O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Agora meus amigos pouco há a fazer! Siga a bola e o debate.

. 15 comentários
Já basta de bater em LFV... O apoio está dado e na blogosfera os benfiquistas manifestaram-se na sua maioria contra! E compreensivelmente. O passado de Fernando Gomes não é o melhor! E a argumentação usada pelo presidente do Benfica não foi a melhor! E não é o facto de Humberto estar na lista que vai apaziguar os adeptos! Os defensores dizem que LFV deve ter negociado contrapartidas. Cá estaremos para apreciá-las. Como ainda não vimos nada de positivo na Liga com Fernando Gomes no cargo! Resultou sim numa arbitragem vergonhosa e condicionada a dar o título ao CRAC logo de início! E alguns erros de casting no SLB fizeram o resto!


Para já, siga a bola! E nada melhor, para termos razão na contestação a FG, que termos uma equipa forte e bem organizada! O futebol jogado, na minha mui modesta opinião, ainda não é o melhor! Apesar da torrente apreciável dos golos, não podemos contornar a questão dos golos sofridos. E é aí que JJ se deve centrar! E insistir. De nada vale ter "nota artística" na ofensiva, se a defesa não se mostrar sólida. E atenção: o problema não está na qualidade dos intérpretes. Os quatro titulares habituais são de qualidade inegável (embora tenha muitas reservas sobre Emerson. Urge testar Cap em Portimão), mais a dupla do miolo (Javi/Witsel). E do guarda-redes nem falo... O problema está, creio, em pouca afinação dos processos defensivos. Pelo menos uma afinação ao nível do ataque. Os problemas que o SLB demonstrou no ano passado persistem. O principal é mesmo na zona central, já no último terço. A pressão não é forte e a recuperação no terreno não é conveniente, pois continuamos a sofrer muitos golos em "contragolpe". Isso resulta, a meu ver, de pouca constância na pressão e falta de rotinas. Javi e Witsel enchem o campo, mas ainda não estão sintonizados para enchê-lo devidamente. E os centrais, ainda pouco rotinados, apanham por tabela.


No ataque, eu não concordo com a histeria dos jornais acerca de Gaitán. Que o argentino tem um pé esquerdo que vale milhões, não duvido! Que tem lances de absoluta genialidade, também não! Mas é altamente irregular. É capaz de passar 90 minutos com influência quase nula no jogo e depois, nos discontos, pumba: um nó cego num defesa, remate em arco e golão! Revejo-me mais em Nolito. Já aqui disse: o espanhol é o meu jogador favorito nesta temporada: adoro a atitude dele (mesmo à Benfica), a eficácia que demonstra na finalização e capacidade técnica. Quando JJ afinar a 100% a dupla Gaitán/Nolito, creio que Cardozo vai passar por momentos de forma de sonho!


Hoje, um diário desportivo "escrevinhava" que o SLB supostamente procura substituto para Pablo "D10s" Aimar, o mago da Luz. Creio que no plantel existem jogadores para pegar na batuta, basta Aimar "ensiná-los". Vejam o que Rui Costa fez a Kaká. Bruno César, Gaitán, Rúben Pinto ou David Simão. Bom, o nº 10 completa 32 anos em Novembro, creio, está a meses de finalizar contrato e já manifestou que guardará uma decisão para o final de Maio (como qualquer profissional de grande craveira faria). Tudo depende da vontade de Aimar, mas eu o que faria seria renovar-lhe o contrato. Até 2014, finalizando a carreira connosco. Depois, colocá-lo com um cargo na estrutura do Benfica. Mas um cargo de efectiva responsabilidade! Eu colocava-o como responsável/scout-leader para o mercado sul-americano. Um nome como Pablo Aimar a representar o SLB nesse mercado seria um trunfo importantíssimo. Outra hipótese seria colocá-lo como "protegido" de JJ, na equipa técnica, para sucedê-lo. Se repararmos no olhar minucioso de Aimar para o relvado quando está no banco, vemos que o argentino está a ler e acompanhar o jogo como se estivesse lá. Vocês que dizem?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. António Barreto7/10/11 18:36

    Digo que vale a pela ler as suas crónicas porque são muito boas. Está aí uma análise bem interessante, porque simultaneamente abrangente e detalhada. Essa ideia do Aimar para futuras funções técnico-comerciais na América Latina ao serviço do Benfica parece-me muito boa. Aimar é altamente respeitável e competente, dentro e fora do campo.

    Julgo que temos que melhorar as alternativas para a direita; parece-me que estamos demasiado dependentes do Máxi. Tenho esperança que o Rodrigo venha a ser um excelente ponta-de-lança alternativo a Cardozo (parece que me enganei relativamente ao Kardec).

    Quanto ao Gomes; não confio nele. O seu currículo desportivo não é abonatório. Julgo que vai adotar a estratégia Madail (o facto deste não se candidatar significa que Gomes agrada "ao sistema"); a técnica camaleónica. O "homem" vai afirmar a sua indiscutível isenção e equidistância em todos os assuntos menores e garantir os interesses "do sistema" quando for necessário. Resta-nos o conforto da presença do nosso Humberto que não pactua com a "chico-espertice". Atualmente, a FPF não passa de uma espécie de delegação portista com a preocupação quase exclusiva da defesa dos seus interesses e, já agora, também do aliado estratégico SCP.

    ResponderEliminar
  2. Nao podia concordar mais contigo o MAGO AIMAR tem que continuar conosco enquanto jogar e quando deixar :( de jogar.

    ResponderEliminar
  3. JediVermelho7/10/11 20:20

    Agradeço ao António Barreto pela opinião que deixou, exprimindo o seu ponto de vista, em relação ao texto escrito! Exemplar!

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está um belo poste, versando um tema que une todos os Benfiquistas.

    JEDI
    Eu já te disse que és um escriba de excelência.

    ResponderEliminar
  5. JediVermelho7/10/11 20:57

    Obrigado pelo elogio! Gostava também que viessem aqui alguns dos leitores habituais comentar algo tão "subjectivo" como é o futebol jogado na relva, em vez de virem só em defesa da dama! É pena, sabes Viriato?!

    ResponderEliminar
  6. António Barreto é um senhor!

    Já postei uma brilhante citação sua:

    http://mastergroove2010.blogspot.com/2011/08/citacao-do-ano-antonio-barreto.html

    ResponderEliminar
  7. JediVermelho7/10/11 21:18

    Master, confirmo com a tua afirmação!

    ResponderEliminar
  8. Faço minhas as palavras do MASTER.
    É um prazer ver por aqui um Benfiquista da estirpe do ANTONIO BARRETO.

    Também já o citei no blogue EDDG e o resultado foi, o poste mais visitas recebeu até hoje.

    ResponderEliminar
  9. Vejo com alegria que a 'doença' começa a revelar indícios de cura...

    Deve ter sido dos melhores posts que o JEDI escreveu!!!

    ResponderEliminar
  10. Conde de Vimioso7/10/11 23:23

    O Antonio barreto que volte sempre.

    Nao sei e se ele sabe a confusao que ja em tempos se estabeleceu por causa do seu nome.

    Quanto ao post as vezes o ideal nao se concretiza, a ver vamos.

    ResponderEliminar
  11. Carlos
    Sei de fonte segura que o JEDI vai apreciar e de que maneira, essa tua reconfortante opinião.

    ResponderEliminar
  12. "agora meus amigos pouco há a fazer!"

    Percebe-se esse consolo nalguns. Aquele gajo lá de cima deve dar gargalhadas de hora a hora.

    Sofremos muitos golos, isso é evidente. Há que treinar...com método e com critério. Num dia em que o ataque esteja "de greve" a defesa pode decidir um jogo.

    David Simão, claramente. Desde há 2 anos que escrevo sobre ele e hoje em dia nao me restam dúvidas. Técnica e inteligência a rodos.

    Aimar, responsável pela prospeção na América do Sul? Lá olho de águia tem ele sem dúvida.

    ResponderEliminar
  13. Mas olhem quem aqui está?
    O GM em pessoa, uma das mais cintilantes estrelas do famoso blogue O ANTITRIPA....além de outras...

    MEO,
    Soubesse eu que virias cá hoje, teria posto a passadeira vermelha e contratado fogo preso, majoretes e famfarras!!!

    ResponderEliminar
  14. Eu digo que se deixares o ódio de lado, até se percebe que tens ideias, embora não concordando aqui ou ali, lê-se e até apetece contrapor...
    Lequinos

    ResponderEliminar
  15. Antonio Barreto
    Ilustre Benfiquista.
    Mande o seu endereço para este blogue e peça para que seja entregue ao Viriato.
    obrigado

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking