O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Gaitan vs. Aimar

. 13 comentários
O Gb num post fez uma afirmação que eu acho pertinente para um interessante debate entre os leitores.

O GB é da opinião que Gaitan poderá ser, digamos, o futuro "Aimar". Também sei que o GB acha que Gaitan renderá mais a segundo avançado, mas é a 10 que GB vê Gaitan.

A minha opinião é de Gaitan dificilmente será um Aimar, e neste Benfica então Deus nos livre. Gaitan poderia ser trabalhado para tal mas seria contra-natura.
Um 10 á "Aimar" é um 10 que sabe gerir os tempos de jogo, sabe quando acelerar ou abrandar o jogo, sabe quando é momento de soltar a bola ou de a manter, sabe quando deve abrir nos flancos, jogar com o médio de apoio ou até jogar para trás, ou seja, 90% das vezes Aimar decide bem.

Gaitan, na minha opinião, não é nada disto, bem pelo contrário. Gaitan é um criativo mas que gosta de ter a bola no pé e progredir com ela, serpenteando pelos adversários. Apesar de achar que Gaitan tem uma boa visão de jogo, normalmente decide mal, seja quando vai para o drible ou quando decide o passe a rasgar as defesas, sem falar na sua falta de agressividade na altura de defender. Quando o GB também o vê como segundo avançado, eu concordo. Com mais liberdade de movimentos na frente de ataque e com menos preocupações defensivas, Gaitan pode fazer mossa em qualquer defesa. Neste novo sistema do Benfica, Gaitan encaixa bem em ambas as alas e no 4x1x3x2 poderia ser um fantástico segundo avançado. Jogar neste novo sistema a 10 seria um suicídio, pois Gaitan não tem a agressividade e as caracteristicas necessárias para jogar nesta posição.

Para mim, Gaitan renderia melhor num sistema á Barcelona, a fazer as vezes de Messi, a jogar solto sem qualquer preocupação defensiva, onde pode vir da direita para o meio, ou aparecer em diagonal atrás da linha defensiva adversária, ou a tabelar com o médios ou avançado criando situações de finalização para si e para os companheiros, mas para isto, o Benfica teria de mudar muito a sua forma de jogar.

Gaitan a 10 como organizador de jogo dificilmente teria sucesso, a não ser que a mentalidade mudasse, assim como a sua forma de jogar.

É a minha modesta opinião, agora deixem a vossa.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Quando Aimar sair...quem será o 10? Quem, no futebol mundial, pode fazer esta posição...Não digam que é o david simão, sff!

    Quem, como o PJSIMOES, faz a gestão do jogo? conhecem algum 10 que queira vir para Portugal, por menos que 8 Milhões, para fazer 4 anos de futebol?

    Este é o problema de jogar com um 10, temos que ter um muito bom...não chega razoável!

    ResponderEliminar
  2. 'E como dizes Simoes. Gaitan 'e muito mais Messi ou Saviola do que Aimar.

    GB enganou-se quando disse aqui ve3zes sem conta que na argentina o Gaitan era numero 10. nao era. O 10 do Boca Juniores era ha muitos anos um tal de Riquelme. O gaitan jogava na frente.

    Alias, um numero 10 que perdesse tantas bolas como o Gaitan perde, passava o tempo a colocar a equipa e a defesa em sobressalto.

    ResponderEliminar
  3. Um bom numero 10 esta proibido de perder bolas. o 10 'e aquele que segura a bola e pede 'a equipa que suba no terreno para depois fazer um passe de morte.

    Um 10 nao 'e alguem que pede 'a equipa que suba no terreno, tente uma fintinha e perca a bola, e soframos imediatamente um contra ataque a apanhar a nossa defesa toda descompensada.

    ResponderEliminar
  4. Sim, de facto um nº 10 gere os tempos de jogo! Vai à frente, recua para "buscar" jogo e é o 1º a defender no miolo. Gaitán n defende e n sabe gerir os tempos de jogo (inexperiência?). É sim um criativo e precisa de liberdade na frente. Com Gaitán a jogar na meia direita, a equipa fica frágil defensivamente. Daí a importância de Witsel. Parece-me por isso óbvio que Nico precisa de jogar mais solto para "espremermos" toda a sua qualidade e se o derivarmos para o meio, para o lugar de Aimar, a equipa muda! N irá substituir o Mago, mas antes mudar a feição da equipa! Ainda assim teremos de ter sempre o tandém no meio Javi/Witsel, para termos segurança, alta rotação e possibilidade de libertar os nossos génios, Nolito, Aimar, Gaitán, Saviola ou até mesmo Cardozo!

    ResponderEliminar
  5. A 10 nunca. Isso é suicídio
    Só se fôr para jogar na posição do Saviola, aí sim sem grandes preocupações defensivas. Mas mesmo aí tería de ser muito mais disponível para fazer pressão ao adversário limitando as saídas de bola das defesas adversárias.
    Gaitan só será um jogador a ter em conta quando perceber que o jogo não é só ele, nem é só atacar. Numa equipa todos atacam e todos defendem.
    Talento tem ele de sobra, apenas tem de mudar a mentalidade. No entanto nunca sería capaz de fazer as vezes de Aimar, têm formas de jogar e pensar o jogo diferentes.
    Um Aimar não aparece todos os dias nem todos os anos.

    Concordo com o que alguém já comentou que se melhorasse a agressividade competitiva podería no lugar de Saviola fazer o que Messi faz no Barcelona.

    ResponderEliminar
  6. Na minha opinão jogadores como Aimar já quase não existem, aliás como ele só me vem á cabeça o Ozil, o Diego (ex FCP), Deco na melhor forma, Nuno Assis, Lamela, Anderson (Nice), Matias Fernandez apesar de não mostrar e ser menos dotado técnicamente e pouco mais!
    È muito dificil descrever Aimar, arrisco-me a dizer até que Aimar neste momento é seguramente a par de Ozil o melhor do mundo na sua posição, e acreditem que sei do que falo!
    Mas falemos do SLB, Gaitan é um jogador fenomenal, tem velicidade, téctica, tranquilidade, inteligência e acima de tudo vocação para jogar á bola, o que precisa? Trabalho especifico, Tática, passe e solidez no seu futebol de acordo com o que o treinador pede e quer para a equipa! Agora que Gaitan está a ser mal gerido e mal aproveitado não tenho dúvida nenhuma, isto é, de acordo com a sua forma de ser e jogar creio que daria sim um muito bom extremo esquerdo como o foi no ano passado com algumas trocas de flanco ou um bom segundo avançado (como agora se diz) não concordo de todo que seja um substituto do Aimar até porque falta 2 coisas ao gaitan, segurança tática, técnica, um melhor passe, um melhor tempo de passe, visão de todo o jogo, classe e acima de tudo o sentido de equipa!!
    Aimar nesse sentido tem quase tudo, tem classe, consegue devido á sua inteligencia percorrer o campo todo de modo a ser útil, faz muito bem a ligação defesa meio campo e meio campo ataque, fecha muito bem os espaços, procura como ninguém os espaços, pauta muito bem o jogo nas diversas posições de jogo, é fenomenal na temporização do passe e na execção do mesmo, é extremamente combativo e só não o é mais devido á sua fisionomia, é experientíssimo, é jogador de equipa, competente, enfim é como já se reparou um dos meus ídolos na sua posição!
    Gostava de chamar a atenção do Bruno César, até posso estar enganado mas, creio que não será um jogador tão fraco como falam por aqui! Nolito vai decepcionar muita boa gente!
    Não é facil opinar sobre um jogador só porque se vê 2 ou três jogos, existem sim os que realmente dizemos que, ok não vale cheto, mas um bom toque de bola e uns quantos passes podem ser um bom indicio...

    Resumindo, estou muito orgulhoso do meu SLB ter o Aimar a jogar na sua equipa é para mim uma honra!!
    E a questão central disto é que, discordo do GB e sigo no mesmo raciocínio de que Gaitan é extremo/2 ponta, tá mal aproveitado, e para 10 ou futuro 10 não será certamente!
    Avaliação das posições partem de acordo com muitos factores, esquema tático, personalidade, técnica, etc...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo1/9/11 11:44

    Concordo com este post, seria perigoso jogarmos nesta táctica com Gaitan a numero 10, ele simplesmente nao tem a capacidade de ler o jogo, é mt forte tecnicamente mas muitas vezes decide mal (e perde bolas infantis).

    Necessita sim de espaco e liberdade para ser aproveitado ao máximo.

    Joao Pedro

    ResponderEliminar
  8. Anónimo1/9/11 12:38

    7 de Abril de 2002


    No futebol, como em qualquer outra actividade regida pela arte, podem-se detectar, desde o berço, três níveis de dimensão artística: o jeito, o talento e o génio. Se um viajante da bola encontrasse hoje a lâmpada de Aladino e de pronto a esfregasse com um trapo velho à espera que dela surgisse um génio, dela sairia, muito provavelmente, todo sorridente, o pequeno gaúcho Pablito Aimar. Quem o conhece, desde os tempos em que pibe mágico começou a tocar na bola nos campinhos de Mar del Plata e observa hoje o seu futebol, feito de dribles e rasgos divinais que parecem ilusões de óptica, só o poderá entender catalogando-o à luz da mais sublime dos três níveis de dimensão artística: o génio.
    No presente, aos 23 anos, após época e meia em Valência, vindo do River Plate, onde o seu futebol de cristal encantou multidões, todo esse génio passou a emoldurar-se numa maior maturidade futebolística, tacticamente adulta, com requintes de fantasia deslumbrantes, mas sempre ao serviço do colectivo. Depois de guiar o onze de Mestalla às portas do título da Liga espanhola, tornou-se no novo maestro da fantástica selecção argentina. Para os mais tradicionais, falta-lhe o perfil de Caudillo dos velhos líderes gaúchos.
    Quando o vemos, no relvado, de estatura pequena e frágil (1,70m. e 62kg), saltitando como os miúdos no pátio do colégio, ninguém imagina que em pouco tempo o jogo será todo dele, em cada pedacinho de relva, brilhando com a intensidade das mais belas estrelas do Planeta do futebol.

    Luis Freitas Lobo

    ResponderEliminar
  9. É preciso perceber muito pouco do jogo para se dizer que Gaitan pode jogar a 10 e substituir Aimar!

    O GB pode dizer, e diz, muita coisa correcta e coerente acerca do Benfica. Mas quando toca a falar em jogadores e do jogo em si ate assusta...

    Essa de insistir que Gaitan jogava a 10 no Boca nao lembra ao diabo... Enfim nao deve saber quem é o Riquelme...

    ResponderEliminar
  10. Estou totalmente de acordo contigo, Aimar é um jogador criativo enquanto Gaitan é um jogador expulsivo, se o Gaitan joga-se a 10 seria um suicídio total, perdíamos muitas vezes a bola no ataque, originaria imenso perigo para a nossa defesa e um contra-ataque rápido poderia ser fatal. Aimar é um jogador totalmente diferente raramente perde a bola e decide sempre bem, e agora a jogar com Witsel (O REFORÇO DO ANO) o Aimar tem uma maior liberdade destacando ainda mais a sua qualidade.

    http://mistica-vermelha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Anónimo1/9/11 16:21

    Concordo com a analise feita, acrescentando que defensivamente Gaitán é uma nulidade.

    ResponderEliminar
  12. Simões,
    Não contes muitos anos com o Gaitas no nosso Enorme.
    Daqui a um ano ou dois vem um tubarão e leva-o !!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking