O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 23 de outubro de 2011

Benfica: Trabalho a fazer

. 20 comentários
Ontem, o SLB ganhou de novo. E mais uma vez, parece-me, demonstra problemas que ainda não estão resolvidos. Individualmente, temos belíssimos intérpretes, mas continuamos a claudicar na defesa. Exemplo disto foi a facilidade com que uma equipa frágil como a do Beira-Mar rematou à baliza com pouca oposição. Facto: à oitava jornada da época passada o Benfica tinha sofrido menos 2 golos que este ano! No entanto, todos percebemos a preponderância de Artur! Mas... não será todo este entusiasmo em redor do guardião, de certa forma, um mau sinal? Não está Artur a dar nas vistas em demasia? Bem sabido que Garay, Emerson e Witsel são novos na equipa. Porém, creio que a qualidade do trabalho defensivo em treino não tem sido tão eficaz como o ofensivo! Basta ter observado o jogo com atenção para perceber que os problemas defensivos do Benfica são os mesmos do ano passado:
- Inúmeras vezes somos apanhados em contra pé, com 3 para 3;
- A zona central continua a ceder muito espaço de entrada do último terço;
- Os avançados continuam a ter espaço em demasia na nossa área.
Não é a toa que Artur é um dos elementos em destaque, portanto! O "sexteto defensivo" ainda não se movimenta articuladamente sem bola. Corre muito atrás dela, mas desposiciona-se. Não raras as vezes vemos Witsel a correr atrás de um adversário, com este a ter campo livre pela frente. Muitas vezes, é Luisão que apenas assiste a um cabeceamento de um avançado. No entanto, parece-me que nem o belga e nem o brasileiro sejam jogadores fracos. Fazem sim parte de uma dinâmica colectiva. Dinâmica que continua por trabalhar convenientemente.
Existe outro problema. Gaitán, Bruno César, Nolito e Aimar são os médios ofensivos "of choice" de JJ. Nenhum deles é um garante de apoio à defensa. Só Nolito ajuda, mas num estilo voluntarioso, pouco mais...
No momento em que o SLB perde a bola existe solidariedade entre os jogadores. Algo de diferente para melhor. Porém, os problemas vivenciados com David Luiz e Fábio Coentrão são os mesmos que com Garay e Emerson. O corredor central dispersa-se em demasia e reparamos no inevitável recuo de Luisão/Garay.
Só há uma maneira de corrigir isto. JJ tem de trabalhar este processo com a mesma excelência com que se debruça sobre a ofensiva. Os nossos defesas são bons! E têm capacidade. Javi é um incansável motor e Witsel é o melhor e mais completo médio centro da Liga. Por isso...
De novo, aplaudo Cardozo. O 7 é máquina! O golo que ele fez é difícil, pois nunca perdeu a noção do binómio bola/baliza. E sublinhe-se: Rui Rego tem cota parte de culpa, mas se repararmos bem, a bola ganha um efeito esquisito ao bater na relva, antes de ser pontapeada pelo o guardião aveirense, que é de qualidade!
OFF TOPIC: Depois da vitamina A (de Académica), nada como uma boa dose de potássio dos bananas vindos da Madeira para fortalecer o CRAC! É claro que iremos ter um orgasmo colectivo nos jornais de amanhã! Só que gostaria de ver as explicações de Vítor Pereira para o desfazamento de exibições dos jogos com o Zenit e o Apoel e os 9 golos marcados nas duas últimas jornadas da Liga!
OFF TOPIC2: O presidente continua a adiar a renovação de Maxi! E em mais uma demonstração de basófia, típica em ocasiões como as de inaugurações, tratou com uma leviandade impressionante a situação do uruguaio! Maxi é um dos nossos mais emblemáticos jogadores e um dos melhores laterais direitos dos últimos 20 anos do SLB. Veremos se ainda não teremos um dissabor com o uruguaio! E veremos se ainda não teremos alguém a justificar o... difícil de explicar! Manobra tão normal em alguns sectores deste clube.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Joao paulo Costa24/10/11 00:00

    Uma análise lucida, positiva e correcta..

    nao sendo um profissional do futebol, nao consigo ver o que falta mas falta qq coisa.

    o que me parece é que quando o Javi nao esta se nota mais e talvez seja entao algures por aquele lado, mas nao tenho capcdiades apra julgar tal coisa...
    Parabens pelo post... uma analise critica, mas construtiva...

    boa Jedi

    ResponderEliminar
  2. Tudo no sítio...tinhas que borrar a pintura nas bananas.

    É Potássio, não Ferro...

    ResponderEliminar
  3. Estava a seguir o texto com interesse até ler que o aimar não defende... Qual aimar? O 10 ou o 2o avancado? Não posso deixar de pensar que não vemos os mesmos jogos.

    ResponderEliminar
  4. Jedi, grande post!!! Penso isto há já bastante tempo e vou alertando já em vários jogos mas parece que para alguns não se passa nada... As vitórias fazem com que alguns equecçam esses pormenores mas são os primeiros a apontar esses pormenores quando a equipa ganha.

    Continuo a achar que o Benfica em 4x3x3 ficaria mais sólido e até beneficiaria Javi, mais rotina a jogara trinco, Witsel que jogaria um pouco mais subido e Aimar que pegava no jogo de trás como só ele sabe.

    Mas acredito também que o 4x2x3x1 resulte mas ainda se vê muitos desiquilibrios, além do mais, há certos jogos que Aimar anda mais tempo a correr atrás dos centrais do que a construir jogo, o que é um desperdicio...

    ResponderEliminar
  5. "primeiros a apontar esses pormenores quando a equipa ganha."

    Queria dizer "quando a equipa perde"

    ResponderEliminar
  6. Ped.Ribeiro
    Um dos principais problemas da época passada era Aimar jogar sozinho com Javi no miolo. Este ano, como joga mais à frente tem em Witsel um guarda costas. E bem, o nosso 10 deve libertar-se de tarefas defensivas. Mas é uma realidade Aimar n defende! E Aimar n é um 2º avançado típico! Com El Mago a equipa fica mais perto do 4x3x3! Parece-me que a equipa fica diferente estando Aimar ou Saviola atrás de Cardozo! Quando temos Javi/Witsel/Aimar em campo este trio deve jogar mais em bloco. Talvez se JJ colar Aimar ao 6 adversário isso permite um (re)posicionamento mais rápido a Javi sobretudo!

    ResponderEliminar
  7. Outra bela postadela.

    Mas olha que eu tenho visto o Aimar ajudar cá atrás junto à nossa defesa. Não sei se foi em Basileia que levou um amarelo em terrenos onde costumam acampar o Garay e Emerson...

    ResponderEliminar
  8. JediVermelho24/10/11 11:38

    Viriato, isso é bem verdade! O Aimar, sobretudo nas duas últimas épocas, tem aparecido muito no apoio! Porém, o apoio que ele dá não é o correcto! Aimar não se pode desgastar tão atrás, para depois estar lá na frente! Os médios devem forçosamente recuar harmoniosamente! No caso do Mago, a sua acção deve ser anular a 1ª construção adversária! Ou seja, deve limitar o seu raio defensivo ao 2º terço do terreno, tentando retardar ou mesmo anular a construção adversária. Claro que isto n é estanque, se se proporcionar Aimar pode e deve aparecer mesmo na defesa do SLB. Mas tem de ser uma raridade, senão perdemos o seu talento em correrias...

    ResponderEliminar
  9. Eu se fosse treinador do Benfica proibia o AIMAR desse desgaste e não o deixava passar do meio campo para trás. Ele é um solista em qualquer Orquestra Filarmónica e não tem que se preocupar com os bombos, tubas, Harpas, Violencelos, pianos, pianolas e outros instrumentos de maior porte. Ele só tem que se preocupar em preservar o seu instrumento que é: OBUÉ, simplesmente o instrumento mais afinado no mundo.

    ResponderEliminar
  10. Red Sniper24/10/11 15:17

    Lá vou ter que dar mais umas " vergastadas " no Jedi, isto porque era completamente desnecessário
    acrescentar o OFF-TOPIC2 para voltar a criticar o Presidente eleito do S.L.Benfica.
    Não vou criticar a sua opinião sobre o Pablo Aimar, porque é má demais, para merecer qualquer critica.
    O Mago não sendo um primor a defender por razões naturais de ordem fisíca, é, naturalmente mais útil a pensar o jogo atacante da equipa em apoio directo ao ponta de lança, como jogador de equipa é no entanto um exemplo a seguir, no modo como sabe fechar as linhas de passe e "ataca" o jogador contrário portador da bola, recuperando-a e iniciando de imediato uma nova manobra atacante.
    Daí eu pensar que é um exemplo a seguir por outros jogadores que se preocupam muito mais em exibir artes circenses muito bonitas para as plateias aplaudirem, mas pouco profícuas em termos de rendimento global da equipa, esquecendo muitas vezes que saber defender também é importante ...

    ResponderEliminar
  11. Desnecessário és tu RedSniper! Mas enfim, como a tua vida deve ser olhares-te ao espelho e pensar que és o maior eu compreendo! Vergastadas no Jedi??? Como se tivesses nível para tal!

    ResponderEliminar
  12. JEDI
    As vergastadas do RED são em sentido figurado ó MEO. Mantém a calma, até porque o RED SNIPER (companheiro de muitas lutas) é um dinamizador deste blogue.

    ResponderEliminar
  13. N confundas dinamizador com mal educado! "Não vou criticar a sua opinião sobre o Pablo Aimar, porque é má demais, para merecer qualquer critica" se isto é dinamizar vou ali e já venho! N se admite isto num blogue que se quer elevado!

    ResponderEliminar
  14. Red Sniper24/10/11 18:55

    Jedi Vermelho

    Vou abster-me de lhe responder como merecia, devido ao respeito que todos os comentadores me merecem,mas sobretudo porque o meu tempo é demasiado precioso para estar a perde-lo com questões de " lana caprina " ...

    ResponderEliminar
  15. Quando o JJ se for não será necessário gastar muito dinheiro em treinadores. Há por aqui treinadores com mestrado e tudo.

    ResponderEliminar
  16. Que sapiência meu Deus, que categoria, que clarividência!
    Uma besta aquele Jesus, sem duvida nenhuma!
    Fazendo fé nesta fabulosa análise, pode-se perguntar;
    Afinal eram do Roberto as culpas dos golos sofridos ou não?
    É que se este ano temos o estratoférico e fabuloso Artur e mesmo assim sofrem-se mais golos, há aqui algo que eu um simples adepto não estou a entender!!!!
    Este ano a culpa é do sistema mas os defesas até nem são maus, é isso?
    O ano passado era o guarda-redes que era mau mas o sistema bom e os defesas nem por isso?
    Quanto ao Maxi o melhor é dar ao empresário os milhões que ele deseja e nem bufar, não vá o rapaz ir parar a cedofeita?
    É assim que fazes os teus negócios? pagas sem negociar e nem bufas?
    assina; um benfiquista que só quer que o Benfica continue a ganhar.

    ResponderEliminar
  17. O Benfia tem um problema crónico nesta matéria que é, por um lado querermos jogar futebol bonito, e para isso temos de ter bons executantes do meio campo para a frente, mas por ourtro lado o balanceamento ofensivo cria diversas situações de contra ataque que podem ser aproveitados pelos adversários.

    Como se costuma dizer, a "manta" não cobre os pés nem a cabeça ao mesmo tempo.

    Não vejo a questão como o Jedi, porque este ano alteramos o sistema de jogo e o caudal ofensivo dos adversários é menor que nos outros 2 anos de JJ, quando utilizou o 4-4-2 em losango.

    Sobre a questão do guarda redes, nos resumos o que vi, apenas fez uma única e boa defesa, ao mn 64 creio, mas também o avançado estava claramente em fora de jogo, logo não deveria ter valido. O Roberto no ano passado fazia muitas dessas e foi com ele que ganhamos 18 jogos seguidos.

    Ao contrário dos que acham o Artur "isto e aquilo", esse lance ao mn 64 revela a sua falta de concentração. Não é que ele ainda vai tentar sacar a bola da linha de fundo, quando sabe que não está na baliza? E se conseguisse e a bola fosse apanhada por um adversário?

    Mas oxalá continue a senda de boas opiniões sobre Artur, pois é bom para o Benfica como se tem visto.

    Acho que não há motivos para estar tão céptico. Exibições perfeitas é impossível em todos os jogos. O Benfica perdeu 4 pontos, ou seja 2 empates em 8 jogos, sendo um deles em casa do adversário mais forte e campeão em titulo. Isto é mau? Bem, se pudessemos ter 0 pontos perdidos e dado show em todo o lado, seria melhor. Mas se até o Manchester United ou o Chelsea, o Real Madrid e o Barcelona, perderam mais pontos que nós, concerteza foi porque não conseguiram esse estado de perfeição ...

    ResponderEliminar
  18. Sobre a situação do Maxi, recomendo esta leitura:

    http://religiaonacional.blogspot.com/2011/10/situacao-maxi.html

    ResponderEliminar
  19. Nota previa: o religião nacional é, como o nome indica, a minha eucaristia benfiquista, actualmente. Aconselho vivamente. Quanto à questão do Aimar não defender para não se desgastar discordo totalmente. Antigamente é que havia jogadores para defende e jogadores para atacar. Mas o nosso futebol não é como o americano. No futebol moderno todos os jogadores devem defender. E defender não é andar a correr desenfreadamente atrás da bola. Há vários momentos e considero que o aimar executa muito bem essa função num primeiro momento. A sua inteligência e rapidez na leitura de todas as jogadas permite que esteja sempre próximo dos acontecimento e não são raras as vezes em que parece que até adivinha o próximo passe do orador adversário. Parece um lugar comum, mas é verdadeiramente um privilegio termos um jogador como ele no nosso Benfica.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking