O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 13 de agosto de 2011

A roda andou, o Benfica empatou

. 17 comentários

Portugal, 13 de Agosto de 2011

Tal como já previa no texto anterior, o Benfica só com boa dose de sorte pode ser campeão. Há uma enorme quantidade de parâmetros futebolísticos que não dominamos e quando assim é, só por acaso as coisas podem correr bem.

O empate depois de estarmos a vencer por 2 golos de diferença mereceu da parte da comunicação social, desportiva e generalista, amplo destaque nas 1ªs páginas. Não pelos golos de avanço desperdiçados mas porque se trata de um mau resultado para o Benfica. Mas é sempre assim? A comunicação social destaca da mesma forma resultados dos adversários directos quando cedem pontos depois de ter 2 golos de avanço?

Em 8 de Novembro de 2010 o SCP perdeu em casa 2-3 com o Guimarães depois de estar a vencer até aos 75 mn. Qual a 1ª página do RECORD de 9 de Novembro? Em destaque de 1ª página quase total, o título foi “com Jesus pelos cabelos”, ilustrada com foto de corpo inteiro (para maximizar o efeito). Onde parou a derrota do SCP? Na parte superior da 1ª página, com o destaque “Maniche afunda o leão”. Note-se que nesse dia apenas jogou o SCP! Também aconteceu ao FCP que esteve a vencer o Paços de Ferreira por 2 golos de diferença, em casa, e acabou por empatar 3-3. Houve polémica? Acho que não!

Quando me refiro a termos má comunicação social, refiro-me a isto: os nossos insucessos são demasiado explorados, os nossos sucessos são pouco e mal promovidos. Ao contrário de FCP e SCP.

Os “media” destacam o supérfluo com intenção de magoar enquanto os problemas do Benfica não são debatidos, não são mostrados aos adeptos do Benfica e do futebol, dando a sensação que está tudo bem. Quando não está.

Tenho-me referido diversas vezes ao erro que é jogar em “pressão alta” cá em Portugal e competições europeias. Cá em Portugal não funciona bem porque os árbitros não nos “apoiam”, já que sofremos muitas faltas nas imediações da área ou mesmo dentro que não são assinaladas, o que favorece a atitude de quem defende e aumenta a pressão sobre quem ataca. Lá fora, temos a maior qualidade dos adversários que aceitam essa pressão alta para explorarem a nossa retaguarda quando perdemos a bola. Sendo bem sucedidos!

Este problema que já tinha sido evidente na goleada em Liverpool, só no ano passado (quase 1 ano depois) levou algumas “vozes” a falarem, com timidez, na necessidade do Benfica criar um Plano B ao 4-4-2 em losango que apresenta um pendor demasiado atacante devido às características dos nossos jogadores de meio campo. Jogadores que atacam, ou seja, que sabem tratar bem a bola quando a têm, mas normalmente jogam mal sem ela, não têm a noção dos processos defensivos que isso implica. Daí sermos tão expostos aos contra ataques que nos derrotam (lembrar jogo do estádio da Galinha).

Já hoje li algo que vai ao encontro desta minha tese. Diz João Pinto no JOGO que jogar ao mesmo tempo com Aimar, Nolito, Gaitán, Jara e Saviola envolve riscos, porque todos eles pensam bem com a bola nos pés, mas não têm tão em mente os aspectos defensivos”.

Mas no ano passado eram Aimar, Gaitan, Saviola, Cardozo e Sálvio! Qual a diferença? Pouca ou nenhuma. A realidade é que o Benfica para jogar em pressão alta, ou seja, pressionar com futebol o último terço de campo do adversário, fá-lo com jogadores de características ofensivas e que pelos vistos, não treinam adequadamente os processos defensivos.
Então das duas uma: ou marcamos golos rapidamente e como se viu, 2 podem não chegar (por causa de um erro defensivo), ou o adversário encaixa-se no nosso modelo, dando-nos a iniciativa de jogo e explorando as transições defesa - ataque em função das bolas que nós perdermos (Liverpool, Shalke04, Estádio da Galinha e 2º golo do Gil).

Quanto à arbitragem, ontem, ao contrário dos últimos 5 anos, não houve penaltys perdoados aos adversários. Mas com o 2-2 surgiu a arbitragem de “manual”. As faltas contra o Benfica, sem razão, sucederam-se. Faltas contra o Gil, com razão, não foram assinaladas. O “truque” de interromper uma jogada de ataque do Benfica para mostrar cartão amarelo ao adversário, lá esteve também. E assim o ritmo de jogo destes últimos minutos favoreceu o Gil e prejudicou-nos! Mas isto já é tão habitual que ninguém estranha. E é pena, porque a inversão de fluxo de jogo pelo árbitro, impediu-nos de construir ataques que podiam ter dado golo.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. Gostava de lançar mais umas achas para o debate (não confundir com "fogueira"). Por exemplo, o Roberto não jogou, mas voltamos a sofrer 2 golos no jogo inaugural. Também não jogou o César Peixoto, mas acabamos por trazer um resultado menos bom.

    Alguns teóricos do futebol, que pululam por blogues e que em regra não estudam bem a lição, limitam-se a ser os "carrascos" dos jogadores indicados pela comunicação social. Pelos "analistas" da comunicação social, os tais que depois dos jogos sabem tudo sobre o que se passou. E que talvez por só saberem depois dos jogos terminarem, não conseguem ter sucesso como treinadores. Porque é mais difícil fazer do que falar.

    As palavras têm sido utilizadas para dar cabo de jogadores e/ou treinadores. Ontem Roberto e Peixoto, hoje possivelmente Jesus e Enzo Pérez, isto não vai parar a não ser que nos queiramos. E eu há mais de 15 anos que conclui que era assim e não mais deixei que me instrumentalizassem.

    Os golos que Roberto sofreu, apesar de o classificarem como 2º melhor guarda redes da Liga, não eram tanto pela sua incompetência mas pelo modelo de jogo do Benfica que deixa a linha defensiva do Benfica muito alta, junto ao meio campo. Se alguém se recordar do tal 1º golo do Sion, a nossa linha defensiva estava em cima da linha do meio campo. Alguns dos críticos falou nisso? Não, porque o "alvo" já tinha sido escolhido.

    Aliás se tivessem falado nisso, provávelmente o treinador do Benfica corrigia os posicionamentos, e isso seria "mau" para o "sistema", pois um Benfica com uma linha defensiva muito alta, sofre muitos mais golos (marcando poucos) do que com um linha defensiva pouco subida.

    Precisamos de pensar mais o futebol antes de nos limitarmos ao básico e óbvio: bater no matraquilho!

    ResponderEliminar
  2. Mais outra ODE do caro EAGLE01.

    Qualquer pintelhinho mal lavado do Benfica, é pasto para os junta-letras, canetas de aluguer e papagaios comerem.
    Não nos podemos deixar instrumentalizar por estes mérdias e paineleiros.
    Esta guerra tem 30 batalhas. Vamos esperar pelos resultados das outras 29. De qualquer maneira, o JJ tem que dar uma revisão à matéria....e não é dificil tanto mais que agora temos o Professor Manuel Sérgio....

    ResponderEliminar
  3. Mais dados. Na semana passada o Bayern de Munique perdeu em casa com uma equipa que lutou no play-off pela não despromoção. Hoje o Lyon empatou em casa com o Ajacio recém promovido de divisão inferior. O Liverpool empatou em casa com o Sunderland, equipa que no defeso da época passada e com Roberto na baliza, ganhamos 2-0 (ok, as distâncias são grandes, mas quem é o SUnderland ao pé do Liverpool do famoso Raul Meireles?). Então qual é o problema do Benfica ter empatado com o Gil?

    O problema não é o resultado, que pelos vistos acontece por essa Europa fora, o problema é termos tantos problemas nas transições defensivas. tentar perceber porquê é meio caminho andado para sermos mais bem sucedidos. O farfalho maltês tem de entender que a Direcção do Benfica não percebe nada de futebol e anda a enganar-nos há 11 anos. Não está em causa, como nunca esteve a qualidade dos jogadores. Está em causa o SILÊNCIO perante a ROUBALHEIRA da ARBITRAGEM; como na época passada na Taça de Portugal, que depois teve tanta influencia no resto da época. Em vez de denunciar esquemas de arbitragem, como irei fazer aqui, esta Direcção PACTUA com isto e até votou no Fernando Gomes. Que é mais anti benfiquista do que Pinto da Costa. Acordem para a vida pá. O Benfica com esta forma de pensar o futebol não vai a lado nenhum e o meu problema é que não se vê ninguém melhor ou com mais credibilidade de actuação. Só palhaços: Bagão Félix, Jaime Antunes, António Vasconcelos, Fernando Seara, Luís Tadeu, Joe Berardo, etc, etc.

    ResponderEliminar
  4. ENQUANTO TODOS MAS MESMO TODOS OS ELEMENTOS QUE RODEIAM O FUTEBOL PROFISSIONAL DO BENFICA NAO SEAPERCEBEREM QUE PARA TODAS MAS MESMO TODAS AS EQUIPES QUE JOGAM CONTRA NOS PARA ELAS E SEM DUVIDA NEHUMA UMA GUERRA QUE QUEREM GANHAR.ENQUANTO OS JOGADORES DO BENFICA NAO SE APERCEBEREM QUE OS JOGADORESQUE VAO DEFRONTAR QUERIAM NO MINIMO TER SO O SONHO DE VESTIR A CAMISOLA VERMELHA MEUS AMIGOS ALGO NAO PASSOU NA MENSAGEM QUE FOI TRANSMITIDA POR QUEM DEVIA TRANSMITIR.ENQUATO OS JOGADORES,TECNICOS,DIRIGENTES NAO SE APERCEBEREM QUE A DIFERENÇA ENTRE 1 VITORIA E OS RESTANTES RESULTADOS DO BENFICA E DEIXAR PORTUGAL PELO MENOS MAIS UNS DIAS TRISTE DIGO PORTUGAL SIM...E A NOSSA ULTIMA ALEGRIA NAO NOS TRAIAM AMIGOS GANHEM .E SO 1 JOGO DE FUTEBOL PARA VOÇES MAS PARA NOS E MUITO MAIS,MUITO MAIS,DESCULPEM ESTE SENTIMENTO MAS E UMA COISA ESTRANHA E AMOR E PAIXAO E ADN E O QE? NAO SEI MAS E UNICO AS VESES DOI TANTO MAS QUANDO E DOCE DURA UMA ETERNIDADE ..RED ANDALUZ. SLB ASTE LA MUERTE.

    ResponderEliminar
  5. O sr eagle01 é o mm eagle que noutros fóruns nos idos de 2000 com um tal de Savelha defendeu ate a exaustão o Sr Azevedo???

    ResponderEliminar
  6. Desculpar o miseravel jogo de ontem com as dificuldades de outros clubes europeus ou com a arbitragem do Joao Ferreira é simplesmente vergonhoso... descemos ao nivel no sporting no nivel de desculpabilizacao...

    ResponderEliminar
  7. EAGLEHEART13/8/11 23:05

    O PROBLEMA MEU AMIGO NÃO SÃO AS TRANSIÇÕES ALTAS E BAIXAS, LINHAS DEFENSIVAS ALTAS E BAIXAS E MERDICES DE CATEDRÁTICOS DO FUTEBOL. O PROBLEMA NÃO ESTA NO EMPATE COM O GIL, SÓ PORQUE O BAYERN, O LYON E O LIVERPOOL TAMBEM O FIZERAM, PORQUE ESTOU MUITO BEM A ME CAGAR PARA ELES, O PROBLEMA MEU AMIGO É QUE ESTAMOS EM PORTUGAL, E SABEMOS NUITO BEM QUE A ENTREGAR-MOS PONTOS DESTA MANEIRA, Á SEXTA OU SÉTIMA JORNADA JÁ ESTAMOS ARRUMADOS DO TITULO. MAS SERÁ QUE ALGUNS BENFIQUISTAS VIVERAM EM MARTE NOS ULTIMOS 30 ANOS? NÃO MEU AMIGO, NÃO SE ILUDA E NÃO QUEIRA ATIRAR AREIA PARA OS OLHOS DE NINGUEM, O PARVALHÃO DO ROBERTO ERA E SERÁ SEMPRE UM PÉSSIMO GUARDIÃO E POR CAUSA DELE MANDAMOS A ÉPOCA PASSADA ALGUNS OBJECTIVOS PARA O GALHEIRO E ESTA ÉPOCA NO SARAGOÇA JÁ COMEÇOU A PROVAR ISSO NOVAMENTE. O PROBLEMA MEU AMIGO CHAMA-SE JORGE JESUS, OUTRO CATEDRÁTICO DO FUTEBOL, TEIMOSO, BURRO E PRESUNÇOSO QUE ESTA ÉPOCA SE PREPARA PARA DESTRUIR AQUELE QUE EU CONSIDERO UM EXCELENTE PLANTEL. ESTES CLUBES DE LISBOA SÃO PATÉTICOS AO ENTREGAR O OURO AO BANDIDO. QUALQUER DIA JÁ NEM A TEORIA DA CORRUPÇÃO DOS CABRÕES DOS CORRUPTOS IRÁ SERVIR PARA JUSTIFICAR-MOS OS NOSSOS ERROS, AFINAL PASSAMOS A VIDA A ENTREGAR-LHES OS TITULOS.

    ResponderEliminar
  8. tinha de vir a arbritagem... mas espera.... o 1º golo do benfica é em fora de jogo do nolito...
    pois sejamos coerente,,,
    o texto ate estava bom mas a ultima parte estragou tudo

    ResponderEliminar
  9. Desta vez a culpa não foi do árbitro, também não foi o azar (ou a falta de sorte) que ditou o resultado negativo. Desta vez a desculpa encontrada merece a quase unanimidade dos adeptos benfiquistas: a ausência de Cardozo explica tudo. Com Cardozo não teríamos marcado apenas dois golos ao Gil Vicente. Aliás, Cardozo é o símbolo vivo do golo, atente-se nos quatro que marcou a uma equipa amadora da qual já não me recordo o nome. É certo que a partir daí pouco ou nada mais se viu do Tacuara, mas esse facto foi meramente circunstancial, o valor está lá todo e faz-nos muito felizes, ao ponto de rejeitarmos convictamente trocá-lo pelo Hugo Almeida + 15 milhões de euros.

    Com Cardozo em campo vamos arrasar o Twente.

    ResponderEliminar
  10. Caríssimo, por amor de Deus... Imprensa, árbitros...

    Isso já nao cola. E menos ainda quando o Benfica jogou mal, fruto da inabilidade do seu treinador... E esteve a ganhar 2-0.

    Nao procures bodes expiatórios...

    ResponderEliminar
  11. AI O ITURBE dizem os avençados, tou a ver os sub20 e tomara o iturbe jogar metade do que joga o nelson oliveira.

    ResponderEliminar
  12. 92 minutos, falta grosseira sobre o Enzo Perez. Era o suficiente embora tivessem também existido outros lances na área. Um deles sobre o Witsel, que se não desse penalty seria no mínimo livre indirecto à frente da marca de penalty.

    ResponderEliminar
  13. Apesar de estar muito só na frente, Nelson Oliveira está a fazer um bom jogo e um bom campeonato.

    ResponderEliminar
  14. cada vez mais concordo com o eagle01 em praticamente tudo...

    roberto é mau, talvez, mas foi um cristo nas mãos da CS (e já agora arrisco a dizer q ele tirava aquela bola do 1º golo com o gil vicente)

    houve erros de arbitragem....houve sim senhor....nos ultimos 10min, fartei-me de ver bolas disputadas por jogadores de ambas as equipas de forma limpa e assim q o jogador do benfica se aproximava do outro era sempre falta, principalmente se fosse junto à area do gil....curiosamente num dos ultimos lances há um pé em riste que não sei se não chega a tocar no jogador do benfica e o arbitro nada

    ResponderEliminar
  15. Julio Moreira14/8/11 20:03

    Malta
    É mais do mesmo.
    Ontem o Sporting foi roubado pelo Xistra.
    Hoje acabei de vêr um penalty inventado pelo Benquerença a favor do Porto, tá claro.
    Curiosamente no mesmo campo onde o ano passado roubou escandalosamente o Benfica.
    Ainda hoje o "jormalista" Bernardo Ribeiro no Record se queixava da pessima arbitragem do Xistra.
    Curioso que foram inumeras as vezes que, o ano passado, questionei esse "jornalista" sobre o seu silencio a proposito da escandalosa roubalheira a que iamos sendo sujeitos no inicio do campeonato.
    Silencio foi o que obtive.
    Mete nojo tamanha corrupção.
    LFV não pode vir a terreiro no ano passado condenar os visiveis erros dos arbitros que colocaram, comodamente, o Porto no comando do Campeonato, e no incio desta epoca vir dizer que errar é humano desculpabilizando o que antes, e muito bem, condenou.
    O discurso tem que continuar firme, e o Senhor Fernando Gomes tem que ser chamado a terreiro para justificar porque na arbitragem continua tudo na mesma. Para o jogo do Porto é nomeado o amigo Benquerença que apenas por centesimas não foi despromovido, tamanho o chorrilho de asneiras que cometeu.
    Portugal é este paraiso para a corrupção e enquanto a Justiça fôr uma Injustiça, iremos continuar a ver os corruptos a passearem-se e a passarem ao lado da crise.
    É pá desculpem o desabafo mas já mete nojo. Por isso sempre digo. Para que o Benfica seja campeão uma vez, os corruptos têm direito a quatro ou cinco.
    E quanto aos "isentos comentadores" que tenham vergonha e vão ganhar a vida de maneira séria não denegrindo mais uma profissão que era nobre antes do aparecimento destes escribas que se vendem por um prato de lentilhas.

    ResponderEliminar
  16. Umas breves notas. De facto sou o mesmo eagle01. E não mudo uma linha do que disse na altura. O Dr.º Vale Azevedo tinha um feitio muito estranho, mas herdou um clube falido. E ele com galhardia não foi pedir satisfações a quem lhe deixou o clube nessa situação. Dizia ele que "não queria ver o nome do Benfica na lama". Se compararmos os indicadores contabilísticos desde essa altura para agora, vemos que hoje o Benfica é um clube dependente e domesticado. O nosso Benfica do passado glorioso e futuro risonho, acabou! E se em 11 anos os meus colegas de blogue não conseguem ver, paciência.

    Para o João, digo que pior que o "miserável" jogo do Benfica, são os miseráveis comentários como o seu. Você de certeza dizia o mesmo de Quique Flores. Seguramente de Koeman, e até de Trapattoni. E se você não percebeu, repito: se o Bayern, Lyon, etc, têm maus resultados, não é por terem jogado bem. Mas os adeptos dessas equipas não vão vomitar para os blogues, entende?

    O Eagleheart é demasiado treinador para o meu gosto. Que posso dizer a um adepto que classifica Jesus de teimoso, tal e qual faziam com Souness? Os anos mudam, mas as cassetes são as mesmas. O treinador não é casmurro. Quem diz isso são os bardamerdas das rádios e analistas de algibeira que todos os anos escrevem as mesmas merdas nas páginas do Publico, do DN, do CM, Record, Bola e Jogo. O treinador tem convicções, o que é diferente. O problema é que nem sempre se ganha, porque às vezes as coisas correm mal. Mas será que você também é dos que acredita que o Benfica ganha a todos? Acorde para a vida. O Benfica tem de ganhar mais do que o FCP e o problema é que o FCP ganha mais com penaltys como o de ontem em Guimarães. Entende ou tenho de lhe fazer um desenho?

    ResponderEliminar
  17. Mais Eagleheart, com o "parvalhão" do Roberto mandamos que objectivos para o galheiro? O campeonato? Só você é que não percebeu o que se passou nas primeiras 4 jornadas. Nem porque razão o Xistra expulsou o Javi em Braga e ontem não expulsou o Jefren. Porque você não percebe patavina de como se movem os árbitros. O SCP foi penalizado pelos árbitros assistentes, não pelo Xistra, que os ajudou nessa expulsão tão óbvia como ridícula foi a expulsão do Javi. MAs era preciso tirar 1 jogador ao Benfica para ver se dava empate e menos 2 pontos que ajudavam o FCP.

    O Roberto empatou 2-2 fora com o Numancia, e na Marca não fala de qualquer erro dele. Você ficou traumatizado seguramente e sempre que sofre golos, lá vem à memória as imagens e comentários de cá... NO final do ano, aposto que você vai meter a viola no saco, mas aposto que nessa altura já desapareceu. Como tantos e tantos que já conheci ...

    Para o NFM, a questão do fora de jogo depende do árbitro assistente. Só um otário e dos grandes pode pensar que os 3 elementos da equipa de arbitragem sabem executar o plano da mesma forma. O árbitro assistente não viu o que as televisões viram. Mas Nolito estava assim tão fora de jogo? Estava mais ou menos que o Falcao na Liga Europa quando marcou ao Braga?

    Já o João Ferreira arbitrou de manual. Quando teve hipótese de interferir no jogo, interferiu na marcação de faltas contra o Benfica, que não eram (ou seja, trocando o sentido de ataque da Direcção da baliza do Gil para a baliza do Benfica) ou não assinalando faltas claras a favor do Benfica, porque dariam bolas para a área do Gil. Ora se o árbitro não quiser que uma equipa de futebol marque um golo, não acha que a melhor maneira é assinalar este tipo de faltas? Se tiveram interferência no resultado? Não sei. O que sei é que João Ferreira não as assinalou por acaso nem à sorte , mas numa lógica de "sistema" (se tem dúvidas compare com um jogo do FCP em que estes estejam aflitos e verá que as decisões são precisamente ao contrário)

    Para o mentiroso, não gosto de responder a pessoas estúpidas, mas cá vai: a alergia de Cardozo ao golo faz dele o melhor goleador estrangeiro do Benfica de sempre com 101 golos em 4 épocas. Tem mais do dobro dos golos que marcou o Hugo Almeida no mesmo período, pelo que os 15 milhões ainda são pouco e apenas uma forma de resolver um problema ao Jorge Mendes (que é o seu empresário)

    Para o GeraçãoBenfica apreciei a parte em que não devo procurar bodes expiatórios, mas a seguir falas do treinador. Por amor de Deus, organizem-se ...

    Ademais falei de má comunicação social no geral, nos ultimos 20 anos, entendes? O Benfica esteve a ganhar 2-0 como o SCP esteve a ganhar 2-0 ao Guimarães e o FCP esteve a ganhar 2-0 ao Paços de Ferreira. Mas só o Benfica veio na 1ª página com o péssimo resultado. Porquê?

    E de arbitragem fiz questão de ferir que ao contrario dos últimos 5 anos, não houve penaltys pro assinalar a favor do Benfica, porque de facto não houve lances. Só na 1ª jornada da época passada houve 4, há 2 anos com o Maritimo houve 3 (só um foi assinalado), há 3 anos em Vila do Conde houve 1 a terminar o jogo, há 4 anos em Matosinhos (aliás Bessa) houve 1 com expulsão do defesa que não foi assinalado. Eu expliquei-me bem, tu é que não leste bem ...

    Para o cfriacas e neoprodigy uma referencia: é a pensar em adeptos como vós que sinto que vale a pena escrever. Pois você percebem a linguagem. Obrigado.

    Para o Julio Moreira: quando o Sr.º Vieira decidiu apoiar o Fernando Gomes ENTREGOU 3 TITULOS DE CAMPEÂO AO FCP. Já o disse e volto a reafirmá-lo. Fernando Gomes é mais anti benfiquista do que o próprio Pinto da costa, Vieira devia saber, mas Vieira não sabe nada de futebol. Em 11 anos continua com a mesma cantilena e no fundo o que quer é que os sócios continuem a pagar os brutais encargos bancários, deste projecto que não dá Benfica campeão quando quisermos, mas quando o FCP e quem manda nisto tudo, quiserem. Para manter a máquina viva.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking