O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Problemas laterais II

. 62 comentários
Portugal, 7 de Agosto de 2012

Como referi no texto anterior: “a pré-temporada do Benfica é normalmente marcada por debates que a comunicação social lança, e que dada a sua repetitividade, ou seja, dado que ano após ano há sempre um tema novo que se prolonga durante a época. Na minha opinião isso é premeditado, pretendendo entreter os benfiquistas e desviar a atenção dos problemas graves que irão acontecer com a arbitragem. Em particular com esta, que é a componente administrativa mais influente na definição do campeão.

Este ano o tema é, a adaptação do Melgarejo a defesa esquerdo vs utilização de Luisinho, e a falta de um substituto ao nível do Maxi Pereira.

A importância da comunicação social percebe-se no facto de tantos analistas de referência e cidadãos de topo deste país, como Bagão Félix na BOLA, ou João Paulo Guerra no jornal Benfica, dedicarem demasiadas palavras (na minha opinião) a este “não assunto”. Este último escreveu na edição de 27 de Julho que “a demanda de um defesa esquerdo e também de uma alternativa para o lado direito, é uma velha questão. Já vem de longe”.

Este tipo de opiniões não passa de um conjunto de banalidades, facilmente demonstrável. Se este tipo de questão já vem de longe, porque razão não se falou disso no ano do título? Ou no ano seguinte? Porque razão se centrou a polémica em Roberto? E na época seguinte, nas “invenções” de Jesus? Só mais tarde veio a polémica com Emerson apenas porque Capdvilla não fora inscrito para a Champions? Se tudo isto é tão óbvio porque cargas de água se espera que alguém na comunicação social, fale da adaptação do Melgarejo, para depois virem as carpideiras do costume, chorar atrás do tema?

Vejamos a pré temporada dos nossos rivais SCP e FCP. O SCP perdeu 1-0 com o Charlton (2ª Liga inglesa), os defesas laterais foram Pereirinha e Ínsua, ganhou ao St. Étienne 3-1 com Cedric e Pranjic, perdeu 1-0 com o Getafe com Pereirinha e Pranjic, empataram 0-0 com o Atlético (2ª Liga de Honra) com Pereirinha e Ínsua, empataram 0-0 com o Belenenses (2ª Liga de Honra) com Cedric e Pranjic, ganharam 2-0 ao Sheffield Wednesday (2ª Liga inglesa) com Pereirinha e Ínsua, vendceram 3-1 o Atléhtic Tehuan (Marrocos) com Cedric e Ínsua.

Os mais atentos irão concluir que o SCP utilizou 2 defesas direitos, Cedric e Pereirinha, sendo que este último é um médio adaptado, e também utilizou 2 defesas esquerdos, Ínsua e Pranjic, sendo que este último é um médio adaptado. Há problemas nas laterais do SCP? Há necessidade de boas alternativas para os “donos do lugar”? Os laterais de raiz garantiram melhores resultados ao SCP do que os adaptados? A mesma comunicação social tão “preocupada” com o Benfica, neste caso não tem opinião.

Quanto ao FCP, jogou com os defesas laterais Djalma e Mangala, contra o Evian (vitória 1-0), com Djalma (depois Sereno) e Mangala contra o Celta de Vigo (vitória 3-0 graças ao Carlos Xistra), Djalma (depois Miguel Lopes) e Mangala contra o Santa Clara (2ª de Honra e erros de arbitragem a favor do FCP, árbitro Pedro Cabral), Miguel Lopes e Sereno contra o Valência (empata 1-1, derrota nos penaltys com 4 remates falhados pelo FCP - inédito), Miguel Lopes (depois Sereno) e Mangala contra o Lyon.

Resumidamente, o FCP utilizou 3 defesas direitos, Miguel Lopes, Sereno e Djalma, sendo que os dois últimos jogavam originalmente no eixo da defesa e como médio ala, e dois defesas esquerdos, Mangala e Sereno, ambos originalmente defesas centrais.

Ou seja. O FCP e SCP utilizaram nos jogos de pré temporada 5+4= 9 defesas laterais, sendo que apenas 2 são laterais de raiz, os restantes são improvisos dos actuais treinadores. 

Ora em face disto, qualquer pessoa com um mínimo de senso percebe que afinal todos os treinadores adaptam jogadores, perdão, o Jesus inventa, os outros adaptam, a defesas laterais. Infelizmente uma boa parte dos adeptos do Benfica, continua a não perceber que este debate acerca dos defesas laterais apenas visa outras finalidades, que não ajudar o Benfica a ser mais competitivo por via da estabilidade. Pena que continuem sem perceber a lateralidade deste tipo de assuntos. Inclusive Bagão Félix e João Paulo Guerra...

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

62 comentários

  1. Com isto está tudo dito!

    ResponderEliminar
  2. Até que enfim uma análise que vai ao ponto sobre esse "não-ponto" que se tornou a questão do Defesa Esquerdo do Benfica! Devo apenas lembrar os mais distraídos que quando o Coentrão foi adaptado a Lateral o Benfica começou o campeonato com esses dois fabulosos laterais: Shaffer e Peixoto...este último um Médio Esquerdo adaptado a Número 10 adaptado a Defesa Lateral!

    Muito esquecem-se também que o Maxi...o Super Maxi...veio para o Benfica como Médio Direito...não como Defesa Lateral Direito e só durante a época foi adaptado a lateral porque o Nelson foi vendido!

    Colocando as coisas mais simples...Melgarejo se funcionar todos vêm dizer que sempre virão nele potencial para Defesa Lateral (tal como agora dizem do Coentrão), se não funcionar...de certeza que não faz pior que o Emerson o ano passado e mesmo assim não fomos campeões por motivos que nada têm a ver com a qualidade do futebol praticado dentro das 4 linhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, apenas para sublinhar que o Emerson não é um jogador qualquer. Tem valor para jogar no Benfica. O problema de há anos (aí sim, tenho de concordar) é se o Benfica deve ter laterais que defendem melhor que atacam, ou ter laterais que atacam melhor que defendem.

      Pegando no Coentrão e Leó, pelos vistos, o pessoal gosta mais de defesas que atacam melhor do que defendem.

      Eu, pelo contrário, acho que os defesas são para defender, os médios para fazer polivalência entre a defesa e o ataque. Só excepcionalmente um defesa lateral deve-se incorporar no ataque. Como só excepcionalmente um médio ala deve recuar ao último terço da defesa.

      Criticável ou não, é a minha perspectiva de futebol. Comparem com outros grandes clubes nacionais ou não, e digam-me quem joga com defesas laterais atacantes. Se o FCP mantiver o Mangala adaptado, não será seguramente um clube a contar ... mas aqui não há polémica, não há debate, ah .. a comunicação social não falou do tema ...

      Eliminar
    2. ha muito que eu penso os jornalistas hoije em dia sao autenticos
      assassinos "civicos" , estes cabroes usam a mentira sem olhar as consequencias de tais atos.

      e nojento ver tanta vigarice no futebol tuga mas apenas vem o benfica

      Alfredo farinha gr jornalista disse uma vez que havia da parte dos diversos poderes vontade de acabar com o benfica , na altura nao acreditei muito, mas hoije vendo todo o panorama acho que nao tenho duvidas.

      os jornalistas neste pais precisam e de MOCAS DE RIO MAIOR e PAU DE MARMELEIRO

      PORCOS DO CRL



      ABRAÇO
      JOAQUIM PEREIRA

      Eliminar
    3. @eagle01 - partilho desta tua opinião sobre o Emerson, apesar de também achar que mesmo com a idade que tinha/tem o Cap poderia e deveria ter tido mais oportunidades no Benfica.

      Aliás se quisermos ser justos, Maxi também dá as suas "barracas", só que ele tem crédito junto dos adeptos, merecidamente porque corre e luta, mas nem todos são iguais e Emerson, só começou a ser assobiado e gozado (sim, chegamos a este extremo de gozar com um jogador nosso) depois da CS começar com a história que ele era lento e era isto e aquilo...

      Quanto a mim, ele não é um grande jogador mas também não é assim tãaaao mau como o querem pintar, apenas não é um jogador ao estilo de Coentrão e isto pelos vistos é crime para alguns adeptos. Se quisermos ver isso por este prisma então David Luiz também dava barracas mesmo no último ano, Luisão nos primeiros anos levava nós cegos do Liedson uns atrás dos outros, no entanto, todos parecem se esquecer destes factos, que acontecem...

      Só espero que tenhamos paciência com o miúdo Melgarejo porque, primeiro ele não tem culpa de estar a ser adaptado a uma posição que não era a que estava habituado a jogar, e segundo porque o miúdo apesar de ter errado já nalguns lances também fez coisas muito boas, especialmente quando aparece de trás em velocidade, a lembrar "Coentrão"...

      Quanto às notícias da CS o que deveríamos fazer era ignorá-las e nem as comentar, e se insistissem deixarmos de comprar estes "lixos" que alguns apelidam de jornais, assim talvez eles sentissem e passassem a respeitar mais aqueles que lhes pagam a "sobrevivência" porque são os inúmeros benfiquistas que compram jornais que lhes garantem os valores para sobreviverem.
      Apesar de não simpatizar especialmente com a figura, alguns ditos "jornaleiros" haviam de ouvir como a Manuela Moura Guedes ouviu em directo no jornal das 20h00 do actual bastonário da ordem dos advogados, talvez pensassem 2 vezes antes de escreverem certas e determinadas coisas sobre o Benfica.

      Paulo

      Eliminar
    4. Luis Costa8/8/12 08:52

      @"Comparem com outros grandes clubes nacionais ou não, e digam-me quem joga com defesas laterais atacantes" Assim de repente só me vem a cabeça uns clubecos pequenitos, os fraquinhos Barcelona(Daniel Alvel) Real Madrid(Coentrão) Man City(Micah Richards) Man U (Evra) Bayern(Philipp Lahm)

      Eliminar
    5. Pedro S.8/8/12 09:54

      "Obrigado, apenas para sublinhar que o Emerson não é um jogador qualquer. Tem valor para jogar no Benfica. O problema de há anos (aí sim, tenho de concordar) é se o Benfica deve ter laterais que defendem melhor que atacam, ou ter laterais que atacam melhor que defendem."

      Ora aí está....

      Eliminar
    6. Caro Joaquim, concordo com a parte em que sugere que os jornalistas não são bons profissionais, não honram o código deontológico que os obriga, não são exemplo. Mas de facto condicionam a opinião pública.

      Dito isto, percebe-se que o Benfica tem forçosamente de ter estratégia para a comunicação social, que não passe pela emissão de comunicados avulsos...

      Eliminar
    7. ... " Dito isto, percebe-se que o Benfica tem forçosamente de ter estratégia para a comunicação social, que não passe pela emissão de comunicados avulsos..." ...

      O Benfica é obvio que tem que mudar, mas os que tem forçosamente de mudar são alguns sócios e adeptos que passam a vida a criticar os jornais e as televisões, e continuam a ser as melhores caixas de ressonãncia, fazendo recordar as colunas da Polymer Audio Research ...

      Eliminar
    8. Caro Conversa Fiada, é isso tudo. O Maxi por ser mais atacante, por vezes não recua a tempo porque os contra ataques são mais rápidos. Depois sofremos golos, que "ninguém" vê ... idem com Coentrão, Léo, etc... porque a comunicação social gosta mais destas soluções arriscadas, que deixam o futebol do Benfica à mercê dos contra ataques e dos erros dos árbitros. Uma combinação que tem funcionado nestes últimos 20 anos...

      Eliminar
    9. Caro Luís Costa, eu também pensei nisso. Mas é um facto, não é? Quais os defesas laterais atacantes das principais equipas da Europa?

      E desde quando isso (defesas atacantes) é sinónimo de mais vitórias?

      O Benfica bicampeão europeu, dava iniciativa aos adversários (pelo menos na final), explorava os contra ataques e chutavamos de fora da área. E ganhamos às super equipas espanholas ...

      Querer jogar de "peito feito", como agora é uma aberração que infelizmente tem feito escola. Graças às ideias propagandeadas por esta comunicação social, rafeira e domesticada aos interesses obscuros do futebol...

      Eliminar
    10. "O Benfica é obvio que tem que mudar, mas os que tem forçosamente de mudar são alguns sócios e adeptos que passam a vida a criticar os jornais e as televisões, e continuam a ser as melhores caixas de ressonãncia, fazendo recordar as colunas da Polymer Audio Research ..."

      Está a referir-se concretamente a quem?

      Eliminar
    11. ... " Está a referir-se concretamente a quem?" ...

      Não estou a referir- me alguém em concreto, nem tenho que o fazer !
      São por demais conhecidos os "hábitos suicidários" de alguns adeptos/sócios para os quais nada está bem,nada funciona,os diretores são maus,os treinadores são maus, os adjuntos são péssimos,os jogadores são presos por ter cão e presos por não ter, os médicos não tem competência enfim um rosário de desgraças sem fim...
      Infelizmente e digo-o com muita tristeza, se os hábitos da competência, da vitória, dos titulos, anda arredada do Benfica, para isso muito tem contribuido sócios e adeptos que nunca conseguiram assimilar a cultura e a mistica do verdadeiro benfiquismo.
      E fico-me por aqui para não ser demasiado caústico, porque muito mais ficou por dizer sobre os tais " benfiquistas " que não lêem os jornais desportivos, não vem certos programas desportivos na televisão, não assinam a Sport TV ...
      Tretas atrás de tretas !

      Eliminar
  3. Anónimo7/8/12 18:37

    Muito bom texto. Concordo com tudo menos com aquela parte dos laterais do Porto pois ele utilizou esses jogadores todos porque os 2 titulares estão nos JO, mas em relação ao Sporting, por exemplo, tens toda a razão e se essa situação se passasse no Benfica, o que já não teriam escrito?
    Outra situação, o Porto desde que saiu o Falcão ficou sem um ponta de lança de qualidade e notava-se perfeitamente que precisava de contratar outro, mas até a chegada do Jackson Martinez, quantos avançados a CS apontou ao Porto? Não me lembro de mais de 2. Agora o Benfica, quantos LE já lhe foram apontados? Pelo menos uns 15.
    E dentro da CS, que dizer do OJOGO? Já não há palavras para as notícias que têm saído. Títulos como "Benfica perde José Angel para a Real Sociedad" e"mais um LE a fugir da Luz", "com todos os alvos a fugirem, Benfica vira-se para Eliseu" e ainda "Eliseu pode trocar Benfica pelo Espanhol". Estes já nem disfarçam.
    Eu acredito que o Benfica tem claramente definido se irá avançar para a contratação de um LE e se o fizer, terá com certeza bem definidos os seus alvos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela correcção. Para ser franco, só me lembrei desse detalhe muito depois de ter escrito o texto. Contudo permanece o mesmo raciocínio: se o Danilo e o Alex Santos estão nos jogos olimpicos, pode-se perguntar se o "FCP tem bons substitutos para esses dois defesas".

      Não é o que têm feito sobre o Maxi Pereira e a lateral direita? Sereno? Djalma? Mandala? Miguel Lopes? Quem são afinal os substitutos naturais de Danilo e Alex Santos, para o "caso de se lesionarem"?

      Pois é. No Benfica isso seria um problema, mais a carga de jogos que tiveram, mais não terem tido férias, mais não terem feito a pré temporada, etc, etc ... o manual de "intoxicar" é imenso, nas opções ...

      Eliminar
  4. ... " Eu, pelo contrário, acho que os defesas são para defender, os médios para fazer polivalência entre a defesa e o ataque. Só excepcionalmente um defesa lateral deve-se incorporar no ataque. Como só excepcionalmente um médio ala deve recuar ao último terço da defesa " ...

    É a sua opinião vale o que vale e respeito-a com tal, mas estou completamente em desacordo pois não passa de um estereótipo.
    A evolução que o futebol teve nos últimos 30 anos, obrigou a mudar conceitos tidos como regras. Para não ir muito mais longe, basta recordar Leovegildo Lins da Gama "Júnior", Roberto Carlos, Maicon, Daniel Alves, quatro defesas
    no caso Júnior um ambidextro famoso, Roberto Carlos como defesa-esquerdo, e Maicon e Dani Alves, ambos jogadores do lado direito,e interrogarmo-nos como seria possível amarrar estes jogadores às suas posições,desobrigando-os de cumprir com competência o envolvimento nos movimentos atacantes da equipa e retirando-lhes a tal polivalência que faz as delícias de qualquer treinador?
    A questão da C.Social face ao SLB, tem raízes mais profundas que nos deviam honrar; é que, quer se goste ou não,a marca Benfica vende em qualquer parte do mundo, e com a crise que existe, qualquer pequena notícia que envolva o Benfica é caixa para os jornais, televisão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrevi: "Eu, pelo contrário, acho que os defesas são para defender, os médios para fazer polivalência entre a defesa e o ataque. Só excepcionalmente um defesa lateral deve-se incorporar no ataque. Como só excepcionalmente um médio ala deve recuar ao último terço da defesa.

      Criticável ou não, é a minha perspectiva de futebol."

      Portanto critique à vontade, porque eu não voto no seu partido e você não vota no meu. É a liberdade de opinião a funcionar.

      Quanto aos laterais que eu gostava de ver no Benfica? Dani Alves, Philipe Lamm, Gareth Bale ... sonhar não é proibido, certo? Mas convém acordar porque a nossa realidade é Maxi Pereira, João Canecelo, Jardel ou Miguel Vítor, mais Melgarejo, Lusiniho se ficar e outro que eventualmente ainda venha.

      Eu já passei a fase de querer o impossível...

      Eliminar
  5. Anónimo7/8/12 18:59

    Mas todos sabemos que os nossos rivais, têm defesas esquerdas de raiz. E de certeza quando começar o campeonato eles vão lá estar enquanto nós não sei não! É essa a diferença!
    O problema é falado porque o mercado de transferências continua em aberto e todos nós sabemos que o problema das laterais continua ano após ano. E o mais incompressível e a compra de extremos de milhões e defesas (esquerdos e direitos) de tostões?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, as suas certezas não as entendo. Mostrei-lhe 9 nomes que jogaram na pré temporada, dos quais apenas 2 são defesas de raiz e você diz-me "de certeza quando começar o campeonato eles vão lá estar enquanto nós não sei não..".

      Mas foi por causa do Emerson que o Proença assinalou penalty em Braga? E foi pelo Emerson que o Proença tirou 2 penaltys em Vila do Conde nos ultimos 10 mn? E foi pelo Emerson que o Hugo Miguel tirou os penaltys sobre o Aimar e o corte com o braço de Cedric em Coimbra?

      Estes são os verdadeiros objectivos da comunicação social: impedir que os adeptos pensem no que DE FACTO interessa...

      Eliminar
  6. PALAVRAS PARA QUÊ ????

    Olegário Benquerença
    escolhido para a Supertaça

    leiriense no JOGO FC PORTO-ACADÉMICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, o pessoal anda entretido a debater qual o melhor perfil para os defesas laterais, e o "sistema" vai cozinhando os titulos do FCP ..

      É disto que o "meu" povo gosta, como diria o outro ...

      Eliminar
  7. Depois do Braga o Eagle.

    Diria que é poçemica e não debate aquilo que os pasquins lançam. E sempre com uma linha redutora para as posições do Benfica.

    Enfim... cada um (benfiquista) papa o que quer e especula. É democrata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebi a parte "depois do Braga o Eagle".

      Sobre o que cada benfiquista "papa" apenas recordo que nunca se falou de defesas laterais na época passada, excepto o Emerson e só a partir do momento em que o Capdvilla ficou de fora da Champions. Agora fala-se do esquerdo, do substituto do direito, etc, ou seja fala-se do que a comunicação social fala.

      Mas esta não fala do fora de jogo mal tirado ao Celta, contra o FCP, quando estava 0-0, não fala do penalty oferecido ao FCP e tirado ao Santa Clara, ambos com 0-0, e portanto disto não se fala tanto ... dos defesas do Benfica sim ...

      Eliminar
  8. José Oliveira7/8/12 22:22

    Desculpem desviar do tema central. Já viram quem vai arbitrar a supertaça? Anuncia-se uma época de mais do mesmo, como já escrevi aqui, fruto da passividade, (para dizer o mínimo, pois é difícil acreditar que seja só passividade) anos a fio, da actual direcção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A actual Direcção foi eleita pelos sócios, mas é protegida pela comunicação social patrocinada pelo BES e pelo Sr.º Joaquim.

      A actual Direcção não está ali para ganhar campeonatos, mas para endividar mais e mais o Benfica, até não sei, não consigo imaginar...

      Note que quando o Benquerença saiu no Rio Ave - Benfica, a Direcção não só não reagiu, quando devia tê-lo feito protestando o jogo antecipadamente, como se deu ao desplante de NINGUÉM ter ido acompanhar a equipa.

      E veja só: ninguém percebe o que o Sr.º Vieira anda a fazer, mas quando estava lá JVA, todos os dias apareciam nos jornais e rádios a dizer mal da Direcção ... Que Benfica temos e somos afinal? Pergunta para desenvolvimento ...

      Eliminar
  9. Vou dividir a minha análise em três partes.

    1-A comunicação social. Claro que como estes amestrados como noutras questões nacionais estão ao serviço de que lhes assegura o leitinho dos meninos e a gravata com tiques gays. Na sua maior parte até são uns iletrados ou jornalistas da velha guarda como lhe chamam e ainda com tiques de subserviência tão queridos do tempo da outra senhora.

    Ouvir os rancores extremados de um ribeiro dos cristos, um lagarto que passa a vida a endeusar o clube de Contumil é para mim motivo de gozo. Enoja-me mas não mais do que isso.

    Levar com a manha de outro largarto (gosto tanto dele que até se me barreu o nome) e aquele cabelos de moleiro que anda lá pela TVI a a roubar o emprego à juventude. Ah lembrei-me agora, um tal de Fernando com correia. Esse mete ainda mais nojo porque disfarça o seu rancor com covardia.

    Há também uma "estrela" que já correu tudo o que é meio de comunicação social. O joão da rita. Aquele que em tempos se distinguia pela camisa de caxineiro que quando convidado, para o almoço, pela direcção de um qualquer clube em dia de jogo tinha como preocupação sacar a factura para apresentar como despesa lá na bolha. Agora distingue-se pela gravata com tiques espalhafatosos completamente desajustada do resto da indumentária. Mas para quê trazer as gravatas para qui??? Simples, pois também nestes pormenores se vê o gosto e inteligência do usuário que não olha a meios para dar nas vistas.

    Há inda um patarata que até se julga engraçado e que por uma única vez me pôs a gosta, um pouquinho do Queiroz. Foi quando este lhe foi às ventas num aeroporto qualquer e com pena minha não lhe quebrou as astes. É um tal jorge batistinha.

    Temos também o homem da "inverdade desportiva". Um pedante, um convencido corrido de um jornal do qual até era sócio, um homem muito pequenino e um pequenino homem. Coitado.

    Dos afectos declarados à corruptagem, a rafeirada amestrada do clube de Contumi, nem vale a pena gastar cera. Esses até são capazes de negar a sua própria existência para ter a bença do corrupto-mor.

    2-Defesas, defensores ou atacantes:

    Eagle01 não concordo contigo. Concordo sim que um lateral terá também que defender muito bem mas estes mesmos laterais são possivelmente hoje os que mais desiquilibram no ataque principalmente contra defesas fechadas coisa que o Benfica muito encontra.

    Mesmo se olharmos para o passado e nós fomos pioneiros, de quem nos lembramos: Claro, do fogoso Adolfo Adolfo e do sanguineo e meu bom Amigo Artur Correia (((O Russo))).

    Portanto sobre os defesas laterias do Benfica, eles que defendam bem e ataquem melhor.

    3-JJ pretende adaptar o Melga a lateral esquerdo. Não sou eu que à partida vou criticar esta opção e até quero crer que possa resultar pois tem tecnica, tem garra, quer jogar e isso é o essencial. JJ melhor que ninguém saberá das potencialidades e do exito que a opção possa ter. Criticar, à partida e sem dados, acho extemporâneo e essa responsabilidade terá de ser assacada ao JJ caso falhe. Eu até acredito que não embora ache que há um handicap que não é desprezivel pois se Maxi já é baixo termos mais um lateral roda baixa poderá no jogo aéreo ter consequências.

    Veremos, na certeza de que nunca me ouvirão criticar nem assobiar nenhum jogador.

    Quanto a JJ e Vieira, estes terão que assumir as responsabilidades e criticá-los-ei sempre que as razões me assistirem.

    Simplesmente porque mandam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Conde, tu vês o futebol como quiseres, eu vejo como quero. Hoje em dia, o Artur não seria ninguém neste Benfica da comunicação social. Porque há sempre um defeito que se pode lançar e o povo "come". O que importa é não analisar as arbitragens e toda estas ligações perigosas entre empresários, dirigentes e jornalistas.

      Quanto aos defesas, o meu pensamento é simples: defesa é para defender mais do que atacar, médio é para atacar mais do que defender. É a minha opinião. Ganhas mais jogos com defesas atacantes? Podes provar isso? Eu lembro-me bem das faltas de recuperação do Coentrão, os médios a terem de fazer faltas e depois a culpa era do Roberto que não saía bem aos cruzamentos ...

      Eliminar
  10. Continuem a disfarçar a incompetencias do jorge jesus e do vieira, que ja estamos a caminhar para mais um ano azedo! Mas voces gostam, não gostam?? Ver um benfica quase na falencia, com um treinador incompetente que ganha mais de 4 milhoes ao ano, e um presidente que compra muito para dar comissoes e depois empresta os jugadores ao proximo projeto imobiliario!! Este é o benfica triste que temos e a maior parte dos benfiquistas ainda bate palmas!! Continuem vamos todos juntos rumo ao abismo!
    PS: E vergonhoso ver benfiquistas a disfarçar as porcarias na nossa casa com as besteiras que os outros fazem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vergonhosa, só se for a tua opinião. Eu pago quotas em número suficiente para poder exprimir o que penso. Se os árbitros não roubassem o Benfica, o JJ era o maior do mundo. Não sei quanto recebe ou deixa de receber, mas aposto que se o tivessem deixado ir para o FCP, você estava aqui a lamentar-se na mesma ... Porque você é uma caixa de ressonância do que vem nos jornais, rádio e TV's ... enquanto lá não vier que o Benfica é roubado, você não acredita. Como lá só vem que o JJ errou aqui e ali, você acredita .. tá ver? É disto que falo quando me refiro sobre os problemas laterais ...

      Eliminar
    2. Eagle1 a gente não se pode estar sempre a desculpar com o olevigario ou com o porco proença!! Na minha opinião tambem está na hora de olharmos para dentro do clube e vermos que as coisas estão mal e muito por culpa de quem nos dirige!! Infelizmente vejo este ano um plantel super desiquilibrado, não ha como negar, isto está aos olhos de todos!! Desiquilibrio esse que se acentuou com a compra do silvio!! O clube não pode nem deve ser gerido para beneficio proprio!! Eu não quero andfar o resto da minha vida a tapar os olhos ás incompetencias de quem governa o clube e depois andar com as desculpas faceis dos arbitros e dos corruptos!! Que eles são corruptos é verdade, que são o maior cancro do futebol tambem é verdade, mas que nos temos um presidente que antes de estar no benfica andava mortinho para meter os pes no clube corrupto tambem é verdade!! Temos um presidente com um presente vergonhoso que não condiz em nada com os gloriosos presidente de outros tempos!Responder aop clube corrupto tentando ser cvomo eles?? Eu nãoi quero isso no meu clube!

      Eliminar
  11. Eu como não acompanho jogos de pré-época (nem do meu clube)apenas vou sabendo das novidades através da blogosfera.

    Mas sinceramente custa-me aceitar que um clube que luta pelo título fique á mercê da "sorte" de um jogador como Melgarejo se adapte bem ao lugar de defesa-esquerdo.
    E custa-me ver um talento como Melgarejo desperdiçado nesse lugar,embora saiba que o Benfica não é o Paços de Ferreira e está bem servido nas alas ofensivamente.

    Também nunca percebi muito bem como anos a fio nunca tenha existido uma alternativa credível a Maxi Pereira,até porque se um castigo regra geral é 1-2 jogos uma lesão pode ser muito tempo.

    Abraço.

    P.S. Já está em andamento a 1ªjornada do "Vamos jogar no totobola" onde esta temporada iremos oferecer prémios aos 3 primeiros classificados.
    Termina já Sexta-Feira pelas 19.40h o prazo para colocação de palpites da 1ªjornada.

    http://vamosjogarnototobola.blogspot.pt/2012/07/1jornada-temporada-20122013.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este clube que luta pelo titulo e que na sua opinião, custa a acreditar que não tem uma alternativa credível ao Maxi pereira (onde é que eu já ouvi isto?), e que fique à mercê de um jogador como Melgarejo (!?), é o mesmo que com árbitros estrangeiros chegou aos quartos de final da Champions, enquanto as equipas de FCP e SCP que têm tudo certinho e direitinho, afinal e em particular o FCP, baqueou estrondosamente na fase de Grupos da Champions e na Liga Europa foram aviados 6-1 pelo Manchester City (que depois foi eliminado - pasme - pelo SCP).

      Ah, o FCP tem aquele tal jogador que chama de Hulk e que alguns benfiquistas aqui nestes blogues, também achavam que seria uma grande contratação que o Benfica deixou fugir para o FCP...

      Mas lá está, eu referi bem: árbitros estrangeiros. Isto não lhe diz mais nada? É que o Emerson jogou em toda a Champions, excepto num jogo em que cumpriu castigo e curiosamente, até empatamos em casa 1-1 com o Basileia ...

      Eliminar
    2. Mas em algum momento fiz uma comparação entre os "problemas" do Benfica e dos rivais?

      Nestes últimos anos existiu alguma alternativa credível ao Maxi Pereira caso ele se lesionasse por muito tempo?

      Não está em causa aquilo que o Melgarejo demonstrou na época passada,mas por ser um bom extremo/avançado não tem necessariamente de ser um bom lateral-esquerdo.

      Mas o Emerson é lateral-esquerdo,se bom ou mau vai da opinião de cada.

      Então depreendo pelas suas palavras que nos anos em que o Benfica fez más campanhas europeias com árbitros estrangeiros,perdeu simplesmente porque não tinha equipa suficientemente boa para lutar por qualquer título ou boa campanha...

      Eliminar
  12. Não sou adepto das muito usadas ""comparações"" pois acho que muito pouca coisa é comparável.

    A cada passo dou com Benfiquistas a fazer comparações entre epocas, recentes ou de há dez ou 15 anos, comparações entre jogadores, etc.

    Isto é próprio da falta de argumentos perante opiniões avalisadas.

    Mas há outro tipo de comparações que, para mim, nenhum Benfiquista devia fazer e que são:

    Comparações com os andrades ou com os largartos seja sobre o que quer que seja.

    Falar dessa gente só para pressionar a justiça deste país que julgue e engavete ""ad eternum"" ((ainda é pouco)))o corrupto-mor e estender também a passadeira deslisante à lagartada a caminho do seu anunciado abismo.

    Comparar-nos com ""padrinhos e afilhados???? Poupem-me. Se nós primamos pela verdade, se nósózinhos significamos mais que os dois juntos, andamos a comparar o quê?????????

    Acabem com isso.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo8/8/12 01:18

    Obrigado Deus todo o poderoso por teres enviado à terra um teu iluminado que tudo sabe, tudo desmonta e a todos nos ensina a sua sabedoria e capacidade de perceber as conspirações do Mundo contra nós.

    dasss... que teorias mais rebuscadamente absurdas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Geração, já te respondi no circulo fechado. Para o teu "peditório" não dou mais. Saíste da hibernação para postares aqui este comentário? Sinto-me lisonjeado ...

      No resto mantenho tudo que te disse: és um tipo limitado, só percebes o que se passa em torno do teu umbigo e pior que isso, tens repugnância pela diversidade, pela vida dos outros. Pelo que os outros pensam, fazem, sentem ...

      Cura-te ...

      Eliminar
    2. Anónimo8/8/12 20:29

      Portanto, eu sou limitado e tu sentes-te lisonjeado por eu comentar um texto teu? ok...

      Ler o teu tópico e depois ver-te a chamares limitado e que só vê o umbigo a alguém é, no minimo, hilariante.

      get a life...

      Eliminar
  14. Faz um favor ao Benfica e deixa de escrever na blogosfera Benfiquista. Há casos como o "vedeta da bola" que sendo uma pessoa que percebe de futebol manipula a realidade para não se incompatibilizar com quem lhe dá o tacho, e depois existem os bloggers como tu que gostando do Benfica e tentando ajudar, mais não fazem que prejudicar o clube branqueando a incompetencia com teorias da treta. Acabas por ser um "fialho", não com segundas agendas(penso eu), mas simplesmente porque não sabes mais, não tens inteligencia suficiente para dissecar pequenos detalhes que fazem a diferença.

    Para ti o Benfica não têm problema nas laterais, os jornais é que querem destabilizar o Benfica e por isso criam estes " não assuntos"...

    O melgarejo tem 1 mes de experiencia como LE, contudo prepara-se para ser o titular numa epoca em que o benfica disputa a champions e tem que ganhar o campeonato. Tal como noutras epocas os reforços para as posições mais debilitadas chegam sempre no dia do fecho do mercado de transferencias, e como sempre o Benfica entra mal no campeonato dando vantagem pontual e moral ao porto. A culpa disto deve ser dos jornais...

    O ano passado recordo-me de comentar um post no blog " Ontem vi-te no estadio da luz", publicado pelo Ricardo, um benfiquista daqueles que vê um pouco mais além e como tal percebe logo quando a merda está a ser feita, em que dizia algo deste género: "O emerson, ou melhor, a insistencia do JJ no emerson vai acabar por passar factura. Os erros em alta competição pagam-se caro e o Emerson acabará por afundar o Benfica nos jogos chave desta época". Assim foi. O Benfica cometeu um erro crasso e como é obvio pagou por isso.

    Este ano em vez de refificarem esta situação vão novamente por-se a jeito...e vão pagar por isso.
    O ano anterior foi o Roberto, um jogador sem capacidade psicologica para aguentar a pressão de um grande clube. Culpas os jornais por destabilizarem o Roberto. Não entendo...

    Com Benfiquistas como tu está o Vieira descansado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi o Emerson que afundou o Benfica. Foram alguns adeptos do Benfica que afundaram o Emerson com um assassínio de carácter à vista de todos. Assim como aconteceu com o Roberto. Até os árbitros "inspirados" por aqueles ajudaram à missa.

      PS: "Deixa de escrever na blogsfera benfiquista"? Porquê? Que autoridade é que o meu amigo tem para dizer uma coisa dessas a outro benfiquista apenas porque tem opinião contrária à sua? Que tal mudar-se para a Coreia do Norte?

      Eliminar
    2. Bem, no Benfica acho que sempre houve democracia e respeito pelas opiniões dos outros. Pedires-me para deixar de escrever na blogoesfera.. mas afinal quem és tu, rapazito?

      Quanto aos reforços chegarem em cima do campeonato, acho que estás a ser um pouco daquilo que me chamas, e não percebes os detalhes. É que o FCP, como mencionei no texto, já experimentou 5 jogadores para as laterais. 1 defesa de raiz e 4 adaptados. Ora nenhum destes é titular porque os titulares estão nos Jogos Olimpicos. Sendo assim, o FCP vai começar o campeonato sem soluções de qualidade e sem vantagem sobre o Benfica. E contudo não fizeram contratações de última hora, porque com os Benquerenças e Proenças não precisam. Correcto? É tudo uma questão de perspectiva e já vi que tu continuas a achar que as escutas do Apito Dourado esgotaram-se aí ...

      Sobre o Emerson já dei a minha opinião várias vezes e repito: não foi o Emerson que em Guimarães falhou, foi o Xistra que marcou uma falta contra o Benfica que não existiu e depois não assinalou um penalty sobre Rodrigo (mesmo jogando mal, num batatal, o Benfica poderia ter ganho o jogo, Xistra voltou a repetir a cassete dos anos anteriores). Não foi o Emrson que falhou em Coimbra, porque foi Hugo Miguel (agora árbitro internacional) que não quis vez o penalty pelo braço do Cedric e o pontapé em Aimar transformado em falta atacante. Se quiseres falar de erros próprios (imagina que eramos o Manchester United e perdiamos 6-1 em casa com o Machester City para o campeonato) podes falar nos golos perdidos pelo Nelson Oliveira mais umas decisões de jogo que ninguém percebe numa equipa de topo.

      E sobre o Proença no Benfica-FCP? Que culpa teve o Emerson de ser expulso em 2 faltas que cometeu, quando em situação pior o Djalma não foi (quando o Benfica ganhava 2-1)?

      Rapazito, não percebeste mas vou-te explicar: para ti haverá semre um Roberto, um Emerson, um treinador ... tu não percebes os detalhes da arbitragem. E o burro sou eu?

      Eliminar
  15. Pedro S.8/8/12 10:10

    O problema é que todos dão importância ao que se fala na imprensa, esquecem-se que o Benfica é e será (devido á sua grandeza) o pão nosso de cada dia para a imprensa nacional! Já estou habituado a isso...
    Mas custa a alguém ligado ao benfica ou a mando do Benfica dizer na imprensa o que o Eagle01 diz?? Custa a alguém que facilmente chega media desmistificar e banalizar este assunto?? Eu acho que não...
    Quanto ao post em questão estou de acordo, mas, a culpa disto é precisamente do Benfica porque se põe a jeito pelas razões que menciono!
    Os defesas esqerdos são isso mesmo, defesas! Se podem ou não atacar depende, dos jogos e não da tática.
    Eu continuo a achar que deveriamos ter no plantel um defesa esquerdo de raíz, ou melhor, temos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. De facto temos jogado 11 contra 11 e até temos conseguido bons resultados. Apenas perdemos com o PSV, por clara má gestão de esforço físico, PSV esse que até está a jogar bem. Acabou de ganhar a Supertaça holandesa ao Ajxa 3-2 que seguramente estavam mais descansados e não tinham, o Melgarejo na lateral ...

      Se empatassemos com o Atlético, Belenenses e precisassemos de 1 penalty oferecido para avançarmos sobre o Santa Clara, aí é que eu queria ver o que é que a comunicação social iria dizer (e estes adeptos caixa de ressonância ...)

      Eliminar
  16. "...O AS garante que o Tottenham, e Daniel Levy em particular, vêm no jogador de 24 anos nascido na Serra Leoa o substituto ideal para suprimir uma eventual saída de Modric. O problema é que

    André Villas Boas

    continua decidido em levar João Moutinho para White Hart Lane,

    apesar dos 40 milhões de euros

    pedidos pelo FC Porto..."


    SÓ CONTARAM PRA VOCÊ ?????
    TEM PAI QUE É CEGO
    EHEHEHEH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que importa isto? O Moutinho falhou mais um penalty contra o Valência, é o segundo consecutivo (depois do Mundial). Noticias na comunicação social? Tottenham, PSG e Chelsea lutam por Moutinho.

      Imaginemos que era o Cardozo a falhar? NO dia seguinte eram as noticias do costume, a dar conta da tristeza, do desconsolo, da raiva, etc, do jogador, e pronto, é assim que o MOutinho até passa por ser um bom jogador e o Cardozo até não passa por ser um jogador importante ...

      Eliminar
  17. COPIADO
    DO BLOGUE
    VITORIA VEM !!!

    "Eram os 16M mais bem dados do defeso.
    "Ainda menos clara é a situação das transmissões dos jogos da liga espanhola desta temporada, que arranca também dentro de 15 dias. O empresário Miguel Paes do Amaral adquiriu os direitos desta competição para Portugal (substituindo a Sport TV) por três temporadas, a troco de 16 milhões de euros, mas ainda não tem definido um canal para a sua exibição." link

    A Bola TV esvazia o conteudo jornalistico da SporkTv e nós com os melhores conteudos escavacamos o resto. Alguém duvida que os jogos do Benfas, Real e Barça davam cabo do Oliveirinha?"

    ESPERAMOS QUE A DIRECÇÃO
    DO BENFICA ESTEJA ATENTA
    BENFICA+REAL+BARÇA=FIM DA SPORCO

    ResponderEliminar
  18. Julio Moreira8/8/12 12:13

    Amigos
    Pontos prévios.
    Estou-me borrifando, e não é de agora, para o que os jornalistas escrevem.
    Com boa vontade, não passam de meras opiniões.
    Valem o que valem.
    Nalguns casos,para não dizer na maioria, até são encomendadas.
    O que faz o Porto ou o Sporting, neste caso em termos de defesas laterais, também não é algo que me faça perder tempo.
    Interessam-me mais o que eles fazem, de forma lateral, fora do campo, nomeadamente o Porto.
    Posto isto, apenas digo que, a meus olhos, a falta de um lateral esquerdo de categoria é notória desde Janeiro.
    Essa janela de mercado não foi aproveitada como deveria.
    Essa falha provocou danos no desempenho da equipa.
    Garay passou a época a ser pronto socorro, e nalguns jogos chegou a ser patético ver dois defesas juntos.
    Emerson, que tinha recuperado com atraso a sua posição, e Garay que tinha ido á dobra.
    Lambro-me de um golo do Zenit em que o Emerson estava junto ao Garay em lugar de ter acorrido ao eixo central de onde o seu colega tinha sido forçado a saír.
    Aliás, todas as equipas que jogavam contra o Benfica sabiam qual o corredor por onde atacar.
    Para mim isto é factual. Eu vi.
    Estarmos em Agosto e ainda ninguem ter sido contratado para entrar de caras na equipa, é um perfeito mistério.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Posto isto, apenas digo que, a meus olhos, a falta de um lateral esquerdo de categoria é notória desde Janeiro. Essa janela de mercado não foi aproveitada como deveria. Essa falha provocou danos no desempenho da equipa."

      A este seu conjunto de perguntas, respondo com uma afirmação sua: "Interessam-me mais o que eles fazem, de forma lateral, fora do campo, nomeadamente o Porto."

      Estamospois entendidos das razões que levaram o FCP ao titulo de campeão.

      Sobre o Zenit não costumo falar de jogos que ganhamos. A propósito reparou no 5º golo do Benfica ao Real? Reparou no defesa esquerdo, atacante e português, do Real Madrid que foi comido no inicio do lance? Ah, pois é ...

      Pensei que me ia falar das exibições do Emerson contra o Chelsea. Em particular no 2º jogo ... Ah, não dá jeito à sua tese ...

      Aliás, penso existir alguma pobreza intelectual na análise do futebol do Benfica, por parte de muita gente que alegadamente, tem um modo próprio de ver. Eu só vejo factos: quartos de final da Champions, Emerson, quartos de final e meias finais da Liga Europa, Coentrão ...

      Na última vez que estivemos na Champions, foi com um golo do Beto e com defesas laterais a fazer de médios ala (Leo e Nelson) e defesas centrais a fazer de defesas laterais (Alcides e Ricardo Rocha). Mas o povo gosta de outras soluções, condenadas ao fracasso, e depois a culpa é do treinador ...

      Eu gosto de questionar, de me interrogar, não tenho ideias pré concebidas sobre futebol. Nem sobre nada. posturas de vida ...

      Eliminar
  19. Parabens pelo post! Está excelente! O Bagão Felix está ressabiado para ser candidato às eleições, então tem de pegar em qualquer coisinha do Benfica para dizer mal. Em relação aos laterais, concordo com o que foi dito no post, todos os treinadores adaptam jogadores, como exemplo nas laterais temos os rivais mais directos.
    Em relação ao Benfica, Cancelo é um bom suplente de Maxi, joga na selecção sub-19 e é português. No lado esquerdo, até MOURINHO reconheceu a Jesus o mérito na adaptação de Melgarejo
    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=772170

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Excelente comentário que complementa bem o que falta dizer neste texto ...

      Eliminar
    2. Obrigado caro Eagle01,
      Tenho gostado dos seus posts. Continue!

      Eliminar
  20. A verdade é que das invenções do Jesus já ganhamos milhões e poderemos ganahr muito mais... Quanto a alvalade vendas de internacionais por 5 milhões é uma grande venda!!! Acho que era termos ficado com o Capdevila e já não precisavamos de mais nada para a esquerda, Melgarejo ainda vai dar muito que falar,mas tenho pena porque poderia dar um excelente extremo esquerdo. Na direita temos o joão cancelo e até o miguel vitor cumpre muito bem esse papel... Agora é so vender o gaitán e dispensar um ou outro e está feito. BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, os treinadores por vezes inventam, umas vezes sai bem, outras mal... se eu não estivesse plenamente convicto de que este treinador é a melhor opção para o Benfica, obviamente criticaria mais, mas sempre com fundamento...

      Eu espero que ele tenha sorte nas próximas opções que tiver que tomar ...

      Eliminar
  21. Julio Moreira8/8/12 15:19

    Caro Manuel Serra
    E quem lhe diz a si que esse alegado desabafo de Mourinho, dado AGORA a conhecer não se trata da tal opinião encomendada que no meu post referi?
    O jogo com o Real já foi há duas semanas e só agora é que deitam cá para fora isso?

    Por acaso, a titulo meramente exemplificativo, já leu nalgum jornal estranheza pelo facto de LFV ter sido castigado e o Sporting ainda o não ter sido?
    Não leu e nem vai lêr, vai uma aposta?
    A malta diz mal dos jornais mas continua a conferir-lhes uma credibilidade que não merecem.

    No que ficamos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso em relação ao que diz, do Mourinho, também pensei o mesmo ... encomenda ...

      Mas isto não prova que a comunicação social está ao serviço de interesses alheios à profissão?

      De resto, o que eu penso do Melgarejo e do Luisinho, não depende da opinião do Mourinho ...

      Eliminar
  22. estas palavras só comprovam o que tenho vindo a dizer a muita gente, falasse demais no Benfica e nos seus problemas pois é o único que tem quem compre ou por outras palavras, alimente os media que apenas mentem e fartam-se de papagiar sem quaisquer fundamento! Impressionante, os problemas que o Benfica tem são os mesmos dos outros clubes, mas só falam em nos pq? Porque secalhar somos os mais importantes, e porque realmente o SLB só ter um defesa esquerdo é uma preocupação! Pena que por vezes não saibamos lidar com esta pressão, afinal não tínhamos percebido, Portugal inteiro é do Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está enganado meu caro: fala-se mais, para fazer isto que se vê nos blogues: dividir opiniões. Uns a favor, outros contra. No estádio é o mesmo: uns assobiam, outros aplaudem.

      Ora uma equipa que tem os adeptos divididos, é mais frágil e por outro lado, quando se assobia um jogador nosso, assobia-se a nossa equipa e dá-se um bálsamo ao adversário que percebe o nervosismo dos nossos jogadores.

      Não é só para vender que eles fazem isto ... há que puxar mais pela cabeça ...

      Eliminar
  23. estas palavras só comprovam o que tenho vindo a dizer a muita gente, falasse demais no Benfica e nos seus problemas pois é o único que tem quem compre ou por outras palavras, alimente os media que apenas mentem e fartam-se de papagiar sem quaisquer fundamento! Impressionante, os problemas que o Benfica tem são os mesmos dos outros clubes, mas só falam em nos pq? Porque secalhar somos os mais importantes, e porque realmente o SLB só ter um defesa esquerdo é uma preocupação! Pena que por vezes não saibamos lidar com esta pressão, afinal não tínhamos percebido, Portugal inteiro é do Benfica!

    ResponderEliminar
  24. Julio Moreira9/8/12 09:15

    Eagle01
    Mas ainda tem dúvidas sobre a forma como o Porto foi campeão?
    Foi o corrupto sistema que o conduziu á vitória.
    E continuará enquanto nós não unirmos esforços e não tivermos medo de os enfrentar dizendo-lhes na cara o que pensamos do trintão sistema implantado.
    E quando digo nós, e já aqui expliquei noutto comentário, é seguirmos uma estratégia de afrontamento, delineada pela Direcção e sufragada pela massa adepta.
    No dia em que isso suceder, saiam da frente porque seremos imparáveis.
    Agora se isso irá suceder é coisa que fica apenas pelo dominio dos meus desejos.
    Em relação ao Emerson bastaria lêr o que por inumeras vezes escrevi noutros blogs a propósito, e fi-lo durante o mês de Janeiro.
    Se acha que não tenho razão está no seu pleno direito.
    É a sua opinião.
    A minha já a exprimi e não lhe detecto qualquer incoerencia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, há anos que o Benfica perde campeonatos para o FCP por causa da corrupção da arbitragem. Desde 1992 que me são contadas histórias, na 1ª pessoa. Há anos que tento defende ro Benfica deste "sistema".

      Tarefa difícil, porque há a componente cultural: em Lisboa, terra onde o Benfica está, há uma cultura de que temos de ser melhores que os árbitros e os adversários.

      Assim é difícil passar a palavra que perdemos o ultimo campeonato (e fomos impedidos de discutir o anterior) por erros grosseiros de arbitragem, a favor do FCP e contra o Benfica. O problema não foi o Emerson.

      A pergunta é pois lógica: uma equipa campeã, põe em causa o valor de um dos seus jogadores? Acho que não .. ou seja, Emerosn é mais uma vitima deste sistema ...

      Eliminar
  25. 1-que a cs nos é hostil já nós estamos fartos de saber, e exemplos mais escandalosos que estes é o que não faltam. Que somos roubados existem poucas duvidas. Que esta direcção sobre este dois assuntos tem tido quase sempre uma postura errada concordamos.
    2-Contrariamente à tua opinião, que tens toda a legitimidade para a teres, este tema interessa a muitos benfiquistas não porque venha nos jornais, embora admita que alguns só se interessam porque vem nos jornais, mas porque tem uma opinião própria e isso é o que parece não perceberes, para ti quem não tem a mesma opinião que é porque é influenciado pela cs.
    3-nem todos podem ser pietras, velosos ou alvaros estamos de acordo mas a tua postura neste assunto é qualquer coisa como isto, para que ir buscar o Schwarz quando temos o fonseca.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking