O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Como eu jogaria

. 8 comentários
É nos erros que se aprende, ou deveríamos aprender!!!

Acontece é que JJ não aprende com os erros, aos poucos foi introduzindo o 4x4x2 ou 4x2x4 Kamikase do ano passado. A coisa até foi resultando em casa com equipas mais fracas e então o homem pensou, erradamente, que agora era sempre a abrir e que ninguém parava o Benfica, pelo menos por cá. ERRADO!!!! Este sistema já deu mostras que com equipas um pouquinho mais fortes simplesmente não funciona, ou seja, ou marcamos um golo nos primeiros 10 minutos e depois é sempre a abrir, ou se a outra equipa for matreira e bem organizada, tipo Guimarães, temos dissabores. Este táctica não funciona com equipas mais fortes!!! JJ teve várias más experiências disso mas bastam 3 ou 4 bons resultados com esta táctica e o homem fica louco e possuído e não vê mais ninguém á frente.

JJ que fazer do Benfica uma equipa demolidora e pensa que é por ter 5 jogadores de tendência atacante que o vai fazer, mas está errado. Basta olhar para o Barça e o Real que se fartam de golear e jogam sempre com três médios no meio campo e não é por isso que deixam de marcar tantos golos. Eu até acho que os actuais jogadores do Benfica daria para jogarmos como o Barça, temos uma equipa que sabe jogar ao primeiro toque e em tabelas como o Barça.

A equipa jogaria e seria esta:

 Sei que está um pouco confuso mas é assim que joga o Barça, mais ou menos.

Gaitan a fazer de Messi, ou seja, o chamado "vagabundo" em campo, pois nem precisa de defender muito porque tem nas suas costas Witsel, Javi e Máxi que desce em perda de bola.

Emerson seria o defesa que menos subia, mais posicional como faz Abidal, enquanto Máxi dava profundidade ao lado direito com as suas subidas.

Javi faria a função que faz agora com a diferença de não recuar para junto dos centrais, seria a âncora para Witsel e Aimar para quando necessitassem de fazer rodar a bola mais atrás.

Witsel e Aimar fariam as vezes de Xavi e Iniesta, dando apoio a Gaitan e fariam a bola rolar entre eles os dois e Gaitan.

Nolito fazia de Pedro, sempre mais encostado á linha mas com movimentos interiores e andava sempre no lado onde não tivesse Gaitan. 

Quando coloquei Aimar na meia esquerda não foi por acaso, foi porque ali estaria mais coberto nas costas por Emerson e Javi, assim como coloquei Witsel do lado de Máxi e Gaitan. Sabendo que Gaitan pouco ou nada defende, coloquei Witsel que recupera bem no terreno juntamente com Máxi.

Neste sistema o ideal seria jogar com Rodrigo na frente em vez de Cardozo porque o avançado aqui tem de ser mais móvel e tem de saber tabelar bem com os médios para criar roturas. Mas Cardozo é Cardozo e já mostrou que também pode ser capaz de fazer essas funções e porque mete as bolas lá dentro que também é importante.

Há mais movimentações mas penso que dá para ficarem com a ideia. 
  
O que acham?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. Coitados do Artur, Garay e Emerson que não tiveram direito a uma setinha sequer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tem menos setas: http://lateral-esquerdo.blogspot.com/2012/02/o-rascunho-de-villas-boas-no-hotel-em.html

      Mas também se deu mal... :D

      Eliminar
    2. Mais que não seja por estar no 11 um jogador que vai ser operado (John Terry).

      Vilas boas em grande...

      Ass. Gandaia

      Eliminar
  2. Só duas pequenas coisas,na equipa do Barcelona existem rotinas e automatismos que são exequíveis porque 7 ou 8 jogadores jogam juntos há uma série de anos isto sem falar dos tempos que passam juntos na seleção espanhola,por outro lado o Pepe Guardiola "nasceu" praticamente em Camp Nou, respira o clube por todos os poros como jogador e agora como treinador, e sobretudo tem a enorme vantagem de só ter 41 anos .
    Pretender comparar o esquema de jogo do Barça e adaptá-lo à realidade atual do nosso glorioso clube, é um excelente exercicio sem dúvida, mas não passa de uma utopia ...

    ResponderEliminar
  3. Setinhas a mais, e a do Nolito é muito irreal! Não se põem setinhas por pôr, primeiro avalias os jogadores que tens, o tipo de preparação fisica que impões, o tipo de adversário, movimentações, automatismos, enfim uma data de coisas em que as "setinhas" são o menos importante! Como o Red Sniper diz, adaptá-lo à realidade atual do nosso clube, é um excelente exercicio sem dúvida, mas não passa de uma utopia ...
    Táticas já existem todas, no nivel que o SLB está só se deve dar atenção aos pormenores! Não é por acaso que Mourinho no 2 ano, as dele são melhores... Para vos dar um exemplo, Mourinho na final da liga Europa contra o Celtic meteu o Marco Ferreira a ponta de lança com o objectivo de ele (MF) perder as bolas na defesa contrária para que numa segunda vaga e depois de a defesa estar desconcertada a segunga vaga de ataque sair melhor! "Promenores"...

    ResponderEliminar
  4. acho intressante mas o benfica a jogar a napoli em 3-4-2-1 acho k ainda era mais forte mas se calhar so pra proxima epoca com dede luisao garay a central uiui faz la uma vez uma tactica assim em 3-4-2-1

    ResponderEliminar
  5. Pedro Silva23/2/12 21:23

    Este é possívelmente o melhor 11 do Benfica. Se o jesus jogar com esses 11 é campeão. A minha única dúvida era se metia o gaitan ou o bruno cesar.. De resto, 100% de acordo

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking