Campeonato da fraude - T18 parte IV (última)
O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Um espaço de opinião individual, alheio a quaisquer interesses individuais ou colectivos.
Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 5 de maio de 2012

Campeonato da fraude - T18 parte IV (última)

 ●  + 19 comentários  ● 
Portugal, 5 de Maio de 2012

O campeão da fraude vai ser hoje entronizado e para que a festa seja mais irónica, o convidado de honra é o SCP. Os seus “compagnons de route” desde 1995 quando ambos optaram pelos mesmos modelos de SAD e grupo empresarial. Foi na época 1994/95 que o Organismo Autónomo organizou a partir do Porto o 1º campeonato, e o FCP de Bobby Robson venceu com 91% de pontos ganhos, o 2º melhor registo dos últimos 25 anos ... o maior foi Villlas-Boas com 93%, ele que foi o pior treinador da era Abramovitch. Adiante.

O controlo que o FCP hoje dispõe no circuito que envolve tudo que é arbitragem, e que antes, com a FPF, tinha de dividir com clubes importantes das Associações que dividiam a influência com a AF Porto, esse controlo resulta de uma vontade, de uma estratégia, de um plano bem arquitectado e melhor executado.

Enquanto em Lisboa se privilegiou desde sempre a tese dos “erros próprios”, mudando-se de jogadores, mudando-se de treinadores e até de Presidentes, no Porto optou-se pelo controlo da arbitragem como forma de garantir melhores desempenhos em campo. E destes resultam mais facilmente vitorias, mais pontos, mais pressão sobre os adversários directos, mais títulos de campeão. Se em simultâneo os adversários directos fossem impedidos de ganhar com a facilidade que o seu futebol merecia, então essas conquistas podiam ser ainda maiores, mais “nítidas”, mais “convincentes”.

Alguém publicou os seguintes dados, referentes ao período 1984/2003, que na altura recolhi num site e que exemplificam o que mudou na arbitragem com esta estratégia do FCP: penalties a favor do FCP, 173, contra, 40. Penalties a favor do Benfica 130, contra, 55. Penalties a favor do SCP 123, contra, 41. Cartões amarelos FCP 1185, Benfica 1225, SCP 1291. Cartões vermelhos FCP 73, Benfica 98, SCP 88. Não por acaso o FCP ganhou 490 jogos, empatou 120 e perdeu 62. O Benfica também não por acaso ganhou 420, empatou 155 e perdeu 97. O SCP ganhou 383, empatou 168 e perdeu 120.

Tenho pena que não se possa fazer a destrinça entre as épocas 84/85 a 93/94 e 94/95 até 2002/03, para verificar a diferença destes dados, entre a arbitragem na FPF e a arbitragem na Liga. Desta maneira as conclusões ficam um pouco limitadas. Menos no essencial: o FCP é o clube que tem mais penalties a favor, menos penalties contra, menos cartões amarelos, menos cartões vermelhos. Como consequência é o clube que apresenta mais vitórias, menos empates e menos derrotas. Ou seja, por tabela é o clube que faz mais pontos. E que ganha mais campeonatos!

Não perceber isto é não perceber o futebol e não perceber porque razão Lisboa perdeu o protagonismo no futebol e se limitam a ser os maiores financiadores de uma “festa” (campeonato) de que estão condenados a ficar sempre á porta enquanto vêm os outros divertirem-se. Na presente temporada se mais exemplos fossem precisos, basta concentrarmos a nossa atenção na jornada 28, a que fez o FCP sagrar-se campeão uma vez mais.

Assim no Marítimo - FCP um árbitro que em tempos foi pressionado pelo FCP como ficou evidente nas escutas entre Pinto de Sousa e Pinto da Costa, (2003) esse desgraçado não podia assinalar penalti contra o FCP, quando Hulk agarrou Heldon de maneira mais evidente que Luisão sobre Wolswinkel. Porque estava 0-1 para o FCP e o título ficava mais longe. Até porque o Marítimo estava a jogar melhor. Então fez o que manda o “manual”: cartão amarelo para o atacante! De seguida na recta final, conseguiu ver penalty num lance em que Djalma se projecta contra o defesa do Marítimo que assim leva 2º amarelo e é expulso!

Ou seja, o FCP jogou mal e graças a 2 decisões invertidas do árbitro, ganhou 2-0. Se fosse o Benfica era assinalado o penalti contra, e o jogo se calhar era empatado ou perdido se o árbitro inventasse umas faltas contra o Benfica nas imediações da área e uma delas desse golo, como Xistra fez em Guimarães.

Em Vila do Conde, a nomeação de Olegário foi desde logo uma provocação após os erros da época passada no Guimarães - Benfica e após este árbitro ter sido retirado dos jogos do Benfica, numa aparente (só aparente) atitude de respeito pelo Benfica.

Olegário até arbitrou razoavelmente bem até aos últimos 10 mn, onde percebendo que o FCP estava quase a ser campeão, permitiu condutas ilegais aos defesas que resultaram em 2 penalties não assinalados a nosso favor. Teve “azar” pois o jogo estava-lhe a correr “bem”, o Benfica até estava empatado por mérito do Rio Ave e por desacerto nosso, quando entretanto os defesas do Rio Ave decidiram abusar da generosidade do árbitro e entalaram-no, obrigando a mostrar de que lado sempre esteve. É esta a história deste campeonato da fraude.



19 comentários blogger

  1. O problema do presidente do BENFICA, é que ele não os tem no sítio, é incapaz de enfrentá-los cara a cara (Fernando Gomes, Oliveirinha, Vitor Pereira) e dizer, vocês não prestam dei-vos o meu apoio e pelas costas apunhalaram-me, acabou; e dizer..."a partir de hoje o Benfica vai desmascar-los a todos"; mas não vai fazer isso. Sabem porquê? É que o LFV come na mesma "manjedoura" com eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho essa perspectiva também. Vieira tem muitos negócios que envolvem o futebol, mesmo na área da construção civil (fora eventualmente outros), e portanto pensa em primeiro lugar nele e depois no Benfica.

      A questão é que o Benfica dos sócios, a tal mensagem publicitária que sustenta esta Direcção, é uma valente treta. Porque os sócios não podem escolher com liberdade, uma vez que os elevados empréstimos bancários obrigam os Bancos a manterem lá Vieira, que irá continuar a fazer mais do mesmo ...

      O apoio ao Fernando Gomes, que ele defendeu com um "confiem em mim" é apenas mais uma prova que este individuo não sabe o que anda a fazer, é apenas um peão num jogo complexo que tomou conta do Benfica (BES+Joaquim Oliveira).

      Eliminar
    2. Têm muitas perspectivas mas afinal quem abriu o Dossier Apito Dourado?Quem o acompanhou nessa batalha que deu no que deu? Bem podem inventar que quem tem memória sabe bem pq razão o SLB anda a ser prejudicado pelas arbitragens.ELES encolheram as unhas durante o processo mas logo que a (IN)justiça os protegeu ei-los que voltaram com mais força ainda.Querem que se faça algo?Ajam contra quem manipula os campeonatos e não contra quem tudo tem feito para acabar com toda esta corrupção.A não ser que aqui venham querer convencer que são contra quando são a favor de toda esta corrupção.Vejam as imagens do Proença no jogo dos corruptos aos baraços e a receber os agradecimentos pela machadada que deu no SLB no jogo com eles.Tb queriam o LFV lá em baixo a dar nas bochechas do árbitro?Tenham juizo...

      Eliminar
    3. Anónimo, o futebol é complexo e não é um ex Presidente do Alverca que o vai entender, em particular quando desceu esse clube e nada fez para o defender. Se bem se recorda, foi o JVA quem teve de impor à Liga a aplicação da resolução do caso Leça para que o Alverca se mantivesse e descesse quem tinha de descer por motivos disciplinares, o Leça.

      Não espero que o Presidente do Benfica anda à bolachada ao Proença. Porque o problema não são os arbitros mas quem os COMANDA. Quem os nomeia, dando-lhe 1100 euros por jogo, quem os classifica e projecta para internacionais.

      Ora quando se sabe que os maus árbitros só são maus porque os deixam ser, a até incentivam a ser (será que o Sr.º Vieira tem esta perspectiva do problema?), não é que vamos apoiar a Liga do seu amigo Fernando Gomes, um inveterado anti benfiquista que já tinha "arrumado" a nossa equipa de basquetebol quando foi Presidente da Liga dessa modalidade?

      Então ele não percebeu o que se ia passar? Pois olhe, eu percebi e continuo aidzer o mesmo: o FCP vai continuar a ganhar com facilidade, esteja lá o JJ, o Fernando Santos, o Chalana, ou quem você quizer... Fernando Gomes mais o controlado Vitor Pereira, são de facto que patrocina esta mediocridade, porque eles sabem que lhes interessa, já que assim o FCP ganha mais, muito mais.

      E nós votamos nesta Liga e contra o sentir dos benfiquistas o Sr.º Vieira disse "confiem em mim" (no presidente que desceu o Alverca)

      Eliminar
  2. É o que todos sabemos e que aqui bem descreves.

    o Olarápio igual a si próprio e o vitinho apitadeiro funcionando como entreposto de mais uma provocação.

    Eu nem qiz acreditar quando vi esse maricão de apito na boca em Vila do Conde.

    Foi o que pensei. Provocação e roubo. Foi um verdadeiro leva dois e paga um.

    Mas alguém responsável do nosso clube soltou sequer um gemido sobre isto? Não. Anadamos nós aqui isoladamente a fazer o trabalho daqueles que o que querem é governar a vidinha porque para eles outros "valores" se sobrepõem.

    Tenho-o dito ao longo da semana:

    A última jornada é o espelho fiel na forma de ganhar campeonatos e bem pode esse badalhoquito do do Maritimo vir por as maõs no fogo pelo primeiro penalty porque o lance foi tão estranho que até aqueles a quem serviu ficaram com a pulga atrás da orelha.

    Alguém há muito tempo publicou essa tabela que eu ainda tenho, sobre os preços ao tempo, para lances deste genero praticados por equipas adversárias.

    Guarda-redes-defesas e avançados tinham a tabela feita para os mais diversos lances que arranjassem contra a sua equipa.

    E entretanto Viera andava longe nas suas reflexões que ainda continuarão até que resolva sacar mais um coelho para bebedeira de muitos Benfiquistas.

    São assim os searas deste país.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Conde, sobre o Maritimo não quero acreditar que esse 1º lance foi simulado. Sei que outros o fizeram no passado, em particular num FCP-Gil Vicente em que um holandês saido do banco, fez um penalty muito semelhante a este que deu o 1º golo do FCP. Mas a pergunta é o resto: o penalty não assinalado a favor do Maritimo, idêntico ao que foi assinalado contra o Benfica em Alvalade, e o penalty que dá o 2-0 e que mais não é que falta atacante. MAs havia que acabar ali o jogo, e Batista acabou mesmo.

      Não vejo estes critérios nos jogos do Benfica. Há penaltys em vários jogos que não são assinalados, alguns que encerram lances de alguma violência.

      O caricato é que tenho visto na Benfica TV o video do "campeonato da fruta", ainda quase agora vi comentadores falarem de demasiados erros de arbitragem contra o Benfica e alguns que favoreceream o FCP, vi-os falar de critérios de nomeações, pondo em causa a entidade que os nomeia, e de facto AINDA NINGUÉM PERCEBEU que o problema está no líder da Direcção.

      Que curiosamente esta semana nem abriu o bico, para não ofender os amigos da Liga e da FPF, mas abriu para falar da extinção do Odivelas ... É pá, não entendo isto de outra maneira: ele sabe que não pode falar mas deixa os benfiquistas falarem na Benfica TV. Porque não havendo contestação da Direcção, o peso dessas criticas é ZERO. Ou seja, para o ano, tudo igual ...

      Por isso é que mal por mal, opto por um treinador que deu 13 milhões na Champions+Liga Europa da época passada, e quase 20 milhões esta época. Sempre ajuda o Benfica a manter-se à tona nos empréstimos bancários.

      Eliminar
    2. No fundo comungamos do mesmo. Ora vê....

      A última jornada é o espelho fiel na forma de ganhar campeonatos...E entretanto

      Viera andava longe nas suas reflexões que ainda continuarão até que resolva sacar mais um coelho para bebedeira de muitos Benfiquistas.

      Diz o mesmo, não??????

      Eliminar
  3. A coisa estava bem afinada. Vai apintar os corruptos na Madeira o Paulo Batista, que escapou por pouco a uma ceia dada pelos super-dragões em tempos idos, mas este apintador sabendo disso, depressa se pôs de acordo com os corruptos...ele sabe como elas mordem...e onde está o poder.

    Mas...caso aconteça algo inesperado na Madeira, puseram como reserva o OLARAPIO para nos brindar com uma sinfonia de roubos em Vila do Conde.

    Eles não dormem....há 30 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles não dormem e de facto têm regenerado para "melhor", ou seja para eles, os meandros da arbitragem. Vitor Pereira é um homem controlado como já aqui expliquei porquê, e faz o que eles querem. Inclusive a classificação final, que irá premiar quem melhor desempenhou o papel em prol da "causa comum": respeitar o poder estabelecido, FCP em 1º, Benfica em último, os restantes entre os dois.

      Mas nós podiamos fazer melhor. Se tivessemos Presidente interessado em defender o Benfica, o jogo com o Rio Ave deveria ter sido efectuado sb protestado, pelos antecedentes que Benquerença tem connosco.

      Eliminar
  4. No dia em que o carissimo Eagle escrever sobre futebol e não sobre os nossos adversários será um dia de festa.
    Estou farto dessa conversa de treta. Ouço os portistas com o Bruno Paixão e com o penalti do cardoso e afins. Ouço os sportinguistas contra todos, e ouço benfiquistas a assobiar pro lado.

    Só não fomos campeões tranquilamente por causa de um treinador incompetente, que inventa em guimarães, que se acobarda com o Porto e que mete nojo em Olhão. E enquanto nos entretermos com estas merdas não discutimos o essencial. A equipa técnica e directiva. Agora perdendo Gaitan e sem dinheiro para craques vamos fazer o que? Rezar para que Hulk saia? Que VP fique?

    Fiquemos com JJ e já agora... compremos os foguetes do tri! Realmente cada clube tem os lideres que merece. Não merecemos mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, eu penso que cada clube tem os adeptos que merece. E acho que o Benfica não merece adeptos como você, que não consegue entender (e não sou eu que lhe vou explicar) porque razão há décadas que não há um Benfica em 1º lugar e um SCP em 2º lugar, ou vice versa, ou porque razão nos ultimos 18 anos ganhamos 2 titulos de campeão, um dos quais com JJ.

      Eu não vi o FCP jogar um "caralho", com dizemos aqui em trás-os-montes e vi ganharem o jogo com 2 penaltys, o 2º é falta atacante e entre os dois, existe um penalty contra o FCP transformado em simulação.

      Ao longo da época não vi o JJ inventa mais que o VP. A diferença é que um teve 10 penaltys a favor e 3 contra, o outro teve 7 a favor e 4 contra. E pelo meio o jogo do titulo ficou decidido por um fora de jogo de metro.

      18 anos: 2 títulos. Se a culpa é do JJ, olhe, você está bem para a miséria de titulos que temos e vamos continuar a ter porque quem não percebe que o futebol e jogado por 3 equipas, não merece muito mais...

      Eliminar
  5. Porto-Académica; Olhanense-Porto, Gil Vicente-Porto. Feirense-Benfica, Benfica-Académica. Gostava de saber a teoria por detrás das arbitragens destes jogos. Seguramente que darão para rir.

    Já agora trocamos o golo do Maicon pelo penalti do Cardoso. Queres mais exemplos da vossa incoerência?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó androide.
      Ainda tens lata de vires defender o teu corrupto clube???
      Como é que arrotas que há arbitragens a beneficiar o Benfica se são vocês que ganham (mafiosamente) os Caopeonatos???

      Fazem a festa, deitam os foguetes e ainda apanham as canas...
      São 30 anos a corruptar o futeluso podre. As escutas são como o algodão...não enganam!!!!!!!

      Eliminar
    2. Virato! Lembra-te que futebol é um binómio (Bons Atletas-Domínio de Arbitros) já temos o primeiro! Falta o segundo! É hipocrisia dizer que DEVEMOS ser campeões SEM ajuda! Sem ajuda NUNCA vamos a lado nenhum! Eu assumo...Quero GANHAR custe o que custar e de preferência a ROUBAR muito para que os fdp dos andróides saibam o que dói !!!

      Eliminar
    3. FCP-Académica, o FCP reclama 1 penalty mas empatou no ultimo mn com 1 penalty que é discutível. O penalty reclamado pelo FCP pelo tribunal do JOGO não foi consensual.

      Olhão-FCP o FCP falhou 1 penalty e reclamou outro. Que o tribunal do JOGO não viu.

      Gil-FCP, idem, o FCP não jogou um "caralho" e reclamou 2 penaltys que o Tribunal do JOGO não foi consensual.

      Feirense-Benfica? Há 1 penalty a favor do Benfica na 1ª parte, sobre Nelson Oliveira, que não foi assinalado.

      Estarás a falar do Benfica-Feirense? De facto há um lance que pode ser penalty de Javi, quando está 2-1 mas antes desse lance há 2 foras de jogo tirados a Saviola que o isolam e impediram de fazer golo.

      Benfica-Académica? De que falas? De um lance do Bruno César que está em cima da linha e o árbitro não tem perspectiva, quando ele tem os braços abertos e leva uma bolada, ou estás a falar da cotovelada que o Abdoulaye deu no Saviola dentro da área, com o árbitro do Porto a ver e nada assinalar (penalty e expulsão)?

      Mas vamos falar do Guimarães-FCP? Do FCP-Gil Vicente? Do Feirense-FCP? Do Maritimo-FCP? Do Académica-Benfica? do Guimarães-Benfica? do Olhanense-Benfica? Do SCP-Benfica? do Rio Ave-Benfica?

      Sobre o Benfica-FCP, o lance que vocês reclamam penalty de Cardozo, é uma óbvia montagem da comunicação social para branquear o tremendo erro do fora de jogo que decide campeonato. Cardozo está nas costas de Maicon que falhou o cabeceamento, deixando passar, Cardozo está atrás e não pode ver a bola que lhe bateu nos braços, dois.

      Mas fala do amarelo ao Álvaro Pereira que fo vermelho a Nuno Gomes num SCP-Benfica ao tempo de FSAntos. Fala do livre assinalado a favor do FCP quando Witsel desarma Moutinho legalmente e o Benfica partia para o contra ataque em vantagem numérica. Fala da expulsão perdoada ao Djalma com 2-1 no marcador, fala da expulsão de Eemrson por 2 faltas em todo o jogo. Fala da falta não assinalada a favor do Benfica (com mesmo criterio da 1ª parte em que marcou contra o Benfica) e que deu o 2º golo do FCP. Queres mais?

      Eliminar
  6. Em vez de acenarem com lenços branco e grafitarem as paredes deviam era agredir à fartazana os árbitros. Se começassem a aparecer árbitros com menos dentes começavam a respeitar o glorioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida que seria mais inteligente. Se os árbitros errarem da mesma maneira para todas as equipas, ganhamos mais titulos e há menos reclamação do treinador e dos jogadores.

      MAs há adeptos que continua a acreditar que podemos ser melhores que os erros dos árbitros .. coitados, lêem muitos jornais ...

      Eliminar
  7. E ainda vão como prémio ao Euro-2012...não há escadas no caminho deles?De preferência com muitos degraus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, porque pensa que vão ao Europeu os que vão ao Europeu? Porque se portaram "bem", entende? Obedeceram com fidelidade aos principios deste grupo que manda nisto, e que tem o FCP como charneira.

      Nós como temos muitos sócios e podemos pagar, compramos jogadores. O FCP ganha titulos com a arbitragem controlada, porque não tem tantos sócios logo não pode investir tanto nos jogadores.

      O problema da arbitragem chama-se Vitor Pereira e quem ele levou, ou foi obrigado a levar com ele para a CA da Liga, primeiro, e da FPF agora. Com Vieira a apoiar em ambas as situações...

      Eliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários.
Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado.
Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado.
Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking

recentes

Mensagens populares