O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Problemas laterais III

. 50 comentários
Portugal, 20 de Agosto de 2012

Como referi num texto anterior “a pré-temporada do Benfica é normalmente marcada por debates que a comunicação social lança, e que dada a sua repetitividade, ou seja, dado que ano após ano há sempre um tema novo que se prolonga durante a época. Na minha opinião isso é premeditado, pretendendo entreter os benfiquistas e desviar a atenção dos problemas graves que irão acontecer com a arbitragem. Em particular com esta, que é a componente administrativa mais influente na definição do campeão.
Este ano o tema é, a adaptação do Melgarejo a defesa esquerdo vs utilização de Luisinho, e a falta de um substituto ao nível do Maxi Pereira.

O campeonato começou e o tema da adaptação do defesa lateral veio ao de cimo, porque foram atribuídas a Melgarejo a responsabilidade nos 2 golos do Braga. Não vejo aqui novidade nenhuma, pois no ano passado sofremos 2 golos e a culpa foi do Jesus (Emerson só jogou mais tarde). Há dois anos sofremos dois golos e a culpa foi do Roberto. Como alguns bem se recordam, quando encostaram o Emerson perguntei: para o ano a “culpa” vai ser de quem?

A “culpa” é um sentimento facilmente manipulável entre pessoas de espírito fraco, de poucos conhecimentos, características de sociedades sub desenvolvidas. E o nosso Benfica transformou-se nestes anos de “esplendor”, nestes anos de “credibilidade”, nestes anos de “agora sabemos para onde vamos”, o Benfica dizia eu, transformou-se numa anedota de culpas sobre culpas, todos criticam e ninguém ajuda o Benfica a sair do sitio onde está, submisso, subalterno, resignado à sorte e azar do destino, há 12 anos.

Portanto quando leio alguns textos, autênticos “tratados”, de adeptos sempre bem intencionados, cheios de ideias mas que não percebem que os empates e as derrotas não se julgam, analisam-se, não se culpam, aceitam-se, vem-me à cabeça a ideia que o Benfica anda aos círculos e faliu. Ou seja, não sai disto. Não ganha, mas gasta, não sabe produzir, mas promete sempre bastante, não é altivo, mas submisso. E para o ano os adeptos vão dizer o mesmo do próximo treinador, como aliás têm feito... 

A massa critica de ex-governantes, políticos, professores universitários, empresários, sexólogos, cineastas, analistas desportivos, ex-dirigentes e toda a tralha dos ditos “notáveis” que apoiou o pseudo projecto Manuel Vilarinho, baseado numa mão cheia de nada, excepto ataques pessoais a Vale e Azevedo (cumprindo o delineado nos pequenos almoços de Ricardo Salgado do BES e Joaquim Oliveira), essa tralha dizia eu, reduziu-se ao nível da Direcção do Sr.º Filipe Vieira, o tal que terá partido uma perna ao ir ver um jogo do Benfica, pendurado num eléctrico, mas que anos mais tarde, celebrou a vitória do FCP sobre o “seu” Benfica, como manifestação de amizade ao FCP e seus líderes. Ou seja, o Benfica tem hoje um líder desqualificado, e uma massa crítica que se reduziu à banalidade dos seus conhecimentos, agora expostos como medíocres. Quem apoia medíocres não pode ser melhor que eles.

E assim vamos cair na arbitragem. E nos 8 últimos anos em que não conseguimos ganhar o 1º jogo do campeonato. Não sei qual foi para mim a experiência mais dolorosa, se o empate concedido ao Leixões aos 94 mn, depois de avançarmos no marcador aos 90 mn (que ditou o despedimento de Fernando Santos, hoje bem sucedido na selecção grega depois de passagem digna pelo PAOK) ou se a derrota frente à Académica aos 92 mn e na sequência de um penalty não assinalado a nosso favor, que a comunicação social transformou num erro do nosso guarda redes Roberto (entretanto eleito para uma das equipas preferidas dos adeptos espanhóis).

Não creio que seja preciso ser muito inteligente para concluir que estes 8 anos de falta de vitórias na 1ª jornada (a somar a mais 2 épocas com Toni e Camacho, ou seja 10 em 12 anos de gestão Vilarinho/Vieira), não se devem a Melgarejo, Roberto, Emerson. Heldon, Yebda, Cristiano, Fernando Aguiar, etc., como não se devem a Toni, Camacho, Fernando Santos (2), Quique e Jesus (4).

A estratégia da culpa está aqui ao serviço da arbitragem, tal como eu havia sugerido há semanas: este árbitro que expulsou Sidnei por encosto de ombro em Alvalade, há 2 anos, para tentar ajudar o FCP a ser campeão mais cedo, foi o mesmo que para uma tackle por trás de Alan a Bruno César se esqueceu de mostrar o amarelo que seria o 2º. E permitiu jogo duro, com critério disciplinar largo, que só favorece quem não tem a pressão de ganhar. Teve influência no resultado? Se o Braga jogasse toda a 2ª parte com menos um e os seus jogadores sentissem que o árbitro assinalava os contactos, de certeza que eles jogariam menos e nós um pouco mais, pondo no terreno mais qualidade correspondente ao talento dos nossos jogadores.

Se recuarem no tempo, recordar-se-ão que este árbitro assinalou 4 penaltys a favor do Braga contra o Guimarães, no ano do nosso ultimo titulo, para impedir que o Benfica descolasse para o título. A culpa não é pois de Jesus ou Melgarejo.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

50 comentários

  1. Este texto pretende ser um prolongamento do tema que lancei aqui na pré temporada, e ao mesmo tempo para servir de exemplo que os blogues não podem ser só vomitórios de quando as coisas correm mal.

    O PSG que gastou milhões nas contratações de Ibrahimovic, Thiago Silva, etc, não tem o Emerson na lateral esquerda nem o Roberto na baliza, vai em 2 empates consecutivos, apesar do treinador se chamar Ancellotti. Não sei se ele também teve de adaptar um defesa esquerdo, ou direito, mas o que sei é que empates e derrotas acontecem a todos (menos ao FCP, é quase um milagre), e os adeptos não vão vomitar opiniões nos blogues. Em particular naqueles que se querem credíveis.

    O Liverpool perdeu 3-0 e já sei, vão-me dizer que "pimenta no cu dos outros é refresco para nós", mas percebam: they will never walk alone.

    O Real Madrid que tem Coentrões até a suplente, não entrou a ganhar em casa a uma equipa de menor orçamento.

    Há que encontrar as melhores soluções, mas da leitura de uns quantos desabafos(alguns a raiar o vómito), parece-me que a questão se continua a reduzir entre os que acham que o treinador e os jogadores têm de superar tudo (adversário e árbitros), e os que acham que com arbitragens tendenciosas nem sempre é possível ganhar (mesmo jogando abaixo das expectativas).

    O treinador da equipa mais favorecida nos ultimos anos, já veio falar de 2 penaltys não assinalados a seu favor. Nós que tivemos a expulsão perdoada ao Alan, na 1ª parte, mais um golo mal invalidado (embora eu aceite, dada a dificuldade do lance), andamos a perder tempo se o Melgarejo, o Roberto, o Emerson são jogadores para o Benfica ou não ...

    Um dia teremos de falar se os adeptos do Benfica que assim se exprimem, são adeptos de um clube grande ou de um clube tipo "Fófó" ...

    ResponderEliminar
  2. Dando de barato os 2 lances do Melgarejo, um por "infeliz" intervenção a colocar a bola na própria baliza e no outro tanto lhe poderia ter acontecido a jogar a DE como se estivesse a jogar a Ala Esquerdo e tivesse vindo apoiar a defesa.
    O que dizer do onze inicial que JJ apresentou frente ao Braga? Não te parece no mínimo discutível que Carlos Martins (melhor jogador da pré-época) não jogue um minuto?

    Melgarejo a titular, aceitando que esta foi a opção... Cardozo e Rodrigo titulares... Alternativas no banco, para Melgarejo nenhuma, e o mesmo para os 2 pontas de lança. Parece-te lógica esta gestão? Luisinho o único LE de raiz do plantal na bancada, Carlos Martins nem entrou, e depois lança Salvio (que por acaso não fez um jogo assim tão mau como querem pintar), Rodrigo e ainda Aimar que tinha acabado de recuperar de lesão.

    Mesmo dizendo que ele é o treinador e lá saberá o que está a fazer, não te parece que para os jogadores preteridos isto soe muito mal? Especialmente o Carlos Martins, já para não falar de Enzo Perez...

    Quanto ao árbitro... Mais do mesmo... Continuo sem perceber o porquê de num jogo entre Benfica e Braga, tem de vir um árbitro do Porto para apitar. Será que não haveria mais nada disponível tinha de ser um do Porto? Não é que os outros sejam muito melhores ou diferentes mas porquê esta fixação em nomear árbitros da Ass. do Porto para os jogos do Benfica?

    Sendo sincero eu até acho que desta vez não foi o escândalo habitual, mas também acho que aquele lance do Alan era lance para 2º amarelo e a história di jogo poderia ter mudado completamente.
    Já o lance do golo anulado ao Cardozo até dou de barato porque a "fita" é muito bem feita, e vendo a repetição até dá a ideia/ilusão que Cardozo possa ter tocado com um dos pés no GR. Mas intencional ou não, mais uma vez ficaram 2 pontos na 1ª jornada quando poderíamos sair na frente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UM APINTADOR DO PORTO
      E SEGUNDO DIZEM
      CUNHADO DO TREINADOR
      DO PORTO

      ELE NEM DEVIA TER SIDO NOMEADO

      Eliminar
    2. "Luisinho o único LE de raiz do plantel na bancada"

      Quando no fêcêpê os jogadores que chegam ficam algum tempo sem jogar, é o periodo de adaptação. APLAUSOS à gestão desportiva.
      No BENFICA é burrice do treinador.


      No BENFICA adaptar 1 extremo a lateral é burrice do treinador.
      No fêcêpê adaptar o mangala a lateral será inteligência e perspicácia do peixeiro/vareiro de espinho?

      Não falem só por falar. Não se devem dar tiros nos pés.

      (Isto não invalida nem justifica a muita asneira que o JJ tem feito...)

      Eliminar
    3. Concordo com os teus 3 parágrafos finais, vêm de encontro ao que escrevi. O resto, pergunto eu: se o Carlos Martins jogasse de inicio, ganhávamos? Como podes ter tanta certeza?

      Não sou NINGUÉM para questionar a táctica de Jesus e os jogadores que escolheu. Possivelmente eu teria feito algumas coisas de diferente, e não precisei de esperar pelo fim do jogo, logo quando vi a linha e o MODELO de jogo, pensei "outra vez?".

      Mas isso não te pode sobrepor aos factos. Jogando assim ou assado,o árbitro que expulsou o Sidnei por encosto de ombro (há 2 épocas), que no ano passado expulsou Luisão por 2 faltas em 90 mn (depois de deixar passar em claro atropelamento de Insua ao Bruno César aos 3 mn e pisadela de João Pereira a Gaitan), desta vez não quis ver a tackle de Alan. Quando era bem simples de ver.

      Podemos discutir as tácticas e o que vocês entendem ser a lógica do futebol, mas sempre com a reserva de não podermos prever que dessa forma ganhavamos. Certo?

      Eliminar
  3. E até ao lance do auto-golo, o Melgarejo não estava a ser o melhor jogador da defesa ?

    O problema do Benfica não são os "patinhos feios", mas sim a politica de contratações.
    Não é as adaptações (Maxi e Coentrão resultaram) mas sim a formação de jogadores.

    Falta uma politica de contratações e formação de jogadores com visão de futuro. Tendo já o Melgarejo indicado bons promenores (ele não fez apenas o jogo contra o Braga) a falta de um defesa esquerdo de categoria, o seu suplente devia ser o Luis Martins e assegurava-se assim um defesa esquerdo para daqui a dois anos.

    Retirem lá o Melgarejo da cruz, pois quando ele nos ajudar a ganhar jogos vai tornar-se no melhor do mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 1º golo do Braga se repares bem, nasce de um erro defensivo do lado direito da nossa defesa ... se o corredor direito tivesse funcioinado, o bracarense não podia ter cruzado com aquele à vontade e qualidade.

      Repara na posição de Melgarejo: está no sitio dos defesas centrais, porque a defesa acabou por se desposicionar com a tal incursão pelo lado direito da nossa defesa e ele encostou ao defesa central (se estivesse na esquerda não fazia auto golo)...

      Mas como está criada a campanha "Jesus para o FCP", os adeptos infelizmente continuam a não perceber bem o que se está a passar ... primeiro diz-se que a culpa é do Melga, depois diz-se que a culpa não é dele mas de quem o põe a jogar, a norte o Pinto da Costa ri-se ...

      Eliminar
  4. Eu acho que estive-te muito bem até à parte do árbitro e faltou-te um ponto vital nisso tudo.
    -Acho estúpido culpar o melgarejo que não tem culpa de nada e acredito nele.
    -Tirando esse lance do Alan o árbitro errou mais 2 vezes e uma delas a nosso favor na expulsão errada, não creio que o árbitro seja a culpa do empate.
    - O ponto fulcral é o 11 de Jesus e a sua táctica suicida...deixa os em melhor forma com provas dadas no banco e mete uns que acabaram de chegar...já para não falar na táctica suicida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. De facto no cômputo geral, ao que já vimos fazer a este árbitro, até não esteve mal. Entendamo-nos: não nos roubou muito! É isso que queres que me satisfaça? Não!

      Primeiro quero "repetir" o jogo desde o momento em que o ALan devia ser expulso, depois quero ver no fim se a critica desanca no Jesus e no Melgarejo como desancou .. ora não posso voltar atrás, não tenho esse poder .. logo continuamos na mesma: o treinador deve suprir os erros dos árbitros quando são erros repetidos, continuados, de acordo com um manual de proceder?

      Reparaste que erros deste a nosso favor não há, certo? Cardoso expulso contra o SCP por dar palmada na relva. Certo? Ah, o árbitro era outro, o que não viu o Samy dar um pontapé nas partes baixas de Javi em Olhão, quando a bola se disputava na zona da cabeça, mas a seguir viu o Aimar pontapear um adversário, mesmo que ele apenas tenha visto as costas do jogador de Olhão a cair ... percebes? MANUAL DE ARBITRAR ...

      Eliminar
  5. Coitadinhos...é sempre a mesma ladaínha. Já cheira mais que mal! Também estes estão a ficar Calimerizados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim o FCP empatou em Barcelos e já veio falar de um suposto penalty que não foi assinalado a seu favor. Do lance igual ao que no ano passado deu penalty contra o Benfica em Braga, esse do Otamendi não falaram, nem eles nem tu. Vens lá do Sri Lanka onde ainda jogam com bolas de trapos ...

      Eliminar
  6. Para se perceber como JJ não serve ao SLB basta atentar nas palavras do Carlos Daniel ontem na RTP I! Correctíssimas!
    Sim, o clube é uma anedota! Fiasco atrás de fiasco. Gozo desmedido na CS e adversários. Museus, placas e praças de heróis... É um culto do passado para legitimar o líder, que lá vai adormecendo a malta com o discurso dos "abutres" e da credibilidade! E termos um agora ex-amigo pessoal de PC na presidência do SLB diz tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tive oportunidade de ver.O que disse o Carlos Daniel?

      Eliminar
    2. Caso não saibas este Carlos Daniel, quando o Quique perdeu em casa com o Guimarães 1-0, desancou-o nas páginas do RECORD e afirmou PEREMPTóRIAMENTE "Quique tem de sair". Inadmissível eu acho ...

      Escrevi-lhe um texto a tratá-lo mal. Ele respondeu-me. Tenho guarda a resposta para lhe dar nova sticada ..

      Todos os anos é o mesmo Jedi, tenho pena que andes longe e não percebas que TODOS os anos escrevem o mesmo ...

      O mesmo árbitro que despediu Quique, com muitos Carlos Danieis a pedir a sua substituição (logo no 1º ano e apenas a 5 pontos do FCP), foi o Jorge de Sousa. Depois de despedido o Quique, o Jorge Sousa melhorou a sua forma de arbitrar?

      Então Jedi, espero uma resposta inteligente ...

      Eliminar
  7. A final é o empata JJ que está a bloquear a aquisição de um defesa esquerdo. Arre que é burro! FDP. Leiam: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/benfica/melgarejo-teimosia-de-jesus-irrita-vieira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é a perspectiva que os avençados dão do problema. Vou escrever um texto a seguir, intitulado "Salvio: o ponto final" onde através das noticias que sairam na altura e que os adeptos não quiseram ler ou perceber, poderão concluir que que encostou o Emerson foi o Sr.º Vieira, o mesmo que preferiu gastar 11 milhoes num jogador Salvio para uma posição onde temos 3 (Gaitan, Bruno César e Enzo Peres) ... e tudo para ajudar o amigo Jorge Mendes e o FCP ...

      Clar que a seguir pagam-se umas avenças a uns rapazitos que escrevem umas coisas, nos jornais, e vai daí a culpa é do Jesus ... para tapar a irresponsabilidade e falta de respeito qe o Sr.º Vieira demonstrou por TODOS os sócios do Benfica neste processo .. não é assim há 12 anos?

      Eliminar
  8. "Não ganha, mas gasta" perante esta afirmação, pergunto a muitos: para comprar e comprar jogadores se o "sistema" impede sempre o SLB de ganhar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jedi já ouviste falar das comissões? Porque será que as contas dos empresários nunca são investigadas? Também sejamos realistas, não podem ser, só desde que haja denuncias fundamentadas, o que não é fácil ...

      Agora pergunto: é ilegal um empresário dividir a comissão com um presidente? Não creio. É imoral? Sim, absolutamente. Mas como saberemos se o Sr.º Vieira ganha nas comissões do Sr.º Mendes?

      Não é justo dizer que sim, mas não podemos ser ingénuos porque a maior parte dos negócios se fazem, não sei porquê, com este empresário ... então fica a dúvida, coisa que por exemplo, e por mera comparação, não existe com vale e Azevedo. O tal pirata. Se algum empresário tivesse dado dinheiro ao JVA para meter um jogador no Benfica, TODOS teríamos sabido. E ninguém disse nada.

      Espero que um dia o Sr.º Vieira saia nas mesmas condições, para vermos se teve a mesma conduta ou não ... (se é que existe Benfica nessa altura)

      Eliminar
  9. Pedro Soares21/8/12 14:14

    Claro que a culpa é do árbitro..é o árbitro que tem culpa de passar a pré.temporada a jogar num sistema equilibrado com três médios.centro e chegar ao primeiro jogo oficial e jogar com dois avançados e o Witsel e Javi perdidos no meio contra quatro médios do Braga, é o árbitro que tem culpa que dois dos melhores jogadores do Benfica na pré.temporada (Carlos Martins e Enzo Pérez) comecem o jogo no banco em derimento de dois jogadores (Rodrigo e Sálvio) que nem um minuto de pré.temporada fizeram, é o árbitro que tem culpa que o melhor extremo.esquerdo do plantel (Nolito) seja relegado para o banco para jogar um Bruno César que fez uma pré.temporada horrível, é o árbitro que tem culpa que o campeonato tenha terminado em Maio e no final de agosto (mais de três meses depois) ainda não tenha sido contratado um lateral esquerdo, é o árbitro que tem culpa que se empreste Nélson Oliveira e Mora para se ficar com Kardec, Michel e Djaló...este árbitro é um bandido, os dirigentes e equipa técnica do Benfica não têm responsabilidade nenhuma nesta situação!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Sérgio Guerra22/8/12 01:11

      Clap, clap, clap!

      Temos sido muito roubados e recorrentemente, são factos inequívocos... e nos timings mais "assassinos"!

      Mas, temos feito... m*** de mais,... vezes de mais!... O campeonato perdido o ano passado é ex° cabal!

      O resto, é...:
      1- ver a mágoa de sócios (de que ME ORGULHO MUITO E SEMPRE!) a quererem 1 BENFICA GANHADOR,...
      2- constatar a "cegueira voluntária e quase obsessiva" dos que teimam em... NÃO QUERER VER A REALIDADE!

      O n/ SLB é,... "não uma barcaça perdida",... antes "1 super-petroleiro à deriva"... e das fortes,...
      ... perdido algures... num "Triângulo das Bermudas português" (LFV + JJ + RUI COSTA)!

      Porquê, tanta incompetência acumulada na Gestão Técnica, Desportiva e Financeira do n/ Futebol? Porquê?

      Abraço,
      RSG

      Eliminar
    2. Sim, ou és estúpido ou chegaste agora ao futebol português. Até foi este mesmo árbitro que arbitrou os dois últimos SCP-Benfica onde errou, já não te lembras, contra o Benfica em 7 para 3 ... onde expulsou sempre 1 jogador ao Benfica, mas não o do Braga que fez uma tackle deslizante, por trás.

      A culpa é do JJ? Ó pá, ando nisto há 35 anos, tu para falares de futebol e árbitros comigo ainda tens de comer muita sopa ...

      Olha, queres mais: vai ver o Marítimo 0 - Benfica 6 com Quique Flores arbitrado por este mesmo cavalheiro. Dirás: mas o Benfica não ganhou? Sim, porque TEVE DE MARCAR 1 penalty aos 6 mn e expulsar o guarda redes quando derrubou o nosso avançado que estava isolado. No resto do jogo permitiu a mesma violência que vimos ao Braga, sem expulsar no minino mais 2 jogadores do Maritimo. O Reyes acabou com a cabeça ligada por lhe terem pisado quando estava na relva. Tal e qual ao Gaitan quando João Pereira o pisou e ele para variar não viu ...

      Só tenho pena que os papeis não se possam inverter e fossemos ambos jogadores de futebol para eu te pisar bem a cabeça a ver se gostavas, e se achavas bem o comportamento do árbitro ...

      Quanto ao Prof. Rui Guerra, uma palavra: coitado .. há 8 anos a ver o mesmo e não aprende. Terá lentes do Adão Oculista?

      Eliminar
  10. Red Heart21/8/12 15:31

    Finalmente uma análise séria e sóbria que não esconde a cabeça na areia, nem desresponsabiliza ninguem, identificando os reais culpados de tudo o que de mal ocorre com o nosso Benfica!

    Parabéns! É dos melhores posts alguma vez publicados, bem revelador da ENORME qualidade dos adeptos do nosso ENORME Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Também publico no www.basta2002.blogspot.com

      Tudo pelo Benfica, nada contra o Benfica ... é o meu lema ...

      Eliminar
  11. Como bem se viu no Sábado, o Benfica não tem quaisquer problemas nas laterais.
    Tudo invenções dos jornais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e a ter problemas nas laterais, começa pela direita por onde Maxi deixou cruzar para dar o auto golo...

      Graças a Deus o FCP e o SCP não têm problemas e até desperdiçaram os 2 pontos que o Benfica deu de avanço ... mas isso tu só perceberias que era problema, se viesse nos jornais ...

      Eliminar
  12. Sei que não nada a ver com o post em si mas vejam outra forma de lançar areia para os olhos dos mais incautos. Capas diárias de um dito jornal desportivo diário entre 25 de abril e hoje citavam os seguintes nomes para o Benfica.

    Jese Rodriguez; Fabio; Ola John (vá lá um acerto); Siqueira; Rojo; De Jong; Hugo Vieira (2 acertos); Salvio (25/5/2012); Simão; Miguel; Manuel Fernandes; Alvaro Vazquez; Dramé; Didá Vilac; José Angel; Taiwo; Ziegler; Burdisso; Cáceres; Eliseu; Pocognoli.
    Já hoje é o Tim Matavatz do PSV Eindhoven.

    De 22 jogadores nas capas o Benfica contratou 3, Ola John, Hugo Vieira e Salvio, mais o Michel e Melgarejo que também vinham na capa mas apenas quando foram oficialmente apresentados portanto aí não era difícil darem uma notícia com precisão.

    Destes nomes e números podemos concluir várias coisas:

    1- ou alguém no Benfica anda a bufar os nomes dos possíveis reforços para o plantel ou o dito jornal desportivo inventa e mente quase que diariamente
    2- a serem verdade estes nomes, o Benfica ou não tem capacidade negocial ou é gerido por uma cambada de nabos pois em 10 nomes para a lateral esquerda não conseguiu fechar negócio senão com o colosso Paços de Ferreira por Luisinho, e esse nem nesta lista está.
    3- não mereceriam estas capas uma reacção por parte do departamento de comunicação do Benfica? mais que não fosse para desmascarar a palhaçada diária que vemos nos jornais?

    E isto não é tudo, a 27 de Abril o R.Madrid já tinha o Wistel reservado, a 28 o Garay podia ser vendido à Roma, a 7 de Maio o Gaitan preparava a despedida, a 26 eram os chineses que iam levar o Cardozo, a 4 de junho o Enzo estava na lista de dispensas com o Sidnei, Jara e Oblack, a 16 novamente o Witsel estava no Real Madrid, a 20 o City atacava o Javi Garcia, a 24 de julho a Roma atacava novamente o Garay, a 28 o Liverpool dava 18 milhões por Gaitan, a 9 de agosto eram os 40 milhões do Anzhi pelo Witsel e os 14 ou 15 milhões do Fenerbahce pelo Cardozo, mas afinal também o Milan e Juventus apareciam na corrida, a 13 de agosto era o Nolito que queria ir embora por problemas pessoais, agora é o Saviola que vem por troca com Eliseu e o Bétis que anda a ver se vende para comprar o Nolito.

    Penso que é bem revelador e isto nem 4 meses são... e é só um jornal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia destes faço um texto versando sobre isto .. há aqui interesses cruzados. Ao Benfica (falido) interessa vender. Andamos a copiar o esquema que o FCP usa para vender (ler o meu texto "com vender melões"), que é ao fim e ao cabo o esquema do Jorge Mendes, mas pelos vistos seja pela crise seja porque abriram a pestana, este ano não está a funcionar ...

      Faltam 8 dias ...

      Eliminar

  13. Comparações, mais uma vez, não e não. Vir com o Juju, F. Santos, Camacho, etc é simplesmente não querer ver o presente pois para isso pergunto:

    Quanto se investiu nestes 3 anos de jj comparados com os 3 anos anteriores????

    Quanto se investiu nesta década em comparação com a anterior????

    Isto sim, é comparável porque é medível e tem repercussões nos deve e haver.

    Falar de Coentrão, Emerson e por arrasto Melgarejo é só estabelecer a confusão.

    Não critico o Melga como nunca criticarei nenhum jogador que foi contratado para jogar e joga se o mandarem.

    Posso criticar o treinador e o presidente porque, esses sim, são responsáveis pelos actos e atitudes que praticam sem que os jogadores tenham alternativa.

    Claro que na minha opinião as experiências umas vezes resultam outras não mas cabe a quem tem a iniciativa de as propor analisar pró e contas.

    Melgarejo nunca passará de um sofrível DE podendo no máximo ser um bom LE.

    Compará-lo com Coentrão ou Maxi é descuido porque se Coentrão foi sempre um extremo de ra´z, idem Maxi, o Melga é um avançado ambidextro. Nunca teve rotinas de defender como tiveram Coentãro e Maxi além de morfologicamente ser diferente.

    Certo que Maxi e Coentrão não são gigantes, o Melga ainda é mais baixo, mas hoje exige-se as defesas envergadura que os recomendem no jogo aéreo e se Maxi já tem esse handicap porquê meter na oura lateral um jogador ainda mais baixo.

    Como bom profissional que é aceitou o desafio mas o Melga que será sempre um bom avançado com possibilidades de jogar nas alas a um ni´vel elevado, como DE não passará de uma adaptação infeliz.

    Continua...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcelo 1,72 m; Jordi Alba 1,70 m; Maxi Pereira 1,73 m; Fábio Coentrão 1,78 m; Melgarejo 1,71 m. Não sou tão sagaz na apreciação de jogadores, mas pelos progressos que vejo no Melga, arrisco desde já que o Benfica dificilmente irá contratar um que seja evidentemente melhor.

      Cumprimentos

      Eliminar

    2. Possivelmente não percebeste mas ter um lateral minorca, vá que não vá, agora dois ?????????

      Achas que a sua falta de adaptação precisa de mais exemplos do que o último jogo????

      Coentrão andou 3 ou 4 meses a ser treinado antes de jogar a DE. Calhou bem no primeiro jogo e continuou mas ainda hoje Coentrão não é um excelente DE.

      Sera um bom LE que dá muita consistência atacante a uma equipa.

      Eliminar
    3. Sei que não gostas de comparar amigo Conde, mas a vida é feita de comparações, gostes ou não ...

      Vai recuperar o Benfica1-Maritimo1 do ano do titulo, 1ª jornada, e vê como este Soares Dias nos impediu de ganhar .. não havia Melgarejos nem invenções de JJ .. era o tempo da máxima confiança, certo?

      Eliminar

  14. continuação...


    Por estar em férias fui a um café ver o jogo o que para mim é sempre desconfortável além de não poder manter a concentração habitual mas deu-me para logo há partida segredar ao meu filho que não entendia a constituição da equipa.

    Louva-se, com justiça, Enzo Perez que fez uma muito boa pré-época e revela ser um jogador muito acima da média, muito cerebral e depois (((será para lhe dar moral???))) deixa-se no banco e entra um jogador sem um minuto de pré-época.

    Deixa-me o no banco, Carlos Martins, o grande organizador, o cerebro da equipa, o melhor marcador da pré-época, contra um meio campo, povoado, para o qual não houve discernimento e entra Rodrigo, mais um, sem minutos de pré-época e entrosamento.

    Depois tem cinco, cinco alas no banco, não tem nenhum ponta de lança nem nenhuma alternativa aos laterais.

    Já sei que não dou nenhuma novidade pois todo o mundo diz o mesmo e então pergunto:

    Será que jj ((pequenino)) será o único iluminado deste país.

    Se isto não é servir os interesses do Benfica, está a servir os interesses de quem???

    Quem será o BUFO de que Vieira falou e nunca deu a conhecer???? Pois para mim está encontrado já que ele nunca teve um pingo de Benfiquismo e como e presidente que lá temos também nunca se quis livrara dos seus amigos corruptos.

    Estão bem um para o outro.

    Depois acho piada aos comentários que por aí vou lendo para serem os sócios/adeptos de motu próprio a avançar com iniciativas contra as arbitragens e instituições corruptas do futebol bem como contra o próprio governo.

    Esta gente não sabe do que fala. Não sabe como as coisas se organizam.

    Tenho certeza que sócios e dirigentes das Casa já fizeram chegar a Vieira ((poderia ir mais longe, mas como tinha de falar de mim fico por aqui não vão alguns pensar que me quero por em bicos de pés)) diversas formas que há para atacar este sistema ficando a direcção resguardada embora conhecendo antecipadamente todas as medidas a levar a efeito.

    Mas volto a perguntar: Vieira quer????? Não será mais cómodo ir passado despercebido.

    Li há dias escrito por um conhecido Benfiquista o que eu aqui já tinha escrito:

    Em dialogo cruzado com o corrupto, Vieira perde sempre.

    Mas ainda digo mais: Que vergonha têm estes dois que se insultam de ladrões, de corruptos, de traficantes e fica tudo na mesma.

    Onde está a honra desta gente????????????

    O Benfica não precisa deste jogo rasteiro.

    O Benfica precisa de alguém que contra este sistema corrupto recorra a actos.

    Mas isso nunca acontecerá com Vieira.

    Esta parelha e muitos dos lambe botas que por lá andam que vão pregar para outra freguesia....

    ...A BEM DO BENFICA.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo OCNde, com o Carlos Martins e o Nelson Oliveira, teríamos ganho uns 4 ou 5 ao Braga .. aliás, não foi assim há 2 anos?

      Aceitaria um argumento mais terra a terra, do tipo, "com Emerson no ano passado ganhamos ao Braga candidato ao titulo e este ano não ...".

      Eliminar
  15. muitas vezes criticar é fácil mas se estivessem no campo e sentissem a pressão que pessoas de má fé lhes colocam seria outra coisa, alan no ultimo jogo andou o jogo todo á sarrafada com total impunidade posta pelo arbitro, posteriormente o maxi faz uma falta casual e leva logo amarelo, diz que o arbitro deixou jogar? Ele próprio no ano passado nao viu um puxão de izmailov a luisao na área quando olhava directamente para eles, quano mais saber a quem mostrar um cartão por mao na área, mais, seria sempre cartão vermelho directo poisa bola seguia para a baliza e a ser mostrado era ao custódio e nao ao douglão que levou um 2º amarelo. Sao homens tb falham mas as falhas já sao escandalosas, e se nao sao capazes de cumprir é como em tudo iriam para o desemprego, pois hj se no teu trabalho nao te esforças e nao das o teu melhor ou ate em muitos se nao serves sais! Pq eles continuam a falhar e nada lhes acontece?!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Quem é que está enganado? Tu ou o jj.

      Eu penso que é jj mas ele elogiou e muto a arbitragem como foi mais longe ao por o Braga ao nível do Benfica.

      Quando o treinador tem afirmações destas quem pode depois criticar o árbitro?????

      Será que ele está mesmo ao serviço do benfica ou está já a preparar o futuro já que a sua continuação seria o desastre completo.

      Eliminar
    2. Caro José, o problema é o mesmo: ele viu o Luisão ser agarrado e não assinalou. Ele viu o Luisão fazer uma pseudo falta e já achou que era falta e dava 2º cartão amarelo.

      Ele viu, nos vimos, nós sabemos porque ele decidiu assim, para ajudar o FCP a ser campeão no jogo seguinte .... com o SCP. O meu amigo Conde, adepto da perfeição, não concorda ... paciência ... para o ano haverá outro, o Sr.º Vieira escolhe vários treinadores e todos os anos se fala dos erros dos treinadores, mas não dos erros dos árbitros que esses sim, continuam e vão errar da mesma maneira, com o próximo treinador ...

      Eliminar
  16. Parabéns pelo texto, está muito factual e contra factos não há argumentos! Gosto deste tipo de análise que vai mais além da dos "ditos" analistas desportivos que aparecem na tv que, na maioria dos casos, se estão a promover ou a defender interesses ocultos. Pretendo fazer o mesmo no meu blogue, concentrando-me apenas no futebol que é jogado em campo ( http://benfiquiceaguda.blogspot.pt/), mas gosto de saber tudo que também se passa fora das quatro linhas. Até porque sabemos que os campeonatos em Portugal têm sido conquistados desta forma e não pelo mérito ou pelo futebol praticado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Também publico no www.basta2002.blogspot.com e um dia poderei adicionar o seu link ao meu blogue ... no mínimo por cortesia ...

      Eliminar
  17. O ábitro - na realidade a arbitragem nem foi tão má como se esperava, mas não foi isenta. O lance do golo anulado é um erro, como já foi dito, seria um erro aceitável, mas a verdade é que minutos antes o árbitro assinala uma falta sobre o Beto, na pequena área, quando é o Douglão que lhe toca... No lance do Alan, lá está, até se aceita que não dê o 2º amarelo, até se aceita... O que já não se pode aceitar é a tolerância ao anti-jogo protagonizado pelo Braga e essencialmente pelo Beto.

    Melgarejo - foi ele que errou, não foi JJ (neste caso). Os erros cometidos por Melgarejo não resultam de qualquer adaptação recente e falta de habituação à posição e só por estes aspectos se poderia falar em erro de JJ. Para além dos erros, infantis, a verdade é que Melgarejo evidenciou grandes progressos que se teima em não querer ver, na ânsia de fuzilar JJ.

    JJ - optou por um sistema tático diferente do esperado. É legitimo e penso que o que se viu até lhe deu alguma razão, e nem vou alegar que quando o Benfica jogou no sistema que a maioria esperava (últimos 20 mn) não jogou nada. Os primeiros 20 mn foram do Braga mas a partir daí o Benfica teve ascendente. Salvio e Rodrigo foram dos elementos com mais dinâmica. Erros? sim, teve e graves. Como convocar apenas 2 PL se jogou de início com ... 2 PL?

    JJ é teimoso e todos vêem o que ele não vê. O LE já devia ter vindo mas não veio. Venha de lá esse LE e depois, então sim, queima-se o Melgarejo, ou não? Como é evidente, todos os meus amigos no lugar do treinador do Benfica já tinham visto que o Melgarejo não dá para lateral e possivelmente até apostariam no Luís Martins ou no Carole, mas penso que logo a seguir viriam aqui ao Blog ver quem deviam escolher a seguir...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre o trabalho de arbitragem que no geral merece a minha concordância, há contudo um aspecto inultrapassável. Como é que você aceita a decisão do árbitro em não expulsar o Alan, por tackle (não sei se sabe, mas esta tipificada na lei como lance para cartão), quando este árbitro no ultimo SCP-Benfica expulsão o Luisão por 2 faltas em todo o jogo, a 2ª claramente não passível de cartão, não expulsa João Pereira que pisou o braço de Gaitan no chão (nem amarelo), não mostra amarelo a Insua aos 3 mn quando varreu Bruno Césra, mas neste jogo mostrou amarelo ao Cardozo por pé alto?

      Este árbitro há 2 épocas no mesmo SCP-Benfica expulsou o Sidnei por encosto de ombro e você acha aceitável que não expulse Alan?

      Cada um vê a arbitragem como quer, esse é um problema do Benfica. Há 30 anos a ver isto e não conseguimos chegar ao ponto. Todos os treiandores anteriores forma casmurros? O Carlos Martins jogou ona época passada? E não ganhamos com o Emerson? Quem lhe garante que com CM ganhavamos? Eu gosto dele e acho que NOUTRO MODELO de jogo, teria lugar (o tal 4-2-3-1 que eu tenho defendido), mas dizer que o Benfica empatou porque o Melgarejo teve 2 erros, ou CM não jogou, é uma enormidade ...

      Até porque o 1º golo é culpa do lado direito da defesa do Benfica que deixa cruzar à vontade. Olhe é como o Luisão na Alemanha. A culpa foi dele ou do árbitro que mostrou 2º amarelo a Javi num lance que nem falta fez? Enquanto continuarmos a ver o "ultimo" da fila, não saímos disto ...

      Eliminar
    2. Ó Eagle01, esta resposta era mesmo para mim? Ou então parece-me que não percebeu bem o comentário.

      Cumprimentos

      Eliminar
  18. O JJ (e o Vieira) devem adorar-te de paixão.
    Como para ti a culpa de todos os males no Mundo será sempre de algum árbitro, eles podem fazer toda e qualquer merda que lhes apeteça que estão desculpados por defeito.
    Como é bom ser-se treinador com adeptos destes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vieira não deve gostar nada e ficará a gostar menos quanto eu tornar publicas as razões porque vou renunciar a 18 anos de sócio (n.º 40 366) do Benfica.

      O JJ é o meu treinador, como foi o Quique, o Camacho, o Chalana, o Fernando Santos, o Koeman ... todos estes para ti não serviam, mas lá fora todos ganharam títulos ou pequenas conquistas. Excepto os do FCP que coleccionam despedimentos.

      Mais cego é o que não quer ver ... e dito isto o cego confunde-se com o burro ...

      Eliminar
  19. Eu chega á conclusão que JJ que, sair do Benfica, e faz de tudo para LFV o pôr de lá para fora! E LFV não o põe porque custa mais do que comprar um jogador e ainda por cima não ganha nada com isso!
    Andamos a comparar o Mangala com o Melgarejo sem sequer pensar um pouco. O Mangala, é defesa e joga num 4 3 3 mas o que muitos não sabem é que Mangala na Belgica jogou alguns jogos a defesa esquerdo! Enquanto o Benfica apostar num treinador em que a máxima é valorizar jogadores, tamos e vamos continuar a não ganhar nada!!! O Benfica atual pensa somente em negócio, e isto toda a gente por aqui não desmente! Enquanto se pensar assim o Benfica NADA GANHA!!



    "Mas ainda digo mais: Que vergonha têm estes dois que se insultam de ladrões, de corruptos, de traficantes e fica tudo na mesma.

    Onde está a honra desta gente????????????

    O Benfica não precisa deste jogo rasteiro."

    Nem mais Conde Vimioso, como benfiquista sinto-me envergonhado, isto não é defender o Benfica é um pseudo ataque pessoal entre dois amigos que atiram areia para os olhos dos adeptos dos 2 clubes! LFV em momento algum defendeu o Benfica, optando por acusações á pessoa Pinto da Costa!

    JJ está ao seu serviço, sai do Benfica e entra no FCP só assim se explica a merda que continua a fazer tos estes anos sem que ninguém diga ou faça nada para mudar! Arruma com os bons jogadores portugueses no Benfica e explica-se a razia na seleção nacional...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, deixa-me corrigir-te: o JJ está a fazer no Benfica o que um dia irá fazer no FCP: A diferença é que no FCP são unidos e defendem-se contra os poucos desgraçados de árbitros que erram contra eles.
      Nós ainda estamos no tempo de ter o "rei na barriga" e achamos que temos boa margem de erro ... por isso, que interessa se o Alan devia ser expulso e não foi, quando noutros jogos e por bem menos o árbitro expulsou jogadores do Benfica?

      Se reparares ao longo dos aos a critica mais fácil a fazer contra um treinador do Benfica, é a linha que ele escolhe. Diz-,se se não foi assim com outros antes deste ...

      O meu amigo Conde é um sonhador, está farto d elevar porrada lá no Porto e quer o impossível. Eu compreendo-o mas isso que ele quer é mesmo impossível.

      Aliás há um facto que prova que JJ está a ser queimado em favor da estratégia de vitimização de Vieira (esta nem o meu amigo Conde percebe) e assim poder deixá-lo ir mais fácilmente para o FCP. É que um treiunador que bateu os recordes que bateu, quando antes dele outros, mas ou menos criticados não conseguiram, obviamente tinha de ser respeitado. E com Emerson a defesa lateral esquerdo chegou onde antes outros falharam (ele próprio com Coentrão).

      Em que ficamos?

      Eliminar
  20. Caro Conde,

    É evidente que se um jogador tem a mesma qualidade que outro mas tiver mais 10 cm, será uma vantagem. Agora temer pela altura dos 2 laterais quando temos um miolo defensivo com um bom jogo aéreo não me parece uma prioridade. De resto o Barcelona acaba de dar 14M€ por um lateral esquerdo com 1,70 m quando o lateral direito, titular indiscutível, tem 1,73 m. É um não problema, ou antes, um problema com uma relevância discutível.

    Agora, eu não sei se é o caso do amigo Conde ou não, mas já percebi que para grande parte dos Benfiquistas Melgarejo está proibido de ser um bom lateral esquerdo apenas e só porque isso corresponderia a ter que aturar JJ.

    Se o amigo Conde acha que os 2 erros cometidos por Melgarejo são demonstração de que ele não poderá ser LE, na minha opinião está equivocado. Erros como os cometidos contra o Real Madrid e contra o PSV são erros na posição de LE, erros como os cometidos contra o Braga são erros de jogador de futebol, seja qual for a sua posição.

    Quanto ao Fábio Coentrão, caro Conde, estou em total desacordo consigo. Isto porque sou de opinião que a qualidade de um lateral, tal como dos restantes jogadores, talvez excepto os guarda-redes, se mede por aquilo que pode trazer ao jogo da equipa, não apenas defensivamente, e dos laterais ofensivos Coentrão será dos que melhor defende, oferecendo à equipa soluções que vão muito para além da cavalgada pelo flanco até à met... linha final. Para mim é dos melhores do mundo sim senhor.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Caro Bicadas

      A minha aversão a jj nada tem a ver com o Melgarejo.

      O que eu quero é que qualquer jogador do Benfica brilhe.

      Estou no entanto convencido que a aprendizagem do Melga, pese toda sua boa vontade, será
      morosa e isso pode hipotecar o desempenho da equipa a curto prazo.

      O Coentrão entrou na vaga de Peixoto, ao fim de 3 m3ses, porque este se aleijou e foi mais uma emergência de um rasgo de visão de jj.

      Calhou bem nesses jogos e ficou.

      Tomara eu que o Melgarejo tivesse toda a sorte de mundo porque até é um jogador que aprecio pela sua tecnica e garra mas não me parece que seja assim tãofácil.

      O futuro dirá porque sabemos que o casmurro do jj não recua como já deu mostras em casos semelhantes.

      Será só casmurrice????????

      Eliminar
    2. Há aqui um pormenor que importava que alguém esclarecesse: diz-se que Coentrão levou mais tempo a ser lançado na lateral. Isto quer dizer o quê? Que esteve a ser preparado desde a pré-época a lateral, aguardando-se pela sua "graduação" para o lançar quando estivesse perfeito, o que acabou por ser antecipado dada a lesão do Peixoto? Penso que não. Já se falava em novo empréstimo de Coentrão quando ele foi lançado a lateral como solução de recurso. Para mim deve ter tido, como tempo de formação, pouco mais de 15 dias...

      Sejamos claros: sou de opinião de que se deveria ter contratado um bom lateral, o que não é tão simples como por aí se apregoa (por exemplo, no campeonato brasileiro ainda se considera como melhor lateral esquerdo o... Léo). Melgarejo está no início e ainda há muitas coisas novas para ele. Mas já aprendeu muito e seria benéfico que os Benfiquistas conseguissem olhar para isso, especialmente os que dizem que gostariam de o ver a extremo (que ele também não era, mas onde se adaptou, apesar de ser também uma posição de ataque poucos achariam graça a colocar o Nélson Oliveira na ala, certo?), posição em que poderia muito bem cometer os mesmos erros que cometeu no sábado.

      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Concordo plenamente com este POST, mas é óbvio que o JJ tem algumas culpas no cartório disso não duvido. O Benfica em vez de gastar 20 milhões em extremos, gastava só 10 e tinhamos comprado um bom lateral esquerdo que trouxesse mais valia. Não digo que o melga não venha a ser bom, o que digo é que aidna não o é nem vai ser tão depressa, coentrão levou 6 meses. E acho sinceramente que estamos a perder um enorme extrema esquerdo/avançado porque o mestre da tática acha que este será um bom defesa esquerdo. Isso não aceito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O JJ pediu o Salvio? Acho que não, acho que não ... culpas todos os treinadores têm. O Ancelotti depois de contratar o Ibrahimovic ainda só tem 2 empates, já sofreu 2 golos e a culpa não foi do Melgarejo, o Ferguson entrou a perder com o Everton, etc, o Mourinho entrou com empate .. culpas? Meu caro, os treinadores apostam, às vezes sai bem, outras não, mas e árbitros que decidem sempre da mesma maneira, é o quê?

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking