O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Enorme Elogio à Direcção

. 24 comentários
Nélson Oliveira na vez de Jara.

Devo desde já dizer que considero Jara uma boa contratação. Olho para ele como olhei para DiMaria ao início: várias vezes digo "é um bocadinho burrinho, mas quando melhorar isso será grande jogador".

Contudo, todos sabem (e devia ser regra) em caso de dúvida ou equidade eu não hesito em optar pelos jogadores da nossa formação. Pena que o treinador não faça o mesmo...

Nesse sentido, é com grande satisfação que assisto à saída de Jara para dar lugar a Nélson Oliveira no plantel do SLBenfica, na mesma medida que considero excelente medida a renovação do contrato antes de o jogador ir jogar para um campeonato tão mediático como o Espanhol.

Em sentido inverso, Nelson Oliveira e Rodrigo (dois jovens de muito valor e com características que não tínhamos no plantel) terão oportunidade de jogar com mais regularidade. Ao contrário do que dizem, não creio que Jara tenha desperdiçado oportunidades... simplesmente acho que foi dada preferência (E BEM) ao Nelson Oliveira.

Numa temporada onde, espero, iremos actuar muitas vezes apenas com um avançado e estes dois jovens têm muita qualidade para actuar nessa função, mesmo Mora estará excedentário e, sendo um jogador com grande qualidade também, penso que também ele deveria sair para jogar, preferencialmente em Portugal - V. Guimarães(?).

A (não) renovação de Aimar.

Como eu disse no passado, o Aimar é daqueles jogadores - citando Maradona - que valem o bilhete. É um orgulho para qualquer benfiquista ter (este) Aimar a actuar com aquela camisola 10. Não direi, como o Redmoon, que se trata de um grande benfiquista, mas sim de um enorme profissional - de topo - e que alia esse profissionalmente e entrega total a uma qualidade muito acima da média.

Ao contrário de jogadores como Pirlo, Rui Costa, etc. e ao contrário do que este início de temporada demonstra, o Aimar (fustigado por uma meningite no passado) não tem a solidez física de jogadores que se perpetuaram ao mais alto nível com o avançar da idade. Bem sei que é estranho para alguns ler isto logo quando o Aimar está num excelente momento, mas o desafio de Aimar é manter esse momento e essa disponibilidade durante a temporada (especialmente quando os relvados - e os jogos - começarem a pesar). Não vai manter... o próprio Jesus sabe que o tem que "gerir" como disse há dias.

Nesse sentido, apoio igualmente a medida (alegadamente) definida pela SAD de não equacionar para já a renovação de Aimar. É, inquestionavelmente uma situação que dividirá os benfiquistas, mas (reforço) quando se tem a possibilidade de ter Gaitan naquela função ao mais alto nível e muito próximo (durante quase toda a temporada e em crescendo) do que faz Aimar... eu só posso concordar com a opção.

Obviamente - leiam o que escrevo e não o que acham que escrevo - que isto não significa que a renovação de Aimar seja um má decisão. Não é! Ter Aimar, nem que seja "aos bochechos" é sempre bom... A questão é que o SLBenfica não tem possibilidade de pagar Aimar se o jogador não vai significar um retorno financeiro e mesmo desportivamente tem sempre um risco físico associado. É uma decisão, acredito, muito difícil porque qualquer opção que seja tomada estará certa...

Na minha óptica, Gaitan tem tudo para ser um fabuloso nº10 que se valorizará ainda mais e que, possivelmente, sairá depois por valores financeiros muito elevados, pelo que assumo a opinião pouco popular de concordar com a decisão da SAD se não renovarem com Aimar... ao mesmo tempo que ficarei, contudo, feliz se tiver o privilégio de ter no SLBenfica um jogador desta dimensão desportiva e humana.

O (mal amado?) Bruno César

Perdoem-me os benfiquistas mais apaixonados pelos "nomes", mas não são dois (excelentes) golos e um arrancada que me faz transformar um jogador em craque. Eu sou do tempo em que ele (e todos) têm que fazer muito mais que isso para o merecer. Mas fundamentalismos à parte, eu nunca disse que o Bruno Cesar não presta, apenas disse que actualmente o David Simão (assim tivesse oportunidades) teria melhor produção que o brasileiro que, possivelmente, será melhor opção depois de um ano a jogar na Europa. Disse-o no passado, e mantenho-o. Aliás, esta pequena evolução do Bruno apenas demonstra isso mesmo.

No que me diz respeito, não é mal amado coisa nenhuma. É um jogador que, com David Simão, entendo que poderíamos perfeitamente não ter contratado (tendo Aimar e Gaitan para o centro, onde acredito que o brasileiro renderá mais). No entanto, percebo-o igualmente numa lógica de potencial de valorização, sendo um jogador de qualidade, poderá ser valorizado e rentabilizado, pelo que não sou contra a sua contratação.

Urreta, Luis Martins, Capdevila e Ruben Pinto

Quatro jogadores, situações distintas. Luis Martins e Ruben Pinto, na minha opinião, irão fazer uma desnecessária travessia do deserto nesta época, como fez Roderick o ano passado. Não faz sentido, o defesa nada ganhou com isso, sendo preferível assumir o jogador a menos na lista da UEFA e emprestar estes dois jogadores, com um plano de fortalecimento muscular definido e acompanhamento muito próximo, privilegiando clubes locais. Atlético? Belenenses? Estoril?

Já Urreta e Capdevila parecem "não cair no goto" de Jesus. Na minha opinião (até porque entendo que Gaitan é um 10 "à Aimar") o Urreta deveria ser a alternativa ao Perez. Aliás, nesta fase, penso que o Urreta seria claramente quem mais potenciaria as funções de médio/interior/ala direito enquanto Perez não "arranca".

Capdevila é uma situação inexplicável de Jesus. Sucedem-se as desculpas e Emerson não é um jogador de qualidade inquestionável que justifique essa situação. O SLBenfica só tem a ganhar com um jogador com a experiência (internacional) de Capdevila e que esteve/está inserido numa selecção que joga um futebol de enorme qualidade. Por outro lado, o Emerson não sendo mau jogador (de todo), já demonstrou que tem algumas fragilidades que só por sorte ainda não foram comprometedoras. Eu apostaria no Cap!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. o Luis Martins vai para o Atlético por empréstimo, saiu hoje no jornal Abola pelo menos...
    Quanto ao resto concordo em tudo, mas penso que Bruno César jogará mais a ala, e David Simão não tem tanto essas características, mas devia estar a jogar muito mais do que está a jogar actualmente, um meio-campo com Javi a trinco e David Simão a interior esquerdo e Witsel a interior direito dava todas as garantias em alguns jogos para descansar Aimar e B.César ou Gaitan ou Urreta ou Enzo ou Nolito mais avançados...

    Capdevilla parece-me que foi uma solução de recurso que encontraram para a falha na contratação de Eliseu e Alex Sandro, estes parecem-me que seriam as duas prioridades e chegaram Emerson e Capdevilla, nenhum me convence, Capdevilla pareceu estar a bom nível com o Arsenal, mas com o Feirense deixou um pouco a desejar na minha óptica, mas gostava de ver um pouco mais dele nos próximos jogos.

    Nolito começa a dar razão a algumas das criticas que JJ lhe apontou... infelizmente, mas pode ser que tenham sido apenas dois jogos menos conseguidos do espanhol.

    ResponderEliminar
  2. geração benfica, não percebo uma coisa no teu raciocinio: se o urreta devia ser alternativa ao perez, e o gaitan ao aimar, e se emprestavas o bruno cesar, onde colocarias o david simão? 3ª opção com nº10? 2ª opção como extremo esquerdo (atraz de nolito)?

    é que se reparares bem, neste momento podemos ver as coisas neste prisma: 4 jogadores para as alas - bruno cesar, gaitan, nolito, perez - e 3 jogadores com capacidade para nº10 - witsel, aimar e david simao. se tivermos em conta que witsel vai jogar muitas vezes ao lado do javi, na especie de 4231 que o benfica tem agora, a alternativa ao aimar é o david simao!

    relativamente aos avançados, não partilho a opiniao que tens sobre o jara. acho-o muito trapalhão e pouco inteligente. temo também que o nelson nao tenha as oportunidades que merece... mas isso ainda se vai ver.

    ResponderEliminar
  3. meu caro, não me choca que David Simão seja a 3a opção para 10 ou médio interior esquerdo... desde que tenha oportunidades em jogos mais acessiveis (equipas do fundo da tabela e titularidade na Taça da Liga e alguns jogos da Taça Portugal)

    ResponderEliminar
  4. geração benfica, quem te diz que no plantel actual, o david simao nao vai jogar esses jogos?

    ainda nao jogaste para as taças, e quanto as equipas do fundo da tabela... não é o orçamento que diz quem é do fundo da tabela ou não, são os pontos, o que significa que no inicio do campeonato ainda não existe fundo da tabela!!

    eu também acho que o david simao devia jogar mais, simplesmente nao percebi o raciocinio.. e continuo sem perceber.

    então e para ti os jogadores das camadas jovens só servem para os jogos mais fracos? o david simão nao demonstrou o ano passado no paços que pode jogar contra qualquer equipa?

    penso que há no teu raciocinio uma pequena (grande) contradição.

    ResponderEliminar
  5. eu não sou adivinho! Limito-me a dar a minha opinião do que eu entendo que DEVERIA ser. O que vai ou não acontecer... o JJ é que sabe o que irá fazer

    ResponderEliminar
  6. Guerreiro30/8/11 22:47

    Concordo em relação ao Jara, este empréstimo vai servir para fortalecer o jogador em todos os aspectos e daqui a um ano volta para ser peça fundamental! Até porque a renovação mostrou isso mesmo!

    Em relação ao Aimar, a minha opinião é semelhante à sua, pois percebo que a direcção esteja reticente em renovar com ele, mas acho que a renovação já devia ter sido para ontem!! Acho também que só em Portugal é que um jogador a partir dos 31,32 anos já não vale nada e toca a reciclar! Mas isso é opinião pública! Podemos ver vários casos no mundo em que jogadores "velhos" mantêm o ritmo mais alto que alguns jovens!

    Queria deixar também uma observação à tática do Benfica... É imperativo que o Jesus continue a apostar nesta tática e faça dela um sistema padrão! Já percebeu isso para a Champions e para os jogos (mais dificeis) fora de casa, agora falta é utilizá-la também nos jogos em casa! Mesmo contra equipas pequenas! Porque a unica explicação que podem dar para a utilização do 4-1-0-3-2 é porque tem um caudal ofensivo elevado! Discordo totalmente pois ter 2 avançados ou 5 homens "estacionados" junto à grande área não é significado de golos e de grandes exibições! E causa grandes calafrios no processo defensivo! Por isso acho que este novo sistema com dois pivots é o mais indicado para o processo defensivo e ofensivo... e também para a gestão da posse de bola, coisa que tanto falta neste SLB! Neste sistema vai ser muito dificil não marcarmos golos porque com um grande suporte no meio-campo, à imagem do que aconteceu com o Twente, vamos sufocar os adversários na Luz! E se mesmo assim, uma equipa pequena conseguir "sobreviver" e conseguir manter o empate, mantendo-se muito fechada, só aí é que devemos meter mais jogadores na frente e voltar ao 4-1-3-2!

    Em relação ao Bruno César acho que não foi à toa que foi o melhor do Brasileirão 2010 e que a posição onde rende a 100% é 10 como alternativa do Aimar! O Gaitán acho que deve voltar rapidamente à esquerda, pois na direita, apesar de ontem ter jogado muito bem, apaga-se facilmente! Posição que acho que vai ser rapidamente ocupada pelo Enzo Perez, que como venho a dizer já desde a primeira vez que o vi, quando "arrancar" vai ser uma bomba e um jogador que vai desequilibrar muito! E não sei se já repararam mas quando ele tem a bola, raramente a roubam sendo parado muitas vezes em falta porque protege muito bem a bola! Explica-se então as constantes lesões que teve (e vai ter) no tornozelo! Resumindo: Gaitan e Nolito na esquerda, Aimar, Bruno, D.Simão a 10 e Enzo na direita! É aqui que para mim o Urreta devia entrar pois quando faltar o Enzo, não temos nenhuma alternativa atacante e temos que adaptar o Gaitan! Mas temos que ver que o uruguaio ainda tem 21 anos! Precisa de jogar regularmente!

    Quanto ao Capdevilla, acho estas criticas exageradas, pois como vimos contra o Feirense, o Cap ainda se apresenta em más condições e como Jesus disse, ele precisa de jogar para adquirir ritmo... que ainda não foi possivel porque não podiamos lançar o jogador espanhol às feras na Choupana! E ainda nem chegamos a Setembro!

    ResponderEliminar
  7. Negócio Jara - Brilhante. Além de pagarem a totalidade dos ordenados, ainda pagam 1 Milhão de Euros. A renovação foi bem efectuada, pois previne uma eventual valorização na Liga espanhola.

    Mora - Não sei se fica no plantel, mas poderá haver alguma dificuldade na colocação deste jogador dado a maioria das pessoas desconhecer o seu valor.

    Luís Martins - Ao que parece vai ser emprestado ao atlético.

    Ruben Pinto - Deveria também ser emprestado.

    Capdevila - Creio que aos poucos começará a entrar na equipa. Acho que Jesus ainda não apostou a sério nele para não mexer muito na defesa neste início de época. Com esta paragem no campeonato, creio que no próximo jogo (Guimarães em casa) poderá ser titular, até porque Garay já poderá jogar.

    Urreta - O "problema" deste jogador é que ele quer jogar regularmente, e no Benfica isso não vai acontecer. Acho que o devíamos emprestar, mas devíamos fazer o mesmo que fizemos com o Jara, Isto é, renovar o contrato e aumentar a cláusula de rescisão.

    Aimar - Se o Aimar quiser renovar muito bem. Se quiser voltar ao seu River muito bem.

    Mantendo "apenas" Cardozo, Saviola, Nelson e Rodrigo, nota-se claramente que a maior parte das vezes jogaremos com apenas com 1 avançado.

    ResponderEliminar
  8. Gandaia, o Papa-Jornais! Até sabe o que quer o Urreta e o que pensa Jesus... és o meu herói.

    ResponderEliminar
  9. O Gaitan enquanto não defender 1/3 do que o Aimar defende, NUNCA poderá jogar a 10 (no jogo com o Nacional já melhorou um pouco, ok).

    Tenho dito.

    SLGP

    ResponderEliminar
  10. "...até porque entendo que Gaitan é um 10 "à Aimar"..."

    Sem estar aqui a discutir a diferença de qualidade, acho que um jogador "à Aimar" tem de ser, imperativamente, um jogador de equipa e não um malabarista de circo.

    O Gaitan ainda vai a tempo de se fazer jogador de equipa mas... até ver não é substituto para o Aimar.

    ResponderEliminar
  11. Papa-Jornais? Lol.

    Eu não sei o que Jesus pensa. Tu é que afirmas que o jesus não gosta do Urreta e do Capdevila.

    Digo-te que o Urreta quer jogar regularmente, porque sei que isso é verdade.

    Tu é que vens para aqui com verdades absolutas.

    Engraçado que dizias que a justificação que eu dei como hipótese, de o Eduardo não ser convocado por causa da selecção era PATÉTICA, e afinal era a realidade...

    ResponderEliminar
  12. Ripa na rapaqueca30/8/11 23:40

    gb, aguenta-te com as opinioes dos outros.
    tens a tua, cada um tem a sua.
    os comentários idiotas de heróis e afins guarda-os para ti.

    ResponderEliminar
  13. Sim é patética na medida em que o SLBenfica nem sequer requereu, como já foi dito, qualquer pedido de apresentação do Eduardo no final do dia de segunda-feira (pouco mais de 12h mais tarde).

    Quanto ao Urreta, dizes isso porque é o que vem nos jornais, ou tas aqui estás a dizer-me que o Urreta anda contigo na escola.

    Já agora, o Urreta tem toda a legitimidade - olhando às exibições do Gaitan e do Perez - de considerar que quer jogar no SLBenfica mais tempo

    ResponderEliminar
  14. Provavelmente falaram com a Federação que disse que não valia a pena. mas pronto, como tu sabes tudo, é patética...

    Quanto ao Urreta, não andei com ele na escola mas também não é pelos jornais que sei que ele quer jogar.

    Mas como todos já percebemos, és tu o dono da verdade absoluta.

    É que nem o Braga pôde utilizar o guarda redes titular, mas o Benfica poderia ter o Eduardo no Banco...

    Haja paciência.

    ResponderEliminar
  15. GeracaoBenfica, gosto muito dos teus posts, mas um pouco, nem que seja um pouco, de humildade fazia-te bem...não és o dono da razão. Se queres que aceitam as tuas opiniões, aceita também a dos outros, não as inferiorizes!

    Sócio 23000

    ResponderEliminar
  16. GB grande post :P fundamentado, incisivo, explicando os teus pontos de vista..parabéns! Agora minha gente parem com esses atritos, são OPINIÕES! O q vocês todos querem é ganhar e que o grande SLB jogue sempre o melhor possível.. Portanto todos temos em comum essa paixão enorme pelo também enorme SLB! Isso são discussões de treta! Basta dizer não concordo, pronto! Só deixam ficar uma má imagem de vocês mesmos! Vá toca mas é a apoiar o SLB, criticar construtivamente e positivamente para todos juntos alcançarmos vitórias!!
    Viva o Benfica
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Independentemente de concordar ou não com a saída do Aimar (não :-)) acho que o Gaitán, como foi dito acima, nunca será um "jogador à Aimar".

    Pode até vir a ser um 10 interessante, mas nem defende nem é capaz de jogar simples. Essa é uma das grandes virtudes do Aimar: sendo um virtuoso é capaz de, quando necessário, fazer passes banais para aguentar a bola e/ou temporizar. O Gaitán, quando apertado, vai para cima e frequentemente perde a bola. Gosto muito dele, mas não o vejo a fazer de Aimar.

    ResponderEliminar
  18. Pois, como já o disse antes, estou totalmente discordante de ti no que diz respeito ao Aimar.

    Pablo Aimar merece todo o centimo que ganha. Todo. E se eu mandasse no SLB era já uma renovação por 2 anos sem pensar sequer. Aquilo que Pablo dá à equipa quer em qualidade (Gaitan é excelente e poderá ser um maravilhoso 10 mas nunca dará aquilo que Aimar dá, é um outro tipo de futebol) quer em profissionalismo é algo muitio dificil de encontrar.

    Aimar mesmo que não jogue sempre, mesmo que fique alguns jogos no banco tudo o que pode dar em termos de passagem de testemunho e ensinamentos a todos os outros jogadores, sejam novos ou velhos, não tem preço. A forma como Aimar fala com os jornalistas, a forma como Aimar lidera em campo, a forma como Aimar deve treinar...não há forma de quantificar em euros tudo isto.

    Se ele quiser, por mim, era renovar já por dois anos.

    GB, desculpa q te diga, mas reduzir a questão Pablo Aimar a uma mera relação ordenado/minutos jogados é perceber pouco das necessidades de um plantel e de uma equipa vencedora.

    ResponderEliminar
  19. Ainda há quem acredita que o Granada paga os ordenados ao Jara e 1M ao Benfica, enfim...só dentro de uns tempos é que vão verdadeiramente perceber os negócios com o Granada.

    ResponderEliminar
  20. Devo dizer que concordo quase a 100% com o Geração Benfica.
    Só não concordo que Gaitan poderá ser um bom 10. Falta-lhe cultura táctica, falta-lhe garra, determininação.

    ResponderEliminar
  21. Isto porque um 10, tem de ser alguem que tambem saiba jogar sem bola, que ocupe espaços, defenda, pressione. 10 à moda antiga já não funcionam e essa é a unica critica que faço a Aimar.
    http://benfica2000.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. "...Na minha óptica, Gaitan tem tudo para ser um fabuloso nº10 que se valorizará ainda mais e que, possivelmente, sairá depois por valores financeiros muito elevados, pelo que assumo a opinião pouco popular de concordar com a decisão da SAD se não renovarem com Aimar... ao mesmo tempo que ficarei, contudo, feliz se tiver o privilégio de ter no SLBenfica um jogador desta dimensão desportiva e humana..."

    Um gajo que diz isto, só pode não perceber nadinha de futebol! Vou repetir outra vez, GB NÃO PERCEBES DE FUTEBOL!! E AINDA POR CIMA NÃO TE DÁS BEM COM A OPINIÃO DOS OUTROS, A TUA LIBERDADE ACABA QUANDO COMEÇA A DOS OUTROS!

    ResponderEliminar
  23. Out of topic: (ou algo parecido com isso...)

    Danilo Pereira praticamente certo no Tottenham hoje. Lá se foi a esperança da recompra do passe. Ou algo parecido com isso...

    Saudações Benfiquistas

    Luis Garcia

    ResponderEliminar
  24. Julio Moreira31/8/11 15:08

    É pá mas vocês ainda não entenderam que jogadores como o Aimar aparecem um em cada década?
    É um génio que, por questões fisicas, cedo ficou impossibilitado de nos deliciar, em permanencia, com a sua genialidade.
    Se nós nos lembrarmos do Aimar que chegou ao Benfica e compararmos com a disponibilidade fisica que hoje evidencia, só temos de estar gratos ao nosso Departamento Médico e, para além disso, concordar que uma recuperação destas apenas está ao alcance de quem é profissional. Exigiu dele, seguramente, muitas horas de sacrificio.
    Portanto deixemos estar o Gaitan no seu proprio nivel que, sendo elevado, jamais será o de Aimar.
    Aimar só há um. Aquele que nós, benfiquistas e amantes de futebol, temos o previlegio de vêr com a nossa camisola !!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking