Caríssimos amigos benfiquistas,
Depois de algumas semanas do outro lado do mundo( e por isso pouco participativo no nosso blog), eis que estou de regresso à minha Lisboa e ao nosso Portugal.
Estar longe dá-nos sempre outra perspectiva das coisas. Até os falhanços do Cardozo parecem inevitáveis. Ansiamos por um chouriço de porco preto, por um bacalhau com batatas a murro afogado em azeite e acompanhado de um pão a estalar, por uma garrafa de um bom alentejano e pela companhia de alguém que saiba o significado da palavra...saudade!
Somos assim, os lusitanos. Quando estamos cá, apercebemo-nos de quanto podíamos fazer melhor, mas quando estamos longe, não há nada que nos pareça melhor que a nossa gente, a nossa terra!
Claro que absorver outras culturas mais civilizadas dá-nos outra vivência, outra realidade. E as há! Mas nós portugueses...há algo que mais ninguém tem.
Estava eu em Los Angeles a ver no meu portátil o jogo com o Marítimo quando um americano me pergunta qual era o jogo que estava a ver. Depois de lhe explicar, ele diz-me que conhece muito bem o Benfica. Afirma ser um 'amante do soccer' e que adora o futebol europeu e os grandes clubes como o Real Madrid, o Barcelona, o Milão, Manchester United e o...Benfica!
'From Lisbon, right?' - perguntou ele.
Depois continuou dizendo que adorava conhecer o Estádio da Luz e que não fazíamos ideia em como o Benfica é conhecido nos EUA. Fiquei espantado, mas ao mesmo tempo babado por um americano espontaneamente dizer tudo isto.
Ao andar pelas ruas de L.A. cruzei-me com uma loja de desporto. Lá encontrei camisolas do Real Madrid, Milão, Juventus, Man United, Liverpool e ...Benfica! Não resisti e perguntei ao gerente de quem era aquele equipamento e porque estava ali à venda. Ele respondeu tal e qual assim:
'It´s from Benfica, one of the great European clubs. From Lisbon, Portugal. We have it all!If it's a big club, we have it!'
Procurei mais clubes, mas só encontrei o Barcelona, o Ajax e o Bayern de Munique.
Aí, resolvi sacar do meu REDPASS e mostrar-lhe. O homem ficou doido! E pediu-me para tirar uma fotocópia do cartão, para ter uma recordação de um 'benfica fan'!
É verdade, meus amigos. Podemos ou não concordar com o rumo do nosso clube, com as opções do treinador e do presidente...mas há algo que não muda:
o nosso clube é bem maior que todos nós. E isso é um motivo de grande alegria e orgulho.
Viva o Sport Lisboa e Benfica!!!!
Como é Grande o nosso Benfica. . .
ResponderEliminara este lindo texto só me apraz mandar-te um forte e sentido abraço de emoção Shadows.
Isto é o Benfica!
Viva o Benfica!
JB
O MAIOR QUE PORTUGAL, GIGANTE SLBENFICA!!
ResponderEliminarDe certeza que o americano não queria mas é engate?
ResponderEliminarTenho várias experiências do género, que demonstram a grandeza do nosso BENFICA, mas a que me tocou mais foi esta que passo a contar:
ResponderEliminar-Estava eu em Cuba no ano 2oo9 e em conversa com um simples funcionário do hotel (tratador das piscinas), o senhor perguntou-me a minha Nacionalidade e depois de lhe ter dito que era Portuga o Homem deu-me um abraço e só falava,BENFICA, BENFICA, BENFICA,Estádio da Luz, Eusébio,depois mostrei-lhe o meu cartão de sócio,aí o senhor entrou em transe de tanto o admirar.Mas o que mais me "comoveu" foi o Cubano saber os nomes dos nossos actuais jogadores quase todos e o nome do treinador.
Se já gostava daquela gente agora gosto muito mais e fiquei lá com um amigo BENFIQUISTA.
BENFICA SEMPRE
Pelos vistos a tão propalada desgraça e fim do mundo no Benfica parece não existir. Até nos EUA nos conhecem como grandes que verdadeiramente somos, é pena alguns cá dentro, mesmo do Benfica, adorarem dizer o contrário.
ResponderEliminarTomás Pizarro
Corroboro! Há uns anos, em Los Angeles, o motorista do autocarro no qual ia fazer a clássica visita a Hollywood, ao saber da minha nacionalidade, só soube dizer: "Portugal? Eusebio! Benfica!". E ver a nossa camisola exposta numa loja de Hong Kong? Que ninguém duvide: o Benfica é um dos maiores clubes do mundo!
ResponderEliminarMafarrico, tb me aconteceu o mesmo em Cuba mas no ano passado, quando os recepcionsitas do hotel viram que era tuga, a primeira palavra que disseram foi naturalmente BENFICA, sem mais comentarios
ResponderEliminarOBRIGADO BENFICA
É verdade SHADOWS! O nosso benfica é maior que o nosso país. Daí ser tão odiado... Felizmente pela minoria!
ResponderEliminarHá trinta e tal anos, mais propriamente em 1976 estava eu em Paris junto da Notre Dame e alguém se abeirou de mim e perguntei qual o meu país. Respondi, Portugal e perante o seu desconhecimento ainda acrescentei Lisboa. E foi com espanto e orgulho que vi como reacção, um abrir de olhos a exclamação: Ah! Eusébio, Coluna, Benfica!
É isso que alguns, muitos não perdoam. Nunca esqueço que o já falecido Lucas Pires, contava que numa das suas viagens e tendo-se esquecido do passaporte, usou o cartão de sócio e Benfica e serviu como cartão válido para viajar.
Mas meu caro SHADOWS, adoro viajar, mas é como diz: O nosso povo, o nosso cheiro, o nosso cantinho é tudo! Eu costumo dizer que: O melhor das viagens e o regresso!
Bonito testemunho! Adorei
ResponderEliminarViva o Benfica!
J.Pereira