O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Desta vez é que é

. 12 comentários
O Correio da Manhã abriu titulando na 1ª pág. "Rede de subornos no futebol"! Na versão online apresenta uma breve crónica com o título "Vice do Sporting constituido arguido".

No desenvolvimento, informa do depósito de dois mil euros na conta do Sr José Cardinal - Portuense - dias antes dos quartos de final da taça de Portugal realizada em Dezembro entre o Marítimo e SCP, havendo suspeitas de outros subornos a árbitros. Segundo o CM, a investigação é mais vasta e irá ter novos desenvolvimentos, havendo resultados que poderão ter sido falseados, pondo em causa a verdade desportiva dos atuais campeonatos.

Foram extraidas várias certidões de outro processo, três da primeira liga e uma outra do segundo escalão, por terem surgido indícios de uma rede de pagamentos a árbitros. Tais indícios foram detetados em escutas telefónicas autorizadas no processo principal.

No caso de José Cardinal, a Polícia Judiciária sabe que o depósito foi feito em numerário, em Dezembro de 2011, na Madeira, e suspeita que esteja relacionado com o clube insular, havendo imagens do rosto do depositante, ainda não identificado, tendo sido pedido o levantamento do segredo bancário ao árbitro.

O caso foi despoletado por denúncia anónima de uma mulher ao SCP que por sua vez participou à FPF e esta à Procuradoria-Geral da República. José Cardinal foi afastado do jogo sob a alegação de motivos pessoais, tendo afirmado ao Conselho de Arbitragem da FPF desconhecer aquele pagamento insinuando que o depósito poderia ter sido efetuado por alguém ligado so SCP para o afastar do jogo, dadas as críticas que os verde-brancos lhe tinham dirigido na sequencia da sua atuação no jogo deste clube com o Belenenses.

A notícia online diz, que a Polícia Judiciária efetuou buscas na casa, empresa de segurança de Paulo Pereira Cristóvão, Vice-Presidente do Sporing, e no seu escritório na sede do Sporting. tendo sido constituidos arguidos este dirigente e um seu funcionário. Segundo a mesma notícia, a PJ suspeita de uma armadilha ao árbitro assistente José Cardinal, efetuada por um funcionário daquele dirigente que se terá deslocado à ilha da Madeira depositar dois mil euros na conta do árbitro-assistente.

Outras curiosidades:
O SCP ganhou o jogo ao Marítimo por 3 a 0. No final do jogo, ainda segundo o CM, Pedro Martins, desgostoso com o trabalho do árbitro disse: "Por vezes mais vale fazer como o Sr Cardinal e ficar em casa".
Ainda segundo o CM, José Cardinal, Bertino Miranda - árbitro auxiliar - e Olegário Benquerença, foram homenageados pela AF Porto, após a presença no Mundial de 2010.

O árbitro que substituíu José Cardinal foi...foi...foi...ainda não adivinharam?...Querem que faça um desenho?...Uau! Artur Soares Dias e os auxiliares Rui Licinio e João Silva!

O SLB tem fortíssimas razões de queixa quer de um quer de outro; aliás, tem razões de queixa de quase todos! Parece que quem mais prejudica o Benfica mais rápidamente sobe na carreira!

Como é habitual, a APAF, veio, pressurosamente, defender o seu associado, afirmando a sua inocência até trânsito em julgado. O Presidente da LPFP disse que se trata de um caso de polícia e o Presidente da FPF, remeteu o caso para a PGR.

Comentários:
A não condenação dos principais arguidos do Apito Dourado, entre outras, teve duas consequências vitais:
A generalidade do público assimilou a convicção de que os poderes político e judicial quiseram evitar essas condenações.

O encorajamento implícito à corrupção, perante a ideia de impunidade subjacente, mediante determinados cuidados.
Ainda acredito na Polícia Judiciária, mas, nesta matéria, lamento dizê-lo, não acredito naqueles dois poderes!

Para perceber se há ou não indícios de corrupção no futebol, não é necessária a apresentação de queixa de quem quer que seja; basta ver os jogos e investigar, instruir, acusar e condenar, se for caso disso!

A FPF, com a anuência da LPFP e da APAF, deveria suspender de imediato o árbitro e seus auxiliares envolvidos neste processo até trânsito em julgado! Se é verdade que podem estar inocentes, também é verdade que poderão ser culpados! Seja como for, não têm condições para continuar a dirigir jogos até à resolução do mesmo! Está em causa a verdade desportiva!

Quanto ao nosso Benfica; é mais uma excelente oportunidade de os nossos dirigentes mostrarem de que massa são feitos, apresentamdo um processo de impugnação de todas as competições desta época ou uma providência cautelar das mesmas, ponderando todas as consequências, nomeadamente as financeiras.

Deixem-se de paninhos quentes que só perpetuarão os prejuízos desportivos e económicos do Benfica!
Quanto às autoridades, têm agora mais uma oportunidade de mostrar á população a sua competência e determinação em acabar com a corrupção no futebol, a qual já produziu danos irreparáveis aos cidadãos adeptos do desporto.
Finalmente, mais uma vez, estão em causa os Jornalistas desportivos, os quais, salvo exeções, teimam em "branquear" os evidentes e sucessivos erros grosseiros e capitais de arbitragem, maioritáriamente em benefício direto ou indireto de um só clube e apesar das vicissitudes do célebre "Apito Dourado" atribuindo-os, estúpidamente à condição humana e reiterando, não poucas vezes, um alegado equilíbrio entre clubes em toda a época desportiva. Também eles, sobretudo eles, são, quanto a mim, cooresponsáveis pelo descalabro do futebol, incapazes de perceber que está em causa, também, a viabilidade económica a prazo, das suas entidades patronais, revelando a necessidade premente de uma vassourada geral e urgente no setor.
AB
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Muito bom post.
    O Benfica vai ficar calado concerteza.
    Algo se passa internamente para estar a condicionar as ações do clube, ou este se prepara para lançar uma bomba atômica.

    ResponderEliminar
  2. Realmente e muito estranho este silencio ensordecedor, espero que valha a pena.

    ResponderEliminar
  3. Factos. Um dirigente do Sporting mandou depositar 2mil euros na conta de um fiscal de linha.

    Tudo o resto é suposições.

    Está na hora dos blogs do Benfica denunciarem este facto, pq se foi p tramar ou não, ng sabe. Ou ha algum papel a dizer para q era o dinheiro???

    Q se denuncie!

    ResponderEliminar
  4. Eu acredito que nós não sabemos da missa nem um quacagésimo... e cuidado que não sabemos de nada... esfregar as mãos de contentes pode sair-nos caro... eu prefiro o silêncio reverente...

    ResponderEliminar
  5. Era precisamente isto que eu queria que os nossos dirigentes impugnassem todas as provas do futebol Portugues ja que nao e assim tao limpo como sabemos os nossos dirigentes tem aqui uma boa oportunidade para agirem va la do que estao a espera.

    ResponderEliminar
  6. Águia Preocupada12/4/12 21:58

    "Quem tem telhados de vidro..." Eu tenho muito medo destes silêncios e destas atitudes passivas. É pouco crivel que o nosso clube esteja metido em aldrabices deste jaez, a ver a forma como temos sido prejudicados...A menos que sejamos masoquistas e paguemos para nos prejudicarem...
    O que não deixa de ser estranho, é a forma como surge a notícia e o conteúdo da mesma. Parece que há já a intenção de ilibar de qualquer culpa esse traste do incendiário da judite! Se fosse alguém do Benfica, já estaria por certo a ser julgado em praça pública, os jornais ficariam deliciados e saciados, as televisões e as rádios fariam fóruns, colóquios, debates, enfim, abririam guerra ao assunto! Quanto não vale a submissão e amizade com os profissionais da coisa!?
    Cá p'ra mim, esta é uma história rocambolesca e sem nexo algum. Cilada ao árbitro? Deixa-me ver, o ex judite, armado em moralizador, paga viagem e hotel e comida e sabe-se lá que mais, para mandar alguém à Madeira fazer o trabalhinho? Manobra demasiado cara, para fins tão pouco profícuos... Então isso não aconteceu em vésperas dum jogo entre Marítimo e submissos?! Oh! Pá! Arranjem lá uma versão digna da coisa... que esta cheira a história mal contada!
    é

    ResponderEliminar
  7. Um excelente post do António, com o qual concordo. Surgiu hoje uma notícia, peço desculpa pelo offtopic, mas acho-a demasiado importante para deixar passar.


    Na Bola, Vitor Serpa, exemplo de inteligência e isenção, diz :
    “Um alto responsável do FCPorto fez-me chegar um curioso comentário: “Deixemos o Benfica andar entretido com a ideia de que a um treinador tudo de bom e de mau se deve. Enquanto não mudarem de ideias e continuarem com a estrutura amadora que têm nós ficamos à vontade porque o FCPorto será campeão vente e cinco vezes nos próximso vinte e cinco anos”.

    Esta é uma mensagem enviada pelo Peidolas por suposto intermediário que querem ter a certeza será lida pelos adeptos benfiquistas:

    1) Numa altura crucial da época, querem que os benfiquistas desmoralizem e desmobilizem, que os desmiolados que criticam continuem a criticar cada vez mais a direcção (desorganizada, amadora e vendida) e o treinador (incompetente, só comete erros) dividindo assim o clube, lançam a cizânia entre os adeptos e mais facilmente o Porto consegue o seu desiderato: o título. E a cereja no topo do bolo: conseguir o JJ seria a salvação do Porto para o ano. Eles sabem-no bem.

    2) Por outro lado, se o Benfica perdesse a Taça da Liga, mais contentes ficavam, o clube mais se dividiria. O desânimo cairia sobre os adeptos (nem a Taça da Liga vencemos!) com a exigência do despedimento do JJ.

    3) Além disso, é uma maneira de fazer cair o Benfica (adeptos ou direcção) na esparrela de cometerem erros que eles podem aproveitar, justificando os escândalos das arbitragens que estão à vista de todos. A utilização de clichés através dos seus bem oleados canais de comunicação que, como sabemos, são muitos. Quem não se lembra dos slogans, “campeonato dos túneis”, “Taça da cerveja”, “apagão”, “recinto de dança”, “clube do regime”, etc. Se alguém comete um erro nos jogos que faltam vão ver. Ou sermos ajudados escandalosamente pela arbitragem. Aconselho os benfiquistas a manterem-se calmos e a não darem razão aos imbecis andrades. Não lhes demos essa alegria. Temos de ser mais inteligentes.

    4) A mensagem é também para dentro do clube, agora que estão com graves problemas económicos e financeiros. Já verificaram que o modelo de gestão que os tem acompanhado nos últimos 20 anos está esgotado e já não dá resultado. Porquê? Porque o mercado de transferências, que era o seu maior êxito, já não dá o que dava. A crise veio dar uma machadada tremenda.
    Deixaram de ter a montra da Champions. Não venderam os jogadores no verão passado, desmotivando-os e desvalorizando-os de uma maneira dramática. Nunca vi um clube perder tanto em activos em tão pouco tempo. Calculo que os jogadores devem ter perdido bem mais de 50% do seu valor de mercado em apenas 8 meses! Resultado, vão ter de vender muito jogadores por preços muito abaixo do que queriam. Reparem que tentaram vender em Janeiro e nem um conseguiram!!

    Não é por acaso que todos os dias, TODOS OS DIAS, aparecem notícias plantadas nos jornais que este ou aquele clube está na disposição de pagar isto ou aquilo por este ou aquele jogaor. Hoje são o Alvaro e o Fernando que já valem 30M€! MENTIRA! Não valem! Ontem era o Hulk que o Chelsea decidira comprar. Noutro era o Chelsea que tinha 300M€ para comprar jogadores. MENTIRA! Não tem! Etc.
    Estão a entender, não estão? Eu observo isto à distância e dá-me vontade de rir! A manipulação da informação à tripa forra!

    Ganhemos ou não o campeonato, e este ainda está longe de ter acabado - eles sabem-no bem - nada irá mudar na sua situação financeira. E o mesmo se pode dizer do Sporting!

    Os benfiquistas devem manter a calma, a cabela fria e esperar pelo que vem a seguir. Agora, tomarem-nos por tolos é que não!
    Apoiemos o nosso clube até ao fim da época e depois falamos! Essa é a medida mais inteligente!!! E assim anulamos a estratégia torpe e estúpida com que nos tentam enganar! Porque já fizeram o noutros anos! Os benfiqiustas é que são cegos e já não se lembram.

    ResponderEliminar
  8. Mais uma vez responderei globalmente, pelas mesmíssimas razões. Quer o editor quer a caixa das respostas individuais não estão a funcionar corretamente.

    Agradeço a todos a correção dos comentários; não é necessário ser descortês para manifestar o nosso desacordo com o que quer que seja.

    Os Dirigentes do Benfica não devem ficar calados! Devem sim, ser cautelosos, confirmando as notícias tanto quanto possível, debater eventuais tomadas de posição, nomeadamente a impugnação das competições e não hesitar na defesa do clube.


    Não tenho a menor dúvida do não envolvimento do nosso clube neste tipo de jogadas. Mas sei que uma impugnação não agradaria aos credores do clube! Tudo tem que ser ponderado, mas reitero a minha convicção quanto à necessidade de tomada de medidas drásticas na defesa do desporto e do Benfica devido à manifesta incapacidade de mudança do "sistema" por dentro.


    Quanto aos céticos do caso refiro que, neste domínio, nada me espanta, por outro lado, pelos vistos, as suspeitas são suficientemente fortes para a constituição de arguidos!


    Manuel: Virar os Benfiquistas contra o seu clube; Dirigentes, equipa Técnica e Atletas é uma tática velha da "exemplar estrutura", que sempre resulta, dada a falta de união entre nós graças ao equívoco culto da exigência!


    Quanto ao financiamento do FCP, acertaste em cheio! Na investigação que estou a fazer, verifiquei, que a "exemplar estrutura", orçamentou para a época em curso uma receita de 50 ME em transferência de jogadores, num totao orçamentado de 109 ME!!!


    Pergunto: A que se deve tal confiança da "exemplar estrutura" nesta receita da época seguinte, constituindo quase 50% do total orçamentado???


    Respondo: Tal implica uma confiança "cega" no sucesso desportivo seguinte!!! Como é possível??? Será que tal confirma a nossa suspeita de que continuam a controlar os bastidores do futebol de forma a garantir tal sucesso? Pelo que temos visto nas últimas jornadas estou convicto que sim! E não só nas competições internas! Gostaria que as autoridades fizessem uma investigação à lesão do nosso Rodrigo que, tal como na época anterior aconteceu com o Sálvio, ficou drásticamente debilitado, com prejuízo grave do nosso clube. Ninguém me tira da cabeça que foi uma agressão encomendada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar no financiamento, é interessante verificar a motivação de tentarem fazer o maior orçamento apenas para dizerem que são maiores que o Benfica. Tudo a ver com o complexo de inferioridade do Peidolas em relação ao Benfica. Por isso gastaram 30M€ em brasileiros. Já tiveram de vender uma parte substancial dos passes dos belgas para puderem pagar o resto. Perdendo dinheiro.

      Cometeram um erro crasso de gestão ao orçamentarem proveitos extraordinários como se fossem proveitos correntes. Erro que vai contra o bom senso, contra um princípio de boa gestão, "nunca antecipar lucros e prever possíveis prejuízos".

      Um orçamento mal feito é como um mau mapa que nos pode levar contra as rochas, contra a praia, levar a sair da estrada ou até a entrar em contra mão. Mas o mais grave foi colocarem 50M€ no “cu da galinha”, como se fossem favas contadas e, pior, aumentaram os custos de acordo como se esses proveitos já estivessem realizados. Não estavam.

      O resultado líquido orçamentado era apenas de 2,5M€. Um número perfeitamente ridículo. Significa que tinham custos de cerca 105M€!! Um número absolutamente LOUCO! Como é que vão agora diminuir os custos de repente? Não podem! A não ser que despeçam metade do plantel! Emprestaram 5 jogadores, receberam algum, mas não conseguiram vender nenhum!

      Qualquer pessoa que perceba um pouco de gestão sabe que os custos são fáceis de aumentar mas muito difíceis de diminuir, a não ser com grandes sacrifícios.

      Para além disso têm investimentos em jogadores que têm de ser pagos. Resultado? Rutura total de tesouraria que se refletiu no atraso dos pagamentos em compras com dinheiro que não tinham e atraso nos ordenados dos jogadores. Atraso esse que chegou a 3 meses e que ainda existe pois não têm tido quaisquer receitas extra.

      Para melhor compreenderem o que se passa, venderam o Falcão e Ruben por 45M€ no verão mas nos primeiros 6 meses de 2011-12 (Julho-Dezembro) apresentaram um resultado negativo de cerca de -5M€. Incrível! Apesar da Champions apresentaram um resultado nos 3 meses de Outubro-Dezembro de -12M€!!!

      O modelo de gestão deles, vender caro aos papalvos, começou quando começaram a vender barretes ao Matra, quando o Artur Jorge era lá treinador e recebia uma comissão choruda. Depois fizeram negócios semelhantes com a ajuda de alguns empresários que os terá ajudado (Secretário).
      Agora estavam a contar que o AVB, a troco de chorudas comissões, convencesse o russo a comprar, por bom dinheiro, 2 ou 3 jogadores. Daí a alegria que se via nas suas faces sempre que se encontravam. Pudera!! Os planos já estava engendrado! Mas sairam furados, como o orçamento!

      E ainda têm a lata de falar em organização? Eles nem um orçamento sabem fazer! Este erros gigantescos vai persegui-los por vários anos!

      À luz de tudo isto melhor se compreende a missiva enviada ao Vitor Serpa da Bola. Está tudo interligado.

      Eliminar
  9. Johnny Rook13/4/12 11:46

    António e Manuel, muito bons comentários (e o post), pertinentes, incisivos e certeiros. Muita gente devia ler isto e poderar muito bem as suas atitudes futuras perante tudo o que diz respeito ao SLB.

    Sobre o caso do Verdugo de Portimão (Mãe da Joana)e tb "investigador" caso Maddie anda aí muita poluição.

    O ponto de partida objectivo e fundamental para a pré-análise deste caso está no comunicado do MP de ontem.

    Confirma as buscas e a constituição de arguidos. Mas diz mais. Os indícios são da prática de crime de denúncia caluniosa qualificada.

    Primeira conclusão: não há nada sobre corrupção (estamos no início e o processo pode acabar por ir parar à corrupção mas para já não).

    Algo sobre o que ainda ninguém se pronunciou é o que é que o Cardinal fez ao dinheiro: fê-lo seu e gastou-o; denunciou o caso à Comissão de Arbitragem colocando a verba sobre custódia desta entidade (ou outra); apresentou queixa na polícia, etc.

    Ora, indícios de denúncia caluniosa qualificada (qualificada quer dizer grave)permite extrapolar que o que terá acontecido foi que o Verdugo terá enviado o empregado (empresa de segurança? Gorilas? Juve Leos ao serviço do Verdugo? Fotografias racistas, xenófobas e fascistas de Juves no corredor de acesso das equipas adversárias às cabines? Linguagem grosseira, agressiva e instigadora de violência antes (e depois)do jogo da Luz com os lindos resultados que ocorreram? Tristes figuras agressivas contra árbitros em pleno relvado do Alvalixo?) à Madeira depositar o dinheiro na conta do Cardinal e uma vez este realizado o carteiro mentecapto ter-lhe-à enviado um fax com o talão de depósito (com uma qualquer assinatura pq os bancos não as conferem em depósitos)e o inteligente Verdugo terá se apressado a comunicar à marioneta do Presidente tal coisa como um grande achado e a prova de todos os males da lagartagem, levando aquele a ordenar de imediato a denúncia à PJ e aos órgãos desportivos que o Verdugo se terá desde logo propor realizar (ou seja terá sido ele mesmo a assinar a denúncia).

    A coisa sai na CS como um arrufo de amantes e viganças a la Carolina Insoça (lagartagem dos jornais ao serviço do OSGA).

    Porquê na Madeira e não em Lisboa, no Porto ou por via digital? Porque em Lisboa era demasiado suspeito; do Porto não havia interesse até pq podia virar os focos da mediatização sobre os padrinhos e colocá-los em pé de guerra (como no caso da estória do Domingos a qual se veio depois a confirmar que a fonte da notícia veio de dentro do Alvalixo); por via digital não, porque identificava desde logo o autor; Funchal porque era de onde viria a equipa (se fosse o Gil teria sido em Barcelos) que ia jogar com as osgas e faria de imediato recair as suspeitas da corrupção activa sobre o Marítimo.

    O Verdugo quis vingar-se do Cardinal (jogo da Taça com o Belém e salvo erro com o Olhanense que os calimeros berraram contra os roubos da arbitragens)e ter-se-à lembrado, eventualmente, de um dos métodos muito vistos em Hollywood e talvez em Portimão: o chamado "plantar provas".

    A estória deve andar por aqui, mais coisa , menos coisa. Mas há que apurar, também, se mais alguém da direcção das osgas sabia da plantação.

    Tão impolutos que eles ERAM!

    ResponderEliminar
  10. Johnny: o CM fala, cito "de uma rede de espionagem para condicionar a arbitragem da Liga de futebol. A vida pessoal dos homens do Apito era vasculhada e os "pecados" da vida familiar usados como chantagem" fim de citação.


    Portanto, o caso vai muito além da alegada denúncia caluniosa agravada!

    Segundo "A Bola" de hoje, cito; "José Cardinal já doou a verba em causa a uma instituição de solidariedade social" fim de citação.


    Ainda segundo o CM de hoje, cito; " um funcionário seu numa empresa de detetives de que é proprietário - Rui Martins, ex-lider de uma das claques leoninas - depositou dois mil euros na conta do árbitro auxiliar", fim de citação.


    Vamos ver o que isto vai dar!


    O que acho muito, mas mesmo muito curioso é este caso ter sido despoletado depois do Benfica afastado do título e na véspera da deslocação do Sporting ao Dragão, num jogo que poderá recolocar o Benfica na corrida! Muito, mas muito estranho!

    ResponderEliminar
  11. Subscrevo os comentários do Barreto, a propósito desta noticia. Em particular as suas conclusões: os jornalistas branqueiam a mentira desportiva transformando-a num conjunto de erros do treinador e jogadores. Possivelmente porque também recebem generosas avenças para isto, utilizam a sua subjectividade no sentido de esconder o erro do árbitro e maximizar o erro do treinador, ou os erros "próprios".

    Porque sabem que há sempre muita gente que concorda. E vai gerar movimentos de opinião que só interessam ao "sistema", para que tudo continue da mesma forma.

    A reacção corporativa da APAF bem como do DA da Arbitragem apenas comprova que eles estão todos no mesmo barco, da imundície que conspurca o futebol português há mais de 20 anos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking