A analogia entre o SLBenfica e a actual situação económica e social de Portugal é interessante de efectuar. Porventura pode não ser justa. Ou ser. Digam-nos a vossa opinião:
Passos Coelho chegou e rapidamente escolheu Sócrates como a causa de todos os males e a desculpa para toda a austeridade muito acima do que estava sequer previsto, muito acima do que o próprio Sócrates apontava.
Já Luis Filipe Vieira, ainda hoje faz referências obrigatórias a João Vale e Azevedo, 12 anos volvidos da sua passagem pelo SLBenfica. JVA tem sido o exemplo do passado e a justificação para que reconheçamos a bondade das decisões da Direcção.
Sócrates saiu do Governo como um incompetente e, porventura, alegadamente corrupto. João Vale Azevedo saiu com a mesma catalogação. Ambos estão a braços com a justiça.
Passos Coelho (como Luis Filipe Vieira) chegara para corrigir o passado e voltar a erguer o país (outro o Clube). Curiosamente, volvido algum tempo o défice (tal como o passivo) cresceu de forma impressionante, apesar das medidas impostas.
Enquanto o povo português anseia por emprego como nunca e os empregados anseiam que não lhes seja cortado tanto que não lhes permita fazer face às responsabilidades, os sócios do SLBenfica vêem também o FCPorto aproximar-se cada vez mais em titulos conquistados globalmente e de campeão, ao mesmo tempo que escasseiam os momentos de glória.
Curiosamente, Passos Coelho enquanto "enviado especial" do verdadeiro Primeiro-Ministro Sombra (Miguel Relvas), tem assegurado e pactuado com o desenvolvimento dos negócios desse mesmo PM Sombra, enquanto Luis Filipe Vieira goza hoje de uma saúde financeira (fruto do seu trabalho e notoriedade, é certo) que não tinha quando chegou ao SLBenfica.
Juntamente com isto, os amigos do Governo de Passos Coelho continuam a apresentar lucros gigantescos em contraciclo com o empobrecimento do povo e da classe média e os seus amigos de negócio vão aumentando a sua influência em Portugal - como é o caso do angolanos. Por analogia, António Salvador é um empresário com cada vez mais sucesso, tal como o seu clube (rival do SLBenfica) que já registou finais europeias recentes, Fernando Gomes chegou à Liga e à FPF e já manda no futebol nacional, Joaquim Oliveira mantém a sua hegemonia em tudo o que tem a ver com o futebol português... enfim.
Esta analogia é um mero exercício de comparação e não pretende retratar a opinião de ninguém, nem efectuar qualquer crítica. Não tem como objectivo avaliar o trabalho do governo ou da direcção do SLBenfica, mas questionar se os caminhos que estão a ser seguidos são mesmo os mais correctos para um Povo e um Clube. Não se trata de desafiar que pensemos sobre os decisores (com honestidade, não me parece que haja - à data de hoje - melhores alternativas), mas sim sobre os caminhos que estão a ser escolhidos.
Fica a questão aos leitores: É justo fazer-se esta analogia? Porquê?
Não me parece uma comparação justa. Quanto muito pode-se comparar Passos Coelho a Vilarinho: ambos herdaram situações caóticas e tinham as mãos atadas mal tomaram posse. A partir daí são coisas diferentes...
ResponderEliminarO Tottenham falhou a contratação de Moutinho, mas o seu presidente continua apostado em “pescar” no Dragão e, desta feita, o alvo nem sequer é um jogador. Segundo noticiou ontem o “London Evening Standard”, o presidente dos spurs, Daniel Levy, pretende reforçar o seu clube com o Chief Executive Officer (CEO) do FC Porto, Antero Henrique.
ResponderEliminarA ideia do líder do emblema londrino passa por juntar uma dupla que fez muito sucesso no FC Porto, em 2010/11. Nessa época, a única em que trabalharam em conjunto, André Villas-Boas e Antero Henrique levaram o FC Porto à conquista de quatro títulos em cinco possíveis, incluindo a Liga Europa. A referida publicação lembra que o CEO portista também foi cobiçado pelo Chelsea, quando Villas-Boas se transferiu para os blues e, tendo isso em conta, conclui que a passagem de Antero Henrique para o Tottenham “é uma tarefa extremamente difícil”.
TADINHOS
INOCENTES
ESTES INGLESES NÃO SABEM
QUE ESTA GENTE SEM O KIT COMPLETO
LARANJA/PRETO NÃO VALEM NADA ?
"O Carlos Xistra não terá feito a melhor exibição, ou a exibição que ele próprio queria. E independentemente de todas as pessoas que estejam incomodadas, ofendidas ou chateadas com os erros de arbitragem, não há ninguém neste país mais triste e incomodado com a situação, do que Carlos Xistra” – Pedro Henriques, ex-árbitro na Rádio Renascença em 24 de Setembro
ResponderEliminarEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEEHHEEHH
A analogia parece-me correcta, em termos gerais.
ResponderEliminarQue não em termos pessoais.
Vejamos. O País encontra-se nesta situação como resultado da progressiva perca de principios, valores e transparencia de processos por parte da classe politica.
E aqui é todo o sistema politico que é colcocado em causa e não o partido A, B ou C.
O Benfica encontra-se na situação em que está porque não consegue impôr ao actual Poder, comportamentos isentos, transparentes e ausentes de jogadas subterraneas junto de uma classe arbitral corrupta até á medula.
Portanto a situação é análoga e a sua saída, de forma sustentada, só poderá ocorrer sob pressão popular.
Cidadãos num caso, massa adepta noutro.
A analogia é justa e explicada no 2º e 3º parágrafos. Daí não perceber a dúvida. E tal como no país, a população benfiquista tem razão em ficar preocupada, pois o poder na Luz (SAD, note-se) já mostrou incapacidade total, mas a oposição nem existe, amordaçada que está pelo poder bancário que LFV trouxe para dentro do SLB e que tolhe desde logo qualquer movimentação! E mais uma vez, deixo no ar a sugestão ao NGB: uma reflexão profunda da inexistência de oposição no SLB perante o caótico estado da SAD, ao nível financeiro e desportivo.
ResponderEliminarQuanto à blogosfera, creio que deve se assumir como uma verdadeira solução! Pessoalmente, como não acredito mais nesta direção, creio que está na blogosfera a resposta. E ela passa por esclarecer os benfiquistas. Sobretudo os com mais peso!
Estou absolutamente de acordo. Mas onde tem os blogers entrada? Nas rádios? Nas televisões? Nas casas do Benfica? Seria bom. Mas quem lhes abre as portas?
EliminarO ideal seria mesmo fazerem-se palestras, explicações, clarificações, nas casas. Mas, meu caro Red, aquilo está tudo minado... Ai de quem ouse dizer seja o que for que não seja a elevar o Rei Sol à condição de Deus!
Estamos atados de pés e mãos...
Em Portugal a alternância "democrática?" (ah ah ah ah ah aha ha...) digo despotismo inconsciente não existe/existe - é o paradoxo =PSD=CDS=PS; e os não amiguitos da oposição(?) [que oposição crl? - qd deixam que os dinheiros públicos sejam malbaratados e assim a população vai ficando na penúria? que partidos marxistas são eles crl????????????????]... qt ao Benfica a coisa é bem mais clara - pensamento único e pronto! Aqui não há espaço para dúvidas... mas se há um não responsável chama-se LFV (repito não responsável), porque os responsáveis quais ratos... estão todos escondidos cada um na sua toca... chamam-se benfiquistas! Benfiquista me confesso!
ResponderEliminarNão é que a figura me mereça grande simpatia, mas explique lá por favor: onde é que Sócrates está a braços com a Justiça?
ResponderEliminarA qualidade da sua escrita faz pensar que é uma pessoa informada e inteligente, por isso espera-se de si algo mais do que campanha difamatória dos partidos no poder que, independentemente dos erros de Sócrates - e foram muitos! - mais não visa do que branquear o que eles próprios fazem/fizeram e/ou defenderam/defendem.
E repare que quem escreve isto nunca votou no dito senhor...
O Sócrates grande homem... li que a família do ex-senhor-primeiro ministro movimentou 383 milhões de euros em off-shores...acho que foi no correio da manhã! Eu não percebo nada disso, mas deve ser normal...
EliminarExiste aqui um momento de ... estranheza conforme... é daquelas coisas que um gajo diz...PORRA SIM SANHOR CARAL...
Se o Vieira faz de Passos, quem é o Relvas no Benfica?
ResponderEliminarSó pode ser o RGS, sempre a meter a pata na poça, e ningúém o demite, ninguém o manda calar???
Águia Preocupada,
ResponderEliminarA questão é essa e eu compreendo onde quer chegar. No entanto, um bom serviço ao SLB é afirmar pluralidade! E pluralidade é diálogo e diálogo implica, no mínimo, duas partes. Não adianta aos bloggers, nomeadamente aos "anti" Vieira, vir para internet "contar espingardas. Há sempre um "adiantado mental" disposto a defender a dama, recostando-se à sombra dos ilusórios 90 e tal%.
É altura, digo eu, estando nas "sidelines" da blogosfera, de se partir para o efectivo esclarecimento. De uma estratégia concertada, neste e noutros blogues. Isso sim, seria um bom serviço ao SLB. Pode não ser útil nestas eleições (não o será), mas serve para criar uma organizada oposição sombra. E uma organizada oposição a uma frágil governação...
Por último deixo um link de outro blogue: http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2012/09/depois-disto-qual-e-o-espanto-quem-nos.html
Esclarece bem a posição para a qual o Sr. LFV empurrou o SLB! Queremos este senhor a liderar? Fica a questão...
Cordialmente!
O BENFICA é maior do que Portugal!
ResponderEliminar