O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A transparência e a coerência nas eleições do Benfica! (Parte I)

. 20 comentários
Há dois assuntos que têm sido muito (de)batidos aqui no NGB, por um lado, a ausência de um frente a frente entre os candidatos e, por outro lado, os anos de sócio de LFV. Abordarei as duas questões em dois textos distintos.

Comecemos pela questão do debate. É óbvio que Rui Rangel necessita do debate como pão para a boca. Toda a gente já percebeu que o máximo que Rui Rangel conseguiu no seu programa foi fazer um esboço do trabalho de LFV e, como tal, procura um frente ao frente com Luís Filipe Vieira para fazer uso das suas, reconhecidas, capacidades oratórias. Legítimo, absolutamente legítimo, cada um luta com as suas armas: Vieira com obra, Rangel com palavras!

Mas agora deixem-me perguntar àqueles que aqui mais têm defendido este frente a frente como imagem de um Benfica democrático: a ausência de um frente a frente impede o debate? Obviamente, não! As entrevistas dos candidatos e as diversas intervenções públicas servem para isso mesmo, mas talvez o objectivo de Rui Rangel não seja esclarecer mas sim confundir… Aliás, não foi ele que andou a citar os 500 milhões de passivo, número pelo qual o Correio da Manha pediu desculpa em editorial? Isso é esclarecer?

A campanha de Rui Rangel tem insistido na questão dos resultados desportivos, tentando capturar alguma insatisfação dos adeptos com a ausência de vitórias consecutivas. Podia até ser uma jogada inteligente…Vamos imaginar que Rangel e quem o rodei entendia alguma coisa de futebol, que tinham acompanhado o Benfica nos últimos anos, que sabiam quais os jogadores do Benfica (estou à espera da lista dos 95) e poderiam, assim, construir um projecto desportivo. Projecto esse encarnado por pessoas alinhadas com a liderança de Rangel, mas não, apesar de acharem que o Benfica ganha pouco acham que Jesus e Rui Costa são as pessoas certas no lugar certo…Isto é esclarecer?

O frente a frente, sob a capa de democraticidade, pretende encerrar um tipo de campanha delineado por Rangel e seus companheiros: o ataque ao homem! Porque é disto que se trata, Rangel, os seus vice, os blogues associados, tudo serve para se centrar na figura de Luís Filipe Vieira. E o Benfica? Para o Benfica as ideias são…zero!

O sonho de Rangel é ser o Romney das eleições do Benfica…ou seja, como não tem programa alternativo, ideias válidas e, nem sequer, consegue falar do Benfica actual sem cometer erros procura em debates onde através das suas capacidades oratórias possa confundir e ludibriar os Benfiquistas. Termino com o exemplo da prestação de Martim Borges Coutinho no debate de sábado à noite na SIC notícias. Foi-lhe dado tempo e oportunidade para apresentar o seu projecto, contudo ele perdeu-se em conversas demagógicas, conseguiu dizer que o Benfica tinha mais insucesso desportivo nas modalidades do que sucesso (não sei quem conseguiu fazer aqueles gráficos sem se rir) e até mostrar gráficos com os títulos dos FCP… no final, queixou-se do tempo que teve para apresentar o projecto…

É assim a candidatura de Rangel, critica os estatutos e depois convida Ribeiro e Castro (membro da equipa de revisão dos estatutos) para mandatário, reclama oportunidades para mostrar o projecto e depois não consegue fazer mais do que apresentar banalidades como: “Pretendemos implementar uma estrutura profissional e simplificada competente que desenhará um plano de curto, médio e longo prazo para a área do futebol, sempre com valores benfiquistas como o esforço, a ambição, a entrega e as vitórias em mente…”
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. O Sucesso das modalidades foi este ano, e os outros 9? E a lista de 85 ou 86 jogadores (que diferença para os 95...) anda por ai, é só procurar um bocadinho. E relembro que quem começou com ataques pessoais foi LFV, ao comparar Rangel a Vale e Azevedo, e ao chamar cabeças vazias à lista B. Mas depois quem anda atrás das ideias da lista B é a lista A (componente social, a não renovação com a Olivedesportos(quando se ganharem, vão renovar...)

    ResponderEliminar
  2. Esse texto é fraquinho, gosto mais deste:
    http://ndrangheta.blogspot.pt/2012/06/tiago-pinto-barraca-e-tua-desta-vez.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada22/10/12 20:23

      Como as opiniões mudam em meia dúzia de dias... Mudar a opinião não é vergonha nenhuma se entre uma e outra (opinião) as situações se alteram, se corrigem, para melhor e positivamente!
      Agora mudar de opinião num mês e meio, mais coisa menos coisa, faz desconfiar... Aqui há gato... Esperemos para ver qual o "tachito" que o Tiago vai ter depois de 26 de Outubro!

      Eliminar
    2. Sem dúvida que esse discurso é mais interessante.

      Ou como os fliks-flakes não acontecem só aos Pragais e aos Monizes ...

      Eliminar
  3. Tiago, ainda bem q te deste a tentar defender o indefensável.

    Faço questão de te responder.....

    Num topico dedicado so a ti, olha a honra!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois do que Vieira disse do Moniz e do Varandas convida-lo para a lista dele... Ainda assim queres falar do Ribeiro e Castro?

      Eliminar
    2. O Martim tem uma coisa que tu e eu nunca teremos: o legado do grande Borges Coutinho.

      Devias ter se calhar outra humildade.

      Por falar em Romney, nao te esqueças que ele no debate com o Obama passou para a frente das sondagens e precisou que viesse o Vice fazer de "animal de tv"

      Ja agora, porque nao comentas a prestação do RGS ontem onde ficaram bem evidentes diferenças de enquadramento dele e do que tem sido dito pelo Presidente e pelo Presidente II (Moniz)

      Eliminar
    3. Geracao, obrigado pela honra.

      eu acho que leste o texto muito à pressa, eu citei o exemplo do ribeiro e castro apenas na questão dos estatutos, não se trata de uma opinião - que pode mudar- mas sim de um trabalho consistente de uma equipa de revisão dos estatutos e depois um membro vai ser mandatário de uma lista que faz dos estatutos um cavalo de batalha...

      o legado de uma personalidade tão importante vale tudo? ainda aqui há dias vi pessoas indignadas pelo facto de a filha do torres integrar a comissão de apoio...

      O teu comentário acerca das eleições norte americanas dá razão ao meu post, não esteve em questão os projectos de ambos, mas a capacidade de Romney em argumentar...

      Eliminar
    4. Ah nao esta em causa o projecto, mas a astucia???

      I rest my case!

      Eliminar
    5. É isto a democracia! Uma pessoa tem uma visão diferente e está a defender o indefensável!

      Vá, sejamos todos ditadores, a minha razão é a razão da razão, a tua é cegueira!

      Sem demagogias, aceita que possam existir opiniões diferentes e totalmente válidas! Não são como as tuas e ainda bem, senão não existiam discussões!

      E porque tens de responder? Até parece que foi uma carta que te enviaram!

      Eliminar
  4. Parabéns Tiago, vai ter um post de resposta!!! Como as coisas mudam... Prepara-te...

    ResponderEliminar
  5. O Martim não tem nada para além de benfiquismo e o nome (motivo pelo qual lá está), é ingénuo (atestou que nem ele sabe o que vai fazer), não domina números nem pastas, portanto comprova-se que é mais uma das muitas demagogias da lista B em torno de um «benfiquismo exclusivo».

    Mas admito que possa parecer competente em casos extremos de cegueira...

    ResponderEliminar
  6. Acho que o Tiago não percebe coisas simples e fundamentais. Em democracia e no Benfica em particular, sempre foi esta a forma de defender as posições diferentes. Com discursos e estratégias muito discutíveis e discutidas entre adeptos.

    Agora não perceber que democracia significa escolher e que escolher significa debater, mesmo que cada um dos que debatem, nao o faça com as palavras que nós queremos ouvir, isso é de um ridiculo dificil de qualificar.

    Dou pois o exemplo de Vale e Azevedo, possivelmente o Tiago era um menino em 2000, mas JVA acusado de tudo e mais alguma coisa, aceitou um debate com um bêbado que, bem instruído, levantava um papel a dizer MENTIROSO de cada vez que o outro falava. Foi edificante na sua perspectiva? Foi apenas Benfica ... como também seria se JVA levantasse um papel com a palavra BÊBADO de cada vez que o bêbado falasse ...

    Quanto a ética, palavra que o Sr.º Vieira descobriu há dias, onde está a ética de um tipo que acusa JVA de ser o maior coveiro do Benfica, quando ele próprio beneficiou dos protocolos que JVA fez com o Alverca para promoção de jogadores que o Benfica contratava ao Corinthians Alagoano? Ou que beneficiou do trabalho de JVA quando o ignorante desceu o Alverca e foi o tal coveiro que impediu que a descida de de divisão se consumasse, "obrigando" a Liga a cumpri o acórdão Leça?

    Na minha educação há uma coisa que se chama gratidão. Se Vieira não gosta de JVA, que dizem ter-lhe pegado no braço e posto-o fora de casa quando foi lá com o Simões explicar o negócio Deco (curiosamente, foi o Jorge Mendes que o intermediou para o FCP ...), ao menos desvie a conversa nesse tema. A não ser que esteja a ser bem pago para fazer este papel, ou que tenha expectativas de ganhar muito dinheiro, por fora, se for eleito novamente ...

    ResponderEliminar
  7. ripa na rapaqueca22/10/12 20:40

    às super estrelas que têm estado todos os dias em directo num programa de tv com o imbecil do telmo correia a interromper cada linha de raciocinio q tenta estabelecer. só gente muito imbecil nao consegue perceber a pressao de estar num estudio de tv caso nnc la tenha estado. não é propriamente a tipica conversa de cafe.. mas aqui os iluminados apoiantes de lfv acham q toda a gente tem q ser aquilo que não é ( deve ser do hábito com lfv & companhia). O Martim vale pelas ideias e pelo projecto. Vale mais na porra da ponta da unha por ter abertura para discutir um assunto que qualquer acéfalo que impede o debate de ideias sem qq argumento que o comprove.

    saudações benfiquistas,

    ripa na rapaqueca

    ResponderEliminar
  8. Fernando Coimbra22/10/12 20:45

    Caro Tiago,

    Permita-me lançar uma discussão:
    "O sonho de Rangel é ser o Romney das eleições do Benfica…ou seja, como não tem programa alternativo, ideias válidas e, nem sequer, consegue falar do Benfica actual sem cometer erros"

    Não sei o que o Tiago anda a ler, mas eu já tive oportunidade de ver ideias alternativas, filosofias alternativas, e bastantes ideias válidas. Se quer falar de erros, que tal falar de um candidato a lugar na SAD da parte de LFV que também não sabe calcular o passivo real?

    Será uma ideia válida baixar dias antes das eleições o preço de quotas e bilhetes? Será uma ideia válida lembrar-se da formação antes das eleições?

    Será uma ideia válida colocar um vice da sua direcção a enviar emails e cartas a pedir satisfações a bloggers? Ou intimidar comentadores televisivos que não seguem a doutrina?

    Eu não esqueço o bom que LFV nos deixou, mas não esqueço a podridão que se foi apoderando do SLB. O Eagle01 levantou ainda uma questão mais fundamental. A definição de democracia e o lugar dos debates. Essa percepção é um dos garantes da honestidade e da sua verificação. Escolhas sem debate, são um pouco como ir à caça de olhos fechados.

    ResponderEliminar
  9. Benfiquista do Porto22/10/12 23:42

    Ò Tiago Pinto se Rangel não tem projeto, LFV tem? Qual? Que tipo de projeto defendes sem ser o de ganhar titulos? Museus? Aumento constante de passivo? Apoiar e elogiar o sistema? De 4 em 4 anos dizer que este é o rumo que queremos? De LFV depois de estar no Benfica entrar para os 50 mais ricos de Portugal? Encher o bolso ao Jorge mendes? Tem vergonha na cara nem pareces do norte!

    ResponderEliminar
  10. Johnny Rook23/10/12 14:34

    Tiago,

    O que é que andas(ainda) aqui a fazer? O efeito mágico da tua intervenção na AG já passou. Já não serves. Eles já não gostam de ti.

    ResponderEliminar
  11. Vieira não têm projeto isso é de rir. O homem que em 10 anos nos devolveu o Benfica e as vitórias, só não foram mais devido ao que todos sabemos a reinar á 20 anos no nosso futebol. Viu o ano passado e já se viu como começou este.
    Mas sim este Rangel carregado de dividas vem para o SLB para um lugar não remunerado, quem lhe vai pagar as dividas... Jóse Veiga e Vitor SAntos « Bibi» entre outros mafiosos que só se querem vingar do Vieira usando o Benfica.

    ResponderEliminar
  12. Perguntem então ao juiz Rui Rangel se recebeu o emblema dos 25 anos? Falam de coisas que não sabem. E querem passar a ideia que Rui Rangel gosta das modalidades, nunca o vi lá sentar o rabo em nenhum dos pavilhões. Nem sequer o ouvi falar de modalidades, apenas do futebol!
    É obvio que Vieira foi inteligente ao recusar qualquer debate, porque não é o seu ponto forte, e que certamente era o que Rangel precisava.
    A campanha de Rangel passa por estar constantemente a mandar “bocas” ao candidato rival, e não fala das modalidades (onde o Benfica está a ter bastante sucesso!), falando apenas do passivo e do futebol. Tem um projecto bastante fraco para quem quer ser presidente do Benfica!
    E depois tem Ribeiro e Castro na sua direcção, que ainda há um mês a elogiar Vieira e passo a citar: “O passivo não se resolver de um dia para o outro. Há coisas de que discordo, e critico, mas não conheço ninguém melhor para o lugar do que LUIS FILIPE VIEIRA”. E agora está como mandatário do Rangel. Pergunto eu, onde está a coerência? Chama-se a isto… chamaram-no para um tacho!

    ResponderEliminar
  13. Very nice article, just what I needed.
    Here is my web site ... chelsea transfer news cavani

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking