O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


domingo, 3 de julho de 2011

Um problema central

 ●  11 comentários  ● 
Apesar de o Benfica já ter contratado um sem número de jogadores esta temporada e apresentar um claro excedente de jogadores para as posições de avançado e para o centro do terreno espero que na estrutura encarnada se esteja a trabalhar para garantir a contratação de mais um ou dois defesas centrais de qualidade indiscutível.

Neste momento o Benfica tem para o centro da defesa Luisão, Jardel, Fábio Faria, Roderick e Miguel Vítor com os três portugueses sendo cartas fora do baralho ou seja por falta de qualidade (Fábio Faria), gritante inexperiência (Roderick) ou embirranço do treinador (Miguel Vitor) enquanto que o brasileiro Jardel pode ser grande mas não é grande coisa.

Tendo em conta que a primeira eliminatória para Champions em que o Benfica vai participar é já daqui a 25 dias e Luisão vai estar indisponível para essa eliminatória (além de aparentemente estar a forçar a saída do clube) constata-se que existe uma lacuna importante na equipa perto de um jogo importantíssimo para o Benfica não só por causa do retorno financeiro que uma presença na CL garante mas também pela necessidade de definir os objectivos para esta temporada.

 Garantir uma dupla de centrais forte é absolutamente essencial para uma equipa que se quer competitiva e que se quer afirmar como candidata ao título. Basta verificar que foi para essa posição que o Sporting foi buscar 2 reforços de alta qualidade e com experiência para se juntar a Carriço.
No Benfica Luisão não chega, e se o Girafa se lesiona o Benfica fica com uma defesa de papel isto porque não existe mais ninguém para o centro do terreno que garanta estabilidade como ele.
Na minha opinião além de manter Miguel Vitor no  plantel - e a sua inclusão no estágio na Suiça é uma óptima notícia que só peca por tardia - torna-se essencial arranjar mais um jogador de qualidade indiscutível para essa posição. Alguém que possa assumir o manto de liderança da defesa na ausência de Luisão.

Uma das frases que acho que tem um maior fundo de verdade no futebol é que "o ataque ganha jogos mas a defesa campeonatos" e realmente o Benfica o ano passado perdeu o campeonato por culpa da frágil defesa que apresentou no começo da época com um guarda-redes inseguro e dois centrais inexperientes mais interessados em exibir-se com cavalgadas pelo meio-campo que em assegurar a estabilidade da equipa.

O jogador a contratar terá que ter um perfil diferente do sul-americano-de-19/20-anos além de que a inclusão de Miguel Vítor no plantel terá que ser para toda a época e não só para esta pré-eliminatória. Seria uma tremenda falta de respeito para o jogador descartá-lo depois da 3ª pré-eliminatória ainda para mais quando não o Benfica não tem neste momento centrais melhores que ele no plantel excluindo Luisão e quando já teve uma atitude reprovável ao não integrar o jogador no começo dos trabalhos de pré-temporada.

Como uma nota final é com preocupação que vejo a leviandade como todo este processo está a ser resolvido. Acho incompreensível que se ande atrás de mais um jogador de meio-campo quando existem lacunas no plantel tão gritantes e numa posição tão fulcral como a de defesa central a tão pouco tempo de se chegar a um momento crucial da época. Estão ser cometidos os mesmos erros que na época passada quando não se compensou adequadamente a saída de Di Maria e Ramires. Desta vez não se está a compensar a saída de David Luiz e Sidnei do Benfica.

11 comentários blogger

  1. esqueceste-te do grande Leo Kanu....

    ResponderEliminar
  2. O sporting foi buscar dois reforços de " de alta qualidade" ?!?!?!?!!?

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto do Miguel Vitor, mas é preciso ver que o Benfica precisa mais do que aquilo que ele pode dar. O MV é um jogador muito voluntarioso que dá nas vistas pelos cortes, (por vezes acrobáticos que faz, mas nas construção de jogo e no passe é pràticamente um Zero. Como não é muito alto, por vezes falha nas jogadas de antecipação de jogo aéreo, e fica caído no chão deixando o resto da defesa em papos de aranha.

    Adérito Martins

    ResponderEliminar
  4. Sou só eu que acho a recente inclusão do Miguel Vítor uma palhaçada tremenda? Então porque não iniciou a época como os restantes colegas? Agora que provavelmente perceberam que o Léo Kanu não tem qualidade e que, talvez, estejam com dificuldades na contratação de um central lembraram-se do Miguel Vítor... Possivelmente depois da pré-eliminatória da LC dispensam novamente o rapaz... Excelente organização, sem dúvida.

    Peter Pedro

    ResponderEliminar
  5. Pedro o Sporting foi buscar vários reforços de grande qualidade. Jogadores habituados a jogar na Europa, com experiência e jovens.

    Para defesa central o Rodriguez é bom jogador e o americano também. Se não concordas é contigo mas eu estou preocupado com a forma como os lagartos estão a preparar a época.

    ALM a mim parece-me é que não gostas nada do MV. Pela descrição que fazes dele parece que o jogador é lixo. E essas descrição faz-me mais lembrar o Jardel que o Miguel Vítor. das vezes que esteve em campo não enterrou nem metade do que o Sidnei, Jardel entre muitos outros fizeram.
    Se formos a ver o Luisão também não é grande coisa no passe além de ser lento mas não deixa de ser um dos melhores centrais dos últimos 20 anos no Benfica nem o esteio da defesa.
    Um central não precisa de saber construir jogo mas sim destruir.
    Agora é para ser titular indiscutível? Não. Mas para 3º central acho que é o melhor que o Benfica tem ao serviço.

    ResponderEliminar
  6. Se o SLB contratasse um amaricano de 29 anos q está emprestado a um Twente havia de ser bonito o que se diria sobre isso...Rodriguez é outro q se viesse para o SLB se diria q só contratamos toscos... enfim... A unica coisa q me preocupa nos verdes é o Duque q ap cpntrário de Vieira percebe muito disto, e por disto entenda-se como se joga e ganha em Portugal.

    Aposto q se o Jardel fosse contratado pelos verdes ou pelos azuis tb passaria a ser um grande central ...

    ResponderEliminar
  7. Sangue Vermelho03 julho, 2011 18:22

    Pois. eu acho é que o MV é um excelente central e com o decorrer dos jogos vai-se mostrar que é grande central. Depois para 3° solução o Jardel não é assim tão mau e o Léo Kanu nao conheço. O Roderick é para emprestar.

    ResponderEliminar
  8. Essa do sem numero de jogadores, não é nada original.
    Pelos vistos a treta dos pasquins tem acolhimento por estas bandas.

    Lamento.

    ResponderEliminar
  9. A 24 dias da primeira mão da eliminatória da Liga dos Campeões não temos defesa central nem defesa esquerdo. E no ataque quem vai marcar golos? O Cardozo que quer sair ou quem?? Nota-se um nítido desnorte, a chamada do M.Vitor é sintoma disso. E já nem falo da contratação de jogadores que fizessem a diferença(Salvio? Piatti? Ruiz?).Caminha-se alegremente para mais uma época lamentavel.
    jfernandomendes

    ResponderEliminar
  10. farfalho maltês quantos jogadores tem o Benfica sob contrato?
    Quantos pode inscrever nesta época?

    Basta saber contar para ver que o Benfica tem excesso de jogadores e não é treta de pasquins.

    ResponderEliminar
  11. Lá está Pedro, são questões de opinião de cada um. Eu acho que Rodriguez é bom central e só seria difícil de vir porque o Braga ia levantar muitos problemas.

    Quanto ao Oniewu (ou lá como se chama) acho que foi um nome que ninguém estava á espera e que acaba por ser um bom jogador: por exemplo é grande e tem experiência na Europa. Parece-me um jogador que cai perfeitamente no perfil que JJ pede para centrais e que seria uma contratação interessante mesmo para o Benfica.

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking