O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Gaitan e... Capdevila

. 13 comentários
Começando pelo fim e mais simples, esta opção do Jesus é absolutamente ABSURDA! O Capdevila, só ele e independentemente da qualidade que tenha ou não, tem mais experiência internacional e até de Champions que o Jorge Jesus. Seguramente que um jogador com a experiência do espanhol (e reforço que nem estou aqui a falar de qualidade) é absolutamente fundamental para que não se repitam erros do passado... assim o Jesus tivesse a humildade de o reconhecer.

Dito isto, reitero que considero que Jorge Jesus falhou nesta questão e desejo agora ardentemente que o Emerson não tenha nenhuma lesão ou castigo para não ter que ver jogar o SLBenfica na Champions com o Amorim na esquerda ou... o Luis Martins (pior que o queimar isso seria... enterrá-lo vivo), se bem que as palavras do Jesus indiciam que a escolha seria (MEDO!!!)... o Jardel.


Quanto ao Gaitan, gostava de começar por elogiar o tópico anterior do pjsimões, não só pela elevação com que demonstra a sua opinião e abre a discussão, como especialmente pelo respeito evidenciado por opiniões diferentes. Contudo... oh amigo pjsimões, "Gaitan vs Aimar"? Que raio de análise é essa?

Gaitan não será nunca o Aimar... e ninguém o será! Aimar é daqueles que aparecem quatro ou cinco em cada duas gerações. Portanto a comparação e análise fica logo posta em causa quando olhamos para um jogador tendo como modelo um outro, e logo os que têm características muito acima da média.

O que quero dizer com isto é que da mesma forma que DiMaria nunca fez de Simão Sabrosa ou Capdevila nunca fará de Coentrão (Emerson muito menos), etc... Também Gaitan nunca fará de Aimar, ou sequer será possível compará-los.

Posto isto, olhemos então antes à questão de ter Gaitan nas alas ou ao centro.

O Gaitan destacou-se na argentina primeiro como segundo avançado, na prática pisando os terrenos de Saviola. Aliás, quando ele chegou eu fui dos primeiros a dizer que tinhamos contratado um segundo avançado e não um médio esquerdo. No ano passado, como se viu, as jogadas mais relevantes do Gaitan foram feitas a descair ao centro ou mesmo a partir do centro.

Se recuarmos no tempo, Aimar também foi colado à esquerda algumas vezes por Quique Flores, como solução de recurso durante os jogos e... também rendia. Menos, mas rendia...

Ainda com Quique Flores, o argentino foi colocado mais perto do avançado (Cardozo ou Suazo), numa função curiosamente muito próxima da que tem hoje, quando tem Witsel e Javi Garcia em campo. A diferença está na melhor condição física. Aimar na Argentina jogou nessa posição (nas costas de Saviola), no Valência também... e era assim mesmo que Gaitan jogava (e se notabilizou) no Boca Juniores.

Como aconteceu com DiMaria, o que falta a Gaitan é cultura táctica - talvez algum reforço de capacidade física - e acima de tudo oportunidades e rotinas. O actual jogador do Real Madrid quando chegou à Luz também não defendia e a sua inconsequência era gigantesca. A melhoria da capacidade física e o trabalho táctico resolveram esse problema e tornaram-no um jogador determinante.

Com Gaitan há uma certeza que tenho (se é que no futebol, algo tão subjectivo pode haver certezas): o lugar de Gaitan não era na ala esquerda.. e muito menos o será na ala direita. Posto isto, Gaitan (ainda?) não é jogador para jogar ao centro no 4-4-2 suicida do Jesus, que obriga o jogador que joga a 10 a correr quilómetros, contudo é mais que jogador para jogar no 4-3-3 (ou 4-2-3-1, se preferirem) que lhe protege as costas com Javi ao centro e com Witsel descaído no centro/direita e Gaitan no centro/esquerda cada um cobrindo as manobras defensivas dos laterais quando os dois alas (Nolito e Perez) não fecham.

Esta abordagem a Gaitan reduz o espaço de manobra ao Argentino, como reduz a Aimar e daí a sua produção estar menos sujeita a desgaste físico extremo. A grande diferença é que Aimar é um "mago" que Gaitan não é e se calhar mesmo que venha a ser... nunca será ao nível de Aimar e logo por isso, ao dia de hoje, o "mago" é o primeiro a roubar bolas porque lê o jogo (mesmo o defensivo) como poucos.

Assim sendo, a minha opinião é claríssima. Se for para o manter nas alas... vamos continuar a ter apenas 70% do Gaitan aproveitado. Se o olharmos como alternativa ao Aimar no 4-3-3 (ou 4-2-3-1, como queiram)... teremos menos Gaitan (porque o lugar é do "mago"), mas teremos muito melhor Gaitan nas vezes que o Jesus fizer rotatividade da equipa (será que ele sabe o que isto é?!) ou quando tiver que substituir o Aimar. Concordo com muitos que aqui têm escrito as opiniões que, para jogar no 4-4-2... Gaitan não servirá ao meio (quanto muito como segundo avançado, sim...), mas nessa táctica também entendo que não aproveitamos o Aimar, pelo que para jogar nesse suicídio, eu jogaria antes com o Witsel ao lado do Javi Garcia.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. GB não entres por aí, ninguém escreveu que tu disses-te que Gaitan seria o Aimar escreveste isto:
    "...(até porque entendo que Gaitan é um 10 "à Aimar")..."

    Vê se entendes, o que a maior parte da malta diz é que é impossivél ser sequer parecido com o Aimar, ponto!

    ResponderEliminar
  2. Apenas sobre Capdevilla: não me lembro de um tiro no pé assim, desde que o Quique Flores meteu o Léo no banco para ver e aprender a jogar com o Jorge Ribeiro. Isto é verdadeiramente o fungágá da bicharada...o JJ está a gozar com os benfiquistas, com a direcção, enfim...isto só pode ser uma guerra surda da qual ele vai sair vencedor (pois fez a sua vontade) mas o grande perdedor é o Benfica. E o futuro vai mostrar isso, e não vai ser preciso esperar muito! A próxima vítima será Nolito...que vai pastar para o banco.

    ResponderEliminar
  3. Faço tuas as minhas palavras, concordo a 100% o gaitan é um jogador com grande classe, quem sabe se não será a futura venda milionaria do benfica mas encostado a direita só joga por essa mesma classe queimando Urreta, E. Perez metam o homem de traz para a frente no meio com hipoteses de remate e passe mortifero que sei que vai render muito mais.

    ResponderEliminar
  4. A questão do CAP é ridicula. Contratar um jogador desta craveira, com o curriculo e experiencia que tem para depois o tratar como um Carole, um Wass ou um Mora é absolutamente ridiculo.
    Mais ridiculo ainda: ninguém pensou nas regras da UEFA quando foram às compras? Foi só comprar por comprar? Parece-me que sim.

    Vamos para a champions com um DE e um DD de raiz. Se houver lesoes ou castigos, adapta-se (uma coisa que o JJ gosta muito de fazer, diga-se). Não seria mais lógica neste cenario deixar o Rodrigo de fora? Devemos jogar em 4-3-3 e temos 3 opcoes (Cardozo, Saviola e Nelson) e mesmo para 4-4-2 o Nolito ou o Bruno cesar podem dar uma perninha como 2º avançado.

    Enfim, mau planeamento do plantel, tudo em cima do joelho. Adiante.

    ResponderEliminar
  5. Então mas o Capdevilla, que na 2ª metade da temporada passada nem titular era do Villareal, tornou-se agora um grande craque no Benfica?

    Mas que raio de raciocínio é o teu que faz do Aimar (que é, a par do Preud'Homme e do Rui Costa, um dos melhores jogadores do Benfica desde o Chalana) um dispensável, o Cardozo uma figura menor (o melhor marcador estrangeiro de sempre da história do Benfica) e do Capdevilla um indiscutível?

    ResponderEliminar
  6. Pessoalmente acho que o "vs" indica comparação de como cumprem dois jogadores uma mesma função, nada mais.

    Quanto ao Gaitan a 10, não acho que seja esse o seu lugar até porque joga pouco para a equipa (circulação de bola, procura de espaços, trabalho defensivo) e até agora pelo que temos visto é um jogador que gosta de se agarrar à bola
    No entanto ficaria muito contente se o próprio Gaitan viesse a provar que estou errado.

    (É certo que faz bem o último passe, mas isso também o Di Maria faz)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo1/9/11 18:47

    Não inscreveu o capdevilla? É de doidos. Isto vai dar mau resultado.

    ResponderEliminar
  8. Mas que parvoíce é esta de Jesus?! Sinceramente não compreendo! O que é que o Cap fez para o Jesus implicar com o espanhol? Alguém sabe? Vamos para a Champions com 1 lateral esquerdo e pelo discurso de Jesus o Luis Martins não conta já que tem centrais para adaptar... Enfim! O Jesus é bom treinador, mas são estas decisões de teimosia que fazem com que não seja um excelente treinador. O Luis Martins vai ficar um ano parado só para fazer número de portugueses necessários para a lista da UEFA...

    ResponderEliminar
  9. JediVermelho1/9/11 20:02

    Só um ponto: vejam qts jogos fez o Cap pelo Villareal no ano passado, para aqueles que dizem que ele n era titular!
    Para aqueles que defendem esta opção Champions com um só DE? Já para n dizer um só DD! Mas pq raio JJ faz idiotices? Podemos até jogar o melhor futebol dos últimos 20 anos! Mas que interessa perante as cambalhotas e teimosias de um treinador que só olha para o umbigo! Queimar não um campeão do mundo, mas sim um jogador competente e experiente é muito teimosia! E BURRICE!

    ResponderEliminar
  10. Sobre o Cap (mas podia ser sobre o Urreta, ou sobre Jardel em vez de Miguel Vitor, Jardel esse que parece ser o tal central versátil?!!!) é verdadeiramente incrível que este burro que temos a treinador se disponha a prejudicar a equipa por causa deste tipo de embirrações. Ganhe com brilho, ganhe sem brilho ou brilho, eu detesto este parolo que ocupa o lugar de treinador do Benfica. Analfabeto da merda!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo1/9/11 20:38

    Pois, sem o Cap o fim do mundo surgirá sem dúvida, até porque jogou todos os jogos até agora. O Benfica sem ele vai-se ressentir e vem aí o cataclismo.
    Vocês não sabem dizer nada com jeito; as opções fazem-se, que falta fez ele até agora. Tenham juízo, se ele fosse convocado em vez de outro, estavam a dizer tudo ao contrário. Tem é que se falar mal de JJ e depois a carneirada segue sem se questionar.

    Tomás Pizarro

    ResponderEliminar
  12. GB, o que quis dizer é que Gaitan nunca será um 10 á "Aimar" como tu dizes, simplesmente não tem perfil para tal e para o ter teria de mudar mesmo muito a sua forma de jogar. E digo-te que Aimar e o Benfica só renderá neste sistema se Aimar baixar para vir buscar o jogo e organizar a partir daí, se andar de costas para a baliza perde-se o Aimar organizador. Gaitan a jogar no meio num 4x3x3 é absurdo e contra-natura para o Gaitan.

    ResponderEliminar
  13. Julgo que nestas coisas se deve confiar no treinador, ele melhor que ninguém sabe o que pretende da equipa, sabe o momento dos jogadores, conhecendo aquilo que nós nunca conheceremos.
    No entanto, a mim, deixa-me um pouco espantado o facto de irmos jogar uma Liga dos Campeões com apenas um defesa esquerdo, atrevendo-me até a dizer que Capdevilla, nunca foi um jogador pretendido por Jorge Jesus.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking