O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Desabafos e meditações...

. 20 comentários
 Recebemos de um leitor assíduo deste blogue um DESABAFO, que o vamos vender ao nosso vasto auditório pelo preço que o compramos
---------------------------------------------

ESTAMOS EM RECATO? Então vou desabafar.

Não me interpretem mal porque não foi por ter perdido este jogo que vou dizer o que ando para dizer há muito. Poderão dizer que a oportunidade não é a melhor mas se o tivesse feito noutra altura possivelmente não o compreenderiam e diriam que seria destabilizador.

Possivelmente em algumas coisas vou repetir-me mas como sou coerente, nem optimista nem pessimista mas sim realista e contra o desperdício digo-vos só que alguém com quem troco impressões quase diariamente atestará o que direi de seguida.

TEMOS UM PLANTEL AO NÍVEL DOS MELHORES 10 CLUBES EUROPEUS:

Não esqueço no entanto que olhando para o passado desta época constato, que salvo raras excepções, o rendimento desta época não passa de satisfatório a nível interno pois é bom não esquecer que ao contrário do diz o JJ o nosso campeonato é medíocre.

O Benfica tem plantel para não perder nenhum jogo deste campeonato já que os submissos estão de rastos e o clube corrupto tem possivelmente um dos planteis mais fracos das últimas décadas.
Todos sabemos o bluff  que é o verme e que, a jogar desta forma em qualquer campeonato dificilmente acabaria um jogo porque, ou são as simulações, as faltas de indisciplina e o respeito aos apitadeiros a que eles, cá, vão fechando os olhos, pois nos jogos internacionais já pia mais fino.

Quando analisava alguns jogos, com equipas menores, que ganhamos com dificuldade, quando fomos eliminados da Taça pelo Marítimo, quando devíamos ter ganho aqui ao Manchester e ao Basileia, quando fizemos um mau jogo com o Otelul, lá e cá, eu interrogava-me porquê? Fizemos um bom jogo e feliz contra um sub-Manaite lá e o melhor jogo que fizemos foi efectivamente em Basileia.

Porquê? perguntava eu  se temos um plantel de top?

Pois é, porque o nosso treinador é medíocre. É mau sobre o ponto de vista da psico de grupo, uma das qualidades fundamentais de um bom líder e por isso a equipa tremer em momentos chave. Treme ele primeiro porque inventa sempre e geralmente mal nesses momentos.

Porque falha na comunicação, outra das vertentes essenciais a um líder.

Porque ao contrário do que apregoa, também falha muitas vezes tacticamente nos jogos de maior responsabilidade.

Depois a nota artística, a jactância e o narcisismo só corroboram a falha de qualidades, daqueles que não têm os predicados que a acima enumerei.

Poderão dizer: Então se ele é tão normal como justificar que ele tenha um grande plantel? Pois, pelo que se sabe JJ nem dorme, vê futebol 24 horas por dia nos mais diversos cantos do mundo e aí eu direi que é um bom scouting, embora mesmo neste campo é bom não esquecer, que em três anos já entraram no Benfica dezenas e dezenas de jogadores.

Mas ele valorizou David Luiz e todos nós amaldiçoávamos o Fernando Santos, por ele o ter no banco e só o ter metido numa emergência em Paris num jogo internacional,. David já era um grande jogador que foi evoluindo com naturalidade e a quem JJ mesmo assim, não conseguiu melhorar nalguns aspectos.

Di Maria, Mas Di Maria tinha sido campeão do mundo em sub 20. Melhorou à medida que foi jogando, que foi ganhando experiência e mais poder físico.

Ramires veio feito, da selecção do Brasil.

Coentrão. Fui contra a sua dispensa ao fim do primeiro ano na Luz. Fez dele um grande defesa esquerdo? Fez, embora também tenha ouvido outro reclamar a paternidade desse lugar para Coentrão. Mas Coentrão já tinha tudo.

Faço uma pergunta que já faço há muito. Porquê a dispensa de Carlos Martins que nunca percebi, ele que era a melhor alternativa a Aimar e anda às costas com uma equipa que subiu de divisão e está em 14º ente 20.

Também poderíamos questionar porque não valorizou jogadores com potencial como: Airton, Kardec, Eder Luís, Filipe Menezes, Fernandez, Jara, Roderikc, e muitos outros que passaram pelo clube.

Poderão dizer-me que não se acerta sempre, mas o rácio é demasiado baixo para os proveitos e penso não ser politica para o Benfica andar nesta azafama louca que contrata tudo o que mexe.

Temos um quadro de 70 jogadores, muitos deles emprestados a expensas do clube e para mim esta politica é perversa e demasiado dispendiosa.

Depois não será estranho que JJ só tenha chegado a um clube de top aos 50 anos. Num País onde só nos últimos anos e mercê da componente académica tenham surgido alguns bons treinadores, por onde andou JJ nos últimos 20 anos?

Nem de propósito, enquanto vos escrevo lembrei-me que está a jogar o Real e liguei a televisão, acabou a primeira parte e o Real ganha na Rússia num sintético que embora ele dissesse que nada era igual às condições que o Benfica jogou, foram bem piores.

Mas porquê o Real? Enquanto ia sintonizar a BTV passei pela TV do Real, o canal anterior, e fixei-me porque estava lá a dar uma entrevista um ex-jogador do Real que sempre admirei muito, esse campeonato do mundo de sub 20 que Portugal ganhou. Roberto Carlos.

Perguntaram ao Roberto quem era para ele o melhor treinador e ele enumerou os grandes treinadores que teve, como Vicente del Bosque e Capelo mas respondeu dizendo Mourinho.

Eu sei que muitos Benfiquistas e não só, gostam pouco de Mourinho mas eu sempre gostei e poderei até falar dele mais pormenor, mas agora quero relatar o que Roberto Carlos respondeu quando lhe perguntaram porque é que para ele é o melhor.

Porque todos o clubes do mundo gostariam de o ter como treinador, porque todos os jogadores gostariam de ser treinados por ele e porque......

É um profissional completo, porque assume todas as responsabilidades e os jogadores jogam libertos e porque defende os seus até à morte e isso muitos não gostam.

Roberto referiu exactamente aquilo que penso de Mourinho à muito, que não provoca mas devolve em dobro e frontalmente as provocações e o jogo rasteiro que vão fazendo contra ele.

Mourinho treinou os corruptos e serviu-se muito disso. É verdade. Mourinho nem sempre sabe perder? E´verdade mas também é verdade que Mourinho começou a ganhar muito novo e não tenho dúvidas que é a escola da vida que nos amadurece.

Os jogadores do Benfica são muitas vezes injustiçados, expulsos, criticados pelos merdias e cumentadeiros e que os defende?

NINGUÉM. Como se sentirão em muitas vezes? Possivelmente desprotegidos. JJ ´so se defende e vangloria a ele

Os Adeptos do Benfica vêem o seu clube ser alvo de ataques sórdidos, roubos, vexames, humilhado e acabando na maior parte das vezes como algoz.

Quem o defende? NINGUÉM.Mas aqui será a Vieira que cabe fazer respeitar a MAIOR INSTITUIÇÃO DO PAÍS, na maior parte das vezes de ataques de corruptos e de que inexplicável e incompreensivelmente se demite

 Ando a dizer há meio ano, que temos um plantel de top e que estamos sujeitos, a andar sempre de coração na mão com o rendimento da equipa nos altos e baixos, sem uma estabilização  que nos tranquilize.

Quando me é difícil compreender certas coisas, põem-se  sempre duas questões:

Incompetência ou outros interesses e geralmente, a razão é uma destas.

Por falar em BTV. Esteve a dar um jogo de Basket com o Fonte Bastardo que ganhamos com a alguma dificuldade e agora está a dar uma jogo do campeonato grego que nem directo é mas requentado e....

O QUE É QUE EU TENHO A VER COM ISTO? Vou ver a 2ª. parte do real.

Abraço
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Volta Quique estas perdoado! É vê-los a desenterrar a cabeça da areia. Quando lá andavam Damasios e Azevedos dedicavam-se á pesca, agora estão sempre á espreita, mas sempre em MINORIA, pois claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Ricardo e enormérrimo Benfiquista,
      Fazemos assim,

      Como neste blogue não há filhos nem enteados e somos todos filhos legítimos do Benfica, quando tiveres um desabafo de teor contrário, envia-nos porque temos o maior dos prazeres em o publicar.
      Promessa de Viriato!!!!!!!!

      Eliminar
    2. Caro Ricardo,
      Afinal temos tudo em comum. O ANTITRIPA do qual sou leitor assíduo foi onde tirei a recruta. Tudo o que sei, aprendi lá e continuo a aprender.
      Quanto ao Grão Vasco, tu se não o lês é porque não queres ou ainda o não descobriste na net. Ora experimenta ires ao Google escreveres; PINCELADAS GLORIOSAS...vais lá direitinho. Continua a escrever com o mesmo requinte de outrora.
      Dom da escrita? Eu? Era bom era...
      O LFV que ganhou com 92% as ultimas eleições, sabes para onde foram os meus 50 votos? Para ele, evidentemente. Mas isso não o faz um DEUS TODO PODEROSO, temos que lhe agradecer muita coisa boa que fez - para isso é que foi eleito - mas, quando faz alguma asneira, convém lembrar-lhe para que não as repita. Afinal ele é o Presidente com mais visibilidade neste País. Qual Cavaco qual carapuça. O Presidente do Benfica é que é o mais IMPORTANTE!!!!!!!!!!!
      Bota abaixo? Bem, se dissermos que está tudo bem, que tudo está certo, que não há uma cagésima décima de erro a ser corrigido, é que estamos a ser uns BOTA-ABAIXO.

      Para alguns Benfiquistas para quem o Vieira é que é o Benfica e que, se nós começássemos o dia aqui no Blogue com Missas, Novenas, Credos, Salvé Rainhas, Avé-Marias, Actos de Contrição e Sermões em sua honra, é que éramos um Blogue Benfiquista a sério,mas quero dizer-vos que temos realmente um Presidente, que já não pertence ao mundo dos vivos, a quem devíamos mesmo fazer todas aquelas PRECES, chamava-se COSME DAIMIÃO, porque se não fosse ele, todos nós Benfiquistas éramos agora ÓRFÃOS de clube.

      Saíram da toca com a primeira derrota do campeonato? E quem não saía, quando já não dependemos de nós para ganhar o caneco? mas acredito que sim, que vamos ganhar e no Marquês espero-te lá encontrar. As litradas de Sagres é por minha conta.
      Pedes desculpas de coisas de que já me não lembro. Serás sempre bem vindo. Acredita que todos os que aqui escrevem são Benfiquistas de pura cepa e o meu número de sócio tem apenas 4 digitos.

      Eliminar
  2. Acho que isto é um desabafo e como tal, há partes onde a emoção fala mais alto que a razão.

    Resumir tudo ao Mourinho, acho castrador e pouco desportivo. Que dirão equipas como o Manchester United que têm uma colecção de derrotas, foram eliminados da Champions e da própria Taça da Inglaterra com planteis melhores que o nosso? Alguém diz que Ferguson esta velho?

    Falar de plantel do Top 10 na Champions, é ridículo. Até o Zenit tem melhor plantel que nós, nós teremos sim melhor e mais apoio, donde a equipa se pode galvanizar e crescer, como tem feito em alguns jogos ... Se quer dizer que Jesus não lhe agrada, eu acho que apenas está a ser incorrecto e a não aceitar que às vezes também perdemos e perdemos porque fomos mais burros que o adversário, ou adversário foi mais inteligente ou o árbitro assim quis.

    Eu acho que Jesus em Guimarães foi fiel a um certo Benfica idiota que por aí anda, do que tem de ir para cima do adversário e fazer pressão alta, o Benfica dos 15 mn à Benfica .... O Benfica da demagogia que o seu Presidente quer que passe, do regresso ao esplendor do passado, etc. Ridículo porque não respeitamos nada nem ninguém em campo ...

    Em Guimarães o Benfica pressionou com 4-4-2, mas na Taça da Liga com 4-2-3-1, o jogo foi mais dividido e assim houve mais linhas de passe que nós aproveitamos. Jogando com Nelson Oliveira como pivot atacante, Witsel e Javi a trincos, fomos inteligentes nesse jogo. Ontem fomos burros, como temos sido com esta mania da pressão alta, que apenas faz encaixar o adversário nas suas linhas defensivas e permitir contra ataques que costumam ser fatais (revejam-se golos do FCP nos 5-0 e do Liverpool nos 4-1 ...) para além de nós não beneficiarmos de espaços nessa pressão alta. E se houver penaltys o árbitro não marca (a favor do FCP já marcava ...)

    Mas ninguém aprende ...

    ResponderEliminar
  3. Benfiquista21/2/12 20:50

    Péssima análise! O futebol é rico nestas coisas, treinadores de bancada com as verdades absolutas. Às vezes as pessoas esquecem-se que do outro lado também estão onze a jogar. Parece que só nós é que perdemos, os outros - mesmo os melhores do mundo, como hoje se viu - parece que nunca marcam na própria, nunca sofrem golos no último minuto, nunca fazem maus jogos. Ontem fizemos um mau jogo, ponto final. Agora é treinar e continuar a ganhar.

    Algumas opiniões parecem-se com pensamentos de miúdo, acham que vão ganhar 100% dos jogos e, quando perdemos, o treinador ou o avançado ou seja o que for já é o pior do mundo. Ganhem juízo.

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada21/2/12 20:56

    É um desabafo e por isso mesmo feito com muito coração.
    Não vou aqui escalpelizar o sentimento dum benfiquista sofrido após uma derrota que nos magoou a todos. Mas não posso deixar de dar razão quando refere que JJ não é um líder. Já há muito o escrevi e tenho dito que lhe faltam essas vertentes muito importantes. Falta-lhe uma boa dose de psicologia que eleve a auto estima dos jogadores e galvanize as suas qualidades.
    Quem não se lembra de Meirim? Que mentalizava os jogadores de tal forma que os levava a pensar serem superiores a Eusébio!
    Aliás, acho mesmo que ao Benfica faz muita falta um bom psicólogo. Da forma como a equipa é influenciada por certas notícias e situações, um psicólogo amenizaria por certo os efeitos negativos. Mas LFV & Cª interessam-se lá por essas modernices!
    Tirando este se não, acho que JJ foi o melhor treinador dos últimos anos e seria bom ficar mais algum tempo! Mais moldado, mais coerente, ainda tem muito para dar ao Benfica e também muito para aprender no Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheheh ainda bem que falas no MEIRIM.
      Lembraste que ele fez crer ao BENJE que era o melhor guarda-redes do mundo???

      Os jogadores até levavam a bola para a cama e adormeciam com ela...ehehehehe. Grande Meirim.

      Eliminar
  5. Eu acredito que temos um plantel muito bom, mas com muitos desequilíbrios e como quem assumiu que o fez é o treinador, a ele devem ser assacadas as responsabilidades:

    - Não temos um lateral esquerdo (até é possível que o Capdevilla seja um lateral esquerdo se lhe derem a possibilidade de ganhar ritmo).
    - Não temos alternativa credível ao Maxi Pereira (o Miguel Vítor é pouco ofensivo e o André Almeida muito inexperiente)
    - Não temos alternativa credível ao Javi (Matic não sabe cobrir os espaços e golos como o 1.º dos russos e o de ontem são da sua inteira responsabilidade)

    Estas são as principais carências, pese embora a extrema qualidade de alguns dos nossos jogadores, há outras carências menores e não se justificou a saída de Ruben Amorim sem um substituto à altura.

    Para mim o maior problema do Jesus é a sua soberba, em que achando-se o maior, não é capaz de corrigir erros em que insiste por pura teimosia, mas daí a dizer que é um treinador fraco é completamente despropositado, na minha opinião.

    O Jesus é um bom treinador a nível nacional e como fez a carreira como jogador essencialmente em equipas pequenas, trepou a pulso como treinador até chegar ao topo e nisso tem todo o mérito, pois nunca teve protectores que lhe asseguraram cargos em boas equipas. Subiu com o seu mérito.

    A comunicar para a imprensa é fraco e o seu enorme ego ainda se transforma num obstáculo maior. Tem melhorado desde que chegou ao Benfica, mas de vez em quando, lá lhe foge o pé para a soberba e desata em auto-elogios ao desempenho da sua equipa.

    A verdade é que certos jogadores explodiram em termos de rendimento com Jesus e não querer reconhecer isso parece-me má vontade. Por muito talento que tivessem de base, foi no consulado dele que atingiram picos de maturidade competitiva que os levaram para fora com valores muito elevados.

    Se temos capacidade para ser campeões ? Obviamente que sim.
    Temos o melhor plantel ? Após o mercado de Inverno, se calhar o porco ficou mais equilibrado em termos de um onze base e a diferença não é tão grande como deveria ser, mas nós só podemos ser responsáveis por fazer a nossa parte.

    Espero que sejamos campeões, pois se por um acaso não formos, com duas épocas seguidas de insucessos, deverá ser repensada a vida do treinador e também do presidente.

    ResponderEliminar
  6. John Wakefield21/2/12 21:49

    Para mim, as coisas são bastantes simples. O meu treinador continua a ser o Jorge Jesus. Depois de um ano de sucesso e outro de fracasso, este será o do tira-teimas. Se for bem sucedido, deve ficar. Se falhar, deve ir embora. Existem outras boas opções para treinador - Rui Vitória, Pedro Martins, Domingos Paciência e quiçá futuramente Paulo Bento.

    ResponderEliminar
  7. Quem é o autor desta obra-prima?
    Tem razão num ponto ou outro, mas por amor de Deus.
    Jesus é péssimo, não é ele que potencia jogadores, são os outros. Se os próprios jogadores o reconhecem, inclusivé o Aimar que já disse que foi o melhor treinador que teve. Como ele, outros dirão o mesmo.
    Estamos tristes sim, mas não derrotados.
    Que adeptos são estes?

    ResponderEliminar
  8. Perante tanta parvoíce que é escrita por esse vosso leitor assíduo e que decidiram publicar em forma de post, desde a não valorização do potencial de Fernandez ao ser criticado por ter chegado ao Benfica com 50 anos, vou salientar apenas a parte final do texto que revela a a falta de conhecimento, para não dizer outra coisa, do autor.

    Com que então o Benfica venceu com dificuldade o Fonte Bastardo em basket!!!!!!!!!
    Informo que o jogo era de Voleibol e que o Fonte Bastardo é o actual campeão nacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GANDAIA
      Lanço-te o desafio que já fiz lá em cima ao Ricardo - e já agora a todos os Gandaias e Ricardos que visitam o blogue - para que faças um DESABAFO, de preferencia lavado e enxuto, que nós o damos à estampa.

      Eliminar
  9. meus caros: desculpem mas não tenho outras palavras, mas que bela merda de post... discordo de quase tudo! acabo de quase chorar ao ver a final slb 5- RMadrid 3... nesse ano não fomos campeoes nacionais( aluta travou-se entre SCP e FCP), e se calhar tal quer dizer que o Bella Gutman era uma merda como o JJ como diz o leitor... Há quantos anos não vejo o benfica que tenho visto nos ultimos anos'? e quem é o principal responsavel por isso? JJ... o resto é conversa...rumo ao 33, sabado lá estarei,,,

    ResponderEliminar
  10. Que post mais confuso! Não percebi se ele tava a ver o jogo do real ou a escrever e a pensar ao mesmo tempo...a única parte que concordo e a mais interesante é realmente a de pseudo potencialização de JJ em jogadores! AÌ ele está correto mas os culpados desse "título" são os benfiquistas!
    Depois falar... de Mourinho?! È como ir á caça com um porco!

    ResponderEliminar
  11. Belo post em espaço. Um leçol todo roto,
    como é ilustrado com esta passagem:
    ...........
    Por falar em BTV. Esteve a dar um jogo de Basket com o Fonte Bastardo que ganhamos com a alguma dificuldade ...

    ...............................

    Tanto conhecimento abal-me o pifaro.

    ResponderEliminar
  12. Mas do descalabro que é a Benfica TV ninguém fala. BTZ que zela pelos interesses do Benfica nem dos benfiquistas, a programação é deprimente, campeonato grego requentado (não têm grandes jogos do Glorioso para por no ar? Arquivo RTP vende-os quase de borla). Não há um espaço sério para debater Benfica e a comunicação social, não há um espaço de debate sobre ofuturo do SLB, resumindo não há nada. Imaginem que até um assessor do CDS (Pedro Guerra) já é comentador de futebol, este senhor só agora é que o vejo no estádio da Luz, antes da criação da BTV nunca o vi por lá...e sou sócio há mais de 35 anos (accionista sou há 5 anos apenas). O(a)s jornalistas da BTV podem ser benfiquistas são fraquinhos, até cortam o "pio" a quem lhes paga o ordenados, os GLORIOSOS SÓCIOS DO SLBENFICA)eu nas próximas assembleias quer dos sócios quer dos accionistas vou ter que falar sobre isso, já é altura de se fazer uma remodelação na BTV.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que te dar alguma razão no que à BENFICA-TV diz respeito.
      Há por lá algum lambe-botismo a prosperar, sendo o Fernando Guerra um deles, enquanto se deitam borda fora MIGUÉNS e MELOS.
      Sei de fonte SEGURA, para não dizer SEGURÍSSIMA que estes dois, gastavam dinheiro do seu bolso para fazerem o programa. Só que, como não são lambe-botas....foram-se!!!!!!!!

      Eliminar
    2. Amigo Viriato (permita-me que te trate assim). A Benfica TV hoje parece mais um saco de gatos do que uma estação de TV privada. O Debater benfiquismo na BTV a direcção entende que é Bota-a-baixo, eu fico f*****, quando a BTV tenta passar atestado de minoridade ao sócios e simpatizantes do Glorioso, o próprio director que gosasva com o nosso emblema num tal de Radical, com um estrondoso golpe de rim, quer ser mais benfiquista que todos nós. O caso do Miguéns, do Melo e dos 4 do Blogue, porque dois não alinhava com eles, sai do alinhamento. E o Sr Director de Comunicações, o Gabriel não tem aparecido em defesa do Benfica porquê? Atacava a SporTv, claro, passa o lápis azul! O Benfica tem mais ano de democracia que o próprio país. Por vezes fico triste com alguns benfiquista que vem a este Blog, (é a minha preferida), lamentar-se apenas quando o SLB perde, a nosso clube está acima disso tudo, é uma instituição centenária e reconhecida MUNDIALMENTE!

      Um abraço dum benfiquista que ama o seu clube

      Eliminar
    3. Caríssimo BOSS e meu amigo (claro que gosto)

      Pelo amor à verdade tenho que referir que esse episódio da tal TV Radical onde o Palacim apareceu com uma camisola da cor do ranho, tratou-se mesmo de uma "graça carnavalesca"
      O Palacim é sócio do nosso Glorioso com direito a 50 votos, (reparei nisso numa Assembleia e até tive com ele um bate-boca a esse respeito) logo, sócio dos antigos.

      Mas quem manda na Benfica-TV é o Domingos Soares de Oliveira. O Palacim é um empregado subalterno.

      Eliminar
  13. Já agora que tanto mal se diz da BTV, devo dizer que ontem o programa sobre a 2ª taça dos campeões europeus, RM 3- SLB 5, foi fenomenal!!! excelente serviço ao benfiquismo. Recomendo a todos!!! No percurso para essa conquista, perdemos fora 3-1, julgo c o Nuremberga, em condições climatéricas extremas!!! Coincidência ou talvez não! no entanto esse facto merece reflexão sobre a actualidade europeia do SLB!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking