O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Prétemporada: a fase Polska

. 35 comentários
Portugal, 23 de Julho de 2012

A pré-temporada do Benfica teve no passado fim-de-semana, um torneio disputado na Polónia (Polska) que se caracterizava por um calendário muito exigente: 2 jogos com cerca de 18 horas de intervalo, caso disputássemos a final, ou menos de 16 horas, caso não disputássemos a final.

Como é sabido, finalmente sofremos golos e finalmente sofremos a 1ª derrota. Digo finalmente com alguma ironia, porque o irritante debate que existiu na blogoesfera após a fase Gama, era de que tínhamos problemas nas laterais da defesa, JJ devia aprender inglês para falar melhor com Ola Jonh, JJ estava a gerir mal as escolhas optando por equipas constituídas à base de jogadores do ano passado em vez de ir lançando alguns dos reforços. Enfim, mais do mesmo: a já habitual ressonância do que a comunicação social escreve e diz.

Nos 2 jogos que o Benfica fez agora, apresentou esquemas de jogo e opções claramente distintas. Contra o adversário teoricamente mais acessível, o campeão polaco, jogamos com um 11 com poucas alterações em relação à equipa do ano passado (Melgarejo na lateral esquerdo e Yannick a médio ala direita), e jogou-se em 4-2-3-1 o tal modelo mais equilibrado. 

Este jogo foi bastante bem conseguido apesar dos 2 golos sofridos. O primeiro, parece-me indefensável (se fosse o Roberto não faltava gente a dizer que se tinha lançado tarde), o segundo resulta de um erro de marcação de Maxi que deu demasiado espaço – uns 3 a 4 metros - ao avançado e este fez um grande golo. Mas deve destacar-se a reacção da equipa, que por sorte, nessa fase de jogo estava bem estruturada com Carlos Martins, Olá Jonh e Gaitan a servirem Kardec (que havia substituído Cardozo aos 66 mn).

o segundo jogo resulta para mim um completo mistério em termos de opções para o “onze” base e ao próprio modelo de jogo (4-4-2 com pouco losango, pois Saviola jogando atrás de Cardozo é pura ilusão de rentabilidade).

Sabendo que o PSV seria dos 3 adversários aquele que na teoria era mais difícil, não se percebe a opção por um modelo de jogo mais arriscado, porque mais ofensivo e mais desequilibrado nos processos defensivos. E não se percebe a opção por jogadores que haviam feito 90 mn, 18 horas antes!

Sem incluir o guarda-redes, o Benfica alinhou com 5 jogadores que tinham sido titulares 18 horas antes, 3 dos quais defesas (Maxi, Luisão e Garay)! O PSV alinhou com 3 que haviam sido titulares contra o Athlétic, e todos do meio campo para a frente: Van Bommel, Toivonen e Wijnaldum.

No final o Benfica acabou com 2 jogadores totalistas (180 mn jogados), Luisão e Garay, e Maxi só não foi por ter sido expulso aos 77mn (jogou ainda assim 167 mn). No PSV, nenhum jogador foi totalista! Os que andaram mais perto fizeram ainda assim menos minutos que Maxi Pereira: Toivonen, Van Bommel e Wijnaldum, com 135 mn. Tantos como Melgarejo (defesa) que não teve “pernas”, cometendo diversos erros de posicionamento que resultaram nos golos 2 e 3 do PSV.

Depois dos jogos é mais fácil descobrir os erros, mas a mim parece-me que a chave da primeira derrota da época, passa pela incompreensível gestão dos minutos jogados pela defesa (notem que o PSV alterou todos os defesas e até o guarda redes, do primeiro para o segundo jogo). O facto dos golos do PSV surgirem nos últimos 20 mn, associado à incapacidade de reacção do Benfica e ao completo desmoronar da organização de jogo, só pode ser assacado à componente física e não às mediatizadas adaptações de jogadores.

Quem viu o jogo percebeu que a dada altura (ainda 1-1), os jogadores do PSV passavam de “mota” pelos nossos e insistiam com lançamentos para as costas dos defesas laterais, mais do lado esquerdo do que do lado direito. Fácil de ver.

Desta vez tenho de dizer que Jorge Jesus falhou. Com fragor. Não pela derrota mas por uma série de erros que contribuíram para que não pudéssemos jogar para ganhar. A falta de confiança em Luisinho (jogou 45 mn para dar lugar ao estafado Melgarejo que jogou 135 mn), a falta de coragem para repetir Yannick na lateral direita como fizera contra o Marselha (descansando Maxi), a falta de coragem para apostar numa dupla de centrais distinta, Luisão e Jardel num jogo, Garay e Miguel Vítor noutro, por exemplo. Dar confiança estimula não só o jogador em questão, mas todo o grupo. E JJ deve saber isso. 

Não aceito pois o argumento de que “os jogadores estavam cansados e continuamos a construir uma equipa”. Isso é atirar poeira para os olhos dos adeptos. Desta vez não desfrutei e fiquei preocupado pela incapacidade de gente (incluindo Rui Costa e António Carraça) tão “batida” no futebol, não perceber a importância da componente física, na qualidade do desempenho colectivo.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

35 comentários

  1. Fernando Coimbra23/7/12 12:49

    Em absoluto de acordo. A gestão fisica na pré temporada é essencial para o futuro de toda a época desportiva. JJ falha sempre neste aspecto cometendo vários erros ciclicos. Há jogadores que acumulam minutos e mais minutos, outros que nem saem do banco quase. O ritmo é sempre de loucos até os jogadores darem o estouro.

    A verdade é que em 3 épocas com JJ o Benfica acaba de rastos a época, sempre os mesmos sintomas, sempre os mesmos erros.

    E vamos distraidos com a discussão sobre defesas esquerdos, quando a confiança e saude fisica do plantel não estão a ser construidas com cabeça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro colega, quando referi a questão física, apenas me queria referir a este torneio na Polska. Desculpe mas não partilho a sua opinião da má gestão ao longo da época ...

      Eliminar
    2. Pois eu corroboro totalmente a opinião de Fernando Coimbra. JJ não sabe fazer a rotação do plantel e estoura com os atletas.

      Eliminar
    3. Caro Ramalhete, concorde com quem quiser, não foi por aí que o Benfica perdeu o anterior campeonato, mas pelo Proença, Benquerença Hugo Miguel e Carlos Xistra. 4 jogos apenas num universo de 30.

      O resto é treta de jornal ...

      Eliminar
  2. Benfica continua a ser uma autentica trapalhada. A lacuna nos laterais já tem barbas, é uma necessidade real, e o LFV faz o quê? Nada, Zero. É o que dá, numa equipa de profissionais a ser gerida por amadores. E o JJ? Falha atrás de falhas, faz substituições à toa. Não sei se aprendeu ontem com o Advokat, o treinador do PSV, treina pré-epoca com agressividade, jogadores agressivos, no bom sentido, lutam pela posse da bola até ao exastão...dá inicio ao automatismos nos sectores...e o JJ? Tudo ao contrário...com 4 anos no Benfica e vai ganhar 1 CN. É demassiado pouco para uma equipa que já gastou milhões...Ola Jhon, bom jogador, mas não era prioritário. Prioridade são os laterais...oh Vieira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... " Não sei se aprendeu ontem com o Advokat, o treinador do PSV, treina pré-epoca com agressividade, jogadores agressivos, no bom sentido, lutam pela posse da bola até ao exastão...dá inicio ao automatismos nos sectores...e o JJ? " ...

      Gostei da frase, palavra que gostei: agressivos no bom sentido !

      Oh Nico, prá próxima não te esqueças de enfiar um borracho nas trombas do Willems, pois o puto tem 18 anos mas o Dick mandou-o jogar com agressividade no bom sentido !

      Há adeptos que são como o Relvas,só batem pivias, mas acham que tem uma enorme experiência sexual !

      P.S. Espero que não tornem a cortar este comentário como fizeram com uma resposta que eu dei ao asno vermelho, perdão ao Jedi, pela desconsideração que demonstrou face ao Rui Costa !

      Eliminar
    2. Caro amigo, se ler bem o meu texto perceberá que o problema se resume exclusivamente à gestão dos jogadores que alinharam na defesa. É inconcebível que em menos de 18 horas, 3 deles (Maxi, Luisão e Garay) tenha disputado a totalidade de minutos, enquanto o PSV apenas exagerou em 3 jogadores, TODOS do meio campo para a frente.

      A frescura que você viu, partiu da melhor gestão e rotação de plantel que o Dick Advokat fez. Os golos do PSV nos ultimos 20 mn e ambos nas costas de Melgarejo, que já tinha feito 90 mn no primeiro jog, não acontecem por acaso.

      Claro que os adeptos que gostam de laterais que sobem muito no terreno, também foram penalizados, pois o JJ fez-lhes a vontade. Mas, mas fez ...

      Eliminar
    3. Tocas num ponto muito pouco discutido por aqui, a preparação de toda uma época baseada em 23 ou 24 jogadores que supostamente derveriam fazer parte de um plantel o ano inteiro! È imperioso que haja um trabalho unificado, o que vejo no atual Benfica é a continuação de um trabalho que o próprio JJ fez questão de lembrar que falhou no ano passado...

      Eliminar
    4. Pois é...Sniper, seja ele Red, Black ou White, para fazer um bom tiro tem que calcular a velocidade e a direcção do vento, caso contrário falha sempre o alvo, é o teu caso...escolha outro alvo.!

      Eliminar
    5. E sobre as frases anteriores?
      "O Benfica continua a ser uma autentica trapalhada. A lacuna nos laterais já tem barbas, é uma necessidade real, e o LFV faz o quê? Nada, Zero. É o que dá, numa equipa de profissionais a ser gerida por amadores. E o JJ? Falha atrás de falhas, faz substituições à toa".
      O Red não comentou. Supõe-se que terá gostado.

      Eliminar
    6. Concordo com o Eagle01. De facto, o Jesus arrebentou com os jogadores, e no 2º jogo, notou-se que os jogadores quebraram fisicamente. Podia ter experimentado outras opções, para isso é que serve os jogos de pre-epoca. Mas penso que no geral, o Benfica tem bons jogadores e boas opções. Mas o Jesus também deve confiar nos jogadores que tem no banco (e no restante plantel).

      Eliminar
    7. José Ramalhate para advogado de defesa do Boss já !

      Quanto ao Boss, sempre te direi que nem para pisteiro serves, pois falta-te faro...devias ter referido o fundamental e imprescindivel alinhamento da mira!
      Assim tornas-te um alvo demasiado fácil para a minha "espingarda" ...

      Continua a praticar muito, pois com o tempo chegas lá,e para que saibas, eu ainda vi a festa de despedida do grande jogador " Moreira " no dia 8 de Dezembro de 1953 no velhinho Estádio do Campo Grande !
      Para a próxima tens que vir bem municiado,e com melhor literacia, pois
      com" é o teu caso... escolha outro alvo .! " não dá nem para começar...

      Eliminar
    8. Manuel Serra, o JJ não rebentou com os jogadores. O JJ não percebeu que 90 mn não se recuperam em 18 horas. Tinha alternativas no plantel. Andava a fazer experiências. Bolas, para mim foi um mistério a opção pela repetição de quase toda a defesa, bem como o apostar na defesa de luxo logo para o 1º jogo, o adversário teóricamente mais acessivel ... juro que não percebo como é que ele não percebeu estes pormenores ... E acho que foi aqui que eprdemos e até podiamos etr sido goleados ...

      Eliminar
    9. Prioritário!!!??.... Quanto a mim os Ola John's, Witsel's, Di Maria, Gaitns's desta vida sim são prioritarios, assim como deveria ser Ansaldi, Jose Angel, Siqueira... ao inves, não... Avançados e mais avancados, defesas e mais defesas de qualidade duvidosa... Devemos ser o clube com mais defesas esquerdos de portugal e no entanto, nenhum com qualidade.. Porque?? Porque preferem comprar N jogadores e esquecem-se podiam comprar apenas um, mas de qualidade inegavel...
      Confesso que me RAFODE a cabeca a politica de contratacoes do meu clube, parecemos uns Mini-Andrades...

      Nestas eleicoes o meu voto e em branco...

      Ass Scorpion

      Eliminar
  3. Flic Flacx23/7/12 14:01

    Segundo o CM, o Giorgio di Bufi disse mais uma fina ironia:
    Pinto da Costa: "Foi o Mantorras que caiu"
    "Foi o Mantorras que caiu”, disse Pinto da Costa, quando foi interrompido por um estrondo enquanto discursava na Câmara de Viseu, liderada pelo sportinguista Fernando Ruas (PSD).

    A brasileira nao aumenta a dose de viagra à besta? Dava descanso a todos. E o Benfica o que faz patra defender um funcionário que é responsável pelas relações internacionais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem observado.
      Tanto o Benfica como o Mantorras deviam fazer algo...

      Eliminar
    2. Bem, eu acho que nem o fernando Ruas deve ter achado piada, mas também, quem viu no Mantorras um jogador de 90 milhões de euros, que se lesionou a seguir e pelos vistos apenas serviu para lhe arranjarem um seguro de 90 milhões, depois tem de se sujeitar a certas consequências. Idiotas, vindas do FCP, mas como disse o Sr.º Vieira recentemente "não devemos reagir a provocações".

      Elegeram-no, agora arquem com ele ...

      Eliminar
  4. Agradeço os comentários já publicados, mas se fizerem o favor de ler bem o texto, encontrarão outros motivos para comentar.

    Ajudava ao debate mais do que os temas que a comunicação social já lançou (o defesa esquerdo e a adaptação a defesa direito) e que para mim, não foram questões neste torneio da Polska...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi a comunicação social só, se ler as declarações do JJ após o jogo verá que essas lacunas estão lá identificadas por ele, ou será que ele se está a deixar levar pela comunicação social ?

      Maior problema que o lateral esquerdo, ou a falta dele, é o pobre sistema defensivo que a equipa tem. Há demasiado espaço entre linhas e daí saiem os passes para as costas dos laterais, uer do Melgarejo, quer do Maxi, tendo saído alguns passes mesmo no meio dos centrais.

      Quanto ao Saviola, quando saíu, o Benfica ainda ganhava 1-0 pelo que me parece despropositado a ligação entre ele jogar e o Benfica perder.

      Se fosse em Portugal, o árbitro seria chamado de tudo e mais alguma coisa, que recebia fruta até nos jogos a brincar, como era polaco, nem uma palavra se ouve à vergonhosa dualidade de critérios - faltas iguais à que deu o primeiro amarelo ao Maxi houve ao pontapé (há uma sobre o Nolito 2 minutos antes) e também um jogador do PSV cortou uma bola com as mãos e não levou amarelo como o Maxi, isto sem falar que houve um gajo deles que deveria ter sido expulso, mes enfim ...

      Eu não justifico a derrota com os prejuízos de arbitragem, mas com as más decisões do JJ que deram origem a uma equipa com jogadores nucleares muito cansados, como bem salientas, limito-me é a ver a diferença de critérios que usam na apreciação e a perguntar-me porque razão esquecem os nossos erros quando somos prejudicados internamente pelos árbitros. Se cometermos menos erros, mesmo com erros de arbitragem temos mais chances de ganhar. Se continuarmos a repetir erros, e esse de queimar o jogadores e deixar a equipa nas lonas em Março é um que se repete constantemente, será mais difícil ganharmos, até porque além da nossa incompetência temos que considerar os pontos que perdemos devido aos erros das equipas de arbitragem e que nós não temos capacidade para dar a volta.

      Eliminar
    2. ... " Se fosse em Portugal, o árbitro seria chamado de tudo e mais alguma coisa, que recebia fruta até nos jogos a brincar, como era polaco, nem uma palavra se ouve à vergonhosa dualidade de critérios - faltas iguais à que deu o primeiro amarelo ao Maxi houve ao pontapé (há uma sobre o Nolito 2 minutos antes) e também um jogador do PSV cortou uma bola com as mãos e não levou amarelo como o Maxi, isto sem falar que houve um gajo deles que deveria ter sido expulso, mas enfim " ...

      Et voilá!
      De facto não serve nem ajuda a desculpar a derrota, mas se nem a C.S. faz qualquer referência, como haviam alguns dos "nossos queridos adeptos e associados" reclamar, se cada vez se torna mais claro o filme que já começou a passar em muitas cabecinhas ?
      As pré-temporadas do nosso Glorioso desde há muito que se constituiram num reputadíssimo case-study !

      Eliminar
    3. B Cool, quando falo do Saviola não me estou a referir à sua ligação com a derrota. Idem com o Cardozo que tanto aprecio e que saiu com 1-1. A questão é, estavamos a ganhar 1-0 quem te garante que com o 4-2-3-1 não estavamos a ganhar 2-0? Nem tu nem eu poderemos palpitar sobre isso, certo. Mas eu acredito que o 4-2-3-1 é mais adequado a equipas de grau teórico mais dificil, e por isso falo no erro que foi a escolha do 4-4-2 em losango para a equipa mais .. dificil.

      Quanto á arbitragem, como não vi o jogo todo, só posso falar do lance em que a bola foi cortada pelo braço do defesa holandês. Se reparares bem, trata-se de um corte involuntário, que beneficiou o PSV e apenas por isso, deu falta. É justo a não aplicação de cartão. Já o lance de Maxi é claramente intencional. FOi rigoroso o árbitro? APlicou a lei, e os nossos profissionais devem estar preparados para isso.

      A questão é que já estavamos a perder 2-1 e estavamos completamente dominados e desorganizados. Se o árbitro fosse coerente, na tua perspectiva, o holandês levava um cartão amarelo e continuava a ficar em campo.

      Eu por regra nunca tenho palavras para a arbitragem no estrangeiro, porque não vejo motivos para nos prejudicarem, excepto nas competições europeias e se o FCP chegar ao árbitro. Agora num torneio particular, que interesse havia em prejudicar-nos?

      Outro aspecto, Maxi estava cansado, se calhar teve uma "branca" e fez um disparate. Mas o erro não foi o seu acto, mas o seu cansaço. E aí volto à questão fulcral: o PSV mudou TODA a defesa de um jogo para o outro e nós não. COM 18 horas de permeio? Suicidio ...

      Sobre o que JJ diz do defesa, olha pergunta-lhe porque defende tanto o Emerson e depois o deixou ir. Quem manda é ele ou a Direcção? Quem estava certo: ele, antes quando defendeu o Emerson ou agora que o dispensou? JJ nao confia em Luisinho? Mas não foi ee que disse "vocês viram como Luisinho dominou todo o corredor esquerdo quando o Paços jogou contra nós"?

      Sou fã de JJ mas desta vez foram demasiados erros de principiante, na minha opinião ...

      Eliminar
  5. O teu artigo está cheio de análise correctissima... concordo! Principalmente a parte dos centrais! Creio que a equipa precisa de trazer o cancelo para trabalhar com os séniores, parecendo que não há guito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, na minha opinião os centrais tinham de fazer par alternado. Se não confia tanto no Jardel e no Miguel Vitor, punha-os a fazer para com Luisão e Garay, separadamete. Bolas, o PSV mudou TODA a defesa de um jogo para o outro e os 2º e 3º golo nasceram de passes longos para as costas do Melgarejo, que estava sempre adiantado (à Coentrão) ...

      Eliminar
  6. eagle01, querendo tu falar só deste torneio, posso resumir pelo teu texto que Benfica perdeu este jogo por "falta de pernas"? Certo?
    Agora pergunto, será preciso ser um génio para perceber que a este nível de exigência e com todos os outros jogos já jogados existem jogadores que possivelmente carecem de descanso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que só falo desta fase Polska, a fase Gama foi passada com distinção! De facto não é preciso ser muito inteligente para saber que 18 horas não dão para recuperar um jogador que fez 90 mn. Talvez 45 mn. Os jogadores do Benfica em particular os que fizeram 180 mn, quase toda a defesa, estavam cansados e quando o corpo não tem força, a mente não pensa tão bem ...

      Eliminar
    2. "Não aceito pois o argumento de que “os jogadores estavam cansados e continuamos a construir uma equipa”. Isso é atirar poeira para os olhos dos adeptos. Desta vez não desfrutei e fiquei preocupado pela incapacidade de gente (incluindo Rui Costa e António Carraça) tão “batida” no futebol, não perceber a importância da componente física, na qualidade do desempenho colectivo."

      Mas afinal achas mesmo que esta época vai ser diferente da outra? E esquece lá a desculpa dos árbitros, isto é, a única desculpa para a não conquista do campeonato estes 2 ultimos anos que muitos dão!
      Dá para perceber que de bola percebes, e se reparaste mesmo no ano do campeonato do campeonato ganho diz-me se o randimento da equipa foi o mesmo até ao fim?! A mim pareceu-me que a haver mais 5 ou 6 jogos não iríamos lá!
      Não contando com o desgaste normal de toda uma época! Não falando que a europa não havia...
      Apesar de JJ ter algumas qualidades eu aponto-lhe mais defeitos! Mas na direção tudo permanece calmo e sereno, sabem que á partida as eleições estão ganhas não só pelo golpe que é conhecido mas e também a conversa das casas do Benfica, com sócios com muitos votos! Tudo a correr sobre rodas, a oposição não existe...

      Eliminar
  7. Para mim os erros estão identificados:

    1) Péssima gestão do plantel disponível. Não consigo compreender como é que no início da época não se testam os jogadores titulares, suplentes e outros que podem vir a merecer a chamada. Como diz o EAGLE01 não se percebe como é que houveram jogadores que fizeram 2 jogos em menos de 24 horas. Será que na cabeça do JJ estava a vitória neste "fantástico torneio" e por isso não quis rodar mais a equipa??? Eu até preferia que perdêssemos por 3 ou 4 mas ao menos víssemos que ele estava a rodar a equipa e a experimentar situações de jogo diferentes. Assim, só me apetece é chamar-lhe ASNO, porque não roda a equipa, perde na mesma, e não motiva os jogadores para futuros jogos.

    2) Adaptação de um médio ala a defesa esquerdo (a culpa não é do Melga) é de quem lá o mete a jogar. Ele até pode vir a resultar como DE, mas será que estamos dispostos a sofrer as consequências enquanto isso não acontece?

    3) Posicionamento defensivo altamente deficiente.
    a) Centrais encostados ao GR e um espaço enorme no centro e entrada da área
    b) O ataque a querer pressionar alto mas depois nas costas fica um imenso espaço aberto
    c) Jogadores a pressionar enquanto outros andam "a trote" inviabilizando o trabalho dos colegas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o teu ponto 1. Mas no ponto 2, não vejo problema na adaptação do Malga a lateral esquerdo mas sim, porque cargas de água teve de jogar 135 mn em 18 horas e o Luisnho, outro jogador em teste, apenas jogou 45mn? Porque um é atacante e outro é mais defesa? Porra, mas já viram que este é o problema do ano passado? O Coentrao deixou uma semente ridicula, o Emerosdn já pagou a factura e seguem-se outros .. JJ parece perdido nesta questão ...

      Quanto ao ponto 3 e a), acho que não deves ir por aí. Quando uma estrutura desaba, nada funciona. O Benfica estava completamente destroçado nessa parte final e para além disso, o futebol e as suas leis próprias também mandam. Ora quando um tipo avança nas costas dos laterais, vê toda a área de forma mais eficaz do que os defesas que não adivinham para que lado ele vai passar a bola. O erro está pois no cansaço da equipa novamente e no deficiente posicionamento ofensivo de um defesa lateral estourado.

      Quanto à alinea b) tenho uma interpretação mais radical. Jogar com Nelson é jogar com menos um. O puto corre, faz o que os adeptos querem, mas tem ZERO Sentido táctico. Não prende os defesas centrais, deixa-os vir apoiar o seu meio campo e daí o PSV gizar mais jogadas do que nós, porque recuperavam mais bolas, devido a essa superioridade numérica, e nós não.

      Por isso gosto tanto do Cardozo mesmo quando não marca golos ... ele ajuda o nosso meio campo a funcionar melhor. Com Nelson (e Rodrigo) os centrais são centro campistas e o adversa´rio tem uma superioridade numérica que arrasa o nosso jogo. Repara bem na próxima vez ...

      Eliminar
    2. Eagle01 tens razão quanto ao ponto 3, porque eu não expliquei correctamente, e é verdade que se os defesas levam constantemente com avançados lançados e com bola controlada torna-se difícil segurá-los. Aliás esta foi uma lacuna que o Benfica só viu resolvida nos últimos anos, no ano em que Ramires jogou no SLB. Esse homem era o abono de família do Benfica e do Javi, pois fechava muito bem quer o lado direito quer a meia direita evitando que o Javi tivesse que se desposicionar constantemente, e com isso a defesa também se tornava muito mais segura. Desde então, voltamos a ver insegurança quando os adversários conseguem "furar" a primeira pressão do Benfica, o que até nem tem sido muito difícil.
      Outra lacuna são as bolas paradas, como é que do 1º ano do JJ no SLB que quase não sofríamos golos de bola parada temos vindo a piorar de ano para ano? a defesa é alta, não considero o Garay em nada inferior ao David Luiz, mas o que é facto é que se nota que pioramos e muito.
      Outro aspecto que pioramos, as transições rápidas após canto ou livre contra, é verdade que já não temos Di Maria ou Ramires, mas que diabo, temos extremos rápidos como o Gaitan que são capazes de fazer transições boas, para quê colocar os 11 na área? não era de libertar pelos menos 2 jogadores desses para tentar as transições rápidas? Já não me lembro de há 2 anos para cá de ver o Benfica marcar golos desta forma, e isso era uma marca da equipa de JJ que foi campeã...
      Concordo ainda contigo quando ao Nelson Oliveira, ele é bom jogador, é raçudo, e merece estar na equipa, mas falta-lhe ainda muito traquejo, e quanto a mim, será um erro deixá-lo sozinho na frente sem outro PL que o ajude a ter espaços. Ele corre, mas nem sempre corre bem e acaba por se desgastar em tarefas inúteis, embora também tenha de reconhecer que se muitas vezes os outros que estão frente marcassem como ele, se calhar o que ele faz não seria tão "inútil".
      Quanto a mim, esta falta de pressão na frente até será a grande dificuldade e pecha do Benfica, lembro-me bem no 1º ano do JJ que muitos golos ou jogadas de perigo eram iniciadas quando recuperavam a bola no meio campo adversário, coisa que agora também não acontece frequentemente.
      Olhando a isso, apetece-me perguntar, que é feito deste Benfica de há 2 anos. Será culpa exclusiva do treinador? ou terão também os jogadores a sua quota parte de responsabilidade? já agora o que é feito de Ruben Amorim? esse sim era e é uma boa alternativa ao Maxi, ou mesmo a jogar sobre a meia direita quando for preciso segurar resultados...

      Eliminar
  8. Cuauthémoc23/7/12 20:47

    O Benfica está a começar mal a época e como "o que torto nasce tarde ou nunca se endireita..." estou a temer o pior para esta época, se bem que ainda existe tempo para corrigir algum do mal que está feito.

    Existem contudo coisas que gostava que os nossos dirigentes explicassem:

    -Como explicar que sendo evidente desde a época passada que não existia alternativa a Maxi e um defesa esquerdo á dimensão do Benfica a época estar a começar e continuamos com essas duas lacunas?

    -Para quê contratar Luisinho e Michel, que quanto a mim não são mais valias indiscutiveis, quando temos subaproveitados para os mesmos lugares, Shafer, Carole,no plantel Capdevilla, o próprio Emerson que não sendo um primor estaria a dar um grande jeito nesta altura, Jara, Mora, Kardec, Enzo Perez, Yartey, um desperdicio que ainda nos vai custar a engolir, Urreta, outro que mais dia menos dia leva guia de marcha ou Melgarejo, um crime colocar a defesa esquerdo um extremo de tanta qualidade que marcou 10 golos no Paços e no plantel, Saviola, Yannick?

    -Não pondo em causa a qualidade do jogador, para quê contratar John por 9 milhões quando não estava assegurado que Gaitan ia embora e o Benfica tem extremos prara dar e vender?

    -Como é possivel que durante um estágio o Benfica se sujeite a fazer por duas vezes dois jogos em 24horas?

    -Qual a ideia de JJ nestes jogos de pré-época colocar a jogar os presumiveis titulares, deixando de rodar jogadores como o Jardel, Miguel Vitor, o próprio Luisinho, que deve estar com uma moral tremenda ao ser preterido por um jogador adaptado, Kardec entre outros?

    -A quem mete inveja um plantel desequilibrado?

    -Como explicar que no plantel principal apenas irmos ter Nelson Oliveira e Miguel Vitor(se bem que para JJ este só faça numero) das nossas escolas emprestando mais uma vez sem sequer terem uma oportunidade jogadores como M.Rosa ou D.Simão, tal como Roderick que também deve estar de malas feitas sem ter tido hipotese de se mostrar?

    -Como explicar o empréstimo sem retorno(pois é até ao fim do contrato do jogador) a um dos principais rivais de um jogador como Ruben Amorim?

    -Como explicar que época após época se contratem jogadores por milhões e ao fim de seis meses esses mesmos jogadores levarem guia de marcha sem terem tido sequer tempo de se adaptar?
    Ex. Jara, Bergessio, Eder Luis, Airton, Kardec
    Ou pior como aconteceu com o Nuno coelho, que nem sequer chegou a jogar no Benfica!

    -Como explicar também uma batalha tão grande contra o apito dourado e depois apoiarmos para a fpf um dos cardeais do papa!?

    Mais perguntas haveriam,e como sócios e adeptos temos o direito de sermos esclarecidos destas situações, não é só pagarmos a quotas e irmos apoiar nos jogos deixando que os dirigentes façam o que bem querem e só nos chegue aquilo que eles querem,dizer que estavamos em pré-falencia e recuperamos a credibilidade não chega,o Benfica é de todos nós e está a chegar altura de o mostrarmos.

    ResponderEliminar
  9. O SLB tem actualmente cerca de 30 jogadores no plantel. Se a maioria nao joga agora ...joga quando?

    ResponderEliminar
  10. E benfica a precisar de laterais, e para confirmar a merda que vai no Benfica...a aposta vai para um central! Não me venham dizer que é os jornais que inventam porque tenho amigos ligados indiretamente ao negocio que me contaram e confirmaram!
    Votem no homem que contrata mais e mais jogadores de forma a encher o Bolso e as contas dos banqueiros...

    ResponderEliminar
  11. A pré época é a fase de experiencias, se no caso o Benfica andasse a marcar 7 e 8 golos por jogo, o Treinador fosse novo, já estava ai uma avalanche de gente a dizer iriamos ser campeões. Calma a equipa esta incompleta claro, falta-lhes um lateral esquerdo e um direito, mais opções na defesa e temos um plantel com soluções capazes de chegar ao nosso objectivo, ser campeões!!!

    ResponderEliminar
  12. Por um lado concordo que a rotatividade nas pré épocas são muito importantes para estimular e motivar os jogadores e o grupo!!! Mas acho que que existiu apesar de gostava de ter visto mais miguel vitor, roderick, luisinho, hugo vieira, rodrigo mora, matic, aimar, mas também admito que não estou lá dentro não somos conhecedores de tudo e os jornais e so especulação. O JJ já está a pensar no Braga e talvez com alguma razão é importante começarmos bem... mas para isso também é necessario integração dos reforços. Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  13. fantastic story! keep with this neat stuff
    My web site homes for sale in edinburg tx

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking