O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 25 de outubro de 2011

E o último terço do campeonato, mister?

. 8 comentários
Quem não se lembra de ver o Jesus no ano passado a esticar a equipa até aos limites, na altura em que acumulámos uma data de vitórias consecutivas? Podem dizer que isso aconteceu porque não tinhamos banco, mas eu não concordo nada com isso. Além de que uma boa parte do que nos faltava, tinha sido por culpa própria.

Mas o meu receio este ano é que vá acontecer o mesmo e deixo já o alerta ao Jesus para que não se esqueça que, num campeonato corrupto como este temos o último terço do campeonato decisivo, especialmente num ano em que o Porto precisa dos árbitros para vencer a incompetência de um treinador que não vai passar o Natal no estádio dos corruptos.

Dirão alguns que ele tem sentado o Aimar, o Cardozo ou mesmo o Gaitan e o Nolito. Digo eu que mais uma vez são sempre os mesmos e que uma equipa não é feita só destes e que mesmo estes quatro ou cinco que rodam, não vão ter o mesmo desempenho (especialmente os treinos do Jesus) toda a época.

Com o Saviola a ser um caso esquisito de fogachos durante os jogos e que, à excepção daquele jogo com o Paços, tem estado pouco concretizador e o mesmo nas assistências, era importante o Jesus não resumir a frente de ataque ao Rodrigo e ao Cardozo. Era interessante ver o Nolito jogar como segundo avançado, o Nélson Oliveira aparecer várias vezes como opção suplente utilizado e o Rodrigo manter a alternancia com o Cardozo.

No meio campo é inexplicável a falta de oportunidades do David Simão. Percebo obviamente que não seja titular, mas já não entendo que na maioria dos jogos, especialmente tendo o Ruben Amorim no banco, que o Jesus não opte pelo David para entrar. O Bruno Cesar é um jogador que ele continua a insistir com ele nas alas. Na minha opinião é um erro dividir aquele terreno apenas entre o Aimar e... o Aimar e de vez em quando o Witsel.

Na defesa é muito importante que o Jesus ultrapasse a malapata existencial contra o Capdevila. Já deu para perceber que o Emerson é certinho mas não passa disso e é hora de meter os interesses do Benfica em primeiro lugar e dar uma oportunidade ao Capdevila de fazer mais e melhor que o Emerson. Não será uma missão muito complicada, ainda que o brasileiro não esteja mal.

Outra questão por resolver é o central. Para ocupar apenas a vaga de estrangeiro, o Jardel está cá a fazer muito pouco. Para isso é libertá-lo e dar essa vaga ao Capdevila para os 1/8 da Champions. O Miguel Victor já provou várias vezes que é uma excelente alternativa e que até faz todo o sentido ter oportunidades para jogar a titular para dar descanso ao Garay um ou outro jogo. Tem ainda a versatilidade de poder fazer outras posições.

Na abertura do mercado faz também todo o sentido libertar o Luis Martins e o Ruben Pinto. Não faz qualquer sentido queimar uma época tão importante destes miudos ao passarem um ano inteiro sem jogar. Isso devia ser crime!!!!

Vamos lá Jesus, por as teimosias de parte. Temos tudo para sermos campeões este ano e eu estou com muita certeza que vamos ser.

PS- Maxi Pereira e a renovação anda a ser uma novela. Vamos lá aparecer com essa renovação, Vieira.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. (PENAJ) Inacreditável, tantas possibilidades apresentas e eu não concordo com nada... incrível como "cada cabeça sua sentença!" ...

    ResponderEliminar
  2. nunoslbenfas25/10/11 23:11

    eu concordo com o facto do jj ser teimoso k nem 1 mula,mas por exemplo o saviola no ano passado ñ jogou a ponta dum corno..kt ao rubem amorim,eu sei k há mts k ñ concordam,mas para mim ñ é jogador para o nosso benfas!sendo eu 1 treinador de bancada como a maioria de nós,se há coisa k estou completamente em desacordo é mexidas na defesa em especial nos centrais,kt + tempo jogarem juntos melhor e esta ideia ñ é preciso ir a china tirar 1 curso...1 dos erros do jj na epoca passada foi mesmo kd saiu o david ele inventar de trocar centrais kd tinha 1 novo..entre mts outros mas pronto!este ano há-de ser melhor...carrega BENFICA

    ResponderEliminar
  3. O Aimar, o Cardozo, ou mesmo o Gaitan e o Nolito, e o Javi e o Witsel não, mais o Saviola já agora, irra que raio de mania ........................ o David Simão, inexplicável ?, irra

    ResponderEliminar
  4. PENAJ, isso não é uma cabeça sua sentença, mas sim o gosto por te considerares superior a mim e por isso negares à partida a minha opinião

    ResponderEliminar
  5. (PENAJ) Que disparate "SouBenfica"!!! não me acho superior a ninguém, principalmente no tema futebol. Apenas foi engraçado ver que alguém tem um pensamento acerca do nosso clube tão distante do meu. Nada mais! Abraço

    ResponderEliminar
  6. Jesus desta vez está a trabalhar bem nesse aspecto. Tem rodado a equipa e faz sentido resguardar os melhores e aqueles q são mais susceptíveis a desgaste físico.

    Do meio campo para a frente qqr um pode entrar neste momento e tem tido minutos nas pernas. E ainda podem ser tidos em conta David Simão e Nelson Oliveira. A unica falha de Jesus tem sido Capdevilla...

    ResponderEliminar
  7. Bom, se a rotação for feita como tem acontecido até aqui já não é mau. Porém, devo dizer o seguinte:
    - David Simão, Miguel Vítor, Rodrigo Mora e Rodrigo Moreno têm de ter espaço na Taça da Liga;
    - Capdevilla merece mais jogos;
    - Matic, sendo um bom jogador, não oferece nada que, por exemplo, Nuno Coelho não pudesse ter acrescentado;
    - Nolito, creio, parece-me que está bem na ala. Preferia ver Bruno César ao meio, este sim um desperdício no corredor;
    - Aguardo ainda com expectativa por Enzo. Não mostrou muito, mas pareceu-me um jogador com condição para fazer esquecer Salvio, já que tem velocidade e pareceu ser daquilo tipo de jogador que procura a linha de fundo.

    ResponderEliminar
  8. Respeito a opinião, mesmo porque não passa disso, mas não concordo.

    Na defesa não acho que se deva rodar muito, ou seja, um jogador de vez em quando entrar não há problema, mas para isso já temos os castigos e lesões.(excepção na taça onde se pode rodar 1 ou 2)

    Da defesa para a frente são 6 jogadores.

    No meio campo e ataque tem jogado com alguma frequencia:
    Javi, Matic, Witsel, Aimar, Nolito, Gaitan, Bruno Cesar, Saviola, Rodrigo(começou agora e espero que continue) e Cardozo.

    O Enzo se estivesse em condições provavelmente tambem jogaria com alguma frequencia.

    Para mim o papel mais parecido que David Simão pode desempenhar é o de Witsel, mas parece-me bastante abaixo deste, podendo jogar na taça e taça da liga e 1 ou outro jogo do campeonato.

    Nelson Oliveira parece bom, mas está verde para ser lançado contra equipas fortes.

    O Ruben talvez podesse jogar um pouco mais, mas tb ainda não me parece totalmente refeito da operações e a minha opinião é que é um jogador razoavel que normalmente cumpre mas nada mais que isso.

    A verdade é que tambem não em existido jogos praticamente ganhos ao intervalo para poder lançar um ou outro menos utilizado de vez em quando.

    Ruben Pinto e Luis Martins(já sabiamos que não iam jogar) penso que deviam estar a aproveitar para ganhar alguma massa muscular e aprender algo com as "vedetas" para serem emprestados para o ano ou mesmo na segunda metade desta epoca.

    Na minha opinião e não passa mesmo disso, uma equipa forte são 16/17 jogadores com bastantes jogos nas pernas mais 5 ou 6 com alguma rodagem das taças e oportunidades em jogos mais acessiveis(que não tem aparecido).
    Penso que não andamos muito longe disso.

    Seria um erro andar a por jogadores com pouco ritmo e menos valor em jogos importantes, embora lhes podesse dar confiança, tb a lhes podia tirar, é dificil.

    Quanto ao Capdevilla não podemos exigir que o treinador ponha quem nós queremos a jogar se depois o responsabilizado é dele, estou convencido que o Cap não faria muito melhor que Emerson mas tb não fazia pior, por isso não sei, e como a responsabilidade é dele, ele que resolva, embora quando o Benfica não ganhe eu é que sofra.

    Ass: Maraxus

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking