O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Analogia: Benfica e Portugal, Declínio ou Inversão?

. 12 comentários
A analogia entre o SLBenfica e a actual situação económica e social de Portugal é interessante de efectuar. Porventura pode não ser justa. Ou ser. Digam-nos a vossa opinião:

Passos Coelho chegou e rapidamente escolheu Sócrates como a causa de todos os males e a desculpa para toda a austeridade muito acima do que estava sequer previsto, muito acima do que o próprio Sócrates apontava.

Já Luis Filipe Vieira, ainda hoje faz referências obrigatórias a João Vale e Azevedo, 12 anos volvidos da sua passagem pelo SLBenfica. JVA tem sido o exemplo do passado e a justificação para que reconheçamos a bondade das decisões da Direcção.

Sócrates saiu do Governo como um incompetente e, porventura, alegadamente corrupto. João Vale Azevedo saiu com a mesma catalogação. Ambos estão a braços com a justiça.

Passos Coelho (como Luis Filipe Vieira) chegara para corrigir o passado e voltar a erguer o país (outro o Clube). Curiosamente, volvido algum tempo o défice (tal como o passivo) cresceu de forma impressionante, apesar das medidas impostas.

Enquanto o povo português anseia por emprego como nunca e os empregados anseiam que não lhes seja cortado tanto que não lhes permita fazer face às responsabilidades, os sócios do SLBenfica vêem também o FCPorto aproximar-se cada vez mais em titulos conquistados globalmente e de campeão, ao mesmo tempo que escasseiam os momentos de glória.

Curiosamente, Passos Coelho enquanto "enviado especial" do verdadeiro Primeiro-Ministro Sombra (Miguel Relvas), tem assegurado e pactuado com o desenvolvimento dos negócios desse mesmo PM Sombra, enquanto Luis Filipe Vieira goza hoje de uma saúde financeira (fruto do seu trabalho e notoriedade, é certo) que não tinha quando chegou ao SLBenfica.

Juntamente com isto, os amigos do Governo de Passos Coelho continuam a apresentar lucros gigantescos em contraciclo com o empobrecimento do povo e da classe média e os seus amigos de negócio vão aumentando a sua influência em Portugal - como é o caso do angolanos. Por analogia, António Salvador é um empresário com cada vez mais sucesso, tal como o seu clube (rival do SLBenfica) que já registou finais europeias recentes, Fernando Gomes chegou à Liga e à FPF e já manda no futebol nacional, Joaquim Oliveira mantém a sua hegemonia em tudo o que tem a ver com o futebol português... enfim.

Esta analogia é um mero exercício de comparação e não pretende retratar a opinião de ninguém, nem efectuar qualquer crítica. Não tem como objectivo avaliar o trabalho do governo ou da direcção do SLBenfica, mas questionar se os caminhos que estão a ser seguidos são mesmo os mais correctos para um Povo e um Clube. Não se trata de desafiar que pensemos sobre os decisores (com honestidade, não me parece que haja - à data de hoje - melhores alternativas), mas sim sobre os caminhos que estão a ser escolhidos.

Fica a questão aos leitores: É justo fazer-se esta analogia? Porquê?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Não me parece uma comparação justa. Quanto muito pode-se comparar Passos Coelho a Vilarinho: ambos herdaram situações caóticas e tinham as mãos atadas mal tomaram posse. A partir daí são coisas diferentes...

    ResponderEliminar
  2. O Tottenham falhou a contratação de Moutinho, mas o seu presidente continua apostado em “pescar” no Dragão e, desta feita, o alvo nem sequer é um jogador. Segundo noticiou ontem o “London Evening Standard”, o presidente dos spurs, Daniel Levy, pretende reforçar o seu clube com o Chief Executive Officer (CEO) do FC Porto, Antero Henrique.



    A ideia do líder do emblema londrino passa por juntar uma dupla que fez muito sucesso no FC Porto, em 2010/11. Nessa época, a única em que trabalharam em conjunto, André Villas-Boas e Antero Henrique levaram o FC Porto à conquista de quatro títulos em cinco possíveis, incluindo a Liga Europa. A referida publicação lembra que o CEO portista também foi cobiçado pelo Chelsea, quando Villas-Boas se transferiu para os blues e, tendo isso em conta, conclui que a passagem de Antero Henrique para o Tottenham “é uma tarefa extremamente difícil”.

    TADINHOS
    INOCENTES

    ESTES INGLESES NÃO SABEM
    QUE ESTA GENTE SEM O KIT COMPLETO
    LARANJA/PRETO NÃO VALEM NADA ?


    ResponderEliminar
  3. "O Carlos Xistra não terá feito a melhor exibição, ou a exibição que ele próprio queria. E independentemente de todas as pessoas que estejam incomodadas, ofendidas ou chateadas com os erros de arbitragem, não há ninguém neste país mais triste e incomodado com a situação, do que Carlos Xistra” – Pedro Henriques, ex-árbitro na Rádio Renascença em 24 de Setembro

    EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEEHHEEHH

    ResponderEliminar
  4. Julio Moreira26/9/12 15:20

    A analogia parece-me correcta, em termos gerais.
    Que não em termos pessoais.
    Vejamos. O País encontra-se nesta situação como resultado da progressiva perca de principios, valores e transparencia de processos por parte da classe politica.
    E aqui é todo o sistema politico que é colcocado em causa e não o partido A, B ou C.
    O Benfica encontra-se na situação em que está porque não consegue impôr ao actual Poder, comportamentos isentos, transparentes e ausentes de jogadas subterraneas junto de uma classe arbitral corrupta até á medula.
    Portanto a situação é análoga e a sua saída, de forma sustentada, só poderá ocorrer sob pressão popular.
    Cidadãos num caso, massa adepta noutro.

    ResponderEliminar
  5. RedSpecial26/9/12 15:40

    A analogia é justa e explicada no 2º e 3º parágrafos. Daí não perceber a dúvida. E tal como no país, a população benfiquista tem razão em ficar preocupada, pois o poder na Luz (SAD, note-se) já mostrou incapacidade total, mas a oposição nem existe, amordaçada que está pelo poder bancário que LFV trouxe para dentro do SLB e que tolhe desde logo qualquer movimentação! E mais uma vez, deixo no ar a sugestão ao NGB: uma reflexão profunda da inexistência de oposição no SLB perante o caótico estado da SAD, ao nível financeiro e desportivo.
    Quanto à blogosfera, creio que deve se assumir como uma verdadeira solução! Pessoalmente, como não acredito mais nesta direção, creio que está na blogosfera a resposta. E ela passa por esclarecer os benfiquistas. Sobretudo os com mais peso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada26/9/12 19:29

      Estou absolutamente de acordo. Mas onde tem os blogers entrada? Nas rádios? Nas televisões? Nas casas do Benfica? Seria bom. Mas quem lhes abre as portas?
      O ideal seria mesmo fazerem-se palestras, explicações, clarificações, nas casas. Mas, meu caro Red, aquilo está tudo minado... Ai de quem ouse dizer seja o que for que não seja a elevar o Rei Sol à condição de Deus!
      Estamos atados de pés e mãos...

      Eliminar
  6. Em Portugal a alternância "democrática?" (ah ah ah ah ah aha ha...) digo despotismo inconsciente não existe/existe - é o paradoxo =PSD=CDS=PS; e os não amiguitos da oposição(?) [que oposição crl? - qd deixam que os dinheiros públicos sejam malbaratados e assim a população vai ficando na penúria? que partidos marxistas são eles crl????????????????]... qt ao Benfica a coisa é bem mais clara - pensamento único e pronto! Aqui não há espaço para dúvidas... mas se há um não responsável chama-se LFV (repito não responsável), porque os responsáveis quais ratos... estão todos escondidos cada um na sua toca... chamam-se benfiquistas! Benfiquista me confesso!

    ResponderEliminar
  7. Não é que a figura me mereça grande simpatia, mas explique lá por favor: onde é que Sócrates está a braços com a Justiça?
    A qualidade da sua escrita faz pensar que é uma pessoa informada e inteligente, por isso espera-se de si algo mais do que campanha difamatória dos partidos no poder que, independentemente dos erros de Sócrates - e foram muitos! - mais não visa do que branquear o que eles próprios fazem/fizeram e/ou defenderam/defendem.
    E repare que quem escreve isto nunca votou no dito senhor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sócrates grande homem... li que a família do ex-senhor-primeiro ministro movimentou 383 milhões de euros em off-shores...acho que foi no correio da manhã! Eu não percebo nada disso, mas deve ser normal...
      Existe aqui um momento de ... estranheza conforme... é daquelas coisas que um gajo diz...PORRA SIM SANHOR CARAL...

      Eliminar
  8. Se o Vieira faz de Passos, quem é o Relvas no Benfica?

    Só pode ser o RGS, sempre a meter a pata na poça, e ningúém o demite, ninguém o manda calar???

    ResponderEliminar
  9. RedSpecial26/9/12 22:17

    Águia Preocupada,
    A questão é essa e eu compreendo onde quer chegar. No entanto, um bom serviço ao SLB é afirmar pluralidade! E pluralidade é diálogo e diálogo implica, no mínimo, duas partes. Não adianta aos bloggers, nomeadamente aos "anti" Vieira, vir para internet "contar espingardas. Há sempre um "adiantado mental" disposto a defender a dama, recostando-se à sombra dos ilusórios 90 e tal%.
    É altura, digo eu, estando nas "sidelines" da blogosfera, de se partir para o efectivo esclarecimento. De uma estratégia concertada, neste e noutros blogues. Isso sim, seria um bom serviço ao SLB. Pode não ser útil nestas eleições (não o será), mas serve para criar uma organizada oposição sombra. E uma organizada oposição a uma frágil governação...

    Por último deixo um link de outro blogue: http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2012/09/depois-disto-qual-e-o-espanto-quem-nos.html
    Esclarece bem a posição para a qual o Sr. LFV empurrou o SLB! Queremos este senhor a liderar? Fica a questão...
    Cordialmente!

    ResponderEliminar
  10. O BENFICA é maior do que Portugal!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking