O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 1 de setembro de 2012

Transferências e afins

. 12 comentários
Finalmente, o tão desejado Setembro chegou. Desejado por um motivo apenas: a sua chegada é sinónimo de fecho do mercado de transferências... bem, pelo menos em grande parte da Europa. As últimas horas do dia de ontem foram passadas com expectativa e, até, com alguma (vá, muita) ansiedade:

* “Javi Garcia, sai? Fica? Já é oficial? No site do Benfica ainda não está la nada...” – toda a gente sabia que seria uma forte hipótese, até porque o clube precisava/ precisa de fazer um encaixe financeiro significativo. Mas... e “aceitar”, ou melhor, interiorizar isso? Ao fim e ao cabo, além de ser um grande atleta, como toda a gente sabe, estava em causa a saída de um jogador “à Benfica”, com a garra e a determinação necessárias. Ainda havia uma pequena (muito pequena!) e descabida esperança, pois  para além de ser um grande atleta, como toda a gente sabe, estava em causa a saída de um jogador “à Benfica”, com a garra e a determinação necessárias.

A verdade é que já é jogador do Man. City. Que seja feliz e que tenha muito sucesso!!! Os Benfiquistas só têm a agradecer. Até breve, seja com que camisola for. Para a posteridade, aqui fica uma declaração de Javi ao nosso (que também é dele!) Benfica, aquando da conquista do último campeonato:



* uma palavra, também, para Saviola, apesar do seu futuro já estar resolvido há alguns dias. Um grande OBRIGADO, “El Conejo”. No seu percurso no Glorioso, irei sempre lembrar a sua primeira época. Foi uma peça fundamental na conquista do título. Que classe de jogador Nunca me esquecerei, também, dos passes fantásticos trocados com Aimar. De facto, comprovamos que podiam jogar de olhos fechados. Não esteve ao alcance de qualquer clube ver “El Conejo” e “El Mago” jogarem juntos.


Apesar do mercado ter encerrado – como sempre – à meia noite de 31 de Agosto, a verdade é que o mesmo não se passou com alguns poderosos mercados. É o caso da Rússia. Dizem “por aí” que Anzhi está em Lisboa para levar Witsel, Gaitán e Rodrigo, por 90 milhões de euros.

Antes de ir à hipotética proposta acima referida, uma nota apenas para o mercado de transferências e para o que a comunicação social (CS) faz dele, sobretudo a portuguesa. Muitos jogadores “entram” e “saiem” do Glorioso. Desde a abertura do mercado que perdi a conta aos jogadores que vinham para o clube. Eram autocarros e autocarros deles!! Para não variar, num mar de jogadores, acertaram em um ou dois, grosso modo falando.

Deste modo, é sempre com especial agrado que assisto ao encerramento das transferências, ainda que haja excepções (bem sei que são campeonatos diferentes, o de Portugal e o da Rússia, por exemplo - com outro modo de funcionamento, sobretudo no que respeita às paragens -, mas deveriam tentar uniformizar os mercados. Afinal, o russo encerra a 6 de Setembro – salvo o erro! -, pelo que são poucos dias de divergência, que podem fazer a diferença!). Acabou-se a festa... por enquanto!

Num futuro muito próximo, vamos ler notícias que alguns jogadores, que estiveram na mira do SLB, colocados, naturalmente, na rota pelos "pasquins", não quiserem vir (já temos o caso de Eliseu, noticiado pelo Record, que preferiu ficar no Málaga, essa grande potência do futebol mundial; só falta saber se - partindo do pressuposto que houve contactos entre os clubes - foi o Eliseu que não quis vir, ou se foi o Benfica que ou não ficou agradado com os termos do negócio ou que repensou na contratação, por algum motivo!).

Daqui a nada já vamos, também, assistir às compras de Inverno (serão, antes, “presentes de Natal”?) do Enorme Benfica. De facto, há coisas que nunca mudam. Mas acabo por compreender, visto que só capas de jornais (e não só) relacionadas com o nosso clube é que vendem. A propósito, diziam, há dias, que a deslocação do Benfica a Setúbal era o abono de família da equipa local (o mesmo se aplica, “mutatis mutandis” às restantes equipas do nosso campeonato!). Aproveito para dizer que a receita gerada na imprensa por causa das notícias do Benfica é o ordenado de muita gente.

E para finalizar o tema "CS", esta está a falhar. Leio inúmeras vezes que o Porto desvia vários jogadores ao Benfica. Então e o Lima?? Não terá sido desviado ao Porto?? Há uns dias faltou uma brilhante capa a dizer algo do género: "Lima no FCPorto", que seria corrigida com uma outra capa no dia de hoje: "Lima assina pelo Benfica".

Agora sim, abordando a mais recente e alegada proposta para levar três jogadores nossos de uma só vez, quero desde já dizer que não deixa de ser com algum agrado que vejo grandes e poderosas equipas a admirarem e, posteriormente, a desejarem, pelo menos, metade (e acho que não é exagerado!) da nossa equipa. É sinal que temos grandes jogadores.

No entanto, há propostas, e portanto eventuais saídas, que assustam. Quererem levar logo três jogadores-chave é, numa primeira impressão, assustador.

Não sei se a proposta tem algum fundamento, mas, pensando bem, não seria mau de todo. Temos imensos jogadores, não só na equipa principal, como na «B», com grande qualidade e com categoria para colmatar algumas saídas. Talvez o mais penoso para a equipa, depois da transferência de Javi, seria a saída de Witsel, outra peça fundamental do nosso onze. A ver vamos, com a certeza e a confiança de que temos soluções.

Transferências à parte, amanhã temos mais um jogo, que é para vencer!!! Que a Catedral esteja bem composta, para empurrar a equipa para mais uma vitória!!!

CARREGA BENFICA!!! 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários


  1. Querem 3 jogadores nossos???

    100M€............é muita massa mas só se por para aplicar intregralmente esse valor no abatimento do passivo.

    Se for para esbanjar, NÃO.

    VAMOS LÁ FAZER UMA GRANDE EXIBIÇÃO AMANHÃ E GANHAR FOLGADO.

    Ando morto por uma grande exibição, com categoria e personalidade.

    Vamos a eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh, concordo, Conde!!! Acho que qualquer um vacila com semelhante proposta...

      Até os comemos!!!

      Eliminar
    2. Desculpem a intromissão, mas pela 1ª vez, estou de acordo com o Conde. Até parece incrível!

      Eliminar
  2. Dizer que o Javi Garcia sai porque o Benfica precisava de fazer um encaixe financeiro é um contra senso pois recebemos 20 milhões + 3 (possivelmente) mas entretanto gastamos antes: 8 milhões com Ola John e 11 milhões com Salvio, seriam estas contratações necessárias quando tínhamos Nolito, Gaitan, Bruno César, Melgarejo, Urreta e Hugo Vieira? Seria ou será que Lima veio colmatar alguma deficiência no plantel ao nível dos avançados depois de lá termos Cardozo e Rodrigo, e depois de dispensarmos Saviola (de BORLA), Nelson Oliveira e Rodrigo Mora? Ainda mais quando se gastam 4,5 milhões no último e ele tem nada mais nada menos que 1 ano a menos que Saviola? Então dispensamos o Saviola porque tinha um ordenado muito elevado e depois vamos gastar 4,5 milhões no Lima e ainda temos de lhe acrescentar o valor dos ordenados!!!

    Onde se vislumbra nesta charada de operações a necessidade de encaixes financeiros? Então precisamos de encaixes e oferecemos Saviola ao Málaga? Oferecemos Michel que nos custou 1 milhão depois de pagarmos 4,5 milhões pelo Lima ao Braga? Quanto vale o passe do Lima afinal???

    Já agora onde está a validade DESPORTIVA destas operações? Porque razão, se queriam ou pensavam vender alguém como o Javi, não se acautelou esta saída fazendo jogar mais tempo o Matic na pré-época e mantendo um dos tais miúdos da equipa B na equipa principal para ir rodando com os mais velhos?

    O último parágrafo que escreves só se pode concordar com ele se estivermos a jogar FM na playstation porque sequer pensar nisso como "não seria mau de todo" é no mínimo discutível: 1º porque mais uma vez estaríamos a vender abaixo das cláusulas de rescisão dos jogadores e 2º porque então poderíamos pensar em lutar por um lugar do 7 ao 10º lugar neste campeonato.

    Já agora e assumindo como verdadeira esta oferta e tendo em conta que Witsel tem 40 milhões e Rodrigo tem 45 milhões de cláusula de rescisão isso quer dizer que Gaitan passaria a valer 5 milhões... é isso?

    Penso que ser do Benfica é concordar quando se deve concordar mas discordar quando as coisas não estão correctas, e esse texto que escreve parece-me, na minha opinião estar assente em pressupostos errados, mas é apenas a minha opinião...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro/a Conversa Fiada,

      São opiniões, respeito-as, mas como sabe, cada um tem as suas... ou vivemos numa ditadura e eu ainda não me apercebi?? Se está à espera que critique o Benfica, a torto e a direito, não conte comigo!!!
      Você é que está a falar de algumas contratações, que eu nem sequer mencionei.
      Quanto ao último parágrafo, mais uma vez lhe digo: são opiniões! É muito dinheiro que está em causa... e o Benfica nem precisa de realizar dinheiro nem nada!! Quem me dera que não saíssem, mas também tenho noção das coisas... esse seu comentário derrota as soluções, que não são poucas, para os lugares em causa. Temos muita gente, tanto na principal como na B, capaz de ocupar o lugar.
      Não me venha com moralismos, o que é ser do Benfica, etc. Ser do Benfica também é, entre muitas outras coisas, respeitar a opinião dos outros, algo que você não fez aqui e agora.

      Saudações Benfiquistas! E obrigada por ter tido o trabalho de ter o texto, bem como de fazer um longo e pertinente (em alguns aspectos) comentário.

      Eliminar
    2. É mesmo conversa fiada.

      Eliminar
  3. Espero que essa oferta dos russos não nos faça perder a cabeça.
    É que é mesmo uma pipa de massa, que põe à roda qualquer gestor a necessitar de tapar buracos.
    E se dissermos que não e eles voltarem à carga com 100 milhões?

    Já o Lima, que parece podia sair em Janeiro a custo zero, foi um negócio das Arábias para o Salvador. Com aqueles 4,5 milhões mais o Mitchel em definitivo, comprámos acima da clausula.
    Foi mesmo para o roubarmos aos corruptos, porque o peidoso tentou-o até ao ultimo minuto. O Lima até teve que desligar o telemóvel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de perder a cabeça, digo eu!

      Concordo consigo, Viriato de Viseu!
      Quanto à parte final do seu comentário, que engraçado, ninguém fez referência a essa pressão!

      CARREGA BENFICA!!!

      Eliminar
  4. que post sem sal.

    enfim..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh. Muito obrigada pelo seu comentário!

      Já o referi em cima, mas volto a dizê-lo: não contem comigo para o "bota a baixo" que muitos vocês tanto gostam!

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  5. Maria, este assunto já tinha sido explorado até à exaustão aqui neste blog, e vc não trouxe nada de novo. NADA!!! NADINHA!! e quando assim é, vale mais ficar quieta.
    desculpe a franqueza.
    obrigado


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O unun,
      Vê a coisa por este prisma,
      Houve centenas de posts na Gloriosasfera a bater em tudo o que mexia a propósito dos transfrências, clausulas, Javis, Silvios, Eliseus, Nolitos, Limas e etc.
      De maneira que, a Maria da Fonte vir mudar, retocar e regar as flores cá do Blogue, até que foi um belo interlúdio.
      Não achas???

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking