O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Em defesa de Roberto IV

. 16 comentários
Portugal, 8 de Agosto de 2011

Talvez este assunto não seja o mais adequado para se escrever no dia de hoje, mas mantenho-me fiel a princípios de ética que gostaria de ver reflectidos na gestão do Benfica e no sentir benfiquista, princípios que passam por sermos “grandes” para com os que num determinado contexto são “pequenos”.
Se leram o último texto, perceberam que nos dias que mediaram entre o dia 11 de Julho, dia do jogo com o Sion e o dia 17 de Julho, já depois do jogo com o Aris (vitória por 4-1) foram lançadas as “sementes” que originaram a “enorme vegetação” que ocultou todo o talento e potencialidades de Roberto. Quais? “Frango à espanhola”, “ofereceu a vitória ao adversário”, “adeptos assobiam Roberto”, “solução ou problema”, “de reforço mais caro a problema”, “as culpas da derrota recaem em Roberto”, “como é que o Benfica decidiu pagar 8,5 milhões por Roberto”, “Roberto terá sempre sobre si o cutelo dos 8,5 milhões que custou”, “nasceu a dúvida em torno de Roberto”, “Roberto neste momento é um problema”, etc., etc. Ou seja com “Roberto isto”, “Roberto aquilo”, quem pode ficar imune ao tema de discussão cuidadosamente lançado pela comunicação social e que durou toda a época?
Justificava-se esse metralhar de opiniões ignorantes e deselegantes contra um jovem de 24 anos, acabado de chegar ao Benfica, que em 3 jogos nos tinha ajudado a vencer 2 com uma defesa remendada? Acho que não.
Se os que lerem estas linhas estiveram atentos aos jogos do último fim-de-semana, viram que Neurer (custou 20 milhões) esteve no golo que derrotou o Bayern de Munique indo quase ao limite da grande área socar uma bola, em falso, pois acabou embrulhado com o defesa e a bola sobrou para o avançado que fez golo. Fez-me lembrar o 3º golo do Lyon na Luz que terminou a nossa vitória por 4-3, mas se por cá, no dia seguinte lá estava a cantilena “Roberto voltou a errar” na Alemanha tenho dúvidas que apareça algum Avelãs a escrever um texto com o título “Neuer: problema ou solução”.
Mas mais. Se estiveram atentos ao jogo entre os dois clubes de Manchester, viram que o 1º golo do City é um golo que nasce de um cruzamento para o limite da pequena área, De Gea (18 milhões) não se fez ao lance e o avançado cabeceou para o golo. Fez-me lembrar o 1º golo em casa com a Académica e o golo do SCP no jogo da Taça da Liga, em que Roberto tentou socar a bola, mesmo partindo de posição desvantajosa. Nesse aspecto De Gea foi mais “inteligente”, ficando entre os postes. Assim ninguém em Inglaterra vai escrever barbaridades intituladas “De Gea e o Pecado das Saídas” como por cá escreveram entre outros no JOGO em 20 de Julho (por Marco Gonçalves)! Apenas 9 dias depois da derrota 1-2 com Sion e empate 3-3 com Groninggem, jogos amigáveis onde a linha defensiva foi sujeita a várias experiências de que resultaram falhas de comunicação entre Roberto e colegas da defesa!
Ou seja, estes dois guarda-redes muito mais caros do que Roberto, sofreram golos iguais aos que Roberto sofreu numa fase de adaptação a um clube maior, a uma massa adepta mais exigente, a uma comunicação social “assassina”, a dirigentes fracos e sem visão de futebol. E é esta parte que também me interessa focar: alguns dirigentes do Benfica foram solidários com as decisões da Direcção, mas em privado contestaram as qualidades de Roberto, alimentando assim a fogueira da intolerância da comunicação social.

O já mencionado Bernardo Ribeiro em 18 de Julho (!) afirmava que “o guarda-redes que os encarnados foram buscar a Madrid por uma fortuna ainda não dá pontos e neste momento é um problema. Com resolução, sim, mas um problema. E os dirigentes benfiquistas não o escondem nas conversas que mantêm fora dos balneários.”

Esta é outra componente do problema Roberto: há dirigentes do Benfica, estes ou outros, que há anos ostentam a sua ignorância futebolística em conversas com jornalistas predadores. Ou seja, as notícias e opiniões anti-Benfica que saem regularmente na comunicação social com intuito desestabilizador dos jogadores e adeptos do Benfica, têm por vezes apoio no interior do Benfica. Há uns anos, creio que em 1995, Artur Jorge disse que “o Benfica é um circo”.

Desde essa altura até ao presente, pouco mudou neste particular aspecto.
 (CONTINUA)
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Uma nota que ainda não tinha registado. Não fiz qualquer busca na internet para escrever estes textos sobre Roberto.
    Simplesmente o que aconteceu é que desde que o RECORD deu à estampa a página dos "frangos à espanhola" e que percebi uma "ferocidade" anormal nos comentários e pseudo noticias sobre os alegados erros de Roberto (que nunca foram tantos como os que disseram que eram), pois limitei-se a guardar quase tudo que se ia dizendo dele pois sabia que Roberto era apenas mais que sairia por causa da comunicação social (reflectida nos adeptos). Seria uma questão de tempo mas iria sair.
    Bingo! "Adivinhei" ...

    ResponderEliminar
  2. Esta saga da defesa de Roberto já dura há tempo demais! Sinceramente, o Neuer pouco me interessa! Mais: foi o 1º frango! E não foi muito parecido com o do jogo com o Sion. Neuer falhou a bola! O Roberto saiu e a bola passou-lhe por cima! O espanhol foi mal batido inúmeras vezes ao longo do ano! E n foi por falta de apoio no estádio! E do treinador!! Era mau! Ponto! N serviu ao SLB! Pergunto: serias tão perdulário com o Moreira? Ou o Quim? Pergunto: imagina q eras gr suplente do SLB e vias do banco o Roberto a ser mal batido tt vez, o que senterias? N axarias que merceias uma chance? Sim, pq tb temos de pensar que o Moreira e o J. César tb eram jogadores do SLB e mereciam uma chance! EU exigia banco p o Roberto pq considero os outros igualmente gr's do SLB!
    O Roberto n serviu! N há muito mais a dizer! E sim, o preço é a questão! Com aquele valor, n se poder estar c experiências! O jogador é caro consoante o rendimento! O Javi, veio mais jovem para cá, custou 6 ou 7 milhões e no entanto rapidamente nos esquecemos do valor dele! Pq? Sabes? Pois...
    Por 8,5 n se pode estar c boas vontades! O jogador tem de render, ponto final!
    Por isso, desiste lá dessa saga, pq Roberto já n é nosso! Ao fazeres isso estarás a menorizar os nossos actuais keepers!

    ResponderEliminar
  3. N foram tt qt isso? Xiça... Queres ir ver os golos sofridos pelo SLB no ano passado?
    Lembras-te só da pré época? E daqueles com o Nacional e com o CRAC?? Epah n defendam o que n tem defesa (no pun intended)

    ResponderEliminar
  4. Vamos lá ser razoáveis, porra.
    O Roberto já lá vai, ponto final.
    Agora é o Artur o Eduardo e o Mica , isso agora é que conta, Por quanto tempo vamos andar a lamber as feridas?
    Fico a torcer pelo Roberto, mas muito sinceramente, acho que em vão.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  5. Concordo totalmente com o Eagle. E a propósito do DE GEA, o 2º golo do City foi ainda mais escandaloso, pois foi um, este sim, frango de todo o tamanho. A bola rematada a grande distância foi quase à figura e ele deixou-a passar. Estava claramente desconcentrado. E custou 20M€. OLha se fosse o Roberto!!

    E este Jedi só diz asneiras. Nem me vou dar ao trabalho de lhe responder para não ser mal educado.

    ResponderEliminar
  6. Manuel, respondendo ou n, serás sempre mal educado! N há nada a fazer! Partir p insulto a um benfiquista é algo que me custa, mas insistes em n deixar alternativas!
    Comparar o De Gea ao Roberto... Nem no FM! O Artur tem sido um bom reforço, defendam-no a ele! Assim como deviam ter tb defendido o Moreira e o Júlio César, que tb eram do SLB!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo8/8/11 23:41

    Jedi, sinceramente acho que ultimamente podias simplesmente não comentar. Eu costumo ler este blogue porque gosto do que aqui se debate, acho que se fala de assuntos importantes e feitos por verdadeiros benfiquistas, no entanto o teu ultimo post e a resposta que deste ao teu colega de blogue sai completamente fora da linha que tenho lido no blogue. Parece me mais um comentário lido num pasquim qualquer, feito por um dos putos de 15 anos que se fazem de benfiquistas e que por lá andam a meter lenha.
    Vê lá se te acalmas que isto não é saudável, podes ter a tua opinião mas atacares tudo e todos só porque tem opiniões diferentes da tua e porque não gostas da direcção não é o melhor caminho. Estamos em Agosto aproveita e vai a praia descansar...
    Márcio

    ResponderEliminar
  8. certo, certo é que o ROBERTO foi muito menos perdulário do que a linha da frente, essa sim a principal causa da derrocada.
    quantos pontapés canhão acertou o c. martins?
    quantos certeiros teve o cardozo?
    quantos venturosos marcou o kardec?
    quantos geniais apontou o saviola?
    quantas maravilhas deslumbrou o gaitan?
    e o jara, que mais fez do que falhar?
    quantos pontapés na relva deu o aimar?
    e os defesas de cabeça quadrada que atiravam ao lado?
    pois é, não vale a pena falar de quem muito continua a falhar, sendo melhor continuar a atacar o ROBERTO, mesmo que já cá não esteja!

    ResponderEliminar
  9. Segue video que fiz sobre site de um amigo para apostar nos jogos dos 3 grandes, só por diversão, sem gastar dinheiro:

    http://youtu.be/hedbvqnb2Wg

    Divirtam-se!

    ResponderEliminar
  10. Epá ó Eagle01 tu és um escriba fabuloso e podias começar a escolher um tema diferente sobre o qual escrever!
    Vou ficar á espera dos tópicos: "Em defesa de César Peixoto 1, 2, 3 e 4" ou "Em defesa de Michael Thomas" ou "Em defesa de Luisão" etc, etc.

    O Roberto foi constantemente defendido pelos adeptos do Benfica e pela Direcção e praticamente que nunca ouviu assobios.
    Fossem todos os benfiquistas tão empenhados em defender todos os jogadores como a ele!

    E quanto ao que dizes do Neuer aconselho-te a fazeres uma pesquisazinha em blogues do Bayern ou certas notícias dos "ultras" do Bayern a fazerem-lhe a vida negra. Escolhes-te um rico exemplo...

    Gostava de ver a tua opinião sobre outros assuntos mais interessantes para a actualidade benfiquista.

    ResponderEliminar
  11. De facto! Eu escrevi factos e vocês falam-me em pasquins! SLB: o clube onde tudo se perdoa e esquece! Por isso é que fomos ultrapassados e tudo continua bem! Onde até as Supertaças perderam valor, segundo alguns! Enfim...

    ResponderEliminar
  12. Sempre defendi o Roberto enquanto cá esteve, no entanto dizer que os problemas que teve derivam de uma campanha da comunicação social chega a ser ridículo.
    A quantidade de falhas de colocação no início da época foi qualquer coisa de extraordinário. Pode ser que um dia venha a ser um bom guarda-redes, no tempo que esteve connosco foi uma fonte de problemas para toda a equipa.

    Já agora, o de Gea já começou a ser criticado depois das falhas que teve (bem menos claras que as do Roberto).

    http://www.skysports.com/story/0,,11667_7086753,00.html

    ResponderEliminar
  13. Dass....

    Mas será possivel que ainda exista no Benfica um unico Mentecapto que continue a defender esta aberração , que fica na história centenária do benfica , como um dos PIORES guarda redes de sempre a par com o Moretto , com o qual manteve uma luta titânica para ver quem dava o frango mais caricato...

    Este tipo frangou desde o Primeiro ao Ultimo jogo , enterrou o Benfica até mais não , e ainda o tentam defender??

    Dass , que 1 tópico ainda era de aceitar , agora 4 partes de Demência mental em doses industriais , e pelos vistos vai continuar , é que não....

    Internem este tipo no Julio de Matos por favor , e depressa que o Campeonato vai começar...

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  14. Bom, a pedido de várias "famílias" não irei publicar mais posts sobre o tema "em defesa de Roberto" (apenas o farei no www.basta2002.blogspot.com) porque a maioria não percebeu o objectivo. Numa altura a propósito do tema "Obesidade Mental" elogiaram o assunto mas não o perceberam.

    O que está em causa não é apenas o Roberto mas a máquina que fez e faz a opinião. A máquina que pegou no que podia e não podia ter pegado. Que desde o 1º momento utilizou a estratégia de "colar" rótulos ao jogador, no sentido de tornar polémico o que era difícil, com intuito claro de desestabilizar a nossa equipa de futebol. Aliás o Roberto saiu, estes meses já tentaram fazer o mesmo ao Luisão e ao Cardozo. Como a seguir arranjarão alguém mais. O objectivo é DESESTABILIZAR e têm algum apoio de dentro do Benfica. Esta era uma conclusão que queira registar, independentemente do que pensam ou não do jogador.

    O mentecapto não posso pois ser eu, mas quem não atingiu a profundidade do tema. Também será difícil a um mentecapto ter uma licenciatura e um mestrado, e não foi obtido nas Novas Oportunidades, asseguro-te jovem Xander_Aguia.

    O Benfica vive em função das pressões externas da comunicação social. E um clube assim não pode ser grande. Sou benfiquista à sorte, se fosse hoje continuaria a ser benfiquista, mas não me venham com a treta da conversa da nossa grandiosidade. Essa já foi. Quando os homens e mulheres construíram o antigo estádio com o seu suor e parcas economias, com total dedicação ao clube à causa. Agora nada disso poderia acontecer e nós não poderíamos ter atingido os patamares desportivos que atingimos e que hoje nos fazem grandes. As pessoas têm a cultura do esparguete intelectual fornecido pela comunicação social, a tal obesidade mental, mas não percebem patavina nem se esforça por perceber. Ok, siga a marinha ...

    Como não perceberam coisas mais básicas torno a repetir: Roberto 2º melhor guarda redes da Liga de acordo com as estatisticas oficiais, com 0,92 golos sofrido por jogo efectuado. Só ficou atrás de Helton com uns inalcansáveis 0,36 golos por jogo. Agora uma comparação que a maior parte não irá entender. Na Liga Europa o Roberto esteve fiel à sua média e sofreu 1 golo por jogo. Estranhamente o Helton sofreu 1,25 golos por jogo. Mudou a competição, mudaram os árbitros, mudaram os sistemas de jogo, e a média disparou ... é estranho.

    Mais. Das 18 vitórias seguidas, Roberto esteve em 14 entre as quais, na Alemanha onde NUNCA tínhamos ganho. Um conjunto de adeptos que não percebe isso, apenas merece continuar na mediania dos 17 anos em que não chegamos às meias finais de uma prova europeia, pois nunca perceberá como colocar o Benfica no topo.

    Quanto aos novos guarda redes, tal como já disse antes, desejo-lhes toda a sorte do mundo. Para mim só existe Benfica e aquilo que eu penso é apenas para provocar debate e inverter a ordem de valores do fast-food da comunicação social. Mas os números não enganam: Artur sofreu 0,94 golos por jogo com o Braga defensivo. O Eduardo (da minha terra, já agora), em Itália sofreu 1,24 golos por jogo, num futebol defensivo. São boas as perspectivas?

    ResponderEliminar
  15. De qualquer maneira o futuro pode não ser tão negro como os números sugerem. E porquê? Porque Jesus hoje tem um plano B na táctica que defende melhor a defesa e por outro lado tem outros intérpretes como Witsel e Garay, 2 excelentes contratações. Enquanto no ano passado Jesus com o titulo de campeão, arriscava mais, este ano depois de uma época menos boa, não irá arriscar tanto. Sorte para os guarda redes. Pelo menos nas provas de regularidade, já que nas provas a eliminar, onde um BOM guarda redes faz a diferença, não aposto no nosso Benfica, precisamente por causa da baliza. Espero naturalmente estar enganado.

    Podia dar uma lição a quem sugeriu que falássemos de Thomas, um jogador que também foi trucidado pela comunicação social, e que depois de ser emprateleirado por ordem de Vale e Azevedo, antes do jogo em Leiria que empatamos tendo sofrido um golo em fora de jogo a 4 mn do final, nunca mais o Benfica fez uma exibição convincente. E os resultados disso foram prova: empate cm Leiria, empate com Campomaiorense, empate com FCP, demissão de Souness, entra Shéu, derrota em Setubal, vitorias sobre os despromovidos Chaves e Académica não sem que o Chaves tivesse pregado um susto em pleno estádio da Luz, empatando o jogo a dada altura, e no ultimo jogo, empate com o SCP (com Souness e Thomas tínhamos ganho em Alvalade). Portanto se quiserem uma retrospectiva do que foi esse Benfica, também posso escrever sobre isso para tirarmos alguns ensinamentos de que o óbvio que a comunicação social do fast-food nos vende, não é assim tão óbvio como isso.

    Thomas tal como Roberto ou o Beto que marcou o golo que eliminou o Manchester (nunca com Eusébio ou Simão Sabrosa tínhamos conseguido), são exemplos que põem em causa a nossa história futebolística.

    Para terminar, e porque aqui não volto a falar do tema Roberto, transcrevo o que Vítor Baía disse de Roberto (não me venham dizer que este também não sabe nada de balizas):


    "O ex-guarda-redes do FC Porto Vítor Baía considerou hoje que "não foi pelo Roberto que o Benfica não ganhou" e disse que não gosta de comparações entre as equipas europeias de 1987, 2003 e 2004 do FC Porto.
    "Um campeonato decide-se pela equipa e não por um elemento. O primeiro ano é sempre difícil e penso que ele (Roberto) tem grande qualidade. Pontualmente, pode ter tido erros normais para quem chega a uma realidade diferente. Não foi por aí que o Benfica não ganhou o campeonato e foi eliminado na Liga Europa", analisou o ex-guardião e capitão "portista"."

    ResponderEliminar
  16. era o que faltava...já não basta a CS toldar a mente de alguns, agora tb se cede a IDIOTAS que não sabem ler nas entrelinhas e que provavelmente nunca souberam o que é ser GR


    acabas o que começaste aqui e mais nada


    e se dúvidas houvesse fica aqui o video do golo (http://www.tvgolo.com/futebol.php?start_from=&ucat=39&subaction=showfull&id=1304281146&archive=1304288520&) e o respectivo titulo do Record contra o olhanense (não era este, pelos vistos o record apaga os artigos incendiários que faz, mas este escrito no dia a seguir dá para perceber a ideia) http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica//interior.aspx?content_id=695486

    aquele merdas do airton encolhe-se mas a culpa e do GR q tem de ir ao 1º poste??

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking