O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 6 de outubro de 2012

Petardocracia

. 32 comentários
Os fundamentalistas antivieira, alguns dos quais, cronistas do NGB, que não se cansam de acusar a Direção do Benfica de falta de democraticidade, de falta de diálogo, de autoritarismo, de incompetência, e os Benfiquistas que não pensam como eles, de carneirismo, andam agora todos ufanos porque uma “milícia” de “pedagogos democráticos” se mobilizou para participar ativamente nos trabalhos da Assembleia Geral do Clube, insultando Dirigentes e outros sócios, fazendo rebentar um petardo em plena Assembleia! Não se disponibilizaram para discutir o relatório e contas, pedindo explicações e exigindo soluções, não apresentaram ideias e projetos alternativos sustentadores da sua oposição, não procuraram esclarecer os restantes associados do seu ponto de vista. Esgrimiram apenas os argumentos da má-criação, da violência e da intimidação revelando incapacidade total de entender a Democracia.

Segundo reza a lenda, foi assim que o mostrengo chegou ao poder; dissuadindo os opositores com uma “milícia” que, pelos vistos, ainda por lá anda, para garantir que “tudo corre sobre rodas”, por sinal, com satisfação de todos, pois não se conhecem protestos internos, nem queixas das alegadas vítimas. E ninguém vai preso! Uma autêntica Festa!

Tal não acontecerá no Benfica! Opor-nos-emos, com as mesmas “armas, se preciso for. Este clube e tudo o que representa não ficará refém de um grupo de arruaceiros que não têm a menor ideia do que é o Benfiquismo - quem sabe se, entre eles, não estarão alguns ao serviço do mostrengo. Tal é o ódio que derramam sobre os Dirigentes que suscitam felicitações de adeptos do mostrengo pela “por fim, descoberta da verdade”. Como se, quem tem calado e consentido as indignidades que vieram a público acerca da corrupção no futebol, se preocupasse com o bem do Benfica ou com a verdade! Tenham vergonha na cara!

Iniciei a minha participação nos blogues Benfiquistas, com a satisfação própria de quem pensa estar entre “quase” família. Com a satisfação de trocar impressões, ideias, ou simplesmente celebrar o Benfica. Nunca me passou pela cabeça que houvesse ódio entre Benfiquistas! E há-o! Este blogue é exemplo disso mesmo! Isto nada tem a ver com o Benfica! Ódio é algo que não entra no dicionário deste clube, nem sequer relativamente aos adversários. É esta a grande vitória do mostrengo! Não são os títulos fraudulentos, os títulos da vergonha, os títulos da lama, da covardia, da hipocrisia. É ter conseguido “fomentar” o ódio entre Benfiquistas .

É por isso que defendo, desde algum tempo, a aprovação de um projeto de ética Benfiquista a em Assembleia Geral para que todos os que querem fazer parte desta família estejam conscientes dos valores Benfiquistas e a eles se vinculem sob palavra de honra. Quanto a mim, prefiro poucos e bons. Divergência na unidade e unidade na divergência é um dos lemas adequados para este clube.

Transcrevo extratos da CS acerca da referida AG:

CM, 28 de Setembro de 2012 (salvo erro), por Octávio Lopes:
“Quando discursou, lembrou que devolveu a credibilidade ao Benfica, mas foi apupado por grande parte dos 600 sócios presentes , entre os quais muitos jovens. Mal saiu do palanque rebentou um petardo no Pavilhão da luz. No final da AG, o presidente ouviu gritos de “demissão” e foi escoltado por seguranças das águias.”

“A bola”, 28 de Setembro de 2012, por Gonçalo Guimarães:
“O chumbo deve-se, em boa parte, à posição dos sócios mais recentes, que têm entre um e cinco votos. Cerca de 95 % votou contra, não sendo alheio a este facto o conflito que a principal claque do clube mantém com Vieira há largo tempo.”

“…Quando acabou de falar, alguém rebentou um petardo, produzindo muito fumo na sala. No exterior, grupos de adeptos quase se envolviam em agressões.”

“…Teve de ser escoltado pela segurança do clube, mas não necessitou da intervenção dos três agentes da PSP e três spotters presentes. Os contestatários, na maioria jovens, no entanto, gritaram bem alto: “Demissão, demissão, demissão!”

“A Bola”, 29 de Setembro de 2012, declarações de Carlos Móia:
“O que se passou tem pouco a ver com a tradição do Benfica. Não estão em causa as contas, foi um grupo instrumentalizado que não representa a massa associativa do clube. Confesso que não me lembro de um petardo rebentar numa Assembleia Geral…não é normal, e, numa circunstância dessas, se calhar, a Assembleia Geral não devia ter continuado. Em Outubro haverá eleições e portanto, se alguém quer ir a votos que apareça agora, tem é que ser mais sério. O que se passou ontem não fragiliza o presidente do Benfica, fragiliza o Benfica….”
“A Bola”, 29 de Setembro de 2012, crónica de Fernando Guerra:

“Prenda igualmente merecida por Luís Filipe Vieira (vitória sobre o Paços de Ferreira), depois de na véspera tão maltratado ter sido na assembleia geral do clube, a qual, mais que o défice, não lhe perdoa a míngua de títulos, sem se dar conta de o presidente jamais ter olhado a meios para formar um plantel de nível europeu, talhado para recolocar o Benfica na rota das grandes conquistas. Objetivo conseguido com extraordinário esforço, ao contratar praticantes jovens e talentosos, com os quais qualquer treinador do mundo, de reconhecida qualidade, adoraria trabalhar e teria sucesso.”

Nenhuma claque manda no Benfica! Nenhuma claque intimida os sócios ou Dirigentes do Benfica! Nenhuma dúzia de arruaceiros manda num clube com 14 milhões de adeptos! Vão lá para as assembleias do mostrengo exigir a demissão do “bicho”! Ou juntem-se “aos macacos” que já enchem a barriga de títulos oferecidos. Desamparem-nos a loja.

Considero que o blogue Nova Geração Benfica tem a sua quota parte de responsabilidade do sucedido pelo fundamentalismo antivieira - quanto mim, anti-Benfica -, que o caracteriza maioritariamente.

Já aqui perdi as estribeiras e prometi não voltar a fazê-lo. Perante o ódio que aqui vi, no rescaldo da famigerada AG - motivo de regozijo e chacota dos adversários - receio não conseguir manter a promessa. E não quero! Quero estar entre Benfiquistas, despretenciosamente, com satisfação, celebrando o Benfica, nas vitórias e nas derrotas, racionalizando as causas dos insucessos, descrevendo jogadas espetaculares, identificando estratégias para o futuro, sugerindo melhoramentos aos vários níveis e setores da vida do clube, criticando com fundamentação, racionalidade e cordialidade.

Publiquei aqui trabalhos profundos, detalhados, acerca do que há nos bastidores do mostrengo, para que todos possam perceber a origem do seu poder, sugerindo estratégias de neutralização do dito. Publiquei aqui trabalhos de grande envergadura, nomeadamente, nas análises às entrevistas de Rui Gomes da Silva e de Fernando Tavares, que constituem autêntico anteprojeto de desenvolvimento estratégico do Benfica.

Salvo raras exceções o debate foi quase nulo; ou seja, muitos dos que aqui, reclamam debate, nem sequer fazem ideia do que isso é! Debater implica expressar as ideias próprias com sinceridade e tentar perceber os pontos de vista dos adversários, sempre, neste caso, visando o bem do clube. Ora, salvo exceções, aqui há conversas de surdos, ressabiamentos incontidos e uma cultura permanente de ódio ao Benfica por interposta pessoa. CHEGA!

Agradeço perante todos, o honroso convite do Viriato e do Master - de cujo Benfiquismo e democraticidade não duvido, apesar das evidentes divergências entre nós - que aqui me trouxe. Agradeço do fundo do coração aos que me lisonjearam com a leitura e comentários das minhas crónicas. Não posso continuar a colaborar com quem faz do ataque sistemático, por vezes sórdido, ao Benfica, uma missão de vida. Aliás, foi precisamente esta, a condição que coloquei, logo de início, para colaborar no blogue.

Aprendi aqui algo que, efetivamente, desconhecia e me surpreendeu, algo negativo, desastroso e que, mais que os proenças, os xistras, os soares, os costas, os elmanos, etc, prejudica o clube: O ÓDIO ENTRE BENFIQUISTAS!

É esta a maior vitória do mostrengo. É este o primeiro inimigo do Benfica que urge resolver, promovendo a reconciliação com quem se mostrar disponível, pelo bem do clube. E é para este trabalho de reconciliação que estarei disponível, aqui, em qualquer outro lado, ou em lado nenhum. Não me movem quaisquer aspirações além das que aqui referi.

VIVA O BENFICA!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Bom dia,
    Já me habituei a ler as suas crónicas com as quais geralmente concordo. A minha idade já me permite afirmar e confirmar a democracia que sempre se viveu neste clube o que até já levou a eleição de um indivíduo que por pouco não destruiu o Clube. Para alguma gente só há decisões democráticas quando são por elas favorecidos. 'E o que pensam da democracia que não sabe o que isso 'e.
    O ódio devia estar ausente de todas as relações humanas especialmente do desporto que deveria constituir oportunidade de convívio e de festa. Deixou de ser assim desde que o desporto(sobretudo o futebol)passou a ser um negocio que enriqueceu alguns falidos, muito 'a custa da corrupção e do ódio semeados e que pelos vistos fez alguns prosélitos entre benfiquistas (ou pseudo-benfiquistas) que se entreteem a tentar denegrir a Benfica e que o dirige sem o mínimo de respeito pela sua história e grandeza..
    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Caro António Barreto, a democracia é mesmo assim, feita de opiniões divergentes. É engraçado que fale de "ódio entre benfiquistas". Sabe quem criou esse ódio? Foi o seu Presidente, que apelidou de abutre qualquer benfiquista que ousou criticar a estratégia da direcção. O seu Presidente não sabe lidar com a crítica!

    Sou um opositor deste direcção e não me considero parte de uma "milícia", nem de nenhum grupo com agenda. Acima de tudo, não sou mais nem menos benfiquista do que qualquer apoiante deste Presidente.

    É uma pena que deixe o blog, todos os contributos para o nosso clube são necessários.

    ResponderEliminar
  3. voce tem razao em muita coisa e concordo com quase tudo , mas se apesar de toda a incompetencia etc que os dirigentes do benfica demonstram se eles nao fizessem dos benfiquistas burros e parvos e promessas vãs este odio n existiria nem contra eles por parte dos benfiquistas nem entre benfiquistas , poque existem aqueles como eu e como o senhor que secalahr enchergam as virtudes e os defeitos de quem preside e dirige o benfica mas outros so veem virtudes e outros so veem defeitos mas verdade seja dita estes dirihgentes teem se esforçado ultimamente para que o pessoal ja nao os possa ver a frente , eu falo por mim e iamgino que muitos sintam e pensem o mesmo e claro depois à os radicais e imbecis que nao sabem dizer nem argumentar nadinha so servem para rebentar petardos , mas concluindo , os dirigentes que deixem de fazer dos benfiquistas parvos e que se deixem de espertezas salois porque qualquer dia o barco vai sofrer um rombo de tal ordem que eles pareceme que vao ser " corridos " se nao forem mesmo corridos , ponham se finos , sempre ouvi dizer que "cada um tem o que merece" e a verdade é que quase smp esta certo .

    ResponderEliminar
  4. Caro Barreto,

    Sem querer entrar em polémicas, a tua atitude não é a mais correcta. Pouco fazes em relaçao aos posts dos outros. Poderás eventualmente ler mas nada respondes ou opinas.
    Tu próprio começaste a "inflamar" os teus posts à tua maneira porque sabes que só assim terás respostas e contra respostas.
    Não é justo fazer afirmações acerca deste blog (ou de outros) e se quisesses mesmo sair discretamente e sem ruidos como tanto gostas de mostrar que és, não escreverias um post antes de avisar as pessoas do blog. Isto nao é ser benfiquista, para não dizer mais.
    http://geracaobenfica.blogspot.pt/2012/10/integridade-e-opinioes-ngb.html
    Como vês aqui neste post que teve 7 comentários, o adepto quer paixão, quer vigor, quer discussão,não quer temas como o meu, mas eu nao vou sair do meu registo, quero apenas que saibas que cada tem o seu rumo e fomos escolhidos porque somos completmentares, alguns nao devem ter percebido isso.
    Por pensar diferente, não irei mudar nem sair. Se optaste é porque foi bem optado.
    Boa sorte...

    ResponderEliminar
  5. "Considero que o blogue Nova Geração Benfica tem a sua quota parte de responsabilidade do sucedido pelo fundamentalismo antivieira - quanto mim, anti-Benfica -, que o caracteriza maioritariamente."

    Desculpa lá Barreto mas esta não. Não só colocar o blogue numa trincheira Anti-Benfica, como colocar responsabilidades de acções de petardos e arruaceiros no blogue, como se nós fossemos tipos que manobram grupos de interesse contra o Glorioso, é uma falha da tua parte. Ainda por cima conhecendo tu que quem está no blogue não tem qualquer outro interesse senão o Benfica vencer.

    Se o blogue é Anti-benfica, quem convive com os corruptos e conspira com eles é o quê? Quem entrega o clube nas mãos dos inimigos é o quê?
    Quem acha que LFV vai lá com mais palmadinhas nas costas ou palavras softs é ingénuo. Não defendo petardos, mas defendo acções mais enérgicas para que o Benfica não continue a descer. Defendo, mas não as organizo. Ou será que os benfiquistas devem assistir, pagar, e ainda bater palmas ao velório do clube? Um clube que venceu apenas 3 campeonatos em quase 20 anos?

    Além disso, está perfeitamente claro que a esmagadora maioria dos nossos visitantes vêm cá para ver e comentar o espectáculo da Arena. Querem polémica e sangue.
    Mas querem muito mais que isso: querem TODOS VER O BENFICA VENCER!

    Será que aquela senhora que ontem interrompeu as cerimónias do 5 de Outubro aos gritos não sabe viver em democracia? Ou serão aqueles que impediram o povo de assistir à celebração da República que demonstram falta dela?

    Serão os desencantados/abstencionistas menos portugueses?

    Será que os sócios que não se revêm em LFV, na forma como amordaçou a liberdade no clube e que se manifestam/pronunciam de forma mais forte são menos benfiquistas que os outros?

    Tenho muita pena que o Barreto abandone o blogue, mas saber conviver com a liberdade de expressão, mesmo que essa por vezes nos choque, é saber viver em democracia.

    ResponderEliminar
  6. Se tinhas algum problema connosco então fazias o favor de entrar em contacto e discutir o que te punha desconfortável tal como o resto dos membros do blogue fazem.
    Agora vires-me para aqui conotares-nos com quem atira petardos, chamar-nos fundamentalistas e anti-benfiquistas não obrigado e para quem gosta de assumir uma atitude de ética e democracia vires-me com este tópico sem sequer falar com os teus companheiros de blogue demonstra é o quão hipócrita tu és. Por isso se queres sair adeusinho!

    Mais: queres ver ideias alternativas, discussão de ideias e afins? Então vai aos arquivos do blogue. Vai ver os artigos publicados pelo GB desde que começou o blogue e da quantidade de escribas que já passaram por aqui! Queres democracia mais evidente do que a discussão entre simoes e Redmoon e o Shadows? Desculpa lá mas tu não sabes é conviver com aquilo que dizes que queres: a democracia. E se apelidas quem é contra esta Direcção de anti-Benfica fica mais que claro que as democracias que defendes são aquelas na linha da Coreia do Norte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Barreto escreveste-me isto:
      "Vai chamar hipócrita ao raio que te parte percebeste?~Faz-te sócio dos azuis que é lá o teu lugar. Lá é que há a democracia que te convém."
      O comentário perdeu-se na moderação.

      Então tu sem sequer vir falar connosco, os teus colegas de blogue e apelidas-nos de fundamentalistas anti-vieira mal-criados, violentos e anti-benfiquistas já que nos metes no mesmo saco do atrasado mental que rebentou um petardo (uma pessoa, pelos vistos gostas de generalizar - é que não rebenteram dezenas ou centenas de petardos foi um) e estás á espera que me fique?

      E já agora, quem votou contra era sócio do clube. Tão sócio como tu e com direito a discordar. Se não gostaste do sentido de voto então parece-me mais um caso de não gostares da democracia em que a capacidade de mobilização conta para influenciar o sentido de voto.

      Ou seja, nós damos-te espaço para expressares a tua opinião no GB sobre os temas que queres até ao dia em que bebes um copo de água e desatas a insultar-nos porque não concordas connosco sem sequer discutir connosco.

      Não gostaste de ser chamado de hipócrita? Então não me chamasses de fundamentalista anti-vieira mal-criado, violento e anti-benfiquista. Se pedires desculpa e retractares por este teu texto então eu também te peço desculpa. Se não não vale a pena falarmos mais.

      Eliminar
  7. Carlos Pereira6/10/12 14:37

    Senhor Barreto, vá e não volte. A falta que faz é menos que nenhuma. Obrigado.

    ResponderEliminar
  8. AvanteSLB6/10/12 14:56

    esquerda caviar!! ahahahahahaha
    democracia sim, mas é só para os outros!!! Não é srº Barreto?

    ResponderEliminar
  9. Águia Preocupada6/10/12 15:13

    Ai vai embora porque há quem não concorde consigo? Ah! Bela democracia... Aliás, bem ao estilo do seu Querido Líder! Há entre os benfiquistas? Talvez... Mas quem é que os fomentou? O seu Querido Líder, pois então! Que sempre defendeu que : "!Quem não é por mim, é contra mim"... Serei abutre, papagaio! Paraquedista e oportunista, NUNCA!
    Olhe vá andando e leve o seu amigo pela mão. Os que amam verdadeiramente o Benfica agradecer-lhe-ão. E mais tarde, os outros, farão o mesmo depois de reconhecerem o quão errados e iludidos andavam!
    Vá e não volte!

    ResponderEliminar
  10. Caro António Barreto,

    Participámos neste blogue em tempos diferentes, ainda aqui andam alguns escribas do meu "tempo" e que podem testemunhar o que digo, de que guerras aqui sempre ouve, umas vezes mais acesas do que noutras, e eu, por acaso, tive quase sempre de um lado muito parecido como o seu, mais pacifico, mais defensor, mais apaziguador se quisermos, em contraste com outros escribas que eram mais incisivos, mais criticos, às vezes até (na minha opinião) ofensivos para com o meu clube.

    Eu neste blogue sempre fui conotado como o Pró VIeira, e digo "o", porque era o único a defende-lo constantemente de ataques que eram diários, embora, na verdade, nunca me tenha visto como tal. O que acontece é que houve muitas alturas, em que, para mim, defender o presidente era defender o meu clube. E acontece também que para mim muitas críticas a LFV eram injustas, visando sempre o que de mal havia para dizer e ignorando o que de muito bom também tinha feito.

    Mas sabe que mais? Temos de aceitar que cada um tem a sua opinião, e que esse ódio de que fala não é exclusivo do nosso Benfica. Esse ódio existe em clubes historicamente ganhadores mas que hoje em dia pouco ganham, existe em sociedades em tempos prósperas mas que hoje nao funcionam. Esse ódio é resultado do inconformismo e da revolta surda das pessoas, surda porque sentem ter uma voz que ninguém quer ouvir, revolta essa que obviamente é mais ténue em clubes ganhadores e sociedades em que o dinheiro abunda.

    Pois se o clube não ganha espera o quê? Conformismo? Falinhas mansas? O melhor antídoto para as críticas são vitórias, temos de entender isso.

    E num aspecto estou de acordo com os críticos de Vieira: LFV tem sido o principal mentor da "não discussão". Exemplos há muitos, desde o de chamar permanentemente abutres aos que com ele discordam, desde prometer levar o assunto Olivedesportos à discussão dos sócios e nem uma palavra sobre o assunto ao fim de tantos meses, desde a recusa a um debate televisivo nas últimas eleições porque, palavras do presidente, "a obra feita falava por ele."

    Repare: eu até venho de um lugar bem parecido com o seu mas, acho que o tempo também me abriu os olhos para certas coisas. E faço-lhe uma pergunta: Acha que esta direcção tem feito, no geral, sentir os seus sócios como parte activa da vida do clube?

    Se quer que lhe diga, eu acho que não, e acho que esse é o começo de todos os problemas.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, porque houve um atrasado mental que rebentou um petardo o descontentamento deixa de ser válido?

      Eliminar
    2. Ou a votação deixa de ser válida. Vamos ver e se calhar não eram sócios do Benfica. Ou não tinham 50 e 20 votos como muitos dos que votaram contra tinham.

      Eliminar
    3. Não me parece correcta essa conclusão de que, em face do que escrevi, se devam invadir Assembleias. Não defendi isso seguramente.

      E também nao me parece que esses actos isolados, que acontecem em todas as sociedades, tenham muito a ver com este blogue. Nao vi ninguem aqui defender petardos, e olhe que eu ate discordo com muito do que aqui se escreve.

      Como disse, compreendo perfeitamente o que escreveu, compreendo a desilusão, já o vi exaltar-se algumas vezes e se assim é sou o primeiro a dizer que nao vale a pena, e eu proprio precisei de um periodo sabatico. O que acho é que este blogue é aquilo que é, um espaço de opinioes diversas, com muitissimo pouco peso, senao nenhum, na vida activa do clube.

      Eliminar
    4. Barreto, os valores do clube começaram a ser atacados pelos dirigentes e não pelos sócios.

      Acha que a votação do orçamento foi demonstrativa de democracia madura? Braço no ar, com uma contagem no mínimo duvidosa? Isso faz sentido no dia de hoje?

      Dar 50 votos a alguém que não apenas os sócios do clube, como as Casas, é querer a democracia em acção? Quando é mais fácil ser candidato à Presidência da República que à Presidência do Benfica? E os sócios que discordam são os maus?

      Este blogue é um espelho do que era o Benfica. Opiniões contrárias que convivem e abrem a discussão, por muito polémicas que sejam.
      As fracturas entre os benfiquistas não vieram dos blogues.
      Vieram da falta de vitórias e do apoio a figuras do FCP ou ligadas a ele.

      Mas é muito fácil atacar o sócio. Como LFV o faz. E pelo visto o Barreto também aprecia esse proceder.

      Eliminar
    5. Caro António, se queremos ser democráticos temos de aceitar o que foi decidido democráticamente, tanto para o bem, como para o mal!!! O relatório e contas foi reprovado em Assembleia Geral por votos, se foram as claques não faz a mínima diferença, porque se votaram é porque são sócios!!! Como temos de respeitar que Vieira é o nosso presidente, embora não se concorde com muita coisa que se faça, por isso, e ás vezes contra mim falo, devemos ter respeito por Vieira e pelo Benfica, por isso é que sou contra a expressões do tipo "benfiquinha", "querido líder", entre outras, com também não gosto de ouvir o presidente do Benfica chamar abutres a todos aqueles que não concordam com o rumo do clube e o expressam!!! Um bom presidente é aquele quer também é capaz de conviver com a critica, ouvi-la, estudá-la, tentar entendê-la e retirar lições daí, se for o caso.

      Eliminar
    6. Caro consócio Barreto, já por variadíssimas vezes confrontei os autores de posts ofensivos à imagem do clube e os seus autores respondem ocasionalmente mas sempre fugindo ao assunto.
      Não vale a pena desiludir-se com os benfiquistas pois individuos mal formados existem em todo o lado e no SLB sempre existiram.
      Agora apelidam o LFV de Orelhas como há 20 anos chamávam bêbado ao sr. "Toni"!
      Concordo com tudo o que escreve mas deixe-me acentuar este ponto, no nosso clube a cultura de tolerância é tal que não só ninguém propõe processos disciplinares a associados como Bruno Carvalho, Jaime Antunes, Pedro Proença(ao que parece), etc como a falta de respeito pelos valores no e do Benfica foi o maior factor de permissão da corrupção instalada no desporto português.
      Sempre assim foi e será, felizmente o nosso clube é exemplarmente gerido e com as vitorias frequentes a indignação de origem na deonestidade intelectual perde todo o espaço...estamos cada vez mais perto de uma nova era de glória.
      Saudações benfiquistas.

      Eliminar
  11. Boas,

    Concordo com teor do artigo em relação às alternativas ou o apontar de erro em concreto. Normalmente diz-se esta tudo mal, passivo muito alto e ate tem gente verde.

    Mas, virar as costas a todos aqueles que gritam ou gesticulam que está tudo mal, também não considero um grande gesto.

    Matar o mensageiro nunca foi a solução.

    Não alteres a voz, melhora os argumentos, faz perguntas

    VicTeixeira

    ResponderEliminar
  12. Águia Preocupada6/10/12 17:22

    A democracia na sua cabeça é apenas e só aquilo que pensa e quer.
    Primeiro vem a MENTIRA! Sim a MENTIRA tão própria dos energúmenos. Apelidar de "assalto à petardo" é sintomático de quem anda perdido e desesperado para que o sigam... Estive lá e ouvi UM petardo. Já foi demais. Mas há sempre um mentecapto que mancha os melhores valores...
    Da mesma forma que há sempre um primeiro presidente que manda os valores de um clube centenário às urtigas com golpes estatutários, com perseguições a sócios, com propaganda populista e demagógica, com mentiras e promessas vãs e por fim com o assalto ao clube através da acumulação de um passivo que o tornará inviável num futuro muito próximo. Para si, Sr. Barreto, são estes os valores do clube?
    Olhe, tenho 61 anos de idade, já fui a muitas assembleias e digo-lhe que nunca vi tanto desrespeito e pouca vergonha como nas da era Vieira!
    Ah! E estive nesta última e ajudei com os meus 50 votos a reprovar o R&C.

    ResponderEliminar
  13. joaquim santos6/10/12 17:31

    "assalto à petardo"????!!!
    infelizmente, o srº Barreto segue os mesmos cânones dos corruptos: Uma mentira muitas vezes repetida, torna-se verdade. Tal e qual o famoso "campeonato do túnel" ou "o clube do regime" etc etc.
    Uma desilusão caro Barreto, não esperava isto de si.

    ResponderEliminar
  14. Caro amigo António, apesar de entender este teu desabafo, eu também acho que por vezes a malta exagera na critica fácil ao Benfica, não era motivo para este post que faz um ataque forte a quem escreve neste blogue.

    O António sabe bem que nada nos move contra ninguém, NADA!!! Todos queremos o melhor para o Benfica e
    nestas coisas dos blogues, por vezes falamos mais com o coração do que com a cabeça e acabamos por nos exceder!!!

    Penso que antes de publicar o que quer que fosse deveria ter feito este post para dentro, para todos nós no blogue, foi uma atitude feia da sua parte não o fazer!!!

    Quero que saiba que no seu texto há coisas que compreendo e que me chateiam também mas no seu todo o post é injusto para quem escreve neste blogue!!! Aqui ninguém é anti-Benfica ou o que quer que seja!!! Aqui somos todos Benfiquistas, cada um com a sua opinião sobre o Vieira. Eu até sou meio apoiante de Vieira, já fui 100% apoiante de Vieira e tornarei a ser 100% Vieira quando este mostrar alguma mudança de rumo e de estratégia para o clube, porque não concordo em nada do que tem sido feito!!!

    Um grande abraço e tudo de bom!!!

    ResponderEliminar
  15. JediVermelho6/10/12 19:27

    Mais um texto moralista do cronista António Barreto. Compreensível só à luz do novo benfiquismo... em que sem provas, acusa outros benfiquistas como ele, mas pondo em causa o... benfiquismo. deduzo que o senhor coloque em causa a nacionalidade dos capitães d'abril, um bando que saiu à rua armado. tanta moral e nem uma linha sobre quem começou a guerra do insulto, ao apelidar benfiquistas de abutres! muito bem escrito, muito bem construído, mas lucidez, 0. Agenda escondida, todos sabemos qual! inclusivé com a finesse de acusar outros escribas de fundamentalismo antivieira. escribas do blogue que o acolheu...

    ResponderEliminar
  16. Grande Benfica6/10/12 19:53

    Que pena perdermos os trabalhos profundos e de grande envergadura do Grande e modesto Toni Barreto! Sinceramente, acho que desta não recuperamos! Proponho uma vigília para o demover!

    Todos, em força, a apoiar o Toni Barreto!

    Toni é o maior!

    Toni a Presidente!

    ResponderEliminar

  17. António

    Há uma frase que de muito repetida nem sei quantificar, é esta:

    """Eu falo muito ((autocritica)) mas só digo aquilo que me apetece."""

    Concordarás comigo se disser que possivelmente fui quem mais visibilidade te deu ((cheguei a apostar mais que uma vez como fazia passar os teus postes dos 50 comentários quando estavam mortos com meia dúzia. Olha que o que perdeu a aposta está a ouvir-nos))) durante por aqui dizes tu ""andaste"".

    Também acho que fazes bem ir pregar para outra freguesia, porque embora pesem muito outras razões razões, a verdade é que tu chancelaste o equivoco ((trocadilho)) já que a tua entrada foi originada porque alguém te confundiu com uma personagem publica que homonimamente responde como tu.

    Para alguém que com vestes de anjo enlameia outros com os epítetos de:

    Fundamentalistas, arruaceiros, malcriados, traidores, e ANTI-BENFIQUISTAS, porque divergem na opinião não passa de um adulador que encarna os principios de quem defende.

    Não fazendo eu parte dos escribas do blogue não me escuso de catalogar o teu comportamento digno de um rato de boeiro bem na senda daquele que se esconde dos sócios.

    Chegas ao ponto, no teu celerado comentário, de dizer que celebras derrotas. Sabes a demagogia ridiculariza.

    Tu que não foste à assembleia ostracisaste o relato feito em post ((por uma das pessoas do blogue que muito consideras, (((o que é de inteira justiça))) o Viriato de Viseu no blogue EDDG, essa sim uma análise isenta enquanto tu ainda conseguiste deturpar as cronicas feitas na imprensa por gente amestrada pois não faltam outras de colorido diferente e que a tua ""isenção"" aqui omitiu.

    Quando muitas vezes apelido aqui alguns comentadores como Benfiquistas de net refiro-me a jovens até aos 30 e cuja vivência vai pouco além dos ultimos 15, o tempo de massificação da internet.

    Isto para te dizer que embora já tenhas passado dos 60 ((desculpa durante muito tempo ter-te apelidado de ""quéque"" porque sinceramente pensei que andasse muito abaixo dos 30 ((como vês sou teu amigo e também por aqui anda quem sabe que isto é verdade.))

    Quase que apostos que pouco terás para contar aos teus netos, sobre as correrias atrás do benfica por esse país, das visitas á equipa em estágio por visitando os hoteis desse país, de cofundador de várias Casas do Benfica de noites e dias em inaugurações e aniversários das mesmas, das muitas assembleias a que foste, das amizades que travaste com presidentes, dirigentes, treinadores,jogadores roupeiros e outros funcionários, da força que fostes das a juniores e juvenis quando nas fases finais jogavam titulos em recintos secundários e apoiá-los e dara a cra contra os que os insultavam, que és ou foste sócio não só do Benfica mas também de muitas casa e no entanto terás deixado inacabadas tantas dessas histórias pois os netos já dormiam e tu retomarias no outro dia.

    Podes crer que não te odeio, porque não sou inimigo de ninguém, muito menos de Benfiquistas e se tenho inimigos não os conheço porque odiar é muito feito.

    Como diz um amigo meu:

    PARA PARA PENSAR.

    Abraço



    ResponderEliminar
  18. Aguia desapontada6/10/12 20:17

    Mas alguem e obrigado a gostar doutro alguem,eu nao gosto do Vieira pelas coisas mas que fez,eu gosto do Vieira pelas coisas boas que fez claro que nestes dez anos de mandato fez coisas positivas mas esta a quilometros de agradar a toda a gente eu aqui neste blog como leitor respeito as opinioes dos Pros Vieiras e dos anti Vieiras embora nao esteja de acordo com todas elas.
    Eu cresci com presidentes como Borges Coutinho e quando comparo este com o Vieira apetece-me logo gritar mas o Vieira tem alguma coisa de Presidente ou apenas esta em fase de aprendizagem o que em dez anos ja e muito tempo e por mais dez anos que fique nunca chegara aos calcanhares do Falecido Borges Coutinho.
    Ultima sugestao como leitor assiduo deste blogue se te fores embora Antonio vou sentir a sua falta todos os bons escritores deixam saudades so porque temos opinioes e preferencias diferentes acho que nao tem razao suficiente forte para nos deixar.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  19. Já devias ter deixado de escrever aqui, aliás achas-te o exemplo de benfiquismo e tás enganado! Tambem tens o "rei na barriga" só tu é que debates e dás ideias, mas no fundo não deixas sequer alguém ir contra ou desviar do teu raciocinío! Deves ter mais humildade e no fundo és igual a todos os que escrevem aqui, isto é, defendes LFV e não admites o contrário!
    Até sempre...

    ResponderEliminar
  20. Caro António Barreto, li muitos dos seus textos porque sempre vi neles uma exemplar defesa do Benfica e uma luta contra a podridão instalada no futebol português, e não só, porque ele não se separa da politica como bem sabem os mais atentos. Tenho ideia que nunca comentei nenhum, mas pela razão de evitar comentar o que quer que seja neste blogue. As suas razões para o basta são as mesma que me impedem, salvo raras excepções, a comentar o que quer que seja!

    Se desta vez o faço devo-o à sua assustadora conclusão de entre os benfiquistas se ter instalado o ódio. Fez-me pensar e rapidamente chegar à sua conclusão. Ele começa no ódio exacerbado e continuamente explanado, neste e em outros blogues, ao presidente do Benfica. Depois continua direccionado àqueles que o ousam defender. São os carneiros, os seguidores, os filhos do Rei-Sol e tantas e tantas outras coisas.

    A Assembleia-Geral que aprovou os novos estatutos é considerada como a golpada de LFV, já a que reprovou o R.C., é considerada como um acto democrático e um acordar dos sócios.

    Eles não entendem que a luta de todos deveria ser com o mostrengo. Que aqueles que defendem o Benfica e LFV, o fazem por vezes com alguma dor. Que também desejam o fim da podridão e anseiam por um "petardo" que traga a verdade ao futebol. Eles apontam agulhas a LFV como se a resolução dos problemas do Benfica passasse pela sua saída do clube. Quem vive neste nojento mundo do futebol português desde que o mostrengo lhe tomou as rédeas sabe onde está o problema e por isso não podia deixar de concordar mais consigo.

    Outra coisa em que estou plenamente de acordo é quando responsabiliza aqueles que diariamente debitam ódio a LFV. Eles não podem pensar que tudo é gratuito. A democracia exige responsabilidade a todos. Escrevem o que lhes apetece, sabem que são lidos por milhares e depois acham que não têm nenhuma responsabilidade.

    Quando a critica é substantiva e tem na análise a seriedade e independência de quem escreve é muito bem-vinda e faz-nos reflectir.

    Como entender que os sócios chumbem o relatório e contas um mês antes das eleições e não existir um único candidato que dispute as eleições?!?!?!?

    Isso não interessa porque o culpado de tudo é o Vieira!!!

    Bem haja e continue essa difícil luta porque o NOSSO clube bem precisa!

    ResponderEliminar

  21. Queres então critica substantiva???

    12 anos

    2 campeonatos

    540M€ passivo.

    Em falência tecnica.

    Como queres derrubar o mostrengo se apoias os seus apêndices para orgãos directivos.

    Quem se afirmou amigo do oliveirinha???

    Que anda em negócios com o Salvador e depois somos enxobalhados em Braga.

    Qual a empresa no mundo que aprovaria um relatório de contas com um activo de 15M€ e 113M€ de passivo.

    Qual o clube no mundo que tem mais de 100 jogadores sobre contrato sendo que a maioria nunca jogará na primeira equipa.

    Por hoje deixo só estas na esperança de que objectivamente me esclareças como posso apoiar algué que gerou estes resultados.

    ResponderEliminar
  22. Já pensaram que a história do petardo pode ter sido orquestrada por aqueles que tinham interesse em desacreditar a Assembleia?

    ResponderEliminar
  23. José Ramalhete: nahhh, impossível... Não creio que o Nosso Querido Líder tivesse astúcia para um plano desses... :D

    Eu queria mesmo era saber, caso não tem rebentado aquele petardo, o que é que os "Antónios Barretos" do nosso Clube iriam usar como desculpa...


    PS: Acho piada este senhor vir catalogar, com esses bonitos adjectivos, sócios e adeptos do Benfica que partilham de uma opinião diferente da ele e falar/criticar sobre acontecimentos numa AG ONDE NEM SEQUER LÁ PÔS OS PÉS...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez aquele senhor já tenha sido convidado para almoçar.

      Eliminar
  24. Quando alguém acredita que numa Assembleia com 600 sócios foram os portadores de 1 e 5 votos a decidir, nada há a dizer. É uma questão de fazer as contas. Fazendo as contas restam duas opções:

    . pensar pela própria cabeça
    . engolir o que a propaganda Vieirista manda escrever n'A Bola

    Assina este comentário quem lá esteve para depositar 50 votos contra e, tal como muitos outros que votaram no memso sentido, não integra nenhuma claque.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking