O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 7 de janeiro de 2012

Santa Aliança

. 8 comentários
Dias conturbados em Guimarães, depois de já termos assistido esta época a jogadores agredidos e manifestações de algum modo mais grosseiras, hoje cerca de 200 adeptos do Vitória estiveram junto do Complexo Desportivo do clube como forma de manifestação contra a actual Direção presidida por Emílio Macedo, sendo que o presidente da Assembleia Geral João Cardoso foi outros dos visados.

Se por um lado importa referir que o emblema minhoto atravessa problemas financeiros, por outro não constitui particular novidade que a popularidade de uma direcção oscila mediante o desempenho desportivo e outros factores exógenos. Entre estes últimos surgem naturalmente as habituais sinergias em que o Futebol português é profícuo, e que marcam indelevelmente a opinião pública.

Recordando o sucedido há anos atrás, a acção desenvolvida pela direcção do Vitória de Guimarães junto da UEFA na tentativa de impugnação da participação do FC Porto na Liga dos Campeões, foi evidentemente tida como uma manifestação hostil para os portistas que aproveitaram para colar os vimaranenses ao Benfica. De tal maneira, que o FC Porto suspendeu a sua colaboração com o Vitória, transferindo-a para o seu vizinho e rival Braga.

Por pressão crescente daqueles que, no interior do Vitória defendem uma aproximação ao FCPorto e uma política de hostilização ao Benfica, Emílio Macedo fez as pazes com Pinto da Costa aquando do jogo da Supertaça. Apesar da reaproximação, a Direcção do Vitória teima em não seguir inequivocamente o mote da santa aliança, e por via disso a contestação em torno do presidente vimaranense tem vindo a subir de tom, catapultada pelos escribas oficiosos que propalam a níveis épicos os erros de gestão e o insucesso desportivo. Ainda ontem foi o sócio do ano Rui Moreira que, no jornal A Bola, dentro da coerência que é seu apanágio e seguindo o mote da Torre das Antas, criticou Emílio Macedo ao mesmo tempo que hipocritamente tecia loas ao clube minhoto, anos depois de o ter vilipendiado.

Sendo previsível o aumento da contestação a Emílio Macedo que conduzirá eventualmente à sua queda, afigura-se óbvio que os próximos que se configurem para tomar o poder cairão inevitavelmente na órbita dos portistas, não sendo difícil de prever também um aumento gradual da dificuldade de relações com o Benfica. Ou alguém defende que Vitória de Guimarães e SCBraga não podem coabitar nesse círculo? Eu não...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. E eu pergunto se o Benfica não terá culpa no cartório neste eventual afastamento do Vitória de Guimarães?

    O que é que os vitorianos ganharam com esta aliança que nem sequer resultou em jogadores decentes para o Vitória?

    Ficar consecutivamente atrás do Braga?
    É também nestas coisas que o Vieira falha muito porque se calhar dá-lhe mais jeito ser amiguinho do Salvador.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Também li na BOLHA (à borla como é evidente) o FUI MOREIRA arrotar o facto de o Presidente do Guimarães, se ter aliado ao Benfica.

    No entender deste quadrúpede, as alianças só são boas, se forem só e apenas com o seu clube, condenado por corrupção.

    ResponderEliminar
  5. Os de Guimarães não podem com o fcp. Mas tb não gostam de nós. O grande problema é o crescimento avassalador do Braga tendo como back-up o fcp. Nós não conseguimos dar o apoio ao Vitória que permitisse manter uma disputa com o Braga...assim, para os adeptos, de nada serve estar ligado ao inimigo Benfica. Se o inimigo fcp lhes der vitórias é preferível. É um mal menor.

    Um dos grandes problemas de Vieira é não perceber patavina do futebol português e de como as coisas se movimentam. Os apoios a Gomes e amizades a Salvador dizem tudo...

    ResponderEliminar
  6. Red Sniper não fales do que não sabes. Eu cresci em Guimarães e conheço bastante bem a mentalidade dos vitorianos. Não são nem de perto nem de longe mais próximos dos andrades que dos benfiquistas e és um ignorante se pensas assim.

    Ainda á uns anos, antes da zanga entre PdC e Emílio Macedo por causa do APito Dourado o Porto tentou abrir uma Casa do Porto em Guimarães. Tiveram que tirar o cavalinho da chuva porque o espaço foi vandalizado várias vezes e receberam inúmeras ameaças caso a Casa abrisse.

    "Opções ou decisões tomadas pelo presidente podem e devem ser discutidas,mas questioná-las só nos locais próprios ou seja nas assembleias do clube!"

    Quanto a este comentário, que eu saiba vivemos em Democracia. Eu questiono, dou a minha opinião e discuto onde muito bem quiser. Se não gostas muda-te.

    ResponderEliminar
  7. Vermelhusco

    Mas quem é que te disse a ti que eu não sei do que falo? _ Só porque cresceste em Guimaraẽs isso dá-te alguma outorga especial para falar em nome de uma população inteira ,ou serás por acaso psicólogo com estudos feitos e publicados sobre a mentalidade dos vitorianos!

    Não passas de um pobre diabo inculto, estúpido e malcriado que só porque escreve num blog, pensa que tem autoridade moral para fazer juízos de valor sobre pessoas que nem conhece !

    ... " Quanto a este comentário, que eu saiba vivemos em Democracia. Eu questiono, dou a minha opinião e discuto onde muito bem quiser. Se não gostas muda-te."...

    Em Democracia não sei se alguma vez chegámos a viver, pelo nos termos daquilo que se entende por democracia plena.
    Provávelmente tu serás o melhor ou pior exemplo daqueles que não souberam aproveitar a dádiva inestimável, que foi poderem expressar-se nos termos pouco recomendáveis para pessoas civilizadas, mas cada um tem a democracia que merece !

    E para teu governo, vou continuar a usar o contraditório sempre que me aprouver!

    ResponderEliminar
  8. Red sniper, para mim acabaste de perder qualquer razão ou validade em qualquer discussão que queiras ter sobre o Vitória de Guimarães e seus adeptos.

    Dei-te um exemplo concreto: ainda nem á 5 anos http://www.destak.pt/artigo/3911. A casa ia ter uma abertura oficial e foi atacada pelas claques do Vitória com cocktails de Molotov. Claramente são adeptos com muita afinidade com os Andrades!!

    E se sabes tanto de Guimarães e das suas gentes deves saber que se situa no Minho, região com fortíssima implantação benfiquista.

    Mas claro, eu é que sou um diabo inculto, estúpido e malcriado com complexo de superioridade.
    E quanto a exemplos de convivência em Democracia acho que o teu comentário é auto-representativo daquilo que classificas como melhor ou pior exemplo para aproveitar a dádiva da Democracia: Ao não teres argumentos válidos para suportar o teu ponto de vista partes para o insulto e ataque pessoal.

    Podes continuar a usar o contraditório á vontade, mas neste blogue vou garantir que não enquanto que não respeitares os escribas (nos quais ainda me incluo).

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking