O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Venda de Roberto - Correção de um erro

. 23 comentários
Como já foi mencionado pelo pjsimoes e vagamente analisado pelo GB, Roberto foi vendido ao Saragoça por 8,6 milhões.
Este é um negócio que levantará muitas dúvidas entre os cépticos desta Direcção e entre todas as pessoas que têm mais do que dois neurónios e preferem usá-los em vez de assobiar para o lado por várias razões:
1ª - O Saragoça é um clube falido. Não é por vender um jogador por 10 milhões que um clube sob protecção judicial vai estourar todo esse dinheiro num guarda-redes. O gestor judicial direcciona esse dinheiro para pagamento a credores,
2ª - Quer acreditem quer não Roberto estava desvalorizado depois da péssima temporada que fez,
3ª - Esta época o Benfica já tinha 4 guarda-redes no plantel, com três novas contratações. Obviamente que estaria desesperado para se ver livre do espanhol.

Ou seja, neste negócio temos um clube falido, que pediu protecção judicial em Junho a despender 8,6 milhões num guarda-redes caído em desgraça e que muito dificilmente iria jogar esta época.
Infelizmente este negócio está muito mal explicado e o comunicado que enviou á CMVM sobre a venda o Benfica deveria ter clarificado quem comprou que partes do passe de Roberto em nome da transparência que tantas vezes os benfiquistas defendem deve ser norma no futebol. Preparem-se para durante os próximos lermos inúmeras suspeitas serem levantadas sobre a "limpeza" deste negócio por todas os factores atrás mencionados. Suspeitas que poderiam nem surgir com mais duas linhas escritas no comunicado em que ficasse claro quem tinha adquirido o passe do jogador.
Dito isto, acredito totalmente que este é um negócio limpo. Apenas muito mal explicado e nesse aspecto o Departamento de Comunicação do clube aparenta ser dirigido por um bando de amadores e incompetentes.

Quanto ao negócio em si, acho que ninguém merece palmadinhas nas costas nem parabéns por este negócio. Fazendo um balanço da passagem de Roberto pelo Benfica constatamos que esta se saldou por uma péssima performance desportiva - e não me venham com tretas de ser o segundo guarda-redes menos batido do campeonato - com o dobro dos golos sofridos pelo "mediano" Quim na época anterior. A sua passagem provocou prejuízo desportivo significativo ao clube ao qual não se juntou o prejuízo financeiro porque alguém conseguiu controlar os danos de uma compra pessimamente negociada por Luís Filipe Vieira em Madrid. Basicamente corrigiu-se um erro tardiamente e que contribuiu para a perda de vários títulos na época passada.

Esta venda resume-se a uma coisa: a correção de um erro que causou imenso prejuízo ao clube. E um erro que nunca deveria ter sido cometido.
 A correção de incompetência merece parabéns? O grau de exigência nesta casa tem que ser maior do que isto.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. superáguia2/8/11 10:59

    O Alex Sandro será também um caso de incompetência...

    O jogador não se adaptou e não rendeu o esperado. Recuperou-se o investimento.

    No ano passado caso o Benfica quisesse contratar o Eduardo, teríamos que largar 4,5Me ao Braga. Este ano ter o Artur e o Eduardo a custo zero.

    Parece-me que há Predigers por todo o lado. A correcção de erros merece parabéns? Parece-me que temos aprendido com erros do passado e sim, parece-me que a Direcção do Benfica está de parabéns.

    Se penssam que as pessoas são sérias e os negócios limpos, dizem-no e ponto final, sem levantar suspeições, intrigas e ofensas, dizendo que o negócio é é mal explicado e que o clube aparenta ser dirigido por um bando (bando é noutras paradas...) de amadores incompetentes.

    P.S.: Quando elementos deste blog pede desculpas pelos seus lapsos, também ficam de parabéns pois é o reconhecimento das suas lacunas e a promessa de melhorias. Como referiu, o grau de exigência neste blog tem que ser maior do que isto. Onde está a sua moral? Você merece parabéns por continuar com estas ofensas ao Benfica, aos benfiquistas neste Blog GeraçãoBenfica?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/8/11 11:33

    Mais informações sobre este negócio aqui:

    http://chamagloriosa.blogspot.com/2011/08/o-enigma-roberto.html

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/8/11 11:34

    Ora aí está uma resposta (a do Superáguia) que mereces.

    Eu só me estanto por ver tanta inteligência à solta, saltitando de nenúfar em nenúfar, e ser tão desperdiçada, tão ignorada.
    Como é possível?
    Regressemos ao iluminismo e delicie-mo-nos com a sapiência dos mestres GB, vermelhusco (ou será etrúsco?)e quejandos. Que desperdício para a sociedade portuguesa tão desesperada de iluminados!
    Entregue-mo-nos pois, irmãos às preces e sermões dos mestres.

    O Chaparro das Trevas.

    ResponderEliminar
  4. Esta venda, é uma autêntica bofetada de luva branca a todos os críticos do valor pago pelo atleta, no qual eu me incluo, Roberto, foi considerado demasiado caro e a sua transferência criou estupefacção geral, atendendo à sua medíocre época, julgo que gera ainda maior estupefacção a venda por tais valores.
    Contudo, este negócio por obrigação da SAD estar cotada em bolsa, foi comunicado à CMVM e julgo que se as comunicações de outros são consideradas credíveis, creio que as comunicações por parte da sociedade benfiquista não deverão ser diferentes.
    Portanto e perante tal comunicação e sem qualquer desmentido por parte do Saragoça, podemos considerar que este foi o melhor negócio dos últimos tempos do Benfica, pois não estou a ver o Benfica a dizer que o Saragoça lhe paga 8,6 milhões e a equipa espanhola a ser mentira, não o desmentir.

    ResponderEliminar
  5. Águia Preocupada2/8/11 12:00

    OH! superáguia, os teus neurónios estão em curto circuito, ou quê? Desde quando criticar Vieira ou seja lá quem for da direcção é o mesmo que criticar o Benfica? Lá que Vieira, Rei Sol, seja para si o salvador da pátria, não é nem nunca será o Benfica! Porque esse, o Benfica Glorioso, somos todos nós! E o Vieira não se coíbe de nos criticar e muito duramente...
    E o negócio é muito suspeito, sim senhor! Ou o Vieira só conta com a esperteza dele? Faz de nós todos parvinhos, não? Acredite quem quiser, mas que a história está mal contada está!
    E mesmo que seja verdade, quem paga o prejuizo moral, desportivo e financeiro dum ano desastrado também à custa dum guarda redes medíocre que só veio para o clube para alguém ganhar comissões, negócios e sabe-se lá que mais à pala dele? Pode ser que a judiciária se preocupe e aclare esta situação para bem do clube e só do CLUBE!

    ResponderEliminar
  6. O erro da contratação de Roberto é um erro do passado. Isso já foi discutido ad nauseum. Do que se trata agora é de discutir a solução do problema que o erro inicial originou. Desse ponto de vista, dificilmente a solução poderia ser melhor e reconhecer isso parece-me elementar. Insistir no destaque ao pecado original, descredibiliza quem o faz.
    Importa, por outro lado, destacar que ninguém acreditaria que uma solução destas fosse possível. Porque carga de água é que é difícil reconhecer que a correcção do erro é a melhor que se poderia desejar?!!

    ResponderEliminar
  7. G..Mendes2/8/11 12:19

    Considero o comentário de vermelhusco (ou será azulusco!ou verdusco !)no minimo, ofensivo para os benfiquistas e também penso que não deviam ter cabimento neste blog. Para ver insultos,mentiras e falsidades sobre o SLB, seus dirigentes ou funcionários,sei onde os ver e ler, simplesmente os ignoro, agora não gostaria também de passar a ignorar este blog...Parabéns ao comentário de superáguia que subscrevo na totalidade.

    ResponderEliminar
  8. Superáguias já que pelos vistos és um iletrado incapaz de ler e interpretar textos vou te resumir o que escrevi:

    MIM ACHAR NEGÒCIO LIMPO.
    MAL COMUNICADO - INIMIGOS LEVANTAR SUSPEITAS

    ROBERTO - MAU DESPORTIVAMENTE. ERROS NO RELVADO NÃO RECUPERADOS APÓS ÉPOCA MAIS HUMILHANTE DE SEMPRE.

    Compreendeste agora?

    ResponderEliminar
  9. Rui, porque para mim o erro desportivo ficou-me atravessado na garganta e custará muito mais que 8,5 milhões de euros. Daqui a 30 anos ninguém se lembrará destes gastos. Lembrar-se-ão das humilhações sofridas frente ao Porto.
    E tou-me a cagar para a minha "credibilidade".

    ResponderEliminar
  10. Parece que para a própria credibilidade se estão todos a cagar neste blog!
    Já não és o primeiro a afirmá-lo, a ver vamos se serás o ultimo.
    Um blog recheado de émulos do PC. Para o qual credibilidade é nome de "puta".

    ResponderEliminar
  11. Anónimo2/8/11 13:23

    Jovem (poster),

    Fazes uma interpretação completamente enviesada da realidade.
    Dás como dado adquirido que o Roberto tem uma imagem desgastada e desvalorizada. Enquanto que isso é verdade internamente, não me parece nada mais longe da verdade fora. Particularmente para os adeptos do Saragoça.
    Vai ver o que se diz no fórum deles e perceberás.

    Estava à espera de um negócio deste género - inatacável - para vir aqui dizer-te isto: esse fel que se destila por aqui contra esta direcção é patológico e tem que ter uma origem maligna qualquer. Vê lá isso antes que fiques doente.

    NV

    ResponderEliminar
  12. Caro G.Mendes se não percebes o que escrevi o problema é teu não meu. Se não escrevo os meus posts recorrendo a chavões e frases fáceis de compreender sem um mínimo de esforço mental é porque não quero. Faz um esforço por perceber o que escrevi e vez que não critico este negócio.

    Quanto a ti UnumSLB: a credibilidade dada a quem escreve nesta blogue não é dada pelos seus membros pois todos escrevem sob pseudónimo mas sim por quem vem cá participar nas discussões geradas por esses mesmos tópicos.

    Apesar de haver opiniões diametralmente opostas e termos que moderar muitos insultos acho que atraímos para este blogue um número de leitores e participantes assíduos nas discussões que geramos de boa qualidade.

    Se achas que nos falta credibilidade então só podes demonstrar isso de uma forma: deixar de visitar este blogue. Eu fiz isso em relação a alguns blogues.

    Gostava é de perceber o que "credibilidade" quer dizer quando todos nós somos adeptos/sócios apenas interessados em discutir a vida do clube.

    ResponderEliminar
  13. Vermelhusco,

    Sou novo aqui. Sou sócio do Benfica e pequeníssimo accionista. Não sou novo na discussão dos assuntos do Benfica na net. Vim cá porque me agrada partilhar o interesse pelo Benfica com pessoas que sentem o clube como eu.
    Não sou um incondicional de ninguém, nem no que diz respeito ao Benfica, nem no que diz respeito a qualquer outro assunto. Critiquei publicamente actos desta Direcção do SLB noutros blogs do Benfica e partilho da opinião sobre a contratação original do Roberto, tal como penso que há outros aspectos da preparação da época que me merecem crítica. Isso não me impede de pensar que, neste caso concreto, a solução foi a melhor possível. Porquê procurar diminui-la?

    A questão da credibilidade é simples. Não me interessa participar em blogs em que a agenda é criticar por criticar. Gosto demais do Benfica para ter uma postura pública nesse sentido e não quero dar força a quem critique por criticar. Entenda-se uma coisa, que deve ser clara como água - entre a crítica pela crítica e o seguidismo cego e surdo, que venha a crítica. Seguidistas não contribuem para nada e a crítica pode sempre ajudar a mudar. Mas importa que um blog do Benfica seja também um espaço de partilha dos sentimentos que o SLB merece aos benfiquistas e que se reconheça que a atitude dos que contribuem para o blog é no sentido de criticar quando é tempo de criticar, mas que são capazes de reconhecer decisões correctas quando elas ocorrem - e acho que neste caso do Roberto, até o flatulento presidente do clube da corrupção ficou surpreendido com tal desfecho. Seria legítimo esperar que, depois do erro inicial, fosse possível minimizar as perdas financeiras com a contratação do Roberto?


    O blog é vosso, são livres de tomar a atitude que entenderem. É bem verdade, como escreveste na resposta a outro comentário, que quem não quer não vem cá. Eu gostava de continuar a vir, mas não virei se for um blog onde a crítica me pareça gratuita. Para mim a credibilidade funciona nesse sentido.

    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
  14. O Benfica não tem que explicar esse negócio a ninguém quanto muito explicará aos sócios se eles assim o pedirem.Eu,por mim,basta-me saber que foi vendido e que não houve prejuízo.

    ResponderEliminar
  15. xirico isso funcionava perfeitamente se não houvesse a CS que temos que faz de tudo para atacar o Benfica.

    ResponderEliminar
  16. superáguia2/8/11 15:35

    Os outros são avençados e o vosso blog põe-se a jeito. O valor da venda do Roberto é semelhante ao da sua compra, vocês acham muito bom, acham estranho, não percebem, teorizam sobre a formação do preço de venda, não acreditam minimamente que o Saragoça nos vai pagar 8,6M€ e, no fim, preparam-nos "para durante os próximos lermos inúmeras suspeitas serem levantadas sobre a "limpeza" deste negócio por todas os factores atrás mencionados".

    Ora quando a bota (negócio totalmente limpo) não bate com a perdigota (levantamento de inúmeras suspeitas), que o Vermelhusco (neste caso) se dá ao trabalho de promover, qual é a parte que não percebe?

    Ah, já sei! Como diria o outro, credibilidade "é coisa que mim não me assiste"...

    ResponderEliminar
  17. superáguia2/8/11 15:50

    Promover suspeitas e insinuações sobre o Benfica ou quem o representa é ferir a dignidade e honradez dos visados, do clube e dos benfiquistas.

    Noutros lados talvez isso não importe, mas eu sentiríam-me envergonhado se aquilo que comprovadamente se passou no caso «Apito dourado», por exemplo, se passasse no Benfica. A mesma situação ocorreria com a existência de «sacos azuis» em off-shores de «sonho», ou com a repetição das práticas de Vale e Azevedo, que terá lesado gravemente o clube.

    A suspeição e o colocar em causa a credibilidade de uma instituição e a honorabilidade das pessoas que estão à frente dela é grave.

    ResponderEliminar
  18. Gostei da resposta, aliás uma defesa á Pais.

    Analisemos.

    "Quanto a ti UnumSLB: a credibilidade dada a quem escreve nesta blogue não é dada pelos seus membros pois todos escrevem sob pseudónimo mas sim por quem vem cá participar nas discussões geradas por esses mesmos tópicos."

    - Num comentário cagaste para a credibilidade. Na defesa que fases a um comentário meu sobre o mesma, usas o argumento do Pais. Temos leitores somos credíveis. Pelo menos ele não usa pseudónimo.

    "Apesar de haver opiniões diametralmente opostas e termos que moderar muitos insultos acho que atraímos para este blogue um número de leitores e participantes assíduos nas discussões que geramos de boa qualidade."

    - Ok. Outra vez o Pais. O que interessa é atrair clicks. Que se lixe a credibilidade.

    "Se achas que nos falta credibilidade então só podes demonstrar isso de uma forma: deixar de visitar este blogue. Eu fiz isso em relação a alguns blogues."

    - Extraordinário!! Eu fiz isso com o diário intimo do Pais! Aqui porque fazem uso de um nome que não é só vosso, é de muitos, resisti mais tempo. Sabes porquê? Como se costuma dizer, a esperança é a ultima a morrer. Já a credibilidade é a primeira!

    Adeus, até nunca! Que te sintas aliviado e que os clicks te façam sentir feliz.

    ResponderEliminar
  19. Ai santa paciência...
    O interesse não é em cliques porra! É em atrair pessoas que gerem discussões de valor. Pessoas que deixam respostas interessantes na caixa de comentários. Apesar de tudo quem costuma responder aqui deixa muitas vezes respostas interessantes. Caramba pá, vão ler nas entrelinhas para outro lado.

    Rui eu não crítico gratuitamente embora ache que existe quem o faça no blogue. Crítico as coisas que me chateiam profundamente - e juntamente com o apoio a FG para a Presidência da Liga, a negociata Roberto foi algo que me ficou atravessado na garganta. Acho que foram os dois grande factores para a época mais humilhante do Benfica desde aquela em que ficamos em 6º.

    ResponderEliminar
  20. Agora se quiserem discutir o assunto deste topico estão á vontade se querem continuar a distorcer tudo o que escrevo já não respondo a mais ninguém pois perdi a paciência.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo2/8/11 17:47

    Primeira e ultima vez por ca. Hasta la vista Bruno.

    ResponderEliminar
  22. Vermelhusco,

    A crítica pode parecer gratuita quando só se crítica e quando isso acontece mesmo quando aquilo que se critica parece bem feito. A venda do Roberto é uma boa venda, pelos montantes referidos, independentemente da forma como o número final é decomposto.

    Sobre a contratação de Roberto, depois de ver o que aconteceu, claro que só posso concordar. A verdade é que se correm sempre riscos quando se contratam jogadores, porque umas vezes a coisa corre bem, outras nem por isso. Posso dar-te já uma dúzia de exemplos, até dos corruptos, que a imprensa amigalhaça escamoteia sempre.

    Onde estamos completamente de acordo é sobre a presidência da Liga. Pergunto-me ainda hoje, como é que foi possível um fanático portista ter tido o apoio da Direcção do Benfica. Como é que foi possível que ninguém na Direcção não se tivesse arrepiado, até com a parva, rídicula, mise-en-scéne criada pelo flatulento PC, a querer fazer crer que não apoiava o seu braço direito de muitos anos?!

    E no entanto, porque do Benfica se trata, estas minhas estupefacções, perplexidades, revoltas e outras estados de alma semelhantes, não me impedem de reconhecer que Roberto foi bem vendido.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  23. Rui, obrigado pela resposta ponderada. É bom ter uma discussão racional com alguém que consegue articular frases sem que estas contenham insultos ou insinuações sobre quem escreve neste blogue.

    Aagora quanto á crítica gratuita, desculpa mas eu não acho que faça crítica gratuita. Podes ir ler os meus tópicos anteriores para veres que já houve imensa coisa que elogiei.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking