O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Liderança fraca. E uma oposição credível?

. 25 comentários
No seguimento do meu último tópico hoje escrevo sobre a influência de Luìs Filipe Vieira nos media e sobre o que considero que seria uma lista de oposição credível.

Se existe algo que Luís Filipe Vieira faz com mestria é gerir a agenda mediática de modo a proteger-se (diferente de proteger o Benfica).
Quando o Benfica passa por maus momentos, Luís Filipe Vieira não aparece nos meios de Comunicação Social nem presta declarações significativas. Desse modo a sua cara não fica associada ao fracasso mesmo que a sua Direcção seja a responsável directa pelos insucessos do Benfica.  De igual modo, quando as coisas começam a correr mal começam a circular as notícias a pôr em causa o trabalho de treinador e jogadores de modo a criar a impressão nos benfiquistas menos atentos que a culpa se deve a defeitos destes (em parte sim, mas numa Direcção com uma estrutura construída para fazer o Benfica ter sucesso a nível desportivo esses defeitos são mitigados – um exemplo simples é como o Porto do Vítor Pereira se vai sagrar campeão ou como um Sporting com um Sá Pinto extremamente limitado como treinador está a obter sucesso ou um clube de pequena dimensão como o Braga tem tido tanto sucesso a nível desportivo com treinadores que falharam no Benfica).

Além disso, devido á amizade que tem com Joaquim Oliveira e á influência deste sobre os media em Portugal não existem meios de comunicação social que ponham em causa a gestão do Benfica por parte de Luís Filipe Vieira. É um facto que com LFV no clube as notícias que arrastam o nome do clube pela lama são muito menores do que eram com Vale e Azevedo.
No entanto, quem é que tem imensa influência sobre as notícias divulgadas em Portugal? Joaquim Oliveira. E acho que já todos repararam que Agência Lusa, RTP e TVI são antros de andrades. Pura e simplesmente LFV tem imprensa amiga porque é “amigo” e serve os interesses de quem domina o panorama da Comunicação Social em Portugal.
Muitas das notícias e assassinato de carácter de VeA deviam-se á guerra deste com quem dominava e domina o panorama da Comunicação Social em Portugal. O nome do Benfica será arrastado na praça pública apenas e só quando forem postos em causa os interesses instalados.

Muito facilmente se explica o tempo de antena dado ultimamente a figuras como Joe Berardo e Gomes da Silva  que defendem que a continuação de Vieira á frente do clube é importante enquanto que apoucam o elo mais fraco que é sempre o treinador e jogadores. Isto sem nunca explicar o porquê de tal após doismandatos seguidos de falhanço desportivo. No entanto, esta defesa constante de LFV por parte de outros levanta uma questão inquietante: porque é que LFV precisa de ser defendido na praça pública? Porque nos últimos seis anos falhou rotundamente em transformar o Benfica num clube de sucesso. Se o Benfica tivesse tido sucesso, Vieira não precisaria de defesa.

Num panorama destes como pode surgir um movimento alternativo a Luís Filipe Vieira? Tem que obedecer a vários parâmetros que esvaziem a já estafada retórica vieirista ao mesmo tempo que ofereçam garantias de diálogo com quem neste momento é “dono” do Benfica – o BES.

1 – Tem que apresentar como cabeça de lista uma personalidade conhecida dos benfiquistas e da sociedade portuguesa pelo benfiquismo puro e pela seriedade – alguém impossível de ser apelidado de aventureiro. Tem que ser alguém que já não tenha nada a ganhar em ser Presidente do Benfica por já ter uma posição estabelecida na sociedade, alguém com um forte perfil de diálogo e reputação junto do sector financeiro e que não tenha fortes inimigos de estimação;

2 – Apontar imediatamente que com a revisão dos estatutos feitos após as últimas eleições, o Benfica está hoje impermeável a aventureiros (como o Vale e Azevedo Júnior lembrou hoje);

3 - Ao mesmo tempo uma lista com esperança de ganhar terá que ter alguém com influência dentro dos meios de comunicação social de modo a prevenir assassinatos de carácter e para tentar garantir uma cobertura mediática justa.

4 – Não pode acima de tudo atacar o carácter de quem compõe actualmente a Direcção do Benfica repetindo os erros de anos anteriores ou mesmo momentos mais recentes. Os ataques a Vieira terão que ser civis e focarem-se no ponto essencial: a incapacidade de Vieira em obter resultados desportivos dignos da grandeza do clube. Se for necessário até se reconheça o trabalho na credibilização do clube a nível financeiro. Mas virem a agenda mediática para o enorme falhanço a nível de títulos desportivos sob a égide de LFV. É o ponto mais óbvio e o que mais interessa aos benfiquistas.

Para além disso, para conquistar os sócios, uma lista alternativa tem que apresentar um projecto sólido e credível e acima de tudo nomes que garantam que a execução desse projecto é possível. Deverá ser composta por uma mescla de personalidades: benfiquistas com espírito de missão e também por pessoas que conheçam por dentro os podres do futebol português e consigam prevenir ataques ao Benfica vindos de restaurantes e bares de alterne. Neste momento, não existem benfiquistas com tal capacidade devido ao afastamento do Benfica das esferas de influência no futebol português nos últimos vinte anos.

Óbviamente que também tem que apresentar um projecto desportivo interessante: com um nome forte para treinador (estrangeiro ou português),  e uma ou duas contratações sonantes.
Finalmente, terá que garantir o apoio de algumas antigas glórias do clube.

É difícil? Talvez. Mas uma lista competente e bem montada e espírito de missão pelo Benfica tornam possível oferecer uma alternativa com hipóteses de vitória.

Quais os nomes que gostariam de ver a lutar por um Benfica melhor?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. http://benfica-mm.blogspot.pt/2012/04/combater-sacanagens-e-dever-dos.html

    Um novo blog benfiquista apareceu na blogosfera,
    o acima inserto.

    Está aberto para troca de informação.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Sobre o post, apenas comento o titulo.

    Não é uma fraqueza a falta de oposição credivel.

    É a grandeza do clube que impede que crediveis se abstenham e que irresponsaveis tenham coragem.

    ResponderEliminar
  2. Rui a presidente: Pode ter não ter capacidade de gestão (para isso seriam nomeados gestores da sua confiança) mas o amor está lá.

    E quem melhor que Veiga para ser a ligação com o balneário, ele é um mercenário que trabalha por conta própria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que raio: como é que um antigo presidente de uma casa do FCPorto e Dragão de Ouro pode ser bom para o Benfica? Ou aquilo que vale para o Fernando Gomes (da FPF) já não vale para o Veiga?

      Eliminar
    2. O trabalho que fez fala por ele.

      Eliminar
  3. Dadas as circunstâncias será que OS BENFIQUISTAS QUE QUISERAM "ASSASSINAR" JVAZEVEDO estarão de bem com a sua consciência?.Perguntar não ofende...

    ResponderEliminar
  4. Como Roma, que dominou a Europa durante séculos, também terá caído o império do tiki-taka do Barcelona? O presidente Sandro Rosell já tinha falado que o ciclo estava no fim, que os projetos duram cinco anos e que os catalães começaram a ter resultados aos quais os seus adeptos não estavam habituados.

    Mas honras aos vencidos: entre 2006 e 2011 os culés venceram 13 dos 16 títulos que disputaram até ao fim. O seu César, Pep Guardiola, foi o cérebro da máquina destruidora em que se tornou o Barcelona, com uma estratégia assente nos centuriões, especialmente no seu general Lionel Messi. Mas já nem Pep sabe se irá continuar ao comando do seu exército.

    Mas como o forte império romano não resistiu às invasões bárbaras, o Barcelona não conseguiu combater aqueles que apresentaram futebol não tão perfeito como o da cidade condal, mas que se fizeram valer da sua força, caso do Chelsea e Real Madrid. Em três jogos com estas duas equipas, o impensável: nenhuma vitória.

    Cai assim o futebol-maravilha mas permanece a lenda. Quem se seguirá? O Barcelona irá reerguer-se das cinzas ou nascerá novo império, quem sabe... madridista?

    CÁ EM PORTUGAL ISSO NUNCA ACONTECERIA.
    EHEHEHEHEHEHEHEH
    ENQUANTO HOUVER FRUTA E CHOCOLATINHOS
    E TRÊS DEUSAS
    EHEHEHEHEHEHEHEHEHEH
    NÃO HAVERÁ IMPÉRIO QUE CAIA

    PAÍS DE CORRUPTOS É ASSIM

    VIVA A NOSSA LIGUINHA
    VIVA MIGUELPROENÇA

    ResponderEliminar
  5. ... " No entanto, quem é que tem imensa influência sobre as notícias divulgadas em Portugal? Joaquim Oliveira. E acho que já todos repararam que Agência Lusa, RTP e TVI são antros de andrades. Pura e simplesmente LFV tem imprensa amiga porque é “amigo” e serve os interesses de quem domina o panorama da Comunicação Social em Portugal." ...

    Dizer que Joaquim Oliveira domina a imprensa desportiva portuguesa, é demagogia pura !
    Tem muito peso sem dúvida, mas por enquanto ainda tem que se bater comn a Cofina, e convem recordar a autêntica guerra de bastidores que se travou aquando das últimas eleições e o triste papel de um testa de ferro colocado pelos interesses espanhóis que queriam tomar de assalto o S.L.B. e só não conseguiram porque a C.G.D. não entrou com o carcanhol para a Cofina comprar as acções da Prisa !
    Eu ainda não me esqueci ...

    " DEMAGOGIA "

    Dão nas vistas em qualquer lugar
    Jogando com as palavras como ninguém
    Sabem como hão-de contornar
    As mais directas perguntas

    Aproveitam todo o espaço
    Que lhes oferecem na rádio e nos jornais
    E falam com desembaraço
    Como se fossem formados em falar demais

    Demagogia feita à maneira
    É como queijo numa ratoeira

    P'ra levar a água ao seu moinho
    Têm nas mãos uma lata descomunal
    Prometem muito pão e vinho
    Quando abre a caça eleitoral

    Desde que se vêem no poleiro
    São atacados de amnésia total
    Desde o último até ao primeiro
    Vão-se curar em banquetes, numa social

    Demagogia feita à maneira
    É como queijo numa ratoeira


    Lena d'Água e os Salada de Fruta anos 80 !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...demagogia...como Red Sniper conseguiu descrever tão bem,numa só palavra,o "reinado" de Vieira...

      BENFICA SEMPRE!!!

      Eliminar
    2. fernando manso

      Demagogos são todos os farsolas que vivem na sombra e só mostram o rosto para aproveitarem cirurgicamente os momentos menos bons do clube para de um modo rasteiro,achincalharem as pessoas,em vez de pedagógicamente aprenderem com erros passados .
      Lastimavel é verificarmos que ao fim de trinta anos, os benfiquistas não mudaram nada; Continuam a fazer o joguinho dos nossos adversários, continuam a dividir-se, não perdem uma oportunidade para crucificarem jogadores, triturarem treinadores,muitas vezes em nome de interesses pouco claros.
      Tal como fazem os partidos, muitos adeptos e sócios apelam ao indivíduo alimentando-lhes o ego, e esquecem-se que o Benfica é um todo indivisivel e que não se resume à figura do presidente.

      Eliminar
    3. Sim, por um ponto menos mal fundamentado no meu texto tudo o que escrevi e demagogia pura. Ou entao nao abres os olhos. Pronto o Joaquim Oliveira nao domina tudo. Mas Jose Manuel Delgado e pago para fazer as loas ao Vieira, enquanto que o RAP e corrido da A Bola em detrimento do MST.

      E pelos vistos ignoras-te esta frase: "E acho que já todos repararam que Agência Lusa, RTP e TVI são antros de andrades."

      E se achas que tem que se bater com a Cofina estas muito enganado... Sao todos amigos. Alem disso nem percebeste o sentido do meu texto.

      Eliminar
    4. Mas porque motivo é que eu não percebi o texto?
      Só porque peguei numa afirmação e fiz o meu juízo a partir do mesmo?
      Mas achas que o filme das tentativas que se fizeram para arranjar um candidato concorrente ao LFV são invenções dos jornais?- Sabes tão bem como eu os motivos que levaram o J.Eduardo Moniz a abandonar o projeto ? - Se não sabes eu conto !
      J.M.Delgado é um pequeno grão de areia nas "rotativas" da "Bola" ao invés de montes deles que campeiam pelos outros jornais e não só !
      Eu não ignoro, não percebo é porque motivo ignoraste a SIC,ou achas que a SIC é melhor que os outros?
      A Cofina e o Eng.Paulo Fernandes "tem-na muito funda" e se achas que o patrão da
      Cofina anda aos beijos e abraços com o LFV, então lamento dizer-te que conheces muito mal a realidade benquista!
      E não repitas que eu não percebi o sentido do texto, porque és demasiado repetitivo como tal és muito previsível !
      Experimenta inovar, e em vez de demagogia usa a pedagogia,e o SLB ficará mais forte !

      Eliminar
    5. Só porque pegaste numa declaração do meu texto distorceste-a, deste-lhe proporções desmesuradas para descredibilizar tudo o que escrevi por uma frase e chamaste-me demagogo.

      Só por isso. Da próxima vez e se quiseres ser mais construtivo dizes simplesmente: "olha Vermelhusco não é bem assim, a Cofina não pode ver o Vieira á frente, não tem relações com o Oliveira, etc, etc."
      Em vez disso apelidas-me logo de demagogo quando tu é que vens distorcer o que eu digo e o sentido do meu texto.
      Da próxima, se sabes mais sobre o assunto tem respeito por quem escreve e fundamenta a tua opinião em vez de atacar pessoalmente. Para mim perdes toda a razão.

      Eliminar
    6. ... " Da próxima, se sabes mais sobre o assunto tem respeito por quem escreve e fundamenta a tua opinião em vez de atacar pessoalmente. Para mim perdes toda a razão." ...

      O respeito por quem escreve pressupõe igual respeito por quem vem ler,e se as verdades factuais são distorcidas, quem lê tem duas alternativas: Ou come e cala, ou então resolve colocar o preto no branco, e foi exatamente o que eu fiz.

      Não se tratam de ataques pessoais, porque estamos num blog, e nem tu sabes quem eu sou,e o contrário também é verdadeiro, e acima de tudo o que está em causa é a defesa dos interesses do Benfica, o que muitas vezes é infelizmente esquecido.

      Eliminar
  6. Águia Preocupada25/4/12 19:39

    Caro Vermelhusco!
    Tudo o que explanas com um ou outro ponto menos concordante, é o que faz realmente falta ao Benfica.
    Mas... E aqui é está o busílis da questão, a máquina vieirista está de tal maneira montada, oleada e orquestrada, que é (quase) impossível aparecer alguém que se queira aventurar... Imagina o termo que utilizo: Aventurar! Pois é! Após Vieira, ser presidente do Benfica será uma aventura.
    Com as qualidades que descreves, existem alguns. E entre esses, está José Eduardo Moniz. E que aconteceu? Foi apupado, chamado de pára-quedista, considerado oportunista e alvo de outros mimos na mesma linha!
    Alguém aviltrou Rui Costa. Até a esse Vieira cortou as pernas e a possibilidade de candidatura. Só em 2018! É Obra!
    Temos que nos render à pobreza e pequenez dum clube, entenda-se sócios, que vêem em Vieira uma sumidade insubstituível! Quando assim é, nada a fazer. Um clube de cobardes, de medricas, de submissos a meia dúzia de lambe botas, que protegem e endeusam um Rei Sol, um Querido Líder, tem o que merece.
    E enquanto assim for, os outros vão ganhando e gozando o prato!
    C

    ResponderEliminar
  7. Então; muda-se o Presidente e ficam resolvidos todos os problemas do Benfica? Uau! Mas que fácil!

    Depois, é só somar títulos!

    Ora valha-me Deus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antonio nao escrevi nada disso no meu texto. Isto è apenas os factores que acho que alguem que se queira organizar como alternativa a LFV tem que considerar para conseguir destronar o LFV. Isso nao resolve os problemas do Benfica, nem de perto. E ca continuaremos com espirito critico para apontar os erros e ajudar a que hajam melhorias.

      Eliminar
  8. Coincidência?. Acabamos de ver talvez as duas melhores equipas da europa, lideradas por 2 treinadores do Benfica de JVAzevedo tendo um deles começado aí a sua carreira que ninguem conhece...... E o homem não percebia nada de bola, imaginem se percebesse!!!. Quanto aos 7 milhões que ele reclama vi por acaso isto:
    Confirmem p.f. posso ter visto mal


    • O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) considerou que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo tem razão no processo que moveu contra o clube, no qual acusava o clube de lhe dever sete milhões de euros.



    In Jornal Publico• 06.12.2005

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também reparei nisso. Dois treinadores de Vale em duas das melhores equipes europeias E essa decisão do STJ deve estar na gaveta. Claro que a "mérdia" não tuge nem muge sobre o assunto.
      P.S. Lembro bem a bandalheira que se montou quando Vale foi buscar Mourinho, o "tradutor", em vez de Toni....

      Eliminar
  9. a questão é quem em 9 anos de presidente e mais 2 de director desportivo, apenas 2 campeonatos.
    É aceitável ?
    qual foi o presidente que teve tanto tempo no Benfica com tanto insucesso ?

    ResponderEliminar
  10. Bom, bom, será mandar embora o JJ e LFV e meter lá o Veiga. (com este já não há problema em ter sido Presidente de uma casa dos Porkos e ter sido unha com carne com Pinto da Bosta).

    Enfim, alguns dos que escrevem e comentam aqui começaram a campanha eleitoral.

    1)Alguns, foram dos que foram corridos do interior do Benfica (pelo LFV) porque eram dos que andavam lá só para ouvir e trazer para fora,

    2) outros os tais Velhos do Restelo, que só destabilizavam, queriam dar opinião e dizer mal de tudo. Treinadores, Directores, Jogadores, cor das cadeiras, da relva, das casa de banho, tudo.

    3)outros porque queriam mama (bilhetes á borla, viagens, lugares em cargos do benfica, na BTV, etc,)

    foram todos vassourados aquando da limpeza que LFV em boa hora trouxe ao Benfica. E nunca vão conseguir desculpar o LFV.

    4) Depois, ainda existem outros, que não pensam pela sua cabeça (e como o Benfica não ganha)vão na onda sem darem por isso. São os tais "marias vão com os outros" que escrevem e comentam sem saberem o que dizem.

    5) E ainda a existem alguns que estando insatisfeitos com o estado actual do Benfica (que não ganha), mas que pensam pela sua própria cabeça, vão tentando andar aqui no meio, para não deixarem que estes blogs se tornem fundamentalistas (contra o Benfica). Ou seja, tentam controlar por dentro (o que Benfica tentou fazer com Fernando Gomes).

    Que quiser que meta os nomes á frente, pois não é muito difícil.

    Ainda não conseguiram perceber (uns não conseguem mesmo, outros não querem) que se não fosse a corrupção e os roubos que fomos alvo este ano e o ano passado, tínhamos sido 3 anos Campeões seguidos. Sim 3 anos seguidos.

    Ainda não conseguiram perceber, que pelo menos este ano estávamos nas meias finais da Liga dos Campeões (mais uma vez se não fossem os árbitros.

    Ainda não conseguiram perceber que nunca vendemos tanto (jogadores) e tão bem como agora.

    Ainda não conseguiram perceber que mudando agora de Presidente e de Treinador, não vai adiantar nada, só voltamos ao ponto de partida e daqui 2 anos estamos de novo a mudar tudo

    Isto só para falar do Futebol. Mas podíamos falar da Formação, do Património, da Fundação, das Instalações, da TV, do Centro de Estágios, da Organização (das melhores a nível Mundial), etc, etc,

    Mas não. Somos todos burros e senão ganham, rua. Temos é que lá meter o Veiga, para jogar sujo também (tal como o Sporting fez com o PPC) e aí já não há problemas de corrupção, putas e viagens.

    Continuem assim, pois tudo o que escrevem, vai andar por aqui (na net) por muitos anos. E depois, quando estivermos na merda, porque criaram uma campanha (suja) contra esta direcção e este treinador, alguns de nós vamos cá estar para tirar satisfações. Não se esqueçam que eu também não.

    Abraço

    Karlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Karlos,
      não me lembro de ter escrito aqui que a solução era mudar a Direcção, mas sim que esta Direcção mude o que faz errado.

      Eliminar
    2. Não suporto o Veiga. Não o quero no Benfica. Mas acho curioso que a propósito deste Veiga vc diga "ter sido unha com carne com Pinto da Bosta". E então o seu amigo LFV foi o quê?? Aqui ninguém pede, pelo menos a maioria, a mudança de Direcção. Pedem a mudança de atitude. Pedem que "...não fosse a corrupção e os roubos que fomos alvo este ano e o ano passado, tínhamos sido 3 anos Campeões seguidos...", não volte a acontecer. Acha que é com este contínuo silêncio ensurdecedor, sobre a actuação das arbitragens, da actual Direcção que isto não volta a acontecer? Muito resumidamente o que vc propõe é que não se faça nada para que tudo fique na mesma. Ou acha que alguma coisa mudará no "sistema"? Ficar sentadinho assistindo a estas roubalheiras sem nada fazer, sem reagir, é o que o Benfica, através da sua Direcção, está a fazer. Por isso fique também sentadinho, contente com o panorama mas depois não volte a vir aqui fazer queixas de arbitragem...ok?

      Eliminar
    3. Karlos eu não gosto do José Veiga. Quanto ao resto dos teus pontos já foram rebatidos tantas e tantas vezes antes que já nem me vou dar ao trabalho.

      Eliminar
    4. KARLOS,
      Ainda bem que não houve um administrador mauzinho que te mandou para a ETAR.

      No que a mim diz respeito, eu digo-te porque é que combato no "teu entender" esta direcção.

      Então não é o KARLOS, que eu queria abichar o lugar de motorista do Vermelhão e não me deixaram??????

      Como é que eu posso apoiar a Direcção, se me tirou esse rebuçado ?????

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking