O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Os não-projectos, as quase-estratégias e os protagonistas da oposição

. 11 comentários


Não é segredo para ninguém que considero que uma das maiores perdas da Direcção de Luis Filipe Vieira foi Fernando Tavares. Porventura, até o próprio LFV concordará comigo neste aspecto. Ainda hoje considero que faz falta ao SLBenfica.

Pelo facto de pensar pela própria cabeça e de ter ideias próprias e sólidas, não estranho a vontade de Fernando Tavares de se manter activo por um SLBenfica melhor. Como demonstrou na entrevista que deu ao NGB, Fernando Tavares não é contra Luis Filipe Vieira, nem a favor, simplesmente não se revê em muitas das atitudes levadas a cabo pelo actual Presidente e considera viável que uma Direcção de união em torno do SLBenfica, "limpando" as personagens a mais no Clube.

Olhando ao perfil da pessoa que deu a entrevista ao NGB, não sou nada favorável à ideia de que terá estado por detrás seja do que for na última AG. Aliás, nem isso seria possível, pois já todos ficámos a saber que os culpados daquilo foram os bloggers do NGB, apelidados de anti-benfiquistas pelo António Barreto que optou por virar as costas ao blog, ao invés de continuar de forma absurda a defender o indefensável.

No entanto, depois da AG, quando vi que tinha dado uma entrevista ao Record, fiquei na expectativa sobre uma pergunta inevitável: Haverá candidato de oposição a Luis Filipe Vieira?

Infelizmente, a expectativa deu origem a uma tremenda desilusão. Não com a pessoa, porque mantenho o respeito pelas suas ideias e modelos - tal como respeito algumas das ideias e iniciativas de Luis Filipe Vieira - mas sim com a ausência de iniciativa... de alguém.

De 2009 até hoje, foram inúmeras as oportunidades de que quem não se revisse na liderança de Luis Filipe Vieira pudesse fazer oposição construtiva e activa no SLBenfica. Participação nas AG's? NUNCA; Envolvimento na discussão dos novos Estatutos? ZERO; Apresentação de ideias e alternativas? NADA.

Isso não é oposição! Deixar passar três anos e aparecer nos momentos menos positivos e/ou perto das eleições a recordar o que não está bem... não é oposição. É porem-se a jeito para serem criticados e, acima de tudo, não trazerem nada de positivo ao Clube.

Mas pior que tudo isso... é fazer essa identificação dos pontos negativos e não ser alternativa. A postura de "agora é que vai ser" não se adequa aos benfiquistas. Vir, ao cabo de três anos, dizer que serão alternativa para daqui a 4 anos e que até lá vão ser oposição activa e vigilante... Daqui a 4 anos, passaram 7 anos desde que identificaram o que acreditavam ser uma má liderança. 7 anos!!!

Da mesma forma que nunca confundi o Homem com o Presidente-decisor, tenho o maior respeito por Luis Filipe Vieira o que não me impede de discordar de muitas das suas decisões, não vou também confundir o Homem com o quase-opositor e por esse facto manterei todo o respeito por Fernando Tavares e pelos demais elementos que optam pela mesma via não interventiva.

Muitos dirão que iriam a votos e não venceriam... a esses responderei que pior que não conseguir é nunca ter tentado, pior que perder as eleições será não ter a oportunidade de mostrar aos benfiquistas que haveria alternativa ao formato de liderança e às decisões que entendem estar erradas.

Valha-nos ao menos a elevação com que, apesar de fugirem da iniciativa, não optam pelo desrespeito para esconder essa falta de vontade. Essa atitude foi mais característica de António Barreto quando optou por dar a cara nos seus tópicos, numa clara demonstração de falta de vontade de protagonismo.

Depois de ser ter dado a conhecer, não tardou até demarcar-se de todos os que escrevem neste espaço e, ao invés de defender as suas ideias, optou por criticar não as ideias dos outros, mas a conduta pessoal de cada um, distribuindo "classificações" a quem não pretende escrever com as respectivas fotografias, por certo esses sim com vontade de serem protagonistas perante a pureza de benfiquismo de alguém que optou por virar as costas de defender ideias absolutamente... nenhumas.

Importa pois recordar o António Barreto e muitos outros que por aí andam, que quando optei há uns anos por abrir este espaço a outros escribas, fiz questão de aqui juntar todas as correntes de opinião, assim houvesse a vontade de cada um de defender as próprias ideias. No NGB nunca houve, nem haverá (no que de mim depender) espaço para o "porque sim" ou para o "assim é que deve ser".

O NGB é e será sempre um espaço que NÃO ACEITARÁ a promoção pessoal de ninguém. Se não saisse pelo próprio pé, seria convidado a tal depois de começar a fazer regra na publicação da sua fotografia. Se quer promover-se... apareça nas AG, peça a palavra e opte por medir o benfiquismo dos presentes que discordem do que acredita serem leis.

No NGB não há leis, nem há nomes... há opiniões de gente de bem que não quer "um lugar ao sol", como diziam os Defins, mas sim uma oportunidade para falar da sua paixão pelo SLBenfica.

Venha quem vier por bem e nunca perguntaremos se tem a opinião A ou B. Que a tenha...
Por isso e porque continuamos a querer ser um espaço de referência, tal como há dias disse ao nosso escriba Tiago Pinto, teremos sempre as portas abertas a quem quiser aqui partilhar as suas opiniões e ideias. Sejam quem for, sejam quais forem. Se vierem por bem, a porta está aberta.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. JediVermelho8/10/12 22:56

    Pf, removam RGS da TV!
    Até DF ataca GA com muito mais frontalidade!

    ResponderEliminar
  2. JediVermelho8/10/12 23:06

    Parabéns por este brilhante texto e por radiografares tão bem o NGB, em particular António Barreto, personagem que diga-se começou muito bem. Apesar de não me rever nas opiniões dele, louvava-lhe a lucidez e algumas ideias! Mas rapidamente demonstrou a sua agenda. Mais "um polícia". E foi pena. Mas não foi o único, pois outros se colocaram em pedestal de benfiquismo, aproveitando-se de uma suposta moralidade e correção. Mas com a atenção que lhes foi dada, a máscara caiu! E é pena!
    "Venha quem vier por bem e nunca perguntaremos se tem a opinião A ou B. Que a tenha...". Caro GB, isto é mentira! Eu que quero pensar que ajudei também o NGB, segui outro caminho e fui vetado! VETADO por ter opinião! Portanto, caro GB, belo texto, bela radiografia dos adeptos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jedi,
      Tal como o nosso Glorioso clube, também este blogue tem extremos que chegue.
      Precisamos de um trinco e um bom defesa central.

      Eliminar
    2. JediVermelho9/10/12 12:47

      "Venha quem vier por bem e nunca perguntaremos se tem a opinião A ou B. Que a tenha..."
      A esta afirmação, junto: "Depois da saída do blogger fundador GeraçãoBenfica, o blog NovoGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas." E depois da minha participação no blogue, numa altura complexa, pensei que merecia mais consideração... No entanto, fui vetado! Ou seja, entra quem achares melhor?? E extremos? Porquê? A minha opinião é a minha, a tua é a tua. Ou consideras-te um GR?

      Eliminar
    3. JediVermelho9/10/12 13:52

      "...teremos sempre as portas abertas a quem quiser aqui partilhar as suas opiniões e ideias. Sejam quem for, sejam quais forem. Se vierem por bem, a porta está aberta." Isto é mentira? Ou achas que não vinha por bem?

      Eliminar
  3. Não admira que RGS esteja lá tanto tempo! Que vergonha!!!
    Quanto ao António Barreto, é pena que tenha virado as costas ás suas ideias é uma perda de opinião bem fundamentada quer na escrita quer na defesa dos seus!
    Pena também a desculpa ou melhor a falta dela para o seu afastamento, na minha opinião uma pessoa que aponta o dedo esquece que tam mais dedos virados á mesma!
    Quanto a este post nada de novo é o velho NGB aquele em que me revia apesar de só á pouco tempo participar! Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. De acordo com o teu texto quando te referes ao benfica e ao estado da sua não oposição. Em desacordo com a forma como tratas o A. Barreto! Não creio que a fotografia seja um desejo de protagonismo, mas sim um afirmar de uma identidade, contra a opinião anónima!A. Barreto assinou os seus textos com a sua fotografia da mesma forma que eu, de uma forma menos empenhada e frutuosa de certo, assino as minha parcas opiniões com o meu nº de socio! saudações no entanto pela clarividência da 1ª parte do teu texto. Abraço deste benfiquista

    ResponderEliminar
  5. Rui Sérgio Guerra9/10/12 00:29

    Caro GB e restantes BENFIQUISTAS,

    Desculpem o off-topic,...
    ...mas se não viram, gravem agora às 02.15h o Prolongamento / TVI24!

    MAS QUE GRANDE BENFIQUISTA É O MOZER!...

    Que nível NA DEFESA DO N/ BENFICA,... mas com objectividade, assertividade e... conhecimento REAL do que é o BENFICA e o Futebol!

    Que grande "lição de bola" (E DE BENFIQUISMO!)... de borla!...
    Calou-os a todos... C/TOTAL DOMÍNIO DO QUE É, E DEVE SER, O FUTEBOL!

    NADA QUE SE COMPARE àS "FIGURAS TRISTES E ENFADONHAS" do "cromo" do Fernando Seara! (Pois!...Vêm dali +/- 6.500€ /mês... à pala do SLB!)

    Já o disse e repeti várias vezes,...
    ...gostava de ver O MOZER A TREINADOR DO SLB... e O ÁLVARO a adj.!

    Mesmo c/ o plantel actual,... duvido que não fõssemos CAMPEÕES!

    Abraço de Palermo a todos vocês, caros GB e restantes BENFIQUISTAS,
    RSG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,
      Mozer, treinador principal pois claro que sim. Já deu provas no clube……………………não me recorda agora

      Álvaro, treinador frequentemente citado para treinar clubes ganhadores …………………não me recorda agora

      Ambos são abnegados benfiquistas de alma e coração. Não tenho qualquer divida

      Mas experimentalismos deste tipo já há um clube na segunda circular

      Não vamos quer concorrer com eles pois não

      VicTeixeira

      Eliminar
  6. Parabéns pela análise ponderada e objectiva. Eu não sou defensor nem opositor do Vieira (fez coisas boas e más como todos) mas acima de tudo sou benfiquista e compreendo que uma estratégia de desgaste do nosso presidente só pode criar instabilidade e beneficiar os nossos adversários. Por outro lado considero que deve haver oposição, construtiva, lúcida e que apresente alternativas. Deve haver debate e civilidade. Até porque isso obriga a maior exigência da parte da direcção. Já agora, em relação a Rui Gomes da Silva, não concordo com as críticas. Pelo contrário, acho que ele tem chamado os bois pelos nomes. É por vezes truculento e agressivo em demasia e outras vezes não tem a resposta na ponta da língua, como o Guilherme que a sabe toda. (São muitos anos nas Ligas, nas federações, nas UEFAs). Ou seja, o RGS é limitado mas qualquer modo, acho muito injusto dizer que ele não defende o Benfica. Nem se pode compará-lo com o mole do Seara, que passa a vida a dar razão aos adversários e ninguém lha dá a ele. O grande erro do RGS foi ter dito que não falava de arbitragens (estratégia desastrosa da direcção no ano passado) e depois ter que dar o dito por não dito quando o roubo começou a ser à descarada. Mas desde então parece-me que aprendeu a lição e tiro-lhe o chapéu por muitas coisas que tem dito, desde o Xistra ao Jorge de Sousa ao Vítor Pereira até falar abertamente do sistema. É, para mim, dos menos maus dos "comentadeiros", sobretudo nesta fase em que estamos em que o importante é denunciar com todas as letras o sistema podre do futebol português.

    ResponderEliminar
  7. Em relação à oposição fico triste se realmente não aparecer nenhuma alternativa nas eleições porque mesmo não ganhando traria vitalidade e debate ao nosso clube que bem precisa de uma reflexão aprofundada ... Por vezes não entendo esta revolta contra a critica quando esta pode ser muito importante para o Benfica já que quando é bem feita pode trazer novos caminhos e novas alternativas a quem as souber aproveitar ... Ao invés de algum discurso belicoso em relação a todos os que discordam do nosso presidente deveria-se perceber que se calhar estamos no momento mais certo para fazer um balanço e constatar o que se passou nestes mandatos ... Até os apoiantes de Vieira creio se forem inteligentes tem interesse que haja discussão para o seu candidato sair mais legitimado no fim disto ... Eu pessoalmente creio que é necessário uma mudança no Benfica ... Penso que Vieira independentemente de nunca ter concordado com o estilo do mesmo desde sempre certamente concretizou coisas boas porém se calhar era a hora de passar o testemunho, de concretizar uma renovação, de perceber que está desgastado e que precisamos de uma direcção forte e diferente ... Creio no meu entender que precisamos de uma estrutura no futebol mais forte, com menos Carraça e mais Rui costa ou outro dirigente mais competente ... Penso que é necessário um novo técnico menos teimoso e mais aberto à modernidade que acompanhe a nossa formação mas que também personifique uma mentalidade vencedora de uma maneira consequente sem tiros nos pés constantes ... Enfim ... precisamos de uma nova estratégia de comunicação, de romper com a Olivedesportos definitivamente e sem medos, de fazer da Benficatv um canal ainda mais dinamizador do clube e dos benfiquistas, de não ter medo do Porto e de lhes fazer frente mas sem entrar no jogo mesquinho que eles querem, sem guerrilhas faceis mas com eficácia e determinação ... Saudações Açorianas e só espero que saibamos todos juntos ultrapassar os nossos problemas e que alguns percebam que apesar de sermos diferentes, ou de termos ideias distintas não é nada pessoal ... Todos aqui querem é ver a bola lá dentro, festejar cada golo,cada jogada,cada defesa, cada celebração do nosso glorioso ... Desde os seis anos que sou benfiquista e aprendi a amar este clube apesar das fases menos boas porém não me peçam para ficar quieto quando vejo o Benfica numa fase um pouco complicada e confusa ... Só exigindo uma cultura de vitória e de confiança é que voltaremos a ser o que sempre somos ... O Glorioso

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking