O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 25 de outubro de 2011

8 anos!

. 11 comentários
Portugal, 25 de Outubro de 2011

A notícia do dia é o oitavo aniversário da inauguração do novo estádio do Benfica. Este acontecimento suscita-me algumas reflexões, tanto mais que a propaganda do Clube já se encarregou de passar a habitual mensagem de “honra e glória” a quem decidiu, construiu e geriu todo o processo, ou seja, à Direcção!

Algo deve ser acrescentado a esta propaganda para que se perceba melhor em que contexto foi construído o novo estádio.

A decisão da construção pelos vistos não foi de Mário Dias, como o Sr.º Vieira afirmou na última inauguração da Casa do Benfica da Marinha Grande, mas sim do Sr.º Vítor Santos (“Bibi”) que em entrevista à Maxim’s afirmou que, no dia seguinte à tomada de posse entrou no gabinete do Manuel Vilarinho e pôs-lhe em cima da mesa, a construção de um estádio novo!

Mário Dias? Vítor Santos? Confusos? Não, o Benfica deixou-se de trapalhadas com a saída de Vale e Azevedo.

A construção do novo estádio não foi nunca um assunto só, esteve sempre ligada ao financiamento da construção, onde desempenhava parte importante a venda dos terrenos ocupados pelo antigo estádio! Nessa altura o Sr.º Vítor Santos afiançava que pagava 100 contos por metro quadrado, os terrenos que Vale e Azevedo tinha vendido na base de 50 contos por metro quadrado. De que resultava um encaixe garantido de 8 milhões de contos para 80 mil metros quadrados vendidos. Tese defendida posteriormente quando Vítor Santos foi “corrido” do negócio com a entrada de Filipe Vieira na gestão do futebol.

O que eles não disseram foi que os 8 milhões de contos pressupunham um aumento de volumetria muito superior à permitida pelo PDM de Lisboa. Ou seja, eles conseguiam os 8 milhões de contos para uma volumetria de 160 mil metros quadrados construídos, e não para os 80 mil permitidos! Como é que faziam o milagre dos “pães”? Simples: João Soares era presidente da Câmara e candidato à re-eleição e o Benfica ajudava na propaganda da sua candidatura! Como fez quando Mário Dias e os jogadores Simão Sabrosa e Pedro Mantorras participaram numa acção de campanha difundida pelas televisões!

O raciocínio era simples: João Soares ganhava as eleições, alteravam-se os planos de ordenamento, o Benfica vendia por 8 milhões de contos, 160 mil metros quadrados em vez dos 80 mil, (ou seja, a 50 contos o metro quadrado!) e o Vale e Azevedo é que era o vigarista porque só tinha vendido a 50 contos os terrenos da Urbanização Sul!

João Soares perdeu as eleições (o futebol não ajudou os políticos) e Santana Lopes foi claro quando afirmou que a proposta apresentada pelo Benfica, violava o PDM. Logo os 8 milhões não estavam garantidos, porque só podendo construir metade, só estavam garantidos 4 milhões de contos. O estádio vacilou!

Dado o avançado da questão em termos de opinião pública e Euro2004, Santana Lopes deu um empurrão ao adquirir por cerca de 6 milhões de contos os tais 80 mil metros quadrados, oferecendo ao clube como compensação por terrenos anteriormente expropriados e nunca indemnizados, um terreno noutra zona de Lisboa onde seriam construídas habitações para jovens! Terrenos avaliados em cerca de 1,2 milhões de contos e que o Benfica logo vendeu também à EPUL!

Portanto dizer que o novo estádio foi um equipamento pensado para ajudar o Benfica num determinado projecto económico e desportivo, é uma falácia igual a tantas outras que nos têm sido vendidas nestes últimos 10 anos. O novo estádio do Benfica nasceu de um conjunto de equívocos, interesses e negociatas falhadas!

E hoje aí está. Pode ser lindo, pode ser moderno, pode ser funcional. Nada a dizer!

Apenas contesto o facto de que, se Vilarinho na campanha eleitoral incluísse a destruição da antiga catedral, perdia as eleições! E perdendo, Mourinho não era despedido, não ia dar títulos europeus ao FCP, o Benfica não teria permitido a ultrapassagem desportiva do FCP no plano europeu e o investimento que agora é canalizado para o novo estádio, seria canalizado para a equipa de futebol, aumentando as probabilidades de êxito desportivo!

O novo estádio é algo que alimenta o ego benfiquista mas que hipotecou o sucesso futebolístico! Em dia de festa, não devemos esquecer!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. Ainda em relação ao Estádio, lembro um programa na SIC onde estiveram alguns dos ditos "notáveis" e o Sr.º Vieira, já empossado gestor do futebol. A sua entrada no Benfica foi de facto um passo decisivo no financiamento da construção, pois até ali dominava o contexto "negociata" de Vítor Santos e Mário Dias.

    Nesse programa da SIC, uns 2 ou 3 dias antes da AG que decidiu aprovar a construção do estádio, o Sr.º Vieira foi peremptório ao afirmar que o project finance previa um prazo de 12 anos para recuperar o investimento, mas que se tudo corresse bem, o estádio estava pago ao fim de 6 anos.

    Ao lado o Prof. Tadeu Almeida, pai de um visitante que costuma andar por aqui, abanava a cabeça afirmativamente dizendo que "podiamos confiar nas contas desta Direcção, na outra é que não".

    O Benfica tem em alguns notáveis, uma cambada de imbecis de formação académica superior e que gostam de mandar palpites. Depois são enganados a torto e a direito como esse Prof.º Tadeu. E o Benfica, ou seja nós, é que pagamos.

    Não critico a modernidade do estádio, mas tudo o que ele envolveu, incluindo o perder da hegemonia do futebol a nivel interno. Hoje fomos ultrapassados pelo FCP mas temos um estádio novo. Em 2009 estive em Barcelona, fui visitar o Camp Nou e verifiquei que é um estádio velho, coberto em menos de 1/3 do perímetro das bancadas, o banco dos suplentes é de fugir, há partes do estádio iguais às do nosso antigo estádio, em partocular nas escadarias, as cabinas de imprensa estão ao nivel das do clube local aqui da terra que está na 2ª B, etc, etc. Mas quem é o Barcelona no panorama europeu? E o Benfica?

    Vivemos na ilusão dos Bancos, mas isso pode-nos sair caro! Eu tenho um carro com 13 anos, mas podia comprar um Ferrari. Bastava obter um crédito hipotecário sobre a minha casa. E depois? Toda a gente dizia "olha o eagle01, a vida corre-lhe bem, etc" e na realidade o que acontecia é que eu estava a dever mais de 200 mil euros. A pagar com juros. Para ter um carro novo ... prefiro o meu ...

    ResponderEliminar
  2. Em dia de festa eu não me esqueço;
    Tu és doente, trata-te.

    ResponderEliminar
  3. Red Sniper25/10/11 21:42

    ... " O Benfica tem em alguns notáveis, uma cambada de imbecis de formação académica superior e que gostam de mandar palpites." ....

    Sim,porque algumas das mentes mais brilhantes cá do burgo,vieram desaguar quase todas no NGB !

    A hipocrisia e o despeito nunca foram bom conselheiros !

    ResponderEliminar
  4. pedido de desculpas pois faltaram as aspas"" no "doente"

    ResponderEliminar
  5. Desculpe o meu desabafo, mas o Sr. se não tivesse nascido tinha que ser inventado.

    ResponderEliminar
  6. e quem garante que mourinho tinha ganho no benfica os títulos que ganhou no porto? enfim.. se se se! isto é criticar por criticar

    ResponderEliminar
  7. O GLORIOSO25/10/11 21:59

    Ora cá está o saudoso Vale Azevista.
    É giro os seus post´s acho que tem razão o melhor era mesmo não ter Estádio e jogar ou no Jamor ou então quem sabe na Reboleira que agora está livre, isso sim era de Benfiquista não era eagle01?

    ResponderEliminar
  8. Do que me recordo (apenas com base no que ouvia e lia - o mais importante eram as entrelinhas - porque estava e estou muito longe de Lisboa), sei que JVA queria remodelar o Estádio da Luz, mas a grande questão estava em aproveitar os 25% que o Estado comparticipava se o Estádio integrasse os Estádios do Euro/2004.

    Falava-se muito, e havia algum risco, face aos tempos conturbados que o Benfica vivia de ficarmos para trás em relação aos nossos adversários. Não havia dinheiro e em Portugal todos (ou quase) queriam derrubar JVA.

    Não sei se foi negociata, mas sei que foi imprescindível pois seria terrível para o orgulho dos Benfiquistas verem os seus concorrentes directos com estádios modernos. Há quem não ligue a essas coisas mas a maioria é disso que vive - se o meu vizinho tem um Ferrari e ganha tanto como eu, por que é que eu tenho de ter um Fiat?

    Como tu, eu também não fiquei feliz com a derrota de JVA! Ainda hoje tenho dúvidas, muita dúvidas, em relação a saber quem eram os lobos, se é que os haviam. Tenho dificuldade em aceitar que todos os antis-JVA se moviam na obscuridade e apenas por interesses. Não podiam eles estar convencidos de JVA era um um lobo e pretendiam apenas tirá-lo do Benfica? O que eles fizeram para o conseguir é de recriminar, mas o mundo move-se dessa forma!

    Podes ter razão em tudo, mas estares convencido que tudo seria diferente, para melhor, caso JVA tivesse ganho as eleições, não abona muito em teu favor. Nada garante que Mourinho ficaria muito tempo no Benfica. Se bem conhecemos a peça, é tudo muito volátil com ele e o Porto era garantia de vitórias! Os gajos foram campeões europeus em 87 com um acéfalo a treiná-los. O factor mais importante da vitória de Mourinho na champions (com os corruptos) foram os jogos com o Manchester e o roubo foi enorme!

    Nunca poderemos saber se iríamos estar melhor ou pior, mas sempre podemos colocar a hipótese de que poderíamos estar sem Estádio e sem títulos. De uma coisa eu não tenho dúvidas - a corrupção teria existido na mesma!!!

    ResponderEliminar
  9. Respeitem o autor do texto, desmontem a argumentação! Não é a bater por bater que vamos a algum lado!

    ResponderEliminar
  10. Caro Eagle01
    Por favor pára com esta guerrilha doentia.
    Ainda não reparaste que o caminho não é este?
    Cada post que aqui metes é uma lança no Orgulho BENFIQUISTA.
    Então este estádio não é também o nosso Orgulho?
    Mas que interessa aos BENFIQUISTAS esses desaguisados entre o Bibi e o LFV ou até o M.Dias??) são assuntos já mortos e enterrados que tu fazes questão em desenterrar só para complicar.
    Faço daqui um apelo a esse Enorme BENFIQUISTA que é o VIRIATO DE VISEU para que meta ordem nisto, porque o que sinto neste momento é vergonha por saber que há BENFIQUISTAS que querem o mal do MEU AMADO CLUBE só por interesses e vinganças pessoais.

    PS.não fora a coragem pessoal(leia-se dinheirto) do LFV e do M.D e hoje provávelmente nem estádio teriamos.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  11. Sem querer entrar em polémicas so tenho a dizer q quem fica impresionado com o actual estadio da luz ê porque nunca pos os pes no antigo!! Isso sim era um estadio q deixava qq um de boca aberta.
    Ja agora uma pergunta: qtos años tem o Santiago bernabeu? Este vai ser remodelado, nem lhes pasa pela cabeça destrui-lo...sera q e muito antiquado?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking