O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Benfica visto à lupa...

. 12 comentários
O "Benfiquista a sério" brinda-nos com um comentário merecedor de melhor visibilidade. Com a devida vénia aqui vai:

Concordo em absoluto com o post, nomeadamente ao Witsel. pessoalmente, acho Witsel um jogador com qualidade mas um pouco lento. precisa de ser mais rápido a soltar a bola e de ser mais explosivo - pegar na bola e arrancar para a baliza e não para trás ou para o lado. o Witsel faz-me lembrar os cavalos das procissões que vão à frente das destas a abrir caminho a um ritmo de trote. o meio campo do Benfica precisa de um « cavalo» que vá a galope (com força e mudanças de velocidade).

Em relação aos alas Bruno César e Gaitan, penso que são duas adaptações.

Um clube como o nosso tem de ter especialistas e não biscateiros (habilidosos) em cada posição. o melhor Benfica do ano passado tinha dois especialistas: o Salvio e o Coentrão (que embora não sendo extremo), davam profundidade ao nosso jogo e o Cardosão agradecia com golos, à dois anos tínhamos o Di Maria na esquerda e o todo terreno Ramires.

Este ano temos o Bruno Cesar e o Gaitan que no ataque afunilam o jogo para o meio, indo de encontro à maior concentração de jogadores adversários perdendo inúmeras bolas sem conseguirem rematar à baliza e em termos defensivos são quase 0, deixando inúmeras vezes as laterais descompensadas surgindo sempre adversários sozinhos.

Penso que o nosso plantel está debilitado nas alas e a melhor solução seria jogar em 4x3x3 como joga a Alemanha (com 3 avançados puros - gomez, podolsky e muller, com um médio central mais defensivo (javi) e dois box-to-box que compensem as alas (aimar e witsel ou Amorim) e três avançados, sendo um mais fixo (cardozo) e os outros dois mais móveis que tanto se podiam encostar à linha como poderiam entrar pelo meio(Rodrigo, Nelson Oliveira ou Bruno César).

Também penso que tanto Melgarejo como Yartey poderão ser boas apostas. Mika para mim também deveria ser uma aposta para n.º 2 da baliza já que Eduardo (apesar de também gostar dele) ser muito caro para ser n.º 2 do titularissimo Artur (para mim a melhor contratação dos últimos 10 anos). para 3.º keeper apostaria em Oblak. fazia regressar Airton pois penso ser a melhor alternativa a Javi (matic não é 6)

Quanto a dispensáveis: Saviola (Rodrigo, Rodrigo Nora e Nelson Oliveira são mais novos com mais força física, velocidade, capacidade de arranque e mudanças de velocidade, Capdevilla (visto JJ tê-lo posto na reserva é muito caro para reservista), Jara (tentava uma troca com patito rodriguez), matic (apesar de ter boa técnica, não é 6 e para ser 8 penso que lhe falta velocidade e capacidade de explosão), Eder Luis e Filipe Menezes vende-los ou troca-los por um bom extremo direito ou defesa direito), Jardel por uma boa oferta 3 a 4 milhões (apesar de eu ter gostado dos seus últimos jogos), Emerson (não acho nada de especial, penso que contratar a um bom preço um defesa esquerdo de créditos firmados e apostar em Carole como alternativa).

Por ultimo o Maxi já deveria de ter sido vendido à um ano atrás pois vai sair agora a custo 0. para mim quem não renova, não joga.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. RUIBENFIQUISTA15/12/11 10:03

    temos é de nos preocupar em ter jogadores portugueses e de qualidade, pois os novos ventos que se avizinham vao exigir mais jogadores de qualidade portugueses na equipa titular, eu acredito que nelson,d simao e luis martins possam ser mais valias, eventualmente tbm roderick e m vitor, mas quanto ao resto ainda nao demonstraram qualidade para o plantel, ainda ontem a noite vi um pouco do besitkas e vi o manuel fernanades a fazer um bom jogo, ele que faz a posiçao 6,8 a vontade, ele que podia ser a melhor alternativa ao javi e ao witsel, pena é ter saído naquelas condiçoes, penso que o simao a custo "o" daria um bom substituto do enzo, caso ele va embora, com o enzo deveriamos fazer dinheiro, e vender o jardel caso fosse nos valores de 4 milhoes de euros o mesmo se diz do capdvilla e emprestar rodrigo mora, despachar o cesar peixoto que neste momento so esta la a levar dinheiro, como tal meus caros, jogadores como o simao,nelson,manuel fernandes e num futuro proximo ( caso houvesse um milagre )o danny, interessam ao benfica, para os juntarmos aos nossos miudos, deve-se renovar com aimar, comprar um lateral esquerdo, vender o maxi caso ele nao renove...vendia o matic tbm...
    quanto ao blog esta bem defenido..concordo com o viriato na sua quase totalidade
    abraço

    viva o SLB

    ResponderEliminar
  2. Caro Viriato
    Em relação ao Witsel não concordo consigo, quem faz 100 mt em 11,05 é lento? O Witsel não é extremo, que o obriga a jugar para os lados e para trás é o seu treinador JJ, a equipa do Benfica, é a mais lenta a sair para o ataque, em telação ao FCP, SCP SCB. A metodologia do treino posta por JJ pôs a equipa lenta, após 6 jogos oficiais o treinador mudou radicalmente a forma de jogar do Benfica, não se esqueça que o Witsel no inicio do campeonato marcava golo e dava mais golos a marcar. O Witsel hoje tem mais preocupação com Emerson e B.César, defendem e tacam mal. Em compensação com o Nolito em campo é total mente diferente. O Problema no clube não está nos jogadores está no treinador que varia de metodos todos os jogos, e todas as épocas joga de maneira diferente, as caracteristicas dos jogadores do Benfica é para jogar em 4x3x3, é que o treinador não usa esse método porque é pouco inteligência e leva muito tempo a construir estratégia do jogo.

    Um abraço
    Paulo Thomson - Queluz

    ResponderEliminar
  3. Façam uma proposta para metyer este "benfiquista a serio" na equipa tecnica.
    Trata-se um jovem com muito futuro.

    Onde andará o JJ?

    ResponderEliminar
  4. Finalmente um post em que não podia estar mais de acordo.O Enzo podia ser uma alternativa mas pelos vistos está armado aos cucos e espero que o Benfica seja duro e que na última o encoste nem que seja os 5 anos de contrato.Vá brincar aos jogadores para a pqp.

    ResponderEliminar
  5. Meus caros, o único problema de Jesus, é ele ter um fetiche com os esquerdinos. Só por isso Bruno César tem mais oportunidades que Nolito, hehe... a verdade é que desde que Jesus chegou, foi um fartote de esquerdinos :P

    Agora mais a sério, sinceramente gostava da forma como Jesus estava a gerir Nolito e Bruno César no início, ora joga um ora joga outro. Mantinha-os sempre motivados e eles sempre a carburar. Agora tem apostado mais em Bruno César, sinceramente devería manter como no início. Gosto muito de Nolito, mas também teve jogos maus em que não deu uma prá caixa, como no jogo da Taça contra o mesmo Marítimo ou por exemplo contra o Nacional e o Guimarães para o campeonato.
    Em relação à táctica, o único problema desta é depender demasiado dos laterais para romper com o jogo e só temos o Maxi para atacar. Não sou muito crítico do Emerson a defender, mas a verdade é que a atacar é uma lástima.
    Em relação ao Witsel, sinceramente não concordo com a crítica, a ideia dele no meio campo não é agitar muito, é manter a consistência em detrimento da aflição que se vivia o ano passado por aí. Apesar de também achar que pode dar mais em termos ofensivos, não é por proteger a bola que não o faz. Quem tem de dar velocidade no Benfica são os médios com papel menos defensivo e os laterais já falados.
    O nosso problema é que estamos demasiado dependentes de Aimar e Jesus não dá uma oportunidade a David Simão de ter mais minutos e ganhar competitividade, ele que para mim melhor podería substituir Aimar.
    Por outra, Gaitan. Este ano tenho visto que ele tem-se esforçado por fazer algo que para ele é contra-natura, defender e ajudar o Maxi e, a verdade é que ele assim não aguenta, não tem pedalada para defender e depois ter forças para atacar. Ainda está a habituar-se à ideia. De qualquer forma, ao contrário de muitos já vejo evolução.
    Sinceramente, julgo que o plantel está bem como está, apenas necessitando de mais 2 laterais e também não percebo como se manda embora Airton para ficar com Matic. Matic tem um péssimo sentido posicional (sempre que joga sofremos golos à entrada da área sem oposição) e é complicativo, completamente antagónico ao que se pretende nessa posição. Eu pelo menos gostava do Airton.
    Última: Cardoso TEM de jogar sempre. Com ou sem Rodrigo em campo. Um dos défices desta equipa é a falta de remates, sem remates não há golos. Nesta equipa só rematam Cardoso, Bruno César, Nolito e Rodrigo.
    Se analisarmos com atenção, cada um destes já teve uma fase de fesada em que marcaram em vários jogos seguidos. Primeiro Nolito, depois Bruno César, depois Rodrigo. A fesada de cada um parou (pelo menos por enquanto), mas apenas o Cardoso manteve-se a marcar. Um marcador como Cardoso deve sempre estar em campo, sozinho ou acompanhado.

    ResponderEliminar
  6. Continuam alguns Benfiquistas a querer voltar aos tempos em que se mudava meio plantel a cada 6 meses! Os resultados foram visíveis!

    Ou falta memória?

    Nota que concordo com algumas avaliações que fazes. Não julgo é ser possível voltarmos aos tempos que referi atrás, nem desportivamente nem finaceiramente.

    Já agora, por quem substituias o Jardel?

    ResponderEliminar
  7. Quer dizer, o ano passado criticava-se o Jesus porque jogava apenas com o Javi no meio e agora dizes que devia jogar com Javi Witsel e Aimar...

    Melgarejo e yartei é deixá-los onde estão até ao fim da época e talvez fazê-los regressar para a próxima época.

    O Oblak devia ser empretsado em janeiro a um clube onde jogue, já que anda há ano e meio sem jogar.

    ResponderEliminar
  8. Este poste não é meu.
    Trata-se de um comentário de um "freguês" que faz o favor de nos visitar e, como o achei interessante para se debater, dei-lhe outra LUZ.

    Farei o mesmo no futuro.

    ResponderEliminar
  9. puto benfiquista á procura de patrocinio ... ...http://www.youtube.com/watch?v=mSsYtDaM_CU&feature=mfu_in_order&list=UL

    ResponderEliminar
  10. Marcos Santos15/12/11 19:33

    Exactamente...
    Um excelente post...uma análise perfeita ao nosso clube!

    ResponderEliminar
  11. benfiquista a serio16/12/11 00:44

    caro viriato e amigos benfiquistas,

    é com muito orgulho que vejo o meu comentário ser publicado por si caro viriato, um grande benfiquista que mostra o seu grande benfiquismo nas prosas e comentários que faz. O meu muito obrigado.
    o meu comentário foi feito não com o intuito de uma critica mas sim como uma forma de contribuir para que o nosso grandioso clube se torna ainda maior, é sempre essa a intenção dos meus comentarios.

    caro viriato continue com seu belissimo trabalho em defesa do nosso glorioso clube. benfica sempre!

    ResponderEliminar
  12. O que é bom é para se ver.
    Eu é que agradeço o favor que fazes em vires perfumar esta blogue com os teus préstimos, caro Benfiquista a sério!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking