O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Inequivocamente I

. 26 comentários
Portugal, 6 de Outubro de 2011

Através de uma declaração formal na inauguração de mais uma Casa do Benfica, o Sr.º Filipe Vieira anunciou ao mundo benfiquista que “o Benfica apoia inequivocamente o Dr.º Fernando Gomes à Presidência da FPF”.

Se a muitos apanhou de surpresa, a mim não! E para prová-lo, junto comentário publicado no online de ABOLA, no passado sábado 1 de Outubro, na notícia em que Vieira dá um “ralhete” público a Jorge Jesus, ao mesmo tempo que enaltece o ex-treinador do Santa Clara: http://www.abola.pt/nnh/comentarios.aspx?id=290454
eagle01
01-10-2011 - 15:34
4) compreende-se a "lateralização" de assuntos, quando o passivo da SAD do Benfica está cada vez mais próximo dos 500 milhões e Vieira não explica quando é que afinal vai começar a descer, pois a "cassete" que estamos no bom caminho já cansa, 5) Vieira irá defender mais um voto em Fernando Gomes....

Como diz o povo, só é enganado quem se deixa enganar. Ando desde 2004 (no extinto sitio www.basta2002.com) a defender que o Sr.º Vieira é uma produção do “sistema” que manda no futebol em Portugal, com FCP na charneira desportiva, Olivedesportos e PT na charneira mediática, BES na charneira do financiamento.

Vieira é inequivocamente um Presidente do “sistema”! Como chegou cá?

Quem esteve atento à campanha eleitoral mais mentirosa de que há memória na história do clube, percebeu que nada do que disse Vilarinho batia certo: 1) era o clube que estava na bancarrota mas a seguir queria contratar o Jardel que tinha uma cláusula de rescisão de 7 milhões de contos (35 milhões de euros) no Galatasaray, 2) era o Vale e Azevedo que se queria apropriar da SAD mas a seguir dizia que ele e alguns amigos empresários (que mencionou) tinham prontos 13 milhões de contos (65 milhões de euros) para avançar para as “primeiras necessidades” do clube, ou seja, no aumento de capital da SAD de Vale e Azevedo podiam comprar a maioria das acções e corriam de lá com ele (se de facto tivessem o tal dinheiro), 3) era o Vale e Azevedo que não percebia nada de futebol e ele, Vilarinho, ia-lhe ensinar como se ganha (ele que aceitou o despedimento de Toni campeão e a contratação de Artur Jorge), 4) era o modelo de SAD de Vale e Azevedo que prejudicava o Benfica, e o dele recolhia mais capital e ainda mantinha o clube com a maioria do capital da SAD, etc., etc.

Na campanha eleitoral, o elemento que discutia as questões do grupo empresarial que Vilarinho queria implementar, era o Dr.º Tinoco Faria que por mera coincidência, foi quem representou a RTP na assinatura dos contratos de cedência dos direitos televisivos do Benfica à RTP, através da Olivedesportos, no mandato do Sr.º Manuel Damásio! 

As pessoas acreditaram na campanha mediática contra Vale e Azevedo, muito bem orquestrada pelos poderes do futebol, com a ajuda da Olivedesportos e seus contactos nesse mundo de falsidade e poder. À última da hora foi lançado o maior “trunfo” de todos, o abraço de Eusébio a Vilarinho bem destacado na 1ª página do jornal A BOLA do dia seguinte, véspera de eleições. E assim Vilarinho ganhou quando as sondagens lhe davam derrota 2 dias antes. Ah, Eusébio ganhava 1,7 mil contos por mês com JVA (8 500 euros), depois passou a ganhar cerca de 5 mil contos (25 mil euros) ...

Nunca acreditei que todo o mérito da eleição de Manuel Vilarinho fosse exclusivamente da qualidade das suas ideias para o Benfica, ou da sua equipa. Manuel Vilarinho ganhou as eleições porque a sua lista, em conluio com a comunicação social, criou o “demónio” João Vale e Azevedo. Ora quando temos qualidade não precisamos de achincalhar os outros. E concluí que mais tarde ou mais cedo, iríamos conhecer o VERDADEIRO Manuel Vilarinho: quando tivesse de tomar decisões!

Sinceramente, nunca pensei que logo em Março já estivesse a pedir ajuda a Filipe Vieira, Presidente de um Alverca que lutava para não descer de divisão. Ou seja, o homem que ia ensinar futebol a Vale e Azevedo, ao fim de 5 meses estava derrotado, com o Benfica a lutar pelos lugares da UEFA, acabando por ficar em 6º lugar a pior classificação dos últimos 60 anos, com a ajuda do Sr.º Filipe Vieira!

A mentira tem perna curta. E o preço a pagar costuma ser caro. Inequivocamente! (cont)
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Perceber o passado serve para interpretar o presente. A maioria dos adeptos do Benfica continua a não entender o presente porque desconhece o passado. Alguns não querem mesmo voltar a pensar nisso. Mas temos de optar: ou escolher o caminho da verdade que nos levará um dia a ser dominadores na conquista dos titulos de futebol, ou persistir na mentira e apanhar coisas destas todos os dias, como o apoio a Fernando Gomes na FPF, quando a melhor decisão estratégia seria a descolagem e a oposição critica à FPF e Liga de Clubes.

    O problema é que não poderemos ser nem uma coisa nem outra. Os Bancos, a PT e a Olivedesportos, que ganham milhões com os 3 grandes, não permitem que ninguém "saia da fila". É este o Benfica dos "sócios" ...

    ResponderEliminar
  2. O problema do Eagleo1 é que para ele o melhor seria que o vigarista do Vale Tudo fosse o presidente do Benfica , já agora convidava-se o presidente da casa do clube dos corruptos do Luxemburgo para secretário, não passas de uma tristeza franciscana, e tu ainda dizes que és Benfiquista tu serás mais um anti.

    ResponderEliminar
  3. Caro AGLE01
    Com todo o respeito que me mereces, acho que a DOSE sobre este assunto (VIEIRA) está a ser reforçada em demasia. temo que nos dê uma congestão e irmos parar todos às urgências do Hospital.

    É claro que o apoio INEQUIVOCO (que deploro) dado ao Fernando das Facturas tem dado pano para mangas, mas o nosso AMADO CLUBE é muito mais que isso e os nossos leitores querem que o nosso blogue foque outros assuntos, PORQUE O NOSSO AMADO CLUBE, não se resume apenas ao Vieira.

    ResponderEliminar
  4. Boas Viriato, há tempos escrevi aqui um conjunto de textos "em defesa de Roberto" e disseram-me a mesma coisa. Agora pretendo escrever sobre coo é que o Vieira chegou ao Benfica, para dar a minha opinião sobre como se pode antever o futuro do Benfica, e tu dizes-me a mesma coisa.

    Aprecio a tua atitude porque colei este texto ontem à tarde e pura e simplesmente desapareceu, sem me darem uma justificação.

    Fui convidado para escrever neste blogue, e por isso devo ser respeitoso porque não é própriamente a minha "1ª casa". Mas se não posso escrever sobre Roberto, porque é passado, se não posso escrever sobre Vieira, porque é dose de "cavalo", vou escrever sobre Jesus? Mas eu até apoio o seu trabalho!

    A mim parece-me que os textos são da responsabilidade de quem os escreve, como consta na parte superior do blogue. E desse ponto de vista, quem não quiser ler o texto, pura e simplesmente não lê. Acho que é mais democrático, mas se os gestores entenderem que não, ok, não colo aqui mais textos sobre a forma mentirosa que escondia a incompetência, de quem hoje é DONO do clube, porque o Clube cumpre os designios estratégicos de quem o patrocina de várias formas, ou de quem tem negócios com o Benfica de vários tipos.

    Este não é o Benfica dos sócios e gostava de o explicar. Não podendo, ficamos amigos na mesma.

    Outra coisa que não podem concluir: eu não venho aqui apoiar Vale e Azevedo mas utilizar o seu mandato para provar a mentira em que hoje vivemos, com consequências a nível institucional, financeiro e desportivo.

    ResponderEliminar
  5. Ouve la, "criou o demonio JVA"!?!?! o querido JVA pos o Benfica a patrocinar uma equipa de polo aquatico italiana, lembras-te? Ainda esta por devolver o nosso dinheiro que comprou o barco ao homem, lembras-te? Como e possivel este post?

    ResponderEliminar
  6. Rfa

    e porque é que não devolveu? Sabes?

    KGBeto

    ResponderEliminar
  7. É incrivel como após tantos anos as patranhas que foram ditas sobre Vale e Azevedo ainda toldem a mente de muitos benfiquistas.

    Barco, patrocinio. Inacreditável.

    Tudo isto pq estão cegos no apoio a um gajo q meteu o passivo do SLB a rondar os 400 milhões...qts barcos e patrocinios isso vale???

    Falar do barco é de uma ignorância...mas falam como se realmente soubessem do q estão a falar...inacreditável.

    ResponderEliminar
  8. Inequivocamente estou a perder a paciência com o eagle01 e que inequivocamente torço o nariz ao FGomes.No entanto espero para ver qual a estratégia do Benfica(LFV e os seus estrategas).Enquanto isso não suceder reservo as minhas opiniões.

    ResponderEliminar
  9. É sempre ingrato responder a "anónimos" pois eles têm a vantagem de saberem quem somos e nós não. Mas como apenas me interessa a verdade aqui vai. O Presidente da Casa do Luxemburgo dos Corruptos, que por acaso é sócio do Benfica e é mesmo benfiquista, foi braço direito do Sr.º Vieira durante um bom par de anos que por exemplo, nos valeu a conquista da Taça em 2004 e o campeonato de 2005. Trouxe bons treinadores para o Benfica, como Camacho após o descalabro de Jesualdo, Trappatoni (título) e Koeman (melhor Champions dos últimos 15 anos. Saiu por uma cabala bem montada pela comunicação social e os poderes da nossa "Justiça" (a TVI soube que iam arrestar os seus bens e lá estavam. Agora como souberam? Da mesma maneira que souberam que JVA ia ser detido ao almoço e lá estavam. Quem informou? Eu não de certeza ...).

    O patrocínio a uma equipa de Polo Aquático italiana, de cerca de 200 mil euros ou por aí, poderia ser rentabilizado porque se tratava de uma equipa que aparecia com regularidade nos playoffs do título. Não é de fato um acto de gestão "normal" mas do ponto de vista económico ainda não vi ninguém questionar a rentabilidade do patrocínio. Mas se ele fez esse patrocinio, é porque podia fazer. Isto é podia pagar. Se os italianos não vieram aqui por-se na fila para receber, é porque afinal o homem não era tão caloteiro com as forças do "sistema" o catalogavam.

    Quanto ao dinheiro do barco, acho que há aqui um erro grave. JVA provou em Tribunal que PAGOU o aluguer do barco onde passou férias. E que esse barco era de um firma inglesa. O que o Tribunal decidiu foi que JVA se apoderou de 190 mil contos, 1 milhão de dólares, do Ovtchinikov. Foi condenado por 1 crime de peculato mas ia acusado de 14 crimes: 13 de peculato e 1 de branqueamento de capitais. Foi absolvido dos outros 13, mas durante meses a campanha mediática funcionou. Ainda hoje há adeptos que não percebem o que se passou.

    Curiosamente foi ABSOLVIDO de devolver o dinheiro ao Benfica, logo não tem de devolver por ORDEM do Tribunal. Quem pensa o contrário continua a não estar bem informado e a acreditar nas patranhadas que continuam a ser ditas.

    Ontem na Benfica TV esteve o Vice Presidente da Direcção a sustentar o belíssimo trabalho desta Direcção que ao fim de 10 anos conseguiu anular o passivo bancário do Clube. Fiquei parvo quando falou que o empréstimo contraído no BBVA foi para pagar os impostos "do" Vale e Azevedo, e até gaguejava a falar. Nunca vi tanto ódio a uma pessoa, e não o entendo. Porque o que esse cavalheiro deveria ter também lembrado, foi quanto dinheiro de impostos pagou Vale e Azevedo da gestão ruinosa que Damásio lhe deixou, e quando dinheiro de impostos ficou por pagar do seu mandato. Interessava fazer a comparação. Ah: e a JVA não deixaram fazer o aumento de capital da SAD que permitia recolher dinheiro para fazer o saneamento financeiro do clube/SAD, mas Às Direcções seguintes sim, essa injecção de dinheiro deu jeito ...

    Repito que não estou aqui a fazer a apologia de JVA mas sim a tentar perceber o que se passou nesse mandato para perceber o que se está a passar agora no Benfica (apoios a Gomes etc). E repito que o blogue NGB não tem nada a ver com as minhas dúvidas por isso ninguém pode prejudicar a imagem do blogue por causa do que eu escrevo.

    ResponderEliminar
  10. Que o Vale não era nenhum santo todos nos sabemos mas, tudo o que o Eagle diz neste post não deixa de ser verdade la pelo Vale ser um trafulha. Enquanto eu não vir os direitos do Benfica fora do Olibeiredo tudo o que neste post está escrito faz muito sentido e se afinal os direitos forem para outra casa mudarei de opinião, entretanto o Vieira tem feito méritos suficientes para estarmos fartos dele e muitas das suas acções,  nos mostram que o Benfica não está no primeiro lugar das suas prioridades.

    As eleições tanto em governos de países como em grandes clubes de futebol não se ganham nem com promessas nem com trabalho, quem as ganha é a comunicação social que trabalha para quem os contrata. Vale ganhou com o apoio da SIC e Vilarinho com o apoio do olibeiredo pq ninguém se esqueça que o tribunal deu razão a Vale e ao Benfica e era o principio do fim  do olibeiredo que todos vocês pedem hoje, mas graças a Vilarinho isso não aconteceu.

    Enquanto a factos, segundo dizem entendidos (e são dados do relatório e contas) Vale pos dinheiro do seu bolso no Benfica e foi o ultimo presidente a reduzir o passivo. (alguém confirma este ultimo parágrafo?)

    Eu gostava era que o transmontano contasse aqui tudo o que sabe porque das poucas vezes que ele conta alguma coisa sobre o Vieira fico com imensa vontade de saber tudo o que ele sabe...

    ResponderEliminar
  11. Parece que o Lequinos também já foi exonerado!
    Mudam as moscas, mas o resto continua igual!
    Lequinos

    ResponderEliminar
  12. Conde de Vimioso7/10/11 14:44

    Isto de ser Benfiquista de net tem as suas so eleva o ego aos mentecaptos porque:

    1º. Porque quando nao tem argumentos e conhecimentos para discutir as opinioes, quais mentecaptos, insultam e ficam muito ufanos.

    2º. Como da historia, dos simbolos e dos valores do clube nada sabem limitam-se aos tenros anos que leva a net e ao que vao lendo nos pasquins e quejandos.

    3º Confundem o Benfica com os seus deuses (deles) e ficam postrados adorando os feitos elogiados em discursos bacocos e monocordidos, sem alma e sentimento de valores porque no passado militavam ouras causas, mas o povo ululante fica petrificado com a odeisseia desses feitos devidos a alguem e que muitos dos que aplaudem ate nao contribuirao no futuro para a sua solvencia.

    Era o que faltava que apos 100 anos de historia democratica,onde a insastisfaçao foi sempre a mola do seu crescimento, tentassem no meu Clube calar vozes discordantes que se opoem aquele que tendo andado a servir outros amos e entrando nele pela porta do cavalo vieese agora alguem querer outorgar-lhe uma infalibilidade que ate o Vaticano ja aboliu ao sempre representante.

    Quando nao souberem, nao insultem e fiquem caladinhos ou arrajem alguem com creditos que vos diga o que o Benfica.

    Costuma-se dizer que e de pequenino e muitos nao tiveram essa sorte a começar por quem esta neste momento no cadeirao

    Cego e o que nao quer ver...

    ResponderEliminar
  13. Conde de Vimioso7/10/11 15:17

    Perante tanto desconhecimento (uso esta palavra para nao ofender) e insultos as vaezes sou tentado a nem dar a minha opiniao mas a vivencia dos factos e a reposiçao da verdade nao me permitem ficar calado.

    Tenho a certeza de que todos os que aqui opinam o unico que pode, com propriedade, falar do caso OVcinikok sou eu e porque? Porque assisti a todas as audiencias do julgamento cuja a entrada mesmo a jornalistas era muito restrita, somnete porque o tamanho da sala era exiguo.

    Ao Eagle01 tem faltado pormenores essenciais, o que e compreensivel, sobre a condenaçao do Vale neste caso e ele e tambem o unico aqui que sabe que o que estou a escrever e verdade.

    Eu tinha um post sobre isto a proposito de comentarios feitos ao meu post, JVP, o Menino de Ouro que a adminitraçao deste blogue me pediu para nao ser publicado devido ao volume de temas sobre sobre esta questao, ultimamente publicados.

    Tenho por adquirido que nos dias de hoje a palavra que mais ofende e A VERDADE, e constato tambem que aqueles que viveram os factos e a conhecem sao os inimigos publicos.

    Falo do que sei e conheço quem nao sabe que se informe ou fique calado porque o insulto acabara por se virar contra quem o cuspiu.

    PS. Ao David dizer so que Vale herdou um passivo de 80M€, deixou, 65M€ ja com provisoes e que o Benfica esta condenado a pagar-lhe 7M€ desde 2005 mais juros.

    Isto e irrefutavel.

    ResponderEliminar
  14. Totalmente de acordo, "eagle". Ainda um dia se fará a verdadeira história do Benfica desde o golpe de estado (ou se preferirem, de estádio) contra Jorge de Brito. E então se verá quem roubou quem. Quanto a um tal Pragal é um triste. Quando o vejo na Benfica TV até enjoo e tenho de mudar de canal. E quanto aqueles que vêm para aqui insultar o ex-presidente são todos aqueles que emprenham pelos ouvidos, sem discernimento, com medo das verdades. Não têm um único argumento, só insultos. Depois de mil e um processos contra Vale este ainda não foi condenado a pagar sequer um cêntimo ao Benfica. Afinal àqueles que o chamam de "ladrão", afinal ele roubou o quê ao Benfica? O único roubo dos últimos anos que eu conheço foi o de uma indemnização paga PELO BENFICA a um jogador prometido por um CANDIDATO A PRESIDENTE. Lembram-se bem? ou alguém precisa de um desenho? E onde estão os 100 000 contos também prometidos por esse candidato, e que infelizmente acabou em presidente?

    ResponderEliminar
  15. GRANDE EAGLE01, que não calem este senhor. SE neste blog começa a fazer censura, não são melhores que o bufão do norte.

    Apoio tudo o que dizes. E para o ano todos a VOTAR para CORRER COM O LFV, que tenho a certeza que daqui por 20 anos se vai descobrir que sempre esteve a mando do bufão do norte à frente do nosso GLORIOSO.

    Cumpts,
    BR

    ResponderEliminar
  16. bom... uma coisa é factual.. "o sistema" nunca quis correr com o vieira, ao contario do que aconteceu com joao rocha, vale, dias da cunha, veiga

    mari

    ResponderEliminar
  17. Normalmente não escrevo, sou apenas leitor assíduo, mas neste momento vejo-me na obrigaçõa de tecer alguns comentários dirigidos, tanto aos "escribas" do blog como aos "comentadores".

    Quanto aos autores dos posts, e não pondo em causa a vossa seriedade, não acham que o que é demais também chateia?

    Acham que existe algum Presidente perfeito?

    Podem ter até razão (e em algumas têm) mas chegam a um ponto que a única coisa que fazem é provocar quem lê e comenta. Chegam a um ponto que ninguém leva a sério o que escrevem.

    Têm razão quando dizem que JVA não era aquilo que se apreguou e que foi tramado pelo "sistema". Mas também não era nenhum "santinho".

    Agora comparar o JVA ao LFV é como comparar a lua e o sol. Até porque JVA não teve tempo para fazer aquilo que pretendia. E até acho que faria melhor (pelo menos no combate ao sistema) que LFV.

    Agora de uma coisa, não tenham dúvida (porque eu não tenho):

    - a Instituíção BENFICA nunca esteve tão sólida (em termos financeiros e em seriços) como hoje.

    - Desde a célebre equipa do (Futre/JVP, etc) que não tínhamos uma equipa de futebol como esta.

    - Somos o único Clube Português (e em qualidade das melhores da Europa, basta pagarem as outras TVs no Meo, para compararem) com uma TV. Claro que algumas vezes é utilizada para propaganda. Mas vai ser sempre.

    Comparar o estado em que estávamos quando LFV entrou no clube e o actual, é como disse atrás é comparar o Sol com a Lua. Bem sei que á custa de muitos erros, muito dinheiro, etc. Mas não tem comparação.

    A Vida, em geral, é feita de etapas, e no nosso Clube também assim o é. Esta é uma etapa que tínhamos que passar.

    Em comparação com os outros Clubes (Corruptos e Submissos) já estamos a anos luz.

    Agora não podemos é estar sempre a bater no ceguinho. Para isso já basta os "avençados". Se gostamos do Clube, não podemos estar sempre a dizer mal de quem o dirige. Se vai pra esquerda ou se vai para a direita vai sempre mal.

    Assim soa a propaganda ou a movimento. Vamos ter calma.

    Quanto ao comentadores, o mesmo: Vamos ter calma. Não acredito que alguém dos que escreve esteja contra o Benfica.

    Pelo que vejo, as maiores queixas são porque queriam outro tipo de combate ao sistema.

    MAs temos que pensar em estratégicamante (pelo menos eu tento pensar assim).

    Será que o "sistema" é tão forte que não o conseguimos derrubar de fora? (ja tivemos o exempo do Apito Dourado)

    Será que estando lá dentro, pelo menos não somos tão prejudicados?

    Será que estando lá dentro, podemos acompanhar o movimento dos "corruptos" e mais facilmente o vamos denunciar?

    Uma coisa é certa, esta Direcção não é burra. Conseguimos esperar mais algum tempo?

    Já andámos 30 anos a ser roubados, porque não esperar mais esta época?

    A todos, gostaria que antes de escreverem (com o coração na boca) pensassem. Porque isto aqui "blogues" são uma fonte para os avençados. Tudo o que se escreve aqui é lido e depois escrevinhado por eles. Cuidado.

    Abraço e Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  18. Sinceramente continuo se perceber o porquê desta conversa nesta altura, mas tudo bem...
    Primeiro quero relembrar, que parece esquecido, que JVA foi condenado a prisão efectiva e está dado como foragido! A sua prisão deve-se a um processo do SL Benfica.
    Quanto ao barco, aquilo que foi dito em Tribunal foi realmente isso, mas esqueceram-se de referir que houve recurso, pois a empresa Inglesa tinha capitais em off-shores e afinal provou-se que sub-alugava os ditos barcos. Perguntem ao Luis Duque que ele também conhece bem a empresa. Assim, o recurso interposto baseia-se na lavagem de dinheiro em off-shores e camuflagem em alugueres de barcos.

    Quanto ao passivo actual, parece que todos se esquecem que os 500 milhões incluem o Estádio, pois o Benfica é o único clube que já juntou a empresa que titulava o Estádio. JVA não tinha estádio e como foi dito atrás, deixou 400 milhoes de passivo. Sim, Damásio era um péssimo presidente! Sim, endividou o Benfica na sua passagem pelo Benfica. Mas e JVA?

    Também relembro, pois parece que foi esquecido que Vilarinho sempre afirmou que o seu treinador era Toni. E como prometeu, colocou-o ao leme da equipa. Se não teve sucesso, isso é outra coisa.

    Outra coisa que não podemos negar é que depois de JVA o Benfica teve de recuperar a sua credibilidade. Nem os outros clubes acreditavam no Benfica para empréstimos e compras.

    Quanto a Veiga, reconheço sem problemas que foi o maior lutador que tivemos no Benfica contra o sistema. Talves porque o conhecia tão bem, mas o Benfica não podia arrastar de novo o seu nome sustentando Veiga depois dos problemas judiciais que teve. Se foi uma campanha orquestrada, claro que foi! Basta ver que o único jornal que lá estava era o Jogo e a única tv a TVI.

    O Benfica cresceu imenso nestes 10 anos. Infelizmente não reconquistamos o nosso lugar no panorama do futebol português, pois tudo à nossa volta está minado. Falta alguém que combata o sistema todos os dias nas tv's. Falta oposição nas eleições. Falta afirmação nas equipas do Benfica. No entanto, a marca Benfica é uma realidade, a Fundação Benfica é uma realidade, as Casas do Benfica estão a voltar a crescer e a afirmar-se, as finanças continuam a consolidar-se, o Centro de Estágios é uma realidade, a Formação superou todas a expectativas e até a rentabilização de jogadores melhorou.

    LFV não é brilhante. Teve várias falhas, teve várias desilusões para nós adeptos (apoiar Fernando Gomes por exemplo), mas é inegável que levantou o Benfica e tornou-o respeitado.

    ResponderEliminar
  19. Caros colegas de comentaristas,

    Obrigado por todos os comentários, pelos positivos e pelos negativos. Gostava de sublinhar que não quero analisar o mandato de JVA mas utilizar esse mandato para perceber o que se passa no Benfica. Ainda hoje o que sinto é que as pessoas têm a ideia que a comunicação social lhes passou, por sua vez estes têm os números que lhe chegam e por outro lado os números que lhes chegam são adulterados ou não explicados para se perceber verdadeiramente a que se referem.

    É portanto FALSO que o passivo do Benfica ao tempo de JVA fosse de 400 milhões! O passivo (e creio que foi mais tarde confirmado por Tinoco Faria) era de cerca de 60 milhões de euros. Havia sim uns especialistas como o Manuel Botto e o Jaime Antunes que defendiam que o passivo devia incluir verbas de "reserva" para o caso de perdermos o caso com os Oliveiras, +40 milhões, e se o negócio Euroárea não se concretizasse, +60 milhões. Ou seja, de 60 passava-se para 160 milhões e daí aquela cara de preocupação que os sócios mostraram, após as eleições, quando a Direcção eleita deu conta aos sócios das situação financeira do clube. Contas feitas em cima do joelho, porque havia que "anestesiar" os sócios, para a seguir levarem a "farpada" que nunca esteve no programa eleitoral: o regresso à Olivedesportos e aos braços dos bancos, mas com outro projecto empresarial diferente do que havia sido aprovado por mais de 7 mil sócios (record mundial)!

    Ou seja, a situação financeira do Benfica não era tão má como a fizeram. Não estou aqui para defender JVA mas deve ser dito que JVA era um obcecado em poupar dinheiro. Encontrou um clube FALIDO e com receitas COMPROMETIDAS o ANTECIPADAS. Teve de facto de fazer muita contabilidade "criativa" e pior que isso, teve de meter muito dinheiro das contas ... dos seus clientes!

    Não esquecer que logo em Abril de 1998 estava a levar com a 1ª congelação das contas do clube por factos que foram praticados por outros! Foi nesse tempo que o cheque do Poborsky deu tantas voltas ao mundo. Mas qual o problema? O Benfica estava falido, JVA jogava com o tempo, e TUDO lhe caiu e cima. Hoje vemos o FCP, recordista de transferências falhar várias datas para pagar ao Standar de Liége e há um gajo da SIC (o caniche) que continua a elogiar a capacidade do FCP para vender ... O que era mau no Vale é bom no FCP. Quem faz a diferença? A comunicação social, os avençados que ganham dinheiro com esta treta toda ...

    A ideia do meu texto era perceber como chegamos aqui. Por isso orientei o texto com orientei e pretendo continuar a fazer a parte II e se houver tema, também a III. Não quero criticar ninguém, apenas quero que se perceba porque chegamos aqui e para onde vamos.

    Aos que dizem que há aqui uma calendarização escondida eu respondo: vejam menos novelas. E cinjam-se aos episódios que recordo aqui para memória futura.

    Quanto à situação actual do Benfica, podem ficar pasmados, mas eu gosto de ter uma Benfica TV mesmo que seja para elogiar o trabalho do "grande líder". Gosto da Fundação Benfica. Gosto do Centro de Estágio construído nos terrenos que JVA comprou à Euroárea e que afinal não havia trafulhice nenhuma como se disse nos jornais durante meses a fio. E reconheço a evolução qualitativa da equipa de futebol.

    Mas por amor de Deus, vocês não vêm os números? Devemos TUDO AOS BANCOS! Porque tenho de dar uma medalha a LFV se devemos aos bancos e pagamos com juros elevadíssimos? (cont)

    ResponderEliminar
  20. A questão que os benfiquistas têm de colocar ao analisar o que se passou nestes últimos 10 anos, o regresso à Olivedesportos com um contrato RUINOSO, a entrada dos bancos primeira para contratação de jogadores depois para projectos imobiliários, e a PT para beneficiar numa primeira fase do que ganhava através da plataforma em que a Sporttv vendia os jogos do Benfica, numa segunda fase com os patrocínios ao Benfica a preços mais baratos do que publicidade normal e lançamento do canal Benfica para consolidar a plataforma MEO. E agora fala-se que podem estar interessados em intermediar a futura negociação dos direitos televisivos do Benfica.

    A questão que temos de colocar ao vermos o presidente do Benfica apoiar o Dr.º Fernando Gomes, é se valeu a pena estes 10 anos de promessas de um rumo determinado, uma estratégia dos Benfica dos sócios, um radioso advir .... e que vemos nós?

    Eu vejo aquilo que esperava de uma cambada de mentirosos: 2 títulos de campeão em 10 anos, 1 taça de Portugal em 10 anos, passivo de 478 milhões, intermediários a ganharem mais do que nós, etc, etc. E vejo o FCP ultrapassar o numero de titulos que o Benfica tinha, muito à custa do treinador que foi tirar o Pinto da Costa da sepultura, Mourinho. O tal que era "tradutor" (para as más linguas) para achincalhar JVA e que afinal, simplesmente tinha sido descoberto por quem de facto PERCEBIA de futebol.

    A questão para mim, é se vos perguntassem há 10 anos: votam em nós e nós não sabemos o que andamos a fazer, mas iremos construir um belo estádio novo, iremos construir um centro de estágio XPTO, iremos criar a Fundação Benfica, iremos montar uma televisão do Benfica, mas em troca iremos ganhar apenas 2 campeonatos, iremos aumentar o valor dos juros a pagar a bancos até um limite de 10 milhões por ano, e mais, iremos ver o FCP ganhar 2 títulos europeus com o treinador que o Vale e Azevedo vos deixou, irão ultrapassar-nos em títulos nacionais e internacionais, porque nós não percebemos nada de futebol, eu pergunto: vocês votariam mesmo neles? Acho que não...

    Eu tive essa sensação e por isso votei JVA. Mas como digo não interessa falar disso porque ele foi expulso e nunca mais deve voltar a Portugal (se não cumpre prisão perpetua - com os cúmulos jurídicos). Interessa-me falar de BENFICA e o que vejo no horizonte não é bom. Espero estar enganado.

    ResponderEliminar
  21. eagle01 so vejo uma saida e concordo plenamente consigo, Fernando SEARA A PRESIDENTE ODEIO O lfv

    SOCIO 51190

    ResponderEliminar
  22. Caro KarlosM. Li atentamente os seus comentários. Mas, sabe, quem continua a falar de Vale é a actual direcção e a Benfica TV, com o tal Colaço na linha da frente. Sempre que há mais uma quantia a pagar...lá vem o Vale, ele é que teve a culpa. Mas tenho gostado do tom geral destes posts, com civismo, sem insultos inuteis. E há uma coisa que me alegra: saber que não sou o único que não emprenhou pelos ouvidos com tanta campanha sórdida contra Vale. E sabendo que somos lidos por muita gente e muitos benfiquistas adeptos da actual direcção, isso me satisfaz ainda mais...eles ficam a saber que ha muitos benfiquistas, mais do que eu pensava, que não se deixaram intoxicar e se mantêm atentos. Abraços a todos.

    ResponderEliminar
  23. Conde de Vimioso8/10/11 12:00

    F.L.

    O que dizes e a mais pura das verdades e se ja nao bastava a intoxicaçao feita na altura esta direcçao na boca do presidente e daqueles que mais de perto o seguem quando precisam de de justificar os insucessos, que tem sido muitos, la vem aquele que sera responsavel por todos os inexitos ate ao dia que sejam corrido do poleiro porque por ele, ja se viu, so quando cair da cadeira. Claro que a BTV e um forte aliado para a persucuçao desta sanha e ainda um destes dias, sem proposito, passou um programa que confundindo a decisao do estadio novo mais nao era de que um ataque cerrado ao JVA.

    Afinal quem mais mais fala nao sao aqueles que nesse tempo arrostaram com tudo para manter a tona um clube que um tal Damasio afundou.

    Depois dizer-te que possivelmente por as Casas do Benfica serem um ponto de referencia e informaçao, Os Benfiquistas da provincia vivem e sabem mais do Benfica que a malta da grande Capital e vaio ao estadio, regressa a casa, le jornais e ve televisao. As Casas embora longe mantêm os Benfiquistas muito mais a par do dia do Clube.

    Depois nao e por gostar mais ou menos daquele presidente e ter ideias diferentes que deixamos todos de serm mais ou menos Benfiquistas e e bom que independentemente das opinioes todos nos respeitemos sabendo dialogar civilizadamente.

    Nao e que me interesse muito falar do passado que ja nada resolve no presente, agora nao esperem que me cale e que elogie factos que a enorme maioria dos Benfiquistas nao compreende.

    ResponderEliminar
  24. Grandes posts e muito boas respostas. Muito Esclarecedor eagle01, Obrigado!

    Comecei por apoiar o JVA e admirá-lo. Passei a ser seu contestatário quando despediu o meu ídolo João Pinto e penso que é um aldrabão do pior. No entanto nunca engoli as patranhas que nos quiseram vender. Um homem como ele, se roubasse o Benfica, de certeza que o faria de forma mais sofisticada, porque burro ele nunca foi.

    Entre LFV e JVA escolho o 1º, mas acima de tudo, acho que LFV deu o que tinha a dar ao Benfica e que agora precisamos de alguém diferente.

    Já que falamos de história, quem devia ter sido expulso de sócio era o Damásio. Um manso vaidoso que andou a lamber o rabo do Demónio e destruiu o futebol e as finanças do Benfica.

    ResponderEliminar
  25. Boas,

    O principal daquilo que queria transmitir, não é quem foi melhor ou quem foi pior. Como disse em minha opinião, neste momento estamos a anos luz de um passado bem recente. Ainda que, bem sei, á custa dos bancos. Mas podia ter sido pior. poderíamos dever na mesma aos bancos e não ter nada.

    Quero só reafirmar é que temos todos que nos conter. Porque isto não é um espaço fechado só para Benfiquistas. Vêm aqui muitos Gloriosos, mas também vem aqui muita merda "beber" para depois inventar.

    Vou só dar um exemplo para ver se faço entender o meu ponto de vista.

    Para mim o Benfica é como se fosse uma pessoa da minha família. (dos mais chegados, Pai, Mãe, Irmãos)

    Agora imaginem, que não gostam da vossa mãe, que ela é drogada, ladra, vos trata mal, etc. (qualquer coisa má)

    Pergunto? Iriam para a rua dizer mal da vossa mãe a toda a gente? Ou falariam e tratariam da questão em privado e entre os vossos?

    Bem sei que não estão a dizem mal do Benfica, mas ao dizerem mal (em público) do Presidente actual, para os alguns merdas que vêm aqui escarafunchar é a mesma coisa.

    Só por isso gostaria de ver aqui mais contenção e menos crítica, apesar de vos dar razão em muitas coisas que aqui dizem, só não concordo é todos os dias a bater na mesma tecla.

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. KARLOS.
    Não posso estar mais de acordo contigo.
    Apesar de neste espaço haver escribas com os mais diversos pensamentos sobre o nosso ENORME e de não se cortar, neste blogue, a raiz do pensamento de ninguém, era bom haver contenção em muitos dos temas abordados.

    Essas tuas palavras não vão cair em saco roto.
    ABRAÇO

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking