranque a sério da temporada benfiquista. A primeira etapa joga-se na Póvoa do Varzim. A estratégia está definida e é válida... não só para este jogo, mas para toda a longa maratona que é o campeonato. Toni, treinador do Benfica, é um homem optimista, confiante, mas também cauteloso, prudente, com frieza: «Toda a gente tem dito que somos campeões da pré-época (na altura, tal como hoje, parece ser uma sina das equipas benfiquistas do Sr.º Vieira), mas isso não existe. Em cada jogo que efectuarmos não podemos estar a menos de 100 por cento sob pena de não conseguirmos os nossos objectivos.»
Toni afiança que «o Benfica vai lutar até ao fim pelo título», garantindo que pretende que a sua equipa deixe de ser «um candidato histórico e passe a ser um candidato real» (caro Toni, o candidato “histórico” ao tempo de Vale e Azevedo, com os tostões e ingleses, fez mais 2 pontos que o teu candidato “real” dos milhões do Mantorras, Simão, jogadores e treinadores da casa, no final da época 2001/2002).

(Retirado do site da Infodesporto, Agosto 2001)
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Já se sabe que perdeste o tacho e andas frustrado. Estrebucha para aí à vontade, Estupidez não paga imposto, pelo menos no OE2013 não consta.

    ResponderEliminar
  2. Mas afinal estávamos pior que o Sporting ou não?? A história do Benfica não começa em 2000 como todos sabem. Mas o período de comparação com o actual Sporting é o anterior e não o posterior a 2000. Mas neste post só se fala do período posterior.

    Em nada o texto esclarece quem vem induzido em erro pelo título...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quis ironizar com a frase do Sr.º Vieira na ultima entrevista que deu ao jornal a BOLA. E acima de tudo evidenciar que nessa altura, o Sr.º Vieira não falava da "pesada herança". Era só títulos e vamos arrasar pela Europa daqui a 2 anos (em 2004 ...)

      Eliminar
  3. E como os sócios gostam de ser enganados, com o Sr. Vieira ao leme lá continuaremos orgulhosamente a ver os outros ganhar.

    "Arrasaremos na Europa". Foda-se, deixa-me rir. Como dizia o grande Paulo Parreira, sabe lá este bronco o que é GANHAR...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E continuamos a ser sempre mais qualquer coisa do que os outros. Agora é a situação financeira que está estabilizada e o futuro garantido. Será o mesmo Vieira da Ediverca e da Imobase?

      Eliminar
  4. Por falar em "estávamos pior que os viscondes", o que dizer dos rumores acerca do mais recente chulo do Benfica, um tal Tiago Pinto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, não comento rumores, como deve imaginar ... uns podem vira ser realidade e nessa altura falam-se. Outros nunca passam disso. Eu já caí na "asneira" de pensar com base no "diz-que-diz" e por vezes isso é injusto para todos os envolvidos ...

      Eliminar

  5. Toama ra o Sporting e até o Benfica estarem economicamente na situação em que o Benfica estava em 2000.

    Muito pior que o Benfica em 2000 estava em 2003 e continua a estar hoje.

    Viera espanta os males para o Sporting para que não se fale na sua desastrosa gerência.

    Um passivo monstruoso e uma carência de titulos assustadora, isto no mandato mais longo que algum dia um presidente do Benfica teve.

    O que me custa compreender é que haja Benfiquistas que embalam nesta cantilena e não olham aos numeros e aos titulos vivendo da demagogia barata que um pato bravo lhes vende e ainda por cima ditada por outros.

    Se pensam que isto é a glória do Benfica pensem bem para a desilusão não ser tão desvastadora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Conde: não tenho dúvidas que o Benfica de 2003 estava pior, económica e desportivamente, do que o Benfica de 2000. O resto? Vamos falando ... :)

      Eliminar
  6. Águia Preocupada4/1/13 21:55

    "Se os benfiquistas ficarem unidos e derem a cara por este projecto, arrasaremos pela Europa fora, dentro de dois anos".

    Este parágrafo, sugere-me duas opiniões:

    1 - Falar em benfiquistas unidos só pode ser gozação de quem tudo tem feito para os desunir!

    2 - Dar a cara por que projecto? Como pode alguém dar a cara por algo que não conhece?

    Enfim! Vieira igual a si próprio, debitando palavras soltas, que alguém lhe ensina a dizer mas que bem esprimidas não dizem nada!
    O sujeito julga-se o Benfica! Acredita que a história do clube se resume a si próprio!
    Enfim! "Presunção e água benta, cada qual toma a que quer"!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 2001 este era o seu discurso. Hoje o que é que mudou? E entretanto o que é que ganhamos económica e desportivamente? E quanto ganharam os Bancos e o Sr.º Joaquim com os contratos ruinosos que ele celebrou em 2003 com a Olivedesportos? Pois é, vamos pensar no que tem sido este Benfica de estádio novo, centro de estágio, alinhamento com politicas da Liga e FPF, etc? E vem o tipo falar do "aldrabão" e que estavamos pior que este SCP à beira do descalabro total, em 2001 quando ele chegou ao Benfica...

      Eliminar
  7. Se fosse possivel colocar aqui todas as coisas que LFV disse desde que entrou em 2001 para o Benfica, o pessoal passava-se, mas as palavras como diz o ditado leva-as o vento, a memoria é curta, e quando o homem fala parece lei no Benfica, parece que anda tudo anestesiado

    ResponderEliminar
    Respostas



    1. Mas as ""leis"" não são para cumprir porque escritas na areia não deixam efeméride encarregando-se ele próprio de com umas ir apagando outras.

      É assim do tipo de por o burro atrás da cenoura e coitado do burro não desiste.

      Eliminar
    2. Por isso mesmo tem de haver uns "chatos" como eu, que vão lembrando as suas palavras, para todos perceberem quem é o Presidente do Benfica. E que Benfica é este que não gera alternativas credíveis .. a ultima decidiu avançara 15 dias das eleições ... Meu Deus ...

      Eliminar
  8. Pedro S.5/1/13 00:15

    Atenção Duarte Gomes vai apitar o Benfica...cheira-me a expulsões...quanto ao bobo da côrte o Sr Luis Filipe Vieira, a grande maioria dos adeptos e sócios benfiquistas adoram gente desonesta, fanfarões e pouco realista!! Dão 90% a quem nada ganha e a quem fode dinheiro a torto e a direito e repudiam Pinto da Costa que fode dinheiro a torto e a direito e ganha titulos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixa de ser um exercício estimulante. Porque razão puseram Duarte Gomes, que se assumiu recentemente, benfiquista, neste jogo de capital importância, antes do jogo com o FCP? Para o Sr.º Vieira, a arbitragem está melhor, e seguramente não vê qualquer problema. Eu penso que metendo um árbitro condicionado, poderá facilitar a vida ao Estoril. Recordo que no jogo com Moreirense para a Taça (vitória 2-0), Duarte Gomes viu mas não marcou, 1 penalty sobre Luisinho. E também amarelou Bruno César por uma falta de "caca" e não viu uma falta grosseira,a roçar o vermelho, sobre Enzo Peres (nem cartão amarelo mostrou ...)

      Eliminar
  9. Anónimo5/1/13 11:50

    Pedro S,

    Pertenço à maioria que votou LFV e votarei enquanto não aparecer melhor, portanto, o que dizes, para mim, é janada de quem está defraudado por não conseguir candidato MELHOR que mereça a confiança da maioria.

    Berres aquilo que berrares não convences ninguem e isso leva-te ao desespero. Cuidado com a tensão alta.

    Nota:
    O VA tá tramado sempre são 4 milhões. Vamos lá a ver se não é o Benfica o tramado.

    Jacinto Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jacinto Marques

      Explica lá então qual seria o ideal candidato melhor que LFV?? Define aqui um presidente ideal para o Benfica não sendo LFV?! 10 anos de conquistas teve LFV não achas? Mas onde vês as tais conquistas de títulos nestes anos todos?? A equipa joga bem dizes tu, mas foda-se não ganha nada!!! Ai temos um estádio novo, modalidaes com atletas pagos a preço de ouro, uma SAD super competente e moderna (LOL) com um passivo nada preocupante (volta Sócrates tas perdoado) um clube que paga uns trocos a empresários e outros (basicamente baixa as calças aos mesmos), um presidente que pertence ao "SISTEMA" e que em nada ajuda o Benfica é um peão nas mãos do Oliveirinha enfim tudo perfeito no inicio, faz crer a todos os Benfiquistas que este ano é que vai ser e vamos arrebentar na Europa e vamos ser campeões, quando o campeonato e todos os objetivos falham desaparece e nada se passa com ele! Basicamente ele é presidente até o termito do campeonato... é tudo muito perfeito no presidente e o Benfica é um exemplo para todos...lolada!

      A minha tensão sempre foi boa quanto á tua tem cuidado porque amores cegos podem trazer dificuldades...

      Eliminar
  10. Anónimo5/1/13 14:38

    Muito sinceramente vocês não acham que foram ultrapassados e nem deram por isso, tão entretidos estavam com o LFV e depois com o JJ??
    Meus caros amigos, quem deve mil e tem de património dez mil está falido?????
    -Perdoem-me mas isso só pode ser dor de cotovelo
    -Isso só poder ser ignorância pura.
    -Isso só pode ser má fé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    BENFIQUISTA DA MAIA

    ResponderEliminar

  11. A Maia já tem autodromo??? É que não se percebem nem as ultrapassagens nem o resto.

    Diz lá táta´.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking